You are on page 1of 7

www.LEISMUNICIPAIS.com.

br - Informao legal em tempo real

Page 1 of 7

...: LEIS MUNICIPAIS :...


Leis Ordinrias Decretos

FORMATAO

Fonte: Fonte 1
PESQUISA GERAL

Tamanho: Mdia

Lei Ordinria de Sapucaia do Sul-RS, n 1562 de 11/07/1991 LEI N 1562/1991.

REGULAMENTA OS CONCURSOS PBLICOS PARA A SELEO DE CANDIDATOS AOS CARGOS E EMPREGOS PBLICOS, DA ADMINISTRAO PBLICA DIRETA E INDIRETA.

Milton Arruda, Presidente da Cmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, Fao saber que a Cmara aprovou e eu, com fundamento no artigo 46 7 da Lei Orgnica do Municpio, PROMULGO a seguinte Lei:

CAPTULO I NORMAS GERAIS

Art. 1 - Os concursos para seleo de candidatos a cargos e empregos pblicos da administrao pblica municipal direta e indireta do Municpio reger-se-o pelas normas contidas nesta Lei. Art. 2 - Os concursos sero sempre de provas ou de provas e ttulos. Art. 3 - O prazo de validade dos concursos ser de dois anos, contados a partir da publicao da homologao dos mesmos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual perodo. Pargrafo nico - Enquanto houver candidato aprovado e classificado e ainda no convocado para investidura em determinado cargo ou emprego pblico, no se publicar Edital de Concurso de provimento dessa vaga, salvo quando j se houver esgotado o prazo de validade do certame que tenha habilitado o candidato. Art. 4 - A aprovao em concurso pblico no cria direito nomeao ou contratao, mas estas, quando se verificarem, devero respeitar rigorosamente a ordem de classificao dos candidatos.

CAPTULO II DOS EDITAIS

Art. 5 - A convocao dos candidatos ser feita 05 (cinco) dias teis antes,

file://O:\Concurso\174 - PREF SAPUCAIA DO SUL\Legislao\Lei_1562-91.htm

22/7/2011

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

Page 2 of 7

no mnimo, da realizao do concurso, atravs de edital, afixado na sede do rgo que realizar o concurso, em local de costume, e publicado em jornal com sede no Municpio, no mnimo por uma vez. Art. 5 - A convocao mnimo, da realizao do que o realizar, em local no Municpio e na regio dos candidatos ser feita 05 dias teis antes, no concurso, atravs de edital, afixado na sede do rgo de costume, e publicado em jornal de grande circulao ao menos uma vez. (Redao dada pela Lei n 1996/1997)

Art. 6 - O Edital dever conter: I - discriminao dos empregos e/ou cargos a serem preenchidos ou providos, indicando-se ainda o nmero de vagas existentes; II - requisitos para inscrio; III - requisitos especiais para o exerccio da funo relativa ao cargo ou emprego pblico; IV - os salrios e as exigncias para a inscrio dos candidatos, inclusive limite de idade, se for o caso; V - as matrias com os respectivos programas, sobre os quais provas; versaro as

VI - documentos que o interessado dever apresentar no ato de sua inscrio; VII - poca da realizao das provas; VIII - os pesos e as notas mnimas de aprovao em cada matria e critrio para determinao da prova final; IX - critrio de classificao dos candidatos e de preferncia em caso de empate; X - prazo de validade do concurso; XI - prazo de inscries.

CAPTULO III DOS CANDIDATOS

Art. 7 - Podero candidatar-se aos empregos e cargos pblicos do quadro de pessoal da Administrao Pblica Municipal, todos os cidados que atenderem aos seguintes requisitos: Art. 7 - Podero candidatar-se aos empregos e cargos pblicos do quadro de pessoal da Administrao Municipal, todos os cidados que atenderem aos seguintes requisitos at a data da posse: (Redao dada pela Lei n 2393/2001) I - ser brasileiro; II - ser maior de 18 (dezoito) anos e menor de 65 (sessenta e cinco) anos, na data de sua respectiva inscrio, se for o caso; II - Ser maior de 18 anos; (Redao dada pela Lei n 1996/1997) II - Ser maior de 18 anos e menor de 65 anos; (Redao dada pela Lei n 2393/2001)

file://O:\Concurso\174 - PREF SAPUCAIA DO SUL\Legislao\Lei_1562-91.htm

22/7/2011

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

Page 3 of 7

III - estar em pleno gozo dos direitos polticos; IV - estar quite com as obrigaes militares, se do sexo masculino; V - estar quite com as obrigaes eleitorais; VI - preencher as condies necessrias para provimento do emprego ou cargo. Art. 8 - As limitaes de idade, de sexo e as demais condies exigidas para cada emprego e/ou cargo, em particular, sero estabelecidas em funo da natureza do mesmo e das disposies legais e regulamentares que disciplinam o assunto. (Revogado pela Lei n 1996/1997) Art. 9 - Os servidores pblicos federais, estaduais e municipais, no se encontram sujeitos aos limites impostos pelo item II, do art. 7, mas sujeitarse-o as limitaes estabelecidas em decorrncia do artigo anterior. (Revogado pela Lei n 1996/1997)

CAPTULO IV DAS INSCRIES

Art. 10 - As inscries nos concursos pblicos sero efetuadas pelo prprio candidato ou procurador, com poderes especiais e legalmente investido, em local, horrio e prazo estabelecido no Edital de Convocao. Art. 11 - O requerimento rasuras ou ressalvas. de inscrio dever ser preenchido sem emendas,

Art. 12 - No ato de sua inscrio, o candidato receber documento de identificao, sem a posse do qual no lhe ser permitido participar das provas. Art. 13 - No ser permitida, sob qualquer pretexto, a inscrio condicional, devendo todos os documentos exigidos serem apresentados no ato da inscrio. Art. 14 - O setor encarregado das inscries, prestar toda e qualquer informao e orientao necessrias aos interessados, para obteno de elementos indispensveis sua inscrio. Art. 15 - A declarao falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrio, bem como a apresentao de documentos falsos, determinaro o cancelamento da inscrio do candidato e a anulao de todos os atos que lhe sejam decorrentes. Art. 16 - O pedido de inscrio ao concurso pblico, implicar no conhecimento e na aceitao dos elementos indispensveis inscrio. Art. 17 - Sero inscritos "ex-ofcio", todos os servidores que ocupem, interinamente, emprego ou cargo para o preenchimento do qual se esteja realizando o concurso. (Revogado pela Lei n 1996/1997)

CAPTULO V DA COMISSO EXAMINADORA

Art. 18 - A Comisso Examinadora ser composta por um nmero mpar de componentes, indicados pela autoridade mxima do rgo que realiza o concurso,

file://O:\Concurso\174 - PREF SAPUCAIA DO SUL\Legislao\Lei_1562-91.htm

22/7/2011

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

Page 4 of 7

pertencentes ou estranhos ao quadro de servidores do Municpio. Art. 19 - Ficar a cargo da Comisso Examinadora: I - o deferimento das inscries dos candidatos; II - a fixao da lista de pontos para as matrias do concurso; III - o estabelecimento de instrues para realizao das provas; IV - a indicao de fiscais para as salas de provas; V - a guarda da sobrecarta, ou seja, do envelope contendo a identificao dos candidatos na folha de respostas das provas; VI - a elaborao e coordenao da aplicao das provas; VII - a divulgao da lista de notas; VIII - a reviso das notas atribudas aos candidatos, quando solicitada; IX - a divulgao do resultado final; X - a preparao do relatrio a ser entregue autoridade que determinou a realizao do concurso.

CAPTULO VI DAS PROVAS E SEU JULGAMENTO

Art. 20 - Havendo necessidade, as provas podero ser realizadas em duas ou mais fases. Art. 21 - A primeira fase, prova preambular, ser constituda de testes de mltipla escolha que selecionar os candidatos que sero admitidos fase seguinte do concurso, de acordo com a relao de trs candidatos para cada vaga, no mnimo. 1 - Esse nmero ser ampliado para abranger todos os candidatos empatados com a ltima nota classificatria. 2 - Se o nmero de candidatos for inferior a essa relao, no ser realizada prova preambular, considerando-se todos os inscritos admitidos fase subsequente. Art. 22 - A segunda fase, prova de classificao final, poder ser constituda de prova escrita dissertativa, ou de questes objetivas e de aplicao prtica no desempenho do emprego ou cargo a que se refere o concurso. Se a funo a ser exercida, requerer apenas habilidade manual poder ser dispensada a prova escrita. Art. 23 - As salas de provas sero fiscalizadas por elementos especialmente designados para este fim, vedado o ingresso nelas de pessoas estranhas ao concurso. Art. 24 - O candidato que se recusar a fazer qualquer prova ou se retirar do recinto durante a realizao das mesmas, sem a autorizao devida, ficar automaticamente eliminado do concurso. Art. 25 - Ser eliminado da prova, tambm, o candidato que, durante a sua

file://O:\Concurso\174 - PREF SAPUCAIA DO SUL\Legislao\Lei_1562-91.htm

22/7/2011

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

Page 5 of 7

realizao, usar de incorreo ou desrespeito para com os Membros da Banca, inclusive os fiscais de prova, ou que for surpreendido em comunicao com outros candidatos ou com pessoas estranhas. Art. 26 - As provas sero identificadas apenas pelo nmero do candidato. Art. 27 - A divulgao dos resultados ser feita imediatamente aps a entrega das provas devidamente corrigidas e da lista de classificao dos candidatos considerados aprovados. Art. 28 - No ser concedida vista das provas aos candidatos, cabendo apenas o direito sua reviso. Art. 29 - Tratando-se de concurso de provas e ttulos, quanto aos ltimos, a Banca selecionar aqueles que atendam s exigncias fixadas, atribuindo-lhes pontos conforme determinado no Edital, sendo os demais rejeitados.

CAPTULO VII DA HOMOLOGAO DO CONCURSO

Art. 30 - Ser considerado habilitado o candidato que: I - Obtiver a nota mnima de 5,0 em cada prova; II - Obtiver mdica ponderada igual ou superior a 6,0 no conjunto de provas; Art. 30 - O Edital regulamentar a forma de aprovao, a classificao dos candidatos, e fixar a jornada de trabalho. (Redao dada pela Lei n 1996/1997) Art. 31 - A classificao dos candidatos aprovados decrescente das mdias ponderadas obtidas no conjunto. ser feita em ordem

Art. 32 - A homologao do concurso dever ser realizada por ato da autoridade que determinou a realizao do concurso, vista do relatrio sobre o mesmo, preparado pela Banca Examinadora, devendo constar do documento: I - histrico dos preparativos do concurso; II - cpia do Edital; III - cpia dos atos designativos da Banca Examinadora e dos fiscais de sala; IV - cpias das questes das provas; V - mapa das notas atribudas aos candidatos; VI - relao dos ttulos aceitos e rejeitados de cada candidato, quando for o caso; VII - lista de aprovao por ordem decrescente da mdia ponderada do conjunto das provas; VIII - ata de ocorrncias registradas durante a realizao do concurso; IX - parecer final da Banca Examinadora. Art. 33 - Ter preferncia para nomeao, em caso de empate classificatrio, o candidato j pertencente ao quadro de servidores do rgo promotor do concurso e, havendo mais de um com este requisito, o mais antigo nos servios pblicos municipais.

file://O:\Concurso\174 - PREF SAPUCAIA DO SUL\Legislao\Lei_1562-91.htm

22/7/2011

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

Page 6 of 7

Art. 33 - Ter preferncia para nomeao, em caso de empate classificatrio na mdia final, o candidato que: I - Tiver obtido a maior nota na prova de carter eliminatrio; II - Obtiver maior nota na prova de carter classificatrio, obedecendo-se, sucessivamente, ordem decrescente dos pesos; III - Persistindo o empate, ser realizado sorteio pblico. (Redao dada pela Lei n 1996/1997) Art. 34 - Se ocorrer empate de candidatos no pertencentes aos quadros de servidores municipais, referidos no artigo anterior, ter preferncia para admisso ou nomeao: I - O candidato que tiver obtido a maior nota na matria de peso mais elevado; II - Persistindo o empate, o candidato com mais idade; III - Persistindo o empate, por sorteio. (Revogado pela Lei n 1996/1997)

CAPTULO VIII DOS RECURSOS E REVISES

Art. 35 - Aos candidatos sero assegurados meios de recursos, nas fases de publicao dos resultados parciais ou globais e de homologao do concurso. Art. 36 - Os recursos sero sempre dirigidos autoridade imediatamente superior quela de cuja deciso se recorre, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contado da data da realizao de cada evento referido no artigo anterior. Art. 37 - Os pedidos de reviso de provas sero dirigidos Banca Examinadora, circunstancialmente fundamentados, cabendo a ela decidir sobre eles. Art. 38 - Os pedidos de reviso interrompem o prazo de recurso.

CAPTULO IX DAS DISPOSIES FINAIS

Art. 39 - Os casos omissos nesta Lei sero resolvidos pela autoridade mxima do rgo realizador do concurso, observados os princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Art. 40 - Revogadas as disposies em contrrio, esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Sala Tiradentes, Sapucaia do Sul, RS, 11 de julho de 1991. MILTON ARRUDA Presidente

ANTES DE IMPRIMIR este Ato Oficial, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.
STATUS

file://O:\Concurso\174 - PREF SAPUCAIA DO SUL\Legislao\Lei_1562-91.htm

22/7/2011

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

Page 7 of 7

Publicado no sistema em: 22/11/2010 H alteraes? sim Verso para impresso: imprimir

http://www.leismunicipais.com.br

file://O:\Concurso\174 - PREF SAPUCAIA DO SUL\Legislao\Lei_1562-91.htm

22/7/2011

You might also like