You are on page 1of 5

2 Aula de Direito das Navegaes 24/08/04 Direito da Navegao: Classificao: controvertida na doutrina.

a. O Direito da Navegao pode ser dividido em: Direito da Navegao propriamente dito: Para todos os autores, o Direito da Navegao aborda um conjunto de normas que podem ser catalogadas como pblicas, sendo considerado ento, Direito Pblico. Dividese em: - Internacional/ externo - Nacional/ interno Direito Martimo: Para muitos autores, pode ser considerado misto j que pode ser: - Pblico - Privado interno nacional preciso ter extremo cuidado com essa clssica classificao de normas de Direito pblico e privado, visto que as primeiras nos do idia de normas editadas pelo poder constituinte, derivado e originrio que tm incidncia urgente e so insuscetveis de afastamento pelas partes. J as normas de direito privado, so consideradas por grande parte da doutrina, apesar de tambm editadas pelo poder pblico, de incidncia no to urgente e afastveis pelas partes por fora de contrato. Isso, atualmente, vem sendo medida de diversas crticas, mas mesmo assim vamos adotar essa classificao inicialmente para que possamos estudar como a doutrina entende essa matria, para depois, podermos critic-la.

Direito da Navegao propriamente dito: Adota efetivamente o que a doutrina chama de normas pertinentes ao trfego da navegao (tanto o areo quanto o martimo), ou seja, as normas pertinentes navegabilidade. Direito Martimo: Mais ligado forma contratual pela qual uma embarcao ser utilizada, o que poder ocorrer atravs de diversos instrumentos que tanto podem ser contratos previstos em lei, adotados pela nossa doutrina, pela nossa jurisprudncia ou at mesmo contratos regulados em tratados. Da a subdiviso: alguns contratos tipicamente de direito martimo ligados utilizao da embarcao sendo regulados por Tratados internacionais, o que vem a ser matria de Direito Pbico. Outros, os que vamos aproveitar mais, vem a ser matria de Direito martimo Privado, ou seja, contratos de utilizao de embarcaes. Ex: contrato de afretamento, de leasing, de arrendamento mercantil, de alienao fiduciria em garantia, alm de outros diversos contratos que muitas vezes podem ser utilizados para aquisio e arrendamento de bens comuns. Aspectos introdutrios do Direito da Navegao: Fases de desenvolvimento do Direito Comercial A. Direito Mercantil: Um grupo de comerciantes se reunia para o exerccio de uma determinada atividade que no era regulamentada de forma especial. Historicamente, no Imprio Romano o cidado no exercia atividade empresarial. O comrcio existia mas era exercido por outras pessoas, por outros povos, que eram aqueles que tinham seus territrios tomados pelos romanos. Isso nos interessa porque quem exercia a atividade econmica eram os judeus, os rabes e os mouros mas em comunho com o cidado romano. Dessa forma surge o que hoje chamamos de sociedade empresarial.

Com o desenvolvimento do comrcio no Mar Mediterrneo, o comerciante passou a se valer de um instrumento de extrema eficcia para o que hoje podemos denominar de Globalizao econmica: as embarcaes. B. Direito Comercial: Revoluo Francesa (1808) Com ela fica estabelecida a clssica diviso, a qual se reflete na legislao: Dicotomia do Direito privado Direito Civil (Cdigo Civil)/ Direito Comercial (Cdigo Comercial). No Brasil Quase como cpia fiel da dicotomia existente no Direito Francs e no Espanhol: Cdigo Comercial de 1850/ Cdigo Civil de 1916. - Direito da Navegao: Est previsto na 2 parte do Cdigo Comercial que trata especificamente do Direito Martimo. Alm disso, h diversas leis que tratam especificamente de diversos pontos da matria e a prpria Constituio da Repblica trata da matria em seu art. 21, incisos I e XII, apesar de no ser clara quanto denominao da matria j que o constituinte ora se refere ao Direito martimo, ora se refere ao Direito da navegao. Da porque preciso ter cuidado quanto diviso entre normas de direito pblico e normas de direito privado. C. Direito Empresarial (art. 966 NCC): O Novo Cdigo Civil trouxe, especificamente, a possibilidade de atribuio de uma legislao especial qualquer pessoa que venha a exercer uma atividade econmica voltada produo ou circulao de um bem ou prestao de um determinado servio. V. art. 966 NCC. Basicamente vamos trabalhar com o empresrio que exerce a circulao de bens, ou seja, a clssica figura do comerciante, e, essencialmente com os empresrios que exercem a prestao de um servio. Teoria da Empresa Essa teoria incorpora o que vem se atribuindo ao conceito de Empresa, que, por sua vez, pode ser vista sob 4 aspectos:

1. Subjetivo: Empresrio: Sujeito que exerce uma atividade econmica voltada circulao de bens ou prestao de servios. Pode exercer sua atividade: - Individualmente o empresrio individual (art. 966). - Coletivamente - forma-se a sociedade empresarial (art. 981 e 982 NCC). Quando se tem uma embarcao, pode existir a figura do proprietrio da embarcao (titular), seja por afico originria (o sujeito construiu), seja por afico derivada (o sujeito comprou). Tal titular, que no necessariamente precisa ser empresrio, pode transferir a posse da embarcao ao armador, o qual tem a funo de suprir a embarcao de bens e servios necessrios sua navegabilidade. Muitas vezes esse armador identifica-se como empresrio individual e essa parceria pode ser identificada como uma sociedade empresarial. Dessa maneira, pode-se ter aqui o exerccio de uma atividade econmica voltada situao de um bem: tpico contrato de importao ou contrato de exportao. Ento, essa negociao realizada entre proprietrio, armador e um suposto empresrio importador (sujeito que traz determinado equipamento de outro pas para entregar ao empresrio aqui no Brasil, o qual, por sua vez, ir revender para uma grande loja de departamento), que feita normalmente por uma embarcao martima, trata-se de um conjunto de relaes jurdicas envolvendo ou o empresrio individual, ou, o que acontece na maioria das vezes, uma sociedade empresarial. Normalmente esse proprietrio uma sociedade qualquer, uma pessoa jurdica, proprietria de diversas embarcaes que transfere a armao para uma outra pessoa que se submete realizao de contratos de importao, de seguro, de afretamento, etc. com o importador (normalmente tambm pessoa jurdica) que transfere os produtos a um distribuidor. Navio: Tem natureza jurdica prpria; identifica-se como bem mvel mas com algumas caractersticas especiais, como: sua transferncia no se d por tradio, mas sim atravs do registro da propriedade num rgo prprio; suscetvel de se submeter uma hipoteca que normalmente destinada aos bens imveis. 2. Objetivo:

A empresa pode ser vista em funo do conjunto de bens (corpreos ou incorpreos) que o empresrio utiliza como instrumento da sua atividade econmica (estabelecimento empresarial art. 1142 NCC). A idia dos estabelecimentos pode ser utilizada pelos armadores, pelos empresrios em geral, at as atividades mais complexas como instituies financeiras. Muitas vezes um armador que esteja realizando um contrato de transporte martimo ou de afretamento assume uma obrigao de transportar uma carga que necessite de cuidados especiais (p. ex. uma carga perecvel). Para isso, esse armador tem que ter em sua embarcao um conjunto de bens aptos a garantir a integridade dessa carga, seno esse contrato se caracterizar por no ter sido cumprido. 3. Funcional Nosso Cdigo Comercial adotou uma premissa da utilizao dos atos de comrcio os quais, nunca tiveram uma definio pacfica na doutrina. Para muitos, eles s poderiam ser praticados por comerciantes porm, qualquer pessoa emite um cheque, o que considerado um ato de comrcio. O direito brasileiro encampou a idia de atos de comrcio num conceito maior que o conceito de empresa. Ocorre que a doutrina tambm no definiu ainda o que se entende por empresa. Porm, o que vem predominando na doutrina que, sob ponto de vista jurdico, empresa pode ser entendida como a atividade economicamente organizada.

You might also like