You are on page 1of 23

COMIT DE PRONUNCIAMENTOS CONTBEIS PRONUNCIAMENTO TCNICO CPC 06 Operaes de Arrendamento Mercantil

Correlao s Normas Internacionais de Contabilidade IAS 17 (IASB)

MINUTA DE PRONUNCIAMENTO
Contedo OBJETIVO ALCANCE DEFINIES CLASSIFICAO DO ARRENDAMENTO MERCANTIL ARRENDAMENTO MERCANTIL NAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS DOS ARRENDATRIOS ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO RECONHECIMENTO INICIAL MENSURAO SUBSEQENTE DIVULGAES ARRENDAMENTO MERCANTIL OPERACIONAL DIVULGAES ARRENDAMENTO MERCANTIL NAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS DOS ARRENDADORES ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO RECONHECIMENTO INICIAL RECONHECIMENTO SUBSEQENTE ARRENDAMENTO MERCANTIL OPERACIONAL TRANSAES DE VENDA E LEASEBACK 36 - 38 39 48 49 57 58 - 66 20 24 25 - 30 31 - 32 33 34 35 Item 1 2-3 4-6 7 - 19

Audncia_Pblica_04_2008

Objetivo
1. O objetivo deste Pronunciamento o de prescrever, para arrendatrios e arrendadores, as polticas contbeis e divulgaes apropriadas a aplicar em relao a arrendamentos mercantis.

Alcance
2. Este Pronunciamento deve ser aplicado na contabilizao de todas as operaes de arrendamento mercantil (leasing) que no sejam: (a) arrendamentos mercantis para explorar ou usar minrios, petrleo, gs natural e recursos similares no regenerveis; e (b) acordos de licenciamentos para itens tais como fitas cinematogrficas, registros de vdeo, peas de teatro, manuscritos, patentes e direitos autorais (copyrights). Este Pronunciamento tambm no deve ser aplicado como base de mensurao para: (a) propriedade detida por arrendatrios que seja contabilizada como propriedade de investimento (imvel destinado a renda por aluguel ou por valorizao, ou ambos); (b) propriedade de investimento proporcionada pelos arrendadores segundo arrendamentos mercantis operacionais; (c) ativos biolgicos (animais ou plantas) detidos por arrendatrios segundo arrendamentos mercantis financeiros; ou (d) ativos biolgicos proporcionados por arrendadores segundo arrendamentos mercantis operacionais; (e) um ativo decorrente de um contrato de arrendamento mercantil financeiro que seja classificado como mantido para venda (ou includo em um grupo destinado a venda que seja classificado como mantido para venda). 3. Este Pronunciamento aplica-se a acordos que transfiram o direito de usar ativos mesmo que existam servios substanciais relativos ao funcionamento ou
2
Audncia_Pblica_04_2008

manuteno de tais ativos prestados pelos arrendadores. Este Pronunciamento no se aplica a acordos que sejam contratos de servios que no transfiram o direito de usar os ativos de uma parte contratante para a outra.

Definies
4. Os seguintes termos so usados neste Pronunciamento, com os significados especificados: Um arrendamento mercantil um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatrio em troca de um pagamento ou srie de pagamentos o direito de usar um ativo por um perodo de tempo acordado. Um arrendamento mercantil financeiro aquele em que h transferncia substancial dos riscos e benefcios inerentes propriedade de um ativo. O ttulo de propriedade pode ou no vir a ser transferido. Um arrendamento mercantil operacional um arrendamento mercantil diferente de um arrendamento mercantil financeiro. Um arrendamento mercantil no cancelvel um arrendamento mercantil que cancelvel apenas: (a) aps a ocorrncia de alguma contingncia remota; (b) com a permisso do arrendador; (c) se o arrendatrio contratar um novo arrendamento mercantil para o mesmo ativo ou para um ativo equivalente com o mesmo arrendador; ou (d) aps o pagamento pelo arrendatrio de uma quantia adicional tal que, no incio do arrendamento mercantil, a continuao do arrendamento mercantil seja razoavelmente certa. O incio do arrendamento mercantil a mais antiga entre a data do acordo de arrendamento mercantil e a data de um compromisso assumido pelas partes quanto s principais disposies do arrendamento mercantil. Nessa data: (a) um arrendamento mercantil classificado como um arrendamento mercantil financeiro ou um arrendamento mercantil operacional; e (b) no caso de um arrendamento mercantil financeiro, as quantias a reconhecer no comeo do prazo do arrendamento mercantil so determinadas.
3
Audncia_Pblica_04_2008

O comeo do prazo do arrendamento mercantil a data a partir da qual o arrendatrio passa a poder exercer o seu direito de usar o ativo arrendado. a data do reconhecimento inicial do arrendamento mercantil (i.e. o reconhecimento dos ativos, passivos, receita ou despesas resultantes do arrendamento mercantil, conforme for apropriado). O prazo do arrendamento mercantil o perodo no cancelvel pelo qual o arrendatrio contratou o arrendamento mercantil do ativo juntamente com quaisquer prazos adicionais pelos quais o arrendatrio tem a opo de continuar a arrendar o ativo, com ou sem pagamento adicional, quando no incio do arrendamento mercantil for razoavelmente certo que o arrendatrio ir exercer a opo. Pagamentos mnimos do arrendamento mercantil so os pagamentos durante o prazo do arrendamento mercantil que o arrendatrio faa, ou que lhe possam ser exigidos que faa, excluindo pagamento contingente, custos relativos a servios e impostos a serem pagos pelo arrendador e a ele serem reembolsados, juntamente com: (a) para um arrendatrio, quaisquer quantias garantidas pelo arrendatrio ou por uma parte relacionada a ele; ou (b) para um arrendador, qualquer valor residual garantido ao arrendador: (i) pelo arrendatrio; (ii) por uma parte relacionada com o arrendatrio; ou (iii) por um terceiro no relacionado com o arrendador que seja financeiramente capaz de dar cumprimento s obrigaes segundo a garantia. Contudo, se o arrendatrio tiver a opo de comprar o ativo por um preo que se espera seja suficientemente mais baixo do que o valor justo na data em que a opo se torne exercvel, para que, no incio do arrendamento mercantil, seja razoavelmente certo que a opo ser exercida, os pagamentos mnimos do arrendamento mercantil compreendem os pagamentos mnimos a pagar durante o prazo do arrendamento mercantil at data esperada do exerccio desta opo de compra e o pagamento necessrio para exerc-la. Valor justo o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado ou transferido, entre partes interessadas, conhecedoras do negcio e independentes entre si, com a ausncia de fatores que pressionem para a liquidao da transao ou que caracterizem uma transao compulsria.
4
Audncia_Pblica_04_2008

Vida econmica : (a) o perodo durante o qual se espera que um ativo seja economicamente utilizvel por um ou mais usurios; ou (b) o nmero de unidades de produo ou de unidades semelhantes que um ou mais usurios esperam obter do ativo. Vida til o perodo remanescente estimado, a partir do comeo do prazo do arrendamento mercantil, sem limitao pelo prazo do arrendamento mercantil, durante o qual se espera que os benefcios econmicos incorporados no ativo sejam consumidos pela entidade. Valor residual garantido : (a) para um arrendatrio, a parte do valor residual que seja garantida por ele ou por uma parte a ele relacionada (sendo o valor da garantia o valor mximo que possa, em qualquer caso, tornar-se pagvel); e (b) para um arrendador, a parte do valor residual que seja garantida pelo arrendatrio ou por um terceiro no relacionado com o arrendador que seja financeiramente capaz de satisfazer as obrigaes cobertas pela garantia. Valor residual no garantido a parte do valor residual do ativo arrendado, cuja realizao pelo arrendador no esteja assegurada ou esteja unicamente garantida por uma parte relacionada com o arrendador. Custos diretos iniciais so custos incrementais que so diretamente atribuveis negociao e aceitao de um arrendamento mercantil, exceto os custos incorridos pelos arrendadores fabricantes ou negociantes. Investimento bruto no arrendamento mercantil a soma: (a) dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil a receber pelo arrendador segundo um arrendamento mercantil financeiro; e (b) de qualquer valor residual no garantido atribudo ao arrendador. Investimento lquido no arrendamento mercantil o investimento bruto no arrendamento mercantil descontado taxa de juros implcita no arrendamento mercantil. Receita financeira no realizada a diferena entre:
5
Audncia_Pblica_04_2008

(a) o investimento bruto no arrendamento mercantil; e (b) o investimento lquido no arrendamento mercantil. A taxa de juros implcita no arrendamento mercantil a taxa de desconto que, no incio do arrendamento mercantil, faz com que o valor presente agregado: a) dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil; e b) do valor residual no garantido seja igual soma (i) do valor justo do ativo arrendado e (ii) de quaisquer custos diretos iniciais do arrendador. A taxa de juros incremental de financiamento do arrendatrio a taxa de juros que o arrendatrio teria de pagar num arrendamento mercantil semelhante ou, se isso no for determinvel, a taxa em que, no incio do arrendamento mercantil, o arrendatrio incorreria ao pedir emprestado por um prazo semelhante, e com uma segurana semelhante, os fundos necessrios para comprar o ativo. Pagamento contingente a parcela dos pagamentos do arrendamento mercantil que no seja de quantia fixada, e sim baseada na quantia futura de um fator que se altera sem ser pela passagem do tempo (por exemplo, percentual de vendas futuras, quantidade de uso futuro, ndices de preos futuros, taxas futuras de juros do mercado). 5. Um acordo ou compromisso de arrendamento mercantil pode incluir uma disposio para ajustar os pagamentos do arrendamento mercantil devido a alteraes do custo de construo ou aquisio da propriedade arrendada ou devido a alteraes em outra mensurao de custo ou valor, tais como nveis gerais de preos, ou nos custos de financiamento do arrendamento mercantil por parte do arrendador, durante o perodo entre o incio do arrendamento mercantil e o incio do prazo de locao. Para as finalidades deste Pronunciamento, se isso ocorrer, o efeito de tais alteraes deve ser considerado como tendo ocorrido no incio do arrendamento mercantil. 6. A definio de um arrendamento mercantil inclui contratos para o aluguel de um ativo que contenha uma condio dando ao arrendatrio a opo de adquirir o ativo aps o cumprimento das condies acordadas. Esses contratos so por vezes conhecidos por contratos de aluguel-compra.

Classificao do arrendamento mercantil


7. A classificao de arrendamentos mercantis adotada neste Pronunciamento baseia-se na extenso em que os riscos e benefcios inerentes propriedade de um ativo arrendado sejam transferidos do arrendador ao arrendatrio. Os riscos incluem as possibilidades de perdas devidas capacidade ociosa ou obsolescncia tecnolgica e
6
Audncia_Pblica_04_2008

de variaes no retorno em funo de alteraes nas condies econmicas. Os benefcios podem ser representados pela expectativa de funcionamento lucrativo durante a vida econmica do ativo e de ganhos derivados de aumentos de valor ou de realizao de um valor residual. 8. Um arrendamento mercantil classificado como financeiro se ele transferir substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes propriedade. Um arrendamento mercantil classificado como operacional se ele no transferir substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes propriedade. 9. Dado que a transao entre o arrendador e o arrendatrio se baseia em um acordo de arrendamento mercantil entre eles, apropriado usar definies consistentes. A aplicao dessas definies em diferentes circunstncias do arrendador e do arrendatrio pode resultar em um mesmo arrendamento mercantil que seja classificado diferentemente por ambos. Por exemplo, esse pode ser o caso se o arrendador se beneficiar de uma garantia de valor residual proporcionada por uma parte no relacionada ao arrendatrio. 10. A classificao de um arrendamento mercantil como um arrendamento mercantil financeiro ou um arrendamento mercantil operacional depende da natureza da transao e no da forma do contrato. Exemplos de situaes que individualmente ou em conjunto levariam normalmente a que um arrendamento mercantil fosse classificado como arrendamento mercantil financeiro so: (a) o arrendamento mercantil transfere a propriedade do ativo para o arrendatrio no fim do prazo do arrendamento mercantil; (b) o arrendatrio tem a opo de comprar o ativo por um preo que se espera seja suficientemente mais baixo do que o valor justo data em que a opo se torne exercvel de forma que, no incio do arrendamento mercantil, seja razoavelmente certo que a opo ser exercida; (c) o prazo do arrendamento mercantil refere-se maior parte da vida econmica do ativo mesmo que o ttulo no seja transferido; (d) no incio do arrendamento mercantil, o valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil atinge pelo menos substancialmente todo o valor justo do ativo arrendado; e (e) os ativos arrendados so de natureza especializada de tal forma que apenas o arrendatrio pode us-los sem grandes modificaes. 11. Os indicadores de situaes que individualmente ou em combinao tambm podem levar a que um arrendamento mercantil seja classificado como arrendamento mercantil financeiro so:
7
Audncia_Pblica_04_2008

(a) se o arrendatrio puder cancelar o arrendamento mercantil, as perdas do arrendador associadas ao cancelamento so suportadas pelo arrendatrio; (b) os ganhos ou as perdas da flutuao no valor justo do valor residual so atribudos ao arrendatrio (por exemplo, na forma de um abatimento que equalize a maior parte do valor da venda no fim do arrendamento mercantil); e (c) o arrendatrio tem a capacidade de continuar o arrendamento mercantil por um perodo adicional com pagamentos que sejam substancialmente inferiores ao valor de mercado. 12. Os exemplos e indicadores enunciados nos itens 10 e 11 nem sempre so conclusivos. Se for claro com base em outras caractersticas que o arrendamento mercantil no transfere substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes propriedade, o arrendamento mercantil classificado como operacional. Isso pode acontecer se, por exemplo, a propriedade do ativo se transferir ao final do arrendamento mercantil mediante um pagamento varivel igual ao valor justo no momento, ou se h pagamentos contingentes, como resultado dos quais o arrendatrio no tem substancialmente todos os riscos e benefcios. 13. A classificao do arrendamento mercantil feita no incio do arrendamento mercantil. Se em qualquer momento o arrendatrio e o arrendador concordarem em modificar as disposies do arrendamento mercantil, exceto por renovao do contrato, de tal maneira que resultasse numa classificao diferente do arrendamento mercantil segundo os critrios enunciados nos itens 7 a 12 caso os termos alterados tivessem estado em vigor no incio do arrendamento mercantil, o acordo revisto considerado como um novo acordo durante o seu prazo. Contudo, as alteraes nas estimativas (por exemplo, alteraes nas estimativas relativas vida econmica ou ao valor residual da propriedade arrendada) ou as alteraes nas circunstncias (por exemplo, descumprimento por parte do arrendatrio) no originam uma nova classificao de um arrendamento mercantil para fins contbeis. 14. Os arrendamentos mercantis de terrenos e edifcios so classificados como arrendamentos mercantis operacionais ou financeiros da mesma forma que os arrendamentos mercantis de outros ativos. Contudo, uma caracterstica dos terrenos a de que tm normalmente uma vida econmica indefinida e, se no for esperado que o ttulo passe para o arrendatrio no fim do prazo do arrendamento mercantil, normalmente o arrendatrio no recebe substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes propriedade, e nesse caso o arrendamento mercantil do terreno ser um arrendamento mercantil operacional. Um pagamento feito na celebrao ou aquisio de um arrendamento mercantil que seja contabilizado como arrendamento mercantil operacional representa pagamento antecipado que amortizado durante o prazo do arrendamento mercantil de acordo com o modelo de benefcios proporcionado.
8
Audncia_Pblica_04_2008

15. Os elementos terreno e edifcios componentes de um contrato de arrendamento mercantil so considerados separadamente para a finalidade de classificao do arrendamento mercantil. Caso se espere que o ttulo de ambos os elementos passe para o arrendatrio no final do prazo do arrendamento mercantil, ambos os elementos so classificados como arrendamento mercantil financeiro, quer sejam analisados como um contrato de arrendamento mercantil ou como dois, a no ser que seja claro, com base em outras caractersticas, que o arrendamento mercantil no transfere substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes propriedade de um ou ambos os elementos. Quando o terreno tem uma vida econmica indefinida, o elemento terreno normalmente classificado como arrendamento mercantil operacional a no ser que se espere que o ttulo passe para o arrendatrio no final do prazo do arrendamento mercantil, de acordo com o item 14. O elemento edifcios classificado como arrendamento mercantil financeiro ou operacional de acordo com os itens 7 a 13. 16. Para classificar e contabilizar um arrendamento mercantil de terreno e edifcios, os pagamentos mnimos do arrendamento mercantil (incluindo qualquer pagamento inicial, antecipado), sempre que for necessrio, so alocados entre os elementos terreno e edifcios em proporo aos valores justos de cada um no incio do arrendamento mercantil. Se os pagamentos do arrendamento mercantil no puderem ser seguramente alocados entre esses dois elementos, a totalidade do arrendamento mercantil classificada como arrendamento mercantil financeiro, a no ser que seja claro que ambos os elementos so arrendamentos mercantis operacionais, em cujo caso a totalidade do arrendamento mercantil classificada como arrendamento mercantil operacional. 17. Para um arrendamento mercantil de terreno e edifcios no qual a quantia que seria inicialmente reconhecida para o elemento terreno, de acordo com o item 20, seja imaterial, o terreno e os edifcios podem ser tratados como uma nica unidade para a finalidade da classificao do arrendamento mercantil e classificados como arrendamento mercantil financeiro ou operacional de acordo com os itens 7 a 13. Em tal caso, a vida econmica dos edifcios considerada como a vida econmica da totalidade do ativo arrendado. 18. A mensurao separada dos elementos terreno e edifcios no exigida quando os interesses do arrendatrio tanto com o terreno como com os edifcios forem classificados como propriedade de investimento e for adotado o modelo do valor justo. So necessrios clculos pormenorizados para essa avaliao apenas se a classificao de um ou ambos os elementos for incerta. 19. possvel a um arrendatrio classificar uma propriedade detida mediante um arrendamento mercantil operacional como propriedade de investimento, ou seja, destinada a obter rendas ou valorizao do capital ou ambas. Se assim fizer, a propriedade contabilizada como se fosse um arrendamento mercantil financeiro e,
9
Audncia_Pblica_04_2008

alm disso, o modelo do valor justo usado para o reconhecimento do ativo. O arrendatrio deve continuar a contabilizar o arrendamento mercantil como arrendamento mercantil financeiro, mesmo que um evento posterior altere a natureza do interesse na propriedade do arrendatrio que j no esteja classificada como propriedade de investimento. Esse o caso se, por exemplo, o arrendatrio: (a) ocupar a propriedade, a qual seja depois transferida para ocupao pelo proprietrio por um custo considerado igual ao seu valor justo data da alterao no uso; ou (b) conceder um subarrendamento mercantil (sublease) que transfira substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes propriedade para uma parte no relacionada. Um subarrendamento mercantil contabilizado pelo arrendatrio como arrendamento mercantil financeiro a um terceiro, embora possa ser contabilizado como arrendamento mercantil operacional pelo terceiro.

Arrendamento arrendatrios

mercantil

nas

demonstraes

financeiras

dos

Arrendamento mercantil financeiro Reconhecimento Inicial


20. No incio do prazo de arrendamento mercantil, os arrendatrios devem reconhecer os arrendamentos mercantis financeiros como ativos e passivos nos seus balanos por quantias iguais ao valor justo da propriedade arrendada ou, se inferior, ao valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil, cada um determinado no incio do arrendamento mercantil. A taxa de desconto a ser utilizada no clculo do valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil a taxa de juros implcita no arrendamento mercantil, se for praticvel determinar essa taxa; se no for, deve ser usada a taxa incremental de financiamento do arrendatrio. Quaisquer custos diretos iniciais do arrendatrio so adicionados quantia reconhecida como ativo. 21. As transaes e outros eventos so contabilizados e apresentados de acordo com a sua substncia e realidade financeira e no meramente com a sua forma legal. Embora a forma legal de um acordo de arrendamento mercantil seja a de que o arrendatrio no possa adquirir o ttulo legal do ativo arrendado, no caso dos arrendamentos mercantis financeiros a substncia e a realidade financeira so as de que o arrendatrio adquira os benefcios econmicos do uso do ativo arrendado
10
Audncia_Pblica_04_2008

durante a maior parte da sua vida econmica em troca da celebrao de uma obrigao de pagar por tal direito uma quantia que se aproxima, no incio do arrendamento mercantil, do valor justo do ativo e do respectivo encargo financeiro. 22. Se tais transaes de arrendamento mercantil no forem refletidas no balano do arrendatrio, os recursos econmicos e o nvel de obrigaes de uma entidade esto registrados a menor, distorcendo dessa forma os ndices financeiros. Portanto, apropriado que um arrendamento mercantil financeiro seja reconhecido no balano do arrendatrio no s como um ativo, mas tambm como uma obrigao de efetuar futuros pagamentos do arrendamento mercantil. No comeo do prazo do arrendamento mercantil, o ativo e o passivo dos futuros pagamentos do arrendamento mercantil so reconhecidos no balano pelas mesmas quantias, exceto no caso de quaisquer custos diretos iniciais do arrendatrio que sejam adicionados quantia reconhecida como ativo. 23. No adequado que os passivos originados da contabilizao de ativos arrendados sejam apresentados nas demonstraes financeiras como uma deduo dos ativos arrendados. Se na apresentao de passivos no balano patrimonial for feita uma distino entre passivos correntes e no correntes, a mesma distino deve ser feita para os passivos do arrendamento mercantil. 24. So freqentemente incorridos custos diretos iniciais em relao s atividades especficas de um arrendamento mercantil. Tais custos, como os de negociao e os de garantia de acordos de arrendamento mercantil, se identificados como diretamente atribuveis a atividades executadas pelo arrendatrio, so adicionados ao ativo.

Mensurao subseqente
25. Os pagamentos mnimos do arrendamento mercantil devem ser segregados entre encargo financeiro e reduo do passivo em aberto. O encargo financeiro deve ser imputado a cada perodo durante o prazo do arrendamento mercantil de forma a produzir uma taxa de juros peridica constante sobre o saldo remanescente do passivo. Os pagamentos contingentes devem ser contabilizados como despesas nos perodos em que so incorridos. 26. Na prtica, ao imputar o encargo financeiro aos perodos durante o prazo do arrendamento mercantil, um arrendatrio pode usar uma determinada forma de aproximao para simplificar os clculos. 27. Um arrendamento mercantil financeiro d origem a uma despesa de depreciao relativa a ativos depreciveis, assim como uma despesa financeira para cada perodo contbil. A poltica de depreciao para os ativos arrendados depreciveis deve ser
11
Audncia_Pblica_04_2008

consistente com a dos demais ativos depreciveis e a depreciao reconhecida deve ser calculada de acordo com as regras aplicveis aos Ativos Imobilizados (e com as relativas amortizao aos Ativos Intangveis quando pertinente). Se no houver certeza razovel de que o arrendatrio vir a obter a propriedade no fim do prazo do arrendamento mercantil, o ativo deve ser totalmente depreciado durante o prazo do arrendamento mercantil ou da sua vida til, o que for menor. 28. O valor deprecivel de um ativo arrendado alocado a cada perodo contbil durante o perodo de uso esperado numa base sistemtica consistente com a poltica de depreciao que o arrendatrio adote para os ativos depreciveis de que seja proprietrio. Se houver certeza razovel de que o arrendatrio vir a obter a propriedade no fim do prazo do arrendamento mercantil, o perodo de uso esperado a vida til do ativo; caso contrrio, o ativo depreciado durante o prazo do arrendamento mercantil ou da sua vida til, dos dois o menor. 29. A soma da despesa de depreciao do ativo e da despesa financeira do perodo raramente igual ao pagamento da prestao do arrendamento mercantil durante o perodo, sendo, por isso, inadequado simplesmente reconhecer os pagamentos da parcela do arrendamento mercantil como uma despesa. Por conseguinte, improvvel que o ativo e o passivo relacionado sejam de valor igual aps o comeo do prazo do arrendamento mercantil. 30. Para determinar se um ativo arrendado est desvalorizado, uma entidade aplica o Pronunciamento Tcnico CPC 01 - Reduo ao Valor Recupervel de Ativos.

Divulgaes
31. Os arrendatrios, alm de cumprir os requisitos de Divulgao e Apresentao de Instrumentos Financeiros, devem fazer as seguintes divulgaes para os arrendamentos mercantis financeiros: (a) para cada categoria de ativo, o valor contbil ao final do perodo; (b) uma reconciliao entre o total dos futuros pagamentos mnimos do arrendamento mercantil ao final do perodo e o seu valor presente. Alm disso, uma entidade deve divulgar o total dos futuros pagamentos mnimos do arrendamento mercantil ao final do perodo, e o seu valor presente, para cada um dos seguintes perodos: (i) at um ano; (ii) mais de um ano, at cinco anos; (iii) mais de cinco anos.
Audncia_Pblica_04_2008

12

(c) os pagamentos contingentes reconhecidos como despesa durante o perodo; (d) o total dos futuros pagamentos mnimos de subarrendamento mercantil que se espera que sejam recebidos nos subarrendamentos mercantis no cancelveis ao final do perodo; (e) uma descrio geral dos acordos relevantes de arrendamento mercantil do arrendatrio incluindo, mas no limitando, o seguinte: (i) a base pela qual determinado o pagamento contingente a efetuar; (ii) a existncia e termos de renovao ou de opes de compra e clusulas de reajustamento; e (iii) restries impostas por acordos de arrendamento mercantil, tais como as relativas a dividendos e juros sobre o capital prprio, dvida adicional e arrendamento mercantil adicional. 32. Alm disso, os requisitos de divulgao de acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC-01 e com as demais regras aplicveis aos ativos arrendados aplicam-se a arrendatrios por ativos sob arrendamentos mercantis financeiros.

Arrendamento mercantil operacional


33. Os pagamentos da prestao do arrendamento mercantil segundo um arrendamento mercantil operacional devem ser reconhecidos como despesa numa base em base linear durante o prazo do arrendamento mercantil, exceto se uma outra base sistemtica for mais representativa do modelo temporal do benefcio do usurio. 34. Para os arrendamentos mercantis operacionais, os pagamentos da prestao (excluindo os custos de servios tais como seguros e manuteno) so reconhecidos como despesa numa base linear, salvo se uma outra base sistemtica for representativa do modelo temporal do benefcio do usurio, mesmo que tais pagamentos no sejam feitos nessa base.

Divulgaes
35. Os arrendatrios, alm de cumprir os requisitos de Divulgao e Apresentao de Instrumentos Financeiros, devem fazer as seguintes divulgaes relativas aos arrendamentos mercantis operacionais: (a) o total dos pagamentos mnimos futuros dos arrendamentos mercantis
13
Audncia_Pblica_04_2008

operacionais no cancelveis para cada um dos seguintes perodos: (i) at um ano; (ii) mais de um ano, at cinco anos; (iii) mais de cinco anos. (b) o total dos pagamentos mnimos futuros de subarrendamento mercantil que se espera que sejam recebidos nos subarrendamentos mercantis no cancelveis data do balano; (c) pagamentos de arrendamento mercantil e de subarrendamento mercantil reconhecidos como despesa do perodo, com valores separados para pagamentos mnimos de arrendamento mercantil, pagamentos contingentes e pagamentos de subarrendamento mercantil; (d) uma descrio geral dos acordos de arrendamento mercantil significativos do arrendatrio, incluindo, mas no limitando, o seguinte: (i) a base pela qual determinado o pagamento contingente; (ii) a existncia e termos de renovao ou de opes de compra e clusulas de reajustamento; e (iii) restries impostas por acordos de arrendamento mercantil, tais como as relativas a dividendos e juros sobre o capital prprio, dvida adicional e posterior arrendamento mercantil.

Arrendamento arrendadores

mercantil

nas

demonstraes

financeiras

dos

Arrendamento mercantil financeiro Reconhecimento Inicial


36. Os arrendadores devem reconhecer os ativos mantidos por um arrendamento mercantil financeiro nos seus balanos e apresent-los como uma conta a receber por um valor igual ao investimento lquido no arrendamento mercantil. 37. Substancialmente, num arrendamento mercantil financeiro, todos os riscos e benefcios inerentes propriedade legal so transferidos pelo arrendador e, portanto, os pagamentos do arrendamento mercantil a serem recebidos so tratados pelo
14
Audncia_Pblica_04_2008

arrendador como reembolso de capital e receita financeira para reembolsar e recompensar o arrendador pelo seu investimento e servios. 38. Os custos diretos iniciais so muitas vezes incorridos por arrendadores e incluem valores como comisses, honorrios legais e custos internos que sejam incrementais e diretamente atribuveis negociao e aceitao do arrendamento mercantil. Eles excluem gastos gerais como aqueles que so incorridos por uma equipe de vendas e marketing. Para arrendamentos mercantis financeiros que no sejam os que envolvem arrendadores fabricantes ou negociantes (quando isso for permitido legalmente), os custos diretos iniciais so includos na mensurao inicial da conta a receber de arrendamento mercantil financeiro e reduzem o valor da receita reconhecida durante o prazo do arrendamento mercantil. A taxa de juros implcita no arrendamento mercantil definida de tal forma que os custos diretos iniciais so automaticamente includos na conta a receber de arrendamento mercantil financeiro e no h necessidade de adicion-los separadamente. Os custos incorridos pelos arrendadores fabricantes ou negociantes relacionados com a negociao e aceitao de um arrendamento mercantil esto excludos da definio de custos diretos iniciais. Como resultado, so excludos do investimento lquido no arrendamento mercantil e so reconhecidos como despesa quando o lucro da venda for reconhecido. Normalmente, em um arrendamento mercantil financeiro, esse lucro reconhecido no comeo do prazo do arrendamento mercantil.

Reconhecimento subseqente
39. O reconhecimento da receita financeira deve basear-se num modelo que reflita uma taxa de retorno peridica constante sobre o investimento lquido do arrendador no arrendamento mercantil financeiro. 40. Um arrendador tem como meta apropriar a receita financeira durante o prazo do arrendamento mercantil numa base sistemtica e racional. Essa apropriao da receita baseia-se num modelo que reflete um retorno peridico constante sobre o investimento lquido do arrendador no arrendamento mercantil financeiro. Os pagamentos do arrendamento mercantil relacionados ao perodo, excluindo custos de servios, so aplicados ao investimento bruto no arrendamento mercantil para reduzir tanto o principal quanto as receitas financeiras no realizadas. 41. Os valores residuais no garantidos estimados usados no clculo do investimento bruto do arrendador num arrendamento mercantil so revisados regularmente. Se tiver havido uma reduo no valor residual estimado no garantido, a apropriao da receita durante o prazo do arrendamento mercantil revista e qualquer reduo relacionada a valores apropriados imediatamente reconhecida. 42. Os arrendadores fabricantes ou negociantes devem reconhecer lucro ou perda de
15
Audncia_Pblica_04_2008

venda no perodo, de acordo com a poltica seguida pela entidade para vendas imediatas. Se forem fixadas taxas de juro artificialmente baixas, o lucro de venda deve ser restrito ao que se aplicaria se uma taxa de juros do mercado fosse utilizada. Os custos incorridos pelos arrendadores fabricantes ou negociantes em relao negociao e aceitao de um arrendamento mercantil devem ser reconhecidos como despesa quando o lucro da venda for reconhecido. 43. Os fabricantes ou comerciantes, quando legalmente permitido, oferecem muitas vezes a clientes a escolha entre comprar ou arrendar um ativo. Um arrendamento mercantil financeiro de um ativo por um arrendador fabricante ou negociante d origem a dois tipos de receita: (a) lucro ou perda resultante de uma venda imediata do ativo a ser arrendado, a preos normais de venda, refletindo quaisquer descontos aplicveis por quantidade ou comerciais; e (b) receita financeira durante o prazo do arrendamento mercantil. 44. A receita de vendas reconhecida no incio do prazo do arrendamento mercantil por um arrendador fabricante ou negociante o valor justo do ativo, ou, se inferior, o valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil pertencentes ao arrendador, calculado a uma taxa de juros do mercado. O custo de venda reconhecido no incio do prazo do arrendamento mercantil o custo, ou o valor contbil se diferente, da propriedade arrendada menos o valor presente do valor residual no garantido. A diferena entre a receita da venda e o custo de venda o lucro bruto da venda, que reconhecido de acordo com a poltica seguida pela entidade para as vendas imediatas. 45. Os arrendadores fabricantes ou negociantes indicam freqentemente taxas de juros artificialmente baixas a fim de atrair clientes. O uso de tal taxa resultaria numa parte excessiva da receita total da transao sendo reconhecida no momento da venda. Se forem fixadas taxas de juros artificialmente baixas, o lucro de venda fica restrito ao que se aplicaria se fosse utilizada uma taxa de juros do mercado. 46. Os custos incorridos por um arrendador fabricante ou negociante relacionados com a negociao e aceitao de um arrendamento mercantil financeiro so reconhecidos como uma despesa no comeo do prazo do arrendamento mercantil porque esto principalmente relacionados com a obteno do lucro de venda do fabricante ou do negociante.

Divulgaes
47. Os arrendadores, alm de cumprir os requisitos de Divulgao e Apresentao de
16
Audncia_Pblica_04_2008

Instrumentos Financeiros, devem fazer as seguintes divulgaes para os arrendamentos mercantis financeiros: (a) uma reconciliao entre o investimento bruto no arrendamento mercantil data do balano e o valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil a receber nessa mesma data. Alm disso, uma entidade deve divulgar o investimento bruto no arrendamento mercantil e o valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil a receber data do balano, para cada dos perodos seguintes: (i) at um ano; (ii) mais de um ano, at cinco anos; (iii) mais de cinco anos. (b) receita financeira no realizada; (c) os valores residuais no garantidos que resultem em benefcio do arrendador; (d) a proviso para os pagamentos mnimos incobrveis do arrendamento mercantil a receber; (e) os pagamentos contingentes reconhecidos como receita durante o perodo; (f) uma descrio geral dos acordos relevantes de arrendamento mercantil do arrendador. 48. Como um indicador de crescimento, muitas vezes til divulgar tambm o investimento bruto menos a receita no realizada em novos negcios agregados durante o perodo, aps a deduo dos valores relevantes dos arrendamentos mercantis cancelados.

Arrendamento mercantil operacional


49. Os arrendadores devem apresentar os ativos sujeitos a arrendamentos mercantis operacionais nos seus balanos de acordo com a natureza do ativo. 50. A receita de arrendamento mercantil proveniente de arrendamentos mercantis operacionais deve ser reconhecida na receita numa base linear durante o prazo do arrendamento mercantil, a menos que outra base sistemtica seja mais representativa do modelo temporal em que o benefcio do uso do ativo arrendado seja diminudo. 51. Os custos, incluindo a depreciao, incorridos na obteno da receita de
17
Audncia_Pblica_04_2008

arrendamento mercantil so reconhecidos como despesa. A receita de arrendamento mercantil (excluindo recebimentos de servios proporcionados tais como seguros e manuteno) reconhecida numa base linear durante o prazo do arrendamento mercantil mesmo se os recebimentos no forem em tal base, a menos que uma outra base sistemtica seja mais representativa do modelo temporal em que o benefcio de uso do ativo arrendado seja diminudo. 52. Os custos diretos iniciais incorridos pelos arrendadores ao negociar e aceitar um arrendamento mercantil operacional devem ser adicionados ao valor contbil do ativo arrendado e reconhecidos como uma despesa durante o prazo do arrendamento mercantil na mesma base da receita do arrendamento mercantil. 53. A poltica de depreciao para ativos arrendados depreciveis deve ser consistente com a poltica de depreciao normal do arrendador para ativos semelhantes, e a depreciao deve ser calculada de acordo com as regras aplicveis aos Ativos Imobilizados (e a amortizao aos Ativos Intangveis). 54. Para determinar se o ativo arrendado est sujeito a uma reduo ao seu valor recupervel, uma entidade aplica o Pronunciamento Tcnico CPC-01. 55. Um arrendador fabricante ou negociante no reconhece qualquer lucro de venda ao celebrar um arrendamento mercantil operacional porque no o equivalente de uma venda. 56. Os arrendadores, alm de cumprir os requisitos de Divulgao e Apresentao de Instrumentos Financeiros, devem fazer as seguintes divulgaes para os arrendamentos mercantis operacionais: (a) os pagamentos mnimos futuros de arrendamentos mercantis operacionais no cancelveis no total e para cada um dos seguintes perodos: (i) at um ano; (ii) mais de um ano e at cinco anos; (iii) mais de cinco anos. (b) o total dos pagamentos contingentes reconhecidos como receita durante o perodo; (c) uma descrio geral dos acordos de arrendamento mercantil do arrendador. 57. Alm disso, os requisitos de divulgao de acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC-01 e demais regras aplicveis aos ativos do arrendador aplicam-se aos ativos fornecidos por um arrendamento mercantil operacional.

18

Audncia_Pblica_04_2008

Transaes de venda e leaseback


58. Uma transao de venda e leaseback (retroarrendamento pelo vendedor junto ao comprador) envolve a venda de um ativo e o concomitante arrendamento mercantil do mesmo ativo pelo comprador ao vendedor. O pagamento do arrendamento mercantil e o preo de venda so geralmente interdependentes por serem negociados como um pacote. O tratamento contbil de uma transao de venda e leaseback depende do tipo de arrendamento mercantil envolvido. 59. Se uma transao de venda e leaseback resultar em um arrendamento mercantil financeiro, qualquer excesso de receita de venda obtido acima do valor contbil no deve ser imediatamente reconhecido como receita por um vendedor-arrendatrio. Ao invs disso, deve ser diferido e amortizado durante o prazo do arrendamento mercantil. 60. Se o leaseback for um arrendamento mercantil financeiro, a transao um meio pelo qual o arrendador proporciona meios financeiros ao arrendatrio, com o ativo como garantia. Por essa razo, no apropriado considerar como receita um excesso de vendas obtido sobre o valor contbil. Tal excesso diferido e amortizado durante o prazo do arrendamento mercantil. 61. Se uma transao de venda e leaseback resultar em um arrendamento mercantil operacional, e se for claro que a transao estabelecida pelo valor justo, qualquer lucro ou perda deve ser imediatamente reconhecido. Se o preo de venda estiver abaixo do valor justo, qualquer lucro ou perda deve ser imediatamente reconhecido, a menos que, se a perda for compensada por futuros pagamentos do arrendamento mercantil abaixo do preo de mercado, ela deve ser diferida e amortizada em proporo aos pagamentos do arrendamento mercantil durante o perodo pelo qual se espera que o ativo seja usado. Se o preo de venda estiver acima do valor justo, o excesso sobre o valor justo deve ser diferido e amortizado durante o perodo pelo qual se espera que o ativo seja usado. 62. Se o leaseback for um arrendamento mercantil operacional, e os pagamentos do arrendamento mercantil e o preo de venda estiverem estabelecidos pelo valor justo, na verdade houve uma transao de venda normal, e qualquer lucro ou perda imediatamente reconhecido. 63. Para os arrendamentos mercantis operacionais, se o valor justo no momento de uma transao de venda e leaseback for menor do que o valor contbil do ativo, uma perda igual ao valor da diferena entre o valor contbil e o valor justo deve ser imediatamente reconhecida. 64. Para arrendamentos mercantis financeiros, tal ajuste no necessrio salvo se tiver havido uma reduo do valor recupervel, caso em que o valor contbil reduzido ao
19
Audncia_Pblica_04_2008

valor recupervel, de acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC-01. 65. Os requisitos de divulgao para arrendatrios e arrendadores aplicam-se igualmente a transaes de venda e leaseback. A descrio exigida dos acordos de arrendamento relevantes leva divulgao de disposies nicas ou incomuns do acordo ou dos termos das transaes de venda e leaseback. 66. As transaes de venda e leaseback podem acarretar critrios de divulgao separados, conforme as regras aplicveis Apresentao de Demonstraes Financeiras.

COMIT DE PRONUNCIAMENTOS CONTBEIS PRONUNCIAMENTO TCNICO CPC 06 Operaes de Arrendamento Mercantil

20

Audncia_Pblica_04_2008

Anexo A Exemplo de Nota Explicativa


"Empresa A Arrendamentos A Companhia possui certos contratos que, em conformidade com a Instruo CVM n X, so classificados como arrendamentos. A Companhia classifica um arrendamento como financeiro quando as seguintes condies so atendidas: a) b) c) d) H a transferncia de propriedade do ativo para a Companhia no fim do prazo do arrendamento; A Companhia tem a opo de comprar o ativo por um preo que se espera que seja suficientemente mais baixo do que o justo valor data em que a opo se torne exercvel, e a Administrao possui uma inteno provvel de exerc-la; O prazo do arrendamento refere-se a, no mnimo, 70% da vida econmica do ativo, mesmo que a propriedade no seja transferida. A Administrao da Companhia entende que 70% correspondem maior parte da vida econmica do ativo; No incio do arrendamento, o valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento representa, no mnimo, 60% do valor justo do ativo arrendado. A Administrao da Companhia entende que 60% correspondem substancialmente ao valor justo do ativo arrendado."

21

Audncia_Pblica_04_2008

Anexo B
Guia de Implementao do Pronunciamento do CPC sobre Arrendamento Mercantil Este guia acompanha, mas no parte do Pronunciamento sobre Arrendamento Mercantil. Exemplos ilustrativos de transaes de venda e leaseback que resultam em arrendamentos mercantis operacionais Uma transao de venda e leaseback que resulta em um arrendamento mercantil operacional pode gerar um lucro ou um prejuzo, e a determinao e tratamento desses resultados dependem do valor contbil, valor justo e valor de venda do ativo arrendado. A tabela seguinte demonstra os requerimentos do Pronunciamento em vrias circunstncias. Preo de venda Valor contbil Valor contbil Valor contbil igual ao valor justo igual ao valor justo menor do que o maior do que o (item 61) valor justo valor justo Lucro no h lucro reconhecer o lucro imediatamente no aplicvel no aplicvel reconhecer o prejuzo imediatamente

Prejuzo

no h prejuzo

Preo de venda abaixo do valor justo (item 61) Lucro Prejuzo no compensado por pagamentos futuros do arrendamento mercantil abaixo do preo de no h lucro reconhecer o lucro imediatamente no h lucro (nota 1)

reconhecer o prejuzo imediatamente

reconhecer o prejuzo imediatamente

(nota 1)

22

Audncia_Pblica_04_2008

mercado Prejuzo compensado por pagamentos futuros do diferir e amortizar o prejuzo arrendamento mercantil abaixo do preo de mercado

diferir e amortizar o prejuzo

(nota 1)

Preo de venda acima do valor justo (item 61) Lucro Prejuzo diferir e amortizar o lucro no h prejuzo diferir e amortizar o lucro excedente (nota 3) no h prejuzo diferir e amortizar o lucro (nota 2) (nota 1)

Nota 1 Esses elementos da tabela representam circunstncias relacionadas ao item 63 do Pronunciamento. O item 63 requer que o valor contbil de um ativo seja registrado pelo valor justo quando est sujeito a uma venda e leaseback. Nota 2 Lucro a diferena entre o valor justo e o preo de venda porque o valor contbil deveria ter sido registrado pelo valor justo de acordo com o item 63. Nota 3 O lucro excedente (o excesso do preo de venda acima do valor justo) diferido e amortizado ao longo do tempo pelo qual se espera utilizar o ativo. Qualquer excesso de valor justo sobre o valor contbil reconhecido imediatamente.

23

Audncia_Pblica_04_2008

You might also like