You are on page 1of 45

PS-GRADUAO EM: GEOPROCESSAMENTO PARA GESTO URBANA E CADASTRAMENTO RURAL

DISCIPLINA:

GEODSIA APLICADA AO GEORREFERENCIAMENTO

Prof. Renato Csar Buranello Lins.SP Fevereiro/2011

SUMRIO
1. Conceitos Gerais 1.1. Introduo 1.2. Definiao 1.3. Evoluo Histrica 1.4. Diviso 1.5. Funes 1.5.1. Posicionamento 1.5.2. Campo de Gravidade 1.5.3. Variaes Temporais 1.5. Aplicaes Prticas Geodsia Geomtrica 2.1. Superfcies de referncia 2.1.1. Superfcie Fsica 2.1.2. Geide 2.1.3. Elipside 2.2. Geide x Elipside 2.3. Fsica x Geide x Elipside 2.4. Geometria do Elipside 2.4.1. Relaes 2.4.1.1. Equao da Elipse 2.4.1.2. Relao entre achatamento e excentricidade 2.4.1.3. Coordenadas retilneas 2.4.1.4. Raios de curvatura sobre o elipside 2.4.1.5. Raios de uma seo qualquer de Azimute A 2.4.1.6. Raio de curvatura Rm 2.4.1.7. Raio de curvatura de um paralelo Rp Sistemas de Referncia 3.1. Introduo 3.2. Sistema de coordenadas cartesianas 3.3. Sistema de coordenadas geodsicas 3.4. Sistema de coordenadas planas 3.5. Sistemas de referncia clssicos 3.6. Sistemas Referenciais modernos 3.7. Materializao de um sistema de referncia 3.8. Datum planimtrico Sistemas de referncia geodsicos adotados no Brasil 4.1. Crrego Alegre 4.2. Astro-Chu 4.3. SAD-69 4.4. SAD-69 realizao 1996 4.5. WGS-84 4.6. SIRGAS2000 4.7. Parmetros de transformao entre os sistemas de referncia Altitudes Ortomtrica, Geomtrica E Ondulao do Geide 5.1. Transporte de Altitudes com GPS utilizando dif. de nvel de Ond. Geoidal Referncia Bibliogrficas 3 3 5 5 9 9 9 9 10 10 11 11 11 11 12 13 14 14 16 16 16 18 18 20 20 21 22 22 23 24 27 27 29 29 29 31 31 32 33 36 37 39 40 42 43 45

2.

3.

4.

5. 6.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

1.

CONCEITOS GERAIS
1.1. INTRODUO

Em funo das necessidades do homem em locomover-se, alimentar-se e com sua evoluo conquistar territrios para fins comerciais e exploratrios, houve o interesse no conhecimento da forma e dimenses da Terra. Com estes propsitos vrios estudiosos se dedicaram a tal estudo. Dentre vrios intelectuais o primeiro a determinar a esfericidade e o tamanho da Terra, foi o gegrafo e matemtico grego ERATSTENES (276 a 194 a.C.), nascido em Cirene, colnia grega do Norte da frica, que se tornou o fundador da Geodsia. No dia do solstcio de vero os raios solares atingiam o fundo de um poo em Siena (ou Syene, atual Assuam, no Egito) ao meio dia, suposta situar-se sobre o trpico de cncer, pois rezava a tradio que no dia solsticial do vero o astro-rei iluminava o fundo de um poo. Ver Figura 1. No mesmo instante, contudo, o Sol no estava exatamente no znite na cidade de Alexandria, a norte de Siena. O Sol projetava uma sombra tal que com um gnmom ele pode determinar o ngulo de incidncia de seus raios, no valor igual a 1/50 da circunferncia (7 12'). Conhecido o arco de circunferncia entre as duas cidades, ou seja, a distncia entre elas, Eratstenes pode ento estimar a circunferncia do globo. Como a distncia era de umas 5.000 estdias, admitindo que as duas localidades se achassem situadas no mesmo meridiano, a Terra deveria ter 50 x 5000 = 250.000 estdias de circunferncia.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

Figura 1: Clculo de Eratstenes do tamanho da Terra

Pitgoras, matemtico e filsofo grego que viveu no sculo VI a.C., ao percorrer os estdios de vrias cidades gregas, constatou que muitos deles estavam divididos em 600 ps. Assim surgiu a unidade de comprimento: o estdio. Se aceitarmos a correspondncia mtrica da estdia de 600 ps egpcios e a este conferirmos 0,27 m, resultar o valor surpreendente de 40.500 km. Adotando para a estdia o comprimento de 157,5 m que lhe atribuem alguns autores, o resultado ser no menos surpreendente: 39.374 km. Estes so valores bastante prximo do raio equatorial terrestre (40.075,02 km, valor adotado no World Geodetic System). A preciso de medida de Eratstenes incrvel considerando todas as aproximaes embutidas no seu clculo. Syene na verdade acha-se aproximadamente 3 a leste de Alexandria, no estando alinhadas na direo nortesul, no est exatamente no trpico de Cncer (ou seja, os raios solares no so estritamente perpendiculares superfcie no solstcio de vero), alm da impreciso da distncia entre as cidades. Mesmo sendo uma feliz compensao de erros, sobram-lhes os mritos.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

1.2.

DEFINIO

Geodsia cincia que mede e representa a superfcie da Terra (HELMERT 1880) Geodsia a cincia que estabelece os princpios e os mtodos por meio dos quais grandes reas na superfcie da Terra podem ser levantadas e mapeadas com preciso (MERRIMAN 1975) A Geodsia a cincia que tem por objetivo determinar a forma e as dimenses da Terra e os parmetros definidores do campo gravfico (GEMAEL 1994) A Geodsia definida classicamente como a cincia que estuda a forma e as dimenses da Terra. A palavra Geodsia em si de origem grega e significa PARTICIONANDO A TERRA ( Terra, Dividido) (BLITZKOW & LEICK 1992).

1.3.

EVOLUO HISTRICA

O ser humano sentiu necessidade de se posicionar quando de suas primeiras viagens. Da a primazia do posicionamento cinemtico sobre o esttico. Em palavras simples navegar significa saber onde se est e aonde se vai - saber ir e voltar. Os recursos de que se necessita para navegar dependem das caractersticas da viagem como a distncia e o meio (terrestre, areo, aqutico, ...). Sejam quais forem os recursos para a navegao, o conhecimento da forma da Terra e a adoo de um referencial adequado so imprescindveis.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

Pitgoras (6 sec. a.C.) deu um grande passo na evoluo histrica da forma da terra ao atribuir ao planeta o modelo esfrico alegando razes de carter esttico e filosfico. Coube ao grande filsofo Aristteles (4 sec. a.C.) apresentar os primeiros argumentos cientficos em prol daquela forma. As partculas tm uma tendncia natural, assegurava ele, de cair para o centro do mundo (uma direo para baixo). Neste movimento todas as partes competem entre si para se colocarem na regio inferior o que as leva a se comprimirem em forma de uma bola. Alm deste argumento de carter gravitacional, Aristteles lembrou dois outros fatores: a sombra circular da terra nos eclipses de lua e a variao no aspecto do cu estrelado com a latitude. A concepo esfrica atravessou inclume muitos sculos at esbarrar nas anlises de carter terico do genial Isaac Newton (sc. XVII). Segundo ele, a forma esfrica era incompatvel com o movimento de rotao. Este, devido fora centrfuga, impe um achatamento nos plos. Estava aberta a fase elipsoidal que durou muito pouco se comparada com a esfrica. O famoso matemtico alemo, C. F. Gauss, concluiu, aps aplicar o mtodo dos mnimos quadrados numa srie de medies geodsicas em Hannover, que os resduos obtidos estavam muito acima dos erros aleatrios inerentes s observaes. Isto indicava que o modelo matemtico adotado para a Terra, o elipside de revoluo, no era adequado. Sugeriu ento uma forma levemente irregular mais tarde denominada GEIDE. Entretanto, como referncia para o estabelecimento de sistemas de coordenadas geodsicas continua-se utilizando o elipside. Fixada e aceita a forma da terra, os mtodos e tcnicas de posicionar um ponto de sua superfcie em relao a um referencial, ganharam cada vez mais importncia e preciso. Assim que as chamadas TRIANGULAES, em geral quadrilteros subdivididos em tringulos, iniciadas no sculo XVII na Frana, passaram a ter um grande desenvolvimento. Aliadas s observaes astronmicas e eventualmente complementadas com algumas variantes, como poligonais eletrnicas, elas se constituram, durante vrios sculos, no nico mtodo de determinao "precisa" das coordenadas em pontos (vrtices) da superfcie.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

A Era Espacial iniciada com o lanamento do primeiro satlite artificial, o SPUTNIK I (4 de outubro de 1957), marcou uma mudana radical em muitas cincias e em particular nos mtodos de posicionamento. A primeira idia de utilizao do efeito Doppler-Fizeau na determinao de rbitas dos satlites artificiais remonta mesma poca e devida a Guier e Weiffenbach. Posteriormente McClure sugeriu a operao inversa: utilizar a freqncia Doppler de um satlite de rbita conhecida para posicionar o observador. Desenvolvido pela Universidade John Hopkins o sistema denominado Navy Navigation Satellite System (NNSS), tambm conhecido como TRANSIT, entrou em operao em 1967. At recentemente prestou um eficiente apoio para o posicionamento geodsico e para a navegao martima. Entretanto, razes relacionadas com a estrutura do sistema, no permitiam que o mesmo fosse usado para a navegao area e impunham restries diversas aos posicionamentos acima referidos. Isto levou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos a investir na concepo de um novo sistema. Proveniente da fuso em 1973 de dois projetos, TIMATION (Time Navigation) da Marinha e 621B da Fora Area, nasceu o que veio a ser denominado NAVSTAR/GPS. O Navigation Satellite with Time and Ranging (NAVSTAR) ou Global Positioning System (GPS), mais conhecido pela juno das duas siglas, foi projetado para fornecer a posio instantnea bem como a velocidade de um ponto sobre a superfcie da Terra ou prximo a ela, num referencial tridimensional. O sistema dever atender plenamente a navegao em geral e vem oferecendo precises e facilidades cada vez maiores nos posicionamentos esttico e cinemtico.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

O GPS, embora maduro, encontra-se em fase de modernizao.

Em setembro de

2005 foi lanado o primeiro satlite GPS modernizado, com cdigo civil na portadora L2 (L2C). O nmero de aplicaes muito amplo e continua aumentando, indo desde a Geodsia, a Geodinmica, a Agricultura de Preciso, a Meteorologia, a Aeronomia, a Navegao, telefonia celular, at as atividades de recreao. H uma expectativa que a maioria dos dispositivos mveis (veculos, celulares, colhedoras, mquinas, etc.) ter um receptor de posicionamento por satlite instalado a bordo. O GNSS (Global Navigation Satellite System) uma das tecnologias mais avanadas que surgiu recentemente. Um dos principais componentes do GNSS o GPS (Global Positioning System) que se encontra em plena operao, alm do GLONASS, similar ao GPS, desenvolvido na antiga URSS, e hoje sendo de responsabilidade da Repblica da Rssia. O GLONASS foi declarado operacional, mas no teve a devida manuteno. Fato mais recente e relevante que em dezembro de 2005 foi lanado o primeiro satlite (GIOVE-A) e em abril de 2008 o segundo (GIOVE-B), do Galileo, que est sendo desenvolvido pela Unio Europia. J existem no mercado receptor para captar sinais dos trs sistemas. O Galileo j passou por muitas dificuldades desde que foi oficialmente lanado, no entanto considerado estratgico por possibilitar o acesso independente aos dados de posicionamento global, alm de prometer ao mercado um produto diferenciado, concebido para ser operado por civis, diferente do que ocorreu com os outros sistemas existentes, que tiveram sua origem associada ao uso militar. O projeto prev que sejam lanados 30 satlites (27 operacionais e 3 sobressalentes). A emergente China desenvolve um sistema de satlites de posicionamento e navegao, conhecido pelos nomes Beidou ou Compass Navigation Satellite System (CNSS). O sistema civil e militar, e o projeto prev uma configurao de 30 satlites de rbita terrestre mdia acrescida de mais cinco satlites geo-estacionrio. Por compartilhar de semelhanas aos outros sistemas GNSS h um potencial para integrao, com baixo custo, em receptores GPS, Galileo e Compass.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

1.4.

DIVISO

(GEMAEL 1994) Sugere a seguinte classificao para a Geodsia: - Geodsia Geomtrica; - Geodsia Fsica; - Geodsia Celeste. As observaes angulares e lineares, junto das observaes astronmicas, relacionam-se com a Geodsia Geomtrica. O conhecimento detalhado do campo de gravidade tratado na Geodsia Fsica. As medidas realizadas dos satlites artificiais encontram-se na Geodsia Celeste. Nesta apostila daremos nfase apenas a Geodsia Geomtrica.

1.5.

FUNES

As trs principais aplicaes da Geodsia correspondem s seguintes atividades: POSICIONAMENTO; CAMPO DE GRAVIDADE DA TERRA E VARIAES TEMPORAIS NAS POSIES E NO CAMPO DE GRAVIDADE. Descritas a seguir. 1.5.1. Posicionamento

O posicionamento ou determinao da posio de um ponto a atividade mais conhecida da Geodsia. Os pontos podem ser posicionados individualmente ou em rede de pontos. Estes posicionamentos podem ser absolutos dentro de um sistema de coordenadas ou relativos a outros pontos. 1.5.2. Campo de Gravidade

O conhecimento do campo de gravidade da Terra fundamental para transformar as observaes geodsicas obtidas no espao fsico e afetadas pela ao da gravidade para o espao geomtrico, onde as posies so facilmente definidas.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

10

1.5.3.

Variaes Temporais

As variaes temporais das posies e do campo de gravidade so oriundas das deformaes da Terra e de seu campo de gravidade, que so atribudas a diferentes causas. Estas variaes no so estudadas pela Geodsia, mas sim pela Geofsica. O que a Geodsia estuda so os aspectos e influncias que elas causam.

1.6.

APLICAES PRTICAS

A prtica da Geodsia envolve as seguintes atividades: - Determinar a forma e as dimenses da Terra; - Posicionar pontos e objetos na superfcie terrestre; - Auxiliar no Planejamento, administrao e o desenvolvimento de reas rurais e urbanas; - Gerar cartas, mapas e plantas (Digitais ou papel).

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

11

2.

GEODSIA GEOMTRICA

2.1.

SUPERFCIES DE REFERNCIA

Nos levantamentos Geodsicos, usa-se uma superfcie de referncia para distinguir coordenadas curvilneas e altitudes. Para o posicionamento (planimtrico e altimtrico) de pontos na superfcie da Terra ou prximo dela, necessita-se de uma superfcie de referncia. Trs superfcies so consideradas: - Fsica - Geide - Elipside 2.1.1 Superfcie Fsica A superfcie fsica da Terra (superfcie topogrfica ou superfcie real) uma superfcie entre as massas slidas ou fludas e a atmosfera. Esta superfcie contendo os continentes e o fundo do mar irregular e incapaz de ser representada por uma simples relao matemtica (TORGE, 1996). 2.1.2. Geide Etimologicamente geide significa forma da Terra que definida pela linha do prolongamento do nvel mdio dos mares nos continentes. Classicamente, define-se geide a superfcie equipotencial que se aproxima do nvel mdio do mar.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

12

Figura 2: Geide e a Superfcie Fsica

2.1.3. Elipside Elipside a figura matemtica que imita a forma real da Terra. Elipside o slido geomtrico definido pela rotao de uma semi-elipse em torno do seu eixo menor.

Figura 3: Semi-eixos maior e menor do Elipside

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

13

Elipside BESSEL CLARKE HAYFORD UGGI 1967 GRS 80

Data 1841 1886 1909 1967 1980

PRINCIPAIS ELIPSIDES a b 6.378.397,000 6.356.679,000 6.378,249,000 6.356.515,000 6.378.388,000 6.356.911,946 6.378.160,000 6.356.774,719 6.378.137,000 6.356.752,314

f 1:299,2 1:293,5 1:297,0 1:298,25 1:298,257223563

2.2.

Geide x Elipside

O Geide uma superfcie irregular com salincias e buracos ocasionado pela maior ou menor concentrao de massa no interior da Terra. O elipside tem uma superfcie simtrica.

Figura 4: Superfcies do Geide e do Elipside

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

14

2.3.

Fsica x Geide x Elipside

Figura 5: Superfcie Fsica, Geide e Elipside

2.4.

GEOMETRIA DO ELIPSIDE

O elipside uma figura geomtrica determinada atravs de parmetros e que se utiliza como uma aproximao do geide (ou da superfcie da Terra) mediante as seguintes condies: Coincidncia do centro da Terra (centro de massa do geide com o centro Coincidncia do plano equatorial do elipside com o plano do equador Mnimos desvios em relao ao geide. do elipside); terrestre (ambos perpendiculares linha dos plos);

Ajusta-se o elipside, tomando-se os parmetros semi-eixo maior (a) e achatamento (f) como incgnitas. So determinados atravs do processo dos mnimos quadrados com relao ao afastamento vertical. Em funo dos data (plural de datum) considerados, surgem diferentes elipsides de referncia, com parmetros especficos. Atualmente trabalha-se para unificar os elipsides, ou seja, visa-se determinar um nico para o mundo todo, atravs da utilizao de satlites artificiais e tcnicas prprias (por exemplo: GPS).

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

15

O elipside de referncia ou revoluo gerado atravs de um sistema de eixos cartesianos (X, Y e Z) cujo plano X, Y coincide com o plano Equatorial e pela rotao da elipse em torno do eixo Z (eixo dos plos).

Figura 6: Eixos Cartesianos (X, Y e Z)

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

16

2.4.1. Relaes A partir da elipse,

Figura 7: Relaes da

Elipse

Temos: 2.4.1.1. Equao da elipse

X2 + Y2 + Z2 = 1 a2 c2 b2

ou como a = c

X 2 + Y2 + Z2 = 1 a2 b2

2.4.1.2. Relao entre achatamento e excentricidade Achatamento (f ou )

=ab a
Primeira excentricidade:

ou

1 - b a

e=

c a

ou

e2 = c2 a2

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

17

Como

Tem-se:

a2 = b2 + c2
Ou tambm:

e2 = a2 b2 a2

e2 = . (2 )
Segunda excentricidade:

e = c b
Como

ou

e2 = c2 b2

a2 = b2 + c2
Tem-se:

e'2 = a2 b2 a2

ou

e'2 = 1 - b2 a2

ou

e'2 = a2 - 1 b2

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

18

2.4.1.3. Coordenadas retilneas Dada a figura

Figura 8: Coordenadas Retilneas

Temos:
X = a. cos 1 e 2 sen

Z =

a.(1 e 2 ) sen 1 e 2 sen

Onde: = latitude geodsica do ponto ( o ngulo da normal ao elipside no ponto com o plano do Equador)

2.4.1.4. Raios de curvatura sobre o elipside Raio de curvatura na seo meridiana M A seo meridiana que contm um ponto P qualquer uma linha sobre o elipside que contm a normal do elipside no ponto e passa pelos plos, portanto contem a linha N S. uma elipse cujo raio de curvatura pode ser definido em cada ponto pela equao:
M = a (1 e 2 ) (1 e 2 sen 2 ) 3 / 2

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

19

Onde: a = semi-eixo maior e= primeira excentricidade ao quadrado = latitude do local Raio de curvatura na seo transversa N A seo transversa aquela que contm a normal no ponto P e perpendicular a linha N S, conseqentemente contm a linha E W. uma linha que possui em cada ponto um raio de curvatura que pode ser definido pelas equaes: Grande Normal (N) o segmento de reta entre o ponto P e H (N = PH)
N = a 1 e sen 2
2

Pequena Normal (N) o segmento de reta entre o ponto P e D (N = PD)


N'= a (1 e 2 ) 1 e 2 sen 2

Comparando:

N = N (1 e2)

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

20

2.4.1.5. Raios de uma seo qualquer de Azimute A Para uma seo normal qualquer, que faa um azimute A com a linha N - S, o raio de curvatura pode ser calculado pelo teorema de Euler:
1 sen 2 A cos 2 A = + Ra N M

Ou
Ra = M N N cos A + M sen 2 A
2

Casos especiais:

=0

R=M

= /2 R = N 2.4.1.6. Raio mdio de curvatura Rm Rm tem o sentido fsico de uma mdia dos raios em todas as direes (0 a 360) e pode ser entendido como o raio de uma esfera que substitui o elipside no ponto. Ou
Rm = M N

Rm =

a 1 e2 1 e 2 sen 2

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

21

2.4.1.7. Raio de curvatura de um paralelo Dado

Figura 9: Raio de Curvatura de um Paralelo

temos:

Rp = N cos

Obs: Os elementos definidos at agora dependem do elipside escolhido (a, e 2 ou ) e da latitude do ponto ( ), que por sua vez pode estar em funo do Datum de origem (Chu, Crrego Alegre, etc.).

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

22

3.

SISTEMAS DE REFERNCIA
3.1. INTRODUO

Para identificar a posio de uma determinada informao ou de um objeto, so utilizados os sistemas de referncia. Tambm conhecidos como sistemas de referncia terrestres ou geodsicos, esto associados a uma superfcie que se aproxime do formato da Terra, ou seja, um elipside. Sobre esta figura matemtica so calculadas as coordenadas, que podem ser apresentadas em diversas formas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica): em uma superfcie esfrica recebem o nome de coordenadas geodsicas e em uma superfcie plana recebem a denominao da projeo s quais esto associadas, como por exemplo, as coordenadas planas UTM. Assim, as coordenadas referidas aos sistemas de referncia so normalmente apresentadas em trs formas: Cartesianas; Geodsicas ou Elipsoidais; Planas.

Os sistemas de referncia so classificados em dois tipos: Clssico; Moderno.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

23

3.2.

SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS

Este um sistema coordenado cartesiano caracterizado por um conjunto de trs retas (eixos X, Y e Z), mutuamente perpendiculares. Como sistema de referncia geodsico tambm conhecido como sistema de coordenadas cartesianas geocntricas, devido a sua origem estar assoada ao centro de massas da Terra (geocentro). Estas coordenadas ficaram mais conhecidas e utilizadas aps a criao do sistema de posicionamento global (GPS). As caractersticas deste sistema so: O eixo X coincide com o plano equatorial e orientado positivamente do centro de massa da Terra e a interseco deste plano com o meridiano de Greenwich (longitude 0). O eixo Y coincide com o plano equatorial e orientado positivamente do centro de massa terrestre e a interseco com a longitude 90. O eixo Z paralelo ao eixo de rotao da Terra e orientado positivamente na direo Norte. O sistema de referncia cartesiano geocntrico mais conhecido o sistema geodsico Mundial ou World Geodetic System ou simplesmente WGS 84, utilizado no sistema de posicionamento global por satlites artificiais.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

24

Figura 10 Sistema de coordenadas cartesianas

3.3.

SISTEMA DE COORDENADAS GEODSICAS

As coordenadas de um ponto na superfcie terrestre so definidas por suas coordenadas geodsicas (latitude, longitude e altitude geomtrica ou elipsoidal) considerando-se um elipside de revoluo. Define-se como coordenadas geodsicas de um ponto P qualquer na superfcie do elipside como:

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

25

Latitude geodsica: o ngulo formado entre a normal (linha perpendicular ao elipside) no ponto considerado e o plano equatorial do elipside. Esta coordenada tem sinal positivo no hemisfrio norte e negativo no hemisfrio sul, pode-se tambm ser indicada pela letra N quando no hemisfrio norte ou S no hemisfrio sul.

Longitude geodsica: o ngulo formado entre o meridiano de origem (Greenwich) e o meridiano do ponto considerado, contado sobre o plano equatorial. Esta coordenada positiva a leste de Greenwich e negativa a oeste. Podendo ser indicada pelas letras E e W para leste ou oeste respectivamente.

Altitude geomtrica ou elipsoidal: corresponde a distncia entre o ponto considerado superfcie do elipside medida sobre a sua normal. Esta coordenada nula sobre o elipside.

Os sistemas coordenados curvilneos tambm podem ser representados no espao 3-D atravs do sistema cartesiano. O conjunto de formulaes que fazem a associao entre estes dois sistemas (geodsico e cartesiano) consta na Resoluo da Presidncia da Repblica n 23 de 21/02/89.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

26

Figura 11 coordenadas geodsicas

Sistema de

As superfcies mais utilizadas em geodsia como referncia das altitudes so o geide e o elipside. Define-se por geide a superfcie equipotencial a qual se aproxima melhor do nvel mdio dos mares, estendida aos continentes e por elipside a superfcie matemtica (representada por uma elipse bi-axial de revoluo elipside), sobre a qual esto referidos todos os clculos geodsicos. Por questes de convenincia matemtica e de facilidades de representao, utiliza-se em algumas situaes, a esfera como uma aproximao do elipside.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

27

Recebem a denominao de altitudes elipsoidais aquelas altitudes referidas ao elipside. Um exemplo na obteno destas altitudes atravs do GPS. As altitudes ortomtricas so obtidas por nivelamento geomtrico e so referidas ao geide. A separao entre as duas superfcies conhecida por ondulao geoidal as quais podem ser obtidas atravs de mapas de ondulao geoidais (na forma analtica ou analgica). A importncia dessa entidade reside no fato de que o sistema de altitudes utilizado no Brasil se refere ao geide, cabendo portanto a necessidade do seu conhecimento para reduo das altitudes obtidas por GPS

3.4.

SISTEMA DE COORDENADAS PLANAS

As coordenadas podem ser representadas no plano atravs nas componentes Norte (N) e Leste (E) regularmente utilizadas em mapas e cartas, referidas a um determinado sistema de referncia geodsico. Para representar uma superfcie curva em plana so necessrias formulaes matemticas chamadas de projees. Diferentes projees podero ser utilizadas na confeco de mapas, no Brasil a projeo mais utilizada a Universal Transversa de Mercator (UTM).

3.5.

SISTEMAS DE REFERNCIA CLSSICOS

Historicamente, os sistemas geodsicos eram obtidos atravs das seguintes etapas: 1. Escolha de um slido geomtrico e seus parmetros definidores. 2. Definio de um ponto de origem, um azimute inicial, determinao da separao entre elipside-geide e desvio da vertical. Com estas informaes assegura-se a boa adaptao entre a superfcie do elipside e geide na regio onde este referencial ser desenvolvido. Sendo assim, o centro do elipside no est localizado no geocentro. (IBGE 2003)

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

28

3. Realizao de observaes geodsicas atravs de ngulos e distncias de origem terrestre, materializando o referencial. Os itens 1 e 2 abordam os aspectos definidores do sistema, enquanto o item 3 aborda o aspecto prtico na sua obteno. Deste modo, as coordenadas geodsicas esto sempre associadas a um determinado referencial, mas no o definem. O conjunto de pontos ou estaes terrestres forma as chamadas redes geodsicas, as quais vm a representar a superfcie fsica da Terra na forma pontual. O posicionamento 3D de um ponto estabelecido por mtodos e procedimentos da Geodsia Clssica (triangulao, poligonao e trilaterao) incompleto, na medida em que as redes verticais e horizontais caminham separadamente. No caso de redes horizontais, algumas de suas estaes no possuem altitudes, ou as altitudes so determinadas por procedimentos menos precisos. Um exemplo de DGH no Brasil o SAD69. O procedimento clssico de definio da situao espacial de um elipside de referncia corresponde antiga tcnica de posicionamento astronmico, na qual arbitra-se que a normal ao elipside e a vertical no ponto origem so coincidentes, bem como as superfcies geide e elipside, induzindo assim, a coincidncia das coordenadas geodsicas e astronmicas. O mesmo pode ser dito para os azimutes geodsico e astronmico (0 e A0). Nestas condies caracteriza-se a situao espacial do datum da seguinte forma: 0 = 0 ; 0 = 0 ; h0 = H0

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

29

3.6.

SISTEMAS REFERNCIAS MODERNOS

Com a era da geodsia espacial (satlites artificiais) os sistemas de referencia terrestres passam a ter caractersticas diferentes em relao aos sistemas clssicos visto anteriormente, mas a essncia a mesma no sentido de possuir uma parte definidora e atrelada a ela, uma materializao (IBGE 1983). As etapas necessrias na obteno destes sistemas terrestres so: Adoo de uma plataforma de referncia que represente a forma e as dimenses da Terra em carter global (sistemas geodsicos de referncia SGR), sendo portanto geocntricos. Esta plataforma derivada de extensas observaes do campo gravitacional terrestre e a partir de observaes a satlites. A materializao do sistema terrestre geocntrico dada atravs de redes geodsicas, entretanto, os mtodos e procedimentos para sua obteno utilizam-se das tcnicas espaciais de posicionamento, como por exemplo, o VLBI (Very Long Baseline Interferometry), SLR (Satellite Laser Range) e o GPS (Global positioning System). Estas tcnicas possuem duas vantagens sobre as outras. A primeira consiste no posicionamento tridimensional (3D ou X,Y,Z) de uma estao geodsica e a segunda sua alta preciso nas coordenadas.

3.7.

MATERIALIZAO DE UM SISTEMA DE REFERENCIA

Para a materializao de um sistema de referncia so necessrios vrios ajustamentos das redes geodsicas, relacionando os pontos fsicos com um determinado referencial. O resultado, estabelece um conjunto de coordenadas para as estaes que constituem a materializao do SGR (Sistema Geodsico de Referncia).

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

30

Usualmente, comum adotar uma nica denominao para definio e materializao de um sistema (ex. SAD-69).

3.8.

DATUM PLANIMTRICO

Datum, do latim dado, detalhe, pormenor (plural data) em cartografia refere-se ao modelo matemtico terico da representao da superfcie da terra ao nvel do mar, utilizado numa dada carta ou mapa. Escolhida a superfcie de referncia para as coordenadas geodsicas tm-se o que denominado DATUM GEODSICO HORIZONTAL (D.G.H.). Para que um sistema geodsico fique caracterizado necessrio fixar e orientar o elipside no espao. A fixao foi realizada no passado mediante a escolha de um ponto origem e a atribuio, de alguma forma, de coordenadas geodsicas, fG, lG ao mesmo, bem como, de um valor para a altura geoidal N. A orientao era definida pelo azimute de uma direo inicial. Esta caracterizao de um DGH conduzia ao conceito denominado sistema geodsico definido. Os mtodos geodsicos clssicos, triangulao e poligonao, ou as tcnicas modernas, uso de satlites artificiais, permitem que se obtenham coordenadas em tantos pontos quantos necessrios, devidamente materializados no terreno, vinculadas ao ponto origem. O conjunto de marcos assim estabelecidos com as respectivas coordenadas leva ao conceito de sistema geodsico materializado. O que se desejou sempre foi uma perfeita coerncia entre o sistema definido e o materializado; entretanto, os erros inerentes aos processos de medio no permitem geralmente uma completa identificao entre os mesmos.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

31

4.

SISTEMAS DE REFERNCIA GEODSICOS ADOTADOS NO BRASIL

4.1.

CRREGO ALEGRE

A menos de alguns sistemas locais usados no passado em carter emergencial, o Brasil adotou durante muitos anos o DATUM Crrego Alegre. Este nome provm de um vrtice da triangulao, localizado nas imediaes de Uberaba, e que constitua a sua origem. Este o Datum que foram elaboradas as cartas do IBGE, ainda em uso. Foram adotados os seguintes parmetros na definio deste sistema: Ponto Datum: Coordenadas: Vrtice Crrego Alegre = -19 50 14,91 = -48 57 41,98 h = 683,81m Superfcie de referncia: Elipside internacional de Hayford 1924 a = semi-eixo maior = 6.378.388 m = achatamento = 1 : 297,0 Ondulao Geoidal: N=0

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

32

4.2.

ASTRO-CHU

Com a finalidade de conhecer melhor o geide na regio do ponto datum, foram determinadas 2113 estaes gravimtricas em uma rea circular em torno do ponto datum. Estas observaes tinham por objetivo o melhor conhecimento do geide na regio e estudos na adoo de um novo ponto datum, considerando-se arbitrria a escolha anteriormente feita (forada a condio de tangncia entre elipside e geide). Como resultado destas pesquisas, foi escolhido um novo ponto datum, o vrtice Chu, localizado na mesma cadeia do anterior e atravs de um novo ajustamento foi definido um novo sistema de referncia, denominado Astro Datum Chu. O sistema Astro Datum Chu, com ponto origem no vrtice Chu e elipside de referncia Hayford, foi um sistema estabelecido segundo a tcnica de posicionamento astronmico com o propsito de ser um ensaio ou referncia para a definio do SAD69. Ele desenvolveria o papel de um sistema razovel a ser utilizado unicamente na uniformizao dos dados disponveis na poca (o IBGE tinha recm concludo um ajustamento da rede planimtrica referido a este sistema). Isso no representaria ainda o sistema timo para a Amrica do Sul, faltando ainda a boa adaptao geide-elipside para que as observaes geodsicas terrestres pudessem ser reduzidas superfcie do elipside. Sendo assim, na condio de um sistema provisrio, as componentes do desvio da vertical foram ignoradas, ou seja, foi assumida a coincidncia entre geide e elipside, no ajustamento das coordenadas em Astro Datum Chu. O Datum Astro-Chu foi usado somente no SICAD (Sistema Cartogrfico do Distrito Federal Braslia).

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

33

Ponto Datum: Superfcie de referncia:

Vrtice Chu Elipside internacional de Hayford 1924 a = semi-eixo maior = 6.378.388 m = achatamento = 1:297,0

Ondulao Geoidal:

N = ignorada

4.3.

SAD 69

O SAD 69 um sistema regional de concepo clssica e com sua utilizao recomendada em 1969 na XI Reunio pan-americana de Consulta sobre Cartografia, recomendao que no foi seguida pela totalidade dos pases do continente. A partir de 1979 a Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), atravs de seu Departamento de Geodsia, decidiu por uma mudana. O projeto Datum Sul Americano foi dividido em duas partes: 1 Estabelecimento de um sistema geodsico tal que o respectivo elipside apresentasse boa adaptao regional ao geide. 2 Ajustamento de uma rede planimtrica de mbito continental referenciada ao sistema definido. A triangulao foi a metodologia observacional predominante no estabelecimento das novas redes. Uma rede de trilaterao HIRAN fez a ligao entre as redes geodsicas da Venezuela e Brasil. Outra melhoria a ser implementada diz respeito forma do elipside de referncia. Na poca, a UGGI recomendou a utilizao do GRS67, conduzindo, assim, adoo desta figura no projeto SAD69, ao invs do Hayford.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

34

Escolhido o elipside de referncia, era necessrio fixar os parmetros para o seu posicionamento espacial. No caso do SAD69 este posicionamento deu-se em termos de parmetros topocntricos no ponto origem Chu: as componentes do desvio da vertical (,) e a ondulao geoidal (N), cujos valores foram determinados de forma a otimizar a adaptao elipside-geide no continente. A definio do sistema foi contemplada atravs do fornecimento das coordenadas geodsicas do ponto de origem e do azimute geodsico da direo inicial CHUUBERABA. Os seguintes parmetros foram adotados na definio deste sistema: Ponto Datum: Coordenadas: Vrtice Chu = -19 45 41,6527 = -48 06 04,0639 Altitude ortomtrica: Azimute geodsico: 763,28m 271 30 04,05 (Chu-Uberaba)

Superfcie de referncia: Elipside internacional de 1967 (UGGI-67) a = semi-eixo maior = 6.378.160 m = achatamento = 1:298,25 Ondulao Geoidal: N=0

Este sistema foi dividido inicialmente em 10 (dez) reas de ajuste que foram processadas em blocos separados, em funo das limitaes impostas pelos meios computacionais.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

35

A partir da definio da origem do sistema geodsico, e.g., Chu ou Crrego Alegre, eram conduzidas as redes de triangulao que visavam fornecer coordenadas aos vrtices materializados no terreno os quais serviam de referncia para os trabalhos de cartografia, de engenharia, etc. Hoje o conceito de sistema geodsico mudou e no se estabelece mais uma origem. Atravs das tcnicas espaciais implanta-se uma rede de referncia. Neste aspecto existem redes de diferentes amplitudes: rede mundial (IGS), redes continentais (SIRGAS), redes nacionais (RBMC), redes estaduais (Rede GPS do Estado de So Paulo) e at regionais. Procedimentos de Densificao do SAD69 A rede planimtrica continental do SAD69 foi ajustada pela primeira vez na dcada de 60. Neste ajustamento, cadeias de triangulao de vrios pases tiveram seus dados homogeneizados, adotando-se o mesmo tratamento. Em funo da extenso da rede e das limitaes computacionais da poca, fez-se necessrio dividir o ajustamento por reas. Optou-se, ento, pelo mtodo de ajustamento conhecido por piece-meal, no qual uma vez ajustada uma determinada rea, as estaes das reas adjacentes, comuns ajustada, so mantidas fixas, de modo que cada estao da rede s tenha um par de coordenadas correspondente. Este procedimento foi mantido pelo IBGE no processo de densificao da rede planimtrica aps a concluso do ajustamento em SAD69. Esta metodologia de densificao foi uma da causas do acmulo de distores geomtricas (escala e orientao) na rede planimtrica. Em alguns trechos da rede as redues das observaes geodsicas ao elipside foram aplicadas atravs de dados obtidos por mapas geoidais pouco precisos, pois eram os nicos existentes na poca. Outro fato que no pode ser ignorado a diversidade de instrumentos e mtodos utilizados no decorrer do estabelecimento da rede, tornando complexa a anlise da preciso das coordenadas das estaes.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

36

Tendo em vista todos os fatos abordados, aliados aos avanos tecnolgicos emergentes, constatou-se a necessidade de um reajustamento da rede, desta vez de forma global, abrangendo todas as observaes disponveis at ento. Como o SAD69 era o referencial oficialmente adotado no Brasil, neste reajustamento foram mantidos os mesmos parmetros definidores e injunes iniciais do primeiro ajustamento. Sendo assim, forosamente deve-se manter a mesma denominao para o sistema de referncia SAD69 na sua nova materializao aps o reajustamento.

4.4.

SAD69 realizao 1996

O IBGE, atravs do Departamento de Geodsia possui a atribuio de estabelecer e manter as estruturas geodsicas no Brasil. Muitas mudanas ocorreram na componente planimtrica na ltima dcada. A comear pela utilizao da tcnica de posicionamento atravs do sistema de satlites GPS, ampliando sua concepo planimtrica, pois so estabelecidas simultaneamente as trs componentes definidoras de um ponto no espao. Esta alterao nos procedimentos de campo repercutiu no processamento das respectivas observaes, acarretando a necessidade de conduzir ajustamentos de redes em trs dimenses. Isso foi alcanado, no caso do reajustamento global da rede brasileira, com a utilizao do sistema computacional GHOST, desenvolvido no Canad para o Projeto North American Datum of 1983 (NAD-83). Alm das observaes GPS, as referentes rede clssica tambm participaram do reajustamento, formando uma estrutura de 4759 estaes contra 1285 ajustadas quando da definio do SAD69. A Tabela da figura a seguir mostra uma comparao entre as observaes utilizadas no ajustamento das duas materializaes do SAD69 (a original e a atual, concluda em 1996).

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

37

Figura 12: Observaes utilizadas no ajustamento da materializao original do SAD69 e na materializao de 1996

O reajustamento concludo em 1996 combinou duas estruturas estabelecidas independentemente por diferentes tcnicas. A ligao entre elas feita atravs de 49 estaes da rede clssica observadas por GPS. A rede GPS (por ser uma estrutura de preciso superior) tem por funo controlar a rede clssica. Algumas observaes Doppler tambm foram includas no ajustamento com este objetivo. Uma informao importante fornecida pelo reajustamento foi o erro absoluto ou o desvio padro das coordenadas. Na Tabela e, so apresentados valores mdios dos erros das coordenadas (segundo a estrutura qual pertence a estao correspondente), obtidos aps o reajustamento. Hoje em dia, todos os usurios que solicitam informaes ao BDG (Banco de Dados Geodsicos) do IBGE recebem, alm das coordenadas das estaes, os seus respectivos erros.

Figura 13: Valores mdios dos desvios padro das coordenadas aps o reajustamento.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

38

4.5.

WGS84

O advento dos satlites artificiais, h mais de 35 anos, possibilitou o desenvolvimento prtico dos sistemas de referncia geocntricos, como por exemplo o sistema geodsico de referncia WGS84 (World Geodetic System 1984) e o ITRFyy (International Terrestrial Reference Frame) em suas mais diversas realizaes e densificaes. Na poca de sua criao o sistema fornecia preciso mtrica em funo da limitao fornecida pela tcnica observacional utilizada, o Doppler. Por esta razo, uma srie de refinamentos foram feitos ao WGS84 nos ltimos anos com o objetivo de melhorar a preciso de sua verso original [NIMA, 1997]. A rede terrestre de referncia do WGS84 foi originalmente estabelecida em 1987, contando somente com coordenadas de estaes obtidas atravs de observaes Doppler (posicionamento isolado) e efemrides precisas. Desde o estabelecimento do sistema GPS (Global Positioning System), o seu Sistema Geodsico de Referncia (WGS84) j passou por trs atualizaes, com vistas a refinar sua realizao. Nestas trs atualizaes o objetivo sempre foi aproxim-lo ao ITRFyy, por ser a realizao mais precisa do ITRS (International Terrestrial Reference System). Estas atualizaes so denominadas de WGS84 (G730), WGS84 (G873) e WGS84 (G1150), sendo esta ltima a denominao da mais recente, adotado no Sistema GPS a partir de 20 de janeiro de 2002. Ponto Datum: WGS84

Superfcie de referncia: Geodetic Reference System 1980 - GRS 80 a = semi-eixo maior = 6.378.137 m = achatamento = 1:298,257223563 Origem: Centro de massa da Terra

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

39

4.6.

SIRGAS2000

O Projeto Mudana do Referencial Geodsico deu dois importantes passos no ano de 2005, primeiramente com o decreto n 5334 de 06/01/2005 publicado no Dirio Oficial da Unio, em 07/01/2005, dando nova redao s Instrues Reguladoras das Normas Tcnicas da Cartografia Nacional. O segundo 25/02/2005, com a assinatura, pelo Presidente do IBGE, da resoluo n 1/2005, que torna o Sistema de Referncia Geocntrico para as Amricas (SIRGAS2000) a nova base para o Sistema Geodsico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartogrfico Nacional (SCN). A definio do sistema geodsico de referncia acompanha, em cada fase da histria, o estado da arte dos mtodos e tcnicas ento disponveis. Com o advento dos sistemas globais de navegao por satlites (GNSS Global Navigation Satellite Systems), tornou-se mandatria a adoo de um novo sistema de referncia, geocntrico, compatvel com a preciso dos mtodos de posicionamento correspondentes e tambm com os sistemas adotados no restante do globo terrestre. Com esta finalidade, ficou estabelecido como novo sistema de referncia geodsico para o SGB o SIRGAS, em sua realizao do ano de 2000 (SIRGAS2000), podendo ser utilizado em concomitncia com o sistema SAD 69, oferecendo sociedade um perodo de transio. No perodo de transio, no superior a 10 anos, os usurios devem adequar e ajustar suas bases de dados, mtodos e procedimentos ao novo sistema. O SIRGAS2000 corresponde a uma densificao da realizao ITRF2000 (International Terrestrial Reference Frame) nas Amricas ocorrida em maio de 2000. O ITRF2000 corresponde realizao do Sistema Geodsico de Referncia mais preciso existente, o ITRS (International Terrestrial Reference System).

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

40

O SIRGAS2000 se tornou de uso obrigatrio nos trabalhos de georreferenciamento de imveis rurais a serem apresentados ao INCRA, a partir da publicao da Norma Tcnica para Georreferenciamento de Imveis Rurais, 2 Edio, Fevereiro/2010. Caracterizao do SIRGAS2000: Sistema Geodsico de Referncia: Sistema de Referncia Terrestre Internacional ITRS (International Terrestrial Reference System) Superfcie de referncia: Geodetic Reference System 1980 - GRS 80 a = semi-eixo maior = 6.378.137 m = achatamento = 1:298,257222101 Origem: Centro de massa da Terra

4.7.

PARMETROS DE TRANSFORMAO ENTRE OS SISTEMAS DE REFERNCIA

Os parmetros definidores (elipside e estao origem) dos principais sistemas so:


Fator de achatamento (1/f) 298,257223563 297,0 297,0 298,25 298,257222101

Datum WGS84 Crrego Alegre Astro-Chu SAD 69 SIRGAS 2000

Elipside GRS 80 Hayford Int. 1924 Hayford Int. 1924 UGGI 1967 GRS 80

Semi eixo maior (m) 6.378.137,000 6.378.388,000 6.378.388,000 6.378.160,000 6.378.137,000

Estao de origem Vrt. Corr. Alegre Vrtice Chu Vrtice Chu -

Na obteno de coordenadas em outros sistemas a partir de SAD69, utiliza-se os parmetros apresentadas na Resoluo do Presidente da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica R.PR 01/2005 de 25/02/2005, listados a seguir. A formulao matemtica a ser aplicada nas transformaes aquela divulgada na seo 3 do anexo da R.PR n 23, de 21/01/1989.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

41

SAD 69 SIRGAS2000: x = -67,35 m y = +3,88 m z = -38,22 m

SIRGAS2000 SAD 69: x = +67,35 m y = -3,88 m z = +38,22

Podemos estabelecer a diferena entre os parmetros de transformao antigos (R.PR 23/89 ) e novos (R.PR 01/05), existentes em decorrncia da evoluo do WGS84:

WGS84 SAD 69: x = +66,87 m y = -4,37 m z = +38,52 m COR. ALEGRE SAD 69: x = -138,70 m y = +164,40 m z = +34,40 m WGS84 CR. ALEGRE: x = +205,57 m y = -168,77 m z = +4,12 m WGS84 SIRGAS2000: x = -0,48 m y = -0,49 m z = +0,30 m

SAD 69 WGS84: x = -66,87 m y = +4,37 m z = -38,52 m SAD 69 COR. ALEGRE: x = +138,70 m y = -164,40 m z = -34,40 m CR. ALEGRE WGS84: x = -205,57 m y = +168,77 m z = -4,12 m SIRGAS2000 WGS84: x = +0,48 m y = +0,49 m z = -0,30 m

5.

ALTITUDES ORTOMTRICA, GEOMTRICA E ONDULAO DO GEIDE

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

42

Por definio, altitude ortomtrica (H) de um ponto a distncia contada sobre a vertical desse ponto at o geide, e altitude geomtrica (h), a distncia contada sobre a normal do ponto at o elipside. Um dos mais importantes problemas geodsicos a determinao das ondulaes do geide, ou seja, da separao (N) entre a superfcie equipotencial (geide) e o elipside. As trs reas da geodsia que mencionamos no primeiro captulo tm soluo especfica para esse problema. Neste trabalho no restringiremos a nenhum mtodo. A figura a seguir ilustra melhor este assunto.

Figura 12 Ondulao Geoidal

A altitude geomtrica determinada com GPS geodsico de alta preciso, pois o GPS de navegao fornece a altitude geomtrica, porm, de carter meramente decorativo, pois o erro pode chegar a 200 metros. Ora, se conhecer a altitude geomtrica e a ondulao do geide, pode-se chegar a um valor aproximado da altitude ortomtrica (H). A fundao IBGE e a Universidade de So Paulo tm trabalhado ao longo dos ltimos anos num projeto de melhoria do modelo de ondulao geoidal no Brasil. 5.1. TRANSPORTE DE ALTITUDES COM GPS UTILIZANDO DIFERENA DE NVEL DE ONDULAO GEOIDAL

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

43

No processamento de dados GPS, o grande problema enfrentado, por diversos profissionais da rea da geomtica, a determinao das altitudes ortomtricas (em relao ao nvel do mar) uma vez que os softwares de processamento calculam a altura geomtrica (em relao ao elipside GRS 80 Datum WGS84). Para linhas de base curtas (menor que 1 km), pode-se, sem cometer erro aprecivel, considerar, como altitude a altitude geomtrica, pois a diferena da ondulao geoidal entre pontos prximos desprezvel. Porm, para linhas de base longas se faz necessrio o processamento da altitude ortomtrica atravs da diferena de ondulao geoidal obtida num mapa geoidal confivel.

No Brasil, com o uso cada vez maior do GPS para o posicionamento principalmente na obteno de altitudes, identificou-se a necessidade de atualizao do modelo de ondulaes geoidais, possibilitando aos usurios de GPS converter as altitudes geomtricas (referidas ao elipside) em ortomtricas (referidas ao nvel mdio do mar) com uma melhor confiabilidade. com este objetivo que o MAPGEO2010, assim como os modelos anteriores (MAPGEO92, MAPGEO2004), foi concebido e produzido conjuntamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), atravs da Coordenao de Geodsia (CGED), e pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo EPUSP. O modelo MAPGEO2010 foi calculado com uma resoluo de 5 de arco, e o Sistema de Interterpolao de Ondulaes Geoidais foi atualizado. Atravs deste sistema, os usurios podem obter a ondulao geoidal em um ponto ou conjunto de pontos, cujas coordenadas refiramse tanto a SIRGAS2000 quanto a SAD 69. Para converter a altitude elipsoidal (h), obtida atravs de GPS, em altitude ortomtrica (H), utiliza-se a equao: H=h-N

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

44

onde: N a altura (ou ondulao) geoidal fornecida pelo programa, dentro da conveno que considera o geide acima do elipside se a altura geoidal tiver valor positivo e abaixo em caso contrrio.

Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento

45

6.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

IBGE - Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, Especificaes e Normas Gerais para Levantamentos Geodsicos em Territrio Brasileiro. R.PR n 22 de 21/06/1983 e R.PR n 23 de 27/02/1989, Boletim de Servio 1602 (Suplemento). IBGE - Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, Altera a caracterizao do Sistema Geogrfico Brasileiro. R.PR n 01/2005, Rio de Janeiro, 1983. SILVEIRA, Augusto Csar da, Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento. Apostila Didtica da Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga, 2003. FILHO, Berthier de Carvalho, Geodsia Aplicada ao Georreferenciamento. Apostila Didtica da Universidade Federal do Mato Grosso, Maro/2009.

You might also like