You are on page 1of 6

Projeto de Recuperao 1 srie 1 Sem/2011

QUMICA 1 e QUMICA 2 QUMICA 1


OBJETIVOS:
Oportunizar aos alunos interessados a possibilidade de recuperar seus rendimentos e ainda, recuperar contedos trabalhados durante o semestre e que sejam fundamentais para a continuidade e desempenho durante o prximo semestre.

MATRIA A SER ESTUDADA: CONTEDO PROGRAMTICO:


Foram consideradas as matrias fundamentais para compreenso e continuidade no processo de aprendizagem os seguintes assuntos:

captulo 1: Matria, substncias, propriedades da matria e densidade captulo 2: Fracionamento de misturas captulo 3 : Fenmenos fsicos e qumicos captulo 4: Leis Ponderais Lavoisier, Proust e Gay-Lussac captulo 5 e 6: Massa atmica, Massa Molecular e incio de MOL

ESTRATGIAS:
Os alunos interessados devero rever os contedos apresentados acima. Aconselha-se: 1 - reler os captulos citados acima; 2 - elaborar resumo a partir das anotaes do caderno; 3 - refazer todos os exerccios da lista e alguns da apostila, como forma de reviso e fixao de contedos; 4 - apresentar de maneira eficiente o que se pede para avaliao.

AVALIAES:
As avaliaes constaro de dois itens diferenciados.

Trabalho - Lista:
Apresentar todos os exerccios da lista que constam do contedo da recuperao por escrito. Quando tratar-se de questo objetiva, isto , teste, obrigatrio colocar a alternativa correta, justificando a sua escolha com a resoluo. Esses exerccios valero 20% da nota de recuperao. Entregar a Lista de Exerccios anexa, no dia da inscrio, com nome, nmero e srie separada da frente 2.

Avaliao:
Prova dissertativa valendo 80% da nota. BOM TRABALHO!

QUMICA 2
OBJETIVOS:
Oportunizar aos alunos interessados a possibilidade de recuperar seus rendimentos e ainda, recuperar contedos trabalhados durante o semestre e que sejam fundamentais para a continuidade e desempenho durante o prximo semestre.

MATRIA A SER ESTUDADA: CONTEDO PROGRAMTICO:


Foram consideradas as matrias fundamentais para compreenso e continuidade no processo de aprendizagem os seguintes assuntos: captulo 1: Estudo da eletrosfera Aulas 7 e 8

captulo 2: Classificao Peridica dos elementos Aulas 9 at 16 captulo 3 :Conceito de periodicidade e Propriedades peridicas Aulas 17 at 20 captulo 4: Introduo s ligaes qumicas Teoria do Octeto - Ligao Inica e metlica Aulas 21 at 24 captulo 5:Ligao Covalente comum e dativa ,compostos moleculares e estruturas. Aulas 25 at 28.

ESTRATGIAS:
Os alunos interessados devero rever os contedos apresentados acima. Aconselha-se: 1 - reler os captulos citados acima; 2 revisar todos os exerccios de classe feitos pelo professor das aulas acima citadas; 3 - refazer todos os exerccios da lista e alguns de casa A e casa B da apostila, como forma de reviso e fixao de contedos; 4 - apresentar de maneira eficiente o que se pede para avaliao.

AVALIAES:
As avaliaes constaro de dois itens diferenciados.

Trabalho - Lista:
Apresentar todos os exerccios da lista que constam do contedo da recuperao por escrito. Quando tratar-se de questo objetiva, isto , teste, obrigatrio colocar a alternativa correta, justificando a sua escolha com a resoluo. Esses exerccios valero 20% da nota de recuperao.

Entregar a Lista de Exerccios anexa, no dia da inscrio, com nome, nmero e srie separada da frente 1.

Avaliao:
Prova dissertativa valendo 80% da nota. BOM TRABALHO!

Lista de exerccios Qumica 2


1 - A distribuio eletrnica por camadas do tomo 26Fe56 , : a) K 2 L 8 M 8 N - 8 b) K 2 L 10 M 14 c) K - 2 L - 8 M 16 d) K - 2 L - 8 M - 14 N - 2 e) K - 2 L - 8 M - 18 N - 18 O - 8 P 2 2 - Vandio, elemento de transio, constitui componente importante do ao para produzir um tipo de liga que melhora consideravelmente a tenacidade, resistncia mecnica e corroso do ferro. Quantos eltrons h no subnvel 3d da configurao eletrnica do vandio? Dado : nmero atmico do vandio Z = 23 3 Faa a distribuio eletrnica por nveis e subnveis dos seguintes tomos: A Ca ,Z = 20 B Al, Z = 13 C Mo, Z = 42 ( Molibdnio) D Ce , Z = 58 (Crio) 4 - Qual o nmero atmico (Z) do tomo cujo subnvel mais energtico o 5d2 . 5 - A corroso de materiais de ferro envolve a transformao de tomos do metal em ons ferro com carga 2+ . Quantos eltrons h no terceiro nvel energtico do tomo neutro de ferro?Fe(Z = 26) a) 2 b) 6 c) 14 d) 16 e) 18 6 - Descreva de modo resumido as regras estudadas para distribuio em subcamadas e camadas eletrnicas, exemplificando com dois elementos escolhidos por voc. 7 - O que so ons? Como se formam? Escreva dois exemplos de tomos neutros e depois faa a distribuio eletrnica do seu on. Faa para um ction e para um nion. 8 - Um tomo possui 84 prtons, que tipo de on ele tende a formar? Qual a sua carga? 9 - dado o on Ca 2 + (Z = 20 e A = 40) Quantos eltrons, prtons e nutrons apresentam respectivamente esse on? Faa a sua distribuio eletrnica por subnveis. 10 - Quantas camadas eletrnicas apresentam um tomo de carbono que possui 6 eltrons? a) 2 b) 3 c) 5 d) 6 e) 7

11 - Considere as seguintes afirmaes: I - Quanto menor o raio do on, maior ser sua quantidade de eltrons quando comparado com seu tomo. II - O potencial de ionizao aumenta medida que o raio atmico aumenta em uma famlia. III - A afinidade eletrnica ser maior quando o raio atmico diminuir. Indique a alternativa correta: a) Todas so verdadeiras. b) Somente III verdadeira. c) Somente II e III so verdadeiras. d) Somente I verdadeira. e) Todas so falsas. 12 - Os elementos I, II e III tm as seguintes configuraes eletrnicas em suas camadas de valncia: I: 3s2 3p3 II: 4s2 4p5 III: 3s2 Com base nestas informaes, assinale a alternativa "errada". a) O elemento I um no-metal. b) O elemento II um halognio. c) O elemento III um metal alcalino terroso. d) Os elementos I e III pertencem ao terceiro perodo da Tabela Peridica. e) Os trs elementos pertencem ao mesmo grupo da Tabela Peridica. 13 - Um elemento metlico X reage com cloro dando um composto de frmula XCl. Um outro elemento Y, tambm metlico, reage com cloro dando um composto de frmula YCl2. As massas atmicas relativas de X e Y so prximas. a) Em que grupo da Tabela Peridica estariam os elementos X e Y? b) Consulte a Tabela Peridica e d o smbolo de dois elementos que poderiam corresponder a X e a Y. 14 - Analise as colunas a seguir e estabelea a correta associao entre elas, de acordo com a classificao peridica. I. B II. Ba III. Be IV. Bk V. Br a)actindeo b) alcalino c) alcalino terroso d) calcognio e) elemento de transio f) gs nobre g) halognio h) semimeta 15 - Considerando-se os elementos do 3 perodo da Tabela Peridica, responda: (consulte a tabela peridica) A Qual o elemento de menor raio atmico? B Qual o elemento de maior potencial de ionizao? 16 Os ons O2-, F -, Na +, Mg 2+ e Al 3+ possuem todos os mesmos nmeros de eltrons. Qual deles apresenta maior raio inico ? Justifique sua resposta. 17 - As sucessivas energias de ionizao do nitrognio esto representadas no grfico.

a) EXPLIQUE a variao observada nos valores de energia de ionizao entre o primeiro e o quinto eltron. b) EXPLIQUE por que o valor da energia de ionizao do sexto eltron muito maior do que a do quinto. Dados: N (Z = 7) 18 -Associar os nmeros das regies da tabela peridica esquematizada a seguir com: a) os metais alcalinos, b) os no-metais, c) os gases nobres, d) os metais de transio.

18 - Tem-se dois elementos qumicos A e B, com nmeros atmicos iguais a 20 e 35, respectivamente. a) Escrever as configuraes eletrnicas dos dois elementos. Com base nas configuraes, dizer a que grupo de tabela peridica pertence cada um dos elementos em questo. b) Qual ser a frmula do composto formado entre os elementos A e B? Que tipo de ligao existir entre A e B no composto formado? Justificar. 19 Qual o nome que se d propriedade peridica que corresponde a energia liberada quando um eltron adicionado a um tomo neutro gasoso ? 20 -Relativamente aos elementos A, B, C e D da tabela a seguir, correto afirmar que:

a) A e B pertencem mesma famlia da tabela peridica b) C metal alcalino terroso. c) A pertence famlia dos calcognios. d) B mais eletronegativo que A, C e D. e) tm nmero atmico igual a 2. JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA IDENTIFICANDO CADA ELEMENTO (FAMLIA ). 21 - Fazendo-se a associao entre as colunas a seguir, que correspondem s famlias de elementos segundo a Tabela Peridica, a seqncia numrica ser: 1- Gases Nobres 2- Metais Alcalinos 3- Metais Alcalinos Terrosos 4- Calcognios 5- Halognios

( ( ( ( (

) Grupo 1 A ) Grupo 2 A ) Grupo 6 A ) Grupo 7 A ) Grupo 8A

a) 1, 2, 3, 4, 5 b) 2, 3, 4, 5, 1 c) 3, 2, 5, 4, 1 d) 3, 2, 4, 5, 1 e) 5, 2, 4, 3, 1

22 - A - Como Mendeleiev disps os tomos na tabela peridica? B - Quantos perodos e famlias constituem a tabela peridica? C Qual foi a modificao feita por Moseley na disposio dos tomos , feita por Mendeleiev?

23 - O sal de cozinha constitudo de um composto qumico conhecido como cloreto de sdio. A que grupo da Tabela Peridica pertencem o sdio e o cloro que formam este composto? 24 - Elementos qumicos de um mesmo grupo apresentam propriedades qumicas semelhantes. Assim, podemos afirmar que o berlio, o magnsio, o clcio, o estrncio, o brio e o rdio, possuem propriedades semelhantes. A que grupo da Tabela Peridica pertencem os elementos citados? 25 - O oxignio (O), o enxfre (S), o selnio (Se), o telrio (Te) e o polnio (Po) pertencem ao grupo VI A da Tabela Peridica. Qual o nome dado ao grupo VI A? 26 Quais so os elementos pertencentes famlia dos metais alcalinos e da famlia dos halognios? 27 - As substncias X, Y e Z, slidas a temperatura ambiente, apresentam as propriedades fsicas resumidas na tabela adiante. Com base nestes dados, conclui-se que:

a) X uma substncia inica; Y e Z so substncias covalentes. b) X uma substncia inica; Y um metal e Z uma substncia covalente. c) X uma substncia covalente; Y e Z so substncias inicas. d) X e Y So substncia covalente e Z uma substncia inica. e) X, Y e Z so substncias inicas. 28 - Considere as propriedades: I. elevado ponto de fuso II. brilho metlico III. boa condutividade eltrica no estado slido IV. boa condutividade eltrica em soluo aquosa Quais So propriedades caractersticas de compostos inicos? 29 Escreva a frmula da substncia resultante da combinao qumica entre tomos de magnsio e nitrognio . Nmeros atmicos: Mg (Z = 12) ; N (Z = 7) 30 -Quando o elemento X (Z =19) se combina com o elemento Y (Z =17), obtm-se um composto, escreva a frmula molecular e cujo tipo de ligao existente neste composto. 31 Para formar a molcula de gua, ligam-se tomos de oxignio e hidrognio, escreva a frmula de Lewis(eletrnica) e a frmula estrutural plana da molcula de gua. 32 Escreva de maneira resumida o que diz a teoria que explica a existncia da ligao metlica ? 33 - Forma composto inico com o oxignio (Z = 8): a) hidrognio (Z = 1) b) hlio (Z = 2) c) ltio (Z = 3) d) carbono (Z = 6) e) nitrognio (Z = 7) JUSTIFIQUE ESCREVENDO A FRMULA DESSE COMPOSTO. 34 Nos cidos que possuem oxignio na frmula, normalmente os oxignios esto ligados ao elemento central e os hidrognios ligam-se aos oxignios. Consultando a tabela peridica para saber a que famlia pertence os tomos, escreva a frmula estrutural plana para os seguintes cidos : H2CO3 , H2SO4 , HNO3 . 35 - Dar a frmula do composto formado entre tomos do elemento qumico "X" de nmero atmico 16 e tomos do elemento qumico "Y" de nmero atmico 31.

36 - tomos de nmero atmico 3 e nmero de massa 7 ao reagirem com tomos de nmero atmico 8 e nmero de massa 16 o fazem em qual proporo de tomos? Escreva a frmula deste composto. 37 - A figura abaixo representa o tomo de um elemento qumico, de acordo com o modelo de Bohr.

(HARTWIG, D. R. e outros. "Qumica geral e inorgnica." So Paulo. Scipione, 1999.) Para adquirir estabilidade, um tomo do elemento representado pela figura dever efetuar ligao qumica com um nico tomo de outro elemento, cujo smbolo : a) C b) F c) P d) S e)Na JUSTIFIQUE ESCREVENDO A FRMULA MOLECULAR DESTE COMPOSTO. 38 - Os compostos abaixo formados a partir dos elementos oxignio, cloro, sdio magnsio e clcio devem apresentar qual tipo de ligaes qumicas e qual o estado fsico devem apresentar nas condies ambiente? Responda para cada um dos compostos. a) CaCO3 b) NaCl c) Mg d ) Na2O e) O2 39 - Para as molculas N2 (nitrognio) e N2H4 (hidrazina) pede-se: a) Escrever as respectivas estruturas de Lewis. b) Escrever a frmula estrutural plana. (Dados - Nmeros atmicos: H = 1, N = 7) 40 Qual o nmero de ligaes covalentes dativas e comuns das molculas: HNO3, SO2 e HClO4 ?
BONS ESTUDOS E BOAS FRIAS

You might also like