You are on page 1of 3

AT R A E R

Romanos 8.22,23

GM E E

Porque sabemos que toda a criao geme e est juntamente com dores de parto at agora. E no s ela, mas ns mesmos, que temos as primcias do Esprito, tambm gememos em ns mesmos, esperando a adoo, a saber, a redeno do nosso corpo. Jesus ao vir a este mundo como o Verbo encarnado, vindo da parte do Pai, propiciou ao homem a oportunidade de reconciliao com Deus, redeno e vida eterna. Aps consumar o plano de salvao, Jesus ascendeu aos cus com a promessa que voltaria novamente. Mas por que se faz necessrio o seu retorno a esta terra? No j realizou Ele nossa salvao? Sim e no. queles que j O fizeram seu Salvador tm certeza de vida eterna, mas falta algo a redeno do nosso corpo, bem como a redeno do planeta Terra. No decorrer das prximas linhas discorrerei sobre a salvao do homem e da Terra do ponto de vista escatolgico, haja vista que, ao criar este planeta e o homem para nele habitar, tudo era bom e muito bom, respectivamente. A queda do homem com Ado resultou em mudanas drsticas na terra, sob vrias perspectivas. A Segunda Vinda de Jesus to importante que mencionada 318 vezes no Novo Testamento, nos revelando que esse evento dar-se- em duas fases distintas. Na primeira fase Jesus vir para a Sua Igreja, a Noiva, e acontecer num abrir e fechar dolhos (1Ts 4.13-17; Mt 24.27,35-44; 1Co 15.50-58). J na segunda fase de Sua vinda, Ele retornar nas nuvens e todo o olho o ver. Aqui estabelecer um reino milenar (Ap 1.7; At 1.9-11). I. A Volta De Cristo Faz-se Necessria Porque O Homem Precisa Ser Restaurado Integralmente Corpo, Alma e Esprito. No texto bblico citado no incio, o Apstolo Paulo afirma que ns gememos esperando a redeno do corpo aguardamos, ento, a ressurreio daqueles que morreram em Cristo Jesus e nossa transformao daqueles que servem ao Senhor de um corpo que se degenera em um corpo de glria, incorruptvel, celestial. O mesmo apstolo afirma em 1Ts 4:13-17
13 14 15 16 17 No quero, porm, irmos, que sejais ignorantes acerca dos que j dormem, para que no vos entristeais, como os demais, que no tm esperana. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim tambm aos que em Jesus dormem, Deus os tornar a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que ns, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, no precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

O Senhor ao criar o homem, criou-o corpo, alma e esprito. Assim, a redeno dever abranger o homem em seu todo. Eis o motivo de Cristo Jesus morrer e ressuscitar; Ele as primcias1 dos que dormem (1Co 15.20-23). Assim, possuiremos um corpo que no mais envelhecer; um corpo perfeito, no qual no experimentaremos mais a dor e a fragilidade humana. II. A Volta De Cristo Faz-se Necessria Porque A Terra Tambm Precisa Ser Redimida. Paulo, o santo Apstolo, nos esclarece que toda a criao geme e est juntamente com dores de parto at agora... Mas, por que ela geme? Por que precisa ser redimida? Para isso precisamos voltar ao livro das origens, o Gnesis. O Senhor ao concluir a criao, idealizou que o homem fosse o deus desta terra. Ele entregou ao homem esta Terra, dando-lhe o domnio sobre todas as coisas, ordenando-lhe que dominasse e sujeitasse a criao
1

Aqui tem a denotao de o primeiro a ressuscitar num corpo glorificado.

1 - 64280401.doc

(Gn 1.26-28). Quando o homem cedeu tentao de Satans, atravs da serpente, no lugar de sujeitar, sujeitou-se vontade do tentador (Gn 3). Como conseqncia, Ado e Eva sofreram maldio, e a terra tambm. Assim, o pior aconteceu, o domnio da Terra passou para Satans. por isso que as Escrituras nos apresentam o Diabo como o prncipe deste mundo (Jo 12.31; 14.30; 16.11). Em uma das tentaes que Satans implementou contra Jesus no deserto, aps mostrar-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo, afirmou: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glria; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero (Lc 4.6). Em nenhum momento o Senhor Jesus disse que isso era mentira, simplesmente porque no o era. O mundo jaz no maligno (1Jo 5:19). Assim, a redeno propiciada por Jesus tambm visa a criao, pois ela encontra-se sob o domnio de Satans. O Senhor prometeu que haveria novos cus e nova terra. Mas, isso s ser possvel quando a possesso do planeta Terra passar novamente s mos do nosso Deus. Nunca se falou tanto em ecologia, em preservao do planeta. A globalizao to difundida hoje, envolve tambm problemas como aquecimento global, fome, epidemias e pestes como o vrus da AIDS e o Ebola. A terra geme com um volume cada vez maior de terremotos e maremotos as famosas tsunamis, vulces voltando atividade. Todos esses eventos so sinais que indicam a necessria vinda do Senhor para remir esta terra, somando-se a eles os falsos cristos, guerras, a multiplicao da cincia, a propagao do ocultismo e da bruxaria, a apostasia, o esfriamento da f (Mt 24; Dn 12:14; 1Tm 4.1; 2Tm 4:3,4; Jd 4). III. O Senhor Jesus Voltar Para Retomar A Posse da Terra Das Mos De Satans A Epstola aos Hebreus ao se referir ao Velho Testamento, mais especificamente aos livros da lei (Gnesis a Deuteronmio) diz:Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e no a imagem exata das coisas... (Hb 10.1). Existem determinadas coisas nesses livros que so mera sombra de verdades que se cumpriro no fim dos tempos. Uma delas, e que nos interessa aqui, est registrada em Levtico 25, onde se fala do Ano Jubileu. Ali, o Senhor ordenou que se guardasse o Ano Sabtico, ou seja, cultivava-se a terra seis anos e fazia a terra descansar no stimo ano. Depois, ordenou o Senhor (vv. 8-10):
8 Tambm contars sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te sero quarenta e nove anos. 9 Ento no ms stimo, aos dez do ms, fars passar a trombeta do jubileu; no dia da expiao fareis passar a trombeta por toda a vossa terra, 10 E santificareis o ano qinquagsimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos ser, e tornareis, cada um sua possesso, e cada um sua famlia.

Assim o Senhor ordenou o Ano Jubileu, para que o povo de Israel o observasse depois que entrassem na terra prometida. Nesse ano acontecia a redeno dos homens e da terra. Se algum dentre os israelitas se tornara escravo, no Ano Jubileu voltava a ser livre, se perdera sua propriedade, no Jubileu retornava sua possesso. A terra prometida foi dividida entre as tribos de Israel e por suas famlias perpetuamente. Na ocasio foi feito duas escrituras de possesso da terra uma era a escritura aberta, com a qual, se necessrio, negociavase, transmitindo a posse. A outra era fechada, selada com o selo da famlia. Somente um descendente da famlia tinha direitos sobre ela. Quando da ocasio do Ano Jubileu, o primeiro descendente da famlia poderia colocar-se junto porteira da terra, e, ao soar a trombeta do jubileu, ela reclamava a posse da terra de sua famlia, reavendo, assim, aquilo que por promessa foi dado sua famlia, quando de sua entrada na Terra Prometida. O que isso tem a ver com a redeno do Planeta Terra? Lembre-se que isso a sombra dos bens futuros, e no a imagem exata das coisas...; ela representa aquilo que o Senhor far. Lembra-se que falei que Ado entregou a posse desta Terra Satans? Quando o Senhor Jesus vier na segunda fase de Sua Vinda, ser exatamente isso o que far. O livro do Apocalipse nos revela isso com muita propriedade. No captulo 5, Joo, o Apstolo, aps ter sido arrebatado em esprito, ao Cu, escreve:
1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. 2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? 3 E ningum no cu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.

2 - 64280401.doc

4 5

E eu chorava muito, porque ningum fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos ancios: No chores; eis aqui o Leo da tribo de Jud, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

Que livro era esse que Joo viu? Simbolicamente era o termo de posse da Terra. Somente o descendente do Pai pode abri-lo Jesus. Assim como no Ano Jubileu, o Senhor Jesus vir no tempo determinado para reclamar o domnio desta Terra. Ao abrir os sete selos sobreviro a esta terra os juzos de Deus, ocasio em que Satans atingir a plenitude de seu domnio sobre esta terra atravs do Anticristo e do falso profeta. Ao chegarmos ao captulo 10 de Apocalipse Joo v um anjo forte com um livrinho aberto. Muitos estudiosos afirmam que o anjo que pe os ps sobre o mar e a terra o Senhor Jesus, devido suas caractersticas ser semelhante quelas descritas no captulo primeiro. Mas, o importante, nesse captulo, que a postura desse anjo nos revela algum que tem a misso de tomar a posse de algo. As vozes dos sete troves foram seladas para no soubssemos o seu contedo, mas o desenrolar da revelao aponta para o captulo 11. Nele, ao soar o toque da ltima trombeta Joo escreve (Ap 11.15):
E o stimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no cu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinar para todo o sempre.

Assim, depois de voltar de modo visvel a esta terra, descendo no monte das Oliveiras, conforme a promessa em Atos 1, o Senhor vencer Satans, o aprisionar por mil anos e reinar por este perodo. Ser o reino de paz. Muito embora o Diabo seja solto por um pouco de tempo, depois da batalha final, havero novos cus e nova terra e ento o Senhor Jesus ... quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, ento tambm o mesmo Filho se sujeitar quele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. (1Co 15.28). IV. Por Isso Todo Aquele Que Cr E Tem Essa Esperana Almeja A Sua Volta. Se voc um verdadeiro filho do Deus, permanea firme no Senhor Jesus, orando e desejando a Sua Vinda, pois nisso existe promessa de benos e recompensas, os galardes para todos aqueles que se mantm fiis e puros, como a Noiva de Cristo (Ap 22). Findo este artigo levando-o a pensar sobre a sua prpria salvao. Responda: Se voc morresse agora mesmo, ou se Jesus viesse nesse momento para arrebatar a Sua Igreja, voc subiria a encontrar-se com o Senhor nas nuvens? Afirmo que, se voc no respondeu de pronto, sinal que voc precisa voltar ao primeiro amor, ao amor de Deus que trs perdo e restaurao. Precisa ver onde caiu, e retornar, para que voc tenha plena certeza de sua redeno. Que o Senhor o abenoe. Maranata! Ora vem Senhor Jesus! Apocalipse 21 1 E vi um novo cu, e uma nova terra. Porque j o primeiro cu e a primeira terra passaram, e o mar j no existe. 2 E eu, Joo, vi a santa cidade, a nova Jerusalm, que de Deus descia do cu, adereada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3 E ouvi uma grande voz do cu, que dizia: Eis aqui o tabernculo de Deus com os homens, pois com eles habitar, e eles sero o seu povo, e o mesmo Deus estar com eles, e ser o seu Deus. 4 E Deus limpar de seus olhos toda a lgrima; e no haver mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque j as primeiras coisas so passadas.

Pastor Jos Jernimo Dantas Neto E-mail: jeronimodantas@ig.com.br

3 - 64280401.doc

You might also like