You are on page 1of 6

Historia da Escrita em Lngua portuguesa

Objetivo:
Descrever o desenvolvimento da escrita em lngua portuguesa desde o perodo arcaico at a poca contempornea.

Justificativa: A lngua que falamos atualmente resultado de muitas contribuies e mudanas. Para entendermos algumas particularidades da lngua portuguesa atual necessrio que busquemos na sua histria, desde a origem nos dialetos romnicos, justificativas para o perfeito entendimento de alguns aspectos de sua escrita formal contempornea. Introduo: Para que seja possvel estudar e analisar a suposta homogeneidade lingstica de uma lngua em determinado momento histrico preciso investigar como se chegou situao de aparente estabilidade contempornea dessa lngua. Constata-se, ento, no caso da histria da lngua portuguesa, que muitos foram os processos histricos e lingsticos que contriburam para seu estgio atual. Desde suas origens, como uma lngua neolatina, o portugus passou por diversas fases de evoluo. A lngua de Cames, na sua forma escrita, por muito tempo seguiu a estrutura da lngua me, o latim, na morfologia e etimologia principalmente, mas, a variante falada foi aos poucos introduzindo modificaes no idioma. As transformaes mais observveis so as de carter fontico, que foram se estabelecendo por processos diversos, como os de consonantizao, sonorizao ou assimilao, dentre vrios outros. E, como seria de se esperar de

uma lngua viva, estas transformaes ocorrem at os dias de hoje. Desenvolvimento: A Lngua Portuguesa, falada oficialmente em oito pases, resultado das transformaes ocorridas no latim vulgar e de muitas contribuies de outros povos, de outras culturas que habitaram a Pennsula Ibrica. Aspectos dessas mudanas e contribuies podem se manifestar na escrita e/ou na oralidade. Da, precisarmos, muitas vezes, buscar na gramtica histrica e na etimologia as justificativas para as manifestaes sincrnicas da lngua. A lngua portuguesa, assim como todas as neolatinas, teve sua origem na lngua falada pelos soldados, mercadores e camponeses romanos, o latim vulgar, do povo inculto (sermo vulgaris), no na lngua clssica, a variante escrita. Aps esse primeiro momento, com os romanos, a pennsula foi invadida por povos germnicos, cuja presena teve papel decisivo no rompimento com a unidade lingstica romana. Assim, o latim falado na regio modificou-se rapidamente, diversificando-se em vrias direes. Os povos germnicos permaneceram na pennsula de 409 a 711, quando se deu a invaso rabe. Estes foram expulsos pelos reis catlicos durante o processo de Reconquista, que findou em 1249. Todo esse processo levou formao de trs lnguas, o galego-portugus, o castelhano e o catalo. Antes de consolidar-se como lngua o portugus j trazia no seu lxico prhistrico contribuies das culturas que dominaram a Pennsula Ibrica. Dentre estes aportes podemos citar o rabe, o bero, o Celtico, o Grego e o Germnico entre outros. Desde suas origens, o portugus passou por diversas fases de evoluo. Traz na sua fase Pr-histrica, a base do latim vulgar. Esta fase, que vai at o sculo IX, materializou-se nos primeiros documentos da nossa incipiente lngua, que na verdade tinha ainda muito do latim. Seus primeiros textos eram ainda escritos em latim-portugus ou eram, na maioria das vezes, uma simples traduo do latim ao portugus, como no exemplo abaixo:

In Christi nomine. Amen. Eu Eluira Sanchiz offeyro o meu corpo aas virtudes de Sam Saluador do moensteiro de Vayram, e offeyro co, no meu corpo todo o herdamento que eu ey em Centegus e as trs quartas do padroadigo dessa eygleyga e todo hu herdamento de Crexemil, assi os das sestas como todo u outro herdamento: que u aia u moensteyro de Vayrampor em saecula saeculorum. Amen. (Testamento 1193) Seguindo-se a evoluo da lngua, temos a fase Proto-histrica, que vai do sculo IX ao XII. Neste perodo histrico da lngua portuguesa surgem os primeiros documentos, de carter forenses, escritos em latim brbaro. Estes textos continham muitos elementos evolutivos provenientes da oralidade, como se pode observar em noticia de torto. ...noticia de torto que fecerum a Laurencius Fendandiz, por plazo, que fece Gonauo Ramiriz antre suos filios, e Loureno Fernandiz, quale podedes saber, e oue auer derdade, e dauer tanto quome unos filios, dquanto podesem auer de bona de seuo pater e filios seu pater e sua mater:... (NASCENTES: 2009, pg 122) O portugus se formou inicialmente como galego-portugus ao norte da pennsula, onde hoje a Galcia. Posteriormente, surge no final do perodo Protohistrico a poesia trovadoresca. A exemplo Cantiga Damor (Paio Soares de Taveirs). Como morreu quen nunca bem Ouve da ren que mais amou E quem viu quanto receou Dela e foi morto por em, Ay, mha senhor, assi moyreu! A partir do sculo XII, comea a caracterizar-se a fase histrica da lngua portuguesa, que costuma ser dividida para fins didticos em Arcaica e Moderna. A fase Arcaica vai do sculo XII ao sculo XVI, onde se observam as transformaes mais marcantes, no lxico, na morfologia e principalmente na fontica.

As mudanas de ordem fontica que se processam da em diante se distribuem em voclicas (vocalismos) e consonantais (consonantismos). O portugus herdou do latim as vogais a, , , i, , , u, que sofreram algumas transformaes como, ditongao e crase. As vogais tnicas, fortes, conservaram-se na maioria dos casos. As tonas, fracas, enfraquecem-se e chegam ao ponto de desaparecer, embora se conservem em alguns casos, de acordo com NASCENTES (2009). As vogais tnicas livres do latim tambm se conservaram em portugus. Exemplos: O latim pratu, tornou-se prado; O latim celu, tornou-se cu; O latim novu, tornou-se novo; No consonantismo influi bastante a posio (consoantes iniciais, internas e finais). As consoantes iniciais em geral se conservam: latim corpus > portugus corpo; latim gustu > portugus > gosto. De modo que foram muitas as transformaes por que passou a nossa lngua. J em territrio brasileiro, o idioma luso sofreu influencias de lnguas indgenas e tambm de lnguas africanas. De origem indgena, por exemplo, temos: buriti, curi, capim, sucuri, tijuca, etc. De origem africana, temos: abar, acaraj, maxixe, orix, samba, senzala, etc. Identificar as transformaes ocorridas na lngua portuguesa em seu trajeto evolutivo pode contribuir para o ensino sincrnico da Lngua Portuguesa. As transformaes mais observveis so as de carter fontico, que foram se estabelecendo por vrios processos conhecidos genericamente por metaplasmos. Mas, como de se esperar de uma lngua viva, estas transformaes no cessam, ocorrem at os dias de hoje.

Consideraes finais:

Uma lngua apresenta variabilidade em mltiplas direes, inclusive, e de forma contnua, no eixo diacrnico. A homogeneidade de uma comunidade lingstica proposta por Chomsky apenas conceitual e hipottica, com o fim de simplificar as pesquisas lingsticas; nenhuma lngua pode ser observada como um sistema rgido e uniforme. Recentemente a lngua portuguesa sofreu novas transformaes; desta vez de carter sociolingstico. Modificaes estabelecidas por lei, mediante acordo internacional, buscam uniformizar a escrita da lngua em todos os pases falantes do idioma luso. A iniciativa interessante porque estabelece uma forma nica de comunicao escrita que visa atender ao intercambio entre falantes nacionais e internacionais. Alm disso, firma uma lngua escrita comum, duradoura e com amplo poder de comunicao. Por outro lado, observa-se que a reforma, como seria de se esperar, no consegue engessar a lngua, portanto, alguns aspectos fogem ao controle total da gramtica. Podemos citar como exemplo a complexidade do uso do hfen. A situao to complicada que nem mesmo os gramticos se entendem. Se consultarmos, por exemplo, no dicionrio da Academia Brasileira de Letras, a palavra para-brisa a encontraremos grafada como apresentada, com hfen, porm, se buscarmos a mesma palavra no dicionrio Soares Amora da Lngua Portuguesa a encontraremos grafada parabrisa, sem hfen, portanto. No dicionrio Houaiss, encontraremos o vocbulo para-raios, enquanto a mesma palavra, no dicionrio Soares Amora da Lngua Portuguesa encontra-se grafada pararraios, sem hfen e com a consoante dobrada. Portanto, se por um lado a Reforma simplifica as coisas, por outro, apresenta ainda muitos pontos obscuros que precisam ser repensados numa reviso futura. Enquanto isso a lngua continua evoluindo e a variante falada vai se distanciando cada vez mais do que prescreve a norma culta, a lngua escrita.

Referncias bibliogrficas: INSTITUTO ANTONIO HOUAISS. Escrevendo Pela Nova Ortografia. So Paulo: Publifolha, 2008. NASCENTES, Antenor. Elementos de Filologia Romnica. 1. Ed. Rio de Janeiro: Botelho Editora, 2009. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. Instrucional de Lingustica II. Disciplina de Lingustica II. Curso de Letras. Rio de Janeiro: 2008. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. Instrucional de Histria da Lngua Portuguesa. Disciplina de Histria da Lngua Portuguesa. Curso de Letras. Rio de Janeiro: 2008.

You might also like