You are on page 1of 6

F A C E N S Faculdade de Engenharia de Sorocaba

INSTRUMENTAO E CONTROLE - LISTA DE EXERCCIOS M2 - 2011 1 Questo Enumere e explique o funcionamento das principais tcnicas de medio de presso. 2 Questo Um sistema de controle utiliza uma sonda capacitiva para medir a presso de uma caldeira.

Sendo a faixa de medio de 0 a 25 bar e o sinal de sada de 4 a 20 mA, determine: a) Quais devem ser os parmetros de incio e fim de escala do controlador para que ele indique a presso em bar; b) Quais devem ser os parmetros de incio e fim de escala do controlador para que ele indique a presso em Pa; c) Qual o valor da presso em psi para um sinal de 9 mA; d) Qual deve ser o valor do ajuste de offset para que no haja erro de leitura, sabendo que o sensor envia um sinal de 8 mA para uma presso de 7,0 bar; 3 Questo A presso uma varivel que exige cuidados especiais no projeto do sistema de controle, pois tem influncia direta na segurana da planta industrial. Considerando um sistema de transferncia de fludo semelhante ao utilizado na sala de aula, composto por sensor de presso ativo com sada 4 20 mA (3 fios), bomba hidrulica 220VCA (comandada pelo controlador) e alarme de sobre presso atravs de lmpada incandescente 127VCA, determine: a) Todas as conexes eltricas para que o sistema funcione corretamente:

FACENS INSTRUMENTAAO E CONTROLE Prof. Willerson Moreira Ferraz

F A C E N S Faculdade de Engenharia de Sorocaba

b) Os principais parmetros do controlador que devem ser configurados para que o HW7000 seja capaz de ler o sensor de presso, acionar a bomba hidrulica sempre que a presso for inferior a 1,5 bar e acionar o alarme luminoso para presso superior a 5,0 bar (consulte o manual do equipamento para responder esta questo). 4 Questo Explique detalhadamente a funo, aplicao e funcionamento de um inversor de freqncia. 5 Questo Quais so os principais parmetros de configurao de um inversor de freqncia? 6 Questo Esboce o esquema eltrico para que a esteira ilustrada abaixo possa funcionar corretamente, considerando que o sistema composto por sensores de proximidade com sada transistor 24 V, nano CLP com entrada 24 V e sada rele, inversor de freqncia (semelhante ao utilizado nas aulas de instrumentao) e motor trifsico de corrente alternada .

7 Questo Desenhe e especifique um sistema bsico de controle de vazo, contendo: a) Reservatrio e/ou tubulao; b) Sensor (Tipo / Faixa de medio / Sinal de sada / Sensibilidade); c) Controlador (Tipo / Sinal de entrada / Tipo de controle / Tipo e quantidade de sadas) d) Elemento final de controle (bombas, vlvulas, etc.); Explique o funcionamento do sistema e a funo individual de cada bloco. 8 Questo Com base no sistema de instrumentao abaixo, determine:

FACENS INSTRUMENTAAO E CONTROLE Prof. Willerson Moreira Ferraz

F A C E N S Faculdade de Engenharia de Sorocaba


Medio de vazo
30 25 Sada (Hz) 20 15 10 5 0 0 1 2 3 4 5 6 Vazo (L/S) 7 8 9 10

a) b) c) d) e) f)

A representao do sistema utilizando a simbologia padronizada; A forma de onda da sada para sensor alimentado em 12 VCC e vazo de 5 L / S; A forma de onda da sada para sensor alimentado em 15 VCC e vazo de 8 L /S; O valor no totalizador para vazo de 4 L / S (aps 1 minuto de medio); O valor no totalizador para vazo de 9 L / S (aps 1 minuto de medio); A mxima vazo para uma leitura confivel considerando que a freqncia mxima da entrada do totalizador de impulsos de 15 Hz.

9 Questo Vazo pode ser definida como sendo a quantidade volumtrica, mssica ou gravitacional de um fludo que passa atravs de uma seo de uma tubulao por unidade de tempo. Com base nos conceitos abordados, determine: a) O diagrama de blocos de um sistema de controle de vazo contendo reservatrios, tubulaes, sensor, controlador e atuador (vlvula proporcional); b) A representao do sistema do item a utilizando a simbologia padronizada; c) O grfico da funo de transferncia do sensor (turbina), considerando que o mesmo apresenta offset de 5 Hz e sensibilidade de 2,5 Hz / (L/S); d) As tcnicas de medio que poderiam ser utilizadas para eliminar os danos da perda de carga causada por sensores do tipo turbina. 10 Questo Um determinado sistema de posicionamento constitudo de um potencimetro angular de 5 voltas, 1K , 1/2 W.

FACENS INSTRUMENTAAO E CONTROLE Prof. Willerson Moreira Ferraz

F A C E N S Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Sabendo que o instrumento que l a posio instantnea do cursor tem impedncia de entrada de 1 M e que o curso total de movimento do eixo que est sendo monitorado de 180, determine: a) A mxima tenso que pode ser aplicada entre os terminais do potencimetro; b) O circuito eltrico equivalente (fonte de alimentao, potencimetro, instrumento); c) A faixa de tenso de entrada do instrumento considerando que o curso total de movimento do eixo que est sendo monitorado de 180; d) A tenso na entrada do instrumento para cursor em 89; e) O nmero de pulsos para cursor em 89, substituindo o potencimetro angular por um encoder incremental de 500 PPR; f) A sada absoluta (em cdigo binrio) para cursor em 89, substituindo o encoder incremental por um encoder absoluto de 10 bits; 11 Questo Um determinado sistema de posicionamento constitudo de um encoder incremental de 500 ppr, 12VCC +/- 35%

Sabendo que o sistema monitora a posio instantnea de um eixo e a visualizao feita atravs de um contador de impulsos, responda: a) Qual a mxima tenso que pode ser aplicada no encoder? b) Qual a posio angular do eixo quando o contador totalizar 237 pulsos? c) Qual deve ser o fator de multiplicao para transformar a quantidade de pulsos na posio angular instantnea? d) Qual rotao mxima do eixo sabendo que o contador tem freqncia mxima de contagem de 10 KHz? 12 Questo Para um encoder absoluto com resoluo de 12 bits defina o cdigo de sada para posicionamento de 500.

FACENS INSTRUMENTAAO E CONTROLE Prof. Willerson Moreira Ferraz

F A C E N S Faculdade de Engenharia de Sorocaba

13 Questo Um sistema de controle de produo precisa monitorar a quantidade de peas que passam por uma esteira.

Sabendo que a pea metlica e que a totalizao feita atravs de CLP com entrada digital 24 VCC, determine: a) Quais so os sensores mais indicados para este tipo de controle? b) Considerando o tempo de resposta do nano CLP e do transdutor, existe alguma limitao de velocidade para a esteira? Explique. c) A distncia entre a pea e o sensor influencia no processo de controle? Explique. 14 Questo Com base em seus conhecimentos de instrumentao determine de que tipo de sensor de proximidade se trata a especificao abaixo: Montados em invlucros de metal e material sinttico; Dimenses compactas e construo robusta, resistentes a choques e vibraes; Sistema ptico com lentes de focalizao com forte concentrao luminosa (garantia de funcionamento com elevada margem de segurana); Receptores dotados de fototransistores de silcio; Projetores com lmpadas de longa vida e filamento posicionado; Distncia nominal de trabalho de 200 a 4000 mm; Menor objetado detectado: 10 mm; 15 Questo O que pneumtica? 16 Questo O que so compressores e quais so seus principais parmetros de especificao? 17 Questo Um sistema pneumtico apresenta elevada queda de presso nos pontos mais distantes. Enumere quais seriam as possveis causas do problema e quais os cuidados que devemos tomar no projeto da rede de ar comprimido para garantir um bom funcionamento do sistema.
FACENS INSTRUMENTAAO E CONTROLE Prof. Willerson Moreira Ferraz

F A C E N S Faculdade de Engenharia de Sorocaba

18 Questo Explique detalhadamente o funcionamento do circuito abaixo.

FACENS INSTRUMENTAAO E CONTROLE Prof. Willerson Moreira Ferraz

You might also like