You are on page 1of 5

INSTRUES DE COLETA

 necessrio estar em jejum para realizar qualquer exame?


No. A maior parte dos exames no necessita de jejum prvio. No entanto, alguns exames necessitam de tempos especficos de jejum antes de sua realizao.

 Quais os tempos de jejum necessrios para os exames que tm necessidade dele?


Depende do exame. Cada exame tem um tempo de jejum especfico para sua realizao. Exemplificamos alguns mais frequentes: Glicose, Insulina, Peptdeo C, Glucagon: 8 a 12 horas. Triglicerdeos: 12 a 14 horas. Ferro, IGEs especficas: 4 horas.

 Como fica o jejum quando o mdico solicita exames que precisam de jejum junto com outros que no precisam?
Esta uma situao que ocorre com certa frequncia e, nesse caso, o jejum deve ser feito conforme a necessidade do exame que exige mais tempo de jejum.

 A ingesto de gua quebra o jejum?


No. A ingesto de gua suficiente para satisfazer a hidratao normal no significa que o jejum tenha sido quebrado. Convm lembrar que em excesso pode interferir nos exames de urina.

 Pode-se tomar caf puro durante o jejum?


No. Diferentemente da gua, a ingesto de caf pode causar interferncia nos resultados de determinados exames. Por isso, deve-se evitar seu consumo seja puro, com acar ou adoante.

 O fumo permitido antes da coleta?


No. O fumo pode levar a concentrao dos cidos graxos, Adrenalina, Aldosterona, Cortisol, entre outros.

 O esforo fsico interfere em exames laboratoriais?

Sim. Pode causar aumento da atividade srica de algumas Enzimas como Creatinoquinase, Aldase e Aspartato Aminotransferase, podendo persistir por 12 a 24 horas aps realizao de exerccio.

 O que exame de glicose ps-prandial?


um exame que dosa a glicose (acar) no sangue, aps uma refeio.

 Existe uma dieta ou refeio especial a ser feita para a realizao desse exame?
Geralmente no. Ele deve ser realizado aps uma das refeies habituais ( a refeio normal do dia-a-dia). Preferencialmente, esta refeio o almoo, pois contm todos os nutrientes em quantidades suficientes para uma avaliao adequada. Conforme a indicao do seu mdico pode haver, entretanto, necessidade de realizao deste exame em outro horrio (por exemplo: caf da manh, lanche, etc.). Neste caso, deve ser seguido o horrio recomendado pelo mdico. Em casos especiais, o seu mdico poder definir para o seu paciente o que deve ingerir na refeio e dever ser feita a alimentao recomendada por ele.

 H alguma recomendao durante a coleta para o exame de glicemia ps-prandial?


No. O paciente deve idealmente manter as suas atividades habituais do dia-a-dia.

 Quanto tempo aps a ingesto da refeio deve ser coletado o sangue para a dosagem da glicose?
Geralmente duas horas aps o incio da alimentao. Conforme cada caso, o seu mdico poder solicitar um tempo diferente deste para a coleta (por exemplo, uma hora aps).

 Se o meu mdico der uma orientao diferente das fornecidas pelo laboratrio, qual seguir?
As orientaes fornecidas pelo laboratrio servem como um padro de orientao sobre as condies ideais para a realizao dos exames. No entanto, o mdico pode se deparar com situaes que exigem condies especiais. Assim, sempre que o mdico fizer uma orientao especial, esta deve ser seguida. O ideal que esta orientao venha por escrito no pedido mdico.

 Instrues

para

coleta

de

urina

para

urocultura

bacterioscopia.
- Colher preferencialmente a primeira urina da manh ou dar um intervalo mnimo de 4 horas aps a ltima mico; - Usar sempre recipiente estril, fornecido pelo laboratrio;

- Rotular o recipiente com nome completo; - Iniciar mico. Desprezar o 1 jato da urina, sem interromper a mico, e recolher o jato mdio, evitando encher o frasco at a tampa. Desprezar tambm o jato final. Fechar o frasco imediatamente; - Aps a coleta, trazer ao laboratrio no prazo mximo de uma hora at o momento de sair de casa; - Informar se est ou esteve em uso de antibiticos e/ou antisspticos urinrios.

 HIGIENE
- Homem: Lavar as mos, em seguida lavar o pnis, retraindo todo o prepcio, enxaguar e secar com gaze estril ou toalha bem limpa. - Mulher: No momento da higiene e da coleta, manter os grandes lbios afastados. Lavar a regio genital de frente para trs, enxaguar e secar com gaze estril ou toalha bem limpa. No usar duas vezes a mesma gaze. Nunca inverter este movimento. - Criana: Colher sempre que possvel, no laboratrio com cuidados especiais de assepsia.

 Instrues de coleta de Urina para EAS


- Colher preferencialmente a primeira urina da manh ou dar um intervalo mnimo de 4 horas aps a ltima mico; - Usar sempre recipiente fornecido pelo laboratrio; - Rotular o recipiente com nome completo; - Iniciar a mico. Desprezar o primeiro jato da urina, sem interromper a mico, e recolher o jato mdio, evitando encher o frasco at a tampa. Desprezar tambm o jato final. Fechar o frasco imediatamente; - Depois de colhida, trazer ao laboratrio no pra zo mximo de uma hora; - Informar se est ou esteve em uso de antibiticos e/ou antisspticos urinrios.

 HIGIENE
- Homem: Lavar as mos em seguida o pnis, retraindo todo o prepcio, enxaguar e secar com gaze estril ou toalha limpa. - Mulher: No momento da higiene e da coleta, manter os grandes lbios afastados. Lavar a regio genital de frente para trs, enxaguar e secar, usando gaze estril ou toalha bem limpa. No usar duas vezes a mesma gaze. Nunca inverter este movimento. - Criana: Colher sempre que possvel, no laboratrio com cuidados especiais de assepsia.

 Instrues para coleta de Urina de 24 Horas.


- Esvaziar a bexiga pela manh, ao se levantar, desprezando esta urina. Marcar rigorosamente a hora; - Da por diante, colher todas as urinas do dia e da noite seguinte; - No dia seguinte, colher tambm a primeira urina, na mesma hora em que foi esvaziada a bexiga no dia anterior; - Guardar toda a urina de cada mico (nada deve ser desprezado); - No necessrio guardar separadamente qualquer um das urinas. Logo que o primeiro frasco estiver cheio, passar para o segundo e assim por diante; - No perder nenhuma poro de urina de qualquer mico. Se isto acontecer, haver erro. Evitar excesso de lquidos no dia da coleta da urina; - Terminada a coleta, trazer ao laboratrio toda a urina colhida nas 24 horas; - Utilizar recipiente limpo, bem vedado (recipiente de gua mineral ou fornecido pelo laboratrio); - Comunicar sempre ao laboratrio sobre a conservao da urina. OBS: Para o exame CLEARENCE DE CREATININA, dever ser informado ao laboratrio o peso e a altura do paciente. Este dever comparecer ao laboratrio em jejum para colher sangue para dosagem de creatinina sangunea, quando for entregar a urina.

 Instrues de coleta para fezes EPF


- No usar laxativos para colher as fezes (s a critrio mdico);

- Urinar no vaso sanitrio antes da evacuao para no contaminar as fezes com urina; - Colher as fezes do dia e trazer imediatamente para o laboratrio; - Se no puder entregar no mesmo dia, manter em geladeira at o dia seguinte.

You might also like