You are on page 1of 6

BOLETIM TCNICO COMMODITIES

ARAZYN 1.0 - BOLETIM TECNICO DA FAMILIA

ARA QUMICA S/A. RUA ARTHUR CSAR, 200 18147-000 ARAARIGUAMA SP BRASIL TEL: 0 (XX) 11 4136 1900

BTE DOCUMENTO 000162

RESINA POLISTER INSATURADO, ORTOFTLICA, BAIXA REATIVIDADE, CRISTAL:


DESCRIO: A resina padro da famlia AZ 1.0 de baixa reatividade e pr-acelerada apresenta, no estado lquido, viscosidade mdia, alta transparncia e ausncia de colorao. Aps cura, apresenta rigidez, alta transparncia e cristalinidade. Na mesma famlia, existem outras resinas com caractersticas especficas quanto viscosidade, absoro de raios UV, tixotropia, pigmentao, tempo de gel e no acelerao (NPA). Consultar o departamento tcnico da AraAshland. Fundio de Objetos de Artesanato e Decorao: painis, vitrais, tampos de mesa, bijouterias, esttuas, trofus. Fundio de Peas para Sanitrios: assentos sanitrios , saboneteiras, lixeiras, porta-toalhas, lavatrios etc. Indstria de Botes : centrifugao e bastes. Com Fibra de Vidro na Construo Civil: telhas (processo manual), domus e venezianas.

OUTRAS RESINAS

SUGESTES DE USO

A resina padro da famlia AZ 1.0 aceita como produtos modificadores, corantes na forma pura ou pigmentos na forma de pastas de polister no reativo, monmero de estireno como diluente, absorvedores de raios UV, promotores ou inibidores especiais para acelerar ou retardar a cura, agentes tixotrpicos e outros. H necessidade de testes para identificar o grau de aceitao de cada um desses aditivos. Certamente, a adio deles afeta as caractersticas da resina padro. Em caso de dvidas, consultar o departamento tcnico da AraAshland. PROPRIEDADES DA RESINA LQUIDA AZ 1.0 - Padro Viscosidade Brookfield(25C/LVF sp 2/12 rpm) , cps Gel Time ( 25C c/ 1,0 g MEK-P em 100 g resina), minutos Intervalo de Pico, minutos Pico Exotrmico, C ndice de Acidez (em soluo), mg KOH/g resina Aspecto Cor(curada) Teor de Slidos, %

1400-1800 10- 14 max. 22 max. 150 max. 30 cristal incolor min. 68 %

OBS: Os valores das propriedades acima obtidos resultam da resina AZ 1.0 na sua forma original (padro) Qualquer produto adicionado mesma, afetar tais valores. O catalisador (MEK-P) usado, possui teor de oxignio ativo de 8,9 a 9,1% e umidade mxima de 3%. CURA: Usar MEK-P como catalisador num teor que pode variar de 0,6 2,0%. A escolha do teor de MEK-P est diretamente ligada espessura e volume da pea, bem como temperatura ambiente.

Marca registrada da Ara Qumica S. A.

Nota: Os dados e resultados de laboratrio contidos neste boletim foram determinados pela Ashland atravs de mtodos de anlise especficos. A Ara Qumica/Ashland no garantem a duplicao destes resultados por terceiros. Todos os dados apresentados so fornecidos de boa f e, tendo a inteno de ser precisos. Os valores so orientativos e todas as recomendaes ou sugestes contidas ou baseadas neste boletim devero ser avaliadas pelo cliente a fim de determinar a aplicabilidade ou adequao para seu uso particular. Todas as etiquetas e notas de precauo devem ser lidas e entendidas pelo cliente. Consulte a Ara Qumica e as regulamentaes oficiais para maiores informaes adicionais sobre segurana e sade no manuseio do produto. O cliente responsvel por estar em acordo com a aplicabilidade das leis federais, estaduais ou municipais e regulamentos que cubram o uso do produto. Deve-se dar maior ateno s aplicaes do consumidor final. A liberdade de uso de qualquer patente pertencente a Ashland ou outros no est includa neste documento.

ARAZYN 1.0 (continuao)


PROPRIEDADES MECANICAS VALORES TPICOS* PROPRIEDADES FSICAS DA RESINA CURADA** A 25 C SEM REFORO (ps-cura 2 horas 80C): TESTE Resistncia Trao, psi Mdulo na Trao, psi X105 Alongamento, % Resistncia Flexo, psi Mdulo na Flexo, psi X105 Temperatura de Distoro Trmica, C Dureza Barcol , 2 horas VALOR 8.100 2,85 3,2 12.000 4,0 65 35-40 B MTODO DE TESTE ASTM D-638 ASTM D-638 ASTM D-638 ASTM D-790 ASTM D-790 ASTM D-648 ASTM D-2583

*Valores Tpicos: Baseados em materiais testados em nossos laboratrios, mas com variao de amostra para amostra. Valores tpicos no devem ser considerados como uma garantia de anlise de algum lote especfico ou como item de especificao. ** Sistema de Cura: 1,0 g MEK-P em 100 de resina, seguido de ps-cura de 2 horas 80 C. EMBALAGEM PADRO: IDENTIFICAO REQUERIDA: CDIGO: Tambor no retornvel com 220 kg (peso lquido) Lquido inflamvel AZ 1.0#00 (padro) AZ 1.0#XX (outras resinas da mesma famlia)

MANUSEIO: A resina AZ 1.0 contm produtos que podem ser perigosos se no forem manuseados adequadamente. O contato com a pele e olhos deve ser evitado e necessrio o uso de EPIs (Equipamentos de Proteo Individual). A AraAshland mantm a FISP (Folhas de Informaes de Segurana de Produto) de todos os seus produtos disposio do consumidor. As FISPs contm informaes de segurana, sade e procedimentos adequados de manuseio, a fim de proteger seus empregados e consumidores. ARMAZENAMENTO RECOMENDADO: Tambores: Manter temperatura de 25C ou menor. O tempo de vida do produto na estocagem diminui com o aumento da temperatura de estocagem. Evite exposio s fontes de aquecimento tais como luz do sol ou tubulaes de vapor. Manter a embalagem vedada para prevenir contra umidade e evaporao do estireno. Tanques: Armazenar em tanques de ao inoxidvel ou revestido com tinta de base epxi ou fenlica. Verifique as condies de armazenagem de forma a evitar umidade e/ou calor VIDA TIL: Este produto tem vida til limitada. Quando armazenado de acordo com as recomendaes acima, o produto tem vida til mnima de 03 (trs) meses.

ARAZYN 1.0 (continuao)

ARAZYN 1.0 (continuao)

ARAZYN 1.0 (continuao)

You might also like