You are on page 1of 73

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS ESEFFEGO- UNIDADE UNIVERSITRIA DE GOINIA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO FSICA E FISIOTERAPIA DE GOIS COORDENAO DO CURSO

DE EDUCAO FSICA

DAIANA RODRIGUES DE LIMA

ESEFFEGO: Da aptido fsica Cultura Corporal interfaces de uma histria

GOINIA,GO, 2011.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS ESEFFEGO- UNIDADE UNIVERSITRIA DE GOINIA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO FSICA E FISIOTERAPIA DE GOIS COORDENAO DO CURSO DE EDUCAO FSICA

DAIANA RODRIGUES DE LIMA

ESEFFEGO: Da Aptido Fsica a Cultura Corporal interfaces de uma histria

Trabalho final de curso apresentado em forma de monografia, como exigncia curricular para obteno do certificado de professor licenciado em Educao Fsica pela ESEFFEGO/UEG, sob a orientao da professora Esp. Michelle Ferreira de Oliveira.

GOINIA,GO, 2011

DAIANA RODRIGUES DE LIMA

ESEFFEGO: Da aptido Fsica Cultura Corporal- Interfaces de uma histria

Trabalho Final de Curso apresentado em ______ de______ de______, aprovado pela Banca Examinadora constituda pelos membros:

__________________________________________________ Prof Esp. Michelle Ferreira de Oliveira (Orientadora)

___________________________________________________ Prof. Ms. Srgio de Almeida Moura (Parecerista) _____________________________________________________ Prof. Ms. Jeferson Moreira dos Santos (convidado)

DEDICATRIA

Dedico o presente trabalho comunidade eseffeguiana como forma de agradecimento pelo curso do qual desfrutei, aprendi e vou carregar comigo para resto da vida, espao onde me formei professora de Educao Fsica dentro de um olhar singular longe do que eu esperava encontrar, um local de formao de professores em busca da melhoria da sociedade que nos cerca, dando enfoque uma formao critica. Desmitificando em mim o senso comum do que era Educao Fsica e me capacitando a trabalhar em diferentes espaos.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a Deus por ter me abenoado com a oportunidade de ingressar e exercer todas as funes necessrias para ingressar nesta universidade, dando-me fora e persistncia nos momentos mais conturbados de minha formao. Agradeo aos meus pais Luiz e Leila, que acima de tudo acreditaram em mim a todo tempo, dando crdito as minhas potencialidades, e acreditando em minhas capacidades. Agradeo a minha irm Tatiane que sempre me apoiou tendo em mim um ponto de referencia de como ser, me encorajando a me tornar-me cada dia melhor e mais empenhada em meus estudos. Agradeo ao meu marido companheiro Leandro que me apoiou a cada deciso tomada, trabalhou comigo na elaborao do presente trabalho, dando toda assistncia necessria para o desenvolvimento do mesmo. Agradeo a minha professora orientadora Michelle Oliveira, que me forneceu a literatura necessria dando todo aporte a minha pesquisa, sendo companheira e uma pessoa a se carregar para o resto da minha vida. Agradeo ao quadro de funcionrios da ESEFFEGO que se disponibilizaram a dar toda assistncia ao meu trabalho dando relatos dos acontecimentos que permearam a instituio dentro do recorte do meu trabalho. Agradeo aos meus colegas de sala, amizades verdadeiras que se concretizaram, e em especial a minha amiga de todos os perodos Nai Marjore Marrone Alves, que foi companheira amiga, tolerante a todo o momento, me incentivando durante toda a minha vida acadmica at ento. Agradeo ao Professor Srgio de Almeida Moura, que durante todo curso foi fonte de inspirao para mim dando suporte a todas as minhas dvidas no s durante a realizao deste trabalho, mas durante toda a minha trajetria acadmica.

6 Agradeo a professora parecerista da minha banca de qualificao Llian Brando que durante a banca me indicou diversos autores que cito em meu trabalho e que fundamentam a minha pesquisa. Agradeo ao funcionrio Ivo, patrimnio vivo da ESEFFEGO que foi companheiro nas horas mais difceis, nos fazendo sorrir em momentos difceis, se mostrado preocupado comigo durante todo perodo em que estive na instituio e merecedor de todos agradecimentos possveis. Agradeo a minha amiga rika Mendes Costa que me acompanha todo momento, primeira companheira do estgio que a partir de ento me auxiliou neste trabalho, e em todos os outros. Agradeo ao professor Paulo Ventura por ter se disponibilizado a encontrar o pessoal necessrio a minha pesquisa, bem como por sua participao e envolvimento com o trabalho. Agradeo ao professor Nri Emlio Soares Jnior por ter me auxiliado em todas as minhas dificuldades durante a realizao da pesquisa, se mostrando interessado nesta produo cientfica.

Pouco conhecimento faz que as criaturas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. assim que as espigas sem gros erguem desdenhosamente a cabea para o cu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua me. Aqueles que se enamoram somente da prtica, sem cuidar da teoria, ou melhor, dizendo, da cincia, so como o piloto que embarca sem timo nem bssola. A prtica deve alicerar-se sobre uma boa teoria, qual serve de guia a perspectiva; e em no entrando por esta porta, nunca se poder fazer coisa perfeita nem na pintura, nem em nenhuma outra profisso. Leonardo da Vinci

RESUMO A presente monografia tem como objetivo abordar a suposta transio de paradigma da Aptido Fsica para a Cultura Corporal dentro da Escola Superior de Educao Fsica do Estado de Gois ESEFFEGO. Para tanto, nos fundamentaremos na reviso de literatura sobre a histria da Educao Fsica, da Instituio pesquisada, bem como dos currculos, e ainda com os documentos fornecidos pela ESEFFEGO como regimentos e currculos e ainda com a metodologia de coleta de dados Histria Oral. Os dados levantados estabelecem dilogo durante toda construo do trabalho, no intuito de proporcionar uma pesquisa mais concisa e coerente. So pontos de anlise dentro das reformulaes curriculares os pontos que indicam os objetivos de formao, as ementas da disciplina e a pesquisa. Desta forma, a instituio se configura em perodo de transio em dificuldades no que diz respeito ao que estabelece o currculo formal e como ele se configura na realidade. Palavras chave: Aptido Fsica, Cultura Corporal, Currculo e ESEFFEGO.

ABSTRACT This thesis aims at tackling the supposed paradigm shift for the Physical Fitness Body Culture within the School of Physical Education of the State of Gois ESEFFEGO. For this, we have considered in the review of literature on the history of Physical Education, institution research and curricula, and with the documents provided by ESEFFEGO as regiments and curricula and with the methodology of oral history data collection. The data collected establish dialogue throughout the construction work in order to provide a more concise and coherent research. Are points of analysis within the curricular changes the points that indicate training goals, the menus of the discipline and research. Thus the institution was set up in the transition period into difficulties with regard to establishing the formal curriculum and how it takes shape in reality. Keywords: Physical Fitness, Body Culture, Curriculum and ESEFFEGO.

10

SUMRIO

RESUMO........................................................................................................................07 ABSTRAT.......................................................................................................................08 INTRODUO...............................................................................................................11 CAPTULO I: Do Higienismo a Crtico-Superadora: faces de uma histria da Educao Fsica no Brasil...............................................................................................................16 1.1 Trnsitos e deslocamentos um percurso histrico da Educao Fsica..................16 1.2 Metodologia do Ensino de Educao fsica: concepes acerca da obra................21 1.3. Coletivo e Cultura Corporal.....................................................................................25 1.4 Currculos de Educao Fsica no Brasil: uma viso panormica............................26 CAPTULO II: ESEFFEGO: Histria da primeira Escola Superior de Educao fsica do Centro Oeste...............................................................................................................30 CAPTULO III: Entre histria e histrias - uma breve relao entre currculos e vivncias..........................................................................................................................38 CONSIDERAES FINAIS..........................................................................................55

11

INTRODUO

interessante vermos a Educao Fsica tal como se configura atualmente, por muitas vezes crtica e instigante, com diferentes personagens envolvidos nesse contexto que, nos levam a pensar todo um processo histrico. Quais seriam os fatores que instigaram o pensamento de pessoas atuantes na rea? O que levou construo de um pensamento sobre a Educao Fsica para alm das perspectivas que dominaram durante muitos anos, como a aptido fsica, desenvolvimentismo, psicomotricidade, entre outras? E, nesse contexto, onde se insere a histria da Educao Fsica em Goinia, em especial, na Escola Superior de Educao Fsica e Fisioterapia de Gois/ESEFFEGO? Nesse contexto histrico, percebemos o surgimento de novas prerrogativas que passam a desenvolver uma reflexo acerca do objeto de estudo da Educao Fsica. Perodo este que, surge necessidade da tentativa de ruptura com a perspectiva terica estabelecida e, em um momento de reabertura poltica em mbito nacional, repensar as prticas para alm da esportivizao, construindo um termo que englobe um nmero maior de elementos que sejam de posse da Educao Fsica. nessa conjuntura que dilogos comeam a ser estabelecidos a respeito de uma Cultura Corporal. A Cultura Corporal fundamentada pelos conhecimentos acumulados pela humanidade, desenvolvendo uma reflexo pedaggica sobre as formas de representao de mundo que, o homem tem produzido no decorrer da histria. Exteriorizadas pela expresso corporal: jogos, danas, lutas, exerccios ginsticos, esportes, malabarismo, contorcionismo, mmica e outros que podem ser identificados como formas de representao simblicas de realidade vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas (COLETIVO, 1992: 39). Nesta perspectiva, o objeto de estudo da Educao Fsica no visa recrutar, adestrar, ou selecionar pessoas, visa uma formao crtica e que proporcione autonomia ao aluno com o intuito de transformar a realidade que o circunda. Analisar o processo de transio do objeto de orientao da Aptido Fsica para a Cultura Corporal por meio de documentos e histrias que nortearam a prtica docente da ESEFFEGO por quase cinqenta anos indubitavelmente fascinante, uma

12 vez que o movimento histrico da Educao Fsica se imprime na ESEFFEGO, que referencia em Gois pelo seu pioneirismo na formao de professores. Para tanto, o presente trabalho busca compreender como as reformulaes curriculares representaram a transio do paradigma da Aptido Fsica perspectiva da Cultura Corporal. Partindo do princpio que a histria da ESEFFEGO est circundada de elementos que proporcionam a vivacidade de uma instituio de ensino, torna-se ntido o reflexo em sua estrutura poltica de formas de atender e abranger as necessidades da mesma, caminhos percorridos e, prticas repensadas, que provocaram mudanas em concepes acerca da educao e da formao dos indivduos que compuseram e compem sua trajetria. Torna-se necessrio compreender como ocorre a transio da Aptido Fsica para a Cultura Corporal em sua perspectiva curricular uma vez que o currculo se revela no como um conceito, mas como uma construo cultural, e antes de tudo um modo de organizar as prticas educativas sendo um processo complexo que envolve a sua funo social estabelecendo uma ponte entre a sociedade e a escola. E devem desempenhar distintas funes de acordo com as finalidades dos nveis educativos (GIMENO SACRISTN, 2000). Desta forma, este trabalho objetiva fazer um relato histrico da Educao Fsica e, notoriamente, sobre a histria da ESEFFEGO que, encontra-se entremeada pela primeira. Assim, percorremos a histria da ESEFFEGO demonstrando seu trajeto at a atualidade, em busca de elementos que propiciem uma reflexo e anlise dos principais pontos da estrutura curricular e das influncias tericas, polticas e epistemolgicas em uma determinada perspectiva de formao. Trata-se de um estudo de carter exploratrio uma vez que nenhuma pesquisa deste carter foi desenvolvida nesta comunidade acadmica no passo em que no foi encontrada nenhuma pesquisa desta temtica e utilizando este meio de pesquisa, os estudos exploratrios permitem o aumento da experincia do investigador em torno de um determinado problema e aprofunda seus estudos partindo de uma realidade especfica buscando conhecimentos para planejar uma pesquisa descritiva (TRIVIOS, 2008:109) possibilita-se conhecer de forma mais concisa o objeto. Nesta perspectiva, o estudo exploratrio se faz presente nesta pesquisa na medida em que:
(...) desenvolvida no sentido de proporcionar uma viso geral cerca de determinado fato, portanto esse tipo de pesquisa realizado sobretudo quando o tema escolhido foi pouco explorado, torna-se difcil formular

13
hipteses precisas.(...) uma caracterstica relevante consiste no aprofundamento de conceitos preliminares sobre determinada temtica no contemplada de modo satisfatrio anteriormente. Assim contribui para o esclarecimento de questes superficialmente abordadas sobre o assunto (GIL apud SILVA 2001: 21).

Assim, a escolha do estudo exploratrio contempla o problema proposto no sentido em que permite a busca por antecedentes que permitam a melhor compreenso do processo de construo da pesquisa que eminentemente pensada em um vis histrico. A pesquisa se fundamenta enquanto carter qualitativo, o que possibilita a anlise de toda a plenitude do problema proposto, compreendendo a interao de variveis compreendendo os processos dinmicos dos grupos sociais, possibilitando reflexes mais profundas acerca do estudo. Dessa forma:
(...) a pesquisa qualitativa no segue seqncia to rgidas das etapas assinaladas para o desenvolvimento da pesquisa quantitativa. Pelo contrrio: a coleta e a anlise no so divises estanques. As informaes que se recolhem, geralmente so interpretadas e isso pode gerar a exigncia de novas buscas de dados. (...) o pesquisador no inicia seu trabalho orientado por hipteses levantadas a priori cuidando de todas as alternativas possveis que possam ser verificadas empiricamente, depois de seguir passo-a-passo o trabalho que, como as metas, tm sido previamente estabelecido. (TRIVIOS, 2008:131)

Nesta perspectiva, fazem-se necessrios presena de trs vias, a primeira a pesquisa bibliogrfica comum a toda e qualquer pesquisa, a anlise de documentos que prope o trato com materiais que no foram analisados anteriormente que tem por objetivo (...) selecionar tratar e interpretar as informaes brutas, buscando extrair dela algum sentido e introduzir-lhe algum valor, podendo desse modo contribuir com a comunidade cientfica a fim que outros possam futuramente desempenhar o mesmo papel (SILVA, 2001: 25). Assim, sero utilizados documentos que provavelmente no receberam qualquer tratamento analtico por isso chamado fonte de primeira mo, no caso da presente pesquisa ser material de anlise os currculos do Curso de Licenciatura em Educao Fsica de 1999, 2003 e 2007, devido ao no fornecimento dos outros currculos pela instituio, por inexistncia dos mesmos, tornou-se necessrio recorrer ao regimento interno da Escola Superior de Educao Fsica de 1964, 1983 e 1993. No intuito de tornar concisa a pesquisa contemplando todo o movimento histrico que se fez presente na Instituio durante o perodo analisado, foi utilizado a Histria Oral com professores que fizeram e fazem parte da histria da instituio

14 contemplando elementos que esto para alm do que pode ser transcrito em documentos. Assim, a Histria Oral que se trata de uma metodologia que consiste em entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos conjunturas e instituies e ainda modos de vida, se estabelecendo como fonte de compreenso do passado ao lado de documentos escritos ou imagens:
Um dos pilares da histria oral a narrativa, pois para gravao de entrevistas de carter histrico e documental, recorre-se a atores que vivenciaram os acontecimentos que se deseja investigar. O seu registro no pode acontecer sem o narrador, fonte que descreve o percurso dos fatos, os seleciona, os coloca de forma cronolgica e lhes atribui sentido: As entrevistas, tomadas como fontes so uma forma de nos aproximarmos da realidade (do passado e do presente) (DUNDURO, 2009:30).

Para tanto as pessoas que sero submetidas a esse processo so: PROFESSOR 1 atual integrante da comisso de currculo, presente na instituio de 1970 at os dias atuais, PROFESSOR 2 formado na primeira turma de 1962 e aposentado aos fins da dcada de 80 inicio da dcada de 90, e ainda o PROFESSOR 3 que se graduou na turma de 1977, se ausentando da instituio em 2003. Munidos dos conhecimentos necessrios, iremos analisar como se d em mbito gerais a histria da Educao Fsica em mbito de Brasil, estabelecendo dilogos com a ESEFFEGO e as reformulaes curriculares, evidenciando caractersticas como o perfil profissional dos egressos da instituio dentro de cada currculo, bem como a finalidade do curso, a manifestao da pesquisa, e por fim os dilogos entre a teoria e prtica com relao ao currculo e o corpo docente da ESEFFEGO. No intuito de compreender esse processo histrico e social da ESEFFEGO, esse trabalho ser divido em alguns momentos, para melhor compreenso do leitor. Em um primeiro momento, percorrermos a histria da Educao Fsica e, discorreremos sua forma de interveno como ferramenta de cada governo vigente, sua incluso nos currculos escolares perpassando seus perodos histricos da Educao e sua funo no ato de educar de acordo com a perspectiva em pauta em cada momento. Pensando tais concepes, pertinente uma breve anlise de uma obra que divisor de guas no mbito da Educao Fsica escolar: a Metodologia do Ensino da Educao Fsica do Coletivo de Autores que instiga o (re)pensar da interveno da Educao Fsica na formao dos indivduos. Em algumas Faculdades de Educao Fsica, a obra instigou o corpo docente a repensar os currculos das instituies, que em um perodo poltico conflituoso, iniciavam-se discusses sobre uma educao voltada para emancipao.

15 Em seguida, no segundo captulo, repensamos o contexto de ESEFFEGO, que ganha vida como instrumento da poltica vigente, como forma de suprir as necessidades dela. na dcada de 60 que se cogita a prtica corporal como parte do plano de desenvolvimento social e econmico de Gois. Neste contexto, houve uma ateno a Educao Fsica no mbito das polticas desenvolvimentistas, onde seriam formadas pessoas saudveis, fortes e comprometidas com seu papel perante a sociedade e Estado. E assim, a histria da Unidade Universitria ESEFFEGO especificada nesse captulo. No terceiro captulo cogita-se as possveis influncias da Cultura Corporal nos currculos de graduao em Educao Fsica, a sua aderncia pelo corpo docente e o apontamento de um conflito entre o currculo formal e o currculo real no que diz respeito prtica docente de alguns professores. .

16

CAPTULO I

1. Do Higienismo a Crtico-Superadora: faces de uma histria da Educao Fsica no Brasil A Educao Fsica, em vrios momentos histricos foi instrumento da poltica vigente, como forma de prevenir, adestrar, por vezes selecionar, e ainda recrutar pessoas, em prol da educao do carter que, segundo Medeiros (1998) compunha-se de aspecto dominador fundado em uma orientao militar, nesta perspectiva, a Educao Fsica foi poltica favorecendo a formao de cidados passivos e conformados. No entanto, da mesma forma a Educao Fsica foi capaz de manobrar massas para submisso, poderia pensar como fazer o mesmo, mas com o objetivo de pensar a autonomia, com a formao de cidados crticos e atuantes com capacidade de posicionar-se politicamente. Cogita-se na atualidade a Educao Fsica em cunho crtico, para tanto necessrio entender o processo histrico que ela sofreu. 1.1 Trnsitos e deslocamentos um percurso histrico da Educao Fsica fato que a histria da Educao Fsica se confunde com a das instituies militares, mdicas e o discurso adotado, foi o higienista. Neste adotou-se como sinnimo a sade fsica e mental, como promotora de sade, regeneradora da raa e das virtudes morais (SOARES, 2007). Tais caractersticas contriburam para que se fundasse uma nova ordem econmica, poltica e social e assim, a necessidade de construir um novo homem no Brasil:
Quanto a Educao Fsica, particularmente escolar, privilegiam em suas propostas pedaggicas aquela de base anatomofisiolgica retirada do interior do pensamento mdico higienista. Consideram-na uma valioso componente curricular com acentuado carter higinico, eugnico e moral, carter este desenvolvido segundo pressupostos da moralidade sanitria (SOARES, 2007: 71)

nesta perspectiva que a Educao Fsica vai construindo um espao em que contribui para a adequao da sociedade ao modelo de homem que cogitava-se formar, adaptvel a um espao em que a moralidade, a disciplina, a sade e a obedincia eram fatores fundamentais para se pensar uma sociedade mais higinica no perodo

17 colonial em que o Brasil estava a merc de diversas epidemias devido a maus hbitos de vida e inexistncia de condies scio- sanitrias saudveis. No caso da Educao Fsica escolar o comportamento higinico trabalhado naquele espao seria aderido pelo aluno enquanto hbito para toda a vida. No entanto a implantao da Educao Fsica na escola ocorreu de forma conflituosa por parecer imoral a educao feminina, mas por outro lado, pensava-se um corpo fortalecido por meio da ginstica que, acarretaria filhos fortes que poderiam ser bons soldados, homens elegantes e ainda cidados civilizados. Tais fatores estavam em falta na sociedade brasileira em formao (SOARES, 2007). Os ideais higienistas exerceram significativa influncia no pensamento brasileiro com relao importncia e abrangncia da Educao Fsica que foi includa no currculo escolar em 1854, como Ginstica sendo disciplina obrigatria no ensino primrio, e em 1920 disseminada pelas escolas de todos os estados (MALDONADO, 2008). Alm disso, foi fortemente influenciada pelo comportamento e conotao militar, em que a preocupao com a disciplina, fora fsica e bravura, na medida em que o foco era a defesa da ptria. De acordo com Bracht:
A instituio militar tinha a prtica exerccios sistematizados que foram ressignificados (no plano civil) pelo conhecimento mdico. Isso vai ser feito numa perspectiva teraputica, mas principalmente pedaggica. Educar o corpo para a produo significa promover sade e educao para a sade (hbitos saudveis, higinicos). Essa sade ou virilidade (fora) tambm pode ser (e foi) ressignificada numa perspectiva nacionalista/patritica.(BRACHT, 1999: 72)

nesse perodo, que a Educao Fsica marcada pelo higienismo, com o foco voltado para o desenvolvimento da aptido fsica, as aulas eram ministradas por militares e o objetivo era formar pessoas disciplinadas, no sentido de formar homens saudveis fortes e geis, aspecto que estava presente no carter eugnico. Pensando a eugenia como a cincia que se preocupa com o desenvolvimento de qualidades hereditrias dos indivduos isto , aprimoramento da raa (MEDEIROS, 1998) tais idias influenciaram o papel da Educao Fsica no cenrio brasileiro. Tal concepo considerava a Educao Fsica disciplina essencialmente prtica sem necessidade de qualquer fundamentao terica, bastava-lhe domnio sobre a prtica proposta. (DARIDO, apud MALDONADO, 2008). Assim, vislumbramos uma viso de corpo declinado obedincia, para com o superior, que atribua a prtica contribuio na formao de corpos saudveis ou

18 ainda de forma mais ampla a submisso ao governo vigente. E de acordo com BRACHT:
O corpo alvo de estudos nos sculos XVIII e XIX, fundamentalmente das cincias biolgicas. O corpo aqui igualado a uma estrutura mecnica a viso mecanicista do mundo aplicada ao corpo e a seu funcionamento. O corpo no pensa, pensado, o que igual a analisado (literalmente, lise) pela racionalidade cientfica. Cincia controle da natureza e, portanto, da nossa natureza corporal. A cincia fornece os elementos que permitiro um controle eficiente sobre o corpo e um aumento de sua eficincia mecnica. Melhorar o funcionamento dessa mquina depende do conhecimento que se tem de seu funcionamento e das tcnicas corporais que construo com base nesse conhecimento (BRACHT, 1999: 74).

Partindo destas concepes, nos situamos no momento ps segunda guerra, em que o modelo esportivista comea a surgir na Educao Fsica, onde aspectos como: rendimento esportivo, recorde e competio so sinnimos de xito pessoal, e dentro no mbito escolar os professores apoiavam-se na pedagogia tecnicista para a realizao das suas aulas. (COLETIVO DE AUTORES apud MALDONADO, 2008). O esporte foi escolarizado primeiramente por interesses sociais de cunho poltico, e segundo BRACHT,
(...) o esporte foi escolarizado devido a diversos interesses: o interesse do sistema esportivo de conquistar consumidores e ajudar na produo de futuros atletas, o interesse do poder pblico de que o esporte fosse bem representado em competies internacionais. importante ressaltar que para esses interesses serem atendidos o esporte escolar deveria ser realizado com a maior proximidade possvel o esporte realizado no alto rendimento. (BRACHT, 1999:75).

Este esporte tratado com o contedo exclusivo das aulas de Educao Fsica desse perodo era o mesmo trabalhado no alto rendimento desenvolvido em mbito escolar, no sentido de fazer com que o Brasil por meio do esporte uma nao no rol do desenvolvimento, caracterstica forte do governo implantado pelo Juscelino Kubistcheck tratava-se de um modelo populista que objetivava a impulso da economia. No mesmo perodo, acontece o golpe militar de 64, marcado pela represso de qualquer idia contraria ao seus valores e segundo Medeiros (1998) produzir por meio da educao uma gerao que fosse passiva, acrtica e produtiva para tanto o tecnicismo escolar se fez presente, neste contexto, o aprender fazer foi priorizado. No mbito da Educao Fsica deveria contribuir para a formao de hbitos higinicos, bem como o desenvolvimento corporal e mental de forma harmnica, melhorando a aptido fsica, o senso moral e cvico, o estimulo a liderana bem como a implantao de hbitos sadios (MEDEIROS, 1998).

19 Desta forma, dentre as obrigaes do professor de Educao Fsica se encontrava o ensino da marcha, conduta de respeito perante a bandeira bem como, entoar o Hino Nacional. Nesta perspectiva, aos fins dcada de 70 acontece um momento em que se descobre o papel da Educao Fsica em favor de um poder hegemnico, dominante, determinante e opressor (CAPARROZ, apud MEDINA, 2007). Em um momento de reabertura poltica, as cincias humanas buscam um resgate de importncia que foi esquecida no perodo militar e a Educao Fsica seguiu o mesmo fluxo, devido a falta de cursos de ps graduao na rea fez com que os profissionais migrassem para rea da educao, e segundo Medeiros (2008) ocorre a alterao de valores alterando o panorama das obras publicadas a partir de 1985, perodo em que se dizia que a educao fsica se encontrava em crise pragmtica. Nesta perspectiva, na dcada de 80 o modelo esportivista passa a sofrer crticas principalmente por acadmicos de Educao Fsica, uma vez que a mesma (Educao Fsica) passa por uma valorizao dos conhecimentos produzidos pela cincia, rompendo em nvel de discurso com a viso do rendimento como objetivo nico da escola. (DARIDO apud MALDONADO, 2008). E tal evento se d pela
(...) entrada mais decisiva das cincias sociais e humanas na rea da EF, processo que tem vrios determinantes, permitiu ou fez surgir uma anlise crtica do paradigma da aptido fsica. Mas esse vis encontrasse num movimento mais amplo que tem sido chamado de movimento renovador da EF brasileira na dcada de 1980.(...) Um primeiro momento dessa crtica tinha um vis cientificista. Por esse vis, entendia-se que faltava EF cincia. Era preciso orientar a prtica pedaggica com base no conhecimento cientfico, este, por sua vez, entendido como aquele produzido pelas cincias naturais ou com base em seu modelo de cientificidade.(...) em um segundo momento, acontece uma crtica mais radical, o eixo central da crtica que se fez ao paradigma da aptido fsica e esportiva foi dado pela anlise da funo social da educao, e da EF em particular, como elementos constituintes de uma sociedade capitalista marcada pela dominao e pelas diferenas (injustas) de classe. (BRACHT,1999:78)

Partindo deste contexto, surgem as Abordagens de Ensino da Educao Fsica Escolar, como forma de renovao terico-prtica estruturando os campos de conhecimentos especficos da Educao Fsica Escolar. Assim, colocaram-se em cena diferentes concepes: Desenvolvimentista, Humanista, Construtivista, Fenomenolgica, Antropolgico-Cultural, Histrico Crtico, Histrico Social Sistmica e Crtico Superadora (CAPARROZ, 2007). Tais concepes eram a afirmao de uma contrapartida ideolgica forma que a Educao Fsica se configurava nos espaos escolares brasileiros, porm, as abordagens que se seguem so objetivo de anlise.

20 As abordagens de cunho crtico foram criadas, portanto em oposio s concepes higienista, militarista, tecnicista, esportivas e biologicista, pensando uma Educao Fsica menos excludente focando em conhecimentos historicamente produzidos, com contedos significativos, e com compromisso com o processo ensinoaprendizagem (AZEVEDO, SHIGUNOV e GRESPAN apud MALDONADO, 2008). Porm, o movimento s ganha vida, pelo fato de tal discurso visar legitimao do campo universitrio pela formao continuada, pela pesquisa, possibilitando pesquisas produtivas na rea pedaggica nas dcadas de 70 e 80, por influncias das Cincias Humanas com enfoque na Sociologia, Filosofia da Educao e ainda pela orientao Marxista (BRACHT, 1999). Vrias abordagens se constituram em oposio as j existentes, mas poucas ganharam relativo destaque, como a Desenvolvimentista em que a EF oferece oportunidades de experincia do movimento garantindo o desenvolvimento normal da criana, tendo em sua base terica a Psicologia de Desenvolvimento e da Aprendizagem tendo como seu principal autor o professor Go Tani (1988). Neste mesmo perodo, a Psicomotricidade ganha espao, o movimento instrumento de interdisciplinaridade dando suporte a outras disciplinas escolares no lanando olhar para qualquer aspecto cultural (BRACHT, 1999), apesar de pensar a Educao Fsica de forma diferenciada, nenhuma delas apresentam vinculao a nenhuma teoria crtica de Educao. As abordagens a seguir so de cunho crtico pautadas em teorias crticas de Educao, a primeira dela a concepo de Aulas Abertas, em que permite-se a coparticipao dos alunos no que diz respeito a elaborao decises didticas que compe as aulas como forma de proporcionar ao aluno uma formao mais autnoma e crtica que uma formao pautada em aulas fechadas, um autor da abordagem o professor Hildebrandt. Outra concepo crtica a Crtico-Emancipatria do professor Eleonor Kunz,em primeira instncia foi influenciado pela pedagogia Paulo Freiriana, pela teoria da ao comunicativa de Habermas, e nas anlises fenomenolgicas de Merleau Ponty. Kunz denomina o movimento como dialgico, e que a cultura do movimento vai contribuir para a formao de sujeitos crticos, analticos e autnomos acerca da realidade (BRACHT, 1999). A Pedagogia Crtico-Superadora foi deixada por ltimo estrategicamente por se tratar da tendncia que d origem obra que o divisor de guas do pensamento sobre a Educao Fsica em mbito brasileiro, dando o alicerce para que a perspectiva de educao e ainda, como fundamento para vrias crticas, contribuindo para a

21 produo do conhecimento na rea, bem como, a influncia marcante na formao atual da maioria dos currculos das faculdades de Educao Fsica, inclusive da ESEFFEGO. Torna-se necessrio para o presente debate um dilogo sobre o livro que consubstancia os rumos para os quais a Educao Fsica comea a delinear seus traos e o trato sobre o termo Cultura Corporal.

1.2 Metodologia do Ensino de Educao Fsica: concepes acerca da obra.

no final da dcada de 80 e incio da dcada de 90, que a produo cientfica no campo da Educao Fsica toma espao no que diz respeito ao campo escolar, em busca de uma forma de legitim-la enquanto cincia. Tais conspiraes chegaram nas universidades de todo Brasil, por meio de seminrios e eventos que promoviam discusses acadmicas sobre as novas concepes de Educao Fsica que se configuravam a todo o momento. Em Gois, a ESEFEGO, foi palco destas discusses, foram convidados professores tidos como altamente crticos, como Celi Taffarel e Micheli Ortega para ministrarem aulas na Ps graduao desta instituio que traziam textos densos ainda de difcil compreenso pelos professores da ESEFEGO, que comeava a lanar um novo olhar a Educao Fsica. O Coletivo de Autores com a obra Metodologia do Ensino da Educao Fsica, publicado posteriormente a esse momento. Quando ocorreu a publicao parte do corpo docente eseffeguiano j tinham contato com o conhecimento nele abordado e o grupo de professores que aderiram o contedo, o colocaram como uma bblia" ento o Coletivo era leitura obrigatria de algumas disciplinas e ainda de pesquisa (PROFESSOR 1 E PROFESSOR 3). Pensando o contexto da pesquisa, torna-se necessrio pensar o Coletivo e seu marco na comunidade cientfica da rea de Educao Fsica, enquanto sistematizao de conhecimento cientfico. A iniciativa da construo e do debate proposto pela obra, decorre do transcorrer histrico vivenciado no Brasil nesse perodo, a necessidade de um outro olhar sobre a Educao e sobre a Educao Fsica. pauta em discusso em um momento de reabertura poltica e construo da democracia e de estudos relacionados s

22 cincias humanas com o objetivo de retomar sua importncia apagada pelos anos de chumbo do perodo militar. Historicamente, o percurso decorrido nos cursos de formao em Educao Fsica at a dcada de 80, estava pautado no tecnicismo, com enfoque no aspecto desportivo, fragmentado, voltado para as cincias biolgicas em poder da rea mdica. nesse contexto, que duas grandes tendncias passam a ser referencial na prtica pedaggica na disciplina de Educao Fsica, a saber, uma baseada na aptido fsica - tecnicismo, outra na Cultura Corporal. Castellani Filho (2009) nos revela que a Editora Cortez convidou o grupo coordenado por Jose Carlos Libneo e Selma Garrido Pimenta, para publicar uma coleo voltada para o magistrio, 1 e 2 grau e que, estes, estenderam o convite a ele, para coordenar a rea de Educao Fsica. A partir desse convite, Castellani Filho (2009) props a formao de uma equipe, com seis integrantes. Segundo ele em entrevista,
(...) foi um desafio muito grande! Nunca a linha limtrofe entre o pblico e o privado se mostrou to tnue para ns! Nossas vidas privadas estavam passando por crises nos exatos momentos em que nos vamos diante da necessidade de construir uma obra a doze mos, seis pessoas, em que no necessariamente havia concordncia em tudo que estava sendo posto... Isso foi exerccio difcil, extremamente exaustivo, penoso, e s foi possvel a partir de um processo de amadurecimento de cada um de ns, de despojamento, do abrir mo de muitas coisas em nome de um coletivo. (COLETIVO, 2009:190)

Para a construo da obra, os autores estabeleceram um dilogo entre dois tericos da educao de renome, segundo Castellani Filho (2009)
Dialogamos com Saviani, com sua concepo histrico-crtica da educao, como tambm dialogamos com Paulo Freire. E, portanto, no podamos batizar o trabalho nem sinalizando exclusivamente para a influncia freiriana, nem para a de Saviani, porque no nosso entender, ao dialogar com os dois construmos uma sntese que superava a lgica que eles isoladamente, tinham construdo. Ento a idia da crtico-superadora surge da. E houve possibilidade de dialogar com Saviani e com Paulo Freire por um motivo simples: ambos se situavam no universo da tradio marxista. (COLETIVO, 2009: 193).

Nesta perspectiva de Educao Progressista, Saviani com a concepo Histrico-crtico de Educao e com influncias de Paulo Freire, ambos de concepes marxistas, o mtodo cientfico adotado foi o Materialismo Histrico Dialtico e a base

23 filosfica marxista. A concepo crtica fundamenta-se no pressuposto que o aprender a realidade ponto de partida para intervir de forma crtica, criativa e autnoma. Nesse sentido, a Educao Fsica brasileira ganha um novo rumo, o corpo mquina passa a ser visto por essa rea do conhecimento enquanto corpo social dotado de sentidos e significados, em que o foco sai da Aptido Fsica e se volta para o desenvolvimento da reflexo sobre a Cultura Corporal, e segundo Escobar, em entrevista edio de publicao de comemorao de maior idade da obra:
(...) a Metodologia do Ensino da Educao Fsica pode ser considerada o primeiro livro do pas a tratar o conhecimento da disciplina Educao Fsica num sistema forte, de coerncia entre teoria e prtica, que poderia ser chamado de Bases Cientificas. inegvel que tivemos a compreenso correta de que o processo histrico importa em funo do presente e mais, ainda, tivemos a compreenso correta do entendimento do passado buscando nele os sinais do que foi chamado Educao Fsica. (COLETIVO, 2009: 126).

Assim, a proposta Crtico-Superadora, passa a ser uma das nicas tendncias pedaggicas da rea com proposies sistematizadas (BARBIERI, 2008), apropriando-se da cultura corporal. Assim, os professores de Educao Fsica, passam a discutir os seus contedos de forma ampla, para alm da prtica pela prtica. Apesar da obra em questo, ter sido sistematizada dentro de pouco mais de um ano, o anseio por tais contribuies j eram notveis em mbito nacional, uma vez que, congressos simpsios e outros eventos da rea contribuam para a formulao da obra desde 1987, e a articulao escrita pelos autores para a elaborao de uma proposta pedaggica de cunho crtico se deu apenas na dcada de 90. De acordo com Bracht:
(...) entre todos os autores eu acredito que a minha participao foi de carter mais genrico. Na verdade, minha participao foi muito enquanto sujeito protagonista de toda movimentao que se constituiu na dcada de 1980 na Educao Fsica brasileira. Se considerarmos como co-autores pessoas que no estejam aqui como participantes, ento, no fundo, o Coletivo de Autores muito maior do que estes seis que assinaram o livro. (COLETIVO, 2009:145)

Fica claro que a obra uma materializao das prerrogativas de vrios estudiosos da rea daquele perodo. Percebe-se que, no contexto histrico perpassava um processo de transio do perodo de ps-ditadura reabertura poltica, e o que se buscava era o esclarecimento poltico e social. Privilegiando assim, um processo histrico como marco de um movimento distinto visando desvincular a Educao Fsica desta tendncia militar e funcionalista da qual se apropriava at aquele perodo.

24 Neste perodo existiam tambm vrias proposies s vertentes crticas, a formao dos professores, provenientes dos professores advindos das teorias acrticas que defendiam as aulas voltadas para a prtica (aptido fsica), com o foco no direcionado ao saber fazer. Porm, tal evento no foi o bastante para impedir a busca por uma alternativa no campo terico e prtico da Educao Fsica, no intuito de buscar uma prxis dotada de sentidos e de porqu fazer, direcionada ao prtica reflexiva. A obra traz pela primeira vez a sistematizao dos contedos, e esse um elemento importante para, a partir da obra se repensar a prtica pedaggica na Educao Fsica, no intuito de estabelecer novas formas no trato do conhecimento e de restabelecer o papel da Educao Fsica na escola e sua funo social. O Coletivo de Autores fruto do seu tempo, sendo uma tentativa de construo de uma metodologia a partir da pedagogia Histrico-Crtica. Na tentativa de elaborar uma metodologia diferenciada, que segundo Taffarel:
Procuramos fundamentalmente nos ater crtica dos paradigmas predominantes dentro da Educao Fsica, a partir das crticas a escola e da concepo de currculo. Defendemos outra perspectiva curricular. No mais a etapista, estanque, mas que trata o conhecimento em ciclos de acordo com determinados princpios. Era a concepo de currculo ampliado que organizava o conhecimento em ciclos de ensino e aprendizagem. (...) O livro reflete ao grau de desenvolvimento especfico da rea a poca. (COLETIVO, 2009: 161).

Assim, entende-se uma Educao Fsica pautada na teoria Histrico-crtico, baseada nas leis scio-histricas, avanando em busca de uma proposio superadora de organizao do conhecimento em ciclos de acordo com a teoria do conhecimento histrico-dialtico materialista (COLETIVO, 2009: 163). O Coletivo de Autores tido como um clssico por ser em sua linha uma obra indita, influenciando a forma de pensar de vrias comunidades acadmicas, levantando pesquisas, instigando o surgimento de discursos crticos, como forma de pensar uma Educao Fsica propositiva, sendo um ponto relevante da obra para Soares (2009). Outro ponto culminante o resgate ao vigor intelectual da rea descaracterizando o saber pensar pelo saber fazer. H no meio acadmico uma mitificao da obra nos dois extremos, tanto no que diz respeito sua relevncia prtica pedaggica, ou ainda no que tange a sua obsoleta existncia, o fato que segundo Soares,
(...) pensar neste livro, como apenas um livro e no como o livro, e assim ele no precisa ser lido como uma bblia, no mesmo? Porque se ele for lido

25
como uma bblia ele morre, porque deixa de ter o vigor que ele pretendeu ter, qual seja o de uma obra aberta, ou seja, vrias outras vo signific-lo, ampli-lo, melhor-lo naquilo que ele no tem de to bom, porque as obras que so datadas so fruto do seu tempo e dependendo do seu teor, podem permanecer, porque nunca acabaram de dizer o que deveria ser dito. (COLETIVO, 2009:179).

O livro delimita a Cultura Corporal como objeto de estudo da Educao Fsica, entretanto, no supre todos os questionamentos sobre os contedos da rea, porm, o fato de ser um clssico pode ser justificado pela possibilidade de inmeras leituras, apresentando uma sntese provisria da apropriao da presena da Educao Fsica no espao brasileiro (CASTELLANI, 2009). 1.3 Coletivo e Cultura Corporal Na obra uma categoria temtica capaz de nos prender a ateno, a Cultura Corporal, que configurada hoje enquanto objeto de estudo da Educao Fsica na escola, compondo um corpo de conhecimento que lhe especfico cujo papel , numa viso de totalidade, tratar o singular de cada tema da Cultura Corporal (COLETIVO DE AUTORES, 2009).
No presente, provisoriamente, diremos que a Educao Fsica uma prtica pedaggica que, no mbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como: jogos, esportes, dana, ginstica, formas estas que configuram uma rea de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal. (COLETIVO, 2009: 50).

Neste contexto, cabe a observao de que a Educao Fsica se apresenta vinculada educao e tema manifestaes corporais para alm do esporte, representado uma gama de conhecimentos desprezados durante o percurso histrico, cabe neste momento o tempo que a Cultura Corporal comea a ser discutida:
(...) o conceito de Cultura Corporal comea a ser usado em meados da dcada de 1980, num contexto nacional de abertura poltica e num contexto de crtica esportivizao da Educao Fsica brasileira, sob forte influncia de intercmbios entre Brasil e Alemanha (ESCOBAR E TAFFAREL,1987; CASTELLANI FILHO,1988; SOARES,1996 e ALMEIDA, 1997). Foi a partir das crticas realizadas por Dieckert (1985) de esporte de alto nvel que esse conceito se faz presente. O autor buscava uma Educao Fsica mais humana dentro da concepo de Esporte para todos onde fosse discutida e criada uma nova antropologia que colocasse como centro da questo uma cultura corporal prpria do povo brasileiro (SOUZA JNIOR, 2009: 5).

a partir desse marco na histria da Educao Fsica que se passa a ter um outro olhar sobre o objeto de estudo da rea, em uma nova perspectiva, a da Cultura Corporal priorizando as prprias prticas corporais construdas e reconstrudas no pas,

26 no caso do Brasil, os jogos das diferentes regies, a capoeira, a dana se configuram enquanto elementos da Cultura Corporal (SOUZA, 2009). O Coletivo de Autores aborda este conceito a partir da lgica Materialista-Histrico-Dialtica, em que seus temas expressam um sentido/significado onde se interpenetram, dialeticamente, a intecionalidade/objetivo do homem e as intenes/objetivos da sociedade (COLETIVO DE AUTORES apud SOUZA JNIOR 2009: p.15). Apesar do Coletivo ter sido elaborado por seis autores, onde cada qual possui uma concepo do que seja cultura Corporal, para Escobar (1995) in Souza (2009), Cultura Corporal implica na apreenso dos processos de transformao do mundo natural a partir dos modos histricos da existncia real dos homens e suas relaes na sociedade e com a natureza. J Bracht (2003) in Souza (2009) afirma que a especificidade dever se relacionar de forma direta com sua funo social, de modo que as prticas corporais passam a ser entendida como forma de comunicao que constrem a cultura e influenciada pela mesma. O mesmo autor aps dezoito anos de pesquisa sobre o assunto, hoje defende o nome deste objeto enquanto Cultura Corporal de Movimento. Ao denominar de Cultura Corporal o objeto de estudo da Educao Fsica, provocou-se inmeras crticas uma vez que cultura um termo utilizado para determinar uma ampla rea. E ainda a questo do termo ser semelhante a uma viso positivista no que diz respeito a uma cultura de corpo e outra de mente, porm Ortega in Souza (2009):
Dizia-se que, se havia uma Cultura Corporal, ento haveria uma Cultura Intelectual ou Mental. Na realidade aquela crtica no estava bem fundamentada por que estvamos falando da cultura numa outra dimenso. Mas de qualquer maneira ns podemos dizer ao longo de todo livro ns defendamos uma viso que nos ligava aos interesses da classe trabalhadora. (SOUZA apud ORTEGA, 2009:41).

O enfoque do Coletivo de Autores, politicamente falando, numa perspectiva histrica de Cultura Corporal, leva em considerao a prtica do homem que est ligada ao interesse das classes trabalhadoras. Desse modo, a Educao Fsica deve tratar pedagogicamente este conhecimento na escola, superando a viso reduzida do corpo biolgico.

27 1.4 Currculos de Educao Fsica no Brasil: uma viso panormica. Os Currculos de Educao Fsica no Brasil, segundo Ldorf (2003), a princpio tinham seus currculos pautados na vertente biolgica, mdico-higienista, e a idia de formao para um corpo saudvel enquanto sendo livre de doenas. O primeiro currculo foi estabelecido no perodo em que o Brasil se encontrava a merc da ditadura Vargas, e pelo Decreto-Lei de n 1.212 em 1939 atendia ao projeto eugnico, e a Educao Fsica aparece como ferramenta das instituies mdico-militarista determinava quais eram suas funes (SOARES JUNIOR, 2010), desta forma, os mtodos militares ganham destaque como forma de estabelecer a Educao Higinica e Moral. Desta forma, cabia ao professor de Educao Fsica somente a execuo de sequncias gmnicas, predeterminadas por outros profissionais. O campo da Educao Fsica s comea a sofrer algumas modificaes no perodo ps segunda guerra em que o cenrio brasileiro passa a sofrer algumas modificaes advindas do processo de desenvolvimento cientfico e tecnolgico, para tanto foram realizadas reformas educacionais que foram estabelecidas pela Lei n 5.540/68, que visava tornar o sistema educativo objetivo e operacional, nos moldes da neutralidade cientfica (SOARES JUNIOR, 2010). Nesta perspectiva, impe-se a presena do militarismo com a contribuio para formao de um corpo disciplinado, submisso, aptos fsicos e moralmente. E em seguida, a formao sofre influncias da esportivizao em que deveria ser pensado um ser dotado de habilidades e que pudesse, portanto, competir como j era de imposto pelo sistema vigente. Esse objetivo se configura no Brasil medida que o esporte ganha espao no pas levando-se a uma modificao da atuao do professor de Educao Fsica que agora deveria ser voltado para o esporte. Tal evento se materializa no segundo currculo de Educao Fsica ( Parecer n 894/69 e a resoluo n 69/69) em que se definia a oferta de cursos de licenciatura em Educao Fsica, tcnico desportivo com durao de trs anos e licenciatura curta de uma ano. O parecer n 672/ 69 determina as disciplinas pedaggicas que seriam comuns as licenciaturas, porm o enfoque estava no carter tcnico e instrumental herdados do tecnicismo (SOARES JUNIOR, 2010) no houveram modificaes curriculares significativas, estabelecendo o enfoque no esporte, no entanto, no perde seu cunho inserido nos conhecimentos biolgicos.

28 Na dcada de 70, h uma expanso das Universidades e das faculdades de Educao Fsica no Brasil, com o objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento cientfico no pas, tendo maior xito nas reas biolgicas como a biomecnica, fisiologia do exerccio e treinamento desportivo (BORGES apud SOARES JUNIOR, 2010), acontece assim, a necessidade da comunidade acadmica da rea em produzir conhecimento cientfico, e as primeiras reas foram desenvolvidas em mbito biolgico. Tal evento pode ser afirmado na ESEFEGO, primeira Escola Superior de Educao Fsica do centro-oeste, em que os professores comearam a se especializarem neste perodo:
(...) o currculo de 74, passa a ser semestral e trs algumas mudanas, por exemplo ns no tivemos fisiologia, o primeiro professor de fisiologia da ESEFEGO foi o Joaquim, que foi para Braslia junto com a Cionira que foram fazer uma especializao e ficaram por conta ai eles voltaram revolucionando a ESEFEGO em termos de fisiologia esportiva.(...)professor de futebol era s futebol. Por isso que foi uma revoluo o que o Joaquim e Cionara fizeram. Joaquim era professor de ginstica e de repente chega aqui sendo professor de fisiologia, que estria essa? Fisiologia rea mdica eu estava invadindo a rea deles. (PROFESSOR 1 e PROFESSOR 2)

A Educao Fsica comea a produzir conhecimento cientfico dentro das faculdades, buscando um esclarecimento do que vem a ser campo de pesquisa e atuao dentro deste espao de formao. Neste contexto de surgimento das primeiras ps graduaes em Educao Fsica, se mostram presentes eventos da rea, tendo como objeto a sade em processo harmnico com o esporte. De acordo com Souza Junior:
(...) devido a interesses econmicos do pas, ao aumento dos nmeros de cursos de graduao, necessidade de formar e qualificar professorespesquisadores destinados ao ensino universitrio e necessidade de qualificar pesquisadores para a pesquisa em educao fsica e desportos. A teorizao cientificista da Educao Fsica desse perodo vai ocorrer com nfase em especializaes a partir das chamadas cincias-mes: fisiologia, psicologia. (SOARES JUNIOR, 2010: 37)

O momento se caracterizava pelos primeiros passos da produo cientfica, em prol da qualificao de conhecimentos produzidos que eram voltados para aspectos da sade e do esporte o que resulta na desconsiderao dos rsticos aspetos pedaggicos que at a dcada de 60 se faziam presentes. Na dcada de 80, os cursos de Educao Fsica de todo Brasil, ainda mantinham o foco central do currculo na aptido fsica voltado para esportivizao e biologizao do estudo do movimento humano, desconsiderando sua natureza cultural, social e histrica e a viso geral e especfica da relao do homem e seus espaos.

29 (OLIVEIRA, 2002). Pensando em mbito de ESEFFEGO, tal aspecto pode ser analisado por meio dos objetivos de formao da mesma:
Art.2 A Escola Superior de Educao Fsica tem por objetivos: a- Formar professores especializados em Educao fsica, Desportos e Recreao atendendo aos objetivos da Educao Nacional; b- Formar profissionais para trabalhar em hospitais, clubes esportivos e instituies de reabilitao para desenvolver e restaurar a integralidade das funes, sistemas ou rgos do corpo humano; (...) d- Realizar seminrios simpsios e palestras visando difundir os conhecimentos da Educao Fsica e Desportos. e- Integrar o aluno na Escola e na comunidade. (ESEFFEGO, Regimento Interno. 1983: 01)

Percebe-se pelos pontos expostos que o objetivo da formao firma-se enquanto estudo do corpo humano e a interveno do profissional neste campo caracterizando todos os aspectos relacionados ao biolgico, aos Desportos e ainda pensando a difuso dos conhecimentos da Educao Fsica e no a construo de novos conhecimentos. Devido a inmeras inquietaes e crticas a aptido fsica, a durao do curso, foram realizados diversos seminrios demonstrando a preocupao de professores da rea de variados segmentos na preocupao com a formao nas universidades. Tais seminrios culminaram na aprovao da Resoluo 03/87 e no parecer 215/87 que restaurou os cursos onde a formao dos professores se reformulou dividindo-se em licenciatura e bacharelado, com durao mnima do curso em 4 anos e no Maximo 7 anos e com carga mnima de 2880 horas-aulas. Os currculos seriam dispostos em duas partes, a geral que englobaria em seu mbito geral formao Humanstica e Tcnica e na parte especfica, aprofundamento de conhecimentos (DOCUMENTOS DE CURRCULO FAEFI-UFU). Atualmente, o currculo sofre influncia da corrente que acredita na formao do corpo cidado crtico, autnomo e politizado (LDORF, 2003). Tal influncia configura-se partindo das reas humanas, de um perodo de reabertura poltica em que as demais licenciaturas cogitam uma nova possibilidade de educao, pautada em uma pedagogia de cunho crtico, o campo da Educao Fsica pauta-se na Teoria Histrico Crtica de Saviani (BRACHT, 1999). Cabe agora pensarmos como ocorre essa transio, em fatos reais na ESEFFEGO, refletindo as circunstncias em que o currculo se materializa na instituio em linhas histricas. Para tanto, faz-se necessrio um resgate da histria da instituio.

30 Captulo II

ESEFFEGO: Histria da primeira Escola Superior de Educao fsica do CentroOeste brasileiro. Antes de nos situarmos no momento de criao da ESEFFEGO, torna-se necessrio entender o cenrio em que ela acontece, levando em considerao a dcada de 60, em que a situao educacional de Gois apresentava alto ndice de analfabetismo, era significativo o nmero de professores leigos principalmente na rea da pedagogia, fato que tambm tangia a Educao Fsica. Para resolver o caso do analfabetismo por dficit de professores Mauro Borges1 assinou um convnio com o Instituto de Estudos Pedaggicos (INEP), que promovia uma poltica de aperfeioamento e atualizao de professores da rea do magistrio. No governo goiano desse perodo a Educao ganha papel de destaque na transformao e no desenvolvimento do homem na vida social, profissional (LIMA, 1992). Torna-se ponto de destaque os programas de incentivo do governo goiano s prticas corporais como parte de um plano de desenvolvimento social e econmico de Gois, que objetivava elev-lo no mbito das polticas econmicas e sociais em nvel nacional. Em linhas gerais, pensava-se que se a sociedade produtiva apresentasse hbitos saudveis e tivesse intimidade com as prticas corporais, seria um trabalhador com atuao relevante no processo de produo do local de trabalho, contribuindo em dimenses macro, para o desenvolvimento do estado de forma global. O que concomitantemente elevaria os ndices do pas de desenvolvimento econmico. O que estava em pauta era a poltica vigente no Brasil, o plano 50 anos em 5 de Juscelino Kubitschek tambm era a meta de Mauro Borges Teixeira, elevar os ndices de produo, e escolares, uma vez que uma nao em desenvolvimento at ento era pautada na economia e na educao. Nesta nova realidade, emprega-se novas expectativas quanto as instituies, que promovem novas aes e prticas sociais principalmente no governo Mauro Borges, dando enfoque a produo de homens que correspondam as necessidades da economia. As prticas corporais integradas a Educao Fsica, destacam-se como caracterstica da vida moderna:
1

Mauro Borges Governador de Gois de 1961-1964 colocou o estado no cenrio econmico nacional e propiciou a criao da ESEFEGO.

31
Em Gois, essas prticas torna-se-o contribuintes indispensveis, serviro de contribuintes reguladores e ordenadores da sociedade. O Plano de Desenvolvimento Social e Econmico de Gois-PDSE-GO (elaborado pelo governo Mauro Borges Teixeira e aprovado pela assemblia de Gois, 19621964) que reordenou as estruturas do estado redimensionando os papis das instituies, confere uma ateno especial a E.F no contexto das polticas desenvolvimentistas (MELO, 2001:81).

Para implantao do plano, a gesto de Mauro Borges voltou seu foco para as questes de formao, pedagogia e possibilidades humanas, dando suporte ao plano e, portanto, as prticas corporais a possibilidade de progresso quanto s qualidades fsicas, morais, cvicas, ticas e ainda coletividade. A Educao Fsica tem como misso dentro da estrutura pedaggica de integrao das outras reas fazendo conexes com a sade, higiene, lazer, arte e educao promovendo um desenvolvimento integral do ser humano, que era objetivo do governo de Mauro Borges contribuir para a condio de sade das pessoas, de forma empreendedora, libertando as pessoas das condies de um estado configurado dentro do subdesenvolvimento. O papel da Educao Fsica dentro do plano de metas de Mauro Borges era pautada na perspectiva militarista, e o fato de o governador Mauro Borges gostar das prticas e t-las como forma de modificao social, contribuiu para seu apoio nos trabalhos que visava uma formao profissionalizante da rea, uma vez que existia demanda de mo de obra, aspecto que pode ser justificado pela precariedade da educao, esporte, lazer, artes dentro do Estado. Tal plano via no esporte, um instrumento com grande poder de mobilizao e socializao das camadas populares (NASCIMENTO, 2009). Dentro de todo este espao novo que se configurava a todo instante em Gois, Mauro Borges comeou a construir as praas do povo, logo aps a Fundao dos Esportes, o que contribuiu para se requisitar com uma certa urgncia a formao de professores com deciso, capacidade intelectual e prtica com formao cientfica e didtica, para atuarem nas escolas e nas praas, que:
(...) possuam uma composio arquitetnica especifica, contando com um complexo esportivo, constitudo por um ginsio poli-esportivo, uma piscina, quadras externas de voleibol e basquetebol, campo de futebol, um conjunto de aparelho de ginstica como, barras duplas e traves de equilbrio, alem de uma torre de escaladas e dois prticos. (LIMA,1992:121)

Tais praas de esporte deveriam oportunizar as crianas, adolescentes e adultos momentos de recreao, vivncias de esportes e ainda outras atividades de cunho organizado, como momento de lazer e como forma de evitar a incidncia da

32 delinquncia por meio de um espao esportivo, situadas nos bairros mais afastados do centro goianiense e em cidades populosas do interior. Inicialmente foram criadas trs praas com todas infraestrutrura e equipamentos necessrios as prticas, mas o que tornou invivel a construo de outros espaos foi falta de pessoas qualificadas, j que em Gois no havia nenhum centro de formao de profissionais da rea com competncia nos mbitos, instrucional, educacional ou mediadora das prticas. Surge a Escola de Educao Fsica de Gois realizando cursos de formao (no superiores), suprindo as necessidades da Fundao Estadual de Esportes, e iniciando-se em 1962, transformando-se posteriormente em curso superior. A instituio seria voltada para o trato do conhecimento e prtica de atividades fsicas para o desenvolvimento integral e formao de pessoas saudveis, fortes, e comprometidas com seu papel perante a sociedade e estado. E nesta perspectiva, Rocha (2007) cita a lei n 4193 de 1962 que torna legal a ESEFFEGO em seu primeiro artigo com sendo a primeira escola superior de Educao Fsica do Estado de Gois fundada para atender as demandas da populao goiana, e no mbito poltico a meta era subsidiar a classe trabalhadora que contribua para um estado em desenvolvimento.
Art.1- Fica instituda a Escola de Educao Fsica de Gois, entidade Autrquica, dotada de personalidade jurdica e autonomia administrativa e financeira, vinculada Secretaria de Educao e Cultura, com sede e foro em Goinia e Jurisdio em todo territrio estadual. (ROCHA,2007:30)

A Escola de Educao Fsica do Estado de Gois situa-se enquanto espao fsico, na praa do povo do setor Vila Nova, ento tendo como misso a formao de professores e paralelamente atender o povo. No havia nmero suficiente de professores qualificados para o curso. Mauro Borges inspira-se nas escolas do Rio de Janeiro e sente a necessidade de um espao como aquele em Gois, vieram ento professores de outros estados entre eles o professor carioca Inezil Pena Marinho, que ministrava aulas na instituio e na UnB dividindo seu tempo entre as duas instituies. O curso teve incio no primeiro semestre de 1962, e as inquietaes comearam a surgir, entre elas a necessidade de transformar o curso em superior, o MEC impunha inmeras exigncias entre elas, que todos os professores fossem da rea, s receberia o diploma o aluno que tivesse certificado de concluso do segundo grau, e

33 atravs de muitas batalhas foram realizadas a regularizao do curso e o reconhecimento da escola (MELO, 2001). O primeiro curso foi voltado para a o treinamento de tcnicos e massagistas, credenciados a rea escolar, e foi ampliado pelo corpo docente com o intuito de lhe intitular como curso superior, o que a legitimou como Escola de Educao Superior, em Agosto de 1963 com os mesmos direitos jurdicos, administrativo, financeiro e vnculo de antes. O Conselho Estadual de Educao (CEE) concedeu a autorizao para o funcionamento da ESEFFEGO em Fevereiro de 1964 aprovando seu primeiro registro interno, neste momento faz-se necessrio presena de um pequeno trecho deste documento:
a- Formar professores e monitores de Educao Fsica, necessrio aos estabelecimentos pblicos de ensino e/ aos educandrios e entidades privadas; b- Formar pessoal tcnico em educao fsica e Desporto; c- Implantar e difundir o ensino da educao fsica dos desportos, imprimindo-lhe unidade terica e prtica; d- Realizar pesquisas sobre educao fsica e os desportos indicando mtodos modernos a sua prtica; e- Instituir centos de educao fsica destinados a prtica de exerccios fsicos e a propagao de normas tcnicas e cientificas a que devero obedecer; f- Orientar e estimular a educao fsica e os desportos em todo Gois. (ESEFFEGO, Regimento Interno, 1964, p. 1)

O trecho acima nos remete ao perodo de legitimao da ESEFFEGO no qual ela traa as finalidades na formao dos profissionais dali e a sua resposta com relao s necessidades goianas com relao falta de professores de Educao Fsica capacitados para atuar em diversas reas, atendendo a comunidade goianiense. Em 1963, o curso de Educao Fsica torna-se uma licenciatura em que o currculo direcionava uma formao com dupla habilitao, que de acordo com o que rege o projeto pedaggico do curso de licenciatura em Educao Fsica:
(...) professor e tcnico desportivo, habilitaes conquistadas concomitantemente em funo do chamado currculo mnimo, que delimitava duas reas do conhecimento: a pedaggica e a biolgica, ambas sob modelo tecnicista. Havia ento uma desconsiderao com as diversidades culturais. (UEG, Projeto pedaggico do curso de licenciatura em Educao Fsica, 2009: 29)

Expressava-se uma formao voltada para instrumentao da mo de obra pautada no esporte e na Educao em moldes totalmente tcnicos caracterstica que revela o regime de governo do pas. A ESEFEGO era regida por militares e professores formados na Escola Nacional da Universidade do Brasil, havia muita disciplina, ordem,

34 postura. Tais caractersticas eram expressas nos uniformes, no ritual do canto do hino nacional, nas aulas e na postura dos alunos:
Ah o nosso uniforme...O nosso uniforme era um exemplo! O nosso regime, em decorrncia da disciplina militar que nos foi imposta pelo capito Rezende de Queiroz (...) era muito disciplinada, quase militarizado, entendeu? Nos tnhamos que vir de terno, como e posso dizer? uma palet sem mangas, as moas vinham de taillerur e os meninos eram de uniforme, sapatos, cabelos cortados e todos os dias a primeira coisa era a apresentao, era feita a chamada de turma, l todo mundo se apresentava, quem no tivesse dentro dos conformes como manda o regulamento tinha que sair da turma, mas a turma era muito disciplinada no tinha briga. (NASCIMENTO, 2009: 79 apud Entrevista concedida pelo professor Dalmo Teixeira em 14/10/2008)

A disciplina um componente que aparece de forma constante neste trecho, o uniforme era pela decorrncia do regime militar e idealizada por um capito, foi possvel detectar a diferena dos uniformes em relao a rapazes e moas e a rigidez de alguns rituais esefeguianos o que explicita a influncia atuante dos militares dentro da instituio. Outro aspecto presente neste perodo era a Aptido Fsica que instrui as aes da Escola, como o vestibular para o ingresso de acadmicos que dispunha da primeira prova como sendo prtica de carter eliminatrio que explorava as habilidades exigidas para os candidatos as vagas, a prova compunha-se de:
(...) teste de Cooper era a primeira, se voc no atingisse um nvel tava fora do vestibular, depois vinha piscina que o candidato tinha que atravessar no sentido do comprimento, depois o professor tinha uma porca pesada que ele jogava na parte funda ce tinha que mergulhar e buscar, e do lado de fora pra dizer que era tranqilo ficava os veteranos com uma bia e uma corda, e no GI onde tinha um circuit training em que tinha uma trave que voc deveria fazer um aviozinho ento voc caia, mas se voc tivesse passado pelas duas anteriores essa era a mdia. Tinha que marcar ritmo conforme a musica. tinha a oitava na barra fixa, tinha salto em extenso,tinha uma prova de subir na corda amarrava uma corda no teto e voc tinha que subir eram no mnimo 10 estaes. (PROFESSOR 1, PROFESSOR 2, PROFESSOR 3)

Caracterstica expressa no processo seletivo da ESEFEGO, demonstrava qual era o perfil de aluno que era priorizado e que se formava nesta instituio de ensino, com caractersticas altamente tcnicas, e de posicionamento em prol da disciplina e do saber fazer, tal conjuntura se manteve at na dcada de 80. O currculo mnimo pouco se alterou, para suprir demanda a instituio contou nos anos iniciais com dois tipos de formao uma que era de formao de professores, sendo caracterizada como superior, e outra que era para monitores em que no se exigia segundo grau completo.

35 O currculo era mnimo em todo o Brasil, as disciplinas eram as mesmas no havia nenhuma contextualizao, o conhecimento cientfico era extinto no s a ESEFEGO que se situava na classificao de 3 melhor universidade aderia produo cientifica que vinha de fora, mais especificamente da Europa, e esse evento acontecia em todas faculdades de Educao Fsica do pas (PROFESSOR 1). Nesta perspectiva, o campo do currculo se configurava dentro do paradigma tcnico- linear por dar nfase em objetivos, estratgias, controle e avaliao (MOREIRA, 1990:60) Neste contexto a ESEFEGO previa enquanto competncias profissionais, formar professores e monitores de Educao Fsica necessrios aos estabelecimentos pblicos, educandrios e entidades privadas; formar pessoal tcnico em Educao Fsica e desporto; implantar a Educao Fsica e dos desportos em unidade terico e prtica; realizar pesquisas nesta rea (ROCHA, 2007). E por duas dcadas a ESEFEGO conduziu a mesma proposta curricular de formar profissionais que atendam a Educao Nacional, trabalhando e reabilitando o corpo humano, especializados em desportos e recreao. Pautada em uma perspectiva funcionalista, a ESEFEGO trata a Educao Fsica de forma pragmtica. Neste perodo, a grade curricular do curso deu nfase s cincias biolgicas e a prtica desportiva para instrumentalizar os profissionais. Na dcada de 70, o currculo foi influenciado pela lei 5.540/68 que instituiu o sistema de crdito (exigncia militar), substituindo o seriado. Entre essa, outras adaptaes foram aprovadas em 1973 pela congregao da escola e mantida at 1979. Alimentadas pela reabertura poltica e com discusses em vrios contextos da sociedade brasileira, na Educao Fsica as indagaes se deram no campo da formao profissional, buscando uma ressignificao da prtica, a ESEFEGO foi atuante nas discusses em que o MEC aprova um parecer CFE 215/87 e a Resoluo CFE 03/87 que determinava que todos os cursos se adequassem at o inicio de 1990, a
(...) nova resoluo acabou com a licenciatura curta, mas abre uma nova dicotomia: licenciatura e bacharelado, sendo que a carga mnima passou para 2.880 horas e o tempo mnimo para a integralizao foi firmado em 4 anos, abrindo-se a possibilidade do chamado trs em um (...) O documento oficial propagava uma proposta que flexibilizava o currculo, o que soava falacioso, pois na verdade o currculo mnimo passou a ser engessado em reas do conhecimento, no mais em disciplinas. Tais reas tinham at percentuais de carga horria pr-definidos. (UEG 2009: 30).

A nova resoluo previa a inovao da graduao em Educao Fsica, estabelecendo carga horria e perodo mnimo de formao, a ESEFEGO teria o poder

36 de determinar em linhas gerais, a subjetividade que no era garantida pelo currculo mnimo, porm, mesmo com a Resoluo, e o poder de mudana em mos, a instituio demorou um perodo significativo para fazer a reviso curricular:
(...) as diretrizes de 87, os cursos tinham at o primeiro semestre de 90 para estar de acordo com das diretrizes, a ESEFFEGO no fez em 90, no fez em 91 no fez em 92 em 93 o conselho estadual de educao diz ou faz a reviso ou no tem vestibular. Vocs devem lembrar que a gente fico uma semana inteira fazendo a noite e no ultimo dia a gente fico at uma horas da manh e aprovamos um currculo maluco de cinco anos de durao 3 em 1 sendo 3 anos bsicos e depois formaes de bacharelado e o que aconteceu foi at prximo do natal da nos viajamos. Quando vai para o conselho, ele diz cinco anos no cinco anos um absurdo tem que reduzir pra quatro era frias, ai entra em contato com os professores, eu no vim no fim ningum veio. Um grupo se reuniu e fez, cinco anos em quatro imagina isso pegar So Paulo e colocar dentro de Campinas da todo mundo ficou bravo, por que o coletivo no decidiu, mas quem tava aqui o fazia a mudana ou no fazia vestibular, no tinha opo. (PROFESSOR 1)

O novo currculo esefeguiano foi aprovado por meio da comunidade acadmica no final de 1993, buscando bases em propostas da USP e UNICAMP, dando espao agora a concepo desenvolvimentista, concretizando certa totalidade do trato com o conhecimento dando nfase em conhecimentos das Cincias Humanas, que contriburam para a transformao de conceitos da rea ainda sem se desvincular da aptido fsica. Por consequncia da insero de tais disciplinas advindas das humanas, possibilitaram deslocamentos ainda tmidos para conceituaes crticas, havendo polarizaes dentro do currculo, e alimentando conflitos epistemolgicos, pelo despreparo do corpo docente para o trato com o novo currculo (UEG, 2009:31). Apesar de munido de modificaes relevantes, o currculo ainda estava amparado de um desenvolvimentismo muito forte, vindo da USP e da UNICAMP, e as reflexes acerca desta concepo de currculo foram frteis a ponto de instigar novos questionamentos com relao ao tipo de formao que se queria, esse currculo de 94, foi o menor currculo da ESEFEGO, no entanto, trouxe bons frutos que foram relevantes na construo de um novo currculo. Ainda amparados na resoluo citada acima, em 1997 a comisso de currculo mediou um processo de debate entre docentes e discentes que elaboraram o currculo inserido em 1998, acentuando ainda mais a fragmentao do currculo, porem:
O aspecto crtico foi ampliado, as concepes beberam da Cultura Corporal, os olhares desenvolvimentistas foram abrandados e as vertentes tecnicistas passaram a ocorrer apenas pelas vias do currculo oculto. Duas reas de aprofundamento se consolidaram e as disciplinas com eixo educacional ganharam espao, bem como a prtica de ensino foi bastante contempladas com suas metodologias. (...) o grande diferencial do currculo foi proposta de uma licenciatura ampliada onde o centro de formao est no ato

37
pedaggico trazendo disciplinas praticas de ensino, estgios e aperfeioamento que buscava garantir, mesmo que parcialmente abordagens no s no campo escolar, mas tambm em espaos no escolares. Ficou evidente uma tendncia maior no campo da licenciatura; no entanto, pesquisas de final de curso confirmaram tambm uma preocupao para campos no-escolares. ( UEG, 2009, p. 31)

A partir da a ESEFEGO, passa a desenvolver uma discusso mais crtica, criativa e trabalha no intuito de ser transformadora, h uma forte crtica aos modelos de tendncia a-criticas, pela sua forma formativa e adestrada de tratar o conhecimento, fato que na instituio nem todo o corpo docente aderiu a nova vertente, o que provocou provveis conflitos na Instituio, que alis o que vamos abordar no prximo captulo. O fato que a Cultura Corporal envolveu grande parte do corpo docente e suas respectivas disciplinas, em termos de projeto pedaggico eseffeguiano, ela mantm relaes com o mundo do trabalho, lazer, mdia, histria, movimentos sociais, epistemologia, metodologias, formao profissional, campos de trabalho, sade e treinamento. Tal evento materializado por meio do pensamento de um conjunto de pessoas que pensam o currculo e a pessoa que se quer formar:
Perfil de pessoa e profissional que se quer formar O curso de Licenciatura em Educao Fsica da ESEFFEGO pretende oferecer as pessoas uma formao acadmica inicial, que as tornem conhecedoras de suas potencialidades, do seu meio social e da relao deste com o mundo, sensveis a questes humanas e competentes com seu papel agente, na produo do conhecimento geral e abrangente, nas diversas reas do saber, especialmente na rea da Educao Fsica; um profissional engajado politicamente num projeto de sociedade onde se garanta o direito a cidadania. (UEG, 1999: 5)

O relato histrico da instituio que se faz presente nos remete ao processo histrico a ESEFEGO construiu ao longo de seus 49 anos, no sentido de melhor formar profissionais capacitados a atender a comunidade, o fator que passvel de mudana diz respeito a como isso deve ser feito, qual seria o motivo ou a meta de interveno da ESEFEGO para a sociedade. Assim faz-se presente agora a apresentao de dados que nos traz o cenrio de mudanas que se configuram a todo momento passvel de influncias externas que so apropriadas em busca de uma formao completa, concisa e que possa de fato contribuir para a formao de cidados que possam interferir na realidade circundante.

38

CAPITULO III Entre histria e histrias uma breve relao entre currculos e vivncias. Na tentativa de delinear alguns caminhos percorridos entre o processo de transio da aptido fsica para a cultura corporal na ESEFEGO, lanamos mo como recurso de pesquisa, a histria oral. Entrevistando docentes que fizeram parte do quadro docente naquele perodo, bem como docentes que pertenceram e/ou pertencem comisso de currculo da ESEFEGO e ainda, realizamos a anlise dos regimentos de 1964, 1983 e de 1994 e ainda nas reformulaes curriculares de 1999, 2003 e de 2007. No processo de levantamentos de dados, uma das principais dificuldades encontradas, foi que a instituio no possui a documentao de currculo e regimento de todos os anos o que impossibilitou a coleta de dados satisfatria para a presente anlise, contudo, o material pesquisado e disponibilizado ser apresentado e discutido no intuito de alcanar o objetivo almejado na presente pesquisa. Pensando a histria da Educao Fsica acima, cabe sintetizarmos as perspectivas da Aptido Fsica e Cultura Corporal que nos dar subsdios para analisarmos as modificaes curriculares que ocorreram com maior propriedade. A Aptido Fsica atrelada concepo positivista de produtividade, e est presente na Educao Fsica desde as primeiras discusses a respeito, pensando o trabalho com o aluno a partir de um princpio de sobrecarga com o objetivo de atingir a melhora da capacidade fsica, nesse sentido,
o esporte transcende a caracterstica de contedo privilegiado, mas passa a ser um verdadeiro objetivo a ser alcanado (...) o que fundamental para uma boa aula era o local adequado e material adequado. Nesse sentido, o esteio de um bom trabalho satisfatrio repousa sobre a questo da natureza fsica e logstica. (...) Quanto separao dos sexos, na verdade so inegveis as diferenas entre os organismos do sexo masculino e feminino. Sabemos por comprovao cientifica que indivduos do sexo masculino, em condies normais tem mais fora, velocidade dentre inmeras diferenas que garantem um melhor desempenho em termos de performance. (MEDEIROS, 1998:28/29)

O processo de ensino-aprendizagem nesta perspectiva altamente esportivizado, as condies fsicas de trabalho so aspectos de relevncia que se sobrepem a qualquer caracterstica da aula em si em termos de alunos metodologia ou ainda significncia para os alunos sobre determinada aprendizagem. Pensa-se ainda a

39 supremacia das questes fsicas e de performance, fato confirmado pela distino de saberes para homens e mulheres devido as suas potencialidades fsicas. Com o objetivo do professor de trabalhar separadamente as competncias fsicas, assim:
O professor de Educao Fsica (...) passou de professor-instrutor e o de aluno-recruta para o professor treinador e de aluno atleta (...) os prprios professores dos cursos superiores de Educao Fsica, que alis possuem um currculo predominantemente esportivo foram e so contratados em funo do seu desempenho no mundo esportivo. A conservao da diviso das turmas para as aulas de Educao Fsica por sexo (M e F) tambm em parte, um reflexo da diviso existente na instituio esportiva (BRACHT,1992:23)

A materializao da Educao Fsica, nada mais era do que a sua legtima configurao de como se dava no ensino superior enquanto carter desportivo, afirma-se que na medida em que os professores deveriam saber fazer, e assim se apoderar de elementos que fundamentassem o saber ensinar para com os acadmicos (alunos de graduao). Neste perodo se configurava uma concepo de Educao Fsica fragmentada em teoria e prtica, aspecto herdado do positivismo, neste espao a produo cientfica e as noes pedaggicas eram extintas (SOARES JUNIOR, 2011). Entra em vigor o parecer resoluo 69/69 com o segundo currculo de Educao Fsica com carter esportivizado, e nesse contexto que a ESEFEGO se encontra com poucos anos de vida e corresponde fielmente a esse currculo a medida que formava professores para atuarem nos campos de trabalho dentro desta perspectiva, esse fato pode ser confirmado com a seguinte fala:
As provas eram quantitativas por exemplo o professor, falava prova de basquete, ento vai fazer a jogada tal, voc tinha que vir pra ESEFFEGO, treinar com o grupo que voc ia fazer a prova se um no tivesse treinado... prova de ginstica, a prova pratica era feita por uma banca de trs professores era o Joaquim, Jairo e o Geovani . O Geovani eu entrava pra fazer a prova ele fala oi Paulo, minha nota era zero. Ento voc fazia prova escrita e prtica cada uma valendo 10,0 somava e dividia por dois. (PROFESSOR 1)

O currculo vigente configurava-se enquanto caminho para atingir como forma de contribuir para o plano de desenvolvimento econmico do pas, para tanto era necessrio corpos fortes e disciplinados com capacidade de desenvolver um trabalho satisfatrio (COLETIVO DE AUTORES, 1992). E ainda por se tratar de um perodo de esportivizao da Educao Fsica, tinha-se a ambio de formar atletas, uma vez que neste perodo o Brasil sofre com a ditadura militar e em contra partida o Brasil comea a competir dando satisfao a sociedade e, portanto, a Educao Fsica aliada ao esporte

40 era a forma para o regime vigente que contribuiria para a materializao de todo contexto daquele perodo. (MALDONADO, HIPOLYTTO, LIMONGELLI, 2008). Modificaes significativas em mbito curricular vieram acontecer na ESEFEGO no currculo de 1974, em que alguns professores, seguindo a corrente histrica da Educao Fsica resolvem estreitar laos com a produo do conhecimento cientfico e assim propiciando um direcionamento ainda tmido para os cursos de especializao, no entanto a maior parte do corpo docente esefeguiano, se mostrou resistente s modificaes:
Em 73, o currculo muda por que passa a ser semestral, fragmenta e cabem mais disciplinas. O esporte perde um pouco a fora, ainda forte, mas a gente no tem mais tanto tempo com basquete, vlei ou futsal. Para tirar as matrias esportivas dos trs anos foi a maior dificuldade, por que tinha mais professores desta rea e na reunio perdia, no tinha flexibilidade de pagar outra disciplina. Professor de futebol era s futebol. Por isso que foi uma revoluo o Joaquim e a Cionira fizeram. Joaquim era professor de ginstica e de repente chega aqui sendo professor de fisiologia que estria que essa entendeu? por exemplo a ESEFEGO tinha departamento e os professores eram divididos em seus departamentos ento era o departamento biomdico, o ginminico desportivo e esse era o que mandava na ESEFEGO, o das prticas. (PROFESSOR 1 e PROFESSOR 3)

Tais aspectos afirmam a resistncia mudana que ocorria no que diz respeito carga horria e disciplinas o que justifica a relutncia de professores por no terem disposio de estudar, e consequentemente para que no perdessem a carga horria que define o salrio dos professores, as mudanas no se mostraram acentuadas as modificaes se mantiveram no campo das questes de carga horria e disciplina e ainda se pautando em questes instrumentais e de racionalidade tcnica (SOARES JUNIOR, 2010). As modificaes curriculares eram longas, e de forma significativas foram ocorrer em 1983, em que h uma nova organizao curricular que consolidava o curso de Educao Fsica em dois grandes ramos a rea pedaggica representada pelos pedagogos e a rea do esporte representada pelos treinadores. Estas caractersticas esto presentes na ESEFEGO desde sua fundao, fator que pode ser confirmado no momento em que descrevemos o perfil de profissional que a instituio pretendia formar, porm por carncia de documentos da dcada de 60 e 70, saltamos para dcada de 80 em que o currculo j havia sido fragmentado e algumas disciplinas que fogem a regra do esporte foram implantadas. Portanto, o foco no

41 trabalho com as potencialidades fsicas pode ser identificado no quadro de disciplinas do currculo de 1983 da ESEFEGO:
Disciplinas da grade curricular comuns a todos Anatomia Biologia Metodologia do trabalho intelectual. Introduo Educao Ginstica I Atletismo I Fisiologia humana. Portugus Ginstica II Folclore Rtmica I Atletismo II Noes de bioestatstica. Higiene. Psicologia da educao I Ginstica III Rtmica II Recreao I Atletismo III Disciplinas da grade curricular feminina. Biometria Psicologia da Educao II. Recreao II. Yoga I Natao I Basquetebol I Cinesiologia Est. e funcionamento Ensino 1/2 G. Voleibol II. Ginstica Rtmica desportiva Handebol I Treinamento desportivo I Socorro de Urgncia. E. P. B.I Ginstica olmpica I Ginstica Ritma desportiva II Handebol II Tnis I Prtica de ensino I (estgio supervisionado) Disciplinas da grade curricular masculina. Biometria Psicologia da Educao II. Recreao II. Natao I Basquetebol I Jud I Cinesiologia Est. e funcionamento Ensino 1/2 G. Voleibol II. Futebol I Handebol I Treinamento desportivo I Socorro de Urgncia. E. P. B.I Ginstica olmpica I Futebol II Handebol II Tnis I Prtica de ensino I (estgio supervisionado)

Fisiologia do esforo Didtica Natao II Basquete I Voleibol I Ginstica IV Fisioterapia E. P. B. II Organizao e Adm. De Ef. Fsica e Desporto. Prtica de Ens. II (estgio Superv.) Eletiva I Eletiva II (Grade Curricular de Licenciatura Plena em Educao Fsica da ESEFFGO, presente na ementa aprovada pelo Conselho Estadual de Educao em 22/12/83)

Fazendo-se uma breve anlise da grade curricular de licenciatura plena de Educao Fsica, nota-se que as disciplinas eram divididas por gnero afirmando a preocupao em trabalhar as competncias fsicas com maior enfoque, por exemplo, o futebol no aparece na grade feminina, nem a Yoga aparece na grade masculina. As disciplinas apresentadas acima eram distribudas por meio da carga horria semanal em horas tericas e prticas, explicitando a fragmentao do conhecimento.

42 As disciplinas de aspecto filosfico e social no foram contempladas, em detrimento das de cunho biolgico que se destacam em todos os perodos, apesar de se tratar de uma licenciatura (plena) as disciplinas relacionadas Educao e a Metodologia de Ensino aparecem timidamente em meio ao estudo de inmeras modalidades esportivas. Tais aspectos se afirmam pelo agrupamento das disciplinas, em que o departamento biomdico, pedaggico e prtica de ensino que eram comuns aos gneros masculinos e femininos. E os departamentos desportivos e gmnicos que ofereciam as modalidades separadamente, ou algumas sendo singular ao mbito masculino ou feminino. No h nenhuma disciplina que nos leve a pensar que poderia existir alguma produo de conhecimento cientfico; as matrias pedaggicas permaneciam com um carter tcnico e instrumental, caractersticas do tecnicismo, as matrias tericas utilizavam conhecimentos advindos da rea biolgica (SOARES JUNIOR, 2010). A ESEFEGO assim como outras faculdades de Educao Fsica utilizavam os conhecimentos vindos do exterior, quase que sempre da Europa (VENTURA 2011). Tinha se rumores da construo de conhecimento por meio da pesquisa, o que pode ser afirmado pela disciplina comum aos gneros presente na tabela acima, Metodologia do trabalho intelectual, no entanto, o trato com a produo cientfica era rstica ou ainda inexistente, grande parte dos professores que se formaram neste perodo foram realizar trabalhos cientficos na ps graduao (professor 3). Surge a necessidade de se promover discusses acerca do cenrio em que se configurava a Educao Fsica, havia o surgimento das novas produes tericas que emergiam vindas das cincias sociais e que em sua maioria com base no Materialismo Histrico Dialtico (CAPARROZ, 2007; DALIO, 1998 apud SOARES JUNIOR, 2010). O grupo responsvel pelas discusses inovadoras na ESEFEGO passou a promover dilogos com os professores de outras instituies de ensino, o que foi determinante para se pensar a resoluo n 03 de 1987:
Essa alterao de 87 j vem adubada por uma discusso que nos fizemos com o professor Marinho de Oliveira, orientador do Aladi no mestrado que dentro da USP ele era uma ira contra os biologicistas da USP, ento ele era um cara tido como crtico, da nos trazemos ele pra ESEFFEGO duas vezes e depois a gente comeou a trazer o pessoal realmente crtico, trouxemos a Celi Taffarel. Um dia ela me pegou num cantinho e disse que no sabia o motivo de estar na ESEFFEGO. Isso ocorreu por que ela vinha com uma discusso avanada e a gente no entendia nada, [...] Eu lia aquilo e falava gente no tem nada de Educao Fsica aqui, isso na dcada de 80 antes do Coletivo de Autores. Nesse mesmo perodo, trouxemos, por indicao da Celi Taffarel a Micheli Ortega e ento, ofertamos um curso de ps graduao para os professores. (PROFESSOR 1)

43

Um grupo de professores dentro da ESEFEGO passa a buscar discusses acerca deste novo movimento que tomava conta das faculdades de Educao Fsica, dessa maneira, percebe-se uma manifestao em prol de uma discusso que antecede a materializao da obra Coletiva de Autores o que nos remete a reflexo que a instituio j estava a par do que se discutia e corroborava questes relacionadas a possvel forma de penar a Educao Fsica. O pensamento crtico comea a florear na ESEFEGO, por meio de encontros, debates seminrios e a pensar a respeito da Educao permeada de elementos crticos, os grandes nomes da Educao Fsica escolar no Brasil, transitaram pela instituio no intuito de transpor as novas prerrogativas acerca do papel da Educao Fsica em diferentes espaos, mostrando que o esporte no deveria ser o nico objeto de estudos, estes eventos ainda contriburam para a construo de uma ps-graduao esefeguiana que contou com a participao destes professores como Micheli Ortega e Celi Taffarel enquanto componentes do corpo docente. A ESEFEGO se atrasa para atender a resoluo de 1987 que previa a adequao dos currculos s novas diretrizes at 1990, a ESEFFEGO no o faz no prazo estipulado, a instituio utiliza este tempo que se totaliza em 7 anos at 1994 em que se v obrigada a fazer a reformulao curricular, sob pena de no poder realizar o vestibular, o novo currculo se configura dotado de grande influncia desenvolvimentista advindo da USP e UNICAMP (PROFESSOR 1), com uma discusso crtica ainda deficiente, porm lanando sustentao para um novo currculo que viria em quatro anos. A elaborao deste currculo se configura enquanto um marco na histria das escolas superiores de Educao Fsica, atribuindo a organizao da instituio elaborar seu prprio currculo, dando-lhes autonomia para analisar um currculo compatvel com os anseios de formao da instituio, gozando de total autonomia de escolha de disciplinas e organizao da grade curricular (DAVID 2003, SOARES JUNIOR, 2010). Pela resoluo n 03/87 o Conselho Federal de Educao, estabelece as reas do saber que deveriam ser contempladas dentro do currculo, que so divididas em conhecimentos humansticos, conhecimentos de cunho filosfico, conhecimento do ser humano, conhecimento da sociedade e de cunho tcnico. Nesta perspectiva, o Conselho Estadual de Educao no uso de suas atribuies legais altera o currculo pleno e o regimento. Aprova a modificao do currculo de Educao Fsica de acordo com o

44 regimento escolar em vigncia a partir do ano letivo de 1994, em que a licenciatura plena ser destinada formao de professores de 1 e 2 grau, tendo a durao mnima de 8 semestres oferecendo o curso como habilitao (CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO, 1994). O curso foi constitudo com saberes de carter obrigatrio, que o aprofundamento de conhecimentos dever atender as necessidades dos alunos em crticas e projetos com relao ao mercado de trabalho considerado s especificidades de cada regio e os objetivos de formao, cabendo a Instituio de Ensino Superior a seleo de disciplinas que permitam a vivncia de experincias terico-prticas no campo de trabalho. Nesta perspectiva, a ESEFEGO (que neste mesmo tem seu curso de Fisioterapia aprovado e assim passa-se a ter mais um F na sigla) estabelece o profissional que se deseja formar e ainda as disciplinas que contribuem para esse objetivo, que aprovada posteriormente pelo Conselho de Educao. Refletindo sobre alguns aspectos deste momento da histria da Educao Fsica de inovao pensando a autonomia curricular que at ento no era possvel ser realizada, torna-se necessrio pensar para alm das reformulaes curriculares, no aspecto das atitudes, compromisso com a pesquisa cientfica, valorizao das prticas da didtica, e dos desportos. interessante a percepo de que a produo cientfica se estabelece enquanto um dos focos da formao deste novo profissional de Educao Fsica que ser preparado para espaos escolares e no escolares. Desta forma, o currculo aprovado pelo CEE em 1994 estabelece:
4.2 O curso de licenciatura em Educao Fsica tem um currculo pleno de 3.630 horas-aulas, sendo que 1.050 horas-aulas se referem ao conhecimento humanstico ao aprofundamento e ao conhecimento tcnico. 4.3 A durao mnima da licenciatura em Educao Fsica em 9 semestres e mximo de 14 semestres. (...) 4.5 O processo de avaliao contnuo e terico-prtico e tem por objetivo avaliar o estudante na assimilao e aplicao pedaggica dos conhecimentos adquiridos. (ESEFEGO, Proposta do currculo pleno do curso de Educao Fsica aprovado pela CEE, 1994 p.3)

Assim, o Conselho Estadual de Educao (CEE) aprova o currculo e regimento da ESEFEGO como dentro dos padres da resoluo n3 de Julho de 1987, e possvel a percepo de um olhar humanstico que antes no era priorizado em outros currculos com uma ateno especial ao trato pedaggico, aspecto que afirma um processo de desvinculao do paradigma da aptido fsica. Em contra partida, a este novo currculo, a faculdade tende a reorganizar as estratgias para sua materializao, diminudas a carga horria de alguns professores das

45 reas prticas em prol da insero de outras disciplinas que caracterizavam este novo currculo, o que foi motivo de conflitos na instituio, que tiveram seu ponto forte travado na questo de carga horria: (...) o professor no brigava pela disciplina em si, pelo tempo que
diminuiria e prejudicaria o contedo programtico, isso era to implcito que os professores no tinham medo de perder as disciplinas, tinham medo de perder a carga horria ou de ter que estudar para lecionar (PROFESSOR 2).

Dentro desta realidade que se configurava, havia uma disparidade em que os professores se dividiam entre os adeptos as mudanas que estudaram em prol da materializao do currculo e outros que se mostravam irredutveis a elas, porm o currculo de 94 em linhas gerais se mostrava inovador:
, e esse currculo ento era um currculo que ns no tnhamos professores para dar aula nele, nos fizemos uma mudana de um currculo avanado, mas ns no estvamos preparados para dar aula. Eu lembro muito bem que eu era da coordenao da extenso e me chega esse cidado (Joaquim), faltando menos de uma semana para comear a aula e falo assim Paulo eu no tenho uma noticia muito boa mas no tem jeito de no ser dada voc vai ministrar tal disciplina, e no tem outra pessoa a disciplina chama administrao da Educao e da Educao Fsica, sabe o que eu tive que fazer? Me matricular a noite na catlica na faculdade de Economia e administrao pra fazer administrao I para entender o que eu tava fazendo.eu entrava na sala de aula voc no tem idia o que eu to fazendo aqui! Uma coisa de outro mundo pra mim. A terminologia era totalmente nova, e voc no entendia o caminho que ela deveria seguir. (PROFESSOR 1 e PROFESSOR 2)

O currculo de 1994 rompe com alguns iderios propostos durante toda a histria da ESEFEGO, no mbito da performance e na concepo do saber fazer para um olhar ampliado do saber por que fazer e a quem ensinar, engajado com o compromisso de contribuir para a promoo da Educao:
A Escola Superior de Educao Fsica prope um currculo que forme profissionais capazes, no s de utilizao e difuso dos conhecimentos da rea, mas capazes ainda de expandi-los e produzi-los de forma crtica e competente (...). O licenciado em Educao Fsica aliando os conhecimentos cientficos da Educao Fsica, aos conhecimentos da realidade e da estrutura escolar brasileira, ser um Educador, comprometido com a formao da conscincia individual e a incorporao de princpios e prticas que colaborem com a promoo do bem-estar do individuo e da sociedade. (ESEFFEGO, Proposta do currculo pleno do curso de Educao Fsica aprovado pela CEE, 1994 p.1)

A nova proposta de currculo traz elementos diferenciados at ento no que diz respeito formao de professores, a concepo de currculo, ao poder de interveno da Educao Fsica perante a sociedade, pensando a formao de um cidado crtico, diferentemente de outros momentos da histria em que a Educao

46 Fsica esteve atrelada ao objetivo de contribuir com o modelo de homem definido pelos governos vigentes. Tal evento acontece por um fator em especial, o fato do objeto de estudo da Educao Fsica, neste perodo de discusses esto se delineado em busca de uma amplitude de conhecimento com maiores dimenses. A Cultura Corporal fruto de uma anlise primada pelo cunho crtico, que associa uma amplitude maior de aspectos que so capazes de influenciar a prtica pedaggica, nesta perspectiva entra em voga a formao do professor que vai interferir ativamente nas concepes anteriores presentes na Educao Fsica e em sua prtica. A Cultura Corporal vai em contrapartida a Aptido Fsica, buscando uma reflexo pedaggica a respeito dos conhecimentos historicamente produzidos pelo homem por meio da expresso corporal, o esporte no seria o contedo primordial, o professor j no deveria pensar somente em performance, os alunos no deveriam ser separados uma vez que o objetivo no era mais a aquisio de uma forma fsica atltica, atravs da escola (MEDEIROS, 1998). Nesta perspectiva, a obra Metodologia do Ensino da Educao Fsica lanada em 1992 trazendo este novo olhar para a Educao Fsica, o que exerce influncia sob as licenciaturas plenas de grande parte do Brasil, o que no foi diferente na ESEFFEGO, fator que pode ser evidenciado nas ementas das disciplinas do Currculo do Curso de Licenciatura em Educao Fsica de 1999 em que a obra aparece enquanto bibliografia obrigatria em: Fundamentos de Ginstica I, Introduo a Educao e a Educao Fsica, Fundamentos das Danas, Fundamentos do Handebol, Fundamentos da Natao, Didtica Geral e aplicada a Educao Fsica, Metodologia do Ensino da Educao Fsica I- Ensino Fundamental, Metodologia do Ensino da Educao Fsica II- Nvel Mdio, Estgio Supervisionado I, Metodologia do Ensino da Educao Fsica para Adultos, Gesto e poltica da Educao e da Educao Fsica, Estgio Supervisionado II, Administrao e Organizao de projetos programas e eventos da Educao Fsica, Estgio Supervisionado III. Diante deste levantamento de dados acerca do Coletivo de Autores enquanto fonte de referncia para disciplinas que compe o Currculo de 1999 da ESEFEGO, fazse necessria construo de um quadro:
Disciplina Fundamentos de Ginstica I Perodo 1 perodo Ementa Estudos relativos ao movimento humano, observando sua natureza, gnese, possibilidades, graduao e tcnicas de movimento, formas de solicitao motora e os mtodos e sistemas de ginstica construdos historicamente, enfatizando

47
prticas e vivncias gimnicas, constituindo-se como disciplina bsica para o conhecimento tcnico e prticas pedaggicas da Educao Fsica. Estudo das teorias da Educao no Brasil, contextualizada historicamente, evidenciando a Educao Fsica como parte integrante do processo educacional. Estudo e vivencia da dana nos seus aspectos rtmicos e criativos relacionando-a aos fenmenos educativos e culturais de massa, populares e eruditos, contextualizados histrica e socialmente. Estudo da histria do Handebol no Brasil e no mundo; compreenso de jogo de suas regras e fundamentos tcnicos por meio de convivncia nas prticas de ensino, como possibilidade de sua aplicao nos meios escolar e no escolar, focalizando sua especificidade e semelhana com os demais esportes coletivos. Estudos tericos e prticos das possibilidades do movimento humano no meio liquido e a aprendizagem dos fundamentos tcnicos pedaggicos inerentes natao. Estudos terico- prticos dos fundamentos, condies e modo de realizao do ensino aprendizagem em Educao Fsica, refletindo os princpios curriculares estabelecendo relao com os contedos das disciplinas Metodologia do Ensino da Educao Fsica, curriculum e Estgio Supervisionado. Estudo das produes e das prticas pedaggicas da Educao Fsica no Ensino fundamental, reconhecendo as caractersticas e os limites dos alunos desta faixa etria valendo-se das possibilidades reais do sistema educacional, suas referncias tericas, culturais, sociais e metodolgicas para o desenvolvimento cientifico da rea no mbito do processo ensino/aprendizagem. Estudo das produes e das prticas pedaggicas da Educao Fsica no Ensino fundamental, reconhecendo as caractersticas e os limites dos alunos de 2 grau, j para o final da adolescncia, valendo-se das possibilidades reais do sistema educacional, suas referncias tericas, culturais, sociais e metodolgicas para o desenvolvimento cientifico da rea no mbito do processo ensino/aprendizagem. Vivncias em mbito escolar no processo de ensino e de aprendizagem, em sua globalidade focalizando normatizao e organizao; a transmisso e assimilao de conhecimento e modos de ao: os objetivos, contedo e mtodos; as condies e meios como intervenientes da ao pedaggicas, nas escolas de educao infantil e ensino fundamental. Estudo das principais caractersticas do adulto jovem e do adulto mdio, em relao as suas condies sociais, culturais e biolgicas, refletidas na metodologia da prtica de atividades fsicas realizadas em seu aspecto formal e no formal

Introduo a Educao e a Educao Fsica. Fundamento das Danas

2 perodo

3 perodo

Fundamento do Handebol

3 perodo

Fundamentos da Natao

4 perodo

Didtica Geral Educao Fsica

aplicada

4 perodo

Metodologia Educao Fundamental

do Fsica

Ensino I

da

5 perodo

Ensino

Metodologia do Ensino da Educao Fsica II Ensino Mdio.

6 perodo

Estgio Supervisionado I

6 perodo

Metodologia do Ensino Educao Fsica para adultos.

da

7 perodo

48
Gesto e Polticas da Educao e Educao Fsica 7 perodo Estudo da gesto, do financiamento e de outras polticas publicas relacionadas com o sistema educativo e com a Educao Fsica. Estgio Supervisionado II Vivncias em mbito escolar no processo de ensino e de aprendizagem, em sua globalidade focalizando normatizao e organizao; a transmisso e assimilao de conhecimento e modos de ao: os objetivos, contedo e mtodos; os objetivos, contedos e mtodos; as condies e meios como intervenientes da ao pedaggicas, nas escolas de ensino mdio. Administrao e Organizao de 8 perodo Estudo das tcnicas de administrao, planejamento projetos programas e eventos da e elaborao de projetos na rea da Educao Fsica Educao Fsica. e do Esporte, bem como a organizao terico/prtica de eventos nestas reas, como legislao e das polticas pertinentes. Estgio Supervisionado III 8 perodo Vivncias em mbito e no escolar na aplicao dos conhecimentos sobre os temas pedagogizados pela Educao Fsica, sob o vis do ldico. Elaborao e execuo de projetos planejados previamente, junto comunidade carentes de atividade que busquem envolver a cultura corporal de movimentos. ( Anlise do currculo de 1999 verificando as ementas e a presena da obra Metodologia do Ensino de Educao Fsica em quanto literatura obrigatria nas disciplinas) 7 perodo

Em mbito curricular o Coletivo de Autores aparece nas referencias bibliogrficas nos planos de curso de quatorze disciplinas do currculo de 1999, o que aponta de forma relevante adeso de uma parte significativa do corpo docente eseffeguiano, da perspectiva crtica de Educao e ainda, portanto o Coletivo enquanto suporte da sua metodologia de ensino. Porm, suas caractersticas em muitos momentos e espaos no se materializavam durante as aulas na instituio, fato que pode ser afirmado com a seguinte fala:
E tinha professores que colocava o Coletivo em suas referencias s para falar que estava de bem com o currculo. E eu como coordenador pedaggico, recebia crticas e reclamaes desse professor, teve caso que eu tive que falar pro professor tirar o Coletivo das referncias. Alguns na teoria falavam uma coisa e na prtica outra, no entendia do que falava o coletivo. E a gente nem entendia o porque disso, por que no corriam risco de perder o emprego. Era uma preocupao infundada. Ele corria mais risco na contradio do que em perder o emprego. (PROFESSOR 1 E PROFESSOR 2)

interessante pensar como a ESEFFEGO se situava neste perodo de suposta transio tida como um caminho em busca da materializao de uma proposta crtica de ensino, caracterizado pelo distanciamento da Aptido Fsica em detrimento da Cultura Corporal. De fato um elemento de anlise neste momento pensarmos que as

49 modificaes se expressam com maior nfase no mbito do currculo formal do que no currculo real, desta forma o currculo formal ou oficial se configura como:
(...) toda aquela deciso ou condicionamento dos contedos e da prtica do desenvolvimento do currculo a partir das instncias de deciso poltica e administrativa, estabelecendo as regras do jogo do sistema curricular. Planeja um campo de atuao com um grau de flexibilidade para os diferentes agentes moldadores do currculo. A poltica o primeiro condicionante direto do currculo, enquanto o regula, e diretamente atravs de sua ao em outros agentes moldadores. (GIMENO SACRISTN apud SOARES JUNIOR, 2010:30).

Assim, o momento de elaborao de currculo de fato aconteciam no ambiente eseffeguiano, que por meio de congregaes e reunies, se estabelece um currculo fruto de uma proposta elaborada por uma comisso, que neste caso estavam empenhados em garantir uma reforma curricular consistente, e que por consequncia votado e deveria se materializar durante o percurso de formao. Por inmeros determinantes, os professores no conseguiram transpor as caractersticas contempladas em seus planos a sua prxis, fator que pode ser justificado pela falta de competncia para assumir disciplinas que at ento no existiam na grade curricular ou ainda por no conseguirem transpor a sua rea do conhecimento para o novo paradigma adotado pelo currculo, no caso a Cultura Corporal, ou ainda por indisposio de se debruar se especializando a cerca de determinado contedo. O perodo de reformulao curricular de 1994 a 1999 se caracteriza como um perodo conturbado de repensar a prtica buscando a insero de aspectos crticos como forma de tornar significativo o conhecimento. No mbito de das decises que ocorriam em congregaes2 dentro da ESEFFEGO, havia uma separao explicita do corpo docente:
(...) de um lado o grupo tido como tecnicista que era maior e do outro os que no eram, e nessa diviso a maioria dos que no eram se classificavam em tcnico superior e de acordo com o estatuto da instituio s os professores votavam, assim a maioria dos professores eram tecnicistas, o que tornavam as mudanas difceis (PROFESSOR 3).

Mesmo com muitas dificuldades, os currculos de 94 quanto de 99 foram implantados e a forma de conduo do ensino-aprendizagem deveria acontecer de acordo com o que regia o currculo, porm, isso no se consumava na maioria das aulas a metodologia de ensino continuava retrgrada. Para afirmar cientificamente esta proposio, ser necessrio entender que:
2

Congregaes espcie de assemblia realizada por professores titulares de um estabelecimento de ensino que visa analisar diversos assuntos. Neste caso as congregaes citadas acima, aconteciam no intuito de formular, discutir e aprovar currculos.

50
(...) o currculo uma prtica desenvolvida atravs de mltiplos processos e no qual se entrecruzam diversos subsistemas ou prticas diferentes, obvio que, na atividade pedaggica relacionada com o currculo, o professor um elemento de primeira ordem na concretizao desse processo. Ao reconhecer o currculo como algo que se configura na prtica, e por sua vez, configurado no processo de seu desenvolvimento, nos vemos obrigados a analisar os agentes ativos no processo. Este caso dos professores; o currculo molda os discentes, mas traduzido na prtica deles mesmos- a influncia recproca. (GIMENO SACRISTN, 2000:165)

Desta forma, o currculo no se materializa como o prescrito e decidido pelo coletivo pelo fato do papel do professor da ESEFFEGO em sua prtica pedaggica ser falho, por diversos fatores apontados anteriormente, o currculo direcionou o a prtica docente, a solidificao dele no ocorreu como o almejado. Tal evento justifica-se pelo fato do currculo no se estabelecer dentro na neutralidade se revelando criticamente e o corpo docente no estabelecer uma relao de sentido e significados, j que os professores se apoderam de uma determinada metodologia que tem maior relao com seu prprio processo de formao da sua subjetividade.
A avaliao da implantao de projetos curriculares, nas mais variadas reas do currculo, tem se destacado sempre essa modelao ou interpretao por parte do professorado (...) o professor ao adotar uma nova idia a faz em funo dos seus prprios condutos pessoais e ao desenvolver a nova tarefa acadmica tambm a interpreta e modela por que nenhuma tarefa esquema to acabado e inequvoco que no oferea possibilidades para interpretaes pessoal de cada professor, a partir de suas prprias finalidades e formas de perceber as demandas dos alunos e a nova situao. (GIMENO SACRISTN, 2000:175).

Dessa forma possvel estabelecer apontamentos com relao ao aspecto subjetivo do professor que teve determinada formao, e por inmeros fatores ela se mostra falha, e para ressignificar a prpria prtica seriam necessrias condutas nunca pensadas no caso da ESEFFEGO, os professores precisariam de estudos, pesquisas e formao continuada:
(...) at 2003 a formao crtica do professor no estava de acordo com o que estava no currculo. Mas tem professores que adotavam livros desde quando chegou aqui at hoje, esses no valorizam o currculo. Tem professor que a gente trazia o livro pra ele e ele falava ah, mas esse livro ta igual a minha metodologia de 70 da eu falava e a massa crtica dos contedos? Ele falava no isso aqui no mudou nada em 71 voc no tinha livro, tinha cpia de mtodo francs, sueco. (PROFESSOR 3).

Essa relutncia aconteceu em parte do corpo docente, porm com a reestruturao das aulas a porcentagem de professores deste perfil atenuou-se devido a trs fatores: a aposentadoria, aos novos concursos e a outro fator em especial, a sada de

51 professores para a ps-graduao. Os currculos que abrem a dcada de 90 se configuram enquanto revoluo no mbito da Educao Fsica eseffeguiana, por simbolizar uma mudana de paradigma e por objetivar um amadurecimento cientfico que levou anos de estudos e ainda nos dias atuais se reflete sobre a sua materializao nas prticas dos docentes. Esses aspectos refletiram na formao discente por meio da produo de conhecimento instigada ainda na graduao, ponto caracterstico deste perodo de transio que podem ser percebidos no quadro a seguir que utiliza-se dos currculos e regimentos que diz respeito as caractersticas da formao que a instituio preconizava:
Documento Regimento Interno Ano 1994 Perfil do profissional se formar A) Com as atividades fsicas, o professor dever ter capacidade de identificar as potencialidades e os limites do ser humano, com perspectivas de ampli-las e superlas; B) Atravs das atividades fsicas o professor proporcionar domnio das habilidades motrizes, em benfico das aes cotidianas especficas; C) Dever ser capaz de organizar, coordenar e participar de eventos esportivos, recreativos e lazer; D) Possuir domnio de instrumentos, mtodos e tcnicas para proporcionar aquisio e manuteno da condio fsica; E) O professor atravs da atividade fsica e seus aspectos pedaggicos, proporcionar a comunicao atravs da expresso corporal; F) O professor dever ser capaz de estabelecer no cotidiano das pessoas hbitos sadios contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e afetivo; G) Aproveitar as oportunidades durante a atividade motora, para desenvolver a capacidade de anlise e sntese, tendo ampla viso da realidade social, e atitude crtica. Ainda identificar possibilidades de transformao tanto da realidade como do cidado; H) Possuir conhecimento integrado e prtica apropriada, permitindo a atuao eficiente nos campos da Educao Fsica escolar (1, 2 e 3 graus) no escolar (academias, clubes, condomnios estncias centros comunitrios e outros) Ainda em casos especiais (gestantes, executivos, pessoas portadoras de necessidades especiais). O curso de licenciatura em Educao Fsica da ESEFFEGO pretende oferecer s pessoas uma formao acadmica inicial, que as torne conhecedora de suas potencialidades, do seu meio social e da relao deste com o mundo sensveis as questes humanas e competentes no papel de agente, na produo do conhecimento geral e abrangente (grifos nossos), nas diversas reas do saber, especialmente na rea da Educao Fsica; um profissional engajado politicamente num projeto de sociedade onde se garanta o direito a cidadania. O Curso de licenciatura em Educao Fsica da ESEFFEGO tem por finalidade proporcionar uma formao geral e abrangente em diversos campos do saber e em conhecimentos prprios da Educao Fsica, oportunizando o aprofundamento do conhecimento em

Currculo do Curso de Licenciatura em Educao Fsica.

1999

Currculo do Curso de Licenciatura em Educao Fsica.

2003

52
reas de concentrao, de conformidade com a proposta curricular e com os interesses dos acadmicos, capacitando-os a prosseguirem em estudos de formao continuada (grifos nossos). Currculo do Curso de 2007 O curso de licenciatura ampliada em Educao Fsica da Licenciatura em Educao ESEFFEGO busca formar sujeitos para desenvolverem Fsica. intervenes profissionais nos campos de trabalho escolar e no escolar, acumulando conhecimentos especficos e mais amplos e potencializando a produo do conhecimento acadmico (grifos nossos). Assim, o egresso estar respaldado por uma competncia intelectual que banalizar sua relao com o mundo do trabalho na direo de analisar, compreender e explicar criticamente a lgica da sociedade aos seus futuros alunos, fazendo da docncia a centralidade de sua prtica social para a ruptura com os empeos dominantes e a consolidao das transformaes polticas necessrias. (Levantamento de dados de currculos e regimentos sobre o perfil do profissional a que a instituio objetiva formar de acordo com cada perodo)

A partir do quadro acima possvel entender que a ESEFEGO se configura enquanto um espao propcio pesquisa, isso resultado de discusses realizadas na instituio nos fins da dcada de 80 inicio da dcada de 90 devido a discusses que corroboraram para a materializao da ps- graduao em que as professoras Michelli Ortega e Celi Taffarel vieram ministrar na ps- graduao isso alimenta as alteraes que se seguiram (PROFESSOR 3). O trabalho monogrfico foi implantado na instituio na segunda metade da dcada de 80, porm s se torna obrigatrio posteriormente, os professores tinham dificuldade de orientar seus alunos, no entanto a formao continuada, marco dos ltimos anos, se configurou como ponto positivo no auxilio aos estudantes. E nos dias atuais pode-se cogitar a pesquisa da instituio em sua melhor conjuntura desde sua fundao, com egressos empenhados na formao continuada:
(...) temos que pegar os dados no concurso, nos temos professores na secretaria de lazer formados na ESEFFEGO que passaram nos primeiros lugares, voc tem pessoas na secretaria da sade, voc tem professores na secretaria municipal e Estadual, voc tem gente nos bacharelados de sade e educao. No doutorado da federal passaram Anderson, Ademar, Thais e Marisa Mello no mestrado e mais uma menina que foi aluna daqui passou no doutorado, mas que no professora daqui. Voc vai na Educao voc tem o Rodrigo, voc vai l na UNB toda turma tem um daqui eu, Nri o Anderson, no doutorado na Faculdade de Educao voc vai encontrar o Roberto (PROFESSOR 1)

Desta forma, pode-se identificar os elementos dos currculos pautados no paradigma da Cultura Corporal, refletidos na formao dos discentes, no que diz respeito pesquisa que nos remete a produo cientfica e a formao continuada. A produo do conhecimento de fato foi aprimorada, e o formato do currculo que se

53 configura na atualidade dentro da instituio foi fruto de alteraes que culminaram em um crescimento substancial para a formao eseffeguiana.

54 CONSIDERAES FINAIS A ESEFFEGO se configura no espao do Centro-Oeste brasileiro enquanto a primeira escola superior de Educao Fsica do estado de Gois, de forma que, a histria desta rea do conhecimento se imprime na instituio, uma vez que a mesma nasce do objetivo do estado em capacitar pessoas para auxiliarem as prticas da prticas da populao produtiva nas praas de esportes construdas em compatibilidade com o plano econmico de desenvolvimento do Brasil. nesse contexto que, os atores e personagens envolvidos com a histria da ESEFFEGO vo percorrendo e se envolvendo com o processo histrico ao longo dos anos, onde a formao era voltada para o esporte e para os objetivos militares de obedincia, da utilizao do esporte como ferramenta para o adestramento e de promoo da disciplina enquanto forma de represso e submisso ao governo, que se configurava enquanto ditatorial. As reformulaes curriculares advindas deste tipo de governo permitiram a instituio incluso de disciplinas alheias ao esporte, assim esse elemento enfraquece enquanto carro chefe da formao esefeguiana, abrindo espao para outras reformulaes que viriam anos depois visando especializao e voltando o foco para outras reas da Educao Fsica, professores se deslocam das reas prticas buscando o domnio de outras reas que a Educao Fsica contempla. Desta forma, a ESEFFEGO passa pela mudana de paradigma da Aptido Fsica para a Cultura Corporal de forma conflituosa e processual, a primeira por se tratar de elementos para alm do paradigma em si, mas pensando na relutncia do corpo docente em abrir mo de suas disciplinas em prol de outras com cargas horrias diferentes e por no terem a disposio ou ainda por opo de estudar a respeito ou ainda comprometer-se a uma formao continuada. E essa mudana processual uma vez que ela necessita de um amadurecimento curricular e docente para a sua materializao, e tal evento vem se delineando at os dias atuais. Um aspecto substancial o conflito que se estabelece entre currculo, ementa das disciplinas e materializao das aulas. O currculo contemplado na ementa, mas no se consolidava na prtica devido a diversos fatores, um de nossos apontamentos se d pela falta de estudos de cunho crtico e ainda o desestmulo com relao a formao continuada, com o amadurecimento do currculo e dos professores o currculo e prxis dos docentes tendem a dialogar de forma proveitosa.

55 O olhar pesquisa foi contemplado na medida em que o trabalho cientfico se apresenta nas grades curriculares dos cursos de Educao Fsica, permitindo a produo do conhecimento da rea e ainda no perfil de profissional que a ESEFFEGO deseja formar. Na rea escolar a evoluo foi significativa, e assim como a instituio foi criada para atender a sociedade goianiense, nas praas esportivas e seu currculo contribua para tanto, nos dias atuais a ESEFFEGO forma professores para atuar na sociedade trabalhando elementos da Cultura Corporal, na perspectiva de formar cidados crticos e atuantes na sociedade. Neste momento cabe estabelecermos ainda algumas consideraes provisrias ou ainda apontamentos com relao ao novo currculo que se configura na instituio que prope a afirmao deste distanciamento dos princpios da Aptido Fsica. Tal evento poder se realizar por meio da reflexo crtica que deveramos ter com relao a toda carga que o termo Aptido Fsica carrega. possvel compreender que o atual currculo pretende romper com os resqucios dos possveis medos de uma formao ampla, filosfica e munida de sustentao pedaggica necessria a atuao em diversos espaos. Assim o currculo prev uma formao comprometida com o mundo em transformao e contribuindo ativamente com a emancipao humana dentro e fora da escola. fato que a presente pesquisa nos mostra apenas uma via que capaz de se fazer compreender como a transio da Aptido Fsica para a Cultura Corporal vem acontecendo na instituio, isso nos deixa lacunas devero ser preenchidas pela provvel continuao da pesquisa buscando compreender com este processo se desenvolve em outros mbitos que no curriculares na ESEFFEGO.

56 REFERNCIAS BARBIERI, Aline Fabiane; PORELLI, Ana Beatriz Gasquez; MELLO, Rosangela Aparecida. Abordagens, Concepes e Perspectivas de Educao Fsica quanto Metodologia de Ensino nos Trabalhos Publicados na Revista Brasileira de Cincias do Esporte (Rbce) em 2009. Motrivivncia, ano XX, n31. p.223-240. Dez 2008. Disponvel em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewArticle/14106. BELLO, Jos Luiz de Paiva. METODOLOGIA CIENTIFICA. Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT: Rio de Janeiro, 2004. Disponvel em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met01.htm BONI, Valdete. QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Cincias Sociais. Revista Eletrnica de Ps Graduandos em Sociologia Poltica. V.02 n 01 Jan/Jul. 2005 p.68-80. Disponvel em: http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf BRACHT, Valter. Educao Fsica e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992 BRACHT, Valter. A constituio das teorias pedaggicas da Educao Fsica. Caderno Cedes, ano XIX, n 48, Agosto 1999. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a05.pdf CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a educao fsica na escola e a Educao Fsica da escola. 3 ed-Campinas, SP: Editores Associados, 2007. DAVID, Nivaldo. A. N. A formao profissional docente em Educao Fsica: dicotomias e rupturas no campo da formao e da prtica. Texto bsico utilizado na palestra da mesa redonda Bacharelado ou Licenciatura em Educao Fsica:formao interveno e polticas pblicas na relao do imediato com o mediadoVICONGOCE/Goinia-GO em 11/06/2009. DUNDURO, Silva Armando. Projeto para criao do Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Oral e Cincias Sociais (Beira, Moambique). Dissertao de mestrado: Fundao Getulio Vargas, Rio de Janeiro: 2009. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 2009. 2 ed.rev. UFU.FAEFI. Avaliao continuada do curso de Educao Fsica. Documentos informativos disponveis em : http://www.avaliacao.faefi.ufu.br Acesso dia: 29/10/10. ESEFEGO. Regimento Interno.Goiania, 1964. ESEFEGO. Regimento Interno. Goinia, 1983. ESEFFEGO, Proposta do currculo pleno do curso de Educao Fsica aprovado pela CEE. Goinia, 1994.

57

GIMENO SACRISTN, J. O CURRCULO: uma reflexo da prtica. Traduo Ernani F da F Rosa. Porto Alegre: Artemed, 2000. LIMA, Lenir Miguel de. Os militares, o populismo e suas influencias na Educao Fsica em Gois. Dissertao de mestrado. Universidade Federal de Gois, 1992. LDORF, Silvia Marina Agatti. Concepes de Corpo na graduao em Educao Fsica: um estudo preliminar de professores. Revista Digital Buenos Aires.Ao 09.n66. Novembro de 2003. MALDONADO, Daniel; HIPOLYTTO, Dinia; LIMONGELLI, Ana Martha de Almeida. Conhecimentos dos professores de Educao Fsica sobre as abordagens da educao fsica escolar. Revista Machenzie de Educao Fsica e Esporte, v.07 n03, 2008. Disponvel em: MEDEIROS, Mara Barbosa de. Didtica e prtica de ensino da educao fsica: para alm de uma abordagem formal. Goinia: ed. UFG, 1998. MELO, Perpetua do Socorro Nunes. Institucionalizao da Educao Fsica em Gois.168p. Dissertao de Mestrado. Universidade Catlica de Gois.2001. MOREIRA, Antnio Flvio Barbosa. Currculos e programas no Brasil. Campinas SP: Papirus, 1990. NASCIMENTO, Fabiana Alzira Ramos. ESEFFEGO: IMAGENS DO PIONEIRISMO DA EDUCAO FSICA EM GOINIA. 117p. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Gois. 2009. OLIVEIRA, Eduardo Macedo de. A organizao curricular do curso de graduao em Educao Fsica da Universidade Federal de Uberlndia: novas diretrizes, antigos paradigmas? Uberlndia, 2002. 151p. Dissertao (Mestrado em Educao)Universidade Federal de Uberlndia, 2002. Disponvel em: http://www.avaliacao.faefi.ufu.br/index.php?id=6. ROCHA, Maria Aparecida Teles Rocha. Transformaes na preparao do profissional de Educao Fsica da ESEFFEGO, a partir das Novas Polticas Educacionais. Dissertao de Mestrado: UEG, 2007. SILVA, Edna Lcia da. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. Florianpolis: Laboratrio de Ensino a Distncia da UFSC, 2001. Disponvel em: http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edicao.p df SOARES. Carmem Lucia. Educao Fsica: razes europias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994 SOARES JNIOR, Nri Emlio. O lugar da pesquisa no currculo da formao inicial dos professores de Educao Fsica, 2010. f. 132. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao Universidade de Braslia UnB, Braslia.

58

SOUZA JUNIOR, Marclio et. Al. Coletivo de Autores: a Cultura Corporal em Questo.Anais do XVI Congresso Brasileiro de Cincias do Esporte e III Congresso Nacional de Cincias do Esporte. Salvador-Bahia-Brasil 23-25 de Setembro de 2009. TRIVIOS, Augusto Nibaldo Silva. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. 1. ed. 17. reimpr- So Paulo: Atlas, 2008. UEG. Currculo do Curso de Licenciatura em Educao Fsica. Goinia, 1999. UEG. Currculo do Curso de Licenciatura em Educao Fsica. Goiana, 2003. UEG. Projeto Pedaggico do curso de licenciatura em Educao Fsica. Goinia, 2009. VENTURA, Paulo Roberto Veloso. As Teorias Pedaggicas da Educao Fsica. Universidade Estadual de Gois, ESEFFEGO- Unidade Universitria de Goinia, 2008.

59

ANEXOS Histria oral Professor 1: Paulo Roberto Veloso Ventura Professor 2: Joaquim Resende Costa Professor 3: Aladi Jose de Lima Daiana: mediadora Daiana: Fala de quando o senhor entrou na eseffego. Joaquim: no lembro, eu tenho histrias... Paulo: fala do primeiro currculo que formava tcnico que no deu certo porque no tinha professores, que no deu certo da passara a formar professores... Joaquim: o pior e que eu no tenho de memria como funcionava nem lembro das disciplinas que elencavam o currculo... Daiana: Ento vamos pensar no rituais dirios, tinha uniforme? Joaquim: Tinham, era praxe na poca tinha at uniforme de gala, tinha o uniforme dirio, o professor tinha um calo vermelho e camisa branca escrito em vermelho com o discobrio no peito. Desde que fundou a escola o primeiro uniforme dos professores era vermelho e dos alunos azul marinho, camiseta branca e o discobrio pintado de azul. Daiana: tinha ritual de cantar o hino? Joaquim: era to aberto que as vezes na semana da ptria tinha o astiamento dirio da bandeira e as vezes cantava-se o hino, eu no tenho lembranas de rigidez. Paulo: Paulo Delorete conta que o capito Rezende de Queiroz ele juntava o pessoal asteava a bandeira e mandava cantar. Daiana: Independente de ser semana da ptria? Paulo: sim, com certeza. Aladi: Na semana do 7 de setembro todos os dias asteamento de bandeira cantava-se o hino. Joaquim: E tinha que vir uniformizado, o tnis tinha que estar branquinho por que se no fazia a aula. Joaquim: Mais isso mais na poca da Delir

60 Paulo: A gente fez ESEFFEGO no auge da ditadura militar. Daiana: Mas existiam aspectos que lembravam a vocs em qual era o regime de governo? Paulo: Tinha vrias coisas, como a presena da disciplina OSPB Organizao Social Poltica Brasileira que trazia contedos alienantes. A vigilncia que tinha sobre a gente por exemplo na minha turma e do Aladi tinha um elemento da policia federal, alem disso dentro da nossa turma tinham pessoas que levavam as informaes, ento voc tinha que tomar cuidado at com quem se relacionava, leituras de ordem maxista da escola de Frankfurt nem pensar, se fosse pego com um livro de Marx era at preso, foi um perodo muito tenso. O professor Joaquim em um perodo anterior a ESEFEGO, foi militante da UEE, Unio Estadual dos Estudantes, anos depois foi indicado a vice diretor no foi porque tinha pertencido a UEE. Joaquim: Por que eu fui secretario, indiciado e me levaram pra Braslia, mas no fiquei preso no passei o dia e voltei. Paulo: no pode assumir a vice diretoria por que isso tinha ido pro currculo dele que ele era da UEE, entre outras coisas marcantes como por exemplo: pessoas que normalmente entravam de palet pedia para algum acompanhar ele (aluno, professor), saber que era pra onde essas pessoas iam e acabavam indo para o quartel responder, responder. Aluno normal que as vezes na noite anterior a gente tinha sado para alguma atividade subversiva, a gente mesmo que era de republica as vezes fazia algumas coisas sem ter muita noo, como pessoal vai acontecer tal coisa, vamo l ou algum chegava com algum texto contra ordem e pegava o texto da republica e lia no tinha lugar de esconder o pessoal na republica tinha medo. Daiana: Neste perodo a ESEFEGO era autarquia, s os alunos pensavam coisas contra o governo hegemnico os professores tambm? Paulo: Quem pensava no falava, o Joaquim mesmo como meu professor era meu companheiro de cachaa. Ele no tinha chance de falar, todo sbado a gente saia por ai ia pro boteco ele nunca confidenciou nada, s depois que ele foi me falar sobre os problemas da UEE muito tempo depois quando ele foi proibido de assumir. Joaquim: Quando ocorreu a revoluo, eu era segundo secretrio da UEE ento teve a interveno da UEE detonaram com o presidente que era do partido comunista (um trem de gois) ento a entidade era mal vista na poca (outra coisa) Daiana: E o processo seletivo para ingressar na ESEFEGO neste perodo?

61 Paulo: Bom o do Joaquim eu no sei ele pode falar o nosso tinha uma prova pratica que era seletiva era excludente, primeiro era prova prtica depois a teoria e ainda uma prova oral de ingls. Daiana: Vocs se lembra das provas? Paulo: lembro , teste de Cooper era a primeira, se voc no atingisse um nvel tava fora do vestibular, depois vinha piscina que o candidato tinha que atravessar no sentido do comprimento, depois o professor tinha uma porca pesada que ele jogava na parte funda ce tinha que mergulhar e buscar, e do lado de fora pra dizer que era tranqilo ficava os veteranos com uma bia e uma corda, e no GI onde tinha um circuit training em que tinha uma trave que voc deveria fazer um aviozinho ento voc caia, mas se voc tivesse passado pelas duas anteriores essa era a mdia. Tinha que marcar ritmo conforme a musica. Aladi: tinha a oitava na barra fixa, tinha salto em extenso. Paulo: Tinha uma prova de subir na corda amarrava uma corda no teto e voc tinha que subir. Joaquim: para testar fora de brao. Paulo: Eram pelo menos 10 estaoes e depois passava por uma prova escrita e uma oral de Ingls e ainda os exames mdicos. Joaquim: E quem no passava no exame mdico no fazia nem a prova prtica. Aladi: Tinha ainda os testes mdicos como biografia do pulmo, naquela poca tinha muito problema de tuberculose, fazia exame de sangue, eletrocardiograma que era o exame mais sofisticado da poca. Daiana: E as aulas ? Paulo: As aulas eminente prticas e havia uma diviso muito clara entre teoria e prtica. As disciplinas teorias eram disciplinas tericas, bem claro fragmentado. Joaquim: Teoria do esporte mesmo. Aladi: bem voltado para o esporte e fora fsica. Paulo: As provas eram quantitativas por exemplo o professor, falava prova de basquete, ento vai fazer a jogada tal, voc tinha que vir pra ESEFFEGO, treinar com o grupo que voc ia fazer a prova se um no tivesse treinado... prova de ginstica, a prova pratica era feita por uma banca de trem professores era o Joaquim, Jairo e o Geovani . O Geovani eu entrava pra fazer a prova ele fala oi Paulo, minha nota era zero. Ento voc fazia prova escrita e prtica cada uma valendo 10,0 somava e dividia por dois. As disciplinas tericas a prova era uma escrita e uma terica, ou de laboratrio no caso da prova de

62 anatomia a gente no tinha o que vocs tem, tinha o Zezinho pendurado o esqueleto e o professor dava a aula de anatomia dizendo assim o msculo tal se insere em tal articulao e se fixa em tal, quando voc ia fazer a prova era desse jeito e assim era na biologia, na anatomia. Aladi: Na natao a prova final era voc fazer 200m em cada estilo ento voc tinha que saber todos os estilos. Paulo: Para voc ver como as coisas eram, eu era nadador tirei dez no vestibular, a minha media final no primeiro ano foi 9,0 no segundo 8,0 no terceiro 7,0 ou seja eu desaprendi a nadar. Daiana: Tinha produo de conhecimento cientifico? Paulo: A produo vinha de fora. Joaquim: mastigava o que vinha de fora e engolia. Paulo: De fora mesmo com muita literatura externa ao Brasil, dos europeus. Daiana: Ento podemos dizer que isso s acontecia na ESEFEGO? Joaquim: no em todo pais, Paulo: O currculo era mnimo no Brasil, nas escolas de Educao Fsica, eram todos praticamente iguais s diferenas eram mnimas, no havia uma no havia uma contextualizao. Quando eu entrei na ESEFEGO, ela era a 4 melhor escola de Educao Fsica do Brasil. Eu tinha prestado vestibular na USP e tinha levado pau. Aladi: No Paulo, era a terceira, a USP escola do Rio de Janeiro e ESEFFEGO. Paulo: Eu hoje vou em alguns lugares que lembram muita a ESEFEGO, como a ferderal do Para e de Minau, no sei como est hoje divido ao reuni. Mas a UEPA igualzinha pe o ar condicionado a parece fica quebrada, improvisao pra tudo em qualquer lugar. Daiana: E trabalho de concluso de curso, tinha? Aladi: Joaquim e Paulo: No, No, No. Aladi: No tinha trabalho de concluso de curso e isso era comum a toda graduao. Paulo: Fui fazer trabalho de concluso de curso na segunda especializao. Na ESEFEGO, quando implantou o trabalho de concluso de curso, que no era obrigatrio assim como o estgio que no tivemos estagio no era obrigatrio. Passou a ser posteriormente. Joaquim: Primeiro foi implantado nas ps-graduao, depois foi implantado na graduao tinha graduao que nem tinha.

63 Daiana: De forma resumida retrospectiva histrica da ESEFEGO, o que vem a cabea de vocs de 63 a 84? Paulo: At 73 o curso era anual e matutino, depois disso o curso passa a ser semestral com um nico vestibular da entrava a primeira turma em janeiro e a segunda em agosto. Sendo cinqenta homens e cinqenta mulheres. Ento quando passou a fazer o vestibular era um s alguns esperavam at agosto para comear o curso, fazer dois vestibulares uma coisa recente. E ento, at 73 anual, nos tnhamos assim o tnis I e II, ginstica cinco, basquete fazia os trs anos, voleibol trs anos, natao trs anos. Ento era muito assim no primeiro ano trabalhava muito a parte fsica e tcnica, segundo ano apresentava a parte ttica e o terceiro ano era treinamento. Aladi: Esporte todos tinham. Paulo: Por que a lei neste tempo dizia o seguinte que formava professor de Educao Fsica e tcnico esportivos em todos os esportes, ento a gente era tcnico em tudo por exemplos nos tivemos esgrima, boxe, boxe foi s um ano, a esgrima tinha o uniforme puta dum uniforme que a ESEFEGO dava por que a gente no tinha dinheiro para comprar, o mesmo era o tnis que nem tinha raquete tinha l quatro raquetes mais tinha quarenta, cinqenta alunos. Aladi: E o uniforme, era tudo branaquinho, tnis branquinho, camisa branquinha, meia branquinha, calo branquinho. Paulo: Aparecer com o tnis sujo em determinadas disciplinas nem fazia aula, ento o que a gente fazia, comprava nugetti e passava no tnis limpo e depois era tirar o nugetti que saia a sujeira. Outra coisa chamada, aqui tinha a sirene ainda tem ali no GI, tinha um professor que j aposentado, quando a sirene fazia oooooooooooooooohhh o professor j comeava 1, 2, 3 e o Aladi era o um, o lanche dele tinha que ser mais rpido. Tinha outra coisa, ns tnhamos lanche, no intervalo do da primeira pra segunda aula, um copo com leite ou suco, um pedao de po desse tamanho, ou com marmelada ou queijo ou salame. Aladi: tinha dia que tinha feijo tropeiro, de manha. Paulo: Por que a grande maioria dos alunos eram paulistas, para voc ter uma idia, no ultimo horrio de sbado tinha racha os paulistas contra o resto do mundo e eu ainda jogava para o resto do mundo por que tinha tanto paulista na turma, e todo paulista era morto de fome, por que a gente comia a noite no boio s ia comer no outro dia no lanche da ESEFEGO no intervalo do primeiro horrio. Ento a tia Maria que tomava conta tem uma que ainda viva de vez em quando eu vejo ela aqui na ESEFEGO, era

64 uma branca e uma preta, elas cuidavam especialmente da gente, e a gente ficava na paquera, por exemplo o Aladi no gostava de leite, Aladi pega, ele pegava o leite e dava para algum Aladi no gostava de salame e come com o queijo. Aladi: E elas controlavam quem pegava uma vez no pegava novamente. Joaquim: O lanche foi institudo pelo primeiro diretor da esefego foi da CASER, a concepo deles do exercito e que a atividade fsica altamente desgastante ento o pessoal precisava de ter um lanche por que se no ia agentar a manha fazendo um curso sem ter um lanche no meio do perodo. Ento por isso que tinha aula prtica antes o lanche e aula terica depois. Paulo: as aulas tericas era depois do lanche. Aladi: A questo da chamada era to rigorosa que um amigo nosso o Jairo que teve problema com o carro e pegou carona com o aluno, e foi pra sala o aluno foi ao banheiro quando chego o professor deu falta. Hoje no muito diferente no tem professor que fica na porta da sala perguntando: trouxe o trabalho? Ento pode ir embora (risos). Agora eu acho que o que vai enriquecer para voc a questo de currculo, o currculo era eminentemente esportivo, s valorizava o esporte, tinha a parte de terica, mas tivemos alguma coisa diferenciada bem depois da minha turma. Paulo: o currculo de 74, passa a ser semestral e trs algumas mudanas, por exemplo ns no tivemos fisiologia, o primeiro professor de fisiologia da ESEFEGO foi o Joaquim, que foi para Braslia junto com a Cionira que foram fazer uma especializao e ficaram por conta ai eles voltaram revolucionando a ESEFEGO em termos de fisiologia esportiva. Joaquim: Fisiologia rea mdica eu estava invadindo a rea deles. Paulo: foi uma revoluo isso, eu no tive fisiologia e fui preparador fsico do time de futebol nacional. Daiana: Ento em 74 comea a ter mudanas significativas no currculo. Paulo: Em 73, o currculo muda por que passa a ser semestral, fragmenta e cabem mais disciplinas. O esporte perde um pouco a fora, ainda forte mas a gente no tem mais tanto tempo com basquete, vlei ou futsal. Aladi: para tirar as matrias esportivas dos trs anos foi a maior dificuldade, por que tinha mais professores desta rea e na reunio perdia, no tinha flexibilidade de pagar outra disciplina.

65 Paulo: Professor de futebol era s futebol. Por isso que foi uma revoluo o que o Joaquim e a Cionira fizeram. Joaquim era professor de ginstica e de repente chega aqui sendo professor de fisiologia que estria que essa entendeu? Por exemplo a ESEFEGO tinha departamento e os professores eram divididos em seus departamentos ento era o departamento biomdico, o ginminico desportivo e esse era o que mandava na ESEFEGO, o das prticas. Aladi: A maioria das alteraes s vieram acontecer recentemente, era at 83 as modificaes eram longas, no era como agora que se voc no tomar cuidado tem um currculo a cada semestre. Hoje o pessoal sente necessidade e muda. Paulo: as diretrizes de 87, os cursos tinham at o primeiro semestre de 90 para estar de acordo com das diretrizes, a ESEFFEGO no fez em 90, no fez em 91 no fez em 92 em 93 o conselho estadual de educao diz ou faz a reviso ou no tem vestibular. Voc devem lembrar que a gente fico uma semana inteira fazendo a noite e no ultimo dia a gente fico at uma horas da manh e aprovamos um currculo maluco de cinco anos de durao 3 em 1 sendo 3 anos bsicos e depois formaes de bacharelado e o que aconteceu foi at prximo do natal da nos viajamos. Quando vai para o conselho, ele diz cinco anos no cinco anos um absurdo tem que reduzir pra quatro era frias, ai entra em contato com os professores, eu no vim no fim ningum veio. Um grupo se reuniu e fez, cinco anos em quatro imagina isso pegar So Paulo e colocar dentro de Campinas da todo mundo ficou bravo, por que o coletivo no decidiu, mas quem tava aqui o fazia a mudana ou no fazia vestibular, no tinha opo. Joaquim: e nem tinha tempo tambm. Paulo: todo mundo viaja, todo mundo ficava dois meses sem vir na ESEFFEGO. Daiana: Mas o que fez com que o currculo ficasse to grande? Paulo: Essa alterao de 87 j vem adubada por uma discusso que nos fizemos com o professor Marinho de Oliveira, que ns no estamos lembrando Jose de que, que foi orientador do Aladi no mestrado que dentro da USP ele era uma ira contra os biologicistas da USP, ento ele era um cara tido como crtico, da nos trazemos ele pra ESEFFEGO duas vezes e depois a gente comeou a trazer o pessoal realmente crtico, trouxemos a Celi Taffarel. Um dia ela pego num cantinho e falo eu no sei por que vocs me trouxeram aqui. Por que o que acontecia ela vinha com uma discusso avanada e a gente no entendia nada, voc lembra pilha de texto que ela trouxe, e a gente xeroco para todos os professores? Eu lia aquilo e falava gente no tem nada de Educao Fsica aqui, isso na dcada de 80 antes do Coletivo de Autores. Nisso a gente

66 trouxe a Micheli por que ela indico, da nos fizemos a ps graduao com esses professores. Joaquim: As ps-graduao foram o detonador das alteraes seguintes. Paulo: da quando a gente muda o currculo em 94, ele j tinha essa insero gente j tinha alguma coisa, e esse currculo complicado por que ele j tem uma insero da teoria crtica mas, com um desenvolvimentismo muito forte tanto da USP como da Unicamp. Aladi: E de Santa Maria. Paulo: e esse currculo ento era um currculo que ns no tnhamos professores para dar aula nele, nos fizemos uma mudana de um currculo avanado, mas ns no estvamos preparados para dar aula. Eu lembro muito bem que eu era da coordenao da extenso e me chega esse cidado (Joaquim), faltando menos de uma semana para comear a aula e falo assim Paulo eu no tenho uma noticia muito boa mas no tem jeito de no ser dada voc vai ministrar tal disciplina, e no tem outra pessoa a disciplina chama administrao da Educao e da Educao Fsica, sabe o que eu tive que fazer? Me matricular a noite na catlica na faculdade de Economia e administrao pra fazer administrao I para entender o que eu tava fazendo.eu entrava na sala de aula voc no tem idia o que eu to fazendo aqui! Uma coisa de outro mundo pra mim. Joaquim: A terminologia era totalmente nova, e voc no entendia o caminho que ela deveria seguir. Paulo: Esse foi o menor currculo da ESEFEGO, ele s durou os quatro anos dois anos antes dele acabar a gente j tava discutindo uma reviso nova que j entrou funcionando no perodo seguinte, a gente s esperou formar a primeira turma, mas esse currculo foi to importante e causou tantas rupturas que por exemplo em 97 eu estava no mestrado. E teve um lance que nos tnhamos aqui a CEPE- coordenao de ensino pesquisa e extenso o Joaquim era coordenador e a gente j tinha o curso de fisioterapia, e ele tava l em cima e chega a Luciana Ribeiro ela aluna presidente do C.A bate em cima do balco e fala um monte de merda, falando do currculo e o Joaquim fala pra ela mas esse currculo no to ruim como voc pensa, no fosse ele voc no teria percebido todas essas coisas que voc falo aqui isso no foi nada no 15 dias depois ela e outra aluna do C.A, foram para um congresso na Unicamp foram elas que fizeram toda discusso crtica. Elas voltaram com o rabo entre as pernas e aos poucos entenderam que esse currculo no poderia ser to ruim. Mas o problema e que no tnhamos professores preparados para trabalhar dentro desse currculo.

67 Aladi: nessa poca ainda aconteceu uma guerrinha entre os professores tecnicistas e os professores educacionais. Que era os que mexiam com escola. Paulo: A gente no tinha professores crticos, eram pedagogos e tecnicistas. Aladi: Era uma guerra de voc saber l dar quando tava numa reunio, por que se no dava s briga. E como a maioria ainda era da rea desportiva ento todos eram tecnicistas. Em um diretrio da federal queria fazer uma reunio num congresso para discutir os dois currculos, e ai chamou o Nivaldo da federal que discutia a rea com uma viso crtica e queria que eu fosse para discutir com ele, da eu falei que no ia por que eu no sou nem daqui nem dali eu acho que tem que formar professores para a rea escolar tanto para rea do esporte. Ai eu no fui por que ia dar s briga, e isso aconteceu nos congressos que nos fizemos aqui com os professores de fora. Vocs lembram que nos trouxemos o cara do handebol? O da ginstica, e ele era voltado para o desenvolvimento fsico, e quando ia falar sobre as questes crticas que isso no prestava, dava a maior briga quando ele ia falar. Ento a guerra foi travada nessa poca e persiste at hoje. Paulo: mais calada. Joaquim: E isso era to arraigado que os professores morriam de medo de perder o emprego, eles no brigavam no era pela mudana da disciplina, era por medo de perder o emprego. Paulo: Era um corporativismo individual. Sustentao de acomodao, por que se muda a disciplina tem que estudar. Joaquim: eu vou ter que estudar, vou ter que preparar, eu vou ter que sair para fazer curso fora. Ento eu no quero sair entendeu? Aladi: Nessas reunies de congregao para decidir as modificaes grupos se reuniam para votar ento existia o grupo que era tido como tecnicistas e os que no eram, o grupo tecnicista era bem maior. Era terrvel, por que o grupo maior muito dificilmente perdia. Paulo: A gente tem aqui hoje eu sou aposentado desse cargo, mas o Leon a Cida e a Elizete nosso cargo no era de professor nosso cargo era de tcnico em ensino superior, que o estado criou esse cargo ento voc tinha o tcnico em advogado que exercia as funes do direito. Ento o tcnico em ensino superior, e o estatuto da ESEFEGO previa que somente os professores tinham poder de voto, ento eles no deixavam a gente votar, nem chegar perto do auditrio.

68 Daiana: Como o Coletivo de Autores foi recebido na ESEFEGO? Ele causou algum impacto na ESEFEGO? Aladi: No s ele com a Michele, eu fiquei muito amigo dela, s vezes ela ia l pra casa e falava da dificuldade que ela estava encontrando para conduzir o grupo. A ignorncia do grupo era to grande que parecia que ela estava falando grego para o grupo, os professores no entendiam muita coisa, ai ela teve que fazer vrios aspectos metodolgicos pra transferir alguma coisa, mas ainda sim no entendia-se muita coisa. Mas foi surgindo um fulano aqui um outro ali e essas pessoas que foi sedimentando. Paulo: Quando o Coletivo publicado a ESEFEGO j tinha recebido alguns professores principalmente Celi e Michelle. Ento quando o Coletivo foi lanado, algumas pessoas j paqueravam com esse conhecimento, e ai o grupo de professores que aderiu ao processo crtico, como o pessoal da federal tambm, acabo colocando o Coletivo de Autores como uma bblia sendo leitura obrigatria de algumas disciplinas ministradas por alguns professores. Aladi: e tambm na pesquisa ele foi um divisor de guas. Paulo: ento ele teve muita influncia. E hoje a gente pergunta para algumas turmas, eu dou aula no quarto perodo, eles no leram o Coletivo de Autores. Acabo essa obrigatoriedade, mas eu digo a eles embora seja de ontem um clssico da Educao Fsica, se vocs no lerem vocs que esto perdendo, tem muita coisa que se lia antes que no se l mais hoje, no existe mais essa obrigatoriedade, por que se exige isso deve exigir tambm a leitura de outros livro que estabelecem o processo tericometodologico da Educao Fsica. Daiana: No levantamento de dados de ementas das disciplinas do currculo de 99, observou-se cerca de 18 disciplinas tendo o Coletivo como leitura obrigatria, ento o acadmico lia no mnimo 2 vezes por perodo. Paulo: E tinha professores que colocava o Coletivo em suas referencias s para falar que estava de bem com o currculo. E eu como coordenador pedaggico, recebia crticas e reclamaes desse professor, teve caso que eu tive que falar pro professor tirar o Coletivo das referencia. Alguns na teoria falava uma coisa e na prtica outra, no entendia do que falava o coletivo. Joaquim: e a gente nem entendia o por que disso, por que no corriam risco de perder o emprego. Era uma preocupao infundada. Paulo: Ele corria mais risco na contradio do que em perder o emprego.

69 Aladi: Um dos divisores de guas na ESEFEGO, foi a implantao do trabalho de concluso de curso, na segunda metade na dcada de oitenta, a guerra fico grande por que ia por um divisor de gua como foi, mas os professores no estavam preparados, os professores era desorientadores, no contribuam em nada nas pesquisas, at na poca em que eu fui diretor. E essa falta de pessoal capacitado era em todo Brasil, na USP faltava professores no mestrado, o meu orientador virou doutor por ser treinador de handebol. E isso acontece at hoje, voc tem as pessoas que vai orientar voc um interessado e os outros s escutam por que no dominam o contedo. Paulo: E a questo do trabalho de concluso de curso, recebemos aqui o Darci Ribeiro que essa era a rea de pesquisa dele, professor de filosofia e Metodologia de pesquisa. Aladi: A metodologia que dava aqui na ESEFEGO no te ajudava em nada voc chegava no mestrado sem saber como procurar referncia, redigir pesquisa no sabia nada. Paulo: Agora na grade de hoje voc tem a MTA, que metodologia o trabalho acadmico que se v questo de normas, regras e algumas pesquisas, no quarto perodo tem a Metodologia de pesquisa e no sexto perodo tem PC6 trata da elaborao do projeto e hoje o aluno tem um ano para fazer a monografia. O aluno tem que fazer durante o curso relato de experincia, resenhas, artigos. Daiana: De forma geral ESEFEGO, da Aptido Fsica a Cultura Corporal. Consideraes? Paulo: Foi inevitvel, mas podia ter tomado outro caminho a ESEFEGO podia ser hoje muito mais do paradigma que a fundou, podia estar muito mais no paradigma positivista, se fosse aprovado o currculo de 94 nos teramos 3 bacharelados sendo que dois iam comear e o terceiro de lazer no iria comear por falta de professores, a ESEFFEGO seria uma escola que o carro chefe seria o bacharelado. Daiana: Qual currculo foi melhor sistematizao que considerava os valores e as perspectivas de educao dentro da Educao Fsica? Paulo: Foi o de 99, por que ele no perde os eixos do currculo de 94 mantendo a amplitude de formao, mas ele faz uns acertos adequados ao corpo docente. Aladi: tanto que o nosso currculo era diferenciado do da federal por que eles mudaram rapidamente de cara, eu sou um dos fundadores do curso, l a idia foi voltada pra o desenvolvimento pedaggico diminudo a influencia desportiva, e o grupo de professores tinha mais massa crtica nessa poca ento eles evoluram na nossa frente.

70 Paulo: Ento o que eu penso que essa transio maior no currculo formal do que no real, o que a gente tem hoje se fizer uma anlise, enquanto a FEF foi referncia em licenciatura e licenciatura ampliada no Brasil at bem pouco tempo, hoje eles perdem a condio devido a dois acontecimentos paralelos, a sada de professores para a formao continuada e o processo de concurso que trazem professores de fora de outros paradigmas fazendo da FEF uma casa de ningum. Enquanto ns ganhamos um pouco por que nosso concurso no trouxe tantas pessoas de fora, mas as que vieram tem uma compreenso razovel da ESEFFEGO. Traz o Jairo doutor absolutamente positivista, mas com uma discusso de um positivismo que faz parte da realidade e com uma possibilidade crtica, dentro do positivismo um racionalismo crtico interessante, e vamos trazer outros para as vagas que ainda faltam, ex-alunos que conhecem a estria da casa ainda que tenham ficado fora por uma determinado perodo como o Alcio que do currculo de 94, e foi do C.A e possui uma discusso crtica e a gente tem no concurso pessoas que so daqui, eu tive um pouco de receio disso, dessa transformao ela fosse meio virulenta nesse aspecto. Eu tenho dito hoje por todo Brasil que nos somos referencia em licenciatura ampliada, mas ainda vou fazer uma pesquisa pra provar isso empiricamente que verdade. Essa pesquisa s vai convalidar, talvez a gente no tenha mais por que eles entram e saem temos que pegar os dados no concurso, nos temos professores na secretaria de lazer formados na ESEFFEGO que passaram nos primeiros lugares, voc tem pessoas na secretaria da sade nas mesmas condies, voc tem professores na secretaria municipal e Estadual nas mesmas condies, voc tem gente nos bacharelados de sade e educao que passaram nos primeiros lugares. No doutorado da federal passaram Anderson, Ademar, Thais e Marisa Mello no mestrado e mais uma menina que foi aluna daqui passou no doutorado, mas que no professora daqui. Voc vai na Educao voc tem o Rodrigo, voc vai l na UNB toda turma tem um daqui eu, Nri o Anderson, no doutorado na Faculdade de Educao voc vai encontrar o Roberto, tem empiricamente como provar que os alunos da ESEFFEGO, e as vezes eu vejo os alunos reclamando ai , fiz uma pesquisa recentemente que os alunos do 8 perodo reclamam que o curso olha muito pra escola do que para outros lugares e ta certinho, o curso pra olhar mesmo mais pra escola ainda que seja uma licenciatura ampliada uma licenciatura, mas no tem nada errado no agrada a eles mas agrada a muita gente, essa a formao que nos queremos por que nessa perspectiva quem vai atuar em outros espaos vai trabalhar com uma condio pedaggica melhor.

71 Aladi: O que vem muitas vezes a atrapalhar essa m viso que a ESEFFEGO tem da escola foi criao do CONFEF foi um atraso para essa rea por que o privilegio l das academias, e de professores de esporte e no do profissional da Educao, e ai o CONFEF fez outra besteira que eu sou um dos fundadores, ampliou tanto o leque que entrou na rea da cinesiologia de todo mundo e ficou como se tudo fosse atividade fsica, e ento vai demorar muito a mudar tanto que quem manda na CONFEF so os alunos da academia no os professores. Daiana: Em termos de atender a populao, A ESEFFEGO atendia melhor no perodo inicial de sua fundao e hoje? Aladi: Em termos de currculo eu acho que a ESEFFEGO entende melhor que outras faculdades no mbito da escola acho que o crescimento foi substancial, tanto que trouxe um problema onde muita gente fala que a ESEFFEGO no forma mais treinadores de qualquer modalidade. Quanto ao comportamento da ESEFFEGO que eu fao uma distino muito grande, no sei vocs eu que fui diretor por muito tempo entre o interesse do aluno da fisioterapia e os da Educao Fsica so acomodados, os alunos da fisioterapia a exigncia deles eram to grande que eu mandei 11 professores embora, por que eles provavam que eles no estavam acompanhando o currculo da escola, tanto que a fisioterapia referencia no Brasil, j a Educao Fsica ta no meio de todo mundo. O aluno de Educao Fsica tem que dar uma sacudida, exigir mais dos professores por que no adianta mudar currculo se voc no tem quem acompanha que vai desenvolver esse currculo eu no sei como o professor v essa situao hoje, mas nos em termos de currculo somos bem conceituados mas enquanto procedimento eu estou desatualizado mas em 2003 minha guerra maior era com relao a competncia do professor, a orientao um crime, o professor no orientava ele desorientava. No sei hoje, houveram modificaes acredito que esteja melhor. Daiana: Antigamente o professor atendia o currculo, e hoje? Aladi: Hoje eu no sei, mais at 2003 a formao crtica do professor no estava de acordo com o que estava no currculo. Mas hoje eu no posso fazer julgamento, mas com uma visa geral l de fora a ESEFFEGO ta no caminho ta se estruturando devido aos concursos e a sada dos professores para as ps- graduao. Mas tem professores que adotavam livros desde quando chegou aqui at hoje, esses no valorizam o currculo. Tem professor que a gente trazia o livro pra ele e ele falava ah, mas esse livro ta igual a minha metodologia de 70 da eu falava e a massa crtica dos contedos? Ele falava no isso aqui no mudou nada em 71 voc no tinha livro, tinha cpia de

72 mtodo francs, sueco ento chegando em 2004 2005 ele com viso antiga. Ento em termos de currculo e professores a ESEFFEGO tem mudado. Agora eu no sei se ainda continua na base do trabalho final de curso que valoriza o currculo, o nosso era quatro por uma questo de contedo passou pra quatro, ento que aconteceu tem que aumentar as horas do curso isso no pensava em melhoria de contedo era s carga horria. Tanto que nas reunies se ia diminuir a carga era maior revoluo do professor. Houve uma revoluo muito grande de alunos e professores. Joaquim: Agora isso no quer dizer que aqui no tem um grupo de vanguarda, e vocs esto aqui presentes so memrias vivas dessas mudanas que esto ocorrendo so vocs que deveriam ns contar. Aladi: o que atrapalha voc no seguir o currculo aparecer nas elaboraes, de discusso e aprovao e no entanto no l, continua acomodado no ter massa crtica e no ter conhecimento sobre a disciplina que tava dando. Na poca tinha professor que voc sabia que no estava sabendo do que tava falando, quando comeou a sair pra posgraduao, a universidade disponibilizava trs vagas e no achava gente pra preencher. Hoje no tem 4, 5 por vaga. Hoje eu acho que vocs vo sair daqui e vo entrar na escola e promover essa formao crtica, promover mudana e a ESEFFEGO vai ganhar muito se o aluno j vier pra c com essa massa crtica. Daiana: Obrigado professores pela ateno e por todas as informaes cedidas aqui que com certeza contribuiro de forma satisfatria para construo do meu trabalho.

73

You might also like