You are on page 1of 5

THOMPSON, Eduard. Intervalo: a lgica histrica. In: A misria da teoria.

Em seu livro A misria da teoria, Thompson inicia o capitulo VII afirmando que este captulo pretende discutir a respeito da lgica histrica e, para dar inicio a tal discusso o autor discorre a respeito da dificuldade de se estabelecer uma lgica histrica. Para Thompson a maior dificuldade reside na diversidade, o modo de se escrever hist ria, as tcnicas empregadas, os temas de investigao e acima de tudo as concluses elaborada pelos historiadores, so variadas que fica difcil estabelecer uma coerncia disciplinar. O autor chama ateno ainda para o fato de a lgica histrica no poder ser analisada a partir da lgica da fsica, pois, os fenmenos humanos esto sempre em movimento, em um eterno vir-a-ser, no existindo, portanto, um laboratrio histrico, onde os fenmenos sociais podem ser recriados/reproduzidos, sendo assim, a lgica histrica no pode seguir as perspectivas de uma lei fsica. Para Thompson a lgica histrica tambm no pode ser submetida aos mesmos critrios da lgica da filosofia, haja vista que a mesma p ossui suas especificidades, o historiador necessita de um tip o diferente de lgica, uma lgica adequada ao constante vir -a-ser dos fenmenos humanos e, assim como os objetos de investigao se modificam, tambm se modifica as questes adequadas a este objeto. Thompson chama a ateno ainda para o fato de os filsofos tenderam a analisar a lgica histrica como fatos isolados e, que os filsofos ao acusarem os historiadores pela ausncia de uma teoria , no atentam para o fato de que tal ausncia na verdade possa ser uma forma de rejeio as anlises estticas de uma lgica histrica inadequada. Segundo Thompson a lgica histrica consiste na prpria investigao histrica, no ato de testar as hipteses quanto estrutura e causao, eliminao de procedimentos autoconfirmadores, o discurso histrico segundo o autor, consiste no dilogo entre conceito e evidncia e que tal dialogo seria, ou pelo menos deveria, ser conduzido por hipteses e pesquisa emprica , ou seja, o interrogador a lgica histrica; o contedo desta interrogao seria a hiptese e o interrogado seria a evidncia. Partindo destas discusses Thompson elabora algumas preposies acerca da lgica histrica .

Quanto s primeiras preposies o autor afirma que , o objeto histrico algo real, entendido de acordo com a sua compreenso; o conhecimento histrico por excelncia provisria, incompleta, seletiva, limitada e definida pelas perguntas feitas a evidncia, sendo, portanto, verdadeiro somente dentro do campo assim definido; a evidncia histrica possui limites de perguntas, ou seja, embora possa ser formulada qualquer pergunta; apenas algumas sero adequadas evidncia e objetivo e conhecimento histrico no pode ser entendido como existentes em funo um do outro. A quinta preposio de Thompson refere -se ao objeto do

conhecimento histrico, que para o mesmo, consiste na histria real, onde as evidencias devem ser primordialmente incompletas e imperfeitas, afirma ainda que, supor que o presente, ao se transformar em passado, modifica com isso o seu status ontolgico, sua forma de existir, compreende mal tanto o passado quanto o presente. O historiador pode optar por selecionar suas evidencias e produzir uma histria isolado do todo, contudo, o o bjeto real continua unitrio. As evidncias histricas podem gerar perguntas/respostas diferentes, de acordo com quem a investiga, contudo, isto no significa que os acontecimentos propriamente ditos se modifiquem de acordo com quem a investiga, ou que as evidncias sejam indeterminadas. Nesta preposio o autor fala tambm a respeito da inteligibilidade histrica, onde podemos estar tratando tanto da racionalidade do processo histrico, conhecimento objetivo que revelado a partir do dilogo entre deter minadas evidncias, ou podemos estar nos referindo significao deste passado, ou seja, qual o seu significado para ns, neste caso tratar -se-ia de um juzo de valor, e a tais perguntas a evidncia no pode oferecer respostas. A atribuio de significado, segundo Thompson, pode ser encarada no s como uma atividade importante, uma maneira de identificar valores dos atores sociais, mas como uma atividade inevitvel e inerente ao ser humano, contudo, isto no pe de forma alguma em questo, a determina o objetiva da evidncia. E a partir da evidenciao destas atribuies de significado dentro da lgica histrica, que os historiadores podem apontar mutuamente suas falhas.

Thompson encerra esta preposio afirmando que atribuio de significado, no sentido de atribuio de valores, no apenas uma questo a lamentar, uma conseqncia da falibilidade humana, segundo o mesmo, isto adequado em partes devido ao fato de que o historiador examina vidas e escolhas individuais, e no apenas aconteci mentos histricos isolados da condio humana, contudo, o autor ns chama a ateno para o fato d e no podermos atribuir ao passado valores que no o constituem, por exemplo, analisar as relaes sociais entre os homens da Grcia Antiga, atribuindo valores morais, como o homossexualismo, que uma concepo moderna, como se fosse algo presente dentro da concepo de valores morais gregos daquele perodo. O autor encerra est preposio afirmando que no a realidade histrica que muda de poca em poca, de acordo com as modificaes nas hierarquias de valores, mas, que os significados que atribumos a tais hierarquias que se modifica desta maneira. A sexta preposio refere-se investigao histrica, a investigao histrica entendida enquanto proces so, enquanto sucesso de acontecimentos, origina noes de causao; contradio e de organizao sistemtica da vida econmica e scio-poltica. Tais noes pertencem ao campo da teoria da histria, contudo a teoria no pertence somente esfera da teoria . Todo conceito surge atravs da pesquisa emprica, temos a sim, novamente a questo do dilogo, onde a tese posta frente a antteses, o que resultara na sntese (conhecimento histrico), temos a partir deste dialogo o que podemos denominar de dialtica do conhecimento histrico. Para Thompson, a pratica histrica esta empenha justamente neste tipo de dilogo, onde temos de uma lado os conceitos/hipteses recebidos, inadequados ou ideologicamente informados e, na outra ponta temos as evidncias recentes ou inconvenientes, a elaborao de novas hipteses; o teste dessas hipteses, o que pode requerer o interrogatrio das evidncias j existentes, mas de novas maneiras; ou renovar a pesquisa para confirmar ou rejeitar essas novas noes.

A stima e oitava preposio trata a respeito do materialismo histrico. O mesmo no difere de outras formas analticas das evidencias histricas por qualquer premissa epistemolgica e, sim por suas categorias, hipteses, caractersticas e procedimentos. O autor questiona a idia de que o materialismo histrico tenha uma sede textual autoconfirmadora. A ptria da teoria marxista continua onde sempre esteve, enfatiza ele, no objeto humano real, em todas as suas manifestaes (passadas e presentes). certo que a construo de conceitos histricos no privilgio do materialismo histrico. Todavia, o pesquisador, ao empregar conceitos generalizados pela lgica tal como explorao, hegemonia, luta de classes deve procurar confront-los com as evidncias, no tanto como modelos, ou regras fixas, mas antes como expectativas, uma vez que os acontecimentos reais, dadas suas irregularidades, no obedecem a regras. Sendo assim a historia no consiste segundo Thompson, em uma fabrica de grandes teorias. Seu objetivo versa em reconstruir, explicar, e compreender seu objeto: a Histria real. O conhecimento histrico no , portanto, prisioneiro de seu passado, no podendo assim ser analisado como a juno de fatos que resultam em algo, pois este mesmo fatos podem estar ligados de diferentes maneiras e produzirem diferentes resultados. Para Thompson o materialismo histrico, portanto, se distingue das outras categorias de interpretao por elaborar e articular tais categorias, formando uma totalidade, totalidade es ta que no consiste em uma verdade terica acabada, mas sim em um conhecimento em desenvolvimento. E tal desenvolvimento se daria tanto no campo da teoria quanto da pratica, dando origem a um dialogo que seria demonstrado e conduzido atravs da lgica histrica.

You might also like