You are on page 1of 15

CURSO DE HOMILTICA

Homiltica a cincia que ensina ao pregador como preparar sermes. De maneira nenhuma tal estudo anular a inspirao do Esprito Santo. Ele apenas coloca os pensamentos inspirados numa ordem tal que facilita a exposio do sermo. Nesta lio voc aprender como se desenvolveu o ministrio da pregao do Evangelho na era crist, desde o primeiro sculo. Voc descobrir que pregar no to simples como se pode julgar primeira vista, e que conhecendo algumas regras de como preparar sermes, o nosso ministrio ser bem mais sucedido. Todo ministrio da Palavra de Deus tem seu ponto de partida no plpito, terminando tambm no plpito. Por isso o pregador deve se preparar o melhor que puder atravs da orao e da meditao nas Escrituras, para preparar mensagens poderosas e transmiti-las com a uno divina. Nesta lio voc aprender o que Homiltica e que importncia tem ela para o pregador. Sermo um discurso religioso. Observe-se que, tecnicamente falando, no h diferena entre um discurso secular e um sermo. Na finalidade, porm, que eles objetivam que reside a diferena. O sermo tem por finalidade a instruo religiosa e a edificao espiritual da Igreja. PROFERINDO O DISCURSO ATITUDE A atitude a maneira de o pregador se conduzir no plpito ou em qualquer outro lugar onde estiver pregando. GESTOS Os gestos devem ser: I Naturais: cada pessoa tem seu modo peculiar de traduzir os sentimentos que lhe so prprios, os vrios estados psquicos, por meio de gestos. Esses gestos devem ser naturais e nunca afetados. Devem condizer com os sentimentos do pregador e com o esprito dos fatos e razes que ele est apresentando. Seria ridculo contar uma estria triste, ostentando sorriso nos lbios. II Espontneos: Os gestos no devem ser premeditados. O pregador no uma criana a quem ensinam os gestos ao decorar uma poesia. Convm lembrar que o pregador no um atos; no representa sentimentos diversos dos seus prprios. O plpito no um palco. III Expressivos: O gesto, ou linguagem mmica, o complemento da elocuo, isto , da palavra falada; deve, portanto, dar-lhe nfase e realce. IV Os gestos no devem ser demasiados, exagerados, descontrolados. O pregador no deve dar murros no plpito, nem deixar-se dominar por uma exaltao que somente se coaduna com o palanfrrio dos oradores ignorantes da grande maioria dos comcios. VESTURIO Deve estar limpo, sapatos engraxados, cabelos bem penteados. Evitar roupas, gravatas, colarinhos de cores berrantes, de modelos extravagantes. O ouvinte desvia a ateno da oratria para a vestimenta de quem fala. Quando

assoar o nariz, faz-lo com delicadeza, conservando o leno sempre muito bem dobrado.

MODO DE ESTAR I ASSENTADO Sem bocejar, sem distender o corpo como se a cadeira fosse um div; sem levantar a perna da cala acima da meia, deixando sua perna aparecer; sem se mexer na cadeira como se ela fosse o lugar mais incmodo do mundo. II DE P Sempre ereto, aprumado, sem escorar-se no plpito, mas tambm sem preocupaes de poses. Evitar andar ou passear demasiado. Cuidado com as mos; no as coloque nos bolsos, na cava do colete. No ajeitar o n da gravata, a corrente do relgio ou o colarinho. No erguer a cala e em seguida apertar a cinta. Suba em ordem para o plpito. III Evitar dizer excesso de gracejos; eles no se coadunam com a solenidade da pregao. Os ouvintes sairo dizendo que o orador tem mais vocao para palhao do que para pregador. Se o pregador no respeita a hora sagrada do culto, no pode exigir que os outros o faam. IV No conversar durante o culto. ridculo, falta de reverncia ao Senhor e desrespeito ao pblico. V Nunca use em uma pregao: n; , , ; meu; nem gria de espcie alguma. VI Comear o sermo devagar, aumentando aos poucos. Terminar forte, dando nfase, com mais expresso, com mais energia, tanto na voz como nos gestos. VII Procurar na Bblia o menor nmero de versculos possveis. Por exemplo: os que eu no sei de cor, eu os copiarei numa folha, lendo rapidamente de acordo com a necessidade. VIII No deve o pregador ficar anunciando a todo instante: J vou terminar, j estou terminando. Se possvel, terminar quando o auditrio menos espera. Deixar sempre o auditrio querendo mais.

SECO INTRODUTRIA TRS TIPOS DE SERMO: I Sermo textual: No sermo textual, a tese1 e as divises so tiradas do texto. II Sermo temtico2 ou topical: Neste sermo, extrai-se, apenas, o assunto ou tese do texto bblico. As divises do sermo so tiradas da prpria tese. III Sermo expositivo: No sermo expositivo, a tese, as divises e subdivises so

extradas do texto. NOTA As divises devem ser marcadas com algarismos romanos; as subdivises, com algarismos arbicos; as divises das subdivises devem ser marcadas com letras.

1a. LIO O SERMO TEXTUAL Como j especificamos acima, no sermo textual as divises e o assunto so tirados do prprio texto bblico. Classifica-se a diviso textual em: I Natural; II Analtica; III Sinttica.

A seguir veremos modelos destas trs categorias de sermo textual.

MODELOS DE SERMO TEXTUAL NATURAL

A diviso textual natural pode ser adotada no uso de textos em que a distino das idias j existe e que apenas se torna necessrio colocar essa distino em evidncia.

Primeiro modelo Tema3: PRIVILGIOS DIVINOS DOS CRENTES (I Pedro 2:9,10) Exrdio4 O crente em Jesus Cristo um ser privilegiado por Deus. Talvez no seja distinguido e honrado pelo mundo, mas seja qual for o crente, sempre honrado por Deus que o cumula de privilgios divinos e celestiais. Hoje desejamos discorrer5 sobre os privilgios divinos dos crentes. Eis aqui alguns desses privilgios, dentre muitos:

I A GERAO ELEITA 1 Eleitos ou escolhidos, no segundo nossas obras, mas conforme o propsito e graa de Deus (II Tim. 1:9); 2 Eleitos segundo a prescincia de Deus para a vida eterna (I Ped. 1:2; Mat. 25:

34,46); 3 Eleitos para testemunhar das grandezas de Deus (I Ped. 2:9); 4 Eleitos para serem segundo a imagem de Deus. (Rom. 8:9).

II O SACERDCIO REAL 1 Como sacerdotes podem aproximar-se de Deus por Jesus Cristo (Heb.4: 15,16). 2 So sacerdotes para oferecer sacrifcios espirituais a Deus (I Ped.2:5); 3 Os crentes, como sacerdotes de Deus, tem por sumo sacerdote a Cristo (Heb. 4:15,16)

III A NAO SANTA 1 Os crentes so santos, porque alcanaram misericrdia por Jesus Cristo (I Ped. 2:10); 2 Os crentes so santos, porque so separados do mundo e do pecado para a glria de Deus, bem como para o Seu servio (Tito 2:4); 3 Os crentes so santos, porque participam da natureza divina (I Ped. 1:15,16).

IV O POVO ADQUIRIDO 1 Cristo nos remiu e nos adquiriu para si, pagando por ns o preo de nossa redeno (Atos 20:28); 2 Cristo nos resgatou da maldio e da morte para termos vida eterna e sermos sua herana (Ef. 1:18); 3 Cristo nos adquiriu no com prata ou ouro, mas com o preo de Seu sangue imaculado (I Ped. 1:18); 4 Os crentes so propriedade divina, constitudos em povo de Deus, e no pertencem mais ao mundo (I Ped. 2:10). Perorao6 Se temos tais privilgios e honras, vivamos para Deus e realizemos dentro de nossas foras e de Sua graa a Sua vontade e Seus propsitos, no mundo, anunciando as virtudes Daquele que nos chamou das trevas para a luz, do nada para a Sua glria, da morte para a vida, do caminho largo para o estreito, da perdio para a salvao, da terra para o Cu.

MODELOS DE SERMO TEXTUAL NATURAL

Segundo modelo Tema: AS QUALIDADES DO CARTER CRISTO (Rom. 12:12)

I ALEGRE Alegrai-vos na esperana; II PACIENTE Sede pacientes na tribulao; III PERSEVERANTE Perseverai na orao.

Terceiro modelo Tema: ELEMENTOS DO MUNDANISMO (I Joo 2:16) I CONCUPISCNCIA DA CARNE A concupiscncia da carne; II CONCUPISCNCIA DOS OLHOS A concupiscncia dos olhos; III A SOBERBA A soberba da vida.

Nota Esta diviso ainda pode ser adotada mesmo que se faa necessria uma pequena mudana na ordem das palavras e nas prprias palavras do texto.

Quarto modelo Tema: CARACTERSTICAS DO EVANGELHO (Tito 2: 11,12) I PROCEDE DA GRAA DE DEUS II CONCEDE SALVAO III APARECEU A TODOS OS HOMENS IV ENSINA A VIVER VIDA SANTA a) Sobriamente b) Justamente

c) Piamente

Quinto modelo Tema: OS GRANDES MEIOS DA INSTRUO RELIGIOSA (Joo 1:17) I A LEI DADA POR MOISS II O EVANGELHO TRAZIDO POR JESUS CRISTO a) fruto da graa b) a verdade total

MODELOS DE SERMO TEXTUAL ANALTICO7 Este mtodo procede por meio de perguntas, tais como: Quem? Que? Quando? Por que? Como? Qual?, etc.. Primeiro modelo Tema: A MISSO ESPECFICA DE JESUS (Lucas 19:10) I QUEM VEIO DO CU AO MUNDO? 1) Negativamente: a) b) 2) No foi Abrao, Moiss ou Elias; No foi ainda Joo Batista, Pedro ou Elizeu.

Positivamente: a) Mas foi o Filho do Homem, Jesus Cristo.

II PARA QUE VEIO JESUS AO MUNDO? 1) Negativamente: a) b) c) No veio para curar e pregar moral religiosa ou filosfica; Tambm no veio apenas para servir de exemplo; Tampouco veio para destruir a religio antiga e estabelecer uma completamente nova.

2)

Positivamente: a) b) Veio buscar as ovelhas desgarradas; Veio salvar os pecadores.

III QUE QUALIDADE DE PECADORES VEIO ELE SALVAR? 1) Negativamente: a) b) No os que se consideram justos e perfeitos; Nem, ainda, os que julgam alcanar a salvao pela prtica de ritos e cerimnias religiosas; Tampouco os que pretendem salvar-se pelas boas obras e mritos pessoais.

c)

2)

Positivamente: a) Veio buscar o perdido ou o pecador sem mrito nenhum diante de Deus (Mat. 9: 12,13).

ILUSTRAES As parbolas da dracma e da ovelha perdida. PERORAO Eis a, pois, a misso especfica que trouxe Jesus Cristo ao mundo. Se algum houver que se considere pecador perdido, esse Jesus veio no somente buscar tal pessoa, mas tambm dar-lhe a vida eterna e lev-lo para o Pai.

Segundo modelo Tema: O ALVO SUPREMO DE TODO O ESFORO HUMANO (Mat. 6:33). I QUE QUE OS HOMENS DEVEM BUSCAR? O reino de Deus; II COMO QUE DEVEM BUSCAR Primeiramente; III POR QUE DEVEM BUSC-LO Porque todas as coisas vos sero acrescentadas.

Terceiro modelo Tema: A GRATIDO CRIST (Ef. 5:20)

I A QUEM DEVEMOS DAR GRAAS? A Deus; II QUANDO DEVEMOS DAR GRAAS? Sempre; III POR QUAIS COISAS DEVEMOS DAR GRAAS? Por tudo; IV COMO DEVEMOS DAR GRAAS? Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quarto modelo Tema: A PACIENTE ESPERA DO CRISTO (Tiago 5:7,8) I QUEM DEVE ESPERAR? Vs, irmos; II COMO PRECISO ESPERAR? Com pacincia; III AT QUANDO SE DEVE ESPERAR At a vinda do Senhor; IV QUE VANTAGEM RECEBEREMOS EM ESPERAR? Um fortalecimento do nosso corao.

MODELO DE SERMO TEXTUAL DIVISO SINTTICA8 (Lucas 19: 1 a 10) INTRODUO: Resolver problemas de ordem individual envolve sempre alguma dificuldade, mas os maiores obstculos soluo de tais problemas consiste em descobrir os elementos que devem ser utilizados para esse fim. Em se tratando de vida religiosa, a soluo do problema se torna mais difcil, por ser mais difcil a pesquisa dos elementos a serem postos em prtica. Seria interessante e muito til se pudssemos encontrar algum que conseguisse resolver o problema religioso de modo pleno, sem admitir dvidas. Esse algum existe. NARRAO: Narra o Evangelho de So Lucas que, certa vez, subindo Jesus a Jerusalm, passou pela cidade de Jeric e ali encontrou Zaqueu, que era malquisto por causa da profisso que exercia. Como publicano era considerado grande pecador, e foi justamente esse homem, estigmatizado9 pela sociedade, que se preocupava com o problema religioso de sua vida. Zaqueu agiu de tal modo e empregou certos elementos, que veio resolver satisfatoriamente o magno problema que o confrangia10. Como procedeu ele? Se estudarmos as atitudes de Zaqueu para com Jesus, poderemos descobrir nelas:

OS ELEMENTOS INDISPENSVEIS PARA A SOLUO DO PROBLEMA RELIGIOSO.

Na vida individual, o primeiro elemento ... I O INTERESSE RELIGIOSO. Procurava ver quem era Jesus (v.3) 1) Esforou-se muito. Procurava ver. Lutou denodadamente. Deparou-se com diversas barreiras, mas a todas superou por causa do grande interesse que incendiava seu corao. Queria ver a majestade do Seu porte, a serenidade do Seu rosto, o brilho dos Seus olhos e a glria que emoldurava11 Sua Pessoa. Procurava ver quem era Jesus. Esse homem to badalado, to comentado na boca do povo... Procurava ver quem era Jesus. Quem seria? Um simples mestre? Um profeta? Um taumaturgo12? O Salvador que poderia transformar sua vida e trazer paz ao seu corao perturbado? Ser que voc um dia procurou saber, ver, conhecer esse Jesus? Ver Seu rosto, contemplar Sua formosura, a beleza da Sua santidade? Conhecer na intimidade? Voc tem conversado com Ele? Muito ou pouco?

2)

Vejamos em seguida, qual o segundo elemento indispensvel soluo do problema religioso individual: II CONSCINCIA DE NECESSIDADE Saber, conscientizar-se de que necessrio conhecer. 1) Zaqueu tinha um emprego rendoso; era rico; morava em um edifcio suntuoso; possua tudo quanto almejava: boas iguarias, lindas indumentrias, os mveis e tapetes mais caros; porm, na abastana, sentia-se pobre, vazio, porque no tinha paz na alma; havia um abismo em seu interior, um vcuo enorme. Essa conscincia esmagadora de sua pobreza interior constrangeu-o a interessar-se pelo problema religioso. Vejamos.

2)

III A AUSNCIA DE RESPEITOS HUMANOS: 1) 2) 3) 4) No temeu a famlia; No se intimidou face crtica dos amigos; No se sentiu constrangido diante das zombarias dos inimigos; Sendo um homem importante, no se acanhou de subir a uma rvore.

Por ltimo, consideremos o quarto elemento: IV A ACEITAO INCONDICIONAL DA PESSOA DE JESUS E SUAS DOUTRINAS (Vers. 5 Zaqueu desce depressa porque hoje me convm pousar em sua casa) 1) Recebeu Jesus em casa, hospedou o Mestre, seu desejo foi alm do que esperava; Recebeu Jesus no corao (Apoc. 3:20); Recebeu Jesus na vida prtica (Joo 3:16).

2) 3)

CONCLUSO: I Retrospecto Vimos que Zaqueu, na tentativa de resolver seu problema religioso, valeu-se dos seguintes elementos: a) b) c) d) Interesse religioso; Conscincia de necessidade; Ausncia de respeitos humanos; Aceitao incondicional da Pessoa de Jesus e Suas doutrinas.

Ser que o homenzinho de Jeric resolveu a contento o problema que o atormentava? Sem dvidas. Basta ouvirmos a Palavra da Autoridade mxima no tocante ao fato. Foi o prprio Jesus quem disse: Hoje entrou a salvao nesta casa.

II Eplogo13 Estes mesmos elementos podero resolver seu problema espiritual e trazer paz, alegria e certeza ao seu corao. Quer seguir o exemplo de Zaqueu?

MODELO DE SERMO TEMTICO (Joo 3:16)

EXRDIO As ddivas e os presentes so muito apreciados por todos os homens. Essa apreciao vai a tal ponto de existirem casas comerciais que exploram artigos especiais para presentes. De fato, a vida social perderia muito de

seu encanto e beleza se os amigos e parentes no se presenteassem uns aos outros. Os homens aprenderam ou herdaram isso de Deus. Deus o autor das ddivas. Toda boa ddiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem no h mudana nem sombra de variao (Tiago 1:17). E entre as ddivas que descem de Deus, h uma que suprema, a qual muitos no quiseram receber, embora lhes tenha sido diariamente oferecida. Vamos agora discorrer sobre:

A DDIVA SUPREMA DE DEUS. Vejamos primeiramente: I EM QUE CONSISTE ESSA DDIVA 1) No consiste apenas em valores materiais ou nas ricas e abundantes coisas criadas por Deus nossa disposio, como: a) Os animais que nos servem de alimento, o aumento de nossos haveres e a ajuda no trabalho; Os rios, os mares, os lagos e as florestas, donde extramos a subsistncia, o conforto e os recursos para viver; Os minerais e as pedras preciosas com que nos enriquecemos.

b)

c)

2) Consiste sim numa pessoa Jesus Cristo, Seu Unignito Filho! Em seguida consideremos: II O VALOR DESSA DDIVA 1) No h nada maior do que ela, visto que se trata do Filho de Deus. a) b) Quem d um filho que ama, d o melhor que possui; Quem d um filho que ama, d a prpria vida.

2) No h nada mais precioso do que ela, visto que Deus deu o melhor que possua. 3) No h nada melhor do que ela, visto que Jesus encerra as divinas e humanas perfeies. Prosseguindo, focalizemos: III A FINALIDADE DESSA DDIVA 1) Toda ddiva tem um fim em vista:

a) b) c) d) e) f)

Agradar; Honrar; Beneficiar; Provar o grau de amor ou amizade; Retribuir favores recebidos; Demonstrar gratido.

2) A ddiva de Deus aos homens, porm, tem finalidade suprema: a) Visa demonstrar Seu grande amor aos homens. Deus amou o mundo. Deus prova seu amor para conosco em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores (Rom. 5:8); Visa revelar Sua misericrdia e santo propsito aos homens para que no peream; Visa, finalmente, enriquecer com a posse do tesouro mais precioso da vida a salvao "para que tenha a vida eterna.

b)

c)

Abordemos14, por fim, mais um pensamento importante.

IV A QUEM OFERECIDA ESSA DDIVA 1) A quem costumam os homens oferecer seus preciosos presentes: a) b) c) Aos melhores amigos; Aos homens mais dignos; Aos parentes mais queridos.

2) Deus, porm, oferece Sua ddiva suprema: a) b) No aos melhores homens do mundo "se vs sendo maus; No aos justos "No h justo, nenhum s; No vim chamar os justos (Mat. 9:13).

3) Mas os pecadores perdidos. No vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento (Mat. 9:13). Porque o Filho do Homem veio buscar

e salvar o que se havia perdido (Luc. 19:10). Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus (I Tim. 1:15; Rom. 3:23). 4) A ddiva suprema de Deus , portanto, para quem no digno dela e de modo algum a merece. Porque todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graa, pela redeno que h em Cristo Jesus (Rom. 3:23,24). Pela graa sois salvos por meio da f; e isso no vem de vs, Dom de Deus; no vem das obras para que ningum se glorie (Ef. 2: 8,9).

PERORAO 1) Retrospecto Meditando sobre a SUPREMA DDIVA DE DEUS, vimos: a) b) c) d) Em que essa ddiva consiste; O valor dessa ddiva; A finalidade dessa ddiva; A quem essa ddiva oferecida?

2) Eplogo A suprema ddiva de Deus, prezados amigos, vos est sendo agora mesmo oferecida. Se a vossa conscincia vos acusa de pecado e se sentis que, por esta causa, estais espiritualmente perdidos, sem esperana, sem f e sem Deus no mundo, ento podeis agora mesmo vos arrepender e, estendendo, em seguida, a mo da f para Deus, receber neste instante a ddiva suprema. Aceitai-a, pois, agora mesmo. Amm.

ILUSTRAO

I Finalidades da ilustrao: 1) A ilustrao explica e esclarece o assunto pela fato de exemplificar os ensinamentos; 2) A ilustrao tambm serve para provar, especialmente quando se trata de experincias e fatos verdicos; 3) A ilustrao tambm funciona como ornamento, pois, alm de dar elegncia ao estilo, torna as verdades abstratas mais acessveis e atraentes; 4) A ilustrao ainda atua como elemento que comove, preparando o ouvinte para receber e praticar os ensinamentos preconizados.

Nota: Jesus e todos os grandes pregadores de todos os tempos, fizeram abundante uso de ilustraes.

II Fontes da ilustrao 1) As ilustraes podem ser da natureza em geral e da vida humana. a) b) c) d) e) f) Da vida agrcola; De servios domsticos; De comrcio; Da vida e relaes sociais; Da poltica; Da vida infantil.

2) As ilustraes tambm podem surgir como produto da criatividade do pregador. 3) Das cincias em geral. 4) Podemos extrair ilustraes da Histria. um campo ilimitado. A Histria moderna e a antiga so verdadeiros arsenais de ilustraes. 5) A Literatura e a Arte fornecem boas ilustraes. a) b) 6) ilustraes. a) A Arte envolve arquitetura, pintura e escultura; A Literatura inclui fbulas, poesias e provrbios. As Escrituras Sagradas contribuem com um bom acervo15 de

As ilustraes bblicas so mais ou menos conhecidas, mas podem ser aplicadas de modo original; Seu tom sagrado impressiona bastante; O uso dessas ilustraes serve para tornar as histrias bblicas mais conhecidas.

b) c)

III A cautela e as ilustraes.

preciso muita cautela no emprego de ilustraes. 1) S usar uma ilustrao quando esclarece a verdade e as idias; 2) Nunca se deve usar ilustraes simplesmente como recheio ou para preencher lacunas no sermo; 3) As ilustraes devem ser bem aplicadas. Devem atrair e nunca desviar do assunto os pensamentos dos ouvintes; 4) A ilustrao deve colimar16 apenas um ngulo do assunto.

GLOSSRIO 1. Tese Dissertao sobre um tema. Dissertao Exposio argumentada escrita ou oral de um ponto doutrinrio. Temtico Conjunto de temas ou assuntos. Tema Assunto para desenvolver; exerccio escrito. Exrdio Introduo do sermo. Discorrer Discursar; expor um assunto; falar (sobre um tema). Perorao Parte final de um discurso.

2. 3. 4. 5. 6.

7. Analtico Em que h anlise. Anlise Ao ou efeito de analisar; que procede por anlise. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Sinttica Relativo a sntese, feito em sntese. Resumido. Estigmatizado Marcado com ferrete; censurado; condenado. Confrangia Constrangia; oprimia. Emoldurava Metia em moldura; engastava; encaixilhava. Taumaturgo Que ou aquele que faz milagres. Eplogo Final. Abordar Aproximar-se de algum; tratar de ventilar, explanar. Acervo Monto; grande quantidade. Colimar Ter em vista; por a mira; visar.

You might also like