You are on page 1of 6

15/07/2011

Universidade Federal do ABC

Origem da Vida e Diversidade dos Seres Vivos CONCEITOS A (Desempenho excepcional; 9,0010,00); B (Bom desempenho; 7,008,90); C (Desempenho satisfatrio; 5,00 a 6,99); D (Aproveitamento no satisfatrio; 4,5 a 4,99); F (Reprovado; < 4,50).

Origem da vida e diversidade dos seres vivos (turmas D e F- matutino)


Profa. Vanessa K. Verdade
(vverdade@gmail.com)

Ateno!
-Cada conceito corresponde a um INTERVALO de notas! Portanto, o B de um no necessariamente corresponde ao B de outro.... S FAO REVISO DE NOTA SE: -o aluno tiver assistido a aula de correo da prova - eu tiver errado na soma das questes.

Critrio de correo das questes da prova: -Contedo e clareza (leia-se uso adequado do portugus!) -Comparao com um gabarito mnimo. -A correo feita por questo e no por prova. Portanto tenho viso comparativa das respostas e posso detectar problemas no entendimento. -Corrijo sempre a mesma questo de todas as provas em um mesmo dia para evitar flutuao de humor!!!

Por qu?!

1) Associe as trs caractersticas mais comuns utilizadas na definio do que um ser vivo (autoreplicao, metabolismo e mutao) com os conceitos que voc aprendeu em relao evoluo dos seres vivos (variabilidade,

individualidade e histria). Explique. (1.0)

Gabarito: A auto-replicao est associada histria, pois a partir da reproduo que as caractersticas dos seres vivos so passadas para as prximas geraes e permanecem no tempo. O metabolismo est relacionado individualidade, pois sem o metabolismo o organismo tenderia ao equilbrio e estabilidade, portanto perderia sua individualidade em relao ao meio. E a mutao est associada variabilidade, pois se as caractersticas dos seres vivos no variassem, a prpria evoluo no existiria. (Nota: mais ou menos 0,25 para cada associao e os outros 0,25 para a qualidade da explicao)

15/07/2011

Relembrando....
Seres vivos apresentam trs caractersticas bsicas:

Auto-replicao (= histria) Metabolismo (= manuteno) Mutao (= variabilidade)

2) A frase A abiognese foi completamente descartada aps a realizao do experimento de Pasteur verdadeira ou falsa? Explique. (1.0)

Gabarito: Falsa. A abiognese foi descartada em relao ao surgimento dos seres vivos, no contexto da gerao espontnea, mas permanece vlida como explicao para o surgimento do primeiro ser vivo (evoluo qumica e/ou panspermia)

Biognese: Um ser vivo, mesmo o mais simples, s surge a partir de outro ser vivo. timo! Pergunta que no quer calar: Ento como surgiu o primeiro ser vivo?

15/07/2011

Recordando...
Ento, aceitamos atualmente biognese: todo ser vivo vem de outro ser vivo, mesmo os mais simples. Mas e o primeiro ser vivo? Atualmente consenso no meio cientfico que o primeiro ser vivo surgiu a partir de reaes qumicas naturais em um ambiente favorvel formao de molculas mais complexas a partir de elementos mais simples existentes no universo: chamamos essa teoria de evoluo qumica. A evoluo qumica aconteceu na Terra ou fora dela? O primeiro ser vivo surgiu na Terra ou fora dela? No temos respostas para essas perguntas. Poderia ter acontecido, fora, na Terra ou em ambos.

3) Quais so os conceitos da teoria de evoluo de Lamarck que confrontam diretamente com os conceitos da teoria de evoluo por seleo natural de Darwin? (1.0)

Gabarito Para Lamarck o meio ambiente gera a necessidade de modificao. Os indivduos so agentes dessa modificao atravs do uso e desuso de caractersticas. As modificaes adquiridas so transmitidas para a gerao seguinte. Para Darwin o ambiente determina quais so os indivduos que apresentam caractersticas que permitem sobrevivncia e reproduo diferencial. De gerao em gerao a frequncia das caractersticas predominantes variam. Problemas nessa questo: Para Lamarck o ambiente tem papel secundrio e para Darwin primrio. OK. E o que isso quer dizer? Qual o papel do ambiente? Para Lamarck a evoluo acontecia por uso e desuso e para Darwin atravs de seleo natural. O que seleo natural? Isso faz parte da teoria e precisa ser explicado!

Se colocaram para Lamarck evoluo linear, em direo a um aumento de complexidade x ancestralidade comum e rvore filogentica e evoluo ocorre ao acaso, considerei algo tambm.

Jean-Baptiste Monet (Cavaleiro de Lamarck) (1744-1829)


Efeito do ambiente:
- modificao de hbitos - padres diferentes de uso e desuso (desenvolvimento e atrofia de rgos) - caracteres adquiridos so transmitidos aos descendentes (a herana de caracteres adquiridos explica porque organismos apresentam rgos bem desenvolvidos para a funo que desempenham).

Jean-Baptiste Monet (Cavaleiro de Lamarck) (1744-1829)


Ateno para duas caractersticas importantes da teoria de Lamarck:

- a modificao do carter se d por necessidade do animal - a modificao do carter acontece no indivduo ou indivduos de uma mesma gerao.

15/07/2011

Grandes inovaes de Darwin


Evoluo no linear: processo de divergncia a partir de um ancestral comum O processo que causa as mudanas evolutivas: seleo natural. Esse processo foi descoberto por Darwin e Wallace independentemente Todos os seres vivos so aparentados em maior ou menor grau a partir de um ancestral comum (descendncia com modificao) Elo e transformao presente entre todos os seres vivos.

- a modificao do carter se d por necessidade do animal - a modificao do carter acontece no indivduo ou indivduos de uma mesma gerao.

Seleo natural: o raciocnio


- todas as espcies tem fertilidade alta, portanto o nmero de indivduos aumentaria em progresso geomtrica se todos os indivduos fossem capazes de reproduzir. - mas as populaes naturais apresentam tamanho relativamente estvel. isso que observamos na natureza.

Seleo natural: o raciocnio


- recursos so limitados. Existe competio por recursos e portanto o sucesso reprodutivo e a sobrevivncia variam entre os indivduos. - indivduos dentro de caractersticas variveis. - Parte da variao descendentes. uma populao apresentam

pode

ser

transmitida

para

os

O que impede o crescimento?

- Parte da variao pode afetar a obteno de recursos e por consequncia o sucesso reprodutivo e/ou sobrevivncia.

2) A frase A abiognese foi completamente descartada aps a realizao 4) A frase sobrevivncia doou falsa? Explique.resume de do experimento de Pasteur verdadeira mais apto (1.0)

uma maneira extremamente simplificada o raciocnio envolvido no conceito da seleo natural. Descreva-o de maneira mais completa. (2.0)

Gabarito: A sobrevivncia do mais apto resume o raciocnio da seleo natural que inclui basicamente: As populaes tem potencial para reproduzir e aumentar em nmero de indivduos em progresso geomtrica; Os recursos ambientais so limitantes, portanto os indivduos competem por recursos; Alguns caracteres favorecem a captao de recursos e outros a prejudicam gerando capacidades de sobrevivncia e reproduo diferencial entre os indivduos. Aqueles indivduos que sobrevivem E deixam maior nmero de descendentes transmitem suas caractersticas para as prximas geraes.

* Para acertar tinha que haver uma associao da sobrevivncia com a reproduo! S sobreviver no adianta nada! O indivduo no permanece ao longo da histria evolutiva e sim os caracteres que transmite a sua prole.

15/07/2011

Problemas nessa questo: - Enrolao! - Essa frase extremamente importante pois resumo um dos conceitos mais interessantes associados teoria de evoluo de darwin, que revolucionou o pensamento...bl bl bl... - - Explicar com o que no explica nada em diferentes graus: - A sobrevivncia do mais apto significa que o mais adaptado s condies do ambiente sobrevive. - A sobrevivncia do mais apto significa que aqueles que no apresentam as caractersticas mais favorveis ao ambiente que vivem no sobrevivem. - A sobrevivncia do mais apto significa que os indivduos mais adaptados ao ambiente so selecionados positivamente e sobrevivem.

5) Animais que vivem em cavernas muitas vezes no apresentam olhos. Explique a ausncia de olhos nesses organismos com base na teoria de evoluo de Lamarck. Explique essa mesma ausncia com base na teoria de evoluo de Darwin. (2.0)

Para Lamarck: Os organismos que vivem em cavernas no precisam utilizar seus olhos por tratar-se de um ambiente escuro. Assim, o rgo pode ter atrofiado e a falta de olhos foi transmitida para outras geraes. (1.0) Para Darwin: Na populao de organismos que viviam nas cavernas existiam ou surgiram em um determinado momento indivduos sem olhos. A falta de olhos, por algum motivo, foi vantajosa no interior da caverna e trouxe vantagem na sobrevivncia desses organismos resultando em maior sucesso reprodutivo. Ao longo das geraes o nmero de indivduos sem olhos aumentou em frequncia at que indivduos com olhos tenham deixado de ocorrer na populao. (1.0)

Problemas: S mencionar sobrevivncia. O que faz a caracterstica permanecer e tornar-se dominante a reproduo diferencial: maior nmero de descendentes com ou sem a tal caracterstica. Confuso entre caractersticas dos indivduos, populaes e espcies. Para Darwin o meio no gerava a necessidade de olhos e assim os indivduos cegos aumentaram em frequncia atravs de seleo natural. Os indivduos sem olhos eram melhor adaptados a esse ambiente e assim os outros (com olhos) se extinguiram.

6) Toda a similaridade entre os organismos reflete parentesco e define grupos naturais (monofilticos)? (1.0)

Problema (mas sem descontar nota): Os indivduos sem olhos apresentavam outras caractersticas vantajosas.

15/07/2011

Quando comparamos organismos de txons diferentes, as caractersticas semelhantes que compartilham podem ser de 3 tipos: 1. Caractersticas herdadas dos ancestrais (chamadas de simplesiomorfias) 2. Caractersticas que so novidades evolutivas (chamadas sinapomorfias) 3. Caractersticas que parecem iguais, mas na verdade tm origens diferentes e portanto no so a mesma coisa (chamadas homoplasias, so as convergncias e paralelismos)

Se a resposta foi No: 0.25

Para quem falou em homologias (por exemplo os membros anteriores de morcegos, aves e seres humanos = membros anteriores de tetrapodas) e para quem falou em convergncias (asa do morcego e asa de aves) considerei algo (0,5 e 0.75). A palavra chave da questo era NOVIDADE EVOLUTIVA.

7) A figura abaixo uma representao fiel da evoluo do homem segundo a teoria de evoluo de Darwin. Verdadeiro ou falso? Justifique. (2.0)

Gabarito: Falsa. D a noo de progresso, da evoluo em uma linha intencional do mais simples ao complexo.

Problemas: Sim. Pois Darwin diz que o homem e o macaco compartilham um ancestral comum

Verdadeiro, mas em parte d margem a outra interpretao....

Dvidas?

You might also like