You are on page 1of 14

DINAMICAS

Introduo

Dinmicas de Grupo
As dinmicas so instrumentos, ferramentas que esto dentro de um processo de formao e organizao, que possibilitam a criao e recriao do conhecimento. Para que servem: - Para levantar a prtica: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem. - Para desenvolver um caminho de teorizao sobre esta prtica como processo sistemtico, ordenado e progressivo. - Para retornar prtica, transform-la, redimension-la. - Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos. As tcnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem: 1. Desenvolver um processo coletivo de discusso e reflexo. 2. Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento. 3. Possibilita criao, formao, transformao e conhecimento, onde os participantes so sujeitos de sua elaborao e execuo. Uma tcnica por si mesma no formativa, nem tem um carter pedaggico. Para que uma tcnica sirva como ferramenta educativa libertadora deve ser utilizada em funo de temas especficos, com objetivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando.

Os elementos de uma dinmica Objetivos: Quem vai aplicar a dinmica deve ter claro o que se quer alcanar. Materiais-recursos: Que ajudem na execuo e na aplicao da dinmica (TV, vdeo, som, papel, tinta, mapas...). Ou tros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes so o retroprojetor, exposies dialogadas, alm de tcnicas de teatro, tarjetas e cartazes. Ambiente-clima: O local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicao da dinmica (amplo fechado, , escuro, claro, forrado, coberto...), onde as pessoas consigam entrar no que est sendo proposto. Tempo determinado: Deve ter um tempo aproximado, com incio, meio e fim. Passos: Deve-se ter clareza dos momentos necessrios, para o seu desenvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara. Nmero de participantes: Ajudar a ter uma previso do material e do tempo para o desenvolvimento da dinmica. Perguntas e concluses: Que permita resgatar a experincia, avaliando: o que foi visto; os sentimentos; o que aprendeu. O momento da sntese final, dos encaminhamentos, permite atitudes avaliativas e de encaminhamentos.

Tcnica quebra-gelo - Ajuda a tirar as tenses do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro. - Pode ser uma brincadeira onde as pessoas se movimentam e se descontraem. - Resgata e trabalha as experincias de criana. - So recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.

Tcnica de apresentao - Ajuda a apresentar-se uns aos outros. Possibilitando descobrir: quem sou, de onde venho, o que fao, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso... Sem mscaras e subterfgios, mas com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas. Exige dilogo verdadeiro, onde partilho o que posso e quero ao novo grupo.

- So as primeiras informaes da minha pessoa. - Precisa ser desenvolvida num clima de confiana e descontrao. - O momento para a apresentao, motivao e integrao. aconselhvel que sejam utilizadas dinmicas rpidas, decurta durao.

Tcnica de integrao - Permite analisar o comportamento pessoal e grupal. A partir de exerccios bem especficos, que possibilitam partilhar aspectos mais profundos das relaes interpessoais do grupo. - Trabalha a interao, comunicao, encontros e desencontros do grupo. - Ajuda a sermos vistos pelos outros na interao grupal e como nos vemos a ns mesmos. O dilogo profundo no lugar da indiferena, discriminao, desprezo, vividos pelos participantes em suas relaes. - Os exerccios interpelam as pessoas a pensar suas atitudes e seu ser em relao.

Tcnicas de animao e relaxamento - Tem como objetivo eliminar as tenses, soltar o corpo, voltar-se para si e dar-se conta da situao em que se encontra, focalizando cansao, ansiedade, fadigas etc. Elaborando tudo isso para um encontro mais ativo e produtivo. - Estas tcnicas facilitam um encontro entre pessoas que se conhecem pouco e quando o clima grupal muito frio e impessoal. - Devem ser usadas quando necessitam romper o ambiente frio e impessoal ou quando se est cansado e necessita retomar uma atividade. No para preencher algum vazio no encontro ou tempo que sobra.

Tcnica de capacitao - Deve ser usada para trabalhar com pessoas que j possuem alguma prtica de animao grupal. - Possibilita a reviso, a comunicao e a percepo do que fazem os destinatrios, a realidade que os rodeia. - Amplia a capacidade de escutar e observar. - Facilita e clareia as atitudes dos animadores para que orientem melhor seu trabalho grupal de forma mais clara e livre , com os grupos. - Quando proposto o tema/contedo principal da atividade, devem ser utilizadas dinmicas que facilitem a reflexo e o aprofundamento; so, geralmente, mais demoradas.

Litrgicas - Possibilitam aos participantes uma vivncia e uma experincia da mstica, do sagrado. - Facilitam o dilogo com as leituras bblicas, com os participantes e com Deus. - Ajudam a entrar no clima da verdadeira experincia e no somente a racionalizao. Observao: Outros autores ou organizaes usam outra nomenclatura para definir os tipos de dinmicas. Por exemplo, no livro Aprendendo a ser e a conviver, de Margarida Serro e Maria C. Boleeiro, Editora FTD, 1999, as tcnicas so divididas em Identidade, Integrao, Comunicao, Grupo, Sexualidade, Cidadania, Projeto de Vida e Jogos para formao de subgrupos.

DINAMICAS PARA FAZER: Troca de um segredo Participantes: 15 a 30 pessoas. Tempo Estimado: 45 minutos. Material: Lpis e papel para os integrantes. Descrio: O coordenador distribui um pedao de papel e um lpis para cada integrante que dever escrever algum problema, angstia ou dificuldade por que est passando e no consegue expressar oralmente. Deve-se recomendar que os papis no sejam identificados a no ser que o integrante assim desejar. Os papis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. O coordenador distribui os papis aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se fosse seu e procurar definir qual seria a sua soluo para o mesmo. Aps certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e soluo que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser realizada com bastante seriedade no sendo admitidos quaisquer

comentrios ou perguntas. Em seguida aberto o debate com relao aos problemas colocados e as solues apresentadas. Possveis questionamentos: Como voc se sentiu ao descrever o problema? Como se sentiu ao explicar o problema de um outro? Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro? No seu entender, o outro compreendeu seu problema? Conseguiu por-se na sua situao? Voc sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa? Como voc se sentiu em relao aos outros membros do grupo? Mudaram seus sentimentos em relao aos outros, como conseqncia da dinmica? 77. Tubaro Participantes: Indefinido. Material: Um local espaoso. Desenvolvimento: O animador explica a dinmica: imaginem que agora estamos dentro de um navio, e neste navio existem apenas botes salva-vidas para um determinado nmero de pessoas, quando for dita a frase "Ta afundando", os participantes devem fazer grupos referentes ao nmero que comporta cada bote, e quem ficar fora do grupo ser "devorado" pelo tubaro (deve-se escolher uma pessoa com antecedncia para ser o tubaro). O nmero de pessoas no bote deve ser diminudo ou aumentado, dependendo do nmero de pessoas. Responder s seguintes perguntas: Quem so os tubares nos dias de hoje? Quem o barco? Quem so os botes? Algum teve a coragem de dar a vida pelo irmo? 78. A teia da amizade Participantes: 20 pessoas. Tempo Estimado: 10 a 15 minutos. Material: Um rolo (novelo) de fio ou l. Descrio: Dispor os participantes em crculo. O coordenador toma nas mos um novelo (rolo, bola) de cordo ou l. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mo. Pedir para as pessoas prestarem ateno na apresentao que ele far de si mesmo. Assim, logo aps se apresentar brevemente, dizendo que , de onde vem, o que faz etc, joga o novelo para uma das pessoas sua frente. Est pessoa apanha o novelo e, aps enrolar a linha em um dos dedos, ir repetir o que lembra sobre a pessoa que terminou de se apresentar e que lhe atirou o novelo. Aps faze-l, essa segunda pessoa ir se apresentar, dizendo quem , de onde vem, o que faz etc... Assim se dar sucessivamente, at que todos do grupo digam seus dados pessoais e se conheam. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haver no interior do crculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros. Pedir para as pessoas dizerem: O que observaram; O que sentem; O que significa a teia; O que aconteceria se um deles soltasse seu fio etc. Mensagem: Todos somos importantes na imensa teia que a vida; ningum pode ocupar o seu lugar. 79. A palavra imParticipantes: indefinido. Tempo Estimado: 25 minutos. Material: Cartolina ou papel, pincel atmicos ou canetas. Descrio: Dispor os participantes em crculo.

O coordenador dever escrever no centro de uma cartolina a palavra-chave, o tema do encontro. (Por exemplo:Escrever a palavra amor) Pedir para cada participante escrever em torno da palavra-chave aquilo que lhe vier cabea sobre a palavra-chave. No final da dinmica, todos conversaro sobre o que escreveram, o que sentiram. Mensagem: Todas as pessoas possuem no seu interior uma parcela de verdade que necessita vir tona algum dia. 80. O barco Participantes: Indefinido. Tempo Estimado: 10 a 15 minutos. Material: Uma folha em branco para cada um. Descrio: Somos chamados por Deus vida, e esta nossa vida ns podemos representar como um barco que navega em alto mar. (fazer o barco de papel). H momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos ns navegamos por entre tempestades que quase nos leva naufragar. Para no corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso vejamos o que pode estar pesando dentro desse barco. O barco pesa do lado direito. So as influncias do mundo. Ex: Ambio, drogas, televiso, inveja, etv. Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco) Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora que est pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste lado do barco est pesando: Egosmo, infidelidade, impacincia, desamor, falta de orao, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco) Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta pr cima, a nossa f em Jesus que ns queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa f ns vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visvel) Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou (Abrindo parece uma camisa) Est a camisa do Cristo, somos atletas de Cristo, e como bom atleta que somos temos que usar muito essa camisa para que nosso time sempre vena (colocar alguma coisa sobre o nosso dever de ser cristo) Depois de suarmos esta camisa, ns podemos ter certeza disto (Abrir a camisa e mostrar a cruz sinal da certeza da nossa Salvao) S conseguiremos esta salvao se assumir-mos a proposta de Cristo (Olhando atravs da cruz podemos ver nosso prximo e entender suas necessidades) Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristo no deixando que nosso barco afunde. Temos que nos alimentar, e aui est o nico e verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes (Esta pontinha do barco que guardamos - mostrar e perguntar o que , resposta: eucaristia - est a certeza que Jesus estar sempre dentro do nosso barco para enfrentar conosco qualquer tempestade). Obs.: Os quatro pedaos de papel que retiramos da ponta do barco so os remos. Ns usamos dois remos e os outros dois remos so de Jesus que est sempre em toda nossa caminhada nos ajudando. (leitura Mt 8, 23 - 27). 81. Palavra chave Participantes: Indefinido. Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.

Material: Bblia. Descrio: Essa brincadeira segue uma certa lgica que ser explicada para o grupo; A lgica : Com a palavra chave na mo, deve-se com o auxlio da Bblia, procurar um versculo que se enquadre com a palavra chave. Anotar esse versculo e a citao Bblica. Exemplo: casamento: No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Can da Galilia, e a me de Jesus estava a. (Jo 2, 1) Outras sugestes de palavras-chave: pedra, pedreira, pedregulho ("Tu s Pedro") pobre, pobreza ("bem aventurados os pobres...") orao, oratrio, templo, culto ("Jesus se afastava da multido para rezar") criana ("deixai vir a mim os pequeninos) mulher ("tua f te salvou") semente ("se tu tiver f do tamanho de um gro de mostarda, sers salvo") ouvido ("as minhas orelhas ouvem a tua voz") 82. Joo Bobo Participantes: Indefinido. Tempo Estimado: 10 a 15 minutos. Material: Pano para vendar os olhos de um menino Descrio: Forma-se um crculo com todos os participantes. Um deles somente deve ficar de fora. Nada deve ser explicado at nesse momento. Escolhe-se uma pessoa (ela ser o Joo Bobo - de preferncia um menino) e retira da sala. Enquanto isso explica-se a brincadeira para todos os participantes que ficaram na sala. A pessoa escolhida, e que foi retirada da sala, deve ser orientada para no ter medo e para se deixar levar durante a brincadeira. Certifique-a de que no ir se machucar. S ento, traz-se a pessoa ja vendada para dentro da sala, coloca-a no centro do crculo e a brincadeira comea! As pessoas devem empurr-la devagar, de um lado para o outro, brincando realmente de "Joo Bobo". Objetivo: O objetivo desse dinmica atingido quando h empenho de toda a roda para que o amigo que est no centro no caia. A pessoa vendada deve comentar depois de terminada a dinmica sobre a confiana que teve que depositar em todo o grupo. Essa dinmica alm de muito divertida, promove unio, e confiana entre os membros do grupo. Deve-se refletir tambm sobre a amizade entre o grupo e com Deus, pois se h um amigo com quem podemos contar, Deus! 83. Nome e significado Participantes: Indefinido. Tempo Estimado: 10 a 15 minutos. Material: Livro com o significado dos nomes (veja no nosso site) Descrio: Faa o donwload dos significados dos nomes que temos em nosso site. (ou ento procure em algumas bancas de jornal algum livro com os significados dos nomes). Pesquise os nomes de todas as pessoas do seu grupo, e os significados. Prepare fichas, na forma de quebra-cabea, uma parte o nome, a outra o significado. Distribua duas partes para cada pessoa: pode ser dela mesma, ou outro nome, e sempre com o significado

desencontrado. Diga aos participantes que andem pela sala, procurando encontrar pares corretos de nome e significado, montando cada quebra-cabea numa mesa ou no cho, a medida que encontram os pares; at que todos os nomes tenham sido montados. Cada um deve ento pegar o seu prprio nome com o significado correto e depois, um a um l em voz alta o seu nome e o significado para os demais. Voc pode ento promover uma conversa com os participantes: Quem se surpreendeu com o significado do seu nome? Porque? Quem passou a gostar mais do seu nome depois de saber o que significa? Por que nosso nome importante para ns? Ser que Deus sabe o nosso nome? O que quer dizer o texto de Isaas "Chamei-te pelo teu nome, tu s meu!" e o que isso tem de importante na nossa vida? Quais eram os nomes de Jesus (Emmanuel, Cristo, Nazareno, etc.) - pesquisar na Bblia os seus significados, ets. 84. Ser Igreja Participantes: Indefinido. Tempo Estimado: 10 a 15 minutos. Material: Agumas bexigas (mais de 3 bexigas) Descrio: Entregar as bexigas aos participantes e pedir que eles fiquem brincando com as bexigas um passando para o outro sem deix-las cair no cho. Ir aos poucos retirando cada pessoa do crculo, uma a uma e perceber como aumenta a dificuldade dos ltimos para deixar tantas bexigas no ar. Depois de terminada a dinmica, incentivar o debate e explicar aos adolescentes que a Igreja est dentro de cada um, e que todos devem participar, pois cada um tem um lugar especial na Igreja. A Igreja, assim como as bexigas no podem se sustentar no ar, isto , sozinha ou com poucas pessoas, ela precisa de todos ns. 85. Somos criao de Deus Participantes: Indefinido. Tempo Estimado: 30 minutos. Material: Caneta e papel para todos os participantes Objetivo: Na adolescncia somos facilmente influnciados por nossos amigos. Nesta dinmica, queremos mostrar que Deus deve ser a principal influncia em nossa vida, e que nem sempre agir como o grupo age ou exige saudvel para cada um. Descrio: Sentados em crculo, cada um recebe uma folha e uma caneta; escreve o nome e faz um desenho que represente a si mesmo (pode ser um boneco de "palitinhos" ou com detalhes), deixar uns 2 a 3 minutos, incentivar os preguiosos e os tmidos. Observar o desenho: ele est pronto, mais ou menos, o que voc gostaria de fazer? Agora cada um passa o desenho para o colega do lado direito, pedir que ele acrescente uma coisa ao desenho, passar novamente para a direita, repetir o processo umas duas ou trs vezes. Devolver o desenho ao dono. Observar o que foi acrescentado. Conversar sobre Deus ter nos criado (e repetir essa pergunta: o desenho est pronto, mais ou menos, o que voc gostaria de fazer?). O que Deus quer de ns? E as pessoas com quem convivemos, nos influnciam? (O que elas nos dizem pode nos influnciar, o que fazem professores, amigos, acrescentam algo a ns?) Perguntar sobre a caracterstica que nos diferencia das outras pessoas: que temos Cristo como Salvador; desenhar um corao e uma cruz dentro dele na nossa figura. Ser que estamos prontos aos olhos de Deus, o que mais falta em ns? (Deixar um minuto de orao siolenciosa onde cada um deve pedir que Deus termine de "desenh-los")

86. Dois Crculos Participantes: Indefinido, mas importante que seja um nmero par de pessoas. Se no for o caso, o coordenador da dinmica pode requisitar um auxiliar. Tempo Estimado: 30 minutos. Material: uma msica animada, tocada ao violo ou com gravador. Objetivo: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam aos menos o nome das outras antes de se iniciar uma atividade em comum. Descrio: formam-se dois crculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo nmero de pessoas. Quando comear a tocar a msica, cada crculo gira para um lado. Quando a msica pra de tocar, as pessoas devem se apresentar para quem parar sua frente, dizendo o nome e alguma outra informao que o coordenador da dinmica achar interessante para o momento. Repete-se at que todos tenham se apresentado. A certa altura, pode-se, tambm, misturar as pessoas dos dois crculos para que mais pessoas possam se conhecer. 87. A candidatura Participantes: grupos de cinco pessoas se houver mais de 10 participantes. Tempo Estimado: 30 minutos. Material: papel e caneta. Objetivo: expressar de maneira simptica o valor que tm as pessoas que trabalham conosco. Descrio: cada grupo deve escolher um candidato para determinada misso. Por exemplo, ser presidente da associao de moradores, ser dirigente de um clube esportivo, etc. Cada participante coloca no papel as virtudes que v naquela pessoa indicada para o cargo e como deveria fazer a propaganda de sua candidatura. O grupo coloca em comum o que cada um escreveu sobre o candidato e faz uma sntese de suas virtudes. Prepara a campanha eleitoral e, dependendo do tempo disponvel, faz uma experincia da campanha prevista. O grupo avalia a din6amica, o candidato diz como se sentiu, O grupo explica por que atribuiu determinadas virtudes e como se sentiram na campanha eleitoral.

Dinmica: CASA, MORADOR E TERREMOTO - Participantes: De 5 trios para cima mais 2 pessoas . Exemplo: 6 trios (6x3 18 pessoas ) + 2 pessoas = Total 20 pessoas. - Tempo Estimado: at que a mesma pessoa sobre 3 vezes. - Modalidade: Quebra Gelo. - Objetivo: Fazer com que os jovens que participaro de uma assemblia ou reunio do tipo se soltem e participem mais soltos. - Material: uma cadeira ou banco e um espao no muito apertado. - Descrio: O ANIMADOR fica encima da cadeira ou banco explicando para que se formem os trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas, uma de frente para outra, de mos dadas e a terceira pessoa no meio das duas. Aps formado todos os trios, tem que ficar sobrando uma pessoa (somente uma pessoa). O ANIMADOR vai descrevendo os papis de cada um. Aqueles que esto no trio, no meio das duas pessoas, sero os MORADORES, os que esto de mos dadas sero as CASAS e aquele que sobrou dever, aps o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR. - Os comandos: 1) Quando o ANIMADOR falar MORADOR, a os MORADORES de cada trio devero sair de suas CASAS e procurar outra, aquele que estava de fora aproveitar e procurar uma nova CASA. 2) Quando o ANIMADOR falar CASA, as CASAS devero deixar seus MORADORES e procurar outro MORADOR mas s pode sobrar uma pessoa, se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA podero virar um MORADOR. 3) Quando o ANIMADOR falar TERREMOTO a vai ser uma baguna geral, tanto os MORADORES quanto as CASAS devero se desmanchar por completo e formarem novas CASAS e novos MORADORES. Aquela pessoa

que sobrar trs vezes dever pagar um mico pr determinado ou no. - Possveis questionamentos: - Vocs se concentraram para entendimento da dinmica? - Houve algum tipo de vantagem ou combinao, tipo panelinha, para que o amigo mais prximo no sobrasse? - Houve respeito na hora da explicao da dinmica? - Algum se preocupou de incentivar os mais tmidos a participarem da dinmica?

palavra de Deus que transforma


Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas. Material: - uma bolinha de isopor - um giz - um copinho descartvel de caf - uma esponja - uma vasilha com gua. Desenvolvimento: Primeiro se explica que a gua a Palavra de Deus e que os objetos somos ns. Coloca-se a gua na vasilha e vamos mergulhar cada um dos objetos na vasilha: o isopor, o giz, depois o copo descartvel e por ltimo a esponja. Ento refletimos: - Como a Palavra de Deus age na minha vida? - Eu estou agindo como o isopor que no absorve nada e tambm no afunda ou aprofunda? - Ou estou agindo como o giz que guarda/absorve a gua para si sem partilhar com ningum? - Ou ainda agimos como o copinho que tinha gua s para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo? - Ou agimos como a esponja absorvendo bem a gua e mesmo espremendo continuamos com gua? Versculos Bblicos: II Timteo 2:15; Hebreus 4:12 II Timteo 3:16; 17 Tiago 1:22

JOGO DA VELHA Elabore uma quantidade grande de perguntas referentes lio do dia. O jogo poder ser repetido com novas perguntas. Risque no quadro-negro a base do jogo:

sorteado quem vai iniciar o jogo. Cada grupo ter uma marca (X, 0, nmero, letra, etc.) A resposta certa dar o direito de colocar a sua marca no lugar de sua escolha. O grupo que conseguir completar uma horizontal, vertical ou diagonal, ganha o jogo.V

Caa Objetos

Material: Bblia, chave bblica, apito, placar para anotar pontos Selecione objetos fceis de encontrar no local onde ser realizada a gincana e usando uma chave bblica, escolha um versculo onde aquele objeto aparece: Gnesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provrbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / J 6. 6 (OVO) / I Timteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (GUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gnesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gnesis 14. 23 (SANDLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO) Divida a turma em times. Faa uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila ir procurar o objeto, at que todos tenham chance de participar. Leia o versculo dando nfase palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; voc pode dar pontos tambm para os demais que conseguirem o objeto at um determinado tempo. Use um apito para avisar que o objeto j foi achado ou que o tempo terminou.

Perguntas Novo Testamento 1. Nomes dos pais de Jesus. (Jos e Maria - Mateus 1: 18-19) 2. Nome dos 12 apstolos - d 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes. (Simo Pedro, Andr, Tiago, Joo, Filipe, Bartolomeu, Tom, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simo, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4) 3. Quem batizou Cristo e onde? (Joo Batista e o Espirto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordo - Mateus 3: 13) 4. Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalm - Mateus 21) 5. Quantos discpulos de Jesus eram pescadores? (quatro - Marcos 1: 16-20) 6. Quem traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14: 43-44) 7. Quem negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos 14: 66-72) 8. Qual a "Cidade de Davi"? (Belm - Lucas 2:4) 9. Nome do Jardim onde Jesus fez sua ltima orao? (Getsmani - Lucas 22: 39-46) 10. Quem enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalm para saber de Joo Batista? (Judeus - Joo 1.9) 11. Que Joo Batista respondeu? (Eu sou a voz que chama no deserto - Joo 1.23) 12. Qual o primeiro milagre de Jesus? (Joo 2: 1-12) 13. Complete a frase de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade, ...." (.. e a vida, ningum vem ao Pai seno por mim" Joo 14: 6) 14. Discpulo que duvidou da ressurreio de Jesus (Tom - Joo 21 24-25) 15. Quem primeiro viu Jesus depois da sua ressurreio? (Maria Madalena - Joo 20:18) 16. Qual o discpulo que andou sobre as guas com Jesus? (Pedro) 17. Qual o livro histrico do Novo Testamento? (Atos) 18. Em que livro fala de um homem que foi arrebatado ao terceiro cu? (II Corntios 12:2) 19. Qual o apstolo escreveu o maior nmero de cartas / epstolas? (Paulo - 13 no total) 20. Livro da Bblia com o menor nmero de versculos. (II Joo) 21. Qual o ltimo livro da Bblia? (Apocalipse) 22. Em que parte da Bblia encontramos histrias de Jesus e acontecimentos aps a sua morte e ressurreio? (Novo Testamento)

Perguntas Antigo Testamento Determine as regras previamente. Pode ou no consultar Bblias e livros? Opo 1: D a cada grupo uma folha numerada, com espao para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e d um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que far a correo. Leia novamente cada pergunta e d as respostas para que eles corrijam.

Opo 2: Pea a cada grupo para eleger um representante. D a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo para responder. S sero contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. D um novo papel com a pergunta seguinte. Opo 3: Providencie uma campainha (ou bales de gs para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos. Opo 4: Atravs de sorteio determine o grupo que comea primeiro. As perguntas so feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade. 1. Que dia Deus criou os animais? (quinto - Gnesis 1: 21-23) 2. Na Bblia no diz que Ado e Eva comeram uma maa. Que fruta eles comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gnesis. 2: 16-17) 3. Nome do homem mais velho da Bblia? (Matusalm - Gnesis 5:27) 4. Quem construiu uma arca? (No - Gnesis 7: 13-16) 5. Qual o primeiro pssaro solto aps o dilvio? (Corvo - Gnesis 8: 7-8) 6. Quem libertou o povo hebreu da escravido no Egito? (Moiss - xodo 3: 10-13) 7. Quem foi o sucessor de Moiss escolhido por Deus? (Josu - Josu 1: 1-2) 8. Um homem famoso por sua grande fora? (Sanso - Juizes, 15: 14-15) 9. Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11) 10. O pequeno Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, tambm um rei? (Salomo - I Reis 1:13) 11. Em que livro da Bblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6) 12. Qual a mulher na Bblia que criou asa e no voou? (Maaca, me de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10) 13. Onde encontrada na Bblia a palavra "bairro"? (II Reis 22) 14. Onde foi escrita a maior parte do Antigo e tambm do Novo Testamento? (Palestina) 15. Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bblia? (Pentateuco ou Livros de Moiss) 16. Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias) 17. Livros da Bblia com nome de mulher (Rute e Ester).

Auto confiana
Material: Venda para os olhos. Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo. Em cada dupla, uma pessoa vendada e a outra a conduz para dar um passeio fazendo-a passar por situaes diversas ( se possvel ) Escadas, por meio de cadeiras. Depois de alguns minutos, inverter os papis. No final, fazer uma avaliao : Como foi a experincia, como se sentiu?, como foi ser conduzido?, como foi conduzir? "Devemos nos entregarmos nas mos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir."

............................................................................................................................. ...................................................... Como desenvolver a dinmica: Estabelece-se o nmero de participantes e seleciona-se o mesmo nmero de qualidades para serem abordadas durante a dinmica. Podero ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situao em que vive. A pretenso que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante no ser escolhido.

O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o
mesmo nmero de participantes, ou outro que possa ser distribudo uniformemente no final da dinmica. Este presente deve ser leve e de fcil manejo pois ir passar de mo em mo. Tente embrulh-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganh-lo. Disposio e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente prximos. Incio: O organizador com o presente nas mos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que h muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraa a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silncia e l o pargrafo 1: 1. PARABNS! *Voc tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e no o dio capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem voc acha mais ALEGRE. Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filipenses 4:4 No corao dos que maquinam o mal h engano, mas os que aconselham a paz tm alegria. Provrbios 12:20 Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o pargrafo 2 e assim por diante: 2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje festa, pessoas como voc transmitem otimismo e alto astral. Parabns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE. O temor do SENHOR o princpio da sabedoria; bom entendimento tm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Salmos 111:10 3. A inteligncia nos foi dada por Deus. Parabns por ter encontrado espao para demonstrar este talento, pois muitas pessoas so inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua prpria inteligncia. Mas o presente ainda no seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. Salmos 34:14 4. O mundo inteiro clama por paz e voc gratuitamente transmite esta to grande riqueza. Parabns! Voc est fazendo falta s grandes potncias do mundo, responsveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem voc considera AMIGO. "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angstia nasce o irmo". Provrbios 17:17 5. Diz uma msica de Milton Nascimento, que "amigo coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do corao". Parabns por ser amigo, mas o presente. . . ainda no seu. Passe-o a quem voc considera DINMICO. Em todo trabalho h proveito, mas ficar s em palavras leva pobreza. Provrbios 14:23 6. Dinamismo fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idias e boas aes em seu meio. Parabns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDRIO.

"A alma generosa prosperar e aquele que atende, tambm ser atendido." Provrbios. 11, 25 7. Parabns! Voc prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem voc considera ELEGANTE (bonito, etc...). Mas, pela graa de Deus, sou o que sou. 1 Corntios 15:10 8. Parabns! Elegncia (beleza, etc...) completa a criao humana e sua presena torna-se marcante, mas o presente ainda no ser seu, passe-o a quem voc acha mais OTIMISTA. "Entregue suas preocupaes ao SENHOR, e ele o suster; jamais permitir que o justo venha a cair". Salmos 55.22 9. Otimista aquele que sabe superar todos os obstculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabns por voc ser uma pessoa otimista! bom conviver com voc, mas o presente ainda no ser seu. Passe-o a quem voc acha TRABALHADOR. O preguioso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta. Provrbios 13:4 11. Trabalhadores so pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos so bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas so pessoas trabalhadoras como voc. Mas o presente ainda no seu. Passe-o a quem voc considera CARIDOSO. Quanto lhe for possvel, no deixe de fazer o bem a quem dele precisa. No diga ao seu prximo: Volte amanh, e eu lhe darei algo, se pode ajud-lo hoje. Provrbios 3.27-28 12. A caridade como diz Paulo aos Corntios: "ainda que eu falasse a lngua dos anjos, se no tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistrios, toda a cincia, mesmo que tomasse a f para transportar montanhas, se no tiver caridade de nada valeria. A caridade paciente, no busca seus prprios interesses e est sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo cr, tudo suporta, tudo perdoa". Voc que assim to caridoso, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem voc acha PRESTATIVO. "Fazei tudo sem murmuraes nem contendas, para que vos torneis irrepreensveis e sinceros, filhos de Deus inculpveis no meio de uma gerao pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. Filipenses 2:14-15 13. Prestativo aquele que serve a todos com boa vontade e est sempre pronto a qualquer sacrifcio para servir. So pessoas agradveis e todos se sentem bem em conviver. Voc bem merece o presente. Mas ele ainda no seu. Passe-o a quem voc acha que um JUSTO. O justo se alegrar no SENHOR, e confiar nele, e todos os retos de corao se gloriaro. Salmos 64:10 17. Justia! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas no desanime. Ser justo colaborar com a transformao de nossa sociedade. Mas j que voc muito justo, no vai querer o presente s para voc. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES ! Quem tiver duas tnicas, reparta com o que no tem, e quem tiver alimentos, faa da mesma maneira. Lucas 3:11 E assim o presente distribudo entre todos ! ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, ,,,,,,,,,,,,,

Dinmicas Quebra-Gelo (descontrao)

Dois crculos
Objetivo: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam ao menos o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum. Para quantas pessoas: importante que seja um nmero par de pessoas. Se no for o caso, o coordenador da dinmica pode requisitar um auxiliar. Material necessrio: uma msica animada, tocada ao violo ou com gravador. Descrio da dinmica: formam-se dois crculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo nmero de pessoas. Quando comear a tocar a msica, cada crculo gira para um lado. Quando a msica pra de tocar, as pessoas devem se apresentar para quem parar sua frente, dizendo o nome e alguma outra informao que o coordenador da dinmica achar interessante para o momento. Repete-se at que todos tenham se apresentado. A certa altura pode-se, tambm, misturar as pessoas dos dois crculos para que mais pessoas possam se conhecer.

Fonte: A dinmica foi retirada do livro Aprendendo a ser e a conviver - de Margarida Serro e Maria Clarice Baleeiro, Editora "FTD", 1999

Dinmicas Quebra-Gelo (descontrao)

Descobrindo a quem pertence


Desenvolvimento: 1. O facilitador divide o grupo em duas metades. 2. Uma metade do grupo d ao facilitador um objeto de uso pessoal. O facilitador mistura os objetos e os distribui pela outra metade, que sai procura de seus donos. No permitido falar. 3. Ao encontrar o dono do objeto recebido, forma-se par com ele. Obs.: Esta atividade objetiva, tambm, estabelecer as relaes no grupo. divertida e usa a curiosidade do grupo como detonadora de uma busca. Pode ser feita no incio de um grupo e repetida sempre que se deseja um clima mais descontrado.

Fonte: A dinmica foi retirada do livro Aprendendo a ser e a conviver - de Margarida Serro e Maria Clarice Baleeiro, Editora "FTD", 1999.

Dinmica do corao
Objetivo: conhecer o outro e dar-se a conhecer, abrindo espao para que cada um se apresente; buscando, com essa apresentao, maior intimidade entre os elementos do grupo; partilhando sentimentos, ideais, realizaes, desejos e frustraes. Ambiente: adequado para preservar a privacidade do grupo e permitir a acomodao de todos os participantes. Material: folhas de papel sulfite e canetas hidrocor ou giz-de-cera para todos os participantes. Desenvolvimento:

1) Entrega-se uma folha de papel sulfite a cada participante, que dever desenhar um corao grande e escrever seu nome fora do corao. O corao dever ser dividido em quatro partes. 2) Na primeira parte do corao, fazer um smbolo que relate um fato importante realizado por sua famlia (o maior acontecimento). Na segunda parte, desenhar sua maior realizao pessoal. Na terceira parte, escrever a coisa mais importante que voc pretende realizar nos prximos dois anos. Na quarta parte do corao, escrever, enfim, a maior decepo de sua vida. 3) Todos os participantes devero pr sua folha com o trabalho realizado no centro do crculo, compartilhando os resultados. Caso sintam necessidade, podero comentar ou perguntar algo a respeito das respostas de seus colegas. A pessoa abordada ter liberdade para responder ou no questo levantada. Compartilhar sentimentos e descobertas com o grupo. Fonte: adaptao do livro Recriando experincias, Instituto de Pastoral de Juventude - Leste II, Ed. Paulus.
Dinmica publicada junto ao artigo "Quem sabe o que o a mor?" na edio n 387, jornal Mundo Jovem, junho de 2008, pgina 15

Objetivo: Dinmica Vocacional - Analisar a nossa vivncia Crist.


Enviada por: Maria Helena L. de Carvalho Objetivo: Dinmica Vocacional - Analisar a nossa vivncia Crist. Participantes: Todos os presentes no encontro. Material: Anti-cido efervescente Ex: Eno, Somrisal etc. Descrio: 1. Um copo ou vidro transparente cheio de gua e com tampa. 2. A 1 pessoa traz o (Anti-cido efervescente) e coloca-o em cima da tampa. 3. A 2 pessoa coloca o outro (Anti-cido efervescente) com o envelope invlucro fechado dentro do copo. 4. A 3 pessoa abre o (Anti-cido efervescente) do envelope e coloca-o dentro da gua para se misturar. 5. Analisar: como vim participar deste encontro? 6. Para que vim? 7. Como minha participao dentro da comunidade? 8. Analisar trs tipos de cristos: O que fica por fora, no participa e at atrapalha a entrada dos outros. o cristo que renunciou o seu Batismo. O 2 entrou mas fechou-se, at estorva. Fica no seu prprio mundo. corpo morto, estraga at o visual, no se envolve. Fica boiando. Pode tambm ser o que gosta mais de se aparecer. O 3 se abriu, penetrou, se envolveu totalmente. Questiona, provoca revoluo momentnea, se desfaz, se consome para curar, para salvar, Foi at o fundo, depois subiu, ficou leve. O sonrisal no deixa de ser sonrisal, no perde a sua identidade e toma todo o contedo, as dimenses da gua. E a gua se torna curativa. Para refletir: Na minha vida que Sonrisal eu sou? As vezes deixamos os outros permanecerem como o 1 e o 2? Ainda encontramos cristos parecidos como o 3 Sorrisal?

You might also like