You are on page 1of 16

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONSELHO SUPERIOR DE FISCALIZAO TRIBUTRIA EDITAL SEFAZ DE 21 de JANEIRO DE 2010.
O Presidente do Conselho Superior de Fiscalizao Tributria da Secretaria de Estado de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro SEFAZ, mediante autorizao exarada pelo Excelentssimo Senhor Governador no Processo Administrativo E-04/013.852/2009 e seus apensos, torna pblica a realizao de Concurso destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas no cargo de Fiscal de Rendas de 3 Categoria, do Quadro da Secretaria de Estado de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, mediante as condies estabelecidas neste Edital e na Lei Complementar 69, de 19 de novembro de 1990.

1.

DAS DISPOSIES PRELIMINARES


1.1. O concurso pblico ser regido por este Edital e operacionalizado pela Fundao Getulio Vargas FGV, com organizao e superviso do Conselho Superior de Fiscalizao Tributria. O concurso destina-se a selecionar candidatos para o provimento de 100 (cem) vagas no cargo de Fiscal de Rendas de 3 Categoria. 1.2.1. A remunerao inicial do cargo de Fiscal de Rendas de 3 Categoria de R$ 9.885,40 (nove mil, oitocentos e oitenta e cinco reais e quarenta centavos).

1.2.

2.

DO CONCURSO
2.1. Haver provimento dos 100 (cem) cargos vagos da Classe de Fiscal de Rendas de 3 Categoria, sendo distribudos 95 (noventa) para concorrncia ampla e 5 (cinco) para candidatos portadores de deficincia, nos termos do subitem 4.1 e seguintes, deste Edital. O Excelentssimo Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro reserva-se ao direito de promover as nomeaes em data que atenda ao interesse e s necessidades do servio, de acordo com a disponibilidade oramentria existente, at o limite de cargos autorizados. O concurso para o cargo de Fiscal de Rendas de 3 Categoria ser constitudo de 2 (duas) provas objetivas, de carter eliminatrio e classificatrio. 2.3.1 Todas as provas do concurso sero realizadas na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

2.2.

2.3.

3.

DOS REQUISITOS BSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO


3.1. O candidato selecionado no Concurso Pblico de que trata este Edital ser investido no cargo se atender s seguintes exigncias, na data da posse: a) ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, na forma do disposto no artigo 12, 1, da Constituio Federal e Decreto Federal 70.391, de 12 de abril de1972; b) gozar dos direitos polticos; c) estar quite com as obrigaes eleitorais;

EDITAL 2010 1

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

d) estar quite com as obrigaes do Servio Militar (se candidato do sexo masculino); e) ter idade mnima de 18 anos; f) ter aptido fsica e mental para o exerccio das atribuies do cargo, comprovada por junta mdica de rgo oficial do Estado do Rio de Janeiro;

g) ter concludo o ensino superior, com currculo igual ou superior a 4 (quatro) anos, em data anterior publicao do edital de abertura do concurso no Dirio Oficial do Estado do Rio de Janeiro ou curso superior que possa ser integralizado no tempo mdio de 4 (quatro) anos, ou aquele que tenha, no seu currculo mnimo, o tempo til obrigatrio de 2100 (duas mil e cem) horas-aula; h) no possuir antecedentes criminais ou civis incompatveis com o exerccio do cargo; i) ter firmado, na forma do artigo 13, VII, da Lei Complementar estadual 69/90, declarao de aceitao do estgio confirmatrio, das decises do Conselho Superior de Fiscalizao Tributria e das demais regras previstas no diploma legal acima mencionado.

3.2.

Estar impedido de tomar posse o candidato: a) que deixar de comprovar qualquer um dos requisitos especificados no subitem 3.1; e b) tiver sido demitido a bem do servio pblico.

4.

DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICINCIA


4.1. Do total de vagas previstas neste edital, 5% (cinco por cento) sero reservadas a candidatos portadores de deficincia, na forma prevista no inciso VIII do artigo 37 da Constituio Federal, na Lei Estadual 2.482, de 14.12.1995, no Decreto 3.298 de 20.12.1999, alterado pelo Decreto 5.296/04, no artigo 338, I, da Constituio do Estado do Rio de Janeiro, nas Leis estaduais 1.224, de 11.11.87, e 2.298, de 28.07.94, com a redao dada pela Lei 2.482, de 14.12.95. Para concorrer a uma das vagas referidas no subitem 4.1 deste Edital, o candidato dever, no ato da inscrio, declarar-se portador de deficincia. O candidato que, no ato da inscrio, declarar-se portador de deficincia, se aprovado e classificado no concurso pblico, figurar em listagem especfica e, caso seja classificado entre os candidatos de concorrncia ampla, figurar tambm nessa listagem. As vagas que no forem providas por falta de candidatos portadores de deficincia ou por reprovao no Concurso sero preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observncia ordem classificatria. Os candidatos que se declararem portadores de deficincia, se aprovados no Concurso, devero submeter-se a percia mdica, munidos de laudo mdico que ateste a espcie e o grau ou nvel de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doenas (CID-10), bem como a provvel causa da deficincia, nos termos do Decreto 3.298/99, perante rgo competente do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, que ter deciso terminativa sobre a sua qualificao como portador de deficincia, sobre o grau de deficincia e sobre a capacidade fsica para o exerccio do cargo.

4.2. 4.3.

4.4.

4.5.

EDITAL 2010 2

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

4.6.

Caso o candidato no seja qualificado por rgo competente do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro como portador de deficincia, nos termos do subitem 4.5, passar a concorrer unicamente s vagas de concorrncia ampla, observada a ordem de classificao. Consideram-se pessoas portadoras de deficincia, nos termos do Anexo nico, Critrio de Pessoa Deficiente, da Lei 2.482, de 14.12.95: 4.7.1. a que apresenta reduo ou ausncia de funo fsica: tetraplegia, paraplegia, hemiplegia, monoplegia, diplegia, membros com deformidade congnita ou adquirida no produzida por doenas crnicas e/ou degenerativas; 4.7.1.1. No se enquadram no subitem 4.7.1 as deformidades estticas ou as que no produzam dificuldade para execuo de funes. No se enquadram no subitem 4.7.2 os casos de ausncia de um dedo por mo e a ausncia de uma falange por dedo, exceo feita ao hallux, os casos de artelho, por p e a ausncia de uma falange por artelho, exceo feita ao primeiro artelho.

4.7.

4.7.2.

a que apresenta ausncia ou amputao de membro; 4.7.2.1.

4.7.3. 4.7.4.

a que apresenta deficincia auditiva; a que apresenta deficincia visual classificada em: 4.7.4.1. cegueira, para aqueles que apresentam ausncia total de viso ou acuidade visual no excedente a um dcimo pelos opttipos de Snellen, no melhor olho aps correo tica, ou aqueles cujo campo visual seja menor ou igual a vinte por cento, no melhor olho, desde que sem auxlio de aparelho que aumente esse campo visual; ambliopia, para aqueles que apresentam deficincia de acuidade visual de forma irreversvel, aqui enquadrados aqueles cuja viso se situa entre um e trs dcimos pelos opttipos de Snellen, aps correo e no melhor olho;

4.7.4.2.

4.7.5. 4.8.

a que apresenta paralisia cerebral.

O candidato portador de deficincia que necessitar de condies especiais para realizar as provas dever indicar, na solicitao de inscrio via Posto de Inscrio, os recursos especiais necessrios com laudo mdico original ou cpia simples que justifique o atendimento especial solicitado. O candidato portador de deficincia que no realizar a inscrio no prazo e condies estabelecidas neste Edital no contar com atendimento especial para a realizao das provas. No caso de inscrio via internet,o candidato dever enviar a documentao referida no subitem 4.8., at o dia 18 de fevereiro de 2010, impreterivelmente, via SEDEX, para: FGV - Concurso SEFAZ/RJ, Caixa Postal 9018 - Rio de Janeiro - RJ CEP 22270-970. Os candidatos portadores de deficincia submeter-se-o s mesmas provas a que sero submetidos os candidatos de concorrncia ampla, atendidas as condies especiais de sua realizao de acordo com a deficincia do candidato, observados os subitens 4.8, 4.11 e 4.12 deste Edital.

4.9.

4.10.

EDITAL 2010 3

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

4.11. 4.12. 4.13.

A solicitao de condies especiais ser atendida segundo os critrios de viabilidade e de razoabilidade. A no-solicitao de condies especiais no ato de inscrio implica a sua noconcesso no dia de realizao das provas. A no-observncia do disposto no subitem anterior ou a reprovao na percia mdica acarretar a perda do direito s vagas reservadas aos candidatos em tais condies. As vagas definidas no subitem 2.1 deste edital que no forem providas por falta de candidatos portadores de deficincia aprovados sero preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificao.

4.14.

5.

DA INSCRIO NO CONCURSO PBLICO


5.1. As inscries para o Concurso de Fiscal de Rendas 3 Categoria sero recebidas via Internet pelo endereo eletrnico: http://concurso.fgv.br/sefaz10 ou via Posto de Inscrio presencial. 5.1.1. Estar isento do pagamento da taxa de inscrio, na forma do disposto no artigo 72, dos Atos das Disposies Transitrias da Constituio do Estado, e do artigo 3, pargrafo nico, da Lei 2.913, de 30.03.98, o candidato cuja renda familiar mxima corresponda a 300 UFIR-RJ (R$ 605,49), sendo as formas de aferio da carncia econmica definidos em anexo ao presente edital, a ser publicado no Dirio Oficial do Estado e no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 5.1.2. Os candidatos que requererem iseno da taxa de inscrio devero comparecer ao Colgio Estadual Amaro Cavalcanti, Largo do Machado, 20, Catete, Rio de Janeiro, RJ, no perodo de 08 a 11 de fevereiro de 2010, das 9 s 17 horas, e apresentar a documentao constante do ANEXO I, deste edital, sendo o resultado acerca do acolhimento ou no do pedido divulgados no dia 03 de maro de 2010, no Colgio supracitado e no endereo eletrnico: http://concurso.fgv.br/sefaz10 5.1.3. O candidato que apresentar comprovante inidneo ou firmar declarao falsa para se beneficiar da iseno da taxa de inscrio responder na forma da lei e ter sua inscrio e todos os atos dela decorrentes anulados. 5.1.4. No ato da inscrio, o candidato dever firmar declarao de aceitao do estgio confirmatrio, das decises do Conselho Superior de Fiscalizao Tributria e das demais regras previstas na Lei Complementar 69/90, em especial o disposto no seu artigo 14.

5.2.

O candidato que necessitar de condies especiais para realizar as provas dever indicar, no requerimento de inscrio, os recursos especiais necessrios. O laudo mdico original ou cpia simples que justifique o atendimento especial solicitado dever ser enviado at o dia 03 de maro de 2010, impreterivelmente, via SEDEX, para: FGV Concurso SEFAZ/RJ, Caixa Postal 9018 - Rio de Janeiro - RJ CEP 22270-970.

6.

INSCRIO VIA INTERNET


6.1. 6.2. O perodo de Inscrio ir de 08 de fevereiro a 10 de maro de 2010, improrrogvel. O valor da taxa de inscrio de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). 6.2.1. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrio no ser devolvido em hiptese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por convenincia da Administrao.

EDITAL 2010 4

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

6.3. 6.4.

O perodo de recebimento da inscrio ir das 9 horas do dia 08 de fevereiro s 20 horas do dia 10 de maro de 2010, no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 O interessado dever requerer a inscrio preenchendo a respectiva ficha e imprimir o boleto bancrio para o pagamento da taxa de inscrio, em qualquer agncia bancria, no perodo e no endereo eletrnico acima indicados, at o ltimo dia do prazo, observando o horrio bancrio. As inscries somente sero processadas aps o recolhimento da taxa de inscrio, excetuando-se as hipteses de gratuidade previstas no item 5.1.1. Ser considerado inscrito no concurso o candidato que tiver o seu pedido de inscrio confirmado por meio da impresso do seu comprovante de inscrio. 6.6.1. O comprovante de inscrio do candidato estar disponvel no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 aps complementada a inscrio, sendo de inteira responsabilidade do candidato a obteno desse documento. 6.6.2. A Fundao Getulio Vargas no se responsabilizar por inscrio no recebida por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados. 6.6.3. O Carto de Informao dever ser impresso no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10, a partir do dia 13 de abril de 2010. O candidato dever manter em seu poder o Carto de Informao e apresent-lo quando solicitado. 6.3.4. No sero aceitas inscries via fax, via postal e/ou correio eletrnico.

6.5. 6.6.

7.

INSCRIO VIA POSTO


COLGIO ESTADUAL AMARO CAVALCANTI Largo do Machado, 20 - Catete - Rio de Janeiro, RJ 7.1. O perodo de inscrio ir de 08 de fevereiro a 10 de maro de 2010, improrrogvel. 7.2. O valor da taxa de inscrio de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). 7.2.1. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrio no ser devolvido em hiptese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por convenincia da Administrao. 7.3. O perodo de recebimento da inscrio ir das 9 horas do dia 08 de fevereiro s 17 horas do dia 10 de maro de 2010. 7.4. No ato da inscrio, o candidato dever receber a ficha de inscrio, que inclui o boleto bancrio no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), a ser pago em qualquer banco. 7.5. Aps o pagamento, o candidato deve apresentar um documento de identidade oficial e entregar a ficha de inscrio, devidamente preenchida e assinada, juntamente com o comprovante de pagamento do boleto bancrio. 7.6. Aps a inscrio, o candidato receber: a) o comprovante de inscrio no Concurso, que dever conservar em seu poder, para posterior substituio pelo Carto de Informao. O Carto de Informao dever ser retirado no local onde o candidato fez a sua inscrio, a partir do dia 13 de abril de 2010, podendo tambm ser impresso via Internet no site http://concurso.fgv.br/sefaz10

EDITAL 2010 5

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

b) um manual do candidato contendo toda a regulamentao do Concurso e os Programas. OBSERVAES: I. Em hiptese alguma ser devolvida a importncia depositada pelo candidato a ttulo de taxa de inscrio, exceto em caso de cancelamento do Concurso. II. O recolhimento da taxa, feito aps a data de encerramento das inscries, no ser considerado para efeito de inscrio.

8.

DAS DISPOSIES COMUNS S INSCRIES VIA INTERNET E VIA POSTO


8.1. Ao receber ou imprimir o carto de informao, obriga-se o candidato a conferir: a) seu nome; b) nmero de seu documento de identidade, sigla do rgo expedidor e Estado emitente; c) data de nascimento. Alm dos dados citados no item 8.1, o candidato ficar sabendo: a) seu nmero de inscrio no Concurso; b) data, local e horrio das provas. Caso haja qualquer inexatido nas informaes contidas no Carto de Informao, o candidato dever, no dia da prova, solicitar ao fiscal da sala para a qual foi designado a necessria correo, que dever constar em ata de prova. As correes sero feitas no momento da reclamao, alterando-se, automaticamente, as informaes objeto da retificao tambm no cadastro do candidato. Eventuais alteraes dos dados constantes nos cartes de informao, em especial quanto aos locais, datas e horrios de realizao das provas, sero comunicadas previamente pelo site http://concurso.fgv.br/sefaz10 e por publicao no Dirio Oficial do Estado e em jornal de grande circulao.

8.2.

8.3.

8.4.

9.

DAS PROVAS DO CONCURSO PBLICO


9.1. As provas sero realizadas de acordo com o contedo programtico, constantes deste Edital, conforme o quadro a seguir. PROVA 1 GRUPOS DE DISCIPLINAS Lngua Portuguesa Matemtica Financeira e Estatstica Economia e Finanas Pblicas Administrao Direitos Constitucional, Administrativo e Civil TOTAL PROVA 2 GRUPOS DE DISCIPLINAS Direito Empresarial (Comercial) Direito Tributrio Legislao Tributria e demais normas atinentes fiscalizao Contabilidade Geral e de Custos e Auditoria TOTAL QUESTES 20 20 40 20 100 QUESTES 18 18 16 26 22 100

EDITAL 2010 6

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

9.2. 9.3.

As provas 1 e 2 tero a durao de 5 horas cada e sero aplicadas nos dias 18 e 21 de abril de 2010, com incio s 13 horas. Os locais das provas sero divulgados, tambm, na Internet, no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 na data provvel de 13 de abril de 2010, assim como no Dirio Oficial do Estado do Rio de Janeiro. responsabilidade exclusiva do candidato a identificao correta do seu local de prova. A FGV poder enviar, como complemento s informaes citadas no subitem anterior, aos candidatos inscritos via internet, comunicao pessoal, por correio eletrnico (e-mail), informando o local e o horrio de realizao das provas. O Estado do Rio de Janeiro e a FGV no se responsabilizam pela comunicao extraviada ou por qualquer motivo no recebida, obrigando-se o candidato a observar o edital publicado no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 conforme o disposto no subitem 8.4 deste Edital. No sero dadas, por telefone, informaes a respeito de datas, de locais e de horrios de realizao das provas. O candidato dever observar rigorosamente os editais complementares e os comunicados a serem divulgados na forma prevista neste Edital. O candidato dever comparecer ao local designado para a realizao das provas com antecedncia mnima de trinta minutos do horrio fixado para o seu incio, munido de caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, do documento de identidade original e do seu carto de informao. No ser admitido ingresso de candidato no local de realizao das provas aps o horrio fixado para o seu incio. Por ocasio da realizao das provas, o candidato que no apresentar documento de identidade original no poder fazer as provas e ser automaticamente eliminado do concurso pblico. No sero aplicadas provas, em hiptese alguma, fora do espao fsico predeterminado em edital ou em comunicado. Legislao com entrada em vigor aps a data de publicao deste edital bem como alteraes em dispositivos legais e normativos a ele posteriores no sero objeto de avaliao nas provas do concurso. No ser permitida, durante a realizao das provas, comunicao entre os candidatos e a utilizao de mquinas calculadoras ou similares, livros, anotaes, impressos ou qualquer outro material de consulta. A desobedincia a essas exigncias implicar a imediata eliminao do candidato. Nos dias de realizao das provas, no ser permitido ao candidato entrar e/ou permanecer com armas ou aparelhos eletrnicos (pager, telefone celular, relgio do tipo data bank, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador, mquina fotogrfica, mquina de calcular e equipamentos similares). No haver segunda chamada para as provas. O no-comparecimento implicar a eliminao automtica do candidato. Ter sua prova anulada e ser automaticamente eliminado do concurso pblico o candidato que, durante a sua realizao: a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxlio para a execuo da prova;

9.4.

9.5.

9.6.

9.7.

9.8. 9.9.

9.10. 9.11.

9.12.

9.13.

9.14. 9.15.

EDITAL 2010 7

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

b) utilizar-se de mquinas de calcular e/ou equipamento similar e/ou que se comunicar com outro candidato; c) for surpreendido portando telefone celular, gravador, receptor, pager, notebook e/ou equipamento similar; d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicao das provas, com as autoridades presentes e/ou com os demais candidatos; e) fizer anotao de informaes relativas s suas respostas em qualquer meio que no o permitido; f) recusar-se a entregar o material das provas ao trmino do tempo destinado para a sua realizao; g) afastar-se da sala, durante a realizao das provas, sem o acompanhamento de fiscal; h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas; i) descumprir as instrues contidas no caderno de provas e na folha de respostas; j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido; k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovao prpria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso pblico. 9.16. 9.17. No haver, por qualquer motivo, prorrogao do tempo previsto para a aplicao das provas em razo do afastamento de candidato da sala de provas. Quando, aps as provas, for constatado, por meio eletrnico, estatstico, visual ou grafolgico, ter o candidato infringido as normas legais ou as disposies deste Edital, suas provas sero anuladas e ele ser automaticamente eliminado do concurso. A candidata lactante realizar suas provas em sala separada dos demais candidatos, disponibilizando-se-lhe os meios necessrios para a amamentao da criana no prprio local. No dia de realizao das provas, no sero fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicao destas e/ou pelas autoridades presentes, informaes referentes ao seu contedo.

9.18.

9.19.

10.

DAS PROVAS
10.1. O candidato receber, em cada prova, um caderno contendo 100 (cem) questes objetivas de mltipla escolha, com 5 alternativas (A, B, C, D e E), sendo que apenas uma das alternativas a resposta correta. O candidato dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de respostas dar-se- mediante a utilizao de caneta esferogrfica de cor preta ou azul, sendo de inteira responsabilidade do candidato. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro do candidato. O candidato no deve amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas. Durante as primeiras duas horas, nenhum candidato poder deixar o recinto de realizao da prova, salvo motivo de fora maior, devidamente comprovado. O candidato que insistir em sair do recinto de realizao da prova, descumprindo o disposto no subitem 10.4, dever assinar Termo de Ocorrncia, declarando sua desistncia do Concurso, lavrado pelo Coordenador Local.

10.2.

10.3. 10.4. 10.5.

EDITAL 2010 8

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

10.6. 10.7.

O candidato somente poder levar consigo os cadernos de provas caso permanea no local do concurso at 30 minutos antes do trmino do horrio previsto. Ser eliminado do concurso o candidato que no alcanar o valor mnimo de 50% (cinqenta por cento) de acertos em cada disciplina ou grupo de disciplinas das provas 1 e 2 e os candidatos que no obtiverem o valor mnimo de 60% (sessenta por cento) do somatrio de pontos obtidos nas provas 1 e 2. As questes de cada grupo de disciplinas no sero necessariamente distribudas em igual nmero por cada uma de suas disciplinas. Durante o prazo improrrogvel do concurso, os candidatos aprovados sero convocados com prioridade sobre os aprovados em concurso pblico posterior para a investidura em cargos de Fiscal de Rendas de 3 categoria, nos termos do artigo 37, IV, da Constituio da Repblica, e 77, V, da Constituio estadual.

10.8. 10.9.

11.

DOS CRITRIOS DE AVALIAO E DE CLASSIFICAO


11.1. 11.2. 11.3. A nota final do candidato ser o somatrio dos pontos obtidos nas duas provas. Os candidatos classificados sero ordenados de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso. Sero elaboradas duas listagens de classificados: uma, com todos os candidatos em ordem decrescente dos pontos obtidos nas duas provas, e outra com candidatos portadores de deficincia, na forma deste Edital. Caso o portador de deficincia obtenha pontuao para classificao dentro do nmero de vagas destinadas aos candidatos no-portadores de deficincia, a sua vaga ser liberada para ser ocupada pelos demais portadores de deficincia. As vagas destinadas aos portadores de deficincia no ocupadas por estes sero destinadas aos demais candidatos.

11.4.

11.5.

12.

DO CRITRIO DE DESEMPATE
12.1. Em caso de empate na nota final no concurso, ter preferncia o candidato que tiver idade igual ou superior a sessenta anos, at o ltimo dia de inscrio no concurso, dando-se preferncia ao candidato de idade mais elevada, nos termos do artigo 27, pargrafo nico, do Estatuto do Idoso. Persistindo o empate, ter preferncia o candidato que obtiver a maior pontuao nas disciplinas abaixo, na seguinte ordem: a) Legislao Tributria e demais normas atinentes fiscalizao; b) Direito Tributrio; c) Lngua Portuguesa 12.2. Persistindo, ainda, a situao de empate, ser dada preferncia ao candidato mais idoso.

13.

DOS RECURSOS
13.1. 13.2. Sero admitidos recursos contra os gabaritos oficiais da prova. Os gabaritos oficiais da prova constaro de edital complementar, que ser publicado no Dirio Oficial do Estado do Rio de Janeiro, seo I Poder Executivo, bem como no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 sem prejuzo de sua divulgao nos demais meios de comunicao. O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial da prova objetiva dispor dos 7 (sete) dias teis subsequentes ao da divulgao do gabarito oficial.

13.3.

EDITAL 2010 9

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

13.4.

13.5. 13.6. 13.7.

13.8.

13.9.

Para recorrer contra os gabaritos oficiais, o candidato dever utilizar o formulrio prprio, divulgado no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10, respeitando as suas instrues. No ser aceito recurso por via postal ou via fax, bem como apresentado fora do prazo estabelecido. O candidato dever ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo ser preliminarmente indeferido. Se do exame de recursos resultar anulao de questo, a pontuao correspondente a essa questo ser atribuda a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alterao de gabaritos oficiais, por fora de impugnaes, as provas sero corrigidas de acordo com os novos gabaritos oficiais. Em hiptese alguma o quantitativo de questes da prova sofrer alteraes. O resultado do julgamento dos recursos, do qual no caber pedido de reconsiderao, ser publicado por edital no Dirio Oficial do Estado do Rio de Janeiro, seo I Poder Executivo, bem como no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 sem prejuzo de sua divulgao nos demais meios de comunicao. O resultado final do concurso ser homologado pelo Secretrio de Estado de Fazenda e publicado em edital especfico no Dirio Oficial do Estado do Rio de Janeiro, seo I Poder Executivo, bem como no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10, sem prejuzo de sua divulgao nos demais meios de comunicao, relacionando-se os candidatos aprovados em lista nominal, em ordem decrescente de pontuao, bem como os candidatos reprovados pela ordem crescente dos nmeros de inscrio, vedada a divulgao dos respectivos nomes.

14.

DA NOMEAO, POSSE E EXERCCIO


14.1. O cargo inicial da Carreira de Fiscal de Rendas ser provido, em carter efetivo, mediante expediente do Secretrio de Estado de Fazenda encaminhado ao Governador, respeitada a ordem de classificao no concurso pblico, ressalvadas as disposies de confirmao do cargo, estabelecidas nos artigos 24 a 27 da Lei Complementar 69/1990 e observada a reserva de vagas para candidatos portadores de deficincia fsica. O Fiscal de Rendas ser empossado, no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de nomeao, pelo Secretrio de Estado de Fazenda, mediante o compromisso de bem desempenhar as atribuies do cargo. 14.2.1. O prazo previsto neste artigo poder ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado e a critrio do Conselho Superior de Fiscalizao Tributria. 14.2.2. Ser tornado sem efeito o ato de provimento se a posse no se verificar no prazo estabelecido. So requisitos para a posse a apresentao de: a) prova de quitao com as obrigaes eleitorais e, no caso de candidato do sexo masculino, militares; b) prova de concluso de curso superior, mediante a apresentao do respectivo diploma ou, alternativamente, de documento oficial da instituio de ensino superior que ateste a concluso do curso pelo candidato, acompanhado de protocolo de requerimento de expedio do diploma, observado o disposto no subitem g do item 3.1;

14.2.

14.3.

EDITAL 2010 10

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

c) certido negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justias estadual e federal, assim como pela Polcia Civil da localidade em que o candidato possuir residncia nos ltimos 5 (cinco) anos; d) habilitao em exame de sanidade fsica e mental, realizado por rgo oficial do Estado; e) declarao de bens; f) declarao de no exercer outro cargo, funo ou emprego pblico, nas esferas federal, estadual e municipal, ressalvado o exerccio de 1 (um) cargo de magistrio;

g) inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas do Ministrio da Fazenda (CPF); e h) documento de identidade expedido por rgo oficial. 14.4. O Fiscal de Rendas dever entrar em exerccio no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de posse, sob pena de exonerao. 14.4.1. A critrio do Secretrio de Estado de Fazenda, por motivo justo, o prazo a que se refere o caput deste artigo poder ser prorrogado por 30 (trinta) dias.

15.

DAS DISPOSIES FINAIS


15.1. 15.2. Os candidatos podero obter informaes referentes ao concurso pblico no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 A inscrio do candidato implicar a aceitao das normas para o concurso contidas neste Edital, em comunicados e em editais complementares que vierem a ser publicados. O candidato dever observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem publicados no Dirio Oficial e na internet, no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 Os resultados do concurso sero publicados na imprensa leiga do Estado e divulgados pela Internet, no endereo eletrnico http://concurso.fgv.br/sefaz10 O candidato dever manter atualizado seu endereo junto FGV, enquanto estiver participando do concurso e, se aprovado, para a Secretaria de Estado de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. So de inteira responsabilidade do candidato os prejuzos advindos da noatualizao de seu endereo. O prazo de validade do concurso de 6 (seis) meses, a contar da data de publicao de homologao do resultado final, prorrogvel por igual perodo, a critrio do Governador do Estado, na forma dos artigos 37, III, da Constituio da Repblica , do 77, IV, da Constituio Estadual e 18 da Lei Complementar 69/90. A legislao objeto de citao expressa no presente edital, tem carter meramente exemplificativo e se refere s redaes vigentes na data da publicao do presente Edital. Os casos omissos sero resolvidos conjuntamente pelo Conselho Superior de Fiscalizao e a Fundao Getlio Vargas.

15.3.

15.4. 15.5.

15.6. 15.7.

15.8.

15.9.

EDITAL 2010 11

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

16.

DO CONTEDO PROGRAMTICO
PORTUGUS
Leitura e anlise de textos. Estruturao do texto e dos pargrafos. Articulao do texto: pronomes e expresses referenciais, nexos, operadores seqenciais. Significao contextual de palavras e expresses. Interpretao: pressuposies e inferncias; implcitos e subentendidos. Variedades de texto e adequao de linguagem. Equivalncia e transformao de estruturas. Discurso direto e indireto. Sintaxe: processos de coordenao e subordinao. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuao. Estrutura e formao de palavras. Funes das classes de palavras. Flexo nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Ocorrncia de crase.

MATEMTICA FINANCEIRA/ ESTATSTICA


Conceito de juros e regimes de capitalizaes. Capitalizao simples: clculo de juros e montantes. Valor atual e valor nominal. A operao de desconto simples: racional (por dentro), comercial (por fora) e bancrio. Equivalncia entre taxa de juro e taxa de desconto. Capitalizao composta: clculo de juros e montantes. Conveno linear e exponencial quando no fracionrio. Taxas equivalentes e efetivas. Influncia da inflao: taxa real e taxa aparente. Desconto composto: racional e comercial. Equivalncia financeira. Sries finitas e infinitas (ou perptuas) de pagamentos: postecipadas, antecipadas e diferidas. Utilizao de tabelas financeiras. Sistemas de amortizao de emprstimos: Sistema Francs Tabela Price; Sistema de Amortizao Constante (SAC) e Sistema Americano de Amortizao a uma e a duas taxas (Sinking Fund) Estatstica Descritiva: grficos, tabelas, medidas de posio e de variabilidade. Probabilidades: conceito, axiomas e distribuies (binominal, normal, poisson, qui-quadrado, etc). Amostragem: amostras casuais e no-casuais. Processos de amostragem, incluindo estimativas de parmetros. Inferncia: intervalos de confiana. Testes de hipteses para mdias e propores. Correlao e Regresso.

DIREITO ADMINISTRATIVO
Administrao Pblica. Conceito. Estrutura legal dos rgos Pblicos. Natureza e fins da Administrao. Agentes da Administrao. Princpios bsicos da Administrao: legalidade, moralidade, impessoalidade, finalidade, publicidade, eficincia. Papel das polticas pblicas como elemento indutor do desenvolvimento da sociedade. Conceituao de tica e moral. Poderes e deveres do administrador pblico. Poderes Administrativos: poder vinculado e poder discricionrio, poder hierrquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polcia. Atos Administrativos. Conceitos e requisitos. Classificao. Espcies. Validade. Formalidade. Motivao. Revogao. Anulao. Modificao. Extino. Controle de Legalidade. Contratos Administrativos. Alterao unilateral e bilateral. Equilbrio financeiro. Clusulas exorbitantes. Modalidades de contratos. Extino, prorrogao e renovao. Inexecuo. Reviso, resciso e suspenso. Licitao (Lei Federal n 8.666/93) - Finalidade, princpios e objeto da licitao. Servios Pblicos. Conceito. Classificao. Regulamentao e Controle. Parcerias pblico-privadas. Requisitos do servio e direitos do usurio. Competncia para prestar o servio. Formas e meios de prestao do servio. Organizao Administrativa: Administrao direta e indireta. Agncias executivas e reguladoras. Servidores pblicos. Classificao e Regime Jurdico. Normas constitucionais sobre o regime jurdico dos servidores pblicos. Cargos pblicos. Provimento em cargo pblico. Direitos e vantagens dos servidores pblicos. Deveres e responsabilidades. Sindicncia e processo administrativo. Os direitos do administrado. Comparao entre o controle administrativo e judicirio. Princpios bsicos da defesa administrativa do contribuinte. Processo Administrativo (Lei Estadual n 5.427/2009. A responsabilidade civil do Estado. Organizao interna da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (Decreto Estadual 40.613/2007 e Resoluo SEFAZ n 45/2007). rgos fiscalizadores das contas pblicas. Atribuies e responsabilidades do Fiscal de Rendas do Estado do Rio de Janeiro (Lei Complementar Estadual n 69/90). Fundo de Administrao Fazendria (Lei Complementar estadual n 134/09). Improbidade Administrativa (Lei Federal 8.429/1992); Impercia, Negligncia e Fraude.

DIREITO CIVIL
A Lei: vigncia no tempo e no espao. Das pessoas. Pessoas naturais e jurdicas. Domiclio civil. Das diferentes classes de bens. Fatos e atos jurdicos. Validade e defeitos dos negcios jurdicos. Prescrio e decadncia. Atos ilcitos. Direito das Coisas. Posse. Efeitos da posse. Propriedade. Direitos reais sobre coisas alheias. Teoria Geral das obrigaes. Direito das obrigaes. Modalidades das obrigaes. As formas de extino das obrigaes. A inexecuo das obrigaes. Transmisso das Obrigaes. Fontes das obrigaes. Contratos, atos unilaterais e responsabilidade civil. Responsabilidade contratual e extracontratual. Teoria Geral dos contratos. Contratos em espcie. Relaes de consumo (Lei federal n 8.078/90). Direito das Sucesses. Sucesso em geral. Sucesso legtima. Sucesso testamentria. Regimes de bens entre cnjuges. Inventrio e partilha.

DIREITO CONSTITUCIONAL
Conceitos de teoria do Estado. Princpios do Estado Democrtico de Direito. Conceito de Constituio. Regras materialmente constitucionais e formalmente constitucionais. Tipos de Constituio. Hermenutica constitucional. O Direito Constitucional e os demais ramos do direito. Poder constituinte originrio e derivado. Controle de constitucionalidade. Controle judicirio difuso e concentrado. Ao declaratria de constitucionalidade. Ao direta de inconstitucionalidade. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: Princpios fundamentais e Direitos e Deveres individuais e coletivos. O habeas corpus. O mandado de segurana. O direito de petio. O mandado de

EDITAL 2010 12

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

injuno. A ao popular. A ao civil pblica. O habeas data. Direitos sociais. Cidadania plena e participao poltico-social. Direitos Humanos: Direito vida, liberdade, igualdade, dignidade humana e justia. Nacionalidade. Direitos polticos. Organizao poltico-administrativa. O federalismo no Brasil. Repartio de rendas. Repartio de competncias. Competncias constitucionais: Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Interveno nos estados e municpios. Administrao pblica, disposies gerais e servidores pblicos civis. Separao de poderes. Sistemas de governo. Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judicirio. Ministrio Pblico. Processo legislativo. Defesa do Estado e as instituies democrticas. Princpios gerais da atividade econmica e financeira. Sistema Tributrio Nacional e do Oramento e Finanas Pblicas. Constituio do Estado do Rio de Janeiro. Fundamentos do Estado. Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judicirio. Funes essenciais justia. Administrao Pblica. Servidores Pblicos Civis. Segurana Pblica. Tributao, finanas e oramentos.

DIREITO EMPRESARIAL (COMERCIAL)


A atividade empresarial. O regime jurdico da livre iniciativa. Registro da empresa. Livros comerciais. Estabelecimento empresarial. Nome empresarial. Disciplina jurdica da concorrncia. Livre iniciativa, concorrncia desleal e infraes da ordem econmica. O CADE. Propriedade industrial. Patentes e registros. Teoria geral dos ttulos de crdito. Constituio e exigibilidade do crdito cambirio. Classificao dos ttulos de crdito. Ttulos em espcie. Protesto. Classificao das sociedades empresrias. Desconsiderao da personalidade jurdica. Sociedades contratuais. Tipos sociais. Sociedades annimas: classificao, constituio, integralizao do capital social, rgos societrios e administrao, controle, resultados sociais, extino e modificao. Princpios de teoria geral dos contratos mercantis. Tipos contratuais mercantis. Aplicabilidade do Cdigo Civil e do Cdigo de Defesa do Consumidor. Teoria geral da falncia. Caracterizao do estado falimentar, efeitos da falncia quanto aos bens do falido e aos direitos dos seus credores, recuperao judicial e extrajudicial. Crimes falimentares. Lei 11.101/2005. O comrcio eletrnico.

ECONOMIA E FINANAS PBLICAS


Conceitos fundamentais de economia. Teoria elementar de equilbrio do mercado. Fatores que influenciam a oferta e a procura por bens e servios. Efeitos de deslocamentos das curvas de procura e oferta. Elasticidades - preo da procura e da oferta Elasticidade renda da procura. Teoria elementar da produo. Custos de produo Equilbrio da firma nas estruturas de mercado, no curto prazo, em concorrncia perfeita, concorrncia monopolstica, oligoplio e monoplio. Funo de custo: curto e longo prazo, custo fixo e varivel. Custo marginal e custo mdio. Curva de oferta. Conceitos bsicos de contabilidade nacional. Deflacionamento do produto. Contas nacionais do Brasil. Formao econmica do Brasil. Polticas de comrcio internacional: instrumentos tarifrios e no-tarifrios. Balano de Pagamentos e relaes com o resto do mundo. Teoria elementar de determinao da renda. Renda nacional de equilbrio. Noes sobre as teorias de inflao. Inflao de demanda. Inflao de custos. Inflao inercial. Inflao monetria. Noes sobre economia do setor pblico. Polticas fiscal, monetria e cambial e as funes do governo. Efeitos da atuao do Estado na economia. Sistema Tributrio como instrumento de distribuio de renda. Princpios de tributao. Impostos regressivos e progressivos. Impostos sobre consumo em cascata e sobre valor adicionado. Impacto da carga tributria na atividade econmica e na distribuio de renda. Justia Tributria, Justia Fiscal e Justia Social. Incidncia do imposto sobre vendas no mercado de concorrncia perfeita. Noes bsicas de microeconomia. Teoria do consumidor. Preferncias. Curvas de indiferena. Limitao oramentria. Equilbrio do consumidor. Classificao de bens: normais, inferiores, bens de Giffen, substitutos e complementares. Excedente do consumidor. Fatores de produo. Funo de produo e suas propriedades. Isoquantas. Elasticidade de substituio. Rendimentos de fator, rendimentos de escala. Curvas de isocusto. Conceito de dficit pblico: a dvida pblica no Brasil. Poltica fiscal: equilbrio oramentrio; estabilizao da moeda. Federalismo fiscal: polticas e critrios de distribuio de receitas e encargos entre as esferas do governo. Pacto Federativo e as polticas pblicas. Tpicos da Lei de Responsabilidade Fiscal: princpios, objetivos, efeitos no planejamento e no processo oramentrio; limites para a despesa de pessoal; limites para dvida; regra de ouro (Constituio da Repblica, artigo 167, III); mecanismos de transparncia fiscal. Renncia de receita. Gerao de despesas. Transferncias voluntrias: conceito, requisitos. Destinao de recursos para o setor privado: requisitos, vedaes. Relatrios de gesto fiscal e resumido da execuo oramentria. Transparncia e fiscalizao da gesto fiscal.

ADMINISTRAO
Natureza e evoluo do conhecimento administrativo. Processos gerenciais e as relaes com os fatores humano, tecnolgico e econmico. Gesto por processo. Benchmarking. Planejamento das organizaes: estratgico, ttico e operacional. Estratgia competitiva. Estrutura das decises empresariais. Eficincia. Eficcia. Efetividade. Responsabilidade corporativa. Gerenciamento do processo de tomada de deciso. Modelo organizacional celular. Comportamento organizacional. Criatividade e inovao organizacional. Comunicao. Estilos gerenciais. Liderana situacional. Gesto de pessoas e competncias. Administrao participativa. Desenvolvimento de equipes. Gesto de conflitos. Gesto de mudanas organizacionais. Gesto do conhecimento. Estrutura e funcionamento da administrao pblica. Relao Estado e sociedade civil. Formatos institucionais de controle democrtico das polticas governamentais. Aspectos sociais, econmicos e polticos que condicionam a administrao pblica. Papel dos gestores pblicos no tratamento dos recursos financeiros, humanos e fsicos. Tendncias de modernizao e novos modelos de gesto da administrao pblica. Uso de controles e indicadores de produtividade. Administrao oramentria. Perodo administrativo e exerccio financeiro, gesto financeira. Receita oramentria e extra-

EDITAL 2010 13

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

oramentria. Despesa oramentria e extra-oramentria. Classificao da receita e da despesa. Fases administrativas da receita e da despesa oramentria. Controle interno e controle externo na administrao pblica: importncia, finalidade, caractersticas. Papel da controladoria governamental como atividade de gesto que aprimora os meios informacionais entre Estado e sociedade. Papel da Controladoria-Geral da Unio, das Controladorias estaduais e dos Tribunais de Contas. Outras esferas de controle: Ministrio Pblico, conceito, atuao, limites. Gesto da informao. Desenvolvimento de sistema de informao, anlise do negcio, diagnstico situacional, levantamento de necessidades, metodologia de especificao de sistemas. As mudanas na tecnologia da informao e o impacto nas organizaes. Anlise de risco e fatores crticos de sucesso na administrao e desenvolvimento de sistemas. Integrao da dimenso tecnolgica com a dimenso cultural, poltica e organizacional. Conceitos bsicos de componentes funcionais de computadores (hardware e software), perifricos e dispositivos de entrada, sada e armazenamento de dados, funes, caractersticas e propriedades. Conceitos bsicos de sistemas operacionais, caractersticas dos principais sistemas operacionais do mercado (Windows e Linux). Caractersticas e usos de aplicativos de editores de texto, planilhas eletrnicas, apresentaes e gerenciadores de banco de dados em organizaes. Conceitos de organizao e de gerenciamento de arquivos e pastas. Conceitos bsicos de segurana da informao, sistemas antivrus, sistemas de backup em estaes de trabalho, criptografia, assinatura digital e autenticao. Intranet e Internet: conceitos bsicos e utilizao de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados internet e segurana ao seu acesso; navegao, correio eletrnico, grupos de discusso, busca e pesquisa. Conceitos bsicos de rede; componentes, topologias, estaes, roteador, servidor LAN e WAN. Conceitos bsicos de dados, informao, conhecimento, sistemas de informao. Elementos conceituais e operacionais de utilizao da tecnologia de Business Intelligence e extrao de conhecimento utilizando anlise de base de dados.

LEGISLAO TRIBUTRIA
I. Legislao tributria bsica do Estado do Rio de Janeiro: 01. Constituio Estadual (Ttulo VI - Da Tributao e do Oramento); 02. Cdigo Tributrio Estadual (Decreto-Lei estadual n 05/75); 03. Processo Administrativo Tributrio PAT (Decreto estadual n 2.473/79). II. ICMS - Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios: 01. Lei do ICMS (Lei estadual n 2.657/96); 02. Substituio tributria (Decretos estaduais n 41.175/08 e 41.961/09, e Resoluo SER n 80/04); 03. RICMS - Regulamento do ICMS (Decreto estadual n 27.427/00); 04. Cadastro de contribuintes (Decreto estadual n 42.191/09 e Resoluo SEF n 2.861/97); 05. Parcelamento de crditos tributrios no Estado do Rio de Janeiro (Decreto estadual n 25.228/99). III. IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores: 01. Lei do IPVA (Lei estadual n 2.877/97). IV. ITD - Imposto sobre Transmisso "Causa Mortis" e por Doao, de Quaisquer Bens ou Direitos: 01. Lei do ITD (Lei estadual n 1.427/89); 02. Resoluo Conjunta SEFAZ/PGE n 03/2007. V. TSE - Taxa de Servios Estaduais: 01. Cdigo Tributrio Estadual (arts. 104 a 111). VI. Servios de Transporte: 01 Servio de Transporte Rodovirio Intermunicipal de Passageiros (Lei estadual n 2.778/97); 02. Servio de Transporte Aquavirio de Passageiros, Cargas e Veculos (Lei estadual n 2.804/97); 03. Servio de Transporte Ferrovirio e Metrovirio e Servio Pblico de Saneamento Bsico (Lei estadual n 2.869/97); 04. Servio de Transporte Alternativo (Lei estadual n 3.473/00). VII. Taxa Judiciria: 01. Cdigo Tributrio Estadual (arts. 112 a 146). VIII. Legislao Tributria Federal: 01. Lei Kandir (Lei Complementar federal n 87/96); 02. Concesso ou revogao de benefcios e incentivos fiscais do ICMS (Lei Complementar federal n 24/75); 03. Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar federal n 101/00); 04. Crimes contra a ordem tributria, econmica e contra as relaes de consumo (Lei federal n 8.137/90); 05. Servios sujeitos ao Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza - ISSQN (Lei Complementar federal n 116/03); 06. Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar federal n 123/06 e Lei estadual n 5.147/07); 07. Lei do ndice de Participao dos Municpios IPM (Lei Complementar federal n 63/90). IX. Legislao diversa: 01. Fundo Estadual de Combate Pobreza e s Desigualdades Sociais - FECP (Lei estadual n 4.056/02); 02. Resoluo Conjunta SER/PGJ 14/06 (fixa normas para o combate aos crimes contra a ordem tributria); 03. Lei estadual n 5.351/08 (dispe sobre medidas para incremento da cobrana de crditos inscritos em dvida ativa do Estado do Rio de Janeiro); 4. Arbitramento (Lei estadual n 5.356/08, Decreto estadual n 42191/2009 e Resoluo SEFAZ n 263/09). X. Normas concernentes documentao fiscal: 01. Convnio s/n 70, de 15 de dezembro de 1970; 02. Convnio SINIEF 06/89; 03. Elaborao e entrega da Guia de Informao e Apurao do ICMS (GIA-ICMS) (Resoluo SEF 6.410/2002); 04. Elaborao e entrega da Guia Nacional de Informao e Apurao do ICMS Substituio Tributria - GIA ST (Resoluo SEF 6.351/2001); 05. Nota Fiscal Eletrnica - NF-e (Ajuste SINIEF 7/05 e Resolues SEFAZ n 118/08 e 266/09); 06. Cupom Mania (Decreto Estadual n 42.044/09 e Resoluo SEFAZ n 247/09). XI. Legislao das receitas no tributrias do Estado do Rio de Janeiro: 01. Acompanhamento e fiscalizao das compensaes e das participaes financeiras previstas no artigo 20, 1 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil (Lei estadual 5.139/07).

DIREITO TRIBUTRIO
Receitas Pblicas. Sistema Tributrio Nacional: previso constitucional; atribuio e competncia tributria, princpios constitucionais tributrios, limitaes ao poder de tributar. Matrias reservadas previso por lei complementar. Tributos de competncia da Unio. Tributos de competncia dos Estados e do Distrito Federal. Tributos de competncia dos Municpios. Os impostos em espcie. Repartio das receitas tributrias: receita da Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. Receitas dos Estados distribudas aos Municpios. Tratados e convenes internacionais. Legislao tributria: lei complementar, lei ordinria, lei delegada; decretos legislativos, resolues do Senado Federal; atos normativos de autoridades administrativas: decretos e despachos

EDITAL 2010 14

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

normativos do executivo, resolues administrativas, portarias, decises administrativas. Convnios interestaduais CONFAZ. Mtodos de interpretao. Vigncia, aplicao, interpretao e integrao da legislao tributria. Interpretaes sistemtica, teleolgica e outras. As normas do Cdigo Tributrio Nacional. Tributo: definio e espcies. Impostos, taxas, contribuio de melhoria, emprstimos compulsrios, contribuies especiais. Obrigao tributria: principal e acessria: conceito. Aspecto objetivo: fato gerador, hiptese de incidncia tributria: incidncia e no-incidncia, iseno, imunidade, domiclio tributrio. Aspecto subjetivo: competncia tributria, sujeito ativo. Capacidade tributria; sujeito passivo: contribuinte e responsvel; responsabilidade solidria, responsabilidade de terceiros, responsabilidade por infraes; substituio tributria. Elemento valorativo: base de clculo, alquota. Crdito tributrio: lanamento: efeitos e modalidades. Suspenso, extino e excluso do crdito tributrio. Funo socioeconmica dos tributos. Sonegao Fiscal. Importncia dos documentos fiscais. Administrao tributria: fiscalizao, regulamentao, competncia, limites, procedimentos. Dvida ativa: certido negativa. Repetio de indbito. Informaes e sigilo fiscal.

CONTABILIDADE GERAL E DE CUSTOS E AUDITORIA


Contabilidade: Conceituao, objetivos, campo de atuao e usurios da informao contbil. Princpios e normas contbeis brasileiras emanadas pelo CFC Conselho Federal de Contabilidade. Componentes do patrimnio: Ativo, passivo e patrimnio lquido. Conceitos, forma de avaliao e evidenciao. Variao do patrimnio lquido: receita, despesa, ganhos e perdas. Apurao dos resultados. Conceitos, forma de avaliao e evidenciao. Escriturao contbil: Mtodo das partidas dobradas; Contas patrimoniais e de resultado. Contabilizao de operaes tpicas de empresas mercantis: Compra, venda e alteraes de valores de compra e venda. Tratamento contbil dos estoques de mercadorias conceitos e forma de avaliao. Tipos de Inventrios. Apurao do custo das mercadorias vendidas e do resultado com mercadorias. Tratamento contbil dos impostos incidentes em operaes de compras e vendas: e demais tributos e contribuies incidentes. Demonstrao do resultado do exerccio: contedo e forma de apresentao. Apurao e procedimentos contbeis para a identificao do resultado do exerccio. Custo dos produtos vendidos e dos servios prestados. Tratamento contbil e apurao dos resultados dos itens operacionais e no-operacionais. Demonstrao das mutaes do patrimnio lquido: Contedo, itens evidenciveis e forma de apresentao. Demonstrao de origens e aplicaes de recursos: conceitos envolvidos, itens componentes, forma de evidenciao, conceito de Capital Circulante Lquido e apurao do resultado ajustado. Procedimentos contbeis para elaborao. Demonstrao de caixa: Conceitos, principais componentes, formas de apresentao, critrios e mtodos de elaborao e interligao com o conjunto das demonstraes contbeis obrigatrias. Demonstrao do valor adicionado: Conceitos, principais componentes, formas de apresentao e critrios de elaborao. CONTABILIDADE DE CUSTOS - Custo: conceito, classificao, sistemas, formas de produo, formas de custeio, sistemas de controle de custo e nomenclaturas de aplicveis a custos. Custeio por absoro e custeio varivel. Custeio e controle dos materiais diretos. Custeio, controle, tratamento contbil da mo-de-obra direta e indireta. Custeio, tratamento contbil e custos indiretos de fabricao. Critrios de rateio. Custos por ordem e custos por. Custeio da produo conjunta. Co-produtos, subprodutos e sucatas: conceito, clculo e tratamento contbil. Conceito de margem de contribuio total e unitria. Margem de contribuio. Anlise das relaes custo/volume/lucro. O ponto de equilbrio contbil, econmico e financeiro. Custeio baseado em atividades. ABC - Activity Based Costing. AUDITORIA - Noes gerais sobre auditoria: conceituao e objetivos. Distino entre auditoria interna, auditoria externa ou independente. Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis. Normas aplicveis Auditoria Interna. Normas das Transaes e Eventos Subseqentes. Normas da fraude e erro. Normas dos papis de trabalho e documentao da auditoria. Planejamento da auditoria. Relevncia. Risco de auditoria. Carta de responsabilidade da administrao. Contingncias. Superviso e controle de qualidade. Procedimentos de auditoria. Amostragem. Controle interno: conceito; responsabilidade e superviso; rotinas internas; aspectos fundamentais dos controles internos (relao custo/benefcio; definio de responsabilidade e autoridade; segregao de funes; acesso aos ativos; comprovaes e provas independentes; mtodo de processamento de dados; pessoal). Auditoria Contbil.

EDITAL 2010 15

CONCURSO PBLICO SEFAZ-RJ

ANEXO I DOCUMENTAO NECESSRIA PARA PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIO CONCESSO DE ISENO DO

Somente sero aceitos como comprovantes de renda os seguintes documentos: a) Declarao Anual de Isento 2009 (imposto de renda de pessoa fsica); ou b) Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS) - pginas que contenham fotografia, identificao e anotao de nenhum ou do ltimo contrato de trabalho e da primeira pgina subsequente em branco ou com correspondente data de sada anotada do ltimo contrato de trabalho; ou c) contracheque atual; ou d) no caso de autnomos, declarao de prprio punho dos rendimentos correspondentes a contratos de prestao de servio e/ou contrato de prestao de servios e recibo de pagamento autnomo (RPA). Alm da apresentao dos documentos necessrios comprovao da renda familiar, o candidato dever entregar cpia autenticada dos seguintes documentos: a) documento de identidade do requerente; b) Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) do requerente; c) comprovante de residncia (conta atualizada de luz, de gua ou de telefone fixo); d) certido de bito de pai(s) e/ou mantenedor(es), quando for o caso. OBSERVAO: A solicitao de iseno de pagamento de valor da inscrio poder ser entregue pessoalmente pelo candidato ou por seu procurador, no posto supracitado, considerada a data final de entrega em 11 de fevereiro de de 2010. No sero apreciados os requerimentos que no estiverem em conformidade com a documentao solicitada, e de sua deciso no caber recurso. O requerimento de iseno de pagamento da taxa de inscrio, juntamente com a documentao comprobatria de insuficincia de recursos, dever ser entregue, no perodo de 08 a 11 de fevereiro de 2010, no horrio das 9 s 17 horas, no Colgio Amaro Cavalcanti, Largo do Machado, 20, Rio de Janeiro, RJ.

EDITAL 2010 16

You might also like