You are on page 1of 4

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR
Graduao

EXERCCIOS

www.universo.edu.br

DIREITO DO CONSUMIDOR

TEORIA GERAL DO DIREITO

UNIDADE 1

DO CONSUMIDOR
EXERCCIOS DE AUTO-AVALIAO
1. Entre as alternativas abaixo relacionadas, aponte aquela que no considerada prestao de servios para fins de aplicao das normas e princpios contidos no CDC. a) b) c) d) e) Tratamento odontolgico; Contrato de seguro; Empregada domstica; Agenciamento de viagens; Fornecimento de energia eltrica.

2. luz do Cdigo de Defesa do Consumidor, no constitui um direito bsico do consumidor: a) b) c) d) e) reconhecimento da sua vulnerabilidade no mercado de consumo; proteo contra a publicidade enganosa e abusiva; efetiva preveno e reparao de danos morais e patrimoniais; modificao de clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais; adequada e eficaz prestao dos servios pblicos em geral.

3. Relao jurdica de consumo, em sentido estrito, aquela que se estabelece entre: a) b) c) d) e) um consumidor e um fornecedor, tendo por objeto a prestao de um servio ou com vnculo empregatcio; dois consumidores, tendo por objeto a aquisio de um produto ou a prestao de um servio; dois fornecedores, tendo por objeto a aquisio de um produto ou a prestao de um servio; um consumidor e um fornecedor, tendo por objeto a aquisio de um produto ou a prestao de um servio. um produtor, um fornecedor e um consumidor, tendo como objeto a prestao de um servio com vnculo empregatcio. 4. Na defesa dos consumidores, um aspecto primordial a definio do que consumidor e fornecedor. Em conformidade com as normas aplicveis, assinale a opo incorreta com relao a esses conceitos. a) O Estado do Rio de Janeiro, por ser uma pessoa jurdica de direito pblico, no pode ser enquadrado no conceito de consumidor;

UNIDADE 1 - TEORIA GERAL DO DIREITO DO CONSUMIDOR b) c) d) e) Um mesmo estabelecimento comercial pode ser fornecedor e consumidor em operaes distintas; A coletividade tambm pode ser equiparada a consumidor, quando intervier nas relaes de consumo; Quando uma concessionria de energia eltrica fornece um produto aos cidados, submete-se ao CDC; Uma indstria asitica que exporta produtos para o Brasil enquadrase no conceito de fornecedor. 5. A relao jurdica entre os cooperados e a cooperativa habitacional, no caso de excluso de associado por desistncia ou resciso de contrato no tocante disciplina dos valores pagos: a) b) c) d) e) rege-se pelo Cdigo de Defesa do Consumidor; somente se reger pelo Cdigo de Defesa do Consumidor se o imvel no se destinar prtica de comrcio; rege-se pelas regras estatutrias; rege-se pelas regras estatutrias que no forem colidentes com as disposies projetivas do Cdigo de Defesa do Consumidor; somente se reger pelo Cdigo de Defesa do Consumidor se o mvel no se destinar prtica de comrcio. 6. O conceito de consumidor adotado pelo Cdigo de Defesa do Consumidor de carter: a) b) c) d) e) jurdico; comercial; misto e de sentido sociolgico; meramente econmico. civil.

7. No considerado fornecedor, segundo o conceito fornecido pelo art. 3 da lei consumerista: a) b) c) d) e) determinada famlia, que faz e distribui quentinhas na hora do almoo em uma fbrica; a operadora de servio medido; o motorista que leva o patro para o trabalho e o traz para casa; a relao jurdica entre previdncia privada e seus participantes; a relao jurdica entre o agente financeiro do Sistema Financeiro da Habitao e o muturio, para aquisio da casa prpria. 8. O art. 2 do CDC determina que consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Desta forma, no considerado consumidor: a) b) c) uma determinada pessoa que recebe de presente uma mquina fotogrfica; o despachante que compra uma mquina de escrever em uma loja; a empresa de contabilidade que adquire, num grande supermercado, um microcomputador para desenvolver suas atividades profissionais;

10

DIREITO DO CONSUMIDOR d) e) o fazendeiro que resolve se transformar em usineiro e encomenda uma usina para a produo de lcool; a concessionria que adquire veculo para conduzir seus vendedores e gerentes.

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM E FIXAO


1. A pessoa fsica que desenvolve atividade de montagem de produtos para venda no comrcio pode ser considerada consumidora ou equiparada consumidora quando adquire matria-prima para o desenvolvimento de suas atividades? RESPONDA FUNDAMENTADAMENTE E JUSTIFICADAMENTE:

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

2. Pessoa jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final pode ser considerada consumidora? RESPONDA FUNDAMENTADAMENTE E JUSTIFICADAMENTE:

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

11

You might also like