You are on page 1of 34

Harmonia nos ambientes de trabalho: fatores construtivos e destrutivos

Eng Antonio Fernando Navarro1

Introduo
A anlise dos acidentes ocorridos em uma organizao possibilita a identificao de uma srie de fatores, alguns construtivos para o processo e outros destrutivos. Esses fatores esto continuamente interagindo entre si. Quando construtivos percebe-se uma sinergia de aes, do tipo casos de sucesso, estado da arte, benchmarking, aplicados ao empreendimento. Quando h em um dos lados um fator que no seja construtivo o resultado final pode ser o mais diverso possvel, quase sempre se materializando atravs de um acidente, ou de uma situao com potencial para tal. A ilustrao a seguir centraliza a organizao como um todo, ladeada pelo ambiente onde so realizadas suas atividades, com um recorte neste artigo para as atividades industriais, e pelo Homem, representando todos os seus trabalhadores. Sob esses se encontram listados alguns dos fatores, construtivos ou destrutivos ao processo de harmonizao do meio ambiente do trabalho, harmonia essa que permite o aumento da produtividade, da eficincia, da reduo de acidentes, pessoais, ambientais ou patrimoniais. Em conjunto com os demais fatores pontuados, percebe-se que esses podem ser posicionados como domins enfileirados. Quando um deles cai todos os demais tendem a cair, pondo a perder todo um trabalho desenvolvido. Muitos dos fatores apresentados, sejam aqueles referentes ao meio ambiente do trabalho, seja envolvendo os trabalhadores, so facilmente percebveis. A ansiedade de uma pessoa percebida por quem a conhece, da mesma forma que a depresso. Porm, nem sempre essas so os fatores principais, podendo assim ser resultantes de outras causas. A desorganizao de uma empresa ou a falta de comando das aes tambm pode ser facilmente identificada. Tanto os fatores que afetam o trabalhador quanto aqueles que afetam as empresas podem ser facilmente identificados ou no.

Antonio Fernando Navarro fsico, engenheiro civil, engenheiro de segurana do trabalho, especialista em gesto de riscos, mestre em sade e meio ambiente e doutorando em engenharia civil afnavarro@terra.com.br

Atividades; Estratgias; Contratos; Recursos; Insumos; Fatores climticos; Prazos; Organizao do trabalho; Espaos e ambientes; Organizao da produo; Lgicas de trabalho; Fatores normativos; Referncias.

Capacitaes; Percepes; Habilidades; Fatores estressores; Supervises; Medos; Culturas; Ansiedades; Comportamentos esperados; Condicionamentos; Estresses; Relaes de poder; Adequao do homem ao meio; Conceitos; Usos e costumes; Referncias.

Fatores construtivos e destrutivos existentes em uma organizao que impactam no equilbrio ambiente versus Ser Humano (AFANP) No deve haver dvidas de que as capacitaes, habilidades, culturas e referncias, aqui tomadas como algo claramente visvel e mensurvel, que se pode comparar com produtividade, desempenho e outros, so fatos que, quando bem administrados empurram a empresa rumo ao sucesso. Um aspecto negativo relacionado a relaes de poder, como a de chefias que no sabem lidar com os seus subordinados pode ser extremamente negativo no ambiente de trabalho, comprometendo seriamente as relaes empregado - chefia. Enquanto o vnculo e os interesses so fortes dos empregados e organizao, como por exemplo a manuteno da empregabilidade, salrios acima da mdia do mercado, proximidade da concluso de um projeto, toleram-se as relaes. Contudo, se por alguma razo perdem-se esses vnculos ou so eles enfraquecidos, as relaes de poder passam a ser um elemento bastante pernicioso, terminando por min-las. O resultado final pode ser o mais inesperado possvel, inclusive com a manifestao de um acidente. Ou seja, est se pontuando o acidente, como pior ocorrncia em ambas as situaes para ilustrar o poder que esse tem sobre uma empresa, com reflexos muito alm do imaginado. Est se falando em

2 de 34

perdas de oportunidades de contratos, multas ou penalizaes, interdies, indenizaes, danos imagem da organizao e por a segue. Um acidente, seja esse pessoal, ambiental ou patrimonial, alavanca negativamente o nome da organizao em todas as mdias e, com isso, trazendo para si todo o tipo de fiscalizao. E, o que pior, pode no representar a atuao normal da empresa, mas to somente um momento ruim, ou seja, um aspecto pontual. Outro ponto bastante interessante o que diz respeito adequao do homem ao meio. Essa desarmonia no propicia a integrao do trabalhador com as suas tarefas, com a organizao, colegas ou chefias. Como resultados costumam surgir: ansiedades ou medos, desateno, falta de motivao ou outras conseqncias. Assim, nota-se que alguns fatores apresentados podem ser resultantes do desencadeamento de quaisquer dos outros fatores. Ou seja, as relaes passam a ser bastante complexas e uma anlise direcionada no possibilita que se compreendam como o homem (trabalhador) se relaciona com a organizao e vice-versa em um exguo espao denominado ambiente de trabalho. Procurando trazer luz essas questes, muitas vezes pouco percebidas que est se associando o meio ambiente do trabalho, com todos os fatores a ele inerentes, com o ser humano, aqui o trabalhador e os fatores que o afetam ou influenciam. Muitos dos fatores a seguir identificados, pelo menos os principais influenciam, positiva ou negativamente, o trabalhador. O estresse, um desses fatores, pode ser prejudicial ou danoso ao trabalhador, inclusive sua sade, seja essa fsica ou mental, ou estimulante, quando direcionado competitividade. Desta maneira, abordam-se os fatores nem sempre objeto das atenes, que podem afetar o desempenho ou performance dos trabalhadores, podendo ser causa de acidentes. Da mesma maneira, apresentam-se tambm fatores ambientais com o mesmo propsito. Ao final, associam-se esses aspectos objetivando-se trazer luz consideraes sobre a associao desses temas.

Formulao da situao problema


Pode parecer utpico mencionar-se a possibilidade de se evitar um acidente em uma obra industrial, visto que por dezenas de anos tem-se investido grandes somas de recursos e tecnologias a fim de evitar-se a ocorrncia de acidentes, descritos aqui como aqueles que provocam danos afetando pessoas, meio ambiente e o patrimnio das empresas, e, por razes no de todo reconhecidas, as ocorrncias voltam a se manifestar.

3 de 34

Contudo, vejamos alguns aspectos interessantes a respeito do tema: uma obra industrial um complexo de atividades que demandam vrios tipos de servios, alguns dos quais expostos a inmeros riscos. Assim, existem atividades: manuais e com o emprego de equipamentos de vrios portes; com o emprego de robs (atividades submarinas e as realizadas em espaos confinados, principalmente para soldas); com a necessidade de apenas uma pessoa e com enorme efetivo de pessoal; de fabricao de uma cadeira fabricao e montagem de uma plataforma de petrleo; executadas no nvel do cho, sob o solo ou em alturas elevadas; realizadas com o objeto do trabalho esttico ou em movimento (P.Ex.: reparo de uma estao espacial); sobre o solo ou sob a gua; com presses elevadas ou presses negativas; com temperaturas normais ou elevadas. Nesse cenrio de variveis to dspares pode-se imaginar que no ocorram acidentes, ou deve-se considerar que o acidente no precisa necessariamente ocorrer? H pelo menos umas quatro dcadas atrs, entendia-se que a cada cem quilmetros de dutos lanados era previsvel ocorrer uma morte, da mesma forma que a cada quilmetro construdo de ponte podia se esperar uma morte. Ou seja, a morte, como um dos piores acidentes, era previsvel. De l pra c algo mudou ou as mortes, e, por conseguinte, os acidentes, ainda continuam sendo previsveis? De certa maneira os acidentes so ainda previsveis, visto serem possveis de ocorrer, pois esto relacionados aos riscos existentes. De acordo com Hemmard, quando definiu riscos apresentou algumas caractersticas fundamentais, dentre as quais a de serem: futuro, possveis, incertos, independente da vontade das partes, capazes de gerar perdas ou danos e de serem mensurveis. As mudanas mais substanciais que tm ocorrido passam pela gesto dos processos. Dentro dessa tica, da anlise dos processos de gesto, sem se deparar especificamente com um deles, mas dos princpios gerais que se ir tratar a a questo dos acidentes, com um grande recorte para a atividade industrial e sobre sua previsibilidade, apresentando algumas consideraes tcnicas respeito das obras industriais e de como podem ser evitados os acidentes, desde aqueles que envolvem o trabalhador a aqueles que atingem o meio ambiente ou o patrimnio das empresas e de terceiros.

4 de 34

Pretende-se levantar algumas consideraes, de modo mais simples sobre essas questes, possibilitando que, atravs da reflexo sobre essas questes, possa melhor se entender a sistemtica da ocorrncia de um acidente.

A viso humana do acidente


Quando se menciona a viso humana do acidente est se questionando o quo importante o Homem -Ser, no processo da ocorrncia de um acidente. Quase sempre quando se avaliam as questes humanas nos acidentes procura-se analisar de que forma essa se deu. Para isso, existem ferramentas de anlise preventiva e corretiva dos riscos e aquelas utilizadas no diagnstico das causas e efeitos dos acidentes. A empresa americana E. I. du Pont de Neumurs and Company, com mais de 200 anos de fundao e atuando fortemente em atividades industriais e na disseminao de uma cultura de SMS,desenvolveu a mais de meia dcada uma srie de anlises procurando associar ou mesmo correlacionar o envolvimento do ser humano nas ocorrncias de acidentes. Nesses estudos baseou-se em pesquisas de Frank Bird. Nessas anlises foi detectado, inicialmente, que antes de uma grande ocorrncia h um enorme nmero de desvios, ou descumprimentos de regras e procedimentos, seguido de um nmero menor de quase-acidentes, tidos aqui como aqueles que por pouco no se transformaram em acidentes. Em nveis superiores h os acidentes. Quando a ocorrncia envolve pessoas pode-se classifica-los como acidentes sem afastamento (ASA), acidentes com afastamento (ACA) e acidentes fatais. Essa associao de conceitos foi estratificada em uma pirmide, e quantificada, da seguinte forma: desvios (30000), quase-acidentes (3000), acidentes sem afastamento (300), acidentes com afastamento (30) e morte (1). Nessa associao, a morte era antecedida por 30.000 desvios. Lgico que o conceito no e nunca foi o de contar-se a quantidade de desvios e esperarse pela morte, mas sim, atuar-se de maneira pr-ativa no processo evitando-se a ocorrncia de desvios. Somente assim pode-se reduzir a altura da pirmide, ou seja evitar as ocorrncias de acidentes. Para tal, deve-se atuar pr ativamente, de modo que os trabalhadores sejam conscientizados a no cometer desvios, e possa ser percebido, pelos profissionais de SMS se esses desvios no esto sendo cometidos pela interpretao equivocada dos procedimentos por parte dos executantes, ou at se os procedimentos no so inadequados aos servios executados. A representao da Pirmide, com as respectivas indicaes da quantidade de ocorrncias, por nveis, a seguinte:

5 de 34

Representao esquemtica da pirmide de desvios (adaptao de AFANP) Em outra anlise estabeleceram o percentual relativo participao humana nos acidentes, chegando ao seguinte resultado:
4%
Devido a fatores diversos

96%
Devido ao Comportamento e Atitude das pessoas

Percebe-se na anlise que a participao do homem expressiva. Voltando-se pirmide anterior (duPont), para a imediata reduo dos desvios, e, por conseguinte, a eliminao dos eventos maiores ou de topo, deve-se atuar atravs de medidas pr-ativas no envolvimento do ser humano, agora, personagem central do tema, sabendo-se de antemo que os 4% para causas ambientais, podem ter como contributo o prprio homem. Ora, com uma participao to expressiva assim a questo da resilincia sempre suscitada. Por mais que se invistam nas condies ambientais do trabalho, atravs de mtodos como 5S e polticas de housekeeping, esse esforo est voltado para apenas 4% das causas. Anteriormente quando se mencionou as mudanas que se deram, muitas foram voltadas para a mudana de cultura das corporaes, grandes investimentos em capacitao de pessoal, enormes esforos no desenvolvimento de mquinas e equipamentos mais seguros, elaborao de adequados planejamentos de obras e processos, enfim, um enorme esforo para a mudana do status quo.

6 de 34

Hammer Guard Sample - luva de segurana O modelo de luva de segurana da Hammer Guard, a exemplo de inmeros outros, acrescenta nova tecnologia, protegendo a mo do trabalhador contra impactos provocados por marretas e martelos, por exemplo. Os dedos de fazem o efeito de pina so articulados. Essa preocupao se deve ao fato de que os humanos so os nicos, excluindo-se os smios, a apresentar o polegar opositor, que possibilita a realizao de uma srie de atividades. Os homens, como apresentado anteriormente, so responsveis por mais de 90% das ocorrncias de acidentes. Tambm foi dito que quando h uma enorme quantidade de desvios h maior probabilidade de ocorrncia de acidentes fatais. Dito isso, resta-nos saber como o homem se envolve em um acidente. Se a organizao no motiva adequadamente os trabalhadores ou no gestiona as aes preventivas com a nfase necessria, como por exemplo, o foco prioritrio na entrega da obra ou o compromisso com o cumprimento dos prazos em detrimento da segurana pessoal, talvez os trabalhadores no se sintam motivados o suficiente para romper as barreiras necessrias e abraar a causa da preveno de acidentes, em seus prprios benefcios. Afora isso, empresas que apresentam grande rotatividade da mo-de-obra, principalmente aquelas com atividades de construo civil, no tm tempo o suficiente para criar uma cultura prpria e possibilitar que os seus empregados tenham a condio de assimil-la e p-las em prtica. H que se considerar tambm que existe uma confuso, no generalizada, sobre questes como: fatores estressores no ambiente de trabalho, estresse, ansiedade, medo, resilincia e outros temas correlatos, que terminam por associ-los de modo equivocado. Essa interpretao equivocada de conceitos muitas vezes mascara o real problema da preveno de riscos.

1.1. A ansiedade
A ansiedade quase sempre est associada a expectativas, para as quais podemos no estar preparados. H as ansiedades crnicas, as ansiedades doentias, as provocadas pela insegurana ou outras causas. O profissional que ir ser certificado em suas atribuies e que precisa ser bem avaliado certamente ficar ansioso antes da realizao do teste. O estudante nas vsperas do 7 de 34

vestibular tambm tende a ficar ansioso. O criminoso que ser confrontado com o polgrafo tambm fica ansioso antes. A pessoa com transtorno mental e em tratamento, cujo medicamento foi atrasado fica ansiosa. H vrias razes para que o ser humano fique ansioso. A ansiedade mexe conosco, desestabilizando-nos, ponto de mudar o nosso foco de ateno. Se a ateno desviada do foco principal que o trabalho passa a existir enorme chance de ocorrer algo anormal. Diz-se estar dando sorte ao azar. Nessas horas procedimentos so descumpridos, e atalhos so trilhados para a rpida concluso das tarefas. (...) No preciso grandes ameaas para fazer a pessoa ansiosa: bastam as presses do dia-a-dia e a imaginao excessiva sobre um problema real, mesmo os menores e repetitivos. Os que se envolvem com a deciso administrativa lidam com mais incerteza e risco, no s por causa do desconhecimento humano sobre o futuro, mas tambm pela interdependncia e desequilbrio constante entre os diversos fatores polticos, econmicos, de produo e de mercado. Por lidarem mais diretamente com as decises estratgicas, relativas s transaes da instituio com a comunidade, dirigentes e gestores pressentem mais o risco pelo maior impacto dessas decises na vida das pessoas. Para se sentirem mais seguros nas suas opes, refletem, analisam e despendem tempo tentando uma forma de enfrentar problemas, controlar eventos e suas prprias emoes. Na verdade, aguam dvidas e inseguranas, reativando ansiedades e medos. (Motta, 2002) Ansiedade e medo so formas mais intensas de se demonstrar uma preocupao. O medo est na interface do mundo exterior com o mundo interior. Exteriormente, comea pela conscincia de fatores de risco que variam fora do controle da pessoa. O risco uma probabilidade de dano relacionado ao acaso; significa uma ameaa s instituies, s empresas, s pessoas e aos seus valores. Cabe ao indivduo reagir a esses fatores para preservar a sua prpria segurana e a das pessoas e instituies pelas quais responsvel. Portanto, conscincia do risco est associada a percepo interna da pessoa sobre a sua vulnerabilidade a esses fatores e sua capacidade de reao exitosa. Conforme MOTTA (2002), apud al, os sintomas mais comuns de ansiedade e medo se refletem nas tendncias especificadas a seguir. Alm dos sintomas fsicos, a ansiedade produz tendncia a: a) Sensibilidade excessiva. A pessoa adquire maior dificuldade em modular emoes e se importuna facilmente com eventos especficos, sobretudo os que lembram dificuldades anteriores. b) Maximizao de problemas e concentrao nos fatores negativos. A ansiedade perturba o funcionamento normal da mente, gerando comportamentos inusitados e a tendncia a exagerar a importncia de certas situaes. A convivncia com situaes 8 de 34

ameaadoras enfatiza a conscincia sobre fatores negativos: a pessoa tende a perceber qualquer pequena dificuldade como um grande problema. c) Disperso mental e transferncia da deciso. Diante da presso para a deciso, algumas pessoas vm reduzidas suas habilidades de compreender e julgar eventos. Adquirem uma inibio de pensar, de raciocinar sobre situaes problemticas e, mesmo, de manter atenes afetivas com os colegas. Intensificam o desejo de escapar da situao, concentrando-se em outras tarefas ou transferindo e adiando decises. d) Comunicaes irrealistas: o incremento da conversa consigo prprio. Gerentes tendem a ruminar o problema ou a apresentar a si prprios uma srie de hipteses de soluo e de fracasso. Pensamentos e imagens so aos poucos montados numa lgica por vezes negativa. Em alguns casos, associam-se fatores de medo e de risco numa sucesso de possibilidades, at se perceber uma verdadeira catstrofe. (...) A ansiedade alerta a pessoa e a faz agir no sentido de evitar ou safar-se do perigo. Na realidade, melhor alarmes falsos do que no perceber uma situao ameaadora. Exageros ajudam a mobilizar pessoas, mas conduzem a uma percepo mais generalizada do risco e, portanto, a mais medo e ansiedade. No entanto, quando se induz ao medo, tambm se desloca a ateno das pessoas de recursos importantes para aes baseadas em iluses pr-fabricadas. Em princpio, a ansiedade moderada no reduz a eficcia organizacional, mas a sua maior intensidade e constncia que prejudicam a qualidade das decises e aes. (...) (Motta, 2002)

1.2. Os comportamentos de segurana


OLIVEIRA (2007) trata da questo dos comportamentos com o seguinte olhar: Em relao aos acidentes de trabalho as estatsticas revelam a perda de 1.250 milhes de dias de trabalho devido a problemas de sade em geral em que, 210 milhes so devidos a acidentes de trabalho (i.e. mdia de 1.3 dias por trabalhador da Unio Europia) e 340 milhes devido a problemas de sade relacionados com o trabalho (i.e. mdia de 2.1 dias por trabalhador da Unio Europia) (Comisso Europia, 2004, p.27). A sinistralidade na Europa de tal forma elevada (7.6 milhes de acidentes em 2001, dos quais 4.7 milhes originaram ausncias ao trabalho superiores a trs dias) que a cada cinco segundos ocorre um acidente de trabalho e a cada duas horas morre um trabalhador vtima de acidente de trabalho, num total de 4.900 acidentes fatais em 2001, segundo a Comisso Europia (2004, p.31). Um trabalhador quando experincia direta ou indiretamente uma situao de acidente de trabalho o seu comportamento modifica, ele pode desenvolver comportamentos de risco (i.e. se ficou ileso aps o acidente, ou seja no sofreu ferimentos) ou desenvolver comportamentos de 9 de 34

segurana (i.e. nos casos em que se observam conseqncias dos acidentes). (Oliveira e Silva, 2007).

2500 1907 1699 1847

2000

1500

1000 596 500 97 0 A - Reao das Pessoas B - Posio das Pessoas C - EPIs D - Ferramentas e Equipamentos E - Procedimentos F - Ordem, Limpeza e Arrumao Acumulado dos ltimos 3 Meses de 2007 84 88 371 432 408 334 352 373 177 117 186 453 505 332 261 287

Quadro de anlise de desvios comportamentais 2007 (AFANP) O quadro comparativo acima, retirado das anlises das auditorias comportamentais realizadas em atividades voltadas instalao e montagem de instalaes industriais voltadas rea de leo e gs, durante trs meses durante o ano de 2007, para um efetivo total das obras da ordem de 7.000 pessoas, apresentou como responsvel pelo maior nmero de desvios observados o descumprimento das normas de procedimentos de SMS, seguido por aqueles provocados pela posio incorreta das pessoas, expondo-se aos riscos, seguido de perto pelos desvios provocados pela falta de uso ou pelo uso incorreto dos EPIs. interessante observar-se que em qualquer um dos casos apresentados, seja a falta do atendimento ou o atendimento parcial dos procedimentos, seguido pela posio incorreta das pessoas e o provocado por EPIs demonstra que, conforme Oliveira e Silva (2007) os comportamentos de segurana poderiam ser um dos aspectos relevantes na anlise dos acidentes pessoais. A literatura de segurana em geral indica que os comportamentos de segurana influenciam a ocorrncia de acidentes de trabalho, mas tambm so influenciados pelas percepes dos trabalhadores sobre a envolvente da segurana. A literatura refere diversos preditores dos comportamentos de segurana: como o clima de segurana (Neal, Griffin & Hart, 2000; Neal & Griffin, 2002), a experincia de acidentes de trabalho (e.g. Rundmo, 1996; Probst, 2004), a percepo de risco (e.g. Rundmo, 1996; 2000) ou a motivao para a segurana e o conhecimento de segurana (e.g. Neal, Griffin & Hart, 2000; Probst & Brubaker, 2001; Wong et al, 2005). De acordo com NEAL & GRIFFIN (2000) os comportamentos de segurana podem ser de dois tipos diferentes: o trabalhador pode desenvolver comportamentos de segurana porque compelido a cumprir regras de segurana, como usar os EPIs, e neste caso referimo-nos a complacncia em segurana, ou podem ser desenvolvidos porque o trabalhador se sente motivado em participar voluntariamente em determinadas atividades relativas segurana, como a participao voluntria em simulados de segurana. Qualquer organizao pode diminuir a sua taxa 10 de 34

de sinistralidade atravs do simples cumprimento das regras bsicas de segurana (aplicao de protees individuais e coletivas); implementao de metodologias de trabalho mais seguras (utilizao de materiais menos perigosos e com menos riscos para a sade dos trabalhadores). Contudo, essas aes no so da mesma natureza. A primeira pressupe uma obrigatoriedade legal, enquanto que a segunda pressupe uma atividade voluntria. (Oliveira, 2007) O comportamento de segurana de um trabalhador depende sempre dos conhecimentos que este tem sobre as regras de segurana a cumprir no desempenho das suas tarefas, as aptides necessrias ao correto desempenho e em segurana e, a sua motivao para desempenhar essas mesmas tarefas em segurana. Um trabalhador que no tenha aptido para desempenhar uma determinada tarefa da forma mais correta, ainda que tenha o conhecimento adequado e esteja motivado ter dificuldades acrescidas no desenvolvimento do comportamento de segurana que lhe solicitado ou exigido. Os comportamentos de segurana para alm dos fatores individuais (atitudes, diferenas individuais), tambm dependem de fatores organizacionais como o ambiente de trabalho (e.g. clima de segurana) ou a envolvente organizacional (Neal & Griffin, 2004).

1.3. Risco, Ansiedade e Medo


A ansiedade pode ser um fator motivador para uma ao ou no, dependendo da forma que ela seja encarada pelo prprio ser humano, da maneira como ele lida com essa questo e do quo est preparado para enfrent-la. J o medo, provoca srias alteraes em nosso comportamento, quase sempre nos deixando esquivos de qualquer coisa com a qual possamos nos confrontar. Quando a ansiedade provoca o medo os problemas potencializam-se. O maior temor e ansiedade se encontra no referente ao valor profissional: ser injustiado e humilhado como profissional ou ser publicamente julgado incompetente. Dirigentes temem a avaliao negativa de seu desempenho, no pela sua falta de competncia e de dedicao s suas tarefas mas por desconsiderao de fatores ambientais negativos e incontrolveis. Acham que devem competir sempre para revelar seu valor e alcanar desempenho acima da mdia. Revelam alta percepo de risco sobre a manuteno ou perda de sua funo ou emprego. Consideram-se inseguros no cargo dada a imprevisibilidade de fatores com os quais tem que lidar. (Motta, 2002) Como os demais funcionrios, receiam contatos com chefes que tm sanes sobre seus recursos de poder e sobre o prprio emprego; temem a demisso mas ressaltam o medo de serem malvistos publicamente, pela famlia e por amigos fora do trabalho, como incompetentes ou de ser humilhados e injustiados por seus superiores. Como seus esforos dependem de uma coletividade de funcionrios, eles nem sempre se consideram culpados pelos fracassos de sua equipe, embora sejam responsabilizados por isso. (Motta, 2002) 11 de 34

No sentido negativo, o risco deixa implcito o perigo de conseqncias adversas e sugere o esforo gerencial para conscientizar-se de sua existncia, evit-lo ou minimiz-lo. Estar em risco estar vulnervel ao acaso ou a fatores que provocam danos, independentemente de aes individuais. Evitar o risco tentar precaver-se contra o perigo do inesperado, do no-familiar ou do inusitado. Quando visto como algo ruim, o risco incentiva a busca de segurana. Minimizar ou reduzir risco so expresses que procuram dar segurana deciso. Vista como algo positivo, a percepo de risco: (1) revela a coragem de arriscar apesar das adversidades; (2) conscientiza as pessoas sobre ameaas e danos potenciais e reais empresa; e (3) valoriza o esprito empreendedor e de prosseguir e se aventurar em direo ao xito. O risco chega a fascinar algumas pessoas. No por acaso que dirigentes se vangloriam de sua capacidade de correr riscos. Muitas vezes, exageram a inexistncia de dados ou sua inexatido para realar a sua capacidade de intuir e de prosseguir apesar de conselhos por cautela. Proclamam-se mais intuitivos do que realmente so para parecerem mais corajosos, hbeis e autnomos perante o risco. (Motta, 2002) HALLOWELL (1994) desenvolveu a equao da preocupao moderada que pode ser adaptada como uma curva da ansiedade. O desempenho melhora quando a ansiedade aumenta at certo ponto, depois do qual a ansiedade continua a aumentar mas o desempenho comea a baixar. Em outras palavras, o medo e a ansiedade podem ser vistos como fatores motivadores apenas no curto prazo e de forma moderada; a longo prazo, so obstculos. Muitas pessoas vivem melhor o ambiente de competio porque so motivadas no pelo medo, mas pela energia da conquista de um objetivo. Isso talvez possa explicar porque em ambientes de trabalho de aparncia altamente competitiva podem ser obtidos bons desempenhos. o exemplo de atmosferas de alta intensidade, como bolsas de valores e salas de emergncia de hospitais: elas motivam as pessoas no pelo medo, mas pela intensidade do estmulo. Essas pessoas so pouco motivveis pelos estmulos mdios comuns maioria, mas sentem-se estimuladas em ambientes de alta intensidade. H uma diferena entre medo e intensidade, apesar de psicologicamente serem muito semelhantes. Pessoas com medo, no entanto, no gostam do ambiente e desejam se livrar do problema que lhes causa a ansiedade. Ao contrrio, pessoas com intensidade gostam do ambiente e desejam a sua permanncia; poderiam at viver permanentemente nesse estado. (Motta, 2002)

1.4. O ambiente do trabalho e os riscos


MEDEIROS & RODRIGUES apud al (2000) quando abordam a questo dos ambientes do trabalho com foco na construo civil, tratam-na da seguinte maneira: A Indstria da Construo 12 de 34

Civil uma atividade econmica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais e polticas. nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado ndice de acidentes de trabalho, e segundo ARAJO (1998), est em segundo lugar na freqncia de acidentes registrados em todo o pas. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor. Os acidentes de trabalho tm sido freqentemente associados a patres negligentes que oferecem condies de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. No entanto, sabe-se que as causas dos acidentes de trabalho, normalmente, no correspondem a essa associao, mas sim s condies ambientais a que esto expostos os trabalhadores e ao seu aspecto psicolgico, envolvendo fatores humanos, econmicos e sociais. MELO apud MESQUITA (1998) define riscos do trabalho, tambm chamados riscos profissionais, como sendo os agentes presentes nos locais de trabalho, decorrentes de precrias condies, que afetam a sade, a segurana e o bem-estar do trabalhador, podendo ser relativos ao processo operacional (riscos operacionais) ou ao local de trabalho (riscos ambientais). O clima de segurana constitudo na sua essncia por percepes partilhadas sobre a segurana na organizao. A definio de clima de segurana seguida neste estudo a de SILVA (2003) segundo a qual o clima de segurana a manifestao temporal da cultura que se reflete nas percepes partilhadas pelos membros de uma organizao num determinado momento e corresponde ao nvel intermdio da cultura de segurana SILVA (2003) apresenta uma reviso dos instrumentos utilizados ao longo do tempo, para avaliar o clima de segurana, indicando diversos instrumentos de medio do clima de segurana desenvolvidos por vrios autores (e.g. Zohar, 1980) mas segundo a autora o clima de segurana tem sido sempre medido atravs da aplicao de escalas ou questionrios.

1.5. O saber operrio


O saber operrio o conhecimento adquirido ao longo de anos e anos de atividades, e que passa a ser considerado como referencial interno, esteja esse certo ou errado. Quando posto em conflito com a obrigatoriedade de passar a empregar novo saber o operrio passa a se questionar e, por fim, a empregar o seu saber, caso no seja acompanhado nas tarefas. As mudanas de paradigmas iniciam-se com o convencimento do operrio de novos saberes, os quais podem ser incorporados ou assumidos pela organizao caso seja demonstrado serem melhores para aquelas atividades especficas. O momento importante para o operrio o da incorporao pela organizao do seu saber, enquanto que o oposto se d com o descarte do seu saber sem quaisquer questionamentos ou convencimentos. Nessa situao muito provvel que em um momento ou 13 de 34

outro os procedimentos formais sejam descumpridos, podendo causar ou no acidentes. A respeito dessa questo, Yazigi (1998) assim se manifesta: (...) preciso criar a mentalidade da participao e passar as informaes necessrias aos empregados. A participao fortalece as grandes decises, mobiliza foras e gera o compromisso de todos com os resultados; ou seja: a responsabilidade. O principal objetivo conseguir o efeito sinergia, em que o todo maior do que a soma das partes. Novas idias devem ser estimuladas e a criatividade aproveitada para o constante aperfeioamento e a soluo dos problemas. Dar ordens e exigir obedincia restringir ao mnimo o potencial do ser humano. No processo da Qualidade Total, gerenciar sinnimo de liderar. E liderar significa mobilizar esforos, atribuir responsabilidades, delegar competncias, motivar, debater, ouvir sugestes, compartilhar os objetivos, informar, transformar grupos em verdadeiras equipes. (...) Consoante MEDEIROS & RODRIGUES (2000), em muitas atividades industriais, o que no exclui a Construo Civil, reina a ignorncia sobre alguns processos e seus incidentes. Os trabalhadores ignoram o funcionamento exato do processo industrial, pois tm apenas dicas de um saber descontnuo. No existe um conhecimento coerente, nem sobre o prprio processo, nem sobre o funcionamento das instalaes pois no existe formao destinada aos trabalhadores. O saber circula a nvel dos engenheiros e dos escritrios de projetos. Ento, a partir das insatisfatrias instrues dadas pela direo, os operrios no vem outra sada a no ser a de interferir nas etapas intermedirias do processo de produo do seu modo. A conscincia aguda do risco de acidente obrigaria o trabalhador a tomar tantas precaues individuais que dificultaria completamente o trabalho na Construo a ponto de se tornar ineficaz do ponto de vista da produtividade. Trata-se de um sistema defensivo destinado a controlar o medo, e pode ser chamado de pseudo-inconscincia do perigo. Alm disso, necessita apoiar-se no carter coletivo, sendo assegurado pela participao de todos. Ningum pode ter medo nem demonstr-lo. Gera-se ento um sistema implcito onde nunca se deve falar de perigo, risco, acidente, nem do medo. (Medeiros & Rodrigues, 2000) Ainda segundo DEJOURS (1992) a ideologia defensiva funcional a nvel do grupo, de sua coeso, de sua coragem, e funcional tambm a nvel do trabalho; a garantia da produtividade. Um exemplo dessa ideologia defensiva manifestado atravs da ingesto de lcool, que muitas vezes funciona como articulador para superar a carga de medo que pressupe o trabalho. Trata-se de uma dose de energia psicolgica, que ajuda a enfrentar as condies de trabalho.

1.6. Fatores estressores


De acordo com ALEVATO (2007), quando trata da questo de agentes estressores, (...) Pesquisas internacionais validadas pela posio da Organizao Internacional do Trabalho no 14 de 34

abrem espao para hesitaes: a maior causa de acidentes e doenas do trabalho no mundo contemporneo o estresse. A ateno de empresas e instituies aos estressores mais nocivos sade de seus profissionais , portanto, uma deciso no apenas acertada, mas urgente. No entanto, alm de uma forte carga de preconceitos, a maior parte dos esforos para estabelecer a relao entre uma experincia laboral estressante e a emergncia de problemas de sade, distrbios psquicos, transtornos mentais, comportamentais e outros, frequentemente se depara com a prpria complexidade do ciclo do estresse. possvel no discutir, por exemplo, a relao entre um operrio ferido e a queda de um tijolo, no universo dos riscos fsicos da construo civil, mas o mesmo no pode ser dito da relao entre o cotidiano permeado de presses por prazos e metas e a hipertenso arterial diagnosticada em um gerente. No caso dos estressores no se trata de um agente externo (tijolo) oferecendo um perigo (queda) e uma possvel conseqncia (ferimento). Fala-se agora de uma ameaa que se diferencia dos clssicos riscos fsicos, qumicos e biolgicos por no ser um elemento isolvel dos sujeitos, mas por permear a vida em todas as suas dimenses, afetando a sade individual, realimentando-se de si mesma e transversalizando as atitudes, os desempenhos, as relaes sociais, profissionais e familiares, dentre outros aspectos. Os novos cenrios exigem, portanto, inovavo no desenvolvimento de concepes, mtodos e tcnicas de investigao, preveno e interveno a favor da qualidade de vida, da sade e da segurana no trabalho. (...) (...) estressores so elementos capazes de mobilizar para a ao ou desencadear reaes humanas. No entanto, cada fonte estressora tem caractersticas prprias que recomendam iniciativas de controle especficas e diversificadas. (...) Os estressores encontrados nos ambientes de trabalho podem, portanto, ser classificados conforme sua natureza em existenciais, ocupacionais ou scio ambientais. (...) Os estressores scio ambientais no escolhem suas vtimas no ambiente laboral porque se originam em condies culturais, polticas, sociais e econmicas do micro e do macro cenrios. Violncia urbana, desemprego estrutural, conflito de valores so alguns exemplos desse grupo. (...) (...) De uma forma geral, os estressores mais nocivos sade e segurana no trabalho so aqueles que agem de forma continuada, gerando um desgaste coletivo de carter crnico e de difcil superao sem ajuda especializada. As pessoas passam a ter dificuldades para identificar exatamente o que as incomoda, percebendo um sofrimento de carter generalizado, vivido num processo de eroso das foras, do nimo e do envolvimento com o trabalho. (...)

1.7. A psicologia e a preveno de acidentes


15 de 34

A associao da psicologia preveno de acidentes no um assunto novo. Inmeros so os artigos que fazem essa associao, pois muitas vezes o acidente fruto de um ato volitivo, no sob o aspecto do indivduo intencionalmente descumprir as normas de segurana, mas sim porque sabe como executar a tarefa e procura faz-la da forma que conhece e que sempre a fez. No so muitos os casos em que o acidente teve como causa esse fato.
2800 2400 2000 1600 1200 800 400 0
Ferram. e EPI's Procedimentos Organizao Reao das Posio das Equip. Limpeza e Pessoas Pessoas Ordem,
570 405 165 1104 644

2299

Grfico de anlise de resultados de auditorias comportamentais em 2008 (AFANP) No grfico acima, constando 5.187 desvios relatados ao longo de 6 meses em uma obra industrial com o envolvimento de 15 empresas contratadas, apurados atravs de um programa de auditoria comportamental, com avaliaes visuais e abordagens pessoais, identificou-se que a grande maioria dos desvios era devido a falta do uso ou do uso de modo irregular dos Equipamentos de Proteo Individual EPIs, seguido do desvio por descumprimento dos procedimentos de Segurana, Meio Ambiente e Sade. A grande questo levantada era a de que essas avaliaes ocorriam mensalmente e j havia transcorrido um perodo mdio de obras de pelo menos oito meses. Assim, havia empresas atuando a mais de trs anos no site, empresas com menos de dois anos e empresas recm contratadas, com 3 meses de contrato. De comum teve-se o fato de que todos os empregados das empresas passaram por programas de integrao, briefings de segurana, e de empresas com procedimentos de segurana prprios. Assim, cabe a questo: por que foram identificados tantos desvios sobre condies que, pelo menos aparentemente, j estavam consolidadas na mente dos trabalhadores? Os trabalhadores, pelas experincias demonstradas no sabiam utilizar corretamente seus EPIs? Os trabalhadores, em seus programas de treinamento no foram apresentados aos procedimentos de segurana das empresas? Sabe-se que situaes de stress (tenso) geralmente precedem os acidentes e escapam ao controle dos donos ou dirigentes das empresas para as quais o empregado trabalha. o caso de 16 de 34

discusses em casa com o marido ou a mulher, situaes de separao, doena dos filhos, etc... H alguns tipos de stress que podem ser evitados. Estudos mostram, por exemplo, que a sobrecarga de servio e o nmero excessivo de horas de trabalho de um indivduo o tornam propenso ao acidente do trabalho por lev-lo ao stress fisiolgico ou psquico. (Friedman, Rosenman, & Carrol, 1975) (Hinkle & Plummer, 1952).

1.8. Fatores humanos e influncias comportamentais


De acordo com a OIT s as causas naturais matam mais no mundo do que os acidentes de trabalho. As razes para explicar o elevado nmero de ocorrncias dos acidentes so as mais diversas, envolvendo falhas nos projetos dos sistemas de trabalho, dos equipamentos, das ferramentas, deficincia nos processos de manuteno dos diversos elementos componentes do trabalho. Ocupando lugar de destaque como causa dos acidentes de trabalho encontra-se o fator humano, compreendendo caractersticas psicossociais do trabalhador, atitudes negativas para com as atividades prevencionista, aspectos da personalidade, falta de ateno, entre outras (DI LASCIO, 2001). Um novo paradigma metodolgico de pesquisa denominado Psicopatologia do Trabalho, proposto por DEJOURS (1992). Orientando uma discusso no sentido de questionar as repercusses que a organizao do trabalho impe a vida do trabalhador, bem como o sofrimento que advm condicionando as dimenses de sua vida social. O autor questiona e revela um sofrimento no reconhecido, oculto, invisvel, mais sentido subjetivamente. Nas palavras de DEJOURS (1992, p.88): Cada uma das emoes, medo, raiva, ansiedade, alegria, amor, felicidade, imprime uma disposio e uma direo para a ao. O ser humano tem uma tendncia, baseada na aprendizagem com as experincias passadas, de repetir determinados padres de reaes que deram certo no passado e que se incorporaram, assim, ao nosso repertorio ou bagagem emocional (GOLEMAN, 1995). O aspecto comportamental supe componente sentimental de raiva ou medo, acompanhando a emoo que tem a funo primitiva de preservar a existncia. Pode-se argumentar que essas modificaes que implicam a emoo, so fontes de transtornos do organismo, quando as mesmas apresentam caractersticas de forma aguda e intensamente sbita e fazendo-se persistente. Desse modo o desenvolvimento de habilidades e competncias cognitivas que influenciam na capacitao em lidar com as demandas e presses de seu ambiente se faz necessrio. (Morais et al. apud al. 2005) 17 de 34

De acordo THEOBALD & LIMA (2006), apud HSE (2002), considerar os fatores humanos significa avaliar trs aspectos principais: o trabalho, os indivduos e a organizao, e como estes aspectos impactam a sade e a segurana das pessoas. Tudo isso dentro de um ambiente regulatrio que a segurana e sade ocupacional deve atender. Contudo, para o HSE (2002), possvel realizar uma anlise separada de cada uma destas reas com o objetivo de desenvolver uma sistemtica que permita a adoo de adequadas medidas de controle. HEINRICH (1959, citado por Cooper, 1998) observa que as presses para o aumento da produo podem reforar o comportamento inseguro dos funcionrios, j que pode ser a nica forma de se assegurar que um trabalho seja feito. Verificou tambm que dos 330 atos inseguros observados, 229 conduziriam a um prejuzo grave e um incidente importante. Assim, a inexistncia de acidentes poderia induzir as chefias que as preocupaes da rea de SMS talvez no fossem to importantes assim. FOLKARD (1999) verifica que os sucessivos de turnos noturnos aumentam a probabilidade de riscos de acidentes industriais e devem ser reduzidos ao mnimo, por no mais de quatro noites. O tempo de recuperao entre turnos deve ser pelo menos 48 horas, enquanto que a jornada de trabalho deve ser limitada a 12 horas, visto que o desempenho humano tende a deteriorar-se alm desse limite (HSE, 1999). COOPER (1998) sugere que a baixa qualidade dos processos de organizao e limpeza pode ser uma conseqncia das presses extremas de produo associadas a limitadas condies de armazenamento e operao. Esses fatores podem fazer com que os empregados passem a acreditar que as atividades de organizao e limpeza no sejam to importantes assim, principalmente porque trabalham em reas com normas de organizao e limpeza precrias ou insuficientes e no enxergam as conseqncias dos sinistros ocorridos. Conforme MEARNS et al. (1998) nas organizaes costumam existir diferentes culturas de SMS, desde as mais ortodoxas at as mais flexveis, desde as baseadas exclusivamente nas normas at as baseadas nas experincias dos profissionais de SMS. Existem muitas vezes grupos diferentes que tm seu prprio estilo de gesto e diferentes nveis de preocupao para com as questes de segurana, As diferentes culturas, ou subculturas podem variar de acordo com ocupao, idade, relutncia ou aceitao s mudanas e outros mais. Segundo PIDGEON (1998) a existncia de muitas culturas de SMS em uma s organizao sugere a ausncia de uma s cultura coerente de SMS. Por conseguinte, questionvel a adoo da mudana de cultura nas organizaes deve levar em conta as essas subculturas em

18 de 34

vigor, como elas interagem entre elas e como elas podem interagir com a nova cultura a ser implantada. Em entrevistas realizadas com trabalhadores da rea offshore Collinson (1999) concluiu que os trabalhadores criticaram as tentativas das empresas de vincular a segurana com as avaliaes de desempenho, o que, em ltima anlise, afetava os pagamentos. Foram relatadas situaes de trabalhadores penalizados pelos gerentes e supervisores por haverem sofrido acidentes. Essa vinculao da segurana com a avaliao de desempenho transformou-se na cultura de culpa fazendo com que os trabalhadores ficassem relutantes em relatar os acidentes, leses ou falhas cometidas por terceiros. Essas avaliaes foram feitas em empresas com cultura de segurana positiva e abrangente, com registros positivos, vrios prmios e realizaes em SMS. Os gerentes confiavam que 99,9% dos acidentes e quase-acidentes haviam sido relatados. As entrevistas todavia revelaram que isso no acontecia, com cerca de 50 % dos entrevistados admitindo haverem escondido ou deixado de relatar os acidentes e quase acidentes para salvaguardar sua avaliao.

1.9. Escalas de Percepo


Pessoas com nveis mais elevados de senso de invulnerabilidade tendem a se envolver em maior quantidade de eventos considerados perigosos e/ou possivelmente danosos, e ainda tendem a menosprezar eventos como desastres naturais e infortnios relacionados sade, bem como fenmenos adversos, como crimes ou acidentes de qualquer natureza (Perloff, 1983). necessrio ressaltar que a experincia de vitimao altera a percepo do indivduo a respeito de sua invulnerabilidade. neste ponto que a estrutura cognitiva da pessoa abalada, afetando sua auto-imagem e desestruturando a crena de que o mundo um lugar previsvel, ordenado e tendente a seguir regras rigidamente estabelecidas (Peterson & Seligman, 1983). De acordo com BULMAN & FRIEZE (1983), quando eventos vitimadores acometem uma pessoa, ela passa imediatamente por um perodo de desajuste psicolgico. exatamente nesse perodo que as vtimas passam a rever suas crenas. Esse perodo caracterizado por um conflito entre o esquema cognitivo estabelecido e os ajustes psicolgicos necessrios para a adequao a novos tipos de situao, de modo que a percepo de invulnerabilidade j no a mesma, a pessoa passa a incorporar novos fatos e estruturar novas avaliaes. A percepo sobre perigos, em grande parte das vezes, pouco tem a ver com as referncias e os dados coletados sobre o problema. A possibilidade de haver danos normalmente menor do que a imaginao das pessoas ao tomarem decises e, portanto, a percepo de risco 19 de 34

maior do que a realidade demonstra. Apesar de existirem situaes materiais de perigo, o risco antes de tudo uma percepo individual e uma construo mental. Os estudos mais profundos sobre percepo de riscos sociais, originados na perspectiva cognitiva, presumem o risco como subjetivamente definido pelo indivduo e influencivel por uma variedade de fatores psicolgicos, sociais, institucionais e culturais. Portanto, a percepo de risco tem sua dimenso interna e subjetiva; a maneira como as pessoas sentem e atribuem peso ao risco influencia os comportamentos administrativos defensivos e preventivos (Starr, 1969; Slovic, 1987). Quanto maior a percepo de risco, maior a predisposio para a ao cautelosa. Se no futuro h imprevisibilidades, no se conhecem, na verdade, os resultados das decises presentes. Ademais, por serem obrigados a antecipar, a prever e a agir para o futuro, os dirigentes jamais podem ser inconseqentes e valorizar somente o presente. H uma presso para a cautela, ou seja, evitar o perigo, ou reduzir a exposio a fatores de risco. No sentido negativo, o risco deixa implcito o perigo de conseqncias adversas e sugere o esforo gerencial para conscientizar-se de sua existncia, evit-lo ou minimiz-lo. Estar em risco estar vulnervel ao acaso ou a fatores que provocam danos, independentemente de aes individuais. Evitar o risco tentar precaver-se contra o perigo do inesperado, do no-familiar ou do inusitado. Quando visto como algo ruim, o risco incentiva a busca de segurana. Minimizar ou reduzir risco so expresses que procuram dar segurana deciso. Vista como algo positivo, a percepo de risco: (1) revela a coragem de arriscar apesar das adversidades; (2) conscientiza as pessoas sobre ameaas e danos potenciais e reais empresa; e (3) valoriza o esprito empreendedor e de prosseguir e se aventurar em direo ao xito. O risco chega a fascinar algumas pessoas. No por acaso que dirigentes se vangloriam de sua capacidade de correr riscos. Muitas vezes, exageram a inexistncia de dados ou sua inexatido para realar a sua capacidade de intuir e de prosseguir apesar de conselhos por cautela. Proclamam-se mais intuitivos do que realmente so para parecerem mais corajosos, hbeis e autnomos perante o risco. (Motta, 2002)

A viso ambiental da questo


A viso ambiental da questo contempla todos os fatores que podem estar relacionados com as atividades e que so inerentes ao local onde os trabalhadores realizam suas atividades, influenciados ou no por esses fatores. Como dito anteriormente, inmeros so esses, como: Atividades; Estratgias; Contratos; Recursos; Insumos; Fatores climticos; Prazos; Organizao do trabalho; Espaos e ambientes; Organizao da produo; Lgicas de trabalho; Fatores normativos; Referncias. 20 de 34

Da mesma forma como na anlise dos fatores humanos, percebe-se que h situaes facilmente identificadas, de imediato, como contribuintes para o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Por exemplo, a cultura de uma organizao. Quando ela slida, bem estruturada e permeada em todos os nveis funcionais permite que todos falem a mesma lngua, seja essa boa ou m. A cultura percebida de vrias maneiras, seja atravs de programas de treinamento, cartazes e folders, quadros e aviso e cartilhas, e outros. A cultura possibilita que a organizao tenha uma s identidade. Outra situao complexa a que diz respeito a prazos. Quando so curtos ou mal dimensionados para as tarefas contratadas percebe-se que essa presso pelo atendimento aos mesmos passa a todos sinergicamente. A histria funciona da mesma maneira que a brincadeira de criana do telefone sem fio. O gerente maior do empreendimento cobra do gerente de produo maior empenho. O gerente de produo cobra dos encarregados maior dedicao. E o encarregado cobra dos empregados a cabea de quem no atingir as metas. Para o empregado, o no atendimento dos prazos pode significar sua demisso.

2.1. Ambiente de trabalho e riscos


A Indstria da Construo Civil uma atividade econmica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais e polticas. nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado ndice de acidentes de trabalho, e segundo ARAJO (1998), est em segundo lugar na freqncia de acidentes registrados em todo o pas. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor. Os acidentes de trabalho tm sido freqentemente associados a patres negligentes que oferecem condies de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. No entanto, sabe-se que as causas dos acidentes de trabalho, normalmente, no correspondem a essa associao, mas sim s condies ambientais a que esto expostos os trabalhadores e ao seu aspecto psicolgico, envolvendo fatores humanos, econmicos e sociais.

2.2. Riscos do trabalho


MELO apud MESQUITA (1998) define riscos do trabalho, tambm chamados riscos profissionais, como sendo os agentes presentes nos locais de trabalho, decorrentes de precrias condies, que afetam a sade, a segurana e o bem-estar do trabalhador, podendo ser relativos ao processo operacional (riscos operacionais) ou ao local de trabalho (riscos ambientais).

21 de 34

Segundo GUALBERTO (1990) existe trs linhas de defesa da sade do trabalhador. Eliminar todas as possibilidades de gerao de riscos na fase de concepo ou na correo de um sistema de produo trata-se da primeira medida a ser tomada como linha de defesa. Para isso devem-se observar os seguintes aspectos: seleo de insumos incuos; redesenho dos diversos produtos componentes de um sistema de produo; mudanas na organizao do trabalho. Em caso de no se poder aplicar a primeira linha, deve-se partir para a tentativa de conviver com o risco embora que sob controle. A interveno passa a se manifestar atravs do uso de solues coletivas constitudas pelos Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC). Na impossibilidade de utilizao da segunda linha, o que se pode dar, inclusive, pelo aspecto desfavorvel do balano custo-benefcio de um empreendimento, surge a terceira e ltima linha de defesa do trabalhador, que compreende a proteo individual em suas diversas formas de aplicao.

Foto do arquivo pessoal de AFANP, apresentando um armador preparando a ferragem no interior de uma forma A fotografia apresentada anteriormente ilustra claramente a questo dos riscos existentes no ambiente de trabalho. Nesse exemplo um armador (preparador de ferragens) encontra-se no interior de uma forma, onde ser concretada uma caixa separadora de gua e leo. O trabalhador executa suas atividades apoiando-se sobre uma tbua presa prpria ferragem, no havendo, no caso em questo, qualquer comprometimento ou preocupao com as questes de seguran;ca do trabalho.

2.3. Aspectos de organizao do trabalho


As condies reais dos canteiros de obra j se configuram como riscos. Estes riscos so agravados pelas variaes nos mtodos de trabalho realizados pelos operrios, em funo de 22 de 34

situaes no previstas, mas que, na realidade, so uma constante no trabalho, pois, no existem procedimentos de execuo formalizados na maioria das empresas. O que existem, no mximo, so instrues verbais. Tambm importante salientar a existncia de sistemas de pagamento diversificados na maioria dos canteiros. Em alguns destes, os parmetros de produtividade so baseados muitas vezes apenas no trabalho dos funcionrios mais rpidos e experientes. Tal fato pode gerar prejuzos segurana dos trabalhadores, uma vez que os operrios principalmente os mais inexperientes - ao executarem suas tarefas com mais rapidez, e, assim, com maior desgaste de sua fora de trabalho, podem desempenhar condutas equivocadas que permitam ocorrncia de acidentes. Deve-se considerar ainda que esses tipos de pagamento so previstos na Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT), mas com limitaes no sentido de impedir qualquer tipo de descriminao de ordem salarial. Observa-se ainda a existncia de um perfil de insensibilidade com a Higiene e Segurana no Trabalho. SOUSA (1997), por exemplo, evidenciaram em sua pesquisa alguns levantamentos expedidos pela fiscalizao da Delegacia Regional do Trabalho em Joo Pessoa, que apontavam dentre os dez itens das Normas Regulamentadoras mais infringidas, os itens "condies sanitrias" e "EPI" como sendo os que apresentaram maior nmero de irregularidades. Trata-se, portanto, de itens sobre os quais todos tm conhecimento e que no dependem de nenhum conhecimento tcnico mais aprofundado.

Foto do arquivo pessoal de AFANP, apresentando o interior de um depsito de materiais de obra, com a agulha de um vibrador de concreto, em primeiro plano, e um depsito improvisado de gasolina para alimentao do motor do vibrador, em um depsito de gua mineral. A fotografia ilustra uma das questes mais trabalhadas pelas equipes de SMS em fiscalizao de obras industriais, que a de organizao e limpeza. De acordo com Cooper (1998) 23 de 34

(...) a baixa qualidade dos processos de organizao e limpeza pode ser uma conseqncia das presses extremas de produo associadas s limitadas condies de armazenamento e operao. Esses fatores podem fazer com que os empregados passem a acreditar que as atividades de organizao e limpeza no sejam to importantes assim, principalmente porque trabalham em reas com normas de organizao e limpeza precrias ou insuficientes e no enxergam as conseqncias dos sinistros ocorridos. (...)

2.4. Fatores humanos e o trabalho


De acordo THEOBALD & LIMA (2006), apud HSE (2002), considerar os fatores humanos significa avaliar trs aspectos principais: o trabalho, os indivduos e a organizao, e como estes aspectos impactam a sade e a segurana das pessoas. Tudo isso dentro de um ambiente regulatrio que a segurana e sade ocupacional devem atender. Contudo, para o HSE (2002), possvel realizar uma anlise separada de cada uma destas reas com o objetivo de desenvolver uma sistemtica que permita a adoo de adequadas medidas de controle. HEINRICH (1959, citado por Cooper, 1998) observa que as presses para o aumento da produo podem reforar o comportamento inseguro dos funcionrios, j que pode ser a nica forma de se assegurar que um trabalho seja feito. Verificou tambm que dos 330 atos inseguros observados, 229 conduziriam a um prejuzo grave e um incidente importante. Assim, a inexistncia de acidentes poderia induzir as chefias que as preocupaes da rea de SMS talvez no fossem to importantes assim. FOLKARD (1999) verifica que os sucessivos de turnos noturnos aumentam a probabilidade de riscos de acidentes industriais e devem ser reduzidos ao mnimo, por no mais de quatro noites. O tempo de recuperao entre turnos deve ser pelo menos 48 horas, enquanto que a jornada de trabalho deve ser limitada a 12 horas, visto que o desempenho humano tende a deteriorar-se alm desse limite (HSE, 1999). COOPER (1998) sugere que a baixa qualidade dos processos de organizao e limpeza pode ser uma conseqncia das presses extremas de produo associadas a limitadas condies de armazenamento e operao. Esses fatores podem fazer com que os empregados passem a acreditar que as atividades de organizao e limpeza no sejam to importantes assim, principalmente porque trabalham em reas com normas de organizao e limpeza precrias ou insuficientes e no enxergam as conseqncias dos sinistros ocorridos.

24 de 34

Conforme MEARNS et al. (1998) nas organizaes costumam existir diferentes culturas de SMS, desde as mais ortodoxas at as mais flexveis, desde as baseadas exclusivamente nas normas at as baseadas nas experincias dos profissionais de SMS. Existem muitas vezes grupos diferentes que tm seu prprio estilo de gesto e diferentes nveis de preocupao para com as questes de segurana, As diferentes culturas, ou subculturas podem variar de acordo com ocupao, idade, relutncia ou aceitao s mudanas e outros mais. Segundo PIDGEON (1998) a existncia de muitas culturas de SMS em uma s organizao sugere a ausncia de uma s cultura coerente de SMS. Por conseguinte, questionvel a adoo da mudana de cultura nas organizaes deve levar em conta as essas subculturas em vigor, como elas interagem entre elas e como elas podem interagir com a nova cultura a ser implantada. Em entrevistas realizadas com trabalhadores da rea offshore Collinson (1999) concluiu que os trabalhadores criticaram as tentativas das empresas de vincular a segurana com as avaliaes de desempenho, o que, em ltima anlise, afetava os pagamentos. Foram relatadas situaes de trabalhadores penalizados pelos gerentes e supervisores por haverem sofrido acidentes. Essa vinculao da segurana com a avaliao de desempenho transformou-se na cultura de culpa fazendo com que os trabalhadores ficassem relutantes em relatar os acidentes, leses ou falhas cometidas por terceiros. Essas avaliaes foram feitas em empresas com cultura de segurana positiva e abrangente, com registros positivos, vrios prmios e realizaes em SMS. Os gerentes confiavam que 99,9% dos acidentes e quase-acidentes haviam sido relatados. As entrevistas todavia revelaram que isso no acontecia, com cerca de 50 % dos entrevistados admitindo haverem escondido ou deixado de relatar os acidentes e quase acidentes para salvaguardar sua avaliao.

2.5. Fatores relativos ao ambiente das obras


Conforme Lima Jr., Dias e Valcrcel, em trabalho: Segurana e sade no trabalho da construo: experincia brasileira e panorama internacional, editado pela OIT - Secretaria Internacional do Trabalho, 2005, 72 p, Braslia, (Srie Documentos de Trabajo; 200), a construo um dos setores de atividade econmica que mais absorve acidentes de trabalho e onde o risco de acidentes maior. De acordo com as estimativas da OIT, dos aproximadamente 355 mil acidentes mortais que acontecem anualmente no mundo, pelo menos 60 mil ocorrem em obras de construo. O tema da segurana e sade na construo relevante no s por se tratar de uma atividade perigosa, mas tambm, e sobretudo, porque a preveno de acidentes de trabalho nas obras exige enfoque especfico, tanto pela natureza particular do trabalho de construo como pelo 25 de 34

carter temporrio dos centros de trabalho (obras) do setor. Essa circunstncia ganhou destaque com a adoo pela OIT, em 1988, da Conveno 167 sobre segurana e sade na construo. Numa viso macrossetorial, a indstria da construo pode ser classificada em trs setores distintos: construo pesada, montagem industrial e edificaes. A construo pesada compreende as seguintes categorias: obras virias, obras hidrulicas, obras de urbanizao e obras diversas. Podemos considerar que as principais atividades desse setor compreendem, sobretudo, a construo de pontes, viadutos, conteno de encostas, tneis, captao, aduo, tratamento e distribuio de gua, redes coletoras de esgoto, emissrios, barragens hidreltricas, dutos e obras de tecnologia especial como usinas atmicas, fundaes especiais, perfuraes de poos de petrleo e gs. O setor de montagem industrial compreende a categoria de obras de sistemas industriais. Resumidamente, temos: montagens de estruturas mecnicas, eltricas, eletromecnicas,

hidromecnicas, montagem de sistema de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica, montagem de sistemas de telecomunicaes, montagem de estruturas metlicas, montagem de sistema de explorao de recursos naturais e obras subaquticas. As edificaes, objeto principal do nosso trabalho, compreendem a construo de edifcios residenciais, comerciais, de servios e institucionais, construo de edificaes modulares verticais e horizontais e edificaes industriais. As empresas que se autoclassificam nessa rea podem ainda exercer trabalhos complementares e auxiliares, reformas e demolies. Alm desses trs setores, pode-se dizer que h outro setor de servios especiais e/ou auxiliares que engloba atividades bastante diferenciadas, dentre as quais se destacam, alm de projetos, consultorias diversas em qualidade, meio ambiente, segurana do trabalho, entre outras. O segmento da construo determinante para o desenvolvimento sustentado da economia brasileira. No ano de 2000, o setor foi responsvel por 15,6% do PIB nacional e empregou 3,63 milhes de pessoas. A dimenso territorial do Brasil e o tamanho da sua populao determinam alto potencial de crescimento, principalmente, no ramo das edificaes. A cadeia produtiva possua, em 1998, 204.855 empresas distribudas da seguinte forma: a) 115.939 em edificaes; b) 10.811 em construo pesada; c) 1.660 em montagem industrial; d) 76.445 em empreiteiros e locadores de mo-de-obra. 26 de 34

No esto includas as empresas de materiais de construo. Quanto ao nmero de empregos, temos a seguinte distribuio: a) diretos b) indiretos : 3,63 milhes; : 2,17 milhes;

c) induzidos : 7,83 milhes; d) total : 13,63 milhes. Verifica-se, assim, que cada 100 empregos diretos geram 275 (indiretos e induzidos). Com relao ao perfil da mo-de-obra do setor da construo civil, gostaramos de destacar o trabalho desenvolvido pelo SESI - Departamento Nacional, denominado "Projeto SESI na Construo Civil" - composto de dois subprojetos - Diagnstico da Mo-de-obra do Setor da Construo Civil e Operao de Servios em Canteiros de Obra no Distrito Federal que teve como objetivo geral compreender as caractersticas e a dinmica de trabalho no setor, identificando estratgias e mecanismos de interveno por parte do SESI. Os principais resultados desse Projeto so os seguintes: 1) Baixa qualificao: 72% dos trabalhadores pesquisados nunca freqentaram cursos e treinamentos. 80% possuem apenas o 1 grau incompleto e 20% so completamente analfabetos.

2) Elevada rotatividade no setor: 56,5% tm menos de um ano na empresa e 47% esto no setor h menos de cinco anos.

3) Baixos salrios: 50% dos trabalhadores ganham menos de dois salrios mnimos (SM). Mdia salarial: 2,8 SM. um dos setores industriais que paga os mais baixos salrios.

4) Altas carncias sociais: Educao: Alto ndice de absentesmo causado, sobretudo, por problemas de sade (52% faltaram ao trabalho no ms anterior pesquisa). Absentesmo: um entre cinco trabalhadores. 14,6% dos trabalhadores sofreram algum tipo de acidente de trabalho no ano anterior coleta dos dados, o que significa um universo de aproximadamente 148 mil pessoas ou 21,3% do total de trabalhadores acidentados no Brasil. Alcoolismo: ingerem bebida alcolica: 54,3%, abusam: 15%, 27 de 34

dependente: 4,4%.

Foto divulgada pela internet com um trabalhador sobre uma escada apoiada em uma tbua rachada, precariamente em um andaime sem estar preso parede, executando uma atividade a mais de 15 metros de altura. A fotografia anterior foi amplamente divulgada pela internet entre os aficionados pela rea de SMS, apresentando uma situao inslita de um trabalhador em uma condio precarssima de segurana na fachada de um prdio. No foi um fato isolado, j que inmeras so as fotos divulgadas apresentando variaes sobre o mesmo tema, refletindo com isso que ou as nossas estatsticas no esto corretas, dando a impresso de haver sub-notificaes, ou Deus efetivamente brasileiro e, alm disso, protege as criancinhas, os bbados e os imprevidentes trabalhadores, que por um valor baixo de remunerao expem desnecessariamente suas vidas, diariamente, e com uma certa dose de orgulho dizem aos colegas que so capazes de realizar os servios antes recusados por muitos. Dizer que no h uma percepo de riscos talvez no seria adequado. Dizer que o saber operrio assegura ao mesmo a tranqilidade da execuo dessa atividade, talvez fosse leviano. Mas ento, dizer o que? E o que dizer de quem contrata um servio desse e no o fiscaliza? E o que dizer de quem libera a execuo de atividades desse porte, que no atendem a nenhum dos critrios estabelecidos nas normas regulamentadoras que definem os parmetros de segurana, mnimos, diga-se de passagem? Talvez o melhor seja torcer para que o trabalho acabe o mais rpido possvel, que ningum se de conta da existncia dele e que no haja nenhum tipo de acidente, no ? Graas a essas mensagens tiradas muitas vezes por um celular consegue-se ter a certeza de que ainda h um longo caminho a ser percorrido para chegar-se excelncia de aes em SMS!

CONCLUSES
28 de 34

Associar-se o meio ambiente do trabalho ao homem, a fim de que haja a harmonia nos ambientes do trabalho uma atividade herclea por uma srie de razes. Inicialmente no existe ainda uma real compreenso do conceito do meio ambiente do trabalho. Muitos se esquecem que esse meio ambiente transcende aos limites impostos s obras. Em segundo lugar, h a questo da participao dos homens nos acidentes. De acordo com os estudos apresentados o percentual desse envolvimento chega a 96%. Isso de certa maneira bom e por outro lado ruim. O lado bom o de que os ambientes de trabalho parecem estar mais seguros do que no passado. Quanto ao aspecto humano, ainda h muito a se estudar, pois o ser humano uma verdadeira caixa de surpresas, quanto ao seu aspecto comportamental. As mudanas de comportamento muitas vezes ocorrem quase que de imediato, fruto de um acmulo de problemas. Quantas e quantas vezes deparam-se com questes onde a frase comum : (...) foi a gota que faltava para que o copo transbordasse. (...) Existem hoje vrios estudos envolvendo essas questes. Muitas empresas trabalham com ginsticas laborais ou posturais. Os comentrios de Motta (2005) so muito interessantes a esse respeito: (...) No preciso grandes ameaas para fazer a pessoa ansiosa: bastam as presses do dia-a-dia e a imaginao excessiva sobre um problema real, mesmo os menores e repetitivos. Os que se envolvem com a deciso administrativa lidam com mais incerteza e risco, no s por causa do desconhecimento humano sobre o futuro, mas tambm pela interdependncia e desequilbrio constante entre os diversos fatores polticos, econmicos, de produo e de mercado. Ainda relativando-se sobre a mesma temtica SOUSA (1997, 118), comenta (...) "os trabalhadores, acostumados a conviver com a precariedade das condies de trabalho, desenvolvem o senso comum de que estas condies so normais, prprias do trabalho em obra, que 'o cabra que precisa tem que enfrentar sem medo' e transmitem esse conceito aos companheiros nas vrias obras em que atuam. (...) SALDANHA (1997), por exemplo, afirma em seu trabalho que existem situaes onde foi encontrada a "negao do risco" (definio de Dejours para estratgias defensivas). Percebe-se pelos artigos apresentados que h uma grande preocupao com a compreenso do comportamento humano. Caso essa misso no seja bem sucedida as chances de se reverter o quadro de ocorrncias de acidentes ser menor, pois, como j foi dito, 96% desses tm, de uma forma ou de outra o envolvimento humano. Ainda existem empresas sem a necessria cultura de SMS, trabalhadores sem orientao, medidas descoordenadas de incentivo produo que terminam por fragilizar os processos de preveno de riscos, chefias no participativas no processo de gesto de riscos, ferramentas e 29 de 34

equipamentos inadequados, falta de treinamento, passando aos trabalhadores a imagem de que as questes relativas preveno talvez no sejam to importantes assim. Para muitas, o orgulho empresarial o de cumprir as metas a qualquer custo. Nesses casos, o planejamento srio talvez seja um elemento que ir emperrar o processo de execuo das atividades. Um questionamento deve ser feito respeito da resistncia de mudanas observada nos trabalhadores. Ser que possvel quebrar-se essa resistncia s mudanas? Os artigos pesquisados no possibilitam obter essa resposta. Mas, se o bom senso pode ser empregado como se acredita, a resposta sim. A forma talvez no passe pelo aumento da presso sobre o trabalhador, pois se essa maneira desses resultados rpidos, os pais conseguiriam a imediata obedincia dos filhos mais rebeldes, bastando para isso exercerem uma maior presso. Entende-se que a mudana ocorre atravs do aumento da cultura da empresa, do exemplo dado, da mudana de paradigmas, de deixarse de lado a busca pelo culpado, ou a teoria da culpa como dizem outros. Essa teoria deve ser posta, no no singular, mas sim no plural, pois se h falhas, essas se devem tanto a quem cometeu o desvio, que redundou em um acidente, como tambm pela empresa que no soube repassar a mensagem mais adequada e no supervisionou convenientemente. As medidas de preveno devem iniciar-se direcionando o foco para a empresa, seguindo-se para os processos e por fim, para os trabalhadores. Quando inverte-se essa tica passa a no se compreender as razes das resistncias identificadas ao processo de gesto. Deve estar claro que muitas vezes a resistncia no quanto ao processo e sim quanto forma. O trabalhador dificilmente ir querer mutilar-se intencionalmente ou provocar uma leso a um companheiro de trabalho. As atividades devem ser vistas como um processo, onde as questes de segurana, meio ambiente e sade ocupacional so enxergadas como parte da execuo das atividades. Nessa linha, as aes de SMS devem permear todas as atividades e estar incorporadas a elas e no vistas como um apndice do processo de gesto. No momento em que o trabalhador perceber que no h comprometimentos estanques em sua atividade para com a produo, organizao e limpeza, SMS, qualidade e outras, e sim, tudo integrado naquilo que est sendo feito com a responsabilidade recaindo sobre o prprio trabalhador, perceber as significativas mudanas. Em muitas empresas, a ttulo de exemplo, para a realizao de uma solda de 10 centmetros em uma tubulao industrial, na qual passava um produto, mesmo que seja essa uma atividade bem simples ter uma equipe constituda por: lixador, soldador, inspetor, encarregado do servio, profissional de SMS, ajudante de pintura, pintor ou revestidor, inspetor de pintura. Depois do servio concludo comparecer ao local o encarregado da rea, que aps uma avaliao visual 30 de 34

liberar os servios e o responsvel pela rea da qualidade. Isso tudo para uma solda de 10 centmetros em uma tubulao industrial. Apesar de toda essa equipe ainda ocorrem acidentes. No estar esse modelo ultrapassado? Essa uma questo que deve ser reavaliada. Em muitos pases que tem capacitao para a fabricao e montagem de obras industriais, o mesmo profissional que prepara a superfcie o que solda e o que verifica as questes de SMS. Nesses, o trabalho no to compartilhado assim e nem por isso apresentam indicadores de SMS piores dos que daqui. Por outro lado, ser que esse aumento de responsabilidades no pode gerar estresses desnecessrios? Segundo Araujo (2008), Os aspectos considerados para o entendimento da dificuldade na implementao e evoluo do nvel de maturidade dos sistemas de gesto so: a) O acidente resultado da materializao de falhas latentes e desvios organizacionais, normalmente resultado de uma gesto inadequada, resultante do baixo nvel de valores de SMS agregado ao negcio da organizao; b) As incertezas do processo esto relacionadas ao fato de que as falhas envolvendo equipamentos e pessoas devem ocorrer. As pessoas possuem limitaes e os equipamentos tambm; c) Em geral, as pessoas possuem dificuldades de antecipar-se aos problemas, organizao, planejamento e implementao das medidas de preveno; d) No mundo tecnolgico no se conhece tudo que se faz e no se controla tudo que se executa. No existe risco calculado e sim risco aceitvel, baseado nas limitaes dos requisitos tcnicos, legais e humanos; e) O acidente comea no pensamento, na tomada de deciso equivocada sobre o caminho tecnolgico ou a forma de realizar as atividades laborais. Em todos os nveis da organizao as pessoas tomam decises, por isso, a qualificao do indivduo e a padronizao das tarefas atravs da elaborao dos procedimentos iro minimizar a possibilidade de insucesso. A difcil questo para o grupo gestor saber qual o nvel de desejado maturidade do sistema de gesto de SMS, da a razo de empregar indicadores para que a alta administrao possa avaliar se os recursos disponibilizados (insumos) esto sendo utilizados de forma adequada (eficincia), e assim alcanar os resultados desejados (eficcia). Essa mensurao das medidas cabveis um fator complexo que depende da cultura da empresa, caractersticas dos contratos, se de curta ou longa durao, tipo de servios executados, nveis de conhecimento exigidos dos profissionais e outros fatores mais. Todavia, a cumplicidade do trabalhador aqui realada sob o aspecto positivo, muito importante para o sucesso dos programas de reconhecimento e premiao. 31 de 34

Percebe-se que as fiscalizaes de SMS quase sempre se voltam para as pessoas e no para os processos. Rompido esse paradigma, o prximo passo o de entender-se como as pessoas percebem os riscos. Pode parecer redundante perceber-se o que os outros percebem, mas essa a principal questo. Se a mensagem repassada mas no compreendida, pode-se solucionar a questo. Talvez revendo o programa de treinamento ou substituindo o instrutor. Mas se a questo repassada, compreendida, mas no seguida as aes j devem ser diferentes. Em todos os treinamentos e mensagens repassadas deve-se criar a cumplicidade, entre o executante e o fiscal, para ficar-se apenas nos nveis opostos do processo. Atravs dessa pode se ter a certeza de que j h um ambiente favorvel para a compreenso e a adeso mensagem.

BIBLIOGRAFIA
ALEVATO, H.. Avaliao dos estressores do ambiente de trabalho e seu potencial de riscos sade. Trabalho apresentado no VII Congresso de Stress da ISMA-BR e IX Frum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2007 notas de aula do curso de doutorado em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense UFF, Niteri/RJ. 2009. ARAUJO, G. M. Avaliao da maturidade de um sistema de gesto: Proposta de um instrumento, disponvel em: http://www.scribd.com/doc/7242673/avaliacao-da-maturidade-de-um-sistema-degestao, acessado em 10/12/2008. BRUZON, M. B.; ESCORSIM, S.; PAITCH, L. F. B.; BUENO, M. C. A.. Como a segurana do trabalho influencia no processo de produo. ADM2005 Congresso de Administrao e 4 COMEXSUL Congresso Sul Brasileiro de Comrcio Exterior, 01-07, 2005. BULMAN, R. J., & FRIEZE, I. H.. A theoretical perspective for understanding reactions to victimization. Journal of Social Issues, 39(2), 1-17, 1983. Collins, A. M. et al. Safety Culture: a review of the literature, Health & Safety Laboratory, 25, 2002 COOPER, R. K. & SARRAF, A. Inteligncia Emocional na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. DEJOURS, C.. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5.ed.So Paulo: Cortez Obor, 1992. DEJOURS, C.. Por um novo conceito de sade. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, 54(14), 711, 1986. GOLEMAN, D.. Inteligncia Emocional: a teoria revolucionria que redefine o que ser inteligente. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. GRIFFIN, M. A., NEAL, A.. Perceptions of safety at work: A framework for linking safety climate to safety performance, knowledge, and motivation. Journal of Occupational Health Psychology, 5(3), 347-358, 2000. HALLOWELL, E. & RATEY, J.. Driven to Distraction, New York, Pantheon, 1994. LIMA, M. L.. Percepo de riscos ambientais. In L. Soczka (ed.). Contextos humanos e psicologia ambiental. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2005. MEDEIROS, J. A. D. M. & RODRIGUES, C. L. P.. A existncia de riscos na indstria da construo civil e sua relao com o saber operrio, PPGEP, Universidade Federal da Paraba, 2000. 32 de 34

MESQUITA, L. S.. Gesto da segurana e sade no trabalho: um estudo de caso em uma empresa construtora. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo), Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 1999. MOTTA, P. R. M.. Ansiedade e medo no trabalho : a percepo do risco nas decises administrativas, VII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administracin Pblica, Lisboa, Portugal, 8-11 Oct. 2002, disponvel em: http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0043637.pdf, acessado em 08/03/2005 NEAL, A. & GRIFFIN, M. A.. Safety climate and safety at work. In J. Barling, M.R. FRONE (eds.). The psychology of workplace safety. (pp. 15-34).Washington, DC: American Psychological Association, 2004. NEAL, A. & GRIFFIN, M. A.. Safety climate and safety behaviour. Australian Journal of Management, 27 Special Issue, 67-76, 2002. NEAL, A.; GRIFFIN, M. A. & HART, P. M.. The impact of organizational climate on safety climate and individual behaviour. Safety Science, 34, 99-109, 2000. OLIVEIRA, M. J. S.. Os comportamentos de segurana: o contributo da experincia de acidentes de trabalho e do clima de segurana, Tese submetida como requisito parcial para obteno do grau de Mestre em Psicologia Social e Organizacional pelo Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa, Departamento de Psicologia Social e das Organizaes, tendo como orientadora a Profa Dra Slvia Agostinho Silva, Professora Auxiliar, pp 98, Outubro de 2007 OLIVEIRA, R. C.; SANTOS, J. B.. Gesto ambiental nas empresas do setor de petrleo e gs em Mossor-RN. Holos, Vol. 3, 126-137, 2007. PERLOFF, L.. Perceptions of vulnerability to victimization. Journal of Social Issues, 39(2), 41-61, 1983. PETERSON, C., & SELIGMAN, M. E. P.. Learned helplessness and victimization. Journal of Social Issues, 39(2), 103-116, 1983. PROBST, T. M. & BRUBAKER, T. L.. The effects of job insecurity on employee safety outcomes: cross-sectional and longitudinal explorations. Journal of Occupational Health Psychology, 6 (2), 139-159, 2001. PROBST, T. M.. Safety and insecurity: exploring the moderating effect of organizational safety climate. Journal of Occupational Health Psychology, 9(1), 3-10, 2004. RODRIGUES, C. L. P.. Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho. Apostila (Curso de Especializao em Engenharia de Segurana), Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 1995. RUNDMO, T. M.. Safety climate, attitudes and risk perception in Norsk Hydro. Safety Science, 34, 47-59, 2000. RUNDMO, T.. Associations between risk perception and safety. Safety Science, 24 (3), 1996. SILVA, S.. Culturas de segurana e preveno de acidentes de trabalho numa abordagem psicossocial: Valores organizacionais declarados e em uso. (Tese de doutoramento no publicada). Lisboa: Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa, 2003. SILVA, S., LIMA, M. L., BAPTISTA, C.. OSCI: an organisational and safety climate inventory. Safety science, 42, 205-220, 2004. SLOVIC, P., Perception of Risk. Science, 236, 280-285, 1987. SLOVIC, P., Trust, Emotion, Sex, Politics and Science: Surveying the Risk-assessement Battlefield, in SLOVIC PAUL, The Percepion of Risk, Londres, Earthscan, 2000. SLOVIC, P.. The Percepion of Risk, How Safe is Safe Enough? A Psichometric Study of Attitudes Toward Technological Risks and Benefits, Londres, Earthscan, 2000.

33 de 34

SOUSA, U. F.. Proposta de sistema de planejamento e controle de fiscalizao de segurana e sade no trabalho na construo de edifcios.. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo), Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 1997. THEOBALD, R.; LIMA, G. B. A.. A excelncia em gesto de SMS: uma abordagem orientada para os fatores humanos. Revista Eletrnica Sistemas, Vol. 2 (1), 50-64, 2007. YAZIGI, W.. A tcnica de edificar. So Paulo:PINI: SindusCon-SP, 628p, 1998.

34 de 34

You might also like