You are on page 1of 47

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo Campus So Paulo

O Professor Como Agente na Reconstruo Educacional de Jovens e Adultos do Programa PROEJA

WILDIMA RGIA AZEVEDO SILVA

So Paulo Setembro - 2009

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo Campus So Paulo

O Professor Como Agente na Reconstruo Educacional de Jovens e Adultos do Programa PROEJA

WILDIMA RGIA AZEVEDO SILVA


Monografia apresentada ao curso de Ps Graduao Especializao Lato Sensu em Educao Profissional Integrada Educao Bsica com a Modalidade de Educao Jovens e Adultos Proeja, do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo IFSP Campus So Paulo, como parte dos requisitos para a obteno de certificado de Especialista em Educao de Adultos. Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos da F. Bragana Pinheiro

So Paulo Setembro - 2009

Dedico este trabalho em especial a minha famlia, pela compreenso, amor, carinho, dedicao, que me oferta em todos os momentos de minha vida.

Aos

mestres

colegas

que

me

proporcionaram

desenvolvimento e crescimento.

E a todos comprometidos com a educao em acreditar que ela pode transformar um mundo melhor.

Ensinar um exerccio de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, no morre jamais... Rubem Alves

II

AGRADECIMENTOS

Ao meu orientador Professor Doutor Antnio Carlos da F. Bragana Pinheiro a aos meus mestres que muito colaboraram para a minha formao.

Aos alunos que auxiliam nas encantadoras experincias de educao

III

RESUMO
A educao de jovens e adultos destaca-se como um importante campo de pesquisa no sistema educacional brasileiro, tendo em vista o grande contingente da populao que, por muitas razes, no pode ter acesso escola formal na idade adequada para o ingresso no ensino regular. Objetivou-se, analisar e refletir sobre algumas prticas pedaggicas desenvolvidas pelos educadores que atuam na Educao de Jovens e Adultos. Para a investigao ser utilizada a pesquisa exploratria de campo que proporcione subsdios acerca das questes que norteiam a formao de educadores de jovens adultos de EJA. Para subsidiar o trabalho sero utilizadas teses de doutorado, dissertaes de mestrado, trabalhos de concluso de curso, artigos cientficos, livros e reportagens em internet. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa sero prioritariamente os educadores de EJA, assim como seus respectivos alunos. Constatou-se que para se desenvolver um ensino de educao de jovens e adultos adequado, exige-se formao inicial especfica e geral consistente, assim como formao continuada. Percebe-se, ento, que o aluno trabalhador atribuiu uma responsabilidade muito forte escola, o que torna necessrio um repensar de sua funo no atual contexto poltico, econmico e social. Desse modo, os educadores devem atualizar-se no sentido de proporcionar aos educandos de educao de jovens e adultos a oportunidade de fazer a ligao entre a aprendizagem no mbito escolar com o mundo do trabalho.

Palavras chave: EJA, Ensino e Aprendizagem, Educao.

IV

ABSTRACT
The youths' education and adults stand out as an important research field in the Brazilian education system, tends in view the great contingent of the population that, for a lot of reasons, he/she cannot have access to the formal school in the appropriate age for the entrance in the regular teaching. It was aimed at, to analyze and to contemplate on some pedagogic practices developed by the educators that act in the Education of Youths and Adults. For the investigation it will be used the exploratory research of field to provide subsidies. For the investigation it will be used the exploratory research of field that provides subsidies concerning the subjects that orientate the adult youths' of EJA educators' formation. To subsidize the work doctorate theories they will be used, master's degree dissertations, works of course conclusion, scientific goods, books and reports in internet. The subjects involved in that research will be priorly the educators of EJA, as well as their respective students. It was verified that adapted to develop a teaching of youths' education and adults, specific and general initial formation solid is demanded, as well as continuous formation. It is noticed, then, that the hard-working student attributed a very strong responsibility to the school, what turns necessary to a rethink of his/her function in the current context political, economical and social. This way, the educators should be updated in the sense of providing to the students of youths' education and adults the opportunity to do the connection among the learning in the school extent with the world of the work.

Key words: EJA, Teaching and Learning Education.

SUMRIO

1. INTRODUO 1.1 Objetivo Geral 1.2 Objetivos Especficos 1.3 Metodologia da Pesquisa 2. REFLEXO SOBRE A APRENDIZAGEM NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS 3. ESTUDO DE CASO 3.1 Metodologia da Pesquisa Exploratria 3.2 Anlise das Entrevistas CONCLUSO REFERNCIAS APNDICE

07 13 14 14 16

28 28 29 40 42 45

VI

1. INTRODUO
A educao de jovens e adultos destaca-se como um importante campo de pesquisa no sistema educacional brasileiro, tendo em vista o grande contingente da populao que, por muitas razes, no pode ter acesso escola formal na idade adequada para o ingresso no ensino regular, como prev a legislao (OLIVEIRA, 1999, p. 82). Embora muitas iniciativas tenham sido adotadas pelos sucessivos governos para minimizar essa desigualdade no mbito da educao formal no pas, essas no tm sido suficientes para dar conta dessa problemtica, em funo da baixa oferta de escolaridade e dos altos ndices de evaso e repetncia do ensino regular. Tais fatos vieram a confirmar a necessidade de aes permanentes no campo da educao de jovens e adultos, pois ainda se configura na realidade uma educao tradicional, pela aplicao de mtodos ultrapassados na seleo de contedos programticos, muitas vezes fragmentados e desvinculados da vida dos educandos. Segundo Paiva (1997, p.21):
Com isso, o processo de ensino e aprendizagem do adulto busca restabelecer sua trajetria escolar de modo a readquirir a oportunidade de um ponto igualitrio no jogo conflitual da sociedade, uma vez que o analfabeto, mesmo sendo um adulto era considerado uma criana grande, que desempenhava suas responsabilidades de homem de famlia com deficincia, por no ser considerado apto a desempenhar as atividades do mundo adulto e, por no dominar o mundo das letras. Esse adulto era considerado, "Adultocriana; como as crianas, ele tem que viver num mundo de egocentrismo que no lhe permite ocupar os planos em que as decises comuns tm que ser tomadas"

A realidade das classes nos cursos de Educao de Jovens e Adultos (EJA) ainda, no reconhecida pelo professor, que acredita que os alunos no aprendem porque no tem vontade de aprender. A verdade, no s o professor, mas, tambm o sistema educacional, acaba por atribuir ao aluno a culpa pelo seu fracasso, sem fazer uma reflexo que possibilite reconhecer as verdadeiras causas desse fracasso, que pode estar tanto no processo de ensino-aprendizagem, na relao professor-aluno, nos currculos, na situao scio-econmica dessa clientela, dentre tantas possveis causas.

Por outro lado, a educao nos modelos tradicionais, no leva o indivduo a refletir sobre sua condio, configurando-se assim, como uma educao opressora, que no d condies a esse indivduo de libertar na busca de seu crescimento pleno, no lhe possibilitando entender a realidade em que vive de forma a poder transform-la e, mais ainda, transformar-se. O professor no deve esquecer que a sala de aula espao propcio para a existncia de interaes entre si e os alunos e entre alunos/alunos, criando as possibilidades para emergir a produo ou construo do conhecimento, tendo em vista que essas interaes assumem um papel relevante na formao das capacidades cognitivas e afetivas de seus educandos. Alm disso, o educador deve encorajar os alunos a perceberem os conhecimentos que fazem parte de seu contexto sociocultural, enfatizando o seu significado no processo de assimilao dos conhecimentos escolares. Os educadores precisam d uma maior ateno a esses sujeitos, rever sua prtica e refletir sobre os contedos do currculo oferecido a esta modalidade de ensino, do contrrio a escola continuar sem sentido para alguns educandos que passaram por seus bancos, cite:
[...] ao selecionar criteriosamente, dentre todos os

conhecimentos desenvolvidos, aqueles relevantes para a iniciao dos jovens no mundo social. Ao mesmo tempo, exerce seu papel transformador ao preparar criticamente os jovens, capacitando-os a analisar sua sociedade, avaliar as relaes existentes, equacionar seus problemas e propor transformaes (MOURA, 1999, p. 97).

A educao de jovens e adultos um requisito bsico para o acesso ao saber sistematizado, necessrio conscientizao e participao conseqente do homem e da mulher na dinmica social, nos processos econmico, cultural e poltico. Por essa razo, que se deve estar buscando metodologias novas, apropriadas a realidade do educando. Sobre essa perspectiva, deve-se levar em considerao a carga de conhecimentos com que o educando jovem e adulto chega sala de aula, pois o educador, a partir dessa constatao, poder trabalhar os mtodos adequados que auxiliem no processo educativo, partindo da prpria vivncia desses educandos, de suas experincias, de sua condio social. Assim, o desenvolvimento intelectual desses 8

sujeitos, ao considerar a sua realidade e experincia de vida, possibilitar a eles seu desenvolvimento, ampliando suas possibilidades de alcanar benefcios na sociedade em que vive, na qual o trabalho, a famlia, as responsabilidades sociais e polticas, os conduzam busca de sua realizao plena como seres individuais e sociais. Assim, o compromisso do educador levar o educando a reconhecer seu papel enquanto sujeito da prxis, problematizando o cotidiano de sua realidade, pois nessa conscincia do mundo que, ao refletir sobre si mesmo, o homem se descobre e age em favor de mudanas. Levando-se em conta a importncia do papel de educador nesse processo de conscientizao do aluno diante de sua realidade, o professor no poder, ao trabalhar com esses jovens e adultos excludos da educao formal, lanar mo dos mtodos tradicionais de ensino, que j no o atraram para a escola anteriormente, mas, sim, partir, de maneira inovadora e motivadora, procura de mtodos, tcnicas e prticas pedaggicas que estejam de acordo com as condies e expectativas dessa clientela diferenciada. inegvel que as transformaes econmicas, sociais, polticas e culturais da sociedade contempornea vm provocando na educao e no ensino, impactos que exigem dos educadores uma constante reflexo do papel da educao e da escola. diante dessas transformaes e a partir das condies concretas oferecidas e promovidas com articulaes necessrias para construo de alternativas em luzes da coletividade que a educao deve estar a servio do desenvolvimento das relaes verdadeiramente democrticas. Com as transformaes, uma dimenso a ser considerada a formao do educador, seja ela inicial ou continuada, possuindo como referncia a busca de competncias e habilidades, exigindo no s o trato com contedos, mas, principalmente, com formas metodolgicas que permitam a utilizao do conhecimento na interveno da realidade, associando esses conhecimentos ao cotidiano e ao aluno trabalhador. Essa maneira de agir do educador exige competncias de ensino que vo alm do domnio de um programa conteudista.
Formar em verdadeiras competncias durante a escolaridade geral supe - e talvez estejamos a entend-lo - uma considervel transformao da relao dos professores com o saber, de sua maneira de "dar

a aula" e, afinal de contas, de sua identidade e de suas prprias competncias profissionais (PERRENOUD, 1999, p.53).

Essa problemtica considera que a prtica do professor, iluminada por competncias, sofrer mudanas no seu modo de ser e de fazer o processo de ensinar. Ou seja, o professor que traar seu caminho pelo prisma das competncias precisar, obviamente, implementar novas metodologias na sua prtica pedaggica, assim como diminuir contedos disciplinares e reformular o tipo de avaliao, orientando-as para as competncias. Sabe-se que inexiste uma poltica nacional de formao de educadores de jovens e adultos e a conseqncia a pouca preparao dos professores que atuam nesse campo, sem esquecer-se da escassez de recursos pblicos destinados para essa modalidade de ensino. Esses entraves influenciam na formao dos educadores, gerando prticas descontextualizadas, como tambm influenciam na aprendizagem do alunado, pois das prticas descontextualizadas dos educadores resultaro alunos desmotivados, gerando o fenmeno da evaso escolar, principalmente quando se leva em considerao que os saberes aprendidos na escola so em sua maioria desligados das situaes reais da vida dos alunos, logo, de suas necessidades intelectuais. Portanto, fica bvio que, nessa modalidade de ensino, os alunos geralmente so oriundos das camadas populares com valores e expresses diferenciados daqueles que se estabelecem na cultura escolar, pois na maioria das vezes foram excludos da escola regular por dificuldades de acesso ou pela necessidade de ingresso precoce no mundo do trabalho ou ainda da falta de adaptao da prpria organizao escolar diante da realidade desse aluno trabalhador. Conforme Oliveira (1999, p.59):
O adulto no mbito da educao de jovens e adultos, no o estudante universitrio, o profissional qualificado que freqenta cursos de formao continuada ou de especializao [...] Ele geralmente o migrante que chega s grandes metrpoles provenientes de reas rurais empobrecidas, filho de trabalhadores rurais desqualificados e de baixo nvel de instruo escolar (muito freqentemente analfabetos), ele prprio com uma passagem curta e no sistematizada pela escola e trabalhando em ocupaes urbanas no qualificadas, aps experincia no trabalho rural na infncia e na adolescncia, que busca a escola tardiamente para alfabetizar-se ou cursar algumas sries do ensino supletivo.

10

Diante dessa caracterizao do pblico de EJA, a insero do aluno na escola ainda causa um impacto muito grande, pois a escola no foi originariamente concebida para atender a esse pblico. Nesse sentido, a EJA caracteriza-se por ter um pblico com duas especificidades: uma etria, pois os alunos so em uma faixa etria superior aos 14 anos de idade, e outra, sociocultural, por serem, em sua maioria, migrantes do xodo rural. Para confirmar o deslocamento da populao rural para o urbano, basta observar o resultado da pesquisa realizada pelo IBGE, Departamento de Emprego e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios PNAD (1999 e 2001), conforme afirma Teixeira, (2002, p.32):

[...]

populao

brasileira,

em

2001,

contabilizava

169.369.557 pessoas, ou seja, 5,6% acima do nmero de 160.336.471, registrado em 1999. No mesmo perodo, a populao rural passou de 31.585.066 pessoas, para 27.269.877 pessoas, o que expressa uma reduo de 16,3%.

Levando-se em considerao os dados postos para a rea rural, e relacionandoos com a educao, especificamente relacionado alfabetizao, vai se notar que apesar de um crescente nvel de alfabetizao, o nmero de analfabetos no Brasil ainda muito alto, conforme cita Teixeira, (2002, p.34): Os no alfabetizados a partir dos 20 anos somavam 5 milhes de pessoas, em 2001, o equivalente a 68,4% do total de analfabetos da rea rural e 20,4% da populao rural total nessa faixa. notrio que o histrico da EJA, em geral, mostra os equvocos presentes nesta modalidade de ensino desde a sua concepo original como uma educao compensatria, supletiva e de carter emergencial, abordando que o professor carece de uma formao especfica para atuar nessa modalidade de ensino. por isso, que a Lei de Diretrizes e Base da Educao Nacional (BRASIL, 2000), n. 9.394/96, em seu artigo 61, faz aluso a respeito da formao de profissionais para atender aos objetivos dos diferentes nveis e modalidades de ensino, e, nos artigos

11

37 e 38, refere-se educao de jovens e adultos, traando um novo olhar sobre a abordagem da EJA no Brasil. Para tanto, essa pesquisa a partir da justificativa acima referendada, quer adentrar na investigao da formao dos educadores de EJA para o mundo do trabalho e nessa pesquisa a autora se prope averiguar como essa formao esto sendo trabalhadas, quais as mudanas necessrias na funo do educador mediante o contexto do aluno trabalhador, e como os educadores devem empregar as competncias em sua prtica pedaggica. A Lei de Diretrizes e Base da Educao Nacional n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, pe em questo duas situaes inerentes educao:

A primeira remete-se formao dos profissionais da educao:

Art. 61 A formao de profissionais da educao de modo a atender aos objetivos os diferentes nveis e modalidades de ensino e s caractersticas de cada fase do desenvolvimento do educando, ter como fundamentos. I A associao entre teorias e prticas, inclusive mediante a capacitao em servio; II Aproveitamento da formao e experincias anteriores em instituies de ensino e outras atividades.

A segunda referncia da mesma Lei remete-se a educao de jovens e adultos: Art. 37 A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria.

Obviamente que esses artigos citados na LDB n. 9.394/96 esto postos para assegurar tanto a formao do educador, quanto a escolarizao dos alunos que se apresentam em uma faixa etria destinada para a EJA. Assim sendo, a EJA no deve ser entendida a partir de uma viso de apenas erradicar o analfabetismo. Mas, compreender a EJA a partir de um resgate do conceito de educar para a vida, que envolve uma multiplicidade de processos de aprendizagem 12

relevante e por isso a incluso das situaes-problemas na escolarizao, como um dos eixos norteadores do ensino por competncias. Logo, ao trabalhar o processo de ensinar e aprender tendo por foco principal as competncias, o educador no ter frmulas prontas para esse exerccio, mas ir ter presente em sua prtica pedaggica as necessidades do meio em que os educandos convivem, o que nortear toda a sua ao pedaggica. E se o educador perceber que seus educandos necessitam de determinadas competncias, ento dever implementar atividades focalizando as situaes problemas a serem analisadas, criticadas, e com possibilidades de encontrarem solues. Assim, o educador no enfoque de ensinar por competncias sofrer modificaes em seu comportamento de ensinar, passando do conceito de repassador absoluto do saber para o intermedirio entre o conhecimento e a necessidade do alunado. A partir disso surgem questes como:

1. Quais competncias e habilidades devero ser exigidas dos formadores de EJA? 2. Que perfil deve ter os profissionais que trabalharam com a EJA? 3. Quais critrios so desenvolvidos para manifestar a busca das competncias e habilidades pelos educadores? 4. Que competncias adquiridas pelo professor, esto contribuindo para a aprendizagem dos alunos de EJA na sua preparao para o mundo do trabalho?

1.1 Objetivo Geral


Analisar e refletir sobre algumas prticas pedaggicas desenvolvidas pelos educadores que atuam na Educao de Jovens e Adultos.

13

1.2 Objetivos Especficos


Os objetivos especficos sero estabelecidos da seguinte forma: 1. Apontar alguns relacionamentos entre teoria e prtica, acerca das competncias e habilidades que so inerentes a formao do educador de EJA. 2. Apresentar algumas das caractersticas que devem estar presentes no perfil de alguns dos profissionais que trabalham com a educao de jovens e adultos. 3. Verificar qual a relao que h entre o contedo ministrado e a realidade de trabalho vivenciada pelos alunos trabalhadores (estudo de caso). 4. Registrar como ocorre o ingresso do aluno trabalhador na escola (objeto do estudo de caso) e como fica sua vida aps sua escolarizao.

1.3 Metodologia da Pesquisa


Para a investigao ser utilizada a pesquisa exploratria de campo que proporcione subsdios acerca das questes que norteiam a formao de educadores de jovens adultos de EJA. Para subsidiar o trabalho sero utilizadas teses de doutorado, dissertaes de mestrado, trabalhos de concluso de curso, artigos cientficos, livros e reportagens em internet. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa sero prioritariamente os educadores de EJA, assim como seus respectivos alunos. O ponto de partida deste estudo ser a pesquisa bibliogrfica que servir de fonte para pesquisa de campo e envolvero os autores Phillippe Perrenoud, Paulo Freire, Jean Piaget, Miguel Arroyo e outros que iro contribuir para a fundamentao terica. Para a pesquisa de campo ser utilizado como instrumento de coleta de dados, o questionrio. Conforme cita Vergara (1997 p.52):O questionrio caracteriza-se por uma srie de questes apresentadas ao respondente (...) o questionrio pode ser aberto, pouco ou no estruturado, ou fechado, estruturado [...].

14

Partindo desse conceito, define-se o questionrio do tipo fechado estruturado, para a coleta dos dados, pois segundo Vergara (1997 p.53): o respondente far escolhas diante de alternativas apresentadas. Aps a pesquisa de campo e a coleta de dados estes sero processados e sistematizados, tendo em considerao o referencial terico que fundamenta e orienta a presente pesquisa.

15

2. REFLEXO SOBRE A APRENDIZAGEM NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS


Os educadores procuram mtodos e prticas educativas adequadas realidade cultural e ao nvel de subjetividade dos jovens e adultos. Por muito tempo, o ato de aprender foi considerado sinnimo de memorizao. Isso justificava que a escola se organizasse para exercer a funo primordial de repasse do maior nmero possvel de informaes aos alunos. Os contedos a ser transmitidos eram organizados em grandes blocos, por reas, e, em geral, partiam dos mais simples para os mais complexos. Acreditava-se que, juntando as pequenas partes, os alunos conseguiriam compreender o todo. Por se tratar de alunos adultos, de certa forma estes apresentavam um bloqueio, demonstrando tambm um medo em relao ao modo de aprendizagem. Sentiam-se a princpio, "encabulados" por terem de decorar e repetir sons e letras. Porm, pesquisas a respeito dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita vm comprovando que a estratgia necessria para um indivduo se alfabetizar no a memorizao, mas a reflexo sobre a escrita. Essa constatao ps em xeque uma antiga crena, na qual a escola apoiava suas prticas de ensino, e desencadeou uma revoluo conceitual, uma mudana de paradigma. Tais mudanas ocasionaram vantagens e prejuzos que caracterizam um perodo de transio, de transformao de idias e prticas cristalizadas ao longo de muitos anos. Qual o estudante inicial que no se sente coagido ao ser solicitado que se expresse atravs da escrita ou leitura? Essa reao presenciada constantemente por professores durante o trabalho em sala de aula. Os argumentos dizendo que no sabem escrever o mais usado entre os alunos, muitos educadores ficam perplexos ao ouvir essas mensagens negativas, mas a realidade. Sabe-se que tal situao para ser resolvida depende do esforo do educador. preciso exercer um papel mediador, da a necessidade de conhecer os mecanismos, para, a partir de ento, tornar fcil escrever sem receio. Em um processo de alfabetizao de adultos fundamental considerar que prticas de leitura essa pessoas se envolvem e com que objetivos almejam ler. Muitos 16

alunos, em suas demandas mais urgentes, revelam que gostariam de aprender a ler para poder identificar os nibus que devem tomar fazer a leitura da Bblia, reconhecer seu nome na folha de presena do trabalho, acompanhar as noticias nos jornais, dentre outras. Tais necessidades no justificam que devem aprender apenas atividades de leitura e de escrita que tenham apenas esses fins especficos. No se deve pensar que os alunos precisam de comunicao escrita apenas para fins instrumentais. Na concepo de Nico (2000, p. 20): para adquirir a habilidade de leitura e escrita, necessrio que haja a automatizao de funo, alm da capacidade de sntese (interpretao). de conhecimento de todos os educadores que a escola o caminho certo quando se fala em processo ensino-aprendizagem, tendo em vista o compromisso que ele exerce perante a sociedade, por isso tem-se o compromisso de apresentar um plano que v proporcionar aos educandos mais maturidade no exerccio da escrita e leitura. Somente com anlise profunda do problema que vai ter bons resultados, pois como diz Goulart (2003, p. 106):
[...] alfabetizar menos impor modelos que permitir que o sujeito desenvolva sua forma de captar o simblico social nos textos (e a est includo o sistema de escrita), a partir de sua subjetividade, com a sua marca, a sua assinatura. A construo da identidade individual no processo de produo de textos parece estar fundada na construo da identidade social.

No somente nas atividades de leitura, mas tambm nas escritas fundamental que os alunos possam ir compreendendo e penetrando na organizao da linguagem escrita socialmente relevante. Alfabetizar-se em um sentido amplo, aprender a manipular e utilizar a linguagem deliberadamente para participar em eventos socialmente valorizados, implica tomar parte em situaes geradoras de leitura e escrita onde estas prticas so mobilizadas e utilizadas (KALMAN, 2004, p. 25). A busca pelo conhecimento um processo amplo de aprendizagem, que envolve responsabilidade do educador e do educando. A escola de suma importncia, uma vez que, potencialmente um dos instrumentos a ser usado na construo do aprendizado escolar. O educando o sujeito principal, a escola o meio e o educador o mediador de todo os conhecimentos desenvolvidos dentro da escola. por essa razo que Ribeiro (1999, p. 5) defende que a alfabetizao e a educao de base de adultos 17

deveriam partir sempre de um exame crtico da realidade existencial do educando, da identificao das origens de seus problemas e das possibilidades de super-los. Uma das dificuldades enfrentada pelos educadores que trabalham na EJA com a leitura e a escrita, especialmente na 1 etapa, que corresponde s sries iniciais. Nesse curso depara-se com jovens e adultos que se encontram fora de sala de aula h vrios anos e ainda, com mais incidncia, alunos que nunca freqentaram uma sala de aula. Essa uma das razes de tantos fracassos, desistncias e esvaziamento das salas de aulas da EJA. Como a maioria, dos alunos da EJA passa o dia todo trabalhando, estas no podem ter o mesmo rendimento dos demais estudantes, principalmente, se tratando de aulas tidas como tradicionais: quadro, giz e exposio oral dos contedos, muitos fora da realidade dos educando. Essa modalidade de ensino necessita de aula diferenciada, com dinmicas e tcnicas de ensino facilitadoras da aprendizagem, condizente com a realidade dos alunos. A concepo educacional freireana centra-se no potencial humano para a criatividade e a liberdade no interior de estruturas poltico-econmico-culturais opressoras. Ela aponta para a descoberta e a implementao de alternativas libertadoras na interao e transformao sociais, via processo de "conscientizao".

"Conscientizao" foi definida como o processo no qual as pessoas atingem uma profunda compreenso, tanto da realidade scio-cultural que conforma suas vidas, quanto de sua capacidade para transform-la. Ela envolve entendimento praxiolgico, isto , a compreenso da relao dialtica entre ao e reflexo. Freire prope uma abordagem praxiolgica para a educao, no sentido de uma ao criticamente reflexiva e de uma reflexo crtica que seja baseada na prtica. H dcadas que se buscam mtodos e prticas adequadas ao aprendizado de jovens e adultos: Como diz Freire (1997, p. 72):
[...] a alfabetizao no pode se fazer de cima para baixo, nem de fora para dentro, como uma doao ou uma exposio, mas de dentro para fora pelo prprio analfabeto, somente ajustando pelo educador. Esta a razo pela qual procuramos um mtodo que fosse capaz de fazer instrumento tambm do educando e no s do educador e que identificasse, como observou um jovem socilogo brasileiro (Celso Beisiegel), o contedo da aprendizagem com o processo de aprendizagem. Por essa razo, no acreditamos nas cartilhas que pretendem fazer montagem de sinalizao

18

grfica com uma doao e que reduzem o analfabeto mais a condio de objeto de alfabetizao do que de sujeito da mesma.

Com isso, notamos que desde os anos 70, ou at mesmo antes, o uso da cartilha e metodologias inadequadas na educao de jovens e adultos preocupava os educadores da poca e, infelizmente, essa problemtica permeia os tempos atuais, segundo (FUCK, 1994, p.14 e 15):
Que a educao seja o processo atravs do qual o indivduo toma a histria em suas prprias mos, a fim de mudar o rumo da mesma. Como? Acreditando no educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar solues, desafiar, enfrentar, propor, escolher e assumir as conseqncias de sua escolha. Mas isso no ser possvel se continuarmos bitolando os alfabetizandos com desenhos pr-formulados para colorir, com textos criados por outros para copiarem, com caminhos pontilhados para seguir, com histrias que alienam, com mtodos que no levam em conta a lgica de quem aprende.

Hoje, como ontem, as posies de Paulo Freire (1996, p.59 e 60) com respeito busca de novas prticas educativas ganham fora e nos levam a refletir:
Alfabetizao a aquisio da lngua escrita, por um processo de construo do conhecimento, que se d num contexto discursivo de interlocuo e intera-o, atravs do desvelamento crtico da realidade, como uma das condies necessrias ao exerccio da plena cidadania: exercer seus direitos e deveres frente a sociedade global. O sistema escrito produzido historicamente pela humanidade e utilizado de acordo com interesses polticos de classe. O sistema escrito no um valor neutro. A alfabetizao no pode ser reduzida a um aprendizado tcnico-lingustico, como um fato acabado e neutro, ou simplesmente como uma construo pessoal intelectual. A alfabetizao passa por questes de ordem lgico-intelectual, afetiva, sciocultural, poltica e tcnica.

preciso conduzir o adulto a compreender que a escrita e a leitura vo alm da decifrao e transcrio de letras e sons, so atividades orientadas pela busca do sentido e do significado. O sujeito est intimamente ligado ao objeto, procurando buscar coordenadas para a tomada de conscincia deste processo. O domnio da leitura e da escrita est diretamente relacionado progresso da escolaridade que por sua vez, est ligado cidadania. Para o jovem e adulto que no 19

sabe ler e escrever, o seu mundo pequeno, pois impossibilitado de acesso a notcias e informaes escrita, sem contar, que a interpretao de informaes visuais e auditivas, em decorrncia do seu baixo senso critico, torna-se difcil. Na procura incansvel pelo desejo de aprender a ler, dominar a escrita e de calcular, muitos adultos matriculam-se nas sries iniciais da Educao de Jovens e Adultos, em busca de melhoria e qualidade de vida, pelo domnio e utilizao do seu espao. Muitos ainda acalentam o sonho de estudar "para ser algum na vida", e eles tm a escola como uma possibilitadora de novas condies de vida pessoal, profissional e humana. Ser algum na vida parece que esta resposta adia a esperana. No entanto, preciso orientar os educandos que eles j so algum na vida; que so responsveis pelo processo evolutivo dos acontecimentos histricos, das grandes viradas industriais e do desenvolvimento do pas. Que ele o agente, o mentor de sua histria. Ser algum assumir o seu papel de anteriormente. As motivaes no se limitam ao aspecto citado anteriormente. Muitos se referem tambm vontade mais ampla de entender melhor as coisas, se expressar melhor, de ser gente, de no depender sempre dos outros. Especialmente, as mulheres, referem-se muitas vezes tambm ao desejo de ajudar os filhos com os deveres escolares ou, simplesmente, de lhes dar um bom exemplo. Outros voltaram aos estudos justamente para atender as necessidades exigidas pelo trabalho. As transformaes cientficas, tecnolgicas e sociais e a famosa globalizao mundial exigem do homem uma nova postura profissional, uma reciclagem geral. A esse respeito Libneo (1994, p. 35) destaca que:
Pela educao escolar democratizam-se os conhecimentos, sendo na escola que os trabalhadores continuam tendo a oportunidade de prover escolarizao formal aos seus filhos, adquirindo conhecimentos cientficos e formando a capacidade de pensar criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social. A atividade que impulsiona o trabalhador a estudar tambm a mesma que o ajuda a desistir. A nsia de exercer uma funo mais remunerada e respeitada faz a procura da escolarizao, pois para eles, a dignidade como trabalhador viria a partir de uma mudana concreta de vida, posta numa sociedade que privilegia o letrado. O educador adulto tem de admitir sempre que os indivduos com os quais atua so homens normais e realmente cidados teis.

20

Muitos voltaram aos estudos justamente para atender as necessidades exigidas pelo trabalho. As transformaes cientficas, tecnolgicas e sociais e a globalizao mundial, exigem do homem uma nova postura profissional, uma ampla atualizao e essa postura/atualizao/mudana tm que ser rpida, ou o homem pagar um alto preo pela demora. Os jovens e adultos precisam se adequar a esse ritmo rpido e, por isso, necessita muito do estudo, do conhecimento, buscar o novo, o inusitado. A desvalorizao social, que se acentua e se estabelece no mundo do trabalho, por meio da desqualificao profissional dentro das instituies, poderia ser superada a partir do domnio de determinadas capacidades. Desta forma, estes Jovens e Adultos buscam a escola para ascender profissionalmente, serem reconhecidos socialmente e melhorar a qualidade de vida. Porm, ao atrair o adulto para a escola, preciso garantir que ele no a abandone. As altas taxas de evaso (menos de 30% concluem os cursos) tm origem no uso de material didtico inadequado para a faixa etria, nos contedos sem significado, nas metodologias infantilizadas aplicadas por professores despreparados e em horrios de aula que no respeitam a rotina de quem estuda e trabalha. No se trata apenas de ensinar a ler e escrever. Para inserir esta populao no exerccio pleno da cidadania e ampliar suas oportunidades de colocao no mercado de trabalho, a alfabetizao deve compreender a oferta de uma formao equivalente, pelo menos, s quatro sries iniciais do Ensino Fundamental. Muitos professores alfabetizadores da EJA no levam em considerao os conhecimentos e experincias vividas pelo discente durante sua histria de vida, quando na realidade sabe-se que esses educandos tm toda uma experincia de vida, de luta, cabendo ao professor como tambm, a escola, respeitar e aproveitar os saberes acumulados dessa clientela e, tentar reconstruir com eles novos conhecimentos.

Funck (1994, p. 14-15), entende que preciso acreditar:


[...] no educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar solues, desafiar, enfrentar, propor, escolher e assumir as conseqncias se sua escolha. Mas isso no ser possvel se continuarmos oferecendo aos

21

alfabetizados desenhos pr-formulados para colorir, com textos criados por outros para copiarem, em caminhos pontilhados para seguir, com histrias que alienam, com mtodos que no levem em conta a lgica de quem aprende. A voz dos alfabetizados, ao serem ouvidas e respeitadas, propicia um contexto de aprendizagem onde o saber da experincia vivida considerado; ao participarem de atividades letradas, suas vozes, mesmo que no portadoras da norma da lngua considerada padro, se tornam tambm legitimadas socialmente.

Kalman (2004) ressalta que as polticas para a Educao de Jovens e Adultos precisam enfatizar trs princpios essenciais, a saber:

1 - o contexto onde os educandos vivem e realizam suas atividades cotidianas devem ser considerados pelas aes educativas; 2 - o ponto de partida dos programas educativos deve ser aquilo que os participantes conhecem e sabem fazer e; 3 - a heterogeneidade dos usurios deve ser reconhecida e atendida pelas propostas educativas.

preciso considerar que jovens e adultos so portadores de uma bagagem cultural rica e diversa, construda em diferentes mbitos de suas vidas, sendo, portanto, o ponto de partida para novas aprendizagens. Se os Jovens e Adultos so capazes de fazer com competncia a leitura do mundo, podem tambm ser competentes para a leitura de revistas, livros, jornais, gibis, bblia, folhetos, bilhetes, anncios, pois como afirma Freire (1983, p. 11), a leitura do mundo precede da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreenso do texto a ser alcanada por sua leitura crtica implica a percepo das relaes entre texto e contexto. Nesse sentido, o ato de ler, antes de tudo, um ao crtico, pois aquele que est aprendendo a ler e a escrever deve ser concebido como sujeito do conhecimento, ou seja, isto , por meio das interaes que se constri o contexto. Freire (1983) defendia que o processo educativo no consiste de conhecimentos prontos, acabados, mas sim sobre os conhecimentos que circulam e, que esto em constante transformao; professores e alunos so sujeitos da educao e esto em permanente processo de aprendizagem. 22

Trabalhar com a Educao de Jovens e Adultos significa conscientizar-se de que necessrio utilizar-se de estratgias para que possa criar vnculos de amizade e um respeito mtuo entre aluno e professor. No entendimento de Arroyo (2000, p. 56), o professor precisa inventar uma nova prtica que desperte o:
Interesse [dos alunos] por outras lies, por exemplo, como aprender os valores em uma sociedade sem valores, como aprender a amizade, o amor, o relacionamento humano, os valores e leis que regulam o relacionamento entre gneros, classes, raas, idades. Pode ser que queiram saber como vo se inserir no trabalho, nas artes, na cidadania, como funciona a produo... Como ser gente.

preciso ser possuidor de uma conscincia verdadeiramente crtica, que no pretende se sobrepor ao educando adulto, que se identifique com ele, utilizando um mtodo adequado onde seja bom para ambos. Melhorando a convivncia dentro da sala de aula, e fora dela tambm. "Saber que ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua prpria produo ou a sua construo" (FREIRE, 1996, p. 32). O educador precisa compreender como o adulto v a aprendizagem da expresso escrita e oral, e assim lev-los a desmistificar esse processo, fazendo com que o mesmo perceba que escrever no depende de dom de palavras, que essa uma idia errnea, pois sabido que todos tm algo a dizer, que tm o que compartilhar que precisam documentar sua vivncia e o que querem refletir sobre as coisas da vida e sobre o prprio trabalho. No tratando adequadamente a escrita e a fala na alfabetizao, a escola encontrar dificuldades srias para lidar com a leitura. Afinal a leitura, na sua funo mais bsica, nada mais do que a realizao do objetivo de quem escreve (CAGLIARI, 1992, p. 8). Tem que considerar o educando no como uma criana em fase de alfabetizao, ou como um sujeito marginalizado, e sim como um ser normal da sociedade em que se vive, enfim, um ser pensante um ser portador de idias e um produtor de idias, que se revela espontaneamente em sua conversao, em sua critica aos fatos, em sua literatura oral. O que ocorre que, na presena do professor que se

23

pe como possuidor de todo o conhecimento, inferioriza o aluno, retraindo seu comportamento at provocar a desistncia. Numa alfabetizao de jovens e adultos, o fundamental, que mesmo quando os alunos dizem que no sabem ler, eles sejam levados a crer que a leitura no um processo de decifrao, mas um processo de construo se sentidos do texto. Como ressalta Kalman (2004, p. 77) ao afirmar que preciso compreender a leitura e a escrita mais como prticas sociais do que como um conjunto de habilidades centrado na manipulao mecnica dos elementos isolados do texto. As experincias com eventos de leitura e escrita contam muito para a formao de todos. Geralmente, trabalha-se com alunos que tiveram muito pouco ou quase nenhum contato com a leitura e escrita desde a infncia. O aprendizado desse aluno com certeza ser mais difcil do que aquele que desde pequeno, por influncia dos pais, tem contato com esses materiais. Alfabetizar letrando significa orientar a criana para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com prticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situaes que tornem necessrias e significativas prticas de produo de textos. Este o desafio posto para a educao de jovens e adultos. O letramento possibilita a incluso no universo cultural. Por meio da cultura letrada, pode-se comunicar e integrar com outras pessoas pode-se ter acesso a uma gama infinita de informaes, tem-se a possibilidade de uma participao mais ativa no mundo do trabalho, da poltica. Os jovens e adultos analfabetos envolvem-se em prticas sociais de leitura e de escrita, diariamente, quer seja ao pedir para algum que leia o nome de um nibus ou de uma rua, quer leia uma carta que recebe que veja o prazo de validade de um produto ao supermercado, que anote um recado para algum. Embora no saibam ler e escrever, essas pessoas, de certo modo j apresentam graus de letramento, uma vez que esto imersas num mundo letrado e fazem uso, de uma forma, da leitura e da escrita. Estar imerso em um ambiente letrado fundamental, mas no parece ser suficiente, preciso que o professor leve seus alunos a refletirem sobre a escrita, a estabelecerem relaes entre diferentes tipos de textos e produzirem textos significativos, o mais prximos que for possvel de seu uso social. Estes precisam saber

24

que a escrita no um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado de esforo coletivo da humanidade (FERREIRO, 2001, p. 43). Proporcionar conhecimentos e mtodos sobre as formas de aplicabilidade dos contedos didticos aos integrantes do processo educativo, mostrando a necessidade do uso de instrumentos e procedimentos de mtodos adequados proporcionando aos educandos uma forma de aprendizagem coerente com as suas necessidades e tambm, que seja compatvel com suas diferenas de idade que sempre haver dentro da sala de aula. O professor de EJA pode utilizar-se de muitas situaes como estas para contextualizar um ambiente de letramento nas atividades de alfabetizao. Por meio da leitura compartilhada, o professor pode aproximar seus alunos do mundo letrado, mesmo aqueles que ainda no lem convencionalmente. Pela leitura, todos os envolvidos - professores e alunos - podem: ser estimulados a desejar fazer outras leituras; a imaginar as situaes lidas, exercitando o imaginrio; a se confrontar com outros pontos de vista diferentes dos seus; a estabelecer relaes entre o que est sendo lido e o que est escrito; a compreender o sentido de comunicao da escrita. No entanto, muito difcil para um no leitor formar leitores. S se podem formar leitores se oportunizar situaes de leitura significativas na sala de aula. O mesmo ocorre com a escrita. O professor preocupado em inserir seus alunos no mundo letrado precisa antes de tudo ter uma relao positiva com a leitura e a escrita. preciso que ele tenha uma relao de prazer com os textos e reconhea sua importncia e suas diferentes funes: informar, refletir, comunicar, divertir. O professor torna-se ento um modelo de leitor para o aluno. Por meio da leitura realizada pelo professor, o aluno pode observar procedimentos de um leitor eficiente, pode perceber a relao que existe entre o texto e o leitor. Por meio da leitura e da escrita, o professor pode ampliar seu universo letrado, utilizando plenamente suas capacidades de uso da linguagem (oral e escrita) e de suas capacidades intelectuais e assim construir novas competncias profissionais. Segundo Soares (2001), ao professor cabe tomar algumas atitudes importantes para que haja vinculao imediata entre o aluno e a escrita/leitura, tais como:

Respeitar a diversidade de expresses orais dos alunos; 25

Saber ampliar as suas diferentes formas de expresso, abrindo espaos cotidianamente para conversas e narrativas;

Saber

proporcionar

aos

alunos

reais

situaes

comunicativas,

incentivando-os a exporem suas dvidas oralmente, a interferirem na fala dos outros fazendo contrapontos, a organizar debates e seminrios, a promoverem saraus literrios ou poticos;

Saber ler para os alunos; Saber aproximar os alunos de fontes de informao diversificadas e instigantes: livros, jornais, revistas, vdeos, cartazes;

Saber comunicar um comportamento leitor (comentar uma leitura que fez indicar uma leitura a algum, expressar o que sentiu numa determinada leitura, comparar diferentes autores, comparar diferentes fontes de informao);

Saber selecionar textos para diferentes propsitos de leitura: ler para se divertir, ler para buscar informaes, ler para apreciar;

Saber selecionar textos para diferentes faixas etrias, e gostos dos alunos; Saber propor a leitura e escrita de diferentes tipos de textos: listas, receitas e textos instrucionais, formulrios e questionrios, anncios folhetos e cartazes, textos em versos, poemas, letras de msicas, bilhetes, cartas e ofcios, jornais, contos, crnicas, fbulas e anedotas, relatos, biografias, textos com informaes histricas, textos com informaes cientficas;

Saber ser escriba para os alunos; Saber propor atividades diversificadas para os diferentes grupos de alunos com diferentes apropriaes de escrita;

Muitas circunstncias de uso da leitura e da escrita podem ser favorecidas no contexto da sala de aula. Formar usurios autnomos da leitura e da escrita papel da escola. Para isso, fundamental que ela tome para si esta tarefa, principalmente na educao de jovens de adultos, que constituda por um pblico que geralmente foi privado do acesso cultura letrada. Favorecendo um contexto de letramento o professor possibilita que os alunos ampliem seus conhecimentos, compreendam o mundo que os rodeia e sintam-se participantes dele. 26

O papel do educador mediar a aprendizagem, priorizando, nesse processo, a bagagem de conhecimentos trazida por seus alunos, ajudando-os a transpor esse conhecimento para o "conhecimento letrado". A escrita no um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforo coletivo da humanidade (FERREIRO, 2001, p. 43). Numa concepo construtivista de educao, o professor no , e nem tampouco pode ser, mero espectador da construo de conhecimentos de seus alunos. Cabe a ele o papel de organizar as situaes de aprendizagens, as intervenes pedaggicas que auxiliem os alunos em suas prprias construes, que considere seus conhecimentos e os mecanismos envolvidos nessa construo, alm das questes relacionadas didtica do objeto a ser ensinado e aprendido. Esse deve ser a funo do educador que trabalha com a educao de jovens e adultos. Para atuar e cumprir o seu papel o educador necessita de voltar aos bancos escolares a fim de atualiza-se, adquirir mais competncias para realizao do trabalho. Exigindo das autoridades e instituies o cumprimento das leis e estatutos vigentes.

27

3. ESTUDO DE CASO
O Estudo de caso deste trabalho de concluso de curso foi desenvolvido junto a uma escola pblica municipal, situada a Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga, n 20, Bairro Vila Gilda, municpio de So Paulo, a escola situa-se em uma regio populosa composta de migrantes de todos os estados do Brasil que se estabeleceram no bairro pela facilidade de moradia mais barata. Embora a escola esteja situada na periferia da cidade de So Paulo, ela interage com a sociedade atual, globalizada, que exige o homem ideal como pessoa instruda e com conhecimentos e autonomia. A inteno identificar e analisar, atravs dos discursos dos educadores do 1 segmento da Educao de Jovens e Adultos, (referente s quatro primeiras sries do Ensino Fundamental), quais as principais dificuldades de aprendizagem apresentada por esse seguimento de ensino.

3.1 Metodologia da Pesquisa Exploratria


Para alcanar o objetivo proposto, utilizou-se como suporte metodolgico, a abordagem qualitativa, por proporcionar uma compreenso mais detalhada da realidade pesquisada. Esta opo ratificada por Minayo (1996, p. 134), quando caracteriza a pesquisa qualitativa como importante para:

(a) compreender os valores culturais e as representaes de determinados grupos sobre temas especficos; b) para compreender as relaes que se do entre atores sociais tanto no mbito das instituies como dos movimentos sociais; c) para avaliao das polticas pblicas e sociais tanto do ponto de vista de sua formulao, aplicao, tcnica, como dos usurios a quem de dedica.

28

Acoplada a essa abordagem, optou-se pela pesquisa bibliogrfica, definida pelo conjunto de materiais escritos e/ou gravados, seja mecnico ou eletrnico que contm informaes pr-elaboradas e publicadas por diversos atores. So consideradas fontes biogrficas os livros de leitura corrente ou de referncia, como dicionrios enciclopdias, anurios e outros; as publicaes peridicas (jornais, revistas) fitas de vdeo, udio e pginas de web, sites, relatrios de simpsios e seminrios. Vale salientar que a utilizao de quaisquer destas fontes podero ser total ou parcialmente. Segundo Gil (1994, p.46), a principal vantagem desse tipo de pesquisa consiste em permitir ao investigador uma cobertura ampla dos fatos/fenmenos, bem mais ampla do que poderia se pesquisar diretamente. Tal vantagem ainda sob os olhos desse autor se torna de crucial importncia quando o problema da pesquisa requer dados dispersos como se julga ser o caso deste estudo. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionrio (anexo) contendo 05 questes abertas (subjetivas) onde as entrevistadas escreveram livremente, acerca da temtica em que questo. Estes dados sero confrontados, na medida do possvel, com os autores que teorizam sobre a EJA. As entrevistadas sero identificadas pela a letra (E), de Educador, seguida pelos quatro primeiros numerais.

3.2 Anlise das Entrevistas


A partir das falas dos educadores, busca-se delinear as principais dificuldades enfrentadas pelos educandos do primeiro seguimento da EJA. Para tanto, sero analisadas as falas de quatro educadores da rede municipal de ensino da cidade de So Paulo (Zonal Sul) que trabalham nessa modalidade de ensino. Foram entrevistados quatro educadores, que foram denominados de E1, E2 e E3 e E4. Ao serem questionados sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores ao trabalhar com os alunos da EJA? Estes responderam que: As dificuldades mais acentuadas so relacionadas evaso e freqncia (E1).

29

No participam das aulas. So, na maioria, sem pacincia, agressivos, dificultando a aprendizagem. Querem, a todo custo ficar com nota. Faltam constantemente. Alegam est ali para adquirir um certificado (E2). A grande falta de interesse, de compromisso com o professor e com a escola (E3). A falta de estmulo e o cansao por causa da jornada de trabalho (E4). Percebe-se na fala dos entrevistados, que as dificuldades apontadas so praticamente as mesmas. Em funo dos poucos investimentos financeiros, (destinados pelos rgos federais, estaduais e municipais) da ausncia de profissionais especialmente habilitados alm de material didtico muitas vezes inadequado, escolarizao bsica dos jovens e adultos, muitas vezes, precria. A maioria das atitudes apresentadas pelos educandos como: falta de interesse e estmulo, impacincia, freqncia, dentro outros so causados principalmente, por aulas cansativas, desinteressantes, descontextualizadas. O desestmulo dos alunos pode ter diversas causas, por exemplo, as dificuldades em assimilar os contedos muitos deles foram da realidade do aluno, junto ao medo de ser reprovado, de vir a fracassar, a falta de tempo para estudar e o cansao por causa das horas de trabalho excessivas. Como a escola, para a maioria dos Jovens e Adultos, no corresponde ao que estes esperam dela, os alunos da EJA acabam reagindo, pois segundo Paschoal (apud SALLES, 1998, p. 18) a escola percebida como opressiva pelos alunos que sentem o ensino como: cansativo e desinteressante, pois no corresponde s suas expectativas. Muitos educadores acabam tratando os alunos da EJA, da mesma forma do sistema comum de ensino, quando se sabe que a essa modalidade de ensino, requer um currculo diferenciado, aulas mais diversificadas e eficazes de acordo com a real conjuntura dos educandos, s desta forma ser possvel vencer o desinteresse e o desestmulo ocasionado pelo dia de trabalho, pela auto-estima baixa. Sabe-se das dificuldades de manter o interesse dos alunos - que chegam cansados do trabalho, de planejar aulas que tenham relao com a vida deles e que no sejam uma verso empobrecida do que dado a crianas e adolescentes.

30

No entanto, o professor no deve esquecer que a sala de aula espao propcio para a existncia de interaes entre si e os alunos e entre alunos/alunos, criando as possibilidades para emergir a produo ou construo do conhecimento, tendo em vista que essas interaes assumem um papel relevante na formao das capacidades cognitivas e afetivas de seus educandos. Alm disso, o educador deve encorajar os alunos a perceberem os conhecimentos que fazem parte de seu contexto sociocultural, enfatizando o seu significado no processo de assimilao dos conhecimentos escolares. Os educadores precisam d uma maior ateno a esses sujeitos, rever sua prtica e refletir sobre os contedos do currculo oferecido a esta modalidade de ensino, do contrrio a escola continuar sem sentido para alguns educandos que passaram por seus bancos.
[...] ao selecionar criteriosamente, dentre todos os

conhecimentos desenvolvidos, aqueles relevantes para a iniciao dos jovens no mundo social. Ao mesmo tempo, exerce seu papel transformador ao preparar criticamente os jovens, capacitando-os a analisar sua sociedade, avaliar as relaes existentes, equacionar seus problemas e propor transformaes (MOURA, 1999, p. 97).

Para ensinar preciso saber qual o conhecimento que prvio no aluno. Essa mais uma verdade que deve ganhar espao na escola. O que os alunos da EJA precisam desenvolver as capacidades e competncias necessrias para enfrentar as transformaes culturais, cientficas e tecnolgicas que repercutem inclusive no mercado de trabalho. Observa-se, tambm, que as educadoras ao mencionarem as dificuldades em trabalhar com a EJA, atribuem s dificuldades apresentadas alunos como:- falta de estmulos, motivao, interesse, cansao - e no as delas mesmas. Elas geralmente, no admitem que tenham dificuldades de trabalhar aulas diversificadas, de inovar metodologicamente, de alfabetizar, de lidar com alunos de idades heterogneas e interesses diversos. Muitos educadores acreditam que esto trabalhando a prtica de uma maneira coerente surpreendem-se quando observam que, apesar do seu discurso avanado mantm-se numa prtica absolutamente conservadora. 31

De acordo com Gadotti (2000, p. 8), no por outra razo que todo debate em torno da funo do educador e do exerccio da funo educativa tem "esbarrado na dificuldade da persistncia de que os alunos adultos tm a cultura de um fracasso escolar". Como se tem ainda pouca preocupao em pensar no prprio discurso e, sim, na prtica, o educador precisa se auto-analisar em sala de aula, para que ele possa utilizar o saber prtico associado aos conhecimentos tericos em um dilogo coerente com aquilo que se constroem e se acredita. Ainda, segundo Gadotti (2000, p. 84):
lgico que o professor poder fantasiar no seu discurso a prtica que desenvolve. Existe uma tendncia natural de disfarar os insucessos e ampliar os sucessos. A maneira de contornar isso no ficar apenas na descrio das prticas reflexionar os motivos dessa prtica.

A esse respeito, Freire (1997, p. 21) comenta que:


[...] o ensino no a alavanca para a mudana ou a transformao da sociedade, mas sei que a transformao social feita de muitas tarefas pequenas e grandes, grandiosas e humildes! Estou incumbido de uma dessas tarefas... A questo agora pr minha prtica ao lado de meu discurso. Isto , como posso ser coerente em classe.

O processo de aprender a ler e escrever no se desenvolve espontaneamente, s pelo fato de "o sujeito interagir com a escrita" dentro de um ambiente alfabetizador como supem algumas escolas. Ensinar como se l, bem como ensinar como se escreve exigem do professor domnio de conhecimentos especficos, tais como: estrutura e funcionamento da lngua em determinada sociedade, alfabetizao nos diferentes gneros textuais, os quais, para serem compreendidos, precisam ser estudados no contexto do discurso social. Esses e outros conhecimentos especficos da rea, articulados a uma formao profissional genrica sobre educao, sobre processo ensino-aprendizagem, so indispensveis para que o professor desenvolva um ensino de leitura e escrita de boa qualidade. Equivale dizer que o processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita pressupe formao e informao, esforo 32 intelectual, mtodo, disciplina,

autodisciplina, desejo, tanto por parte de quem se prope a ensinar como parte do aprendiz. Em seguida, indagou-se: E, com relao aos alunos, quais as maiores dificuldades apresentadas por estes? Nesta questo, foram obtidas as seguintes respostas: Desmotivao, freqncia, distoro idade/srie (E1). A jornada de trabalho exercida e muitos anos fora da sala de aula (E2). So alunos que possuem muitas dificuldades e, no entanto no dispe a superar estas dificuldades (E3). Na interpretao de textos no domina bem a metodologia. Idias vagas na produo textual. Quando Escrevem, no fazem a coeso (E4).

Ver-se que as dificuldades apresentadas pelos educandos, so semelhantes mostradas pelos educadores para trabalhar com os alunos da EJA, exceto o (E4) que mencionou a interpretao e produo de textos. A sociedade em 2009 tem cada vez mais, exigido do ser humano maior capacidade de comunicao (falar, escrever e interpretar) para sua participao efetiva na sociedade, incluindo a capacidade de interpretar e produzir textos. Faundez (1999, p. 34), defendendo a Pedagogia do Texto, argumenta:

A maior parte dos conhecimentos (cincias, crenas, emoes, etc.) se exprimem e se comunicam por meio de textos orais e/ou escritos. Para poder se apropriar desses conhecimentos, o ser humano necessita dominar uma infinidade de gneros de textos, sem os quais ele ser confrontado a obstculos, seja na aprendizagem, seja no ensino de tais conhecimentos. A linguagem oral e escrita so elementos de comunicao importantssimos ao desenvolvimento intelectual dos seres humanos e a capacidade escritora em especial de cada um vai depender muito do ambiente.

33

A capacidade de produo textual, to necessria na era moderna e contempornea, depende de um exaustivo exerccio de leitura.

Por esta razo, a produo de texto, no pode ser encarada como atividade apenas de Lngua Portuguesa, restrita composio textual que focalize apenas um tema proposto, deve sim permear todos os campos e disciplinas uma vez que a utilizao freqente da escrita contribuir para ampliar o conhecimento do aluno sobre o funcionamento da escrita e sua capacidade de comunicao. Nesse aspecto, cabe ressaltar as palavras de Freire (1997, p. 29) quando explicita que:
[...] na prtica democrtica e crtica, a leitura do mundo e a leitura das palavras esto dinamicamente juntas. O comando da leitura e da escrita se d a partir de palavras e de temas significativos experincia comum dos alfabetizandos e no de palavras e de temas apenas ligados experincia do educador.

Escrever uma atividade que exige exerccio contnuo, para que o aluno perca o medo e adquira, atravs do estmulo constante do professor, o gosto e o domnio da arte de redigir. Uma das maiores queixas apresentadas pelos educadores, seja da EJA ou no realmente fazer com que os alunos transponham para o papel as suas idias de forma coerente e coesa. Fazer com que a leitura/escrita faa parte da vida dos Jovem e Adulto que h muito estava afastado dos bancos escolares no tarefa fcil, pois como diz Freire (1979, p. 71-72):
O analfabeto aprende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever. Prepara-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue faze-lo na medida em que a alfabetizao mais que o simples domnio mecnico de tcnicas para escrever e ler. Com efeito, ela o domnio dessas tcnicas em termos conscientes. entender o que se l e escrever o que se entende. comunicar-se graficamente. uma incorporao. Implica no em uma memorizao mecnica das sentenas, das palavras, das slabas, desvinculadas de um universo existencial coisas mortas ou semimortas -, mas uma

34

atitude de criao e recriao. Implica uma autoformao da qual pode resultar uma postura atuante do homem sobre seu contexto. Isto faz com que o papel do educador seja fundamentalmente dialogar com o analfabeto sobre situaes concretas, oferecendo-lhe simplesmente os meios com os quais possa se alfabetizar.

A aquisio e demnio da lngua oral e escrita uma tarefa altamente complexa, sujeita influncia de inmeras variveis. Nela interagem diversos fatores pedaggicos, psquicos, sociais e lingsticos cada um dos quais responde parcialmente pela consecuo do objetivo final: habilidade de ler e escrever. Esta exige muito esforo tanto do educador em repassar da melhor maneira possvel para educando de forma que este assimile, como deste na apreenso destas habilidades. O mais importante na aprendizagem da lngua no pode ser o aluno saber escrever sem nenhum erro ortogrfico ou nomear corretamente categorias gramaticais. O ensino da gramtica relevante se a considerarmos e entendermos como um conjunto de recursos que possibilitam a compreenso do funcionamento da lngua. Na alfabetizao de Jovens e Adultos, cuja concepo mais recente extrapola ou amplia o entendimento do termo alfabetizar, todos estes fatores so canalizados no sentido de preparar o indivduo para que enfrente com sucesso os desafios que a vida lhe impe. A Alfabetizao de Jovens e Adultos um requisito bsico para o acesso ao saber sistematizado, necessrio conscientizao e participao conseqente do homem e da mulher na dinmica social, nos processos econmico, cultural e poltico. Por essa razo, que se deve buscar metodologias novas, apropriadas a realidade do educando. Ao perguntar para os educadores que fatores contribuem para que ocorram as dificuldades de aprendizagem, a maioria respondeu que: A situao financeira. So pessoas que passam o dia trabalhando, e quando chegam classe, no assimilam bem os contedos, porque esto cansados (E1). A falta de perseverana (E2). Em alguns casos o trabalho dirio, em outros, a distoro idade/srie a desmotivao (E3). 35

A jornada de trabalho exercida e muitos anos fora da escola (E4). Para muitos estudantes que so trabalhadores, a estrutura escolar nem sempre est adequada ao contexto de vida desse aluno, no dispe de um currculo especfico, nem metodologia adequada. No toa que o desempenho e a aprendizagem dos alunos que trabalham bem inferior aos dos alunos que no trabalham. Papalia e Olds (2000), afirmam que para estabelecer se houve ou no aprendizagem preciso que as mudanas ocorridas sejam relativamente permanentes. Segundos os autores, existem pelo menos sete fatores fundamentais para que tal aprendizagem se efetive, so eles: sade fsica e mental, motivao, prvio domnio, amadurecimento, inteligncia, concentrao ou ateno e memria. A falta de um desses fatores pode ser a causa de insucessos e as dificuldades de aprendizagem. Todas as dificuldades apontadas pelas educadoras podem-se transformar em verdadeiras inabilidades para falar, para ler e escrever. Dentre os fatores mencionados pelos autores, as professoras apontam a desmotivao como causadora da no aprendizagem. A definio de dificuldades de aprendizagem ampla, pois inclui problemas decorrentes do sistema educacional, de caractersticas prprias do individuo e de influncias ambientais. Segundo Pan (1992), "os problemas de aprendizagem so aqueles que se superpem ao baixo nvel intelectual, no permitindo ao sujeito aproveitar as suas possibilidades". Na Educao de Jovens e Adultos a questo se agrava ainda mais, pois estes carregam o estigma de menos capaz ao contexto e s exigncias escolares. Qualquer percalo nessa trajetria poder significar uma dificuldade ou interferncia na aprendizagem e no desenvolvimento da linguagem. E isto deve merecer a ateno dos professores. Ningum ignora tudo. Ningum sabe tudo. Todos ns sabemos alguma coisa. Todos ignoraram alguma coisa (FREIRE, 1997, p. 69).

Quando se questionou: Qual a sua maior preocupao enquanto professor na promoo dos alunos? Os educadores apontaram que: A minha maior preocupao a respeito da aprendizagem (E1).

36

A falta de aprendizagem ocasionada pela grande falta de participao dos mesmos (E2). Sem dvida, a aprendizagem, pelo menos no que se refere ao bsico (E3). A dificuldade para aprender, ou seja, uma aprendizagem lenta (E4). As educadoras foram unnimes ao afirmar que a aprendizagem com certeza a principal preocupao desta na promoo do aluno. Os problemas vividos pelos adultos so na maioria das vezes vivenciados como situao de fracasso, pois, por no conseguirem obter xito nas demandas escolares, acabam por se sentirem incapazes, gerando sentimentos de frustrao e comportamento desestabilizado, entre outros. O fracasso decorrente de situaes especficas pode se traduzir num fracasso geral, resultando no prprio abandono da escola. Para que se d o processo de ensino-aprendizagem, na alfabetizao de jovens e adultos, necessrio conhecer as estratgias cognitivas desenvolvidas pelos alunos. Partir do conhecimento j produzido pelo sujeito da aprendizagem o ponto essencial para orientar a ao pedaggica e nortear a produo de material didtico. Ferreiro (2001), em trabalho realizado com analfabetos mexicanos, observou que alm deles saberem palavras encontradas no seu cotidiano (nome de ruas, de estao de nibus, dos produtos comerciais), tem tambm uma percepo das possibilidades combinatrias das letras. O conhecimento j constitudo pelos alunos tem sua origem na luta do dia-adia, fruto das relaes sociais por eles vividas, do tipo de vida decorrente dessas relaes, bem como de suas experincias lingsticas, culturais e sociais. Nesse aspecto, o processo de ensino-aprendizagem no tem por alicerce somente conhecimentos trazidos pelo educador, definidos numa ordem onde s ele conhece a lgica e os procedimentos pedaggicos. Mas deve ter por base situaes significativas, que so verdadeiras motivaes para que os alunos busquem se alfabetizar. Ao serem interrogados sobre as estratgias que utilizam quando detectam que o aluno no est avanando, estes apontaram as seguintes:

37

Comeo a trabalhar de forma diferente. Procuro dar mais ateno a eles. Dou aulas mais atrativas e fao a avaliao processual. Sou mais flexvel (E1). Procuro dialogar, elaborar aulas prazerosas a fim de chamar a ateno dos mesmos. Mas mesmo assim, muito difcil (E2). Procuro incentiv-los, motivando-os com atividades inovadoras, reflexo de auto-estima, visita domiciliar, conversa informal, etc.. (E3). Muito dilogo e trabalho com msica, vdeo, procuro diversificar as atividades da melhor maneira possvel (E4). As estratgias apontadas pelos interlocutores poderiam e deveriam fazer parte das prticas dirias das educadoras em analise e no apenas quando estas detectam que seu aluno vai mal. Os currculos esto a, abertos, abarcando a diversidade de realizaes. Muitas necessidades e desejos dos educandos se encaixam nessas diretrizes. Inserindo essa proposta contextualizada na escola, efetivando e dando corpo programao de cada rea, de cada professor, desvelam-se os primeiros passos a serem dados. Esse posicionamento d direo e uma forma de verificar at que ponto o professor quer, acredita e se convence de sua prtica pedaggica com sentido e adequao. Essa opo uma forma de revelar o convencido e o seu acreditar. Como diz Freire (1997, p. 42-43):
Ensinar exige reflexo sobre a prtica, o pensar certo sabe, por exemplo, que no a partir dele como um dado, que se conforma a prtica docente crtica, mas sabe tambm que sem ele no se funda aquela. A prtica docente implicante do pensar certo envolve o movimento dinmico, dialtico, entre o fazer e o pensar sobre o fazer.

bem verdade que os educadores e a escola como um todo no so os nicos culpados por oferecer uma educao limitada, precria. Todos os envolvidos no processo educativo tm sua parcela de contribuio a comear pelo poder pblico que no oferece as condies adequadas bem estruturadas, formao contnua e de qualidade 38

para os professores ou se no uma remunerao digna e condizente com seu trabalho para os prprios possam se responsabilizar por isso. O atendimento a essa enorme populao, extremamente diversificado em termos de interesses e de competncias adquiridas fora da escola, no pode ser feito atravs de um currculo unificado, aulas cansativas e enfadonhas. Os educadores mais do que nunca precisar rever suas prticas pedaggicas, do contrrio, tem-se um numero cada vez maior de jovens e adultos evadidos, desestimulados, sem interesse.

39

CONCLUSO
Atravs de anlise da realidade pesquisada, verificou-se que o mundo do jovem e adulto que no teve acesso a educao muito complexo. A pesquisa indica que mais complicado do que se apresenta superficialmente. perceptvel a necessidade de se fazer alguma coisa para mudar a situao desta populao. A educao apresenta-se, para a maioria desses jovens e adultos, como nico meio possvel para alcanarem uma posio social destacada. possivelmente a nica chance de "ser algum na vida". A posio social implica em valorizar-se modificar a realidade a partir do que se percebe, e ficar imaginado um mundo que pode vir a ser. Percebe-se que a autoestima desses jovens muito baixa. H certo desanimo diante da vida. A educao de jovens e adultos depende de uma prtica educativa que tenha como eixo a formao de um cidado autnomo e participativo. Essa prtica pressupe que os jovens sejam sujeitos do seu processo de aprendizagem e que construam significados para o que aprendem, por meio de mltiplas e complexas interaes com os objetos de conhecimento, tendo para tanto, o educador como mediador. A interveno dos jovens entre si outro aspecto essencial nesse processo. Para inserir esta populao no exerccio pleno da cidadania e ampliar sua colocao no mercado de trabalho, a alfabetizao deve compreender a oferta de uma formao equivalente, pelo menos, que possibilite uma insero digna e respeitosa. As falas das educadoras entrevistados mostraram uma realidade preocupante e muito comum no interior de muitas salas de aulas da EJA. O professor que h anos est no magistrio, j cansado do contedo, que h tempo ensina no v nada de novo. Por outro lado, o aluno se vislumbra achando que ir encontrar na escola algo que lhes falta para melhorar a sua vida, ascender socialmente. H, ao mesmo tempo, a busca da novidade por parte do aluno e a rotina do professor. Cabe ao professor, fazer o assunto suado e rotineiro, um assunto atraente e chamativo. O educando da EJA exige muito da presena do professor. no professor que ele encontra a vontade de aprender, de ser algum. Por isso, os laos afetivos so indispensveis para o processo ensino aprendizagem, porm, no deve criar uma dependncia dos alunos para com o professor. O professor deve ser o facilitador da 40

aprendizagem e no a aprendizagem em si. Pode ser o canal da aprendizagem, mas nunca deve reter em si toda "a sabedoria" e se tornar a nica via de acesso ao saber. Tanto a escola como o professor no so os nicos responsveis pelo desenvolvimento do educando. O educando tambm tem que fazer por merecer e estudar muito para alcanar seus objetivos. Considerando-se que grande parte da populao ainda no chegou sala de aula em nosso pas, que a educao escolar pode ajudar a construir cidados, e que o desenvolvimento humano questo de oportunidade. O professor tem um compromisso social de estudar e de apresentar alternativas para os problemas pedaggicos. preciso elaborar uma proposta juntamente com os alunos a fim de incluir assuntos que chegue mais perto de sua realidade. Traar planos e metas a partir do interesse do educando. Tarefa desafiadora, pertinente, que pode ter resultados surpreendentes. O tema do trabalho amplo e a pesquisa foi restrita a um pequeno universo de entrevistados. Assim, so necessrios novos estudos que possam aprofundar o conhecimento sobre as questes abordadas.

41

REFERNCIAS
ARROYO, Miguel. Ofcio de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrpolis: Vozes, 2000. BRASIL. Lei LDB: de diretrizes e bases da educao: lei n. 9.394/96. Apresentao Esther Grossi. 3. ed. Braslia: DP&A, 2000. CAGLIARI, Lus Carlos. Leitura e Alfabetizao. Cadernos de Estudos lingsticos. Campinas: So Paulo, 1992.

FAUNDEZ, Antnio. A pedagogia do texto em algumas palavras. In: Intercmbios: Informativo semestral do Instituto para o Desenvolvimento e Educao de Adultos. IDEA, n.12, jul./1999.

FERREIRO, Emlia. Reflexes sobre alfabetizao. So Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Educao e Mudana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_______.Educao como prtica da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

_______. Pedagogia do Oprimido. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FUNCK, Irene Terezinha. Alfabetizao de adultos. Relato de experincia construtivista. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1994.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, Sul 2000.

42

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1994.

GOULART, CECLIA Maria Arajo. A produo de textos narrativos, descritivos e argumentativos na alfabetizao: evidncias do sujeito na/da linguagem. In ROCHA, G; VAL M. G. (Orgs). Reflexes sobre prticas escolares de produo de textos: o sujeito-autor. Belo Horizonte: Autntica, 2003.

KALMAN, Judith. El studio de la comunidad como um espao para leer y escribir. In: Revista de Educao. n 26, mai/jun/jul/ago de 2004.

LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. So Paulo: Cortez, 1994.

MOURA, Tnia Maria de Melo. A prtica pedaggica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuies de Freire, Ferreiro e Vugotsky. Macei: Edufal, 1999.

MINAYO, Maria Ceclia de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis: Vozes, 1996.

NICO, Maria ngela. O distrbio das letras. Revista Nova Escola. ano XV, n 135 de setembro de 2000.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In Revista Brasileira de Educao. N. 12. Set., 1999.

PAN, Sara. Diagnsticos e tratamentos dos problemas de aprendizagem. 4 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992.

PAIVA, Vanilda P. Educao Popular e Educao de Adultos: contribuio histria da educao brasileira. So Paulo: Loyola.1997.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally W. Desenvolvimento humano. 7 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. 43

PERRENOUD, Phillippe. Construir as Competncias desde a escola. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999.

RIBEIRO, Vera Maria Masago. Alfabetismo e atitudes: pesquisa com jovens e adultos. Campinas: Papirus. Ao Educativa, 1999. SALLES, M. F. Adolescncia, escola e cotidiano contradies entre o genrico e o particular. So Paulo: Unimep, 1998.

SOARES, Magda. Linguagem e escala: uma perspectiva social. 17. ed. So Paulo: tica, 2001.

TEIXEIRA, Gerson. xodo e Misria no Rural Brasileiro: 1999 a 2001. In. Associao Brasileira de Reforma Agrria - ABRA. Braslia: 2002.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 1. Ed., Rio de Janeiro: Atlas, 1997.

44

APNDICE

QUESTIONRIO DOS PROFESSORES

Caro (a) professor (a) este questionrio faz parte de uma pesquisa, nele contm questes sobre a sua prtica pedaggica. Sua opinio muito importante para este trabalho. Obrigado. Parte I: perfil do educador 1. Disciplina que ministra: ___________________________________________ 2. Formao: _____________________________________________________ 3. Tempo que trabalha na Educao de Jovens e Adultos: __________________ 4. Situao funcional: ( ) efetivo ( ) contratado PARTE II: QUESTES SOBRE A TEMTICA 1. Na sua opinio, quais os benefcios do EJA para aluno ? ( ) Permanncia do aluno na escola ( ) Certificao ( ) Preparao do aluno para o ingresso e permanncia no mercado de trabalho ( ) Aprendizagem 2. Para desempenhar bem seu papel de professor quais aes voc realiza para aprimorar sua prtica na educao de jovens e adultos: ( ) Metodologia diversificada ( ) Uso de livros paradidticos ( ) Recursos da informtica ( ) Apostilas ( ) Outros 3. Voc participa de cursos de capacitao: ( ) Anualmente ( ) Semestralmente ( ) Bimestralmente ( ) Sempre que tem disponibilidade ( ) Raramente participa ( ) Nunca participa 4. Quais as principais dificuldades enfrentadas por voc ao trabalhar com os alunos da EJA? ( ) Falta de interesse por parte dos alunos. ( ) Assiduidade. ( ) Dificuldades de aprendizagem ( ) Outro. Qual_______________________________________________

You might also like