You are on page 1of 4

Sistema endcrino Glndulas e hormnios O sistema endcrino formado pelo conjunto de glndulas endcrinas, as quais so responsveis pela secreo

o de substncia denominadas hormnios. As glndulas endcrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreo) so assim chamados por que lanam sua secreo (hormnios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as clulas do corpo. Cada hormnio atua apenas sobre alguns tipos de clulas, denominadas clulas-alvo. As clulas alvo de determinado hormnio possuem, na membrana ou no citoplasma, protenas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as molculas do hormnio. apenas quando a combinao correta ocorre que as clulas-alvo exibem as respostas caractersticas da ao hormonal. A espcie humana possui diversas glndulas endcrinas, algumas delas responsveis pela produo de mais de um tipo de hormnio: Hipotlamo Se localiza na base do encfalo, sob uma regio enceflica denominada tlamo. A funo endcrina do hipotlamo est a cargo das clulas neurossecretoras, que so neurnios especializados na produo e na liberao de hormnios. A figura ao lado mostra o hipotlamo (acima) e a hipfise (abaixo). Hipfise (ou glndula Pituitria) A hipfise dividida em trs partes, denominadas lobos anterior, posterior e intermdio, esse ltimo pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) designado adeno-hipfise e o lobo posterior, neuro-hipfise.

Hormnios produzidos no lobo anterior da hipfise Samatotrofina (GH) - Hormnio do crescimento. Hormnio tireotrfico (TSH) - Estimula a glndula tireide. Hormnio adrenocorticotrfico (ACTH) - Age sobre o crtex das glndulas supra-renais. Hormnio folculo-estimulante (FSH) - Age sobre a maturao dos folculos ovarianos e dos espermatozides. Hormnio luteinizante (LH) - Estimulante das clulas intersticiais do ovrio e do testculo; provoca a ovulao e formao do corpo amarelo. Hormnio lactognico (LTH) ou prolactina - Interfere no desenvolvimento das mamas, na mulher e na produo de leite. Os hormnios designados pelas siglas FSH e LH podem ser reunidos sob a designao geral de gonadotrofinas. Hormnios produzidos pelo lobo posterior da hipfise Oxitocina - Age particularmente na musculatura lisa da parede do tero, facilitando, assim, a expulso do feto e da placenta. Hormnio antidiurtico (ADH) ou vasopressina - Constitui-se em um mecanismo importante para a regulao do equilbrio hdrico do organismo. Tireide Situada na poro anterior do pescoo, a tireide consta dos lobos direito, esquerdo e piramidal. Os lobos direito e esquerdo so unidos na linha mediana por uma poro estreitada - o istmo. A tireide regulada pelo hormnio tireotrfico (TSH) da adenohipfise. Seus hormnios - tiroxina e triiodotironina - requerem iodo para sua elaborao. Paratireides Constitudas geralmente por quatro massas celulares, as paratireides medem, em mdia, cerca de 6 mm de altura por 3 a 4 mm de largura e apresentam o aspecto de discos ovais achatados. Localizam-se junto tireide. Seu hormnio - o paratormnio - necessrio para o metabolismo do clcio. Supra-Renais ou Adrenais Em cada glndula supra-renal h duas partes distintas; o crtex e a medula. Cada parte tem funo diferente. Os vrios hormnios produzidos pelo crtex - as corticosteronas controlam o metabolismo do sdio e do potssio e o aproveitamento dos acares, lipdios, sais e guas, entre outras funes.

A medula produz adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina). Esses hormnios so importantes na ativao dos mecanismos de defesa do organismo diante de condies de emergncia, tais como emoes fortes, "stress", choque entre outros; preparam o organismo para a fuga ou luta. Hormnios produzidos pelas Ilhotas de Langerhans (no Pncreas) Insulina - Facilita a penetrao da glicose, presente no sangue circulante, nas clulas, em particular nas do fgado, onde convertida em glicognio (reserva de glicose). Glucagon (glucagnio) - Responsvel pelo desdobramento do glicognio em glicose e pela elevao de taxa desse acar no sangue circulante. Ovrios Na puberdade, a adeno-hipfise passa a produzir quantidades crescentes do hormnio folculo-estimulante (FSH). Sob a ao do FSH, os folculos imaturos do ovrio continuam seu desenvolvimento, o mesmo acontecendo com os vulos neles contidos. O folculo em desenvolvimento secreta hormnios denominados estrgenos, responsveis pelo aparecimento das caractersticas sexuais secundrias femininas. Outro hormnio produzido pela adeno-hipfise - hormnio luteinizante (LH) - atua sobre o ovrio, determinando o rompimento do folculo maduro, com a expulso do vulo (ovulao). O corpo amarelo (corpo lteo) continua a produzir estrgenos e inicia a produo de outro hormnio - a progesterona - que atuar sobre o tero, preparando-o para receber o embrio caso tenha ocorrido a fecundao. Glndulas Endcrinas

Testculos (Clulas de Leydig) Entre os tbulos seminferos encontra-se um tecido intersticial, constitudo principalmente pelas clulas de Leydig, onde se d a formao dos hormnios andrgenos (hormnios sexuais masculinos), em especial a testosterona. Os hormnios andrgenos desenvolvem e mantm os caracteres sexuais masculinos. Outras funes endcrinas Alm das glndulas endcrinas, a mucosa gstrica (que reveste internamente o estmago) e a mucosa duodenal (que reveste internamente o duodeno), tm clulas com funo endcrina. As clulas com funo endcrina da mucosa gstrica produzem o hormnio gastrina; e as da mucosa duodenal produzem os hormnios secretina e colecistoquinina.

You might also like