You are on page 1of 10

Instalao do Roteador DLINK para banda larga Abra o seu browser e no endereo escreva http://10.1.1.

1 para abri o programa de configurao do roteador DLINK, modelo DSL-500G. O nome do usurio admin e a senha admin, ou olhe no manual que acompanho o aparelho. Particularmente, no aconselho marcar a opo Salvar esta senha na lista de senhas, pois qualquer um poder modificar a configurao.

A prxima tela ser a seguinte:

Click em RUN WIZARD, pois esta opo apresentar ajuda, importante pr incipalmente para quem nunca fez configurao. A seguir ser apresentada a seguinte tela:

Click a opo NEXT, apresentado a tela a seguir:

Nesta voc poder trocar a senha do admin. Aconselho a troca da senha do administrador, anote no papel ou manual para no esquecer, pois provavelmente voc ficar muito tempo sem mexer aqui. Click a opo NEXT, apresentado a tela a seguir:

Troque a TIME ZONE, zona de tempo que voc est localizado em relao a Greenwich. No caso de Braslia, tem a opo, (03 horas), para Campo Grande MS o mais adequado a hora do ATLNTICO - 04 horas. Marco para OFF para Daylight Saving Time (horrio de vero), pois no mudar automaticamente.

Em Campo Grande ficar como a tela a seguir:

Click a opo NEXT, aprese ntado a tela a seguir:

Nesta voc far a configurao de algumas caractersticas do tipo de conexo de Internet (seu equipamento at o provedor de acesso:GVT;BrTurbo e outros). Selecione a primeira opo, que significa estar conectado utilizando o prot ocolo PPP (Point to Point Protocol) com uso da placa de rede Ethernet (over Ethernet), ficando o nome PPPoE. A outra opo fazendo uso da placa de rede ATM (over ATM). Como provavelmente voc estar utilizando ETHERNET, est a opo correta. Marcando a segunda opo, Dynamic IP Address, voc obter um endereo IP dinmico do seu provedor de acesso. No o caso.

Marcando a terceira opo, Static IP Address, voc obter um endereo IP esttico (fixo) do seu provedor de acesso. No o caso. Marcando a quarta opo, Bridge Mode, para o caso do seu provedor de acesso utilizar uma bridge (ponte). No o caso. Mais detalhes: PPPoE (Point-to-Point Protocol over Ethernet) um protocolo para conexo de usurios em uma rede Ethernet a Internet. Seu uso tpico nas conexes de um ou mltiplos usurios em uma rede LAN Internet atravs de uma linha DSL, de um dispositivo wireless (sem fio) ou de um modem de cabo broadband comum. O protocolo PPPoE deriva do protocolo PPP. O PPPoE estabelece a sesso e realiza a autenticao com o provedor de acesso a Internet. 1 - O que PPP? O que PPPoA? O que PPPoE? PPP (point-to-point protocol) um protocolo desenvolvido para permitir acesso autenticado e transmisso de pacotes de diversos protocolos, originalmente em conexes de ponto a ponto (como uma conexo serial). utilizado n as conexes discadas internet. O PPP encapsula o protocolo TCP/IP, no acesso discado internet. PPPoA (point-to-point protocol over AAL5 - ou over ATM) uma adaptao do PPP para funcionar em redes ATM (ADSL). PPPoE (point-to-point protocol over Ethern et) uma adaptao do PPP para funcionar em redes Ethernet. Pelo fato da rede Ethernet no ser ponto a ponto, o cabealho PPPoE inclui informaes sobre o remetente e destinatrio, desperdiando mais banda (~2% a mais) que o PPPoA. 2 - Quais as diferenas prticas entre o PPPoE e o PPPoA? A diferena principal est no fato do PPPoA s poder ser terminado num dispositivo de rede ATM e o PPPoE num Ethernet. Como nossas placas de rede so Ethernet (existem placas ATM, mas so caras e pouco utilizadas) e a mai oria dos modems no lado do usurio s suportam Ethernet, no h como terminar a conexo PPPoA no micro. Ela deve ser terminada do modem. O IP ficar, ento, no modem e este dever operar no modo roteado. Existem, entretanto, alguns modems, como o 3Com Dual Link permitem que o endereo de IP fique diretamente no micro mesmo com o PPPoA, e para isto lanam mo de alguns recursos especiais. No modo PPPoE, a conexo pode ser terminada tanto no modem como no micro, dependendo, claro, do suporte a modo roteado PPPoE no modem.

Aps isto, click a opo NEXT, apresentado a tela a seguir:

Agora voc ir configurar a opo PPPoE/PPPoA. Em username a sua identificao no seu provedor de acesso que voc contratou. Na GVT e VIRTUA (TV NET cabo) este vem c ontratado s colocando a identificao do seu e_mail. Caso seja BrTurbo, Terra, UOL, Globo, coloque a sua identificao que tambm o e_mail principal. Coloque a sua senha, configure o VPI e VPI, de acordo com cada operadora (veja abaixo), caso contrri o no vai funcionar. VPI/VCI VPI e VCI (Virtual Path Identifier e Virtual Channel Identifier): Camadas do protocolo de Internet, para identificao do canal e caminho de uso de uma operadora. Para a Brasil Telecom de todos os estados, exceto Rio Grande d o Sul, use o VPI 0 e o VCI 35. Nmeros de VPI e VCI para outras operadoras. VPI = Virtual Path Identifier VCI = Virtual Channel Identifier Os valores VPI/VCI usados no Brasil atualmente so: Telefonica (Speedy): VCI 35, VPI 8 Telemar (Velox): VPI 0, VCI 33 Brasil Telecom: VPI 0, VCI 35 Brasil Telecom (no RS): VPI 1, VCI 32 Voc pode confirmar estes valores ligando para o suporte tcnico. fcil obter estas informaes. VPI (depende da localidade do cliente) "1" - Brasil Telecom (somente Rio Grande do Sul ) "0" - Brasil Telecom (para demais regies) "0" - Telemar (toda regio) "8" - Speedy (toda regio) "0" - GVT (toda regio)

VCI (depende da localidade do cliente) "32" - Brasil Telecom (somente Rio Grande do Sul) "35" - Brasil Telecom (para demais regies ) "33" - Telemar (toda regio) "25" - para demais regies "35" - Speedy (toda regio) "35" - GVT (toda regio) Confirme sempre que possvel estes valores. Protocolo: PPPoA e Multiplex: VC -MUX Protocolo: PPPoE e Multiplex: LLC O VC-MUX (virtual Circuit Multiplexer) (null encapsulation) permite somente um protocolo passar pelo caminho virtual, utilizado na ATM (AAL5 ATM Adptation Layer 5). Enquanto o LCC (Controle de lgicos de ligao), permite mltiplos protocolos em Ethernet. LLC Nvel de Enlace do modelo de referncia OSI (MR -OSI), nvel 2. O nvel de enlace responsvel em estabelecer, manter e liberar conexes entre entidades de rede; transferir unidades de dados de servio de enlace com rapidez, flexibilidade e economia; detectar e corrigir os erros provenientes do nvel fsico. Quando a conexo dos pontos realizada somente a nvel local, algumas caractersticas de comunicao so diferentes das utilizadas em conexes de longa distncia. So elas: Transmisso em velocidades maiores, mesmo que o meio de transmisso seje simples (par metlico); Meios de transmisso que apresentam menor taxas de erros (cabo coaxial, fibra tica); Acesso direto ao meio, podendo utilizar as seguintes topologias: estrela, barra e anel. Em vista das caractersticas acima citadas, o modelo OSI foi adaptado para referenciar tambm as redes locais: a camada de enlace foi subdividida em duas camadas: LLC (Logical Link Control) Responsvel em implementar a interface do nvel de enlace com o nvel de rede, fornecer servios como multiplexao e o controle do fluxo e dos erros MAC (Medium Access Control) Responsvel em manipular as caractersticas especficas das vrias tecnologias de redes locais, isto , responsvel pelo acesso ao meio A camada de enlace foi subdividi da com a finalidade de possuir um nvel independente da topologia, dos meios de transmisso e dos mtodos de acesso utilizados na rede local, de forma que, se alteraes fossem realizadas nestes tens, o protocolo de enlace no seria alterado. Este nvel o LLC. A multiplexao do acesso ao meio fsico no nvel de enlace realizada atravs da identificao dos usurios do enlace, isto , da identificao dos pontos de acesso a servios (Service Access Points SAPs). Desta forma, o protocolo LLC deve ide ntificar qual o ponto de acesso origem (SSAP Source Service Access Point) e qual o ponto de acesso destino (DSAP - Destination Servie Access Point). O padro IEEE 802 estabelece como cada entidade das redes locais se comunica com seu nvel superior (servios prestados) e qual o protocolo utilizado para se comunicar com as entidades pares. O padro IEEE 802.2 refere -se ao o protocolo para a camada LLC - Logical Link Control.

Aps isto, click a opo NEXT, apresentado a tela a seguir:

Esta tela permitir que voc reinicialize o roteador. Click a opo RESTART, apresentado a tela a seguir:

Neste momento a tela acima indica que o sistema (roteador) est sendo inicializado e pede para no fecha a tela. Este processo pode levar alguns minutos, dependendo do seu sistema. Ao terminar aparecer a tela a seguir:

Esta significa que o roteador foi inicializado com sucesso. Est pronto para ser utilizado, caso tudo esteja OK com a operadora de telefonia ou ADSL cabo e o provedor de acesso. Como nem tudo perfeito, ao ligar o seu ADSL, este demora alguns segundo (at 30 seg.) para ligar e se conectar. Logo, o tempo de boot do Windows, mas caso voc ligue o seu computador e s depois que entrar no browser lembrar que no ligou o ADSL, lembre -se deste tempo e mais, aconselho a sai somente o browser, esperar o tempo citado e s depois abrir o browser novamente. J aconteceu comigo de ficar com o browser aberto e aguardando a conexo. Ela foi realizada com sucesso mas o browser no identificava isto . Reinicializei o browser e funcionou. Configuraes possveis para uma conexo ADSL.

Caso voc tenha mais de um computador a comartilhar o ADSL, voc pode colocar um SWITCH pequeno, de baixo custo, na porta ETHERNET do roteador, no esquecendo da po ssibilidade de uso do cabo crossover na conexo roteador/switch. Possibilidade, pois alguns switches tem uma porta que j faz a vez do cabo crossover, suprimindo esta necessidade. Para conectar os micros ao switch o cabo normal.

Para o caso de ter micros conectados via cabo e tambm via wi -fi (sem fio), uma das portas do switch vai ser conectado a um ponto de acesso wi -fi. Com isto vai ter as duas situaes.

Contudo, ser for somente uma situao, wi -fi (sem fio) o seu roteador ser outro modelo , com antenas para wi-fi. No esquea que recomendvel o uso de sistema de segurana, caso contrrio a sua rede ficar aberta e qualquer pessoa, at mesmo fora do prdio, poder ter acesso a sua Internet ou invadir os seus computadores.

Outras expresses que aparecem: PVC: Interface do dispositivo para WAN. Deixe em Pvc0 (padro). Virtual Circuit: Circuito Virtual, exigido por alguns tipos de aplicaes. Deixe em Enabled (habilitado). MRU (Maximum Receive Unit): Especifica o tamanho mximo de cada p acote enviado/recebido de um datagrama, em KBytes. Deixe como 1492 (padro). Obtain DNS automatically: Esta opo faz com que seu modem determine qual o DNS a ser usado (por padro, o DNS da prpria operadora). Deixe em Enabled (habilitado). Default Route: Esta opo faz com que o modem escolha a melhor rota a ser feita para navegao na Internet. Deixe em Enabled (habilitado). DHCP Server: Determina se o modem quem atribui IPs para os computadores da rede. Se voc quer que o modem determine automa ticamente os IPs a serem usados, marque a opo DHCP Server (padro). No DHCP: O modem no atribui IPs. Use esta opo para configurar manualmente os IPs das mquinas. DHCP Server: O modem atribui IPs aos computadores da rede. DHCP Relay: O modem repassa uma atribuio de IPs feita por outro roteador para os micros da rede. Starting IP Address: Determina qual o primeiro IP vlido a ser atribudo por DHCP. Deixe em 3 (padro). Ending IP Address: Determina qual o ltimo IP vlido a ser atribudo por DHCP. De ixe em 34 (padro) ou menos, afinal, voc no tem 30 micros em casa, tem? =D. Lease Time: Caso os IPs no sejam usados, o modem libera os valores em at (opo) dias. Deixe em 3 days (3 dias, padro). LAN IP Address: IP do modem na rede Ethernet, tambm c onhecido como IP do Gateway. Deixe em 10.1.1.1 (padro). LAN Network Mask: Mscara de rede para Ethernet. Serve para agilizar as transferncias de rede local/Internet e vice versa. Deixe como 255.0.0.0 (padro). LAN USB Address: IP do modem para USB. Ta mbm um Gateway. Deixe em 10.1.1.2 (padro). LAN USB Mask: Mscara de rede para USB. Deixe como 255.0.0.0 (padro).

You might also like