You are on page 1of 19

d e s e n v o lv i m e n t o

sobre a poltica d e c o o pe r a o pa r a o d e s e n vo lv i m e n to d a u n i o e u r o pe i a

COMISSO EUROPEIA DE 115


MAIO 2003

maior desafio para os prximos vinte e cinco anos consiste em reduzir para metade a intolervel pobreza que grassa no mundo.

Quem se empenhou em o enfrentar no viver, sem dvida, o suficiente para ver os seus esforos totalmente coroados de xito. Os nossos filhos tero de nos render nessa tarefa. Os que conhecem instintivamente o significado do termo partilha tm de ser levados por ns a descobrir e compreender como e porqu todos ns, sem excepo, onde quer que construo de um mundo melhor, em que o Norte e o Sul unam, de facto, os seus destinos. A educao constitui uma das nossas duas prioridades para o ano 2002. Assim, concebemos um pequeno livro ilustrado para, em termos simples,
INTRODUO >

estejamos e com os meios de que dispomos, podemos contribuir para a

editores

Leonidas Antonakopoulos Georges Eliopoulos Comisso Europeia D-G Desenvolvimento Unidade de Informao e Comunicao Rue de la Loi, 200 B1049 Bruxelas
consultante

explicar s crianas europeias entre os seis e os oito anos o significado da

cooperao para o desenvolvimento e o que a Unio Europeia se


prope fazer neste domnio. Intitulmo-lo Matias e Amadou. A fim de que todos pais, professores e educadores em geral estejam em condies de ajudar as suas crianas na abordagem do livro, elabormos uma breve manual de apoio que revela parte da realidade oculta por trs o 16 quadros que o compem. Espero sinceramente que o manual vos seja til e que possamos, em con-

Luc Dumoulin, Mostra! Communication


ilustraes

Philippe de Kemmeter
texto

junto, abrir o esprito e o corao das nossas crianas para a fascinante e gratificante aventura da cooperao para o desenvolvimento.

Valrie Michaux
grafismo

Marc Dausimont

Este livro est disponvel nas onze lnguas comunitrias. O seu contedo (texto e ilustraes) no reflecte necessariamente os pontos de vista da Comisso Europeia. Reproduo autorizada mediante indicao clara e explicita da fonte. Luxemburgo: Servio das Publicaes Oficiais das Comunidades Europeias, 2003 ISBN 9289455438 ISBN 9289455349 Comunidades Europeias

Poul Nielson
MEMBRO DA COMISSO EUROPEIA RESPONSVEL PELO DESENVOLVIMENTO E AJUDA HUMANITRIA

Matias v um programa de televiso sobre os animais das plancies africanas. Para este rapaz de oito anos, a frica pouco mais significa do que o mato e os animais que nele habitam. Ainda ignora tratar-se de um continente que sendo, por um lado, imensamente rico em paisagens, tradies e culturas, , por outro lado, um dos mais pobres do planeta e onde a maior parte das crianas da sua idade no desfruta das mesmas oportunidades a que ele tem acesso.

Uma noite,

A pobreza aferida, a maior parte das vezes, atravs de uma srie de indicadores baseados em frmulas complexas, mas que integram, pelo menos, trs variveis: esperana de vida, nvel de instruo e rendimento per capita. So estes os indicadores de desenvolvimento humano, do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento, a que recorremos quando queremos ordenar os pases, do mais rico ao mais pobre. De acordo com esta classificao, os pases actualmente mais pobres so: a Serra Leoa, o Nger, o Burundi, o Burkina Faso, a Etipia, Moambique, a GuinBissau, o Chade, a Republica Centro-Africana e o Mali, todos situados em frica. O que no quer dizer que no haja pobres noutros pases ou noutros continentes. Definiu-se, mesmo, um limiar de pobreza abaixo do qual as pessoas so classificadas como pobres: quando algum tem menos do que um euro por dia para viver, diz-se que atingiu o nvel da pobreza extrema. Na frica subsariana ou no sul da sia, mais de 40% da populao ainda no ultrapassou esse limiar. Organizaes internacionais para o desenvolvimento, como o Banco Mundial e alguns organismos da Naes Unidas, consideram o combate pobreza absolutamente prioritrio e empenharam-se em diminuir para metade o nmero das suas vtimas at 2015. A Unio Europeia tem um papel fundamental na consecuo deste objectivo. Em conjunto com os Estados-Membros, responsvel por cerca de 50% da ajuda pblica ao desenvolvimento internacional e por mais de dois teros da ajuda sob a forma de doao. Neste domnio, considerada o maior dador a nvel mundial.

MANUAL DE APOIO

Qualquer tentativa de definir o termo pobreza ficar sempre muito aqum da realidade. Pobreza passar fome,
no termos um tecto que nos cubra a cabea. no ter a possibilidade de ir escola e nunca aprender a ler e a escrever. Pobreza estar desempregado e ter de viver da mo para a boca, sem saber o que trar o dia de amanh. Pobreza ter de assistir impotente morte dos filhos devido a doenas causadas por guas inquinadas. Mas pobreza , sobretudo, no ser livre nem ter a possibilidade de se fazer ouvir. Da que a pobreza tenha mltiplas faces. Assume diferentes aspectos em diferentes lugares, e muito se tem escrito sobre o tema.

>

QUADRO 1

e para muitas outras crianas da mesma faixa etria, os pases mais pobres ou os pases em desenvolvimento encontram-se todos em frica. O que no , obviamente, verdade.

Dos quarenta e nove pases identificados pelas Naes Unidas como estando entre os mais pobres ou menos
desenvolvidos do mundo, trinta situam-se em frica, mas outros dez pertencem regio das Carabas e do Pacfico e, s na sia, temos o Afeganisto, o Bangladesh, o Buto, a Birmnia, o Laos, as Maldivas, o Nepal e o Imen. A pobreza e o subdesenvolvimento tambm esto presentes na Amrica Latina. As Naes Unidas identificaram recentemente outros dezasseis pases em vias de se tornarem pases menos desenvolvidos (PMD), quatro dos quais em frica.

s s s s s

A Unio Europeia Os pases ACP (frica, Carabas, Pacfico) Os pases do Mediterrneo (MEDA) sia e Amrica Latina (ALA) Os pases da Europa Central e Oriental (PECO) e os Novos Estados Independentes (NEI)

>

QUADRO 2

Para o Matias,

A luta contra a pobreza e a cooperao para o desenvolvimento dos pases do hemisfrio sul no se confina, por isso, aos pases africanos. Vrias regies do mundo beneficiam da ajuda comunitria, sendo o maior grupo o dos Estados de frica, das Carabas e do Pacfico, ou ACP, que compreende 48 pases africanos, 15 das Carabas e 14 da regio do Pacfico. Estes 77 pases ACP esto associados aos quinze actuais Estados-Membros da Unio Europeia atravs do Acordo de Cotonu (ver caixa, quadro 3). As restantes regies incluem o sul do Mediterrneo e o Mdio Oriente (pases do Magrebe, do Mashrek e Israel), Amrica Latina, Sudeste Asitico, os pases e territrios ultramarinos dependentes constitucionalmente de quatro Estados-Membros da Unio Europeia (Reino Unido, Frana, Pases Baixos e Dinamarca) mas que no so Estados independentes, pases da Europa Central e as repblicas da antiga Unio Sovitica (Repblicas da Comunidade de Estados Independentes).

MANUAL DE APOIO

A localizao geogrfica de alguns deles constitui mais um obstculo ao desenvolvimento. Pases que se encontram em situao de enclave, sem acesso directo ao mar, ou ilhas constantemente ameaadas por catstrofes

que Matias sonhou naquela noite. O pas para onde o seu sonho o conduziu podia ser qualquer um dos que se confrontam com os problemas inerentes ao desenvolvimento. Logo que aterra , Matias toma plena conscincia de alguns deles: a pobreza, a poluio e a falta de meios de transporte.

Foi com frica

naturais so, reconhecidamente, os mais vulnerveis.


QUADRO 3 >

MANUAL DE APOIO

Para l dos mencionados no conto, os pases do Sul


debatem-se com vrios outros obstculos que dificultam o desenvolvimento. Esses obstculos so de natureza externa e interna. Internamente, o dfice democrtico repercute-se claramente na propagao da pobreza. Alm disso, a falta de recursos financeiros dificulta o acesso s infra-estruturas bsicas econmicas (comunicao, energia e transportes) e sociais (habitao, sade e educao). Os mecanismos internacionais tambm entravam o seu desenvolvimento: o servio da dvida priva-os dos capitais necessrios, a cotao das matriasprimas no os favorece e o proteccionismo praticado pelos pases industrializados priva-os de mercados.

Em 1957, por altura da assinatura do Tratado que instituiu a Comunidade Europeia (futura Unio Europeia), certos Estados signatrios expressaram o desejo de contribuir para a prosperidade das colnias, associando Comunidade os territrios ultramarinos com que mantinham relaes especiais e cuja maior parte se situava em frica. Desta iniciativa nasceu a determinao da ento Comunidade Econmica Europeia (CEE) de contribuir para o progresso dos pases menos desenvolvidos, ou, por outras palavras, de cooperar para o seu desenvolvimento. A Comunidade adoptou ento uma poltica de desenvolvimento que tem evoludo ao longo do tempo e que tem actualmente por objectivo a promoo do desenvolvimento sustentvel atravs da erradi> O ACORDO DE COTONU cao da pobreza nos pases do Acordo de Cotonu constitui o principal instruSul e da integrao destes na mento da poltica de desenvolvimento da economia mundial. Para alm Unio Europeia e abrange o grupo dos destes objectivos nas esferas 77 pases ACP. Trata-se de um acordo de pareconmica e social, outros h ceria assinado pelos quinze actuais Estadosque pertencem esfera poltica: Membros da Unio Europeia e pelos Estados contribuir para a consolidao ACP em Junho de 2000, na capital do Benim. da democracia e do primado da No seguimento das sucessivas Convenes de Lom, o Acordo de Cotonu centra-se no lei e assegurar o respeito dos objectivo da reduo da pobreza e baseia-se direitos humanos e das liberdano dilogo poltico, na ajuda ao desenvolvides fundamentais.
mento e no reforo da cooperao econmica e comercial.

Na sua primeira viagem


a frica, Matias d por si numa camioneta sobrelotada que se arrasta por um caminho todo esburacado. Apesar do Africa Express pintado no veculo, as ms condies das infraestruturas virias nos pases em desenvolvimento tornam-se bvias. Para j no falar nas consequncias para a segurana dos passageiros e para a velocidade de deslocao.
MANUAL DE APOIO

A criao de sistemas de transporte sustentveis constitui uma prioridade luz da poltica de desenvolvimento comunitria, que encara os transportes como uma componente-chave do progresso econmico dos pases em desenvolvimento. A Unio Europeia tudo far para encorajar a criao, nestes pases, de sistemas de transporte fiveis e que, simultaneamente, no agridam o ambiente e tomem em considerao o bem comum. Tais sistemas devem no s garantir a circulao de mercadorias de importncia vital para o comrcio e a actividade econmica mas tambm proporcionar populao o acesso a servios essenciais como os cuidados de sade e a educao, bem como promover o emprego. O seu adequado funcionamento contribuir para o desenvolvimento socioeconmico e incentivar a integrao destes pases na economia mundial. Uma infra-estrutura de transportes eficiente , para a Unio Europeia, um dos fundamentos da prosperidade econmica (ver quadro 13).

A inadequao dos sistemas de transporte rodovirio, ferrovirio e areo e das infra-estruturas porturias constitui um obstculo ao bom funcionamento da economia dos pases mais pobres. Este problema de subdesenvolvimento das infra-estruturas de transporte particularmente preocupante nos pases menos desenvolvidos (PMD) de frica. A densidade da rede de estradas oscila, no caso deste ltimos, entre cerca de cinco e umas escassas centenas de quilmetros por cada 1.000 Km2 de superfcie (menos de um quinto alcatroadas).

>

QUADRO 4

Matias conhece Amadou, cujo pai trabalha numa plantao de cacau, e surpreende-se ao ver que outras crianas tambm se apeiam e se dirigem para a plantao. Nunca imaginara que meninos e meninas da sua idade tivessem de trabalhar, em vez de ir para escola aprender a ler e a escrever.

Na camioneta,

MANUAL DE APOIO

Nos pases menos desenvolvidos, duas em cada trs crianas no vo escola. No Nger, por exemplo, s um quarto das crianas frequenta um estabelecimento de ensino, donde resulta que apenas 15% habitantes do pas maiores de quinze anos sabem ler e escrever. Embora a taxa de alfabetizao permanea muito baixa em certos pases em desenvolvimento, cabe assinalar que, entre 1970 e 1995, aumentou em cerca de metade, passando dos 48% para os 70%. No entanto, embora esteja prxima dos 90% no Sudeste Asitico e no Pacfico, bem como na Amrica Latina e nas Carabas, no ultrapassa os 60% em frica e os 51% no sul da sia. As crianas que no frequentam a escola tm, em muitos casos, de ajudar a sustentar a famlia. Isto conduz a graves violaes dos seus direitos fundamentais, nomeadamente, condies de trabalho por vezes prximas da escravatura. As organizaes humanitrias tm denunciado essas prticas nas plantaes de cacau de alguns pases da frica Ocidental, como a Costa do Marfim.

Nestas condies, justifica-se que uma das reas prioritrias de interveno da Unio Europeia seja a do direito ao ensino para todos, sublinhando o papel crucial da educao e da formao no combate pobreza e como uma poderosa alavanca de desenvolvimento dos pases do Sul. A Unio Europeia procura, fundamentalmente, aumentar os recursos destinados especificamente ao ensino bsico, de modo a torn-lo de acesso livre e obrigatrio para rapazes e raparigas que, muitas vezes, ainda dele continuam excludas melhorando, ao mesmo tempo, a qualidade do sistema educativo.

>

QUADRO 5

O apoio aos servios educativos, atravs,


sobretudo, do financiamento da construo de escolas, constitui uma das iniciativas da Unio Europeia na luta contra a pobreza. Mas, no domnio do acesso aos servios sociais, a interveno comunitria no se limita ao ensino e formao. a isso que o professor se refere quando fala da construo do dispensrio.
MANUAL DE APOIO QUADRO 6

cada vez mais consensual que a promoo da sade pblica e do bem-estar dos cidados favorece o crescimento sustentvel e a erradicao da pobreza. Nos pases em desenvolvimento, trs das principais doenas transmissveis (o VIH/SIDA, a malria e a tuberculose) matam anualmente cerca de cinco milhes de pessoas. Estas doenas so responsveis por 60% da mortalidade nos pases do Sul. Todavia, na Nigria e no Sudo, apenas 10% a 15% da populao tem acesso a medicamentos essenciais e a vacinas. Numa poca em que se observa o afloramento de certas pandemias, como a da tuberculose, apenas 22% das crianas com um ano na Republica Democrtica do Congo esto vacinadas contra esta doena mortal.

A Unio Europeia tem por objectivo melhorar o nvel de sade dos mais pobres, precisamente aqueles cujo acesso aos cuidados de sade continua muito limitado. Por ser verdade que as doenas mortais prejudicam gravemente o desenvolvimento destes pases, a EU investiu fortemente na luta contra as principais doenas transmissveis, como a malria, a tuberculose e tambm a SIDA, que continuam a aumentar em muitos pases em desenvolvimento. A Unio Europeia considera que, tal como na rea do ensino, a existncia de um sistema eficiente na rea da sade pblica constitui um factor essencial de reduo da pobreza e de desenvolvimento.

>

faz uma pausa para descansar e prova uma manga, um fruto cultivado sobretudo na Costa do Marfim, no Mali, no Senegal, na frica do Sul, no Brasil e at no Peru, bem como nas Carabas, e que se destina principalmente exportao. Porm, a monocultura de produtos para exportao destri a diversificao imprescindvel subsistncia dos seus habitantes. A ausncia de segurana alimentar um dos maiores problemas com que se debatem alguns pases do Sul.

Matias

MANUAL DE APOIO

Embora no seja o caso de Amadou, em vrios destes Estados, e por razes muito variadas (sobretudo guerra e catstrofes naturais), a populao sofre de subnutrio ou passa mesmo fome. Entre 1996 e 1998, 34% da populao da frica subsariana encontrava-se subalimentada. No Burundi, na Eritreia e na Repblica Democrtica do Congo, onde respectivamente, 68%, 65% e 61% dos habitantes esto em situao de fome, fala-se j em catstrofe humanitria.

Existe segurana alimentar quando todos os seres humanos tm acesso fsico e econmico continuado a alimentao salutar e nutritiva que lhes permita satisfazer as suas necessidades energticas e preferncias alimentares e levar uma vida saudvel e activa. precisamente este objectivo, definido pela Cimeira Mundial da Alimentao, que a Unio Europeia se prope alcanar. O auxlio alimentar e outras iniciativas com vista segurana alimentar so instrumentos importantes da poltica comunitria de ajuda ao desenvolvimento quer a curto, quer a longo prazo. Estas iniciativas visam essencialmente garantir a segurana alimentar e elevar o nvel de nutrio das populaes beneficirias, contribuindo para uma economia equilibrada e o desenvolvimento social.

>

QUADRO 7

anteriormente mencionadas, bem como muitos outros frutos que comemos todos os dias, vm dos pases do Sul. Chamamos-lhes frutos exticos , tal como aos quivis, aos cocos e cana-de-acar, ou ao anans, s bananas e a algumas variedades de laranja e toranja. Estes produtos so exportados da frica, da Amrica Latina e das Carabas para a Europa e distribudos nos supermercados e pequenos estabelecimentos, como o do pai do Matias. Os lucros da sua venda geram recursos nos pases do Sul que constituem um importante meio de combate pobreza.

As mangas

preferncias generalizadas. Trata-se de um meio de favorecer os pases em desenvolvimento permitindo que os seus produtos entrem no mercado dos pases industrializados sem pagar direitos aduaneiros. Por serem mais baratos, esses produtos tm ento maior possibilidade de ser adquiridos pelos consumidores do que os da concorrncia. Porm, as preferncias que a Unio Europeia tem vindo a conceder h j um quarto de sculo aos pases ACP vo tornar-se recprocas: estes pases tero de abrir as fronteiras, do mesmo modo que a UE abre as suas.
QUADRO 8 >

MANUAL DE APOIO

Para a Unio Europeia, os pases em desenvolvimento tero de se integrar no mercado internacional para alcanarem um desenvolvimento sustentvel. Enquanto principal parceiro comercial dos pases em desenvolvimento, a UE contribui para a sua integrao no comrcio mundial e, logo, para o combate pobreza, promovendo, simultaneamente, o seu desenvolvimento.

At 1980, os governos dos pases em desenvolvimento garantiram o crescimento das respectivas economias atravs de um modelo de substituio de importaes, protegendo as indstrias nacionais com elevadas taxas aduaneiras e controlando os investimentos estrangeiros. A incapacidade de pagamento da dvida, no incio da dcada de 1980, colocou-os sob a alada de instituies financeiras internacionais como o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que aconselham geralmente os pases do Sul a procurarem o desenvolvimento pela via da integrao no mercado mundial. O comrcio internacional regulado por mecanismos que so, por vezes, de grande complexidade. Um deles, de h muito preconizado pela Unio Europeia, conhecido por sistema de

Mais ainda, para impedir que os pequenos produtores sejam engolidos pela economia mundial e para os tornar mais competitivos, a UE procura reforar o chamado comrcio equitativo enquanto meio de combate pobreza. O comrcio equitativo visa garantir aos produtores uma quota justa nos lucros globais e, simultaneamente, dada a carncia de servios sociais e de estruturas representativas do trabalho (sindicatos, por exemplo), melhorar o seu nvel de vida. Numa apresentao que faz na aula, Matias fala do tio que trabalha para uma organizao no governamental (ONG) em frica. As ONG emanam da sociedade civil e colaboram na ajuda aos pases em desenvolvimento. H j alguns anos que a Unio Europeia reconhece o seu papel determinante e co-financia no s as suas iniciativas a nvel local, como tambm campanhas de sensibilizao da opinio pblica europeia para os problemas do desenvolvimento e para o quadro das relaes entre os pases industrializados e os pases em desenvolvimento. Apoia, ainda, todas as medidas que visem fortalecer a cooperao e a coordenao entre as ONG europeias e as instituies comunitrias.

emprego, formao e infra-estruturas efeitos esses que, por si s, tm repercusses sociais importantes. Mas o capital privado no se canaliza para os pases que dele mais necessitam. Em

A publicidade tende a invadir cada vez


mais as nossas sociedades. O Sul no constitui uma excepo a este fenmeno, o que atestado pela presena nesses pases de empresas privadas que promovem produtos destinados ao consumo. Na banda desenhada, a publicidade refere-se a uma marca de refrigerantes, mas a produo local torna-se cada vez mais diversificada, e os produtos estrangeiros tambm invadem o mercado interno.

muitas naes de frica, das Carabas ou do Pacfico o desenvolvimento do sector privado prejudicado pela falta de confiana nas respectivas economias, para no mencionar as deficincias ao nvel das polticas, das infra-estruturas e das instituies pblicas ou as debilidades do sector privado, dos
QUADRO 9 >

MANUAL DE APOIO

servios financeiros e no financeiros voltados para as empresas e, em certos casos, at a capacidade de gesto das prprias empresas. A normal actividade e o desenvolvimento deste sector exigem, no entanto, uma certa estabilidade no pas, que s possvel de atingir atravs de uma gesto competente dos assuntos pblicos e do respeito dos direitos humanos e do primado da lei. No quadro dos programas de ajustamento

Quer no mundo industrializado, quer no dos pases em desenvolvimento, um sector privado dinmico contribui efectivamente para o crescimento econmico, o desenvolvimento e a diminuio da pobreza, e constitui uma importante fonte de investimento em pases que no podem contar com uma poupana interna suficiente ou com a ajuda pblica ao desenvolvimento a qual tende a diminuir para concretizar os seus objectivos de desenvolvimento. O capital privado vai gradualmente tomando o lugar da ajuda institucional na transferncia de divisas dos pases industrializados para os pases em desenvolvimento. Este sector , para alm do mais, uma fonte de tecnologia e de competncias, facilitando o acesso aos mercados mundiais, estimulando o comrcio e a concorrncia e criando

estrutural, a comunidade internacional, e em particular a Unio Europeia, apoiam os processos de privatizao (a compra da participao do Estado em empresas pblicas por investidores privados) em curso em muitos dos pases do Sul. A Unio Europeia considera o sector privado como o motor do crescimento econmico e a maior fonte de emprego nos pases em desenvolvimento. A expanso deste sector est, para a UE, estreitamente relacionada com a consecuo dos principais objectivos de desenvolvimento de um pas, ou seja, o progresso econmico e social, a integrao na economia mundial e o combate pobreza. Recentemente, a Unio Europeia foi mesmo mais longe e fez do sector privado que considera um dos esteios fundamentais do desenvolvimento um parceiro privilegiado na concepo de polticas desenvolvimentistas, em p de igualdade com a sociedade civil. Um dos aspectos mais inovadores do Acordo de Cotonu o de os pases ACP terem obrigatoriamente de ouvir os respectivos sectores privados para a definio de polticas e estratgias de desenvolvimento.

Quando se dirigem para a aldeia, Amadou


e Matias encontram um grupo de mulheres, envergando vestes longas e vivamente coloridas, que esto a encher grandes potes com gua de um poo. As mulheres interrompem a sua tarefa para conversar. uma cena do quotidiano, quase idlica! Esconde, no entanto, um problema com que se debate a maioria das comunidades rurais dos pases do Sul: a falta de gua potvel. S ento Matias compreende que a gua, na terra do seu amigo, no nasce nas torneiras! Na melhor das hipteses tem de se tirar de um poo que, na maior parte dos casos, dista vrios quilmetros da aldeia. uma das tarefas dirias na aldeia de Amadou, onde se escavaram poos, numa tentativa de prevenir doenas, como a diarreia, causadas por bactrias e outros parasitas que se reproduzem na gua estagnada e ftida de um canal, ainda utilizada para consumo humano.
Relatrios da Organizao Mundial de Sade (OMS) de meados da dcada de 1970 estimam que cerca de 80% das doenas que grassam nos pases em desenvolvimento se relacionam com gua imprpria para consumo humano e com a falta de higiene. Duas regies em frica experimentam graves problemas relacionados com o solo e o abastecimento de gua: as regies desrticas e semidesrticas dos planaltos subsarianos. Neste contexto, compreende-se que um dos objectivos prioritrios da Unio Europeia no combate pobreza nos pases do Sul seja o de tentar assegurar o acesso das populaes a um abastecimento de gua satisfatrio, quer quantitativa, quer qualitativamente. A UE procura tambm melhorar o nvel sanitrio da gua atravs da recuperao ou da construo de sistemas adequados s necessidades destes pases, bem como s suas capacidades tecnolgicas e financeiras. Nessas regies, a escassez de gua um problema crucial. Caracterizadas por climas secos, tero enormes dificuldades em garantir, durante os prximos trinta anos, a sua auto-suficincia neste domnio. O Programa das Naes Unidas para o
QUADRO 10 >

MANUAL DE APOIO

Desenvolvimento (UNDP) informa-nos de que, em 1999, apenas 13% da populao da Eritreia tinha acesso a um ponto de abastecimento de gua digno desse nome. Estima-se que a quantidade de gua necessria para satisfazer os requisitos bsicos do metabolismo humano seja de 2,5 litros por pessoa e por dia. Perodos de seca recorrente deixam estes pases numa situao precria. Embora a situao seja mais grave nas reas rurais, as cidades com o crescimento da pobreza urbana tambm so afectadas. Nos pases em desenvolvimento, mais de seiscentos milhes de pessoas vivem actualmente sem acesso a gua potvel ou a saneamento bsico. E esta realidade tende a agravar-se.

de alimentos. No Ruanda, por exemplo, as mulheres so responsveis por 79% das horas de trabalho dedicadas produo alimentar. No Togo, 57% dos agricultores so mulheres, que asseguram praticamente a totalidade da produo hortcola nas reas rurais.
MANUAL DE APOIO

ao amigo, Matias estranha que sejam as mulheres a carregar cabea os potes cheios de gua e surpreende-se por no ver um nico homem a participar nesta tarefa to pesada.

Embora no o queira dizer

No lhe ocorre, porm, que est justamente a levantar uma questo muito importante: a do papel que as mulheres desempenham nos pases em desenvolvimento. O nmero de famlias monoparentais em que a mulher o chefe de famlia tem vindo a aumentar exponencialmente nos pases do Sul. No Senegal, por exemplo, a proporo de mulheres que assumiu esse papel aumenta sem cessar desde 1991. nos pases em desenvolvimento, em particular, que as mulheres desempenham um papel crescente e determinante, embora ignorado, no desenvolvimento. Esse papel vital em todos os domnios relacionados com a nutrio e a segurana alimentar e, sobretudo, no da produo

Neste contexto, a integrao das questes de gnero na cooperao para o desenvolvimento tornou-se um objectivo fundamental da UE. Um dos mais importantes factores novos, quer no mbito das organizaes internacionais, quer no de um grande nmero de ONG, a parametrizao do papel das mulheres no desenvolvimento, em particular atravs da perspectiva de gnero, que visa reduzir a discriminao e a desigualdade que atingem as mulheres. Estas, juntamente com as crianas, encontram-se geralmente entre os mais desfavorecidos. Nos ltimos vinte anos, tem-se assistido a um aumento da taxa de pobreza afectando especialmente a populao feminina (fala-se mesmo, actualmente, em feminizao da pobreza), e estima-se que, dos mil e quinhentos milhes de pessoas consideradas pobres, 70% sejam mulheres. No entanto, na maior parte das sociedades, o bem-estar depende sobretudo se no exclusivamente da situao pessoal. Auxiliar as mulheres (pobres) a melhorar a sua situao equivale a ajudar famlias inteiras e toda a sociedade. A discriminao feminina constitui um obstculo muito importante ao desenvolvimento. A Unio Europeia prope-se, pois, incluir a questo da igualdade entre os sexos em todas as polticas de cooperao para o desenvolvimento, levando sempre em linha de conta o estatuto especial das mulheres nas respectivas sociedades.

>

QUADRO 11

tradicionais so agentes informais do desenvolvimento rural e certas leis descentralizadoras reforaram mesmo a sua posio. No Nger, assumiram o compromisso de promover a escolarizao das raparigas, a fim de diminuir a grande disparidade entre elas e os rapazes neste domnio.

Quando o Matias chega aldeia do


MANUAL DE APOIO

Amadou, saudado pelo chefe. Esta recepo pode ser vista como uma honra, porque os chefes tradicionais ainda dispem de considervel poder em muitas naes africanas, apesar da presena de governos eleitos, burocracias e outras entidades oficiais.
A comunidade internacional e, em particular, a Unio Europeia, tm plena conscincia do papel dos chefes tradicionais na governao local em frica e reconhecem a importncia da sua integrao, bem como a de toda a sociedade civil, no processo de tomada de decises, de execuo e de avaliao de resultados no mbito dos projectos de desenvolvimento. Colaborar com as estruturas locais fundamental se quisermos respeitar as culturas das populaes, facilitar a rpida disseminao da informao e promover a mobilizao das pessoas. H quem perfilhe a opinio de que, sem a incluso desse importante agente do desenvolvimento rural que o chefe de aldeia, os projectos esto condenados a sofrer atrasos, dificuldades e mesmo sabotagem. A Unio Europeia coloca nfase especial nas chamadas abordagens participativas e na necessidade de incluir outros actores no governamentais alm das ONG entre os quais as autoridades locais , em todo o processo relativo poltica de desenvolvimento. A chamada cooperao descentralizada representa uma nova abordagem neste domnio, colocando os agentes principais no mago da execuo da poltica de cooperao para o desenvolvimento e visando o duplo objectivo de adequar as aces s necessidades reais e de tornar viveis as iniciativas.

Os chefes de aldeia so, por tradio, referncias morais


importantes em muitos pases do Sul e, no que se refere s mulheres, tornaram-se os parceiros incontornveis das organizaes internacionais para o desenvolvimento. Depende deles, muitas vezes, o bom funcionamento da comunidade e a gesto da terra e dos assuntos correntes. Desempenham, pois, um papel central graas ao seu estatuto triplo: enquanto figura tradicional de autoridade, enquanto smbolo do poder (mgico ou religioso) e enquanto autoridade institucional, uma vez que o chefe um funcionrio do Estado, um intermedirio entre o povo e o Governo. Em vrios pases, como a Repblica Democrtica do Congo, os chefes

>

QUADRO 12

das estradas referida pelo chefe da aldeia resultar, de facto, em menos acidentes, mas ter, para alm desse, muitos outros benefcios. Conforme exposto no quadro n 4, a melhoria da rede viria facilitar a circulao de pessoas e mercadorias em todo o pas. Mas a recuperao das estradas tambm contribui para aproximar as diversas regies entre si. Um sistema virio funcional dinamiza o comrcio entre pases vizinhos, permitindo que se tornem parceiros regionais .

A recuperao

dependncia. Alguns pases tm mesmo participado activamente nas polticas econmicas das naes vizinhas. Assim, a coordenao regional, seja qual for a forma assumida, torna-se imperativa. H j alguns anos que os pases em desenvolvimento tm
QUADRO 13 >

MANUAL DE APOIO

intensificado os seus esforos para incrementar a integrao econmica a nvel regional e, em diversas partes do mundo, assiste-se a tentativas de reactivar ou alargar acordos regionais j existentes, ou mesmo de criar novos agrupamentos. Os exemplos mais conhecidos so a Associao das Naes do Sudeste Asitico (ASEAN) que incluiu no seu programa a liberalizao do comrcio , a Mercosur, na Amrica Latina, a Unio Econmica e Monetria da frica Ocidental (EMUWA), a Comunidade para o Desenvolvimento da frica Austral

A falta de estradas, sobretudo na frica subsariana, dificulta todas as tentativas de abertura e de integrao econmica de pases potencialmente ricos. No caso da frica Central, os investidores so unnimes em considerar que o baixo nvel de integrao econmica se deve parcialmente falta de transporte interior, responsvel por uma grande parte do volume total de circulao de mercadorias. Ora, a integrao econmica a nvel regional e sub-regional um meio de assegurar a incluso gradual dos pases em desenvolvimento na economia mundial. A pequena dimenso dos respectivos mercados internos, bem como a sua especializao, tornam estes pases extremamente vulnerveis aos choques econmicos. A abertura aumenta, na maior parte vezes, a inter-

(SADC), o CARICOM e o CARIFORUM, nas Carabas.

Um dos principais objectivos no domnio do desenvolvimento atribudos pelo Tratado de Maastrich Unio Europeia foi o da incorporao gradual e harmoniosa dos pases em desenvolvimento na economia mundial, e consensual que a integrao regional se enquadra plenamente no mbito desta estratgia. A Unio Europeia apoia as iniciativas de integrao atravs de aces em trs domnios interdependentes: reforo de capacidades na rea da integrao econmica regional (incluindo assistncia tcnica, formao profissional e investigao), a nvel das instituies regionais e dos governos centrais; ajuda ao sector privado com a finalidade de facilitar a sua reestruturao tendo em vista um mercado regional mais alargado ou mesmo a globalizao; apoio aos governos que participam na realizao da integrao regional, auxiliando-os a ultrapassar o impacte transitrio nos respectivos oramentos nacionais.

tornaram-se amigos. Falam agora um com o outro e compreendem-se melhor.

Amadou e Matias

Tambm no plano internacional se fala muito em dilogo, especialmente ao nvel poltico. O objectivo do dilogo poltico o de evitar crises. A Unio Europeia sempre encarou esse dilogo como um dos esteios fundamentais das suas relaes com os Estados de frica, das Carabas e do Pacfico (ACP).

No passado, os debates polticos entre os pases ACP e a Unio Europeia centravam-se num pequeno nmero de assuntos e eram conduzidos num quadro formal, o que prejudicava a discusso aberta. A Conveno de Lom tem servido de palco privilegiado para o dilogo poltico entre a Europa e a frica (subsariana), mas o novo acordo de parceria (Acordo de Cotonu) estabelece esse dilogo como um instrumento fundamental das relaes mtuas. No quadro das relaes entre a Unio Europeia e o grupo dos pases ACP, o dilogo poltico visa promover os direitos humanos, a democracia e o reforo estrutural dos Estados que beneficiam da ajuda da UE. A Unio dever, pois, criar uma estrutura que lhe permita aproximar-se dos seus parceiros ACP e iniciar com eles a anlise e resoluo das questes de instabilidade interna e dos problemas de gesto que dificultam o funcionamento dos instrumentos comerciais e de ajuda. A UE considera que o dilogo poltico visa estabelecer um enquadramento favorvel, em primeiro lugar, anlise dos aspectos fundamentais relativos boa gesto dos assuntos pblicos, democracia, ao respeito dos direitos humanos e consolidao e preservao do Estado de direito, e, em segundo lugar, ao exame das questes que se relacionam com a instabilidade poltica e a preveno e resoluo de conflitos.

MANUAL DE APOIO

>

QUADRO 14

escola, Matias, para espanto dos colegas, j no a mesma pessoa. Os amigos surpreendemse, especialmente, com a camisa de cores vivas que, alis, apenas uma nfima parte da nova realidade que ele descobriu na noite anterior. Sem se aperceber, Matias, atravs do seu sonho, aprendeu muito sobre o desenvolvimento e ganhou conscincia dos desafios que os pases pobres enfrentam.

MANUAL DE APOIO

o que a formao para o desenvolvimento procura conseguir e que pode definir-se como uma srie de aces que, com a ajuda de material didctico, visam proporcionar uma melhor compreenso dos fenmenos de interdependncia e solidariedade entre as populaes do Norte e do Sul. Um dos seus objectivos o de reforar a solidariedade com as populaes do Sul atravs de uma melhor compreenso do seu ambiente econmico, social e cultural. Promovendo a consciencializao dos cidados do Norte e, em muitos casos, tornando-os mais participativos, a formao para o desenvolvimento constitui, por si s, uma poderosa alavanca desse desenvolvimento.

Agora que ganhou conscincia dos problemas que Amadou e a sua famlia enfrentam no dia a dia, Matias est determinado a agir. Sensibilizando os companheiros, consegue angariar material para a escola do amigo. H muitas maneiras de participar na solidariedade internacional, de acordo com o tempo disponvel, as capacidades e as preferncias de cada um. So muitas as formas de podermos deixar de dizer: De qualquer modo, no posso fazer nada, demasiado tarde, no h nada a fazer. Cada um de ns, cada cidado europeu, pode contribuir para melhorar a situao. As aces sero tanto mais eficazes quanto mais colectivas e organizadas forem, por exemplo, atravs de intercmbios entre escolas do Norte e do Sul. Mas a solidariedade com esses pases pode comear por gestos bem mais simples, como o de moderarmos o nosso consumo de gua e electricidade.

>

QUADRO 15 & QUADRO 16

Quando, na manh seguinte, regressa

A Unio Europeia tem plena conscincia da necessidade de sensibilizar a opinio pblica para a importncia do desenvolvimento nos pases pobres do hemisfrio sul do nosso planeta. Tal objectivo atinge-se no s atravs das aces de formao das ONG, como tambm das polticas de informao dos Estados-Membros e dos organismos europeus. Com o iminente alargamento da UE a dez novos pases, cujas opinies pblicas necessitam de melhor informao sobre a nossa responsabilidade comum na erradicao da pobreza, a formao para o desenvolvimento e a sensibilizao tornam-se ainda mais prementes.

Organizaes para o desenvolvimento nos Estados-Membros


Austrian Development Co-operation ( ADC ) U www.bmaa.gv.at Directorate-General for International Co-operation ( DGDC ) U www.dgdc.be

Passemos das palavras aos actos


Se, depois de lerem este livro, as vossas crianas quiserem fazer algo de concreto em favor da cooperao para o desenvolvimento, podem procurar mais informao. H dezenas de organizaes governamentais e nogovernamentais que tm como objectivo a promoo do desenvolvimento.

Danish International Development Assistance ( DANIDA ) U www.um.dk/danida Finnish Department of International Development Co-operation ( FINNIDA ) U http://global.finland.fi Agence franaise de Dveloppement ( AFD ) U www.afd.fr Haut Conseil de la Coopration internationale ( HCCI ) U www.hcci.gouv.fr Bundesministerium fr wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung U www.bmz.de Deutsche Gesellschaft fr Technische Zusammenarbeit ( GTZ ) U www.gtz.de Ministry of Foreign Affairs U www.mfa.gr/english/index.html Irish Aid Department of Foreign Affairs U www.irlgov.ie/iveagh/irishaid Ministry of Foreign Affairs U www.esteri.it Agence luxembourgeoise pour la Coopration au Dveloppement ( Lux-Development ) U www.lux-development.lu/ Ministerie van Buitenlandse Zaken U www.minbuza.nl Instituto da Cooperao Portuguesa ( ICP ) U http://min-nestrangeiros.pt/mne/portugal/icoop/ Swedish International Development Cooperation Agency ( SIDA ) U www.sida.se Agencia Espaola de Cooperacin Internacional ( AECI ) U www.aeci.es Department for International Development ( DFID ) U www.dfid.gov.uk

Para mais informaes


Visite o endereo electrnico da D-G Desenvolvimento da Comisso Europeia na Internet: http://europa.eu.int/comm/development/development_old/sector/social/education_background_en.htm

Onde podem consultar:


Statement by the Council and the Commission on the European Communitys Development Policy (10/11/2000) Relatrio do Parlamento Europeu sobre o ensino bsico nos pases em desenvolvimento, no contexto da sesso especial da Assembleia Geral da ONU sobre as crianas que se realizou em Setembro de 2001 (A5-0278/2001) (INI) Comisso para o Desenvolvimento e a Cooperao Education for dynamic economies: Action plan to accelerate progress towards education for all April 2002 Fundo Monetrio Internacional e Banco Mundial Evaluation of EC support to the education sector in ACP countries Relatrio de sntese Maio de 2002 Development Researchers Network (DRN)

Note on international initiatives on education June 2002 Comisso Europeia D-G Desenvolvimento

Notas de Koos Richelle, director-geral, Direco-Geral do Desenvolvimento Comisso Europeia Bruxelas, 29/05/2002 Seminrio Action Aid Alliance, Oxfam, Save the Children sobre: EU role in delivering international Education Goals

comisso europeia Luxemburgo: Servio das Publicaes Oficiais das Comunidades Europeias 2003 32pg. 15x22,5 cm ISBN 9289455438 ISBN 9289455349

NH-11-02-001-PT-C / NH-11-02-000-PT-C

comisso europeia
D-G Desenvolvimento Rue de la Loi, 200 B-1049 Bruxelas Rue de Genve, 12 B-1140 Bruxelas
e-mail internet

development@cec.eu.int http://europa.eu.int/comm/development/index_en.htm

Servio das Publicaes Oficiais das Comunidades Europeias L2985 Luxemburgo

You might also like