You are on page 1of 3

A Marcha Humana Marcha = locomoo; deambulao; caminhada.

- "A locomoo o processo pelo qual o animal se move de uma posio geogrfica para outra". " Marcha um padro cclico de movimentos corporais que se repete indefinidamente a cada passo". - A marcha humana um processo de locomoo. A MARCHA HUMANA - No ato de caminhar ou correr h um padro bsico caracterizado pelo deslocamento rtmico das partes do corpo que mantm o indivduo em constante progresso para diante. REQUISITOS BSICOS DA MARCHA BPEDE - Foras contnuas de reao do solo apoiando o corpo. - Movimento peridico de cada um dos ps de uma posio de apoio para a seguinte, na direo de progersso. Quando o p toca o solo, at este mesmo p voltar a tocar o solo, que se vai medir o ciclo da marcha (passada). Passo quando um p apoia-se no cho e o outro sai do solo. CINESIOLOGIA DA MARCHA Estes dois requisitos originam os movimentos especficos do corpo observados a cada passo: - a velocidade corporal aumenta e diminui - o corpo se eleva e cai ligeiramente - o corpo oscila de um lado para o outro. Cinemtica: anlise descritiva dos movimentos observveis, ignorando as foras que os produzem; inclui o estudo do ciclo da marcha e os movimentos corporais que ocorrem. Cintica: estuda a causa dos movimentos da marcha, incluindo a energtica, a relao entre a potncia e a eficincia de trabalho, a fora transmitida pelas articulaes, as interaes entre o p e o solo. CINEMTICA: CICLO DA MARCHA NORMAL

- Fases: * Apoio: parte do ciclo em que o p est em contato com o solo. Compreende o perodo entre o toque do p e o desprendimento dos dedos. * Balano: parte do ciclo em que o p est no ar. Ocorre entre o desprendimento dos dedos e o segundo toque do p. Obs: O membro que est em balano est em cadeia cintica aberta. - Perodos (subdivises das fases; descrevem as transies que ocorrem durante os deslocaments do centro de gravidade do corpo sobre os membros oscilantes): * duplo apoio inicial - os dois ps esto no solo * apoio simples * balano inicial * balano mdio * balano terminal > Fase de Apoio: 1. Duplo apoio inicial (12%) - cadeia cintica fechada para os dois membros - toque do p (golpe de calcanhar) - desprendimento do p oposto (mdio p) - quadril em flexo, joelho estendido, tornozelo em dorsiflexo - dois ps em carga 2. Apoio simples (38%) - cadeia cintica fechada - reverso de cisilhamento ntero-posteirior 3. Segundo duplo apoio (12%) - toque do p oposto - desprendimento do p > Fase de balano (38%):

1. Balano inicial - liberao do p - msculos ativos: quadrceps, tensor da fscia lata e glteo mdio 2. Balano mdio - perna vertical 3. Balano terminal - toque do p - msculos ativos: tibial anterior e quadrceps (principalmente o reto femoral) CINEMTICA: PRINCIPAIS DESLOCAMENTOS DO CORPO NO ESPAO DURANTE A MARCHA - Pelve: se inclina, gira e oscila - Membros inferiores: se deslocam nos trs planos espaciais fazendo flexo/extenso, aduo/abduo e rotao medial e lateral - Cintura escapular: rotao - Membros superiores: balanam em direo contrria aos deslocamentos plvicos e dos membros inferiores.

You might also like