You are on page 1of 11

Aluno: Dbora Cristina Martins de Souza. r.a.: 51033 Filosofia Geral II Prof. Dr.

Robespierre de Oliveira Consideraes acerca do quinto captulo de Eros e civilizao Em Eros e Civilizao, Marcuse faz uma anlise filosfica do pensamento de Freud (assim como descrito no subttulo do livro). Nos primeiros quatro captulos, explora os fatores que contriburam para a atual situao da humanidade, embasandose no fato da construo social ser resultante da reconstruo biolgica do homem. Atravs da anlise de Freud das transformaes dos mecanismos mentais dos indivduos ao longo da histria, extrai-se a construo da civilizao: os indivduos como mentalidades, locomovem a histria ao mesmo tempo em que so modificados ao longo dela. Na interpretao de Marcuse, a civilizao construda, mediante s formas de coao atravs da cultura, coao que atinge o homem socialmente e biologicamente, deste modo, para que haja progresso, o homem deve abandonar a satisfao integral de suas necessidades, e portanto, sofrer represso para que possa conviver em sociedade, o que consequentemente o leva a ter a estrutura mental modificada. A represso que se d, por exemplo, como forma de trabalho, serve como um mecanismo para que se possa instituir ordem sobre os homens, atravs da inibio de seus instintos primrios, a saber: Eros (instinto de vida) e os instintos sexuais, governados pelo principio de prazer que visa a gratificao dos instintos. Se estes instintos forem vistos livres de qualquer forma que os repreenda, tanto um quanto o outro serviriam somente gratificao, ou seja, o principio de prazer requer a satisfao sem conseqncias dos instintos, o que impossibilitaria qualquer forma de socializao; o homem compreendido neste mbito como um animal guiado apenas pelas suas necessidades instintivas. Logo, para a instaurao da civilizao faz-se necessria a represso de tais instintos. Mediante organizao (inibio) dos instintos, o principio de prazer transforma-se em principio de realidade, que tem como finalidade inserir o homem em um contexto social, em que seu prazer adiado, substituindo a gratificao dos instintos pelo desempenho que o indivduo exerce em suas funes sociais. O instinto contrario a Eros: Thanatos (instinto de morte) que visa a destruio, comandado por este princpio, e para que haja a civilizao, Thanatos, que constitui uma forte tenso com Eros, tambm inibido:

metodicamente que os instintos primrios so inibidos, distinguindo-se dois modos de organizao instintiva: a) a inibio da sexualidade, resultando em duradouras e crescentes relaes grupais e b) a inibio dos instintos destrutivos, conduzindo ao domnio das faculdades inferiores do homem e da natureza, moralidade individual e social1. Todavia esta combinao, na medida em que sustenta a durabilidade maior da vida em grupos (civilizao), leva o instinto de morte a submeter-se a Eros, pois Eros aumenta a sublimao e a agresso controlada. Por meio da sublimao, a libido desviada, focando-se em outro ponto, como o trabalho, por exemplo, deste modo, o que causaria agresso por ser controlado contido. Mas Eros no ganha completamente na luta contra o instinto de morte, e a destrutividade de todo modo liberta-se; Eros cria a cultura como mecanismo para a durabilidade dos grupos humanos, para que os homens possam guiar-se por instituies comuns a eles, o que deixa de lado a real satisfao dos instintos, e como conseqncia, a tendncia de regresso se torna cada vez mais latente: o principio do Nirvana. Deste modo, o progresso se sustenta numa tendncia regressiva ao instinto de morte, enquanto a civilizao busca modos de inibir cada vez mais os instintos primrios e manter Thanatos sobre controle. Todavia, a destrutividade se d por meio do aumento do poder e produtividade, o que assume uma estreita relao com o modo racional de lidar com a natureza e com os instintos, estabelecido atravs do principio de realidade:
Com o estabelecimento do principio de realidade... o ser humano converte-se num ego organizado... esfora-se por obter o que til e o que pode ser obtido sem prejuzo para si prprio e para o seu meio vital... e desenvolve a funo da razo: aprender a examinar a realidade, a distinguir entre bom e mau, verdadeiro e falso, til e prejudicial. O homem adquire as faculdades de ateno, memria e discernimento. Torna-se um sujeito consciente, pensante, equipado para uma racionalidade que lhe imposta de fora Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 35.

O homem sofre as conseqncias desta razo instaurada, que em forma de ser dirigida pelo principio de realidade. Como conceber racional a labuta diria, que quase anula o principio de prazer e eleva o desempenho sobre a gratificao? Ou ainda, como aceitar que a razo que ordena os homens uma razo que no
1

Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 105.

converge com a satisfao de suas necessidades primrias, do prazer e da gratificao? Dentro de todos os aspectos que levam o homem a sofrer represso, ele inconscientemente indicia a tendncia contra o principio de realidade, uma maneira de se manifestar contra a represso instaurada: uma tendncia aos instintos primrios que pressupe uma regresso ao instinto de morte. E unida s manifestaes neurticas e pervertidas de Eros, a tendncia regressiva manifesta por meio da destrutividade o que ela quer destruir: a represso2. Principio de realidade, no-ser e outro modo de ser so questionados e atacados deste modo pelas tendncias, manifestando que qualquer principio de realidade acaba por no satisfazer o homem em suas necessidades vitais. Esta metapsicologia de Freud est totalmente ligada com a histria da filosofia ocidental, e a concepo metafsica e ontolgica da mesma. Isso significa dizer que, ao fazer uma anlise do entendimento do ser na histria, conseguimos encontrar as razes para a concepo da razo na civilizao. O esforo de Marcuse no quinto captulo de Eros e civilizao, de expor como a razo, fruto do principio de realidade, ordenou o progresso da civilizao, e foi a principal causa para que a gratificao dos instintos fosse posta de lado. A razo que Marcuse discute neste captulo, foi a base principalmente at Hegel da Filosofia ocidental, para sustentar o modo de como o homem considera o prprio homem e o que externo a ele. Segundo Marcuse:
Quando a racionalidade cientifica da civilizao ocidental comeou a produzir os seus frutos, tornou-se cada vez mais consciente de suas implicaes psquicas. O ego, que empreendeu a transformao racional do meio humano e natural, revelou-se um sujeito essencialmente agressivo e ofensivo, cujos pensamentos e aes tinham por intuito dominar os objetos. Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 106.

Ou seja, ao estabelecer a razo, o homem tenta encontrar uma estabilidade para o que , sobre o que existe, a saber, visa uma determinao de ser e a excluso do no-ser, sustentando apenas o principio de realidade: o ser passa determinar o pensar (ego cogitans) e o agir (ego agens). A natureza do homem e a natureza exterior a ele, assim dada como inferior, que deve ser superada e dominada, pela superioridade do ego cogitans e agens.
2

Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 106.

Primeiramente, o filsofo Plato considera que o ser s pode ser alcanado atravs da superao das faculdades do homem, que por sua vez, deste modo, a prpria razo julga que as faculdades sensveis e apetitivas do homem devem ser submetidas a ela; a razo j portanto o mecanismo que deve repreender o pensar e o agir do homem. A caverna exposta por Plato, simboliza assim o espao limitado a que os sentidos do homem esto presos. O ser deste modo algo que para ser alcanado exige a superao dos estados existenciais do homem, enfim, o ser almejado, encontra-se em um plano perfeito que s pode ser alcanado pela razo; e o emprico nada mais do que a imitao imperfeita do ser. Isto leva o ego a almejar o ser, e este, alm de tudo precondiciona o agir diante das situaes sem que esteja diante dela (moral). Quando a natureza comea a ser compreendida como objeto de domnio do ego, a lgica torna-se o campo deste domnio, tendo o poder de reduzir objetos a smbolos. Constitui-se deste modo a ontologia como o conhecimento que se volta para a dominao e a realizao de objetos: tudo passa a ser visto como objeto de domnio da especulao dominadora do homem. A razo passa a ser vista como o meio para realizar as potencialidades humanas, deste modo, o trabalho considerado um mecanismo na luta contra a natureza, e cada vez mais deve servir a estas potencialidades. Em meio necessidade produtiva, todavia, o trabalho alienado e o tempo dedicado para exerclo, diminuem e quase excluem o tempo para as necessidades individuais, tomando tal lugar a ponto de at mesmo redefinir estas necessidades. No obstante, O Logos destaca-se como a lgica da dominao. Assim, quando a lgica reduz as unidades de pensamento a sinais e smbolos, as leis do pensamento convertem-se, finalmente, em tcnicas de calculo e manipulao3 Todavia, Marcuse afirma que a lgica da dominao no imposta sem que seja questionada. O Logos de gratificao e o Logos de alienao seguem segundo o esforo da metafsica de harmoniz-los. Aristteles o primeiro a formular uma tentativa: ele estabelece que o ser de acordo com uma hierarquia de modos, enquadrando-o em categorias que diferenciam os nossos conhecimentos sobre algo, este algo, entretanto, o que diz respeito ao sensvel. Compreender o que a natureza e consequentemente os seus objetos so o que relaciona o pensamento ao objeto, ou seja, compreender o emprico compreender o que existe por si mesmo em todos os seus estados: estabelecer uma ligao entre sujeito e objeto se d por meio do
3

Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 108.

puro pensamento. Disto decorre a no aproximao do mundo emprico de imediato, este no mais do que um anseio do pensamento, da razo, diferentemente de Plato, Aristteles acredita que o nous theos (Deus da razo), relaciona-se com o conhecimento do que esta sobre o mbito dos deuses, o puro pensamento, como se fosse uma reunio empiricamente, e neste ponto Aristteles rene, um modo de satisfazer o homem pela busca do conhecimento do que infinito e o ente (objeto), que nada mais do que algo que deve ser dominado. Assim como Eros, o mundo emprico um anseio de ser alcanado pelo puro pensamento, um movimento circular que visa desprender-se do emprico ao mesmo tempo em que lhe atinge totalmente, ou seja: o emprico no esta contido na realizao desta aproximao, pois ela se d somente no mbito dos conceitos (o eterno, imutvel) e somente atravs do puro pensamento pode ser alcanado. Em suma, o objeto apreendido pelos sentidos, e posteriormente deve almejar ser capturado pelo pensamento. O pensamento deste modo segue na histria como forma de demonstrar a validade das categorias da linguagem do homem, e assim, capturar o objeto e determinar o que ele . As categorias so de ordem lgica, e buscam a adequao/exatido/identidade com a matria. Hegel tambm recorre ao nous theos para expor a fora do pensamento sobre o sensvel e sobre as faculdades sensitivas e apetitivas. Com o objetivo de transcender, de compreender o absoluto, as leis universais so guiadas pela razo e esta se realiza no conhecimento do absoluto; a alienao pois compreendida dentro do movimento ser-em-si-e-para-si. A histria desta alienao se finda e se justifica com Hegel, que afirma, que no final da Idade da Razo o alcance da razo que guia o mundo at ento foi atingido. O mundo deste modo, compreendido como uma adequao do razo, e atravs do pensamento do homem, esta razo apreendida: agora a Filosofia compreende a base histrica concreta sobre a qual o edifcio da razo foi levantado4. O ser compreendido como equivalente ao pensar, e s pode afirmar a si prprio em e como conhecimento do absoluto, o absoluto para Hegel, encontrado na totalidade em que objeto e sujeito unem-se. Todavia, o sujeito no conhece de imediato a totalidade, e deve por isto, na medida em que almeja constituir a conscincia de si e do todo, sofrer a negativaao do que emprico para poder afirmar-se como senhor de si. Para tanto, o ego luta contra outros egos para constituirse consciente de si: a satisfao do ego est condicionada pela sua relao negativa

Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 109.

com outro ego5. Esta relao culmina no domnio do homem pelo homem, desde que o domnio do homem pelo objeto faz parte da razo. O conhecimento de si supera deste modo qualquer aspecto de negatividade na relao com o outro, pois este torna-se domnio do ego quando o conhecimento de si alcanado, em suma, somente a partir do conhecimento de si e da negao do outro possvel um reconhecimento do outro. O ser pois visto, como o domnio do que lhe antecedeu: o circulo se fecha, esgotado na realizao da tarefa do ser, e a histria se encerra por ser compreendida em sua totalidade. Este movimento implica tambm na instaurao da liberdade, pois a liberdade s se efetiva no conhecimento desta totalidade, a saber: como idia. Contudo, para Hegel, quando o homem atinge a Idade da razo na histria, e consequentemente atinge o domnio de si (conscincia de si), a finalidade da histria se finda, pois o homem compreende a razo no absoluto, na totalidade. Thomas Ransom Giles em Histria do Existencialismo e da Fenomenologia expe de modo claro a concepo de Hegel e suas consequencias: segundo Hegel, conclua-se por toda parte que a racionalidade era a etapa mais alta na evoluo do homem, j que nele a razo que aparentemente exerce o primado absoluto. Mas, ao mesmo tempo, a filosofia distanciava-se cada vez mais do contato com as realidades existenciais primitivas, pois no havia nada a explorar, nada a experimentar. De Aristteles a Hegel, portanto, a filosofia tem como objetivo adequar a razo do homem razo que rege o mundo; o domnio dos objetos e das potencialidades humanas desta forma, so precondies para que se d o domnio de si do ego, um movimento de domnio-superaao-negaao, que por fim amenizado pelo conhecimento de si e do todo. O princpio de realidade, deste modo, mantm-se salvaguardado pela lgica da dominao que a Filosofia aponta, ao mesmo tempo em que negado, como forma de ser superado pelo puro pensamento: um progresso na alienao, que gradativamente junto histria e ao movimento do ego, sustenta cada vez mais principio de realidade:
A Filosofia ocidental termina com a idia com que comeou. No principio e no fim, em Aristteles e em Hegel, o modo supremo de ser, a forma bsica da razo e da liberdade, apresenta-se como nous, esprito, Geist. No final e no principio, o mundo emprico mantm-se na negatividade substancia e instrumento do esprito, ou de ser representantes terrenos. A filosofia da testemunho no s do principio de realidade que governa o mundo emprico, mas tambm da sua negao.
5

Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 110.

Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 113.

O sistema filosfico se fecha e praticamente se encerra perodo da principal corrente filosfica ocidental. Aps Hegel, portanto, a razo e o principio de realidade so considerados de um modo diferente. A essncia do ser j no mais condizente com o Logos, o que leva ao desafio da lgica da dominao. Consequentemente, a Filosofia requer novas bases. Com Nietzsche, no questiona a tradio ontolgica, mas denuncia o Logos como represso e perverso da vontade de domnio6. Todavia, Marcuse afirma que o Logos sempre libertou a vontade de domnio ao invs de lhe repreender, a vontade que se mostra repressiva, por no preservar a gratificao instintiva. Alem disso a vontade de domnio no a ultima palavra de Nietzsche, pois a vontade para ele considerada escrava, por no possuir autonomia sobre o tempo: v no passado o desejo de libertao, e este continua por si, prisioneiro, o que alimenta a ferida da m conscincia; sustenta a vingana e a necessidade de punio, as quais, por seu turno, perpetuam o passado e a angustia de morte7. O homem sente o peso de uma culpa que atinge a humanidade: o pecado original e a desobedincia a Deus, sustentam todos os sofrimentos que acompanham o homem, e por consentir com essa culpa, o homem torna a gratificao quase impossvel: fadado realidade emprica, vive sobre valores superiores que so imortais. O tempo assim outro aspecto que repreende: perpetua todas as contradies e injustias que assolam os homens. A produtividade, alm de alienada em excesso, mas este excesso no bem distribudo, senhores e escravos, governantes e governados, grandes e pequenos, opressores e oprimidos, todos envolvidos sobre uma lgica que tem em vista o produzir e no levar em conta a gratificao dos instintos, e que alm de tudo, so justificadas, compensadas e pacificadas. Nietzsche deste modo inova, expondo sua critica sobre um principio de realidade diferente do vigente, ele rejeita a razo como necessria para o homem alcanar sua verdadeira essncia (ser-como-fim-em-si). Para que encontre sua autonomia na existncia, o homem deve deste modo quebrar a tirania do devir sobre o ser8, ou seja, enquanto o tempo cair sobre ele como algo que quando olhado por trs (passado) trs o doloroso, e que na projeo do futuro quer superar isto, o que era e no mais no pode ser resgatado para ser melhorado; o ser contm deste modo sempre o bem e o mal, e sempre esta propenso para a destruio que perverte bem
6 7

Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 114. Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 114. 8 Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 115.

em mal e vice-versa9. Antes de ser humano, o homem no constitua-se de um ser determinante, o determinante era pois ele mesmo; portanto, para Nietzsche, o homem s ganha autonomia sobre si quando a transcendncia for conquistada quando a eternidade se tornar presente no aqui e agora10, em suma, quando o tempo no for mais motivo para que se lamente sobre o passado, na medida em que o homem retorne na sua finitude da qual faz parte durante sua existncia. O que Nietzsche almeja, ao invs do progresso para o fechar do circulo como em Aristteles e Hegel, o retorno do finito, assim como o prprio finito requer e deseja, como prova das feridas que a humanidade trs consigo. Este desejo de retorno refora a gratificao dos instintos, pois o homem retorna ao mbito da satisfao das suas exigncias vitais. O novo principio de realidade proposto por Nietzsche, deste modo, por mais doloroso que possa ser, uma alternativa para a libertao do homem e da sua alienao. O sentimento de culpa deve reverter-se para que a libertao se d: a humanidade tem de acabar associando a m conscincia, no com a afirmao, mas com a negao dos instintos vitais, no com rebelio, mas com a aceitao dos ideais repressivos11. Enfim, o homem deve compreender que a humanidade alem de caminhar na desigualdade, no trabalho repressivo, na alienao, no releva os instintos que realmente regem o homem, e que constituem a sua essncia, sua realizao, e por isto deve tem em vista o retorno. Expostas algumas consideraes acerca do Logos, possvel inferir a luta entre a vontade de gratificao e o Logos de dominao. A gratificao quer ter espao na existncia do homem, enquanto o Logos alm de servir ao principio de realidade, quer super-lo, transcender. Disto decorre o questionamento do ego, como este relaciona-se com os objetos (ontologia) o que leva busca por uma lgica da gratificao, tendo como base princpios a-lgicos, uma razo ordenada pelo prazer e pela vontade, e no pela lgica dominadora. Em suma, na medida em que se exige a adequao do ser aos objetos, o principio de realidade como determinante, e a exatido do Logos, o no-ser excludo do que pode ser afirmado, e a possibilidade de qualquer outro principio de realidade tambm. Todavia, Freud participa da parte que acredita em uma lgica de gratificao; ele define o ser como Eros e o no-ser como Thanatos, correspondendo tradicional fuso metafsica d ser e no-ser. Segundo Marcuse: Ser (Eros) essencialmente lutar pelo prazer; todavia, a fonte da civilizao que tem como finalidade a luta pela vida, estabelecendo relaes cada vez mais duradouras em grupos cada vez maiores, a
9

Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 116. Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 116. 11 Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 117.
10

partir do domnio da natureza e do domnio das formas de combater o que cause risco vida, trata-se de um impulso ertico. Anteriormente ao Logos, a luta de Eros era uma luta pelo prazer, a cultura tem inicio com o preenchimento coletivo desse anseio12. Posteriormente, com o estabelecimento do Logos pela Filosofia, a base ertica da cultura muda, e a luta pela vida passa a embasar-se no interesse pela dominao, o qual o homem e a natureza devem estar sujeitos, inferiores ao Logos. A cultura a principio, pois um instrumento de Eros na luta pelo prazer (um livre autodesenvolvimento de Eros) assim como Plato compreendia a cultura mito-arcaica (sem o desenvolvimento do Logos), que consistia no uso de metforas, sem dependncia do Logos e suas categorias. Posteriormente, o Logos passa a dominar os instintos e a dominar consequentemente Eros; o principio de realidade no pois contestado, e continua a progredir, juntamente com o desejo do retorno dos instintos primrios, e Marcuse afirma que o prprio Freud contribui para tanto, pois: em sua obra, a racionalidade do principio de realidade predominante supera as especulaes metafsicas sobre Eros13. sobre esta postura que Marcuse ir na segunda parte do livro tentar conciliar Eros e Thanatos para indicar as condies para a instaurao de um novo principio de realidade, a fim de elucidar uma soluo para o problema da racionalidade do principio de realidade, que deve pois, ser embasado nos instintos vitais do homem e na maneira como o homem enfrenta e luta contra a morte; todavia, isto vai alm do proposto por este trabalho.

Bibliografia: MARCUSE, Herbert, Eros e Civilizao


12 13

Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 118. Marcuse, H. Eros e civilizao. 1968: pg 118.

PLATO, A repblica PRADO, Bento Jr., Entre o alvo e o objeto de desejo: Marcuse, crtico de Freud GILES, Thomas Ransom, Histria do Existencialismo e da fenomenologia http://www.scielo.br/pdf/physis/v8n1/05.pdf

You might also like