You are on page 1of 20

REGNCIA E CANTO

Uma vida de liderana, controle e dinmismo e percepes com grupo e congregaes.

Denis Nogueira

1 27/7/2011

REGENTE: O LDER
Ao receber os previlgios da comunho me torno um contribuidor na Misso de levar a mensagem ao mundo!!  Tenho uma preocupao na preservao dos membros de minha comunidade.  Vou estudar tudo que possa contribuir no desenvolvimento de meu meio e para ajud-los a participarem no louvor.  Mobilizao de grupo e da massa religiosa.


TIPOS DE REGENTES
CONGREGACIONAL Envolve a igreja, estimula a participao de todos.  CORAL Todos num mesmo objetivo e ideal, preservando, alimentando com conhecimentos tcnicos da msica e de vida.  ORQUESTRAL Os msicos da igreja em favor do louvor, o regente utiliza deles para a contribuio da transmisso das mensagens de consolo e conforto para usa comunidade.


Conhecimentos necessrios para ter domnio da REGENCIA:


LIDERANA Noes de psicologia, dinmica de grupo, tcnicas motivadoras, o importante so eles.  TCNICA GESTUAL O gesto na regncia, fisionomia, pulso, expresso, dinmica.  TCNICA VOCAL Formas vocais, fisiologia da voz, ressonncia, relaxamento, aquecimento, impostao, nuancias da voz.


TCNICA ORQUESTRAL

Os instrumentos afinao, tessitura, timbre, formaes instrumentais.

HISTRIA DA MSICA

Sistemas musicais existentes: msica modal, tonal, atonal e tonal expandido. Compositores de todas as pocas.

MUSICALIDADE A Prtica musical na vida de um regente tudo que precisa pra que entenda os problemas de seu grupo vocal ou instrumental. Como pode dizer que cantou errado, se no sabe o que cantar dentro de seu corpo? Ou que tocou errado se no toca nenhum instrumento, no sabe o preo de horas de estudos num instrumento musical?


TCNICA GESTUAL
Frmulas de compasso: simples e compasso composta, 2 3 4 tempos.  Expresso corporal O rosto/corpo diz quem somos e o que queremos, na regncia, isto deve se tornar claro e dominado.


MOVIMENTOS DE REGNCIA
REGENCIA DE CRUZ DEITADA Regncia em Binrio 2 Podendo reger peas em dois tempos exemplos abaixo: Compassos simples 2 2 2 2 2 2 4 8 16 32 Compassos compostos 6 4 6 8 6 16 6 6 32 64

Regncia em Ternrio - 3
Podendo reger peas em dois tempos exemplos abaixo: Compassos simples 3 3 3 3 3 2 4 8 16 32 Compassos compostos
2 3

9 4

9 8

9 16

9 9 32 64

Regencia em Quaternrio 4
Regncia em binrio 4 Podendo reger peas em dois tempos exemplos abaixo: Compassos simples 4 4 4 4 4 2 4 8 16 32 Compassos compostos 12 4 12 8 12 16 12 32 12 64
2 1 4

LIDERANA


O Lder/Regente acima de tudo, um entusiasta, organizador, conhece sobre a mente humana, motivador, procura de mtua cooperao, a prtica do bem, promove a unio, apoio comum. Em sua liderana faz de tudo para entender o outro em favor do ministrio, promove um senso comum. Percebe as necessidades das pessoas, grupo e dificuldades tcnicas, e sempre est pesquisando novo para eles.

O que somos e queremos!


A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAO NECESSIDADES DE ESTIMA NECESSIDADES DE PARTICIPAO NECESSIDADES SEGURANA E ESTABILIDADE NECESSIDADES FISIOLGICAS
12 27/7/2011

4 lugar 3 lugar 2 lugar 1 lugar

TCNICA VOCAL


Formas vocais Escolas de canto existentes: Francsa, Alem, Italiana, recentemente a escola Americana (sc XX) O bom canto como a melodia dos pssaros dominado e melodioso. Evangelismo pg. 510 e 511  Trs componentes pra se cantar bem:  RESPIRAO desenvolvimento de tcnicas de domnio respiratrio.  POSTURA Tcnicas posturais de cantor.  IMPOSTAO VOCAL como assufruir ao mximo dos recursos da voz (Aquecimento, Relaxamento, vocalises, nuancias...)

TCNICA ORQUESTRAL
Os instrumentos e suas formaes:  CORDAS (STRINGS) Violinos, Violas, Violocellos, Contra-Baixos, as cordas Contrapopulares violo, cavaco, bandolin, guitarras...  SOPROS/MADEIRAS (WOODWIND) Flauta, Obo, Clarinetas, Fagote, Sax, Contrafagote, sopros populares flautas doces (SCT), Flauta de pan, apito, ocarina...  METAIS (BRASS) Trompetes, trombones, Tuba, Bombardino.

HISTRIA DA MSICA
Perodos da msica antes e depois de Cristo.  Como os msicos pensavam e como trabalhavam no ministrio musical  O Sc XX e XXI as mudanas musicais, e a tecnologia em favor da msica.


MUSICALIDADE
O pensar musical: Sentir a msica na sua Essncia, no seu corpo e membros, tocar, Treinar, perceber, improvisar no instrumento/voz, vivenciar a msica em voc com todas as implicaes que delas exigem! Pratique!! Sinta em voc as dificuldades que a msica lhe d, e veja como se exige de Disciplina e treino!!!

A Tcnica Vocal
      

Respirao Postura Impostao Vocal Relaxamento Aquecimento Vocalises exerccios vocais para problemas especficos. Dinmicas Volumes, expressividade, pausas, interpretao sonoras, sentimento no cantar, crescendo, diminuindo, sustentao vocal. Emoo vocal emoo equilibrada da voz no cantar, seja solo dueto grupo ou coro.

Um poder para transmisso da Verdade


 H muita emoo e msica na voz humana, e se o
aluno fizer decididos esforos, adquirir hbitos de falar e cantar que lhe sero uma fora no ganhar almas para Cristo. Manuscrito 22, 1886 (Evangelismo, p. 504).

 A melodia do canto, derramando-se dos coraes num


tom de voz claro e distinto, representam um dos instrumentos divinos na converso de almas. Todo o servio deve ser efetuado com solenidade e reverncia, como se fora feito na presena pessoal de Deus mesmo. Testemunhos Seletos, vol. 2, p.195.

Anjos juntos cantando!


Quando seres humanos cantam com o Esprito e a compreenso, msicos celestes apreendem os acordes e unem-se no cntico de louvor. Aquele que nos tem concedido todos os dons que nos capacitam a ser coobreiros com Deus, espera que Seus servos cultivem suas vozes, a fim de que possam falar e cantar de modo que todos compreendam. No necessrio um cntico ruidoso, mas entoao clara, pronncia correta e expresso vocal distinta. Que haja tempo para o cultivo da voz de modo que o louvor a Deus possa ser entoado em tons claros e suaves, no com aspereza e estridncia que ofendem o ouvido. A habilidade de cantar um Dom de Deus; que seja para Sua glria - Testemonies vol. 9. pp. 143 e 144 (1909).


A Arte na Igreja


O uso da Arte na igreja deve ser de manifestao funcional, portanto tem um devido fim, que apressar a volta de Jesus.

Se o artista no tem funo na sociedade, pra qu ele existe? Carla Bromberg Mestre em Musicologia

You might also like