You are on page 1of 8

20 Questes de portugus comentadas

Por Roberto Cezar em 20/02/09 as 7:22 am Simulado de Lngua Portuguesa Elaborado por Academia do Concurso Pblico 1 Uma outra maneira igualmente correta de reescrever-se a frase Os riscos da inflao podem ser calculados, e o prejuzo financeiro deles, previsto, mantendose o seu sentido original : 1. Podem ser calculados e previstos os riscos da inflao e seu prejuzo financeiro. 2. Os riscos da inflao e seu prejuzo financeiro podem ser calculados e previstos. 3. Podem ser calculados os riscos da inflao e pode ser previsto seu prejuzo financeiro. 4. Podem ser calculados os prejuzos financeiros e calculados seus riscos inflacionrios. 5. Podem ser calculados os prejuzos financeiros advindos dos riscos inflacionrios. 2 A primeira orao da frase da questo anterior os riscos da inflao podem ser calculados est na voz passiva; sua forma correspondente na voz ativa : 1. Podem calcular-se os riscos da inflao; 2. Podem-se calcular os riscos da inflao; 3. Os economistas podem calcular os riscos da inflao; 4. Podem calcular os riscos da inflao; 5. Podem vir a ser previstos os riscos da inflao. 3 Na frase da 1 questo, utilizaram-se os particpios de dois verbos: calculado, particpio regular do verbo calcular, e previsto, particpio irregular do verbo prever. Esses dois verbos s possuem uma nica forma de particpio. Em qual dos verbos abaixo tal situao se repete: 1. acender; 2. aceitar; 3. morrer; 4. pagar; 5. trazer. 4 Assinale a alternativa em que os vocbulos so acentuados com base na mesma regra: 1. vm / vem; 2. rea / leo; 3. plen / pra; 4. vsperas / rfs; 5. ba / caj. 5 Assinale a frase em que s admitida uma forma de concordncia verbal.

1. Fizeram-se a produo e a execuo das peas teatrais; 2. Dez por cento do corpo docente no aceitou as mudanas propostas; 3. Grande parte dos animais est correndo risco de extino; 4. A interpretao do texto e a redao foram feitas antecipadamente; 5. Um dcimo dos transeuntes no atravessam na faixa. 6 O governo afirma que a inflao est sob controle; mas, considerando o aumento de preos no varejo, essa afirmao parece eleitoreira, a frase sublinhada tem valor semntico de: 1. tempo; 2. modo; 3. comparao; 4. condio; 5. concesso. 7 O item em que o significado do elemento sublinhado depende do momento em que o leitor l a notcia : 1. No clssico de domingo ficou provado que ir a boates em vspera de jogo faz bem a jogadores de futebol: Diguinho foi o melhor em campo; 2. No dia de So Pedro 29 de junho de 1958, o Brasil foi campeo mundial. 3. Vou viajar, quando tiver dinheiro. 4. Na Sucia, o Brasil ganhou seu primeiro ttulo mundial. 5. Muitas pessoas pensam que ser jogador de futebol ser vagabundo. 8 Assinale a opo em que todos os adjetivos no se flexionam em gnero: 1. fenomenal, inteligente, carimbado; 2. oval, redondo, simples; 3. menor, ruim, forte; 4. brilhante, fresco, saudvel; 5. comprido, inferior, descendente. 9 A grande maioria das pessoas a favor de eleies limpas e honestas; sobre essa frase, a afirmao mais correta : 1. Significa que mais da metade das pessoas a favor de eleies limpas e honestas; 2. Significa que muito mais da metade das pessoas a favor de eleies limpas; 3. No h outra possibilidade de concordncia; 4. O ncleo do sujeito pessoas; 5. H uma incorreo, pois maioria no pode ser intensificada pelo adjetivo grande. 10 Os animais esto sendo dizimados pela ao predatria dos homens; dizimar, originalmente, se relaciona a 10%, mas agora perdeu o valor original e significa matar em grande quantidade. A palavra sublinhada abaixo que tambm mostra a perda d valor semntico original : 1. Vo desenterrar a criana morta, para nova autpsia; 2. Meu filho vai embarcar no Aeroporto do Galeo;

3. O cacarejar das galinhas muito agradvel; 4. As bananas esto despencando; 5. Suas palavras incendiaram meu corao. 11 Assinale a opo que completa corretamente as lacunas da frase abaixo: No sei o _____ ela est com os olhos vermelhos, talvez seja _____ chorou. 1. porqu / porque; 2. por que / porque; 3. porque / por que; 4. porqu / por qu; 5. por que / por qu. 12 Assinale a opo em que o uso do acento grave indicativo da crase constituiria erro: 1. Fez uma proposta a diretora; 2. Fez uma proposta as diretoras; 3. Fez uma proposta a nossa diretora; 4. Fez uma proposta a essa diretora; 5. Fez uma proposta a competente diretora; 13 Assinale a frase abaixo em que a palavra salvo deveria ser obrigatoriamente flexionada em gnero: 1. Todas as mulheres danaram, salvo a sua irm; 2. Salvo pelo bombeiro, a mulher escapou da morte. 3. A espcie humana, salvo pelos racistas, merece crdito. 4. Os obras literrias sero substitudas, salvo as de valor histrico. 5. Salvo a segunda-feira, a semana foi tranqila. 14 Na frase suas palavras foram duras e amargas, mas meus botes disseramme que ficasse calmo, as expresses duras e amargas e meus botes disseramme representam, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: 1. hiprbole e metonmia; 2. comparao e hiprbole; 3. sinestesia e personificao; 4. sinestesia e metonmia; 5. metonmia e personificao. 15 Comparando Hitler com Mugbe difcil dizer que a maldade _____ seja maior do que a _____. Assinale a opo que completa correta e respectivamente as lacunas: 1. desse / daquele; 2. deste / desse; 3. desse / deste; 4. daquele/ desse; 5. deste / daquele.

16 Assinale a alternativa em que o pronome colocado entre parnteses no preenche corretamente a lacuna: 1. A verdade _____ incomoda demais. (os) 2. As faltas no sero computadas, ns _____ abonaremos. (lhes) 3. Ns j _____ informamos o dia da prova. (lhes) 4. A diretoria _____ informou de que no haver aulas. (os) 5. Ns no _____ obrigaremos a estudar. (as) 17 Assinale a opo que completa corretamente a lacuna da frase: So autores _____ obras gostaramos de expor: 1. cujos; 2. de cujas; 3. as quais; 4. com cujas; 5. cujas. 18 Assinale a frase que no se completa adequadamente com a forma colocada entre parnteses: 1. Este um acontecimento _____ cabe Sociologia analisar. (que) 2. Este um acontecimento _____ estudo ser analisado pela Economia. (cujo) 3. Este um acontecimento _____ a Biologia deve cuidar. (de que) 4. Este um acontecimento _____ a Contabilidade j fez referncia. (a que) 5. Este um acontecimento _____ o Direito tem afinidade (pelo qual) 19 A forma verbal negativa que corresponderia a Diz a ela tudo o que est no regulamento : 1. No diz; 2. No digas; 3. No dize; 4. No diga; 5. No dizes. 20 H erro de concordncia na opo: 1. famintos leo e ona; 2. faminto leo e ona; 3. leo e ona famintos; 4. leo e ona faminta; 5. ona e leo faminto. GABARITO COMENTADO 1 Gabarito 3. O segredo da questo era perceber que na frase original a segunda vrgula indicava a omisso da locuo verbal pode ser.

2 Gabarito 4. Na voz ativa o verbo principal calcular deve ficar no mesmo tempo e modo em que est o verbo ser na voz passiva. Logo, deve ficar no infinitivo. Como o agente da passiva est indeterminado, o sujeito da voz ativa tambm deve ficar indeterminado. A forma de indeterminar o sujeito nessa frase inici-la com o verbo na terceira pessoa do plural podem seguido do verbo principal que como j vimos ficar no infinitivo e do termo que era sujeito da passiva e ser, agora, objeto direto da ativa os riscos da inflao. Nas opes 1, 2 e 5, a frase continuou na voz passiva. Na opo 3, surgiu o termo os economistas que no existia na frase original. 3 Gabarito 5. O verbo trazer s tem a forma regular de particpio: trazido. Nas demais opes todos os verbos tm duas formas de particpio: 1 acendido e aceso; 2 aceitado e aceito; 3 morrido e morto; 4 pagado e pago. A norma culta aconselha que quando o verbo tem duplo particpio a forma regular seja utilizada na voz ativa ; e a forma irregular, na voz passiva. 4 Gabarito 2. As palavras rea e leo so acentuadas por serem paroxtonas terminadas em ditongo crescente. Anlise das demais opes; 1 vm acento diferencial de nmero na 3 pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter, vir e seus derivados; vem hiato EE nos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados. 3 plen paroxtona terminada em R, X, N e L; pra acento diferencial em relao preposio arcaica pra. 4 vsperas proparoxtona; rfs paroxtona terminada em i, u e seguidas ou no de S. 5 ba as letras i e u aps outra vogal, em hiato e no nasalizadas; caj oxtona terminada em a, e ou o, seguidas ou no de S. 5 Gabarito 4. O sujeito composto antes do verbo s admite a concordncia rigidamente gramatical, tambm chamada de concordncia por soma, que com sujeito composto exige o verbo no plural. Anlise das demais alternativas: 1 Verbo antes do sujeito composto admitem-se duas concordncias: verbo no plural concordncia rigidamente gramatical fizeram-se; ou concordncia atrativa com o ncleo mais prximo fez-se. 2 Duas possibilidades: concordncia gramatical com o ncleo do sujeito dez por cento aceitaram; ou atrativa com o partitivo corpo docente aceitou. 3 Semelhante anterior: Grande parte est; ou animais esto.

5 Mesmo caso das anteriores: Um dcimo no atravessou; transeuntes no atravessaram. 6 Gabarito 4. A orao reduzida de gerndio poderia ser substituda por: se considerarmos o aumento de preos no varejo. 7 Gabarito 1. A frase, quando foi escrita, supunha a palavra passado aps domingo. Lida hoje ela no faz sentido, pois no ltimo domingo no houve o clssico Fluminense e Botafogo nem na vspera aconteceu a tragdia da boate em Ipanema. 8 Gabarito 3. Nas demais opes h sempre um adjetivo que admite mudana de gnero: 1 carimbado / carimbada; 2 redondo / redonda; 3 fresco / fresca; 5 comprido comprida. 9 Gabarito 2. A alternativa 1 est correta, mas a alternativa 2 est mais completa, portanto est mais correta. As demais alternativas esto incorretas: 3 O verbo ser poderia estar no plural so concordando com pessoas; 4 O ncleo do sujeito maioria; 5 Alternativa absurda. possvel uma maioria simples ou uma maioria qualificada ou grande maioria. 10 Gabarito 2. Originalmente embarcar significava entrar no barco. 11 Gabarito 2. A partcula o um pronome demonstrativo, equivalendo a aquilo, e funciona como antecedente do pronome relativo: No sei aquilo pelo qual ela est com os olhos vermelhos. A primeira impresso a de que seria um artigo, mas no faria sentido preenchermos a lacuna com o substantivo motivo que sinnimo de porqu. A segunda lacuna d claramente a idia de causa, logo deve ser utilizada a conjuno porque. 12 Gabarito 4. Antes dos pronomes demonstrativos este e esse e suas variantes nunca haver crase. A crase a fuso de duas letras a, logo s existe com a preposio a junto partcula a artigo ou pronome demonstrativo ou junto ao demonstrativo aquele, ou suas variantes as, aquela, aqueles, aquelas. Nas frases das opes 1, 2 e 5, a crase obrigatria. Na frase da opo 3, a crase

opcional, pois opcional a presena do artigo antes de pronomes possessivos em funo adjetiva. 13 Gabarito B. Nesta opo, a palavra salvo adjetivo particpio irregular do verbo salvar equivalente a salvado e deve concordar com o substantivo mulher: Salva (salvada) pelo bombeiro, a mulher escapou da morte. Nas demais opes a palavra salvo invarivel e equivale a exceto. 14 Gabarito C. Sinestesia e mistura de sentidos: palavras (audio), duras (tato) e amargas (paladar). Personificao atribuir qualidades humanas a animais ou seres inanimados, botes no falam. 15 Gabarito E. H dois antecedentes Hitler e Mugbe logo o pronome esse no pode ser utilizado. Usam-se os pronomes este para referir-se ao ltimo citado Mugbe e o pronome aquele para referir-se ao primeiro citado Hitler. Tambm faria sentido o uso de daquele / deste. 16 Gabarito B. O verbo abonar transitivo direto e exigiria, na frase, o pronome as. Anlise das demais alternativas: 1 O verbo incomodar transitivo direto. Nas opes 3 e 4, foi utilizado o verbo informar que transitivo direto e indireto, mas admite duas construes. Objeto direto coisa e objeto indireto pessoa usada na alternativa 3 ou objeto direto pessoa e objeto indireto coisa usada na alternativa 4. E o verbo obrigar transitivo direto e indireto, com objeto direto pessoa e objeto indireto coisa. 17 Gabarito 5. Basta levar o substantivo obras para a segunda orao: gostaramos de expor as obras. No apareceu nenhuma preposio, logo no haver preposio antes de cujas. Vale acrescentar que o pronome relativo cujo concorda com o substantivo que vem depois dele: obras feminino plural, logo o pronome deve ficar no feminino plural. 18 Gabarito 5. O macete o mesmo da questo anterior, levando-se o antecedente do pronome relativo para a segunda orao: Nesta opo teramos: o Direito tem afinidade com o acontecimento, logo a lacuna deveria ser preenchida com que.

Vejamos as demais opes: 1 cabe Sociologia analisar o acontecimento, no h preposio. 2 o estudo ser analisado pela economia, no h preposio. Justifica-se o pronome cujo por existirem dois substantivos ligados pelo pronome. 3 A Biologia deve cuidar do acontecimento, preposio de. 4 A Contabilidade j fez referncia ao acontecimento, preposio a. 19 Gabarito 2. O verbo dizer est na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo. Este verbo admite duas formas: dize ou diz. No imperativo negativo usa-se a segunda pessoa do singular do presente do subjuntivo no digas. 20 Gabarito 1. Com o adjetivo antepostos aos substantivos s admitida a concordncia atrativa, como aparece na alternativa 2. Com a adjetivo posposto aos substantivos admitem-se as duas formas de concordncia: a gramatical (ou por soma) alternativa 3 e a atrativa alternativas 4 e 5

You might also like