You are on page 1of 8

MEDITAO NA LUZ

A Meditao na Luz recomendada para todos que desejam sentir DEUS como Si mesmo e reconhec-LO em todos os seres como LUZ ETERNA. Ela pode ser considerada tambm, a ponte para aexperincia da Viso Direta, outro ensinamento onde Swami nos convida a saudarmos silenciosamente a Divindade em quem quer que encontremos a partir do reconhecimento de Si mesmo. A Meditao correta a imerso de todos os pensamentos e sentimentos em DEUS. Meditao significaa fuso do particular no Absoluto. Nestes dias e nesta Era, s h uma Meditao boa e segura e esta a antiga Meditao na Luz, chamada Meditao Jyothi, ela oferece a possibilidade de superar a dbil identificao com corpo, controlar a natureza inquieta da mente, purificar os sentidos e expandir a conscincia atravs da Graa Divina na fuso de todos os pensamentos e sentimentos no Divino Sem FormaEU ESTOU NA LUZ A LUZ ESTA EM MIM EU SOU A LUZ Antes de iniciar esta prtica, atitude correta desenvolver a concentrao na respirao. O fluxo da Energia Divina circula atravs da respirao, portanto, o processo constante de inspirar e expirar deve estar suave e harmonioso. Aprendemos com Bhagavan Baba que nossa respirao repete SO-HAM 21.600 vezes por dia. SO significa ELE , AQUILO = DEUS e HAM significa, eu sou. Deste modo, a cada respirao estamos afirmando incessantemente DEUS, eu sou. Podemos visualizar a Face do Divino (que comungamos afinidade) no ponto central entre as sobrancelhas e ali mergulharmos nossa ateno profundamente ou ainda visualizarmos e sentirmos a prpria Presena da Onipresena ou aspecto Sem Forma de Deus em nossos Coraes. fundamental persistir; mesmo que parea to difcil no incio, Baba afirma que se o desejo de contemplar o Amor-Atma for sincero, Ele mesmo manifestar a Paz Suprema (Prashanti Nilayam) em nosso Corao espiritual. Assim, passo a passo, vamos desenvolvendo esta conscincia gradativa de que respiramos DEUS o tempo todo e que ao praticarmos esta Verdade, repetindo-a com ateno devotada, nossa mente estar sendo sempre direcionada ao Divino. Portanto, percebe-se que esta prtica pode ser desenvolvida onde quer que estejamos. Ela nos purifica e harmoniza, descondicionando inmeras tendncias e impresses originadas pela iluso da ignorncia, ajuda a nos elevarmos acima dos conflitos causados pelo egosmo,nos fazendo recordar de nossa Real Natureza (Atma), que o mesmo que o estado de Ser, Conscincia,BemAventurana (Sat-Chit-Ananda). Quando se sentam em meditao, vocs devem se esquecer do corpo, que somente um

instrumento. Meditao significa abandonar o apego ao corpo e desenvolver a percepo do Atma. Eu sua Verdadeira identidade. Vocs podem acrescentar qualquer nmero deEus, mas continuar apenas Eu. Esse princpio de Unidade esta presente em todos os seres. Ele o mesmo para vocs e para Mim. Vocs so Eu. Afirmem incessantemente Eu sou Eu e realizem o Atma. Rompam com a iluso da separatividade. Encarnaes do Amor, vocs so Meu prprio Ser A seguir,apresentamos a Meditao na Luz orientada por Swami. Reserve uns poucos minutos no incio de cada dia para a prtica de Dhyana- meditao. Mais tarde, voc estar pronto para aumentar a durao. Ser assim quando voc experimentar um agradvel sentimento de Paz. Que a meditao seja praticada nas horas que antecedem a aurora (entre 3 e 6 da manh).

Tais horas so preferveis porque o corpo est repousado pelo sono e as peregrinaes do dia-a-dia ainda no se imiscuram nos sentidos e no transviaram as energias fsicas e mentais. Disponha de uma lamparina ou uma vela com uma chama firme e ereta. O fulgor de uma chama nunca diminui, embora muitas outras chamas possam vir a ser acesas a partir dela. por isso que a chama o mais apropriado smbolo do Eterno Absoluto. Sente-se em qualquer sana (postura firme, com a coluna ereta) que seja confortvel, diante da chama.

Olhe firme para esta; depois, fechando os olhos, tente senti-la dentro de voc, entre as sobrancelhas. Deste ponto, deixe-a crescer no rumo do ltus do seu corao, iluminando o trajeto que fizer. Quando ela entrar no corao, no ponto central do peito, visualize as ptalas do boto de ltus, uma a uma, se abrindo, e que cada pensamento, sentimento, emoo e impulso est se banhando na Luz que remove as trevas. No h espao onde a treva ache refgio.

S lhe resta fugir presena da Luz. Imagine que a Luz se faz mais ampla, maior e mais refulgente. Penetra os membros e, assim, eles j no podem se ocupar com atividades sombrias, perversas, suspeitas. Tornaram-se agora instrumentos da Luz, isto , do Amor, e voc est consciente disso. A luz enche a lngua. Falsidade, calnia, jactncia, maledicncia desaparecem. Chega aos ouvidos. Todos os desejos maus que os infestam e infectam so destrudos pela radiosa Luz da Sabedoria e da Virtude. Os ouvidos esto isentos de puerilidade e de veneno. Que sua cabea fique carregada de Luz. Todos os pensamentos viciados e perversos desaparecem, por serem comensais das trevas.Imagine que a Luz em voc cada vez mais se intensifica; e isso, real e exatamente acontecer. Deixe-a expandir-se em sua volta, envolvendo-o em Sua refulgncia de Amor: deixe-as alargar-se a partir de voc em esferas cada vez mais amplas, alcanando e envolvendo seus parentes mais prximos, seus entes amados, seus amigos, seus companheiros, e tambm estranhos, inimigos e rivais os homens todos do mundo, todos os seres da criao inteira. Faa isto sem falhar, todos os dias, tanto quanto desfrute a meditao; faa-o de forma profunda e sistemtica. Hora certamente vir em que voc no mais curtir pensamentos sombrios e maus, no mais nutrir planos negros e sinistros nem mais ter apetites por alimentos e bebidas intoxicantes, no mais manipular coisas feias e inferiores, no mais padecer tendncia infmia e injria, nem formular maus desgnios. Voc estar ento no Reino Divino, e gozar a Paz que transcende o alcance das palavras. Permanea nessa emoo, testemunhando a Luz, sendo Luz por toda parte e para todos. Se estiver acostumado a adorar Deus em uma das suas Formas, visualize-A nesta Luz. Deus Luz; Luz Deus. Quando Luz encontra Luz, tudo Luz. Fronteiras no existem entre a sua Luz e a Luz dEle. Elas se completam. Elas se fundem. QUEM SOU EU?

KO-HAM EU SOU DEUS... SO-HAM 55Um trabalho especial de concentrao no implica ser parte da meditao. A concentrao j est em vigor onde quer que a mente, a inteligncia e os sentidos sejam usados. Sem ela, voc no poderia sequer andar. No necessita prtica especial. Est abaixo dos sentidos. A meditao est acima dos sentidos. Entre a concentrao e a meditao, como uma separao entre as duas, est a contemplao. Da concentrao para a contemplao e ento, depois,meditao. Enquanto o indivduo pensa, 'Eu estou meditando', isso a mente, e no meditao.Se o indivduo sabe que est meditando, ele no est meditando. A meditao, como descrita por Swami, a estrada real, o caminho fcil. Por que se preocupar com outras prticas? Para que a meditao seja efetiva, deve haver uma prtica constante, sem pressa e sem preocupao. Com a prtica constante, a pessoa se torna calma e o estado de meditao acontece naturalmente. Pensar de outra maneira debilidade. O sucesso garantido. Invoque a Deus, Ele o ajudar. Ele responder e Ele prprio ser o seu Guru. Ele o guiar. Ele estar sempre ao seu lado. Pense Deus, veja Deus, oua Deus, coma Deus, beba Deus, ame Deus. Esse o caminho fcil, a estrada real para sua Meta de romper a ignorncia e alcanar a Realizao de sua natureza verdadeira, que una com Deus. Sentar-se ereto importante. Entre a nona e a dcima-segunda vrtebra reside a fora vital. Se a espinha dorsal ferida nessa altura, a paralisia ocorre. Se o corpo estiver em posio ereta, como se ele estivesse fixado a um poste reto, a fora vital poder se elevar atravs do corpo ereto e dar uma intensa concentrao mente.

Alm do mais, assim como um pra-raios atado ao telhado de um prdio atrai o raio, de modo semelhante um corpo ereto transforma-se num condutor, por assim dizer, para que o poder divino entre no templo do seu corpo e lhe d foras para empreender sua tarefa e alcanar sua meta. Um outro exemplo: o poder divino est sempre aqui, como os sinais de rdio. Mas, para ouvir a msica no rdio, deve-se ter uma antena. Alm disso, se o sintonizador no estiver adequadamente ajustado, haver algum som, mas nenhuma msica. De maneira semelhante, o poder divino, que est sempre presente, poder fluir para dentro de voc se a meditao for correta e se o corpo estiver ereto. No prtico tentar se concentrar naquilo que no tem forma. Concentrar-se no Jyoti (luz - chamada vela) uma ilustrao. O objeto de concentrao pode ser o som, a forma, o Jyoti, etc. Precisa ser algo concreto. No fcil fixar a mente no abstrato. Por que uma luz? Se vocs pegarem uma poro de areia muitas vezes seguidas, a areia, da qual essa poro retirada, se esgotar com o tempo. Se cada um tirar gua de um tanque, o tanque secar. Mas milhares de pessoas podem tomar a chama de uma vela para acender suas velas, e a chama em nada diminuir. Recorde-se tambm de que meditar cedo, pela manh, melhor. A mente est quieta e no h a presso das responsabilidades. Para a prtica de meditao a hora importante, e a mais indicada chamada Brahma muhurtha. Voc ter de escolher a Forma que lhe aprouver para sobre ela meditar durante o perodo chamado Brahma muhurtha, que vai das 3:00 s 6:00. Voc ter de meditar sempre mesma hora todos os dias. A primeira prtica espiritual que se deve adotar o cultivo do silncio interior, para acabar com o dilogo ininterrupto com a mente. Deixe a mente descansar durante algum tempo. No projete nela detalhes irrelevantes, ou a polua com emanaes de inveja e avareza. Cada idia que acolhemos, tanto boa quanto ruim, fica impressa na mente.

Um elemento de fraqueza e inconstncia , assim, introduzido na mente. Mantenha a mente calma e limpa. No a agite, todo momento, por meio de seu dilogo incessante Nunca use palavras desagradveis contra os outros. Tais palavras nunca deveriam macular sua lngua. Lembre-se de que h Deus dentro do seu corao,assim como nos coraes de todos ao seu redor. Ele v e ouve tudo. Quando voc usa palavras rudes, cruis, iradas e desagradveis contra os outros, o Deus em voc e na outra pessoa machucado. A lngua uma ferramenta que pode prejudicar voc e tambm os outros. Ento, seja muito cuidadoso; use-a somente para seu bem e para o bem dos outros. O melhor meio de us-la falando palavras bondosas, repetindo o Nome de Deus e cantando Sua Glria Vocs no devem nunca se deixar emaranhar na rede desse mundo e de seus problemas. Tentem escapar para o ar mais puro do esprito sempre que puderem, levando o nome do Senhor em sua lngua. Das 24 horas do dia, tirem 6 para as suas necessidades individuais, 6 para o servio aos outros, 6 para o sono e 6 para repousar na Presena do Senhor. Essas seis horas dotaro vocs com a fora do ao. Aqueles que desejam fixar-se na Divindade devem buscar a solido, praticar a meditao (Dhyana) e a repetio do nome de Deus (Japa) em horrios especficos, adquirir capacidade de foco atravs dessas prticas e sempre engajar-se em aes pela prosperidade de todos os seres. Essas prticas devem ser sempre empregadas na realizao do trabalho sem preocupao por seus frutos O elemento mais importante na existncia humana o pensamento firme. Assim como so os pensamentos, a fala. Assim como a fala, so as aes. A harmonia desses trs levar experincia da Divindade. As palavras saem do corao. Elas devem estar cheias de compaixo. O corao a morada da compaixo e a fonte do amor. Assim, tudo aquilo que emana do corao deve estar repleto de amor.

Esse amor deve expressar-se na fala. O fluxo de amor na fala deve encontrar expresso concreta na ao. A retido reside no seu corao. Est na sua conduta, nos seus pensamentos, nas suas palavras e aes. Quando os impulsos nascidos do corao so expressos em palavras, isso Verdade. Colocar em prtica tais palavras que brotam da pureza retido. Amor em ao retido. Amor na fala verdade. Amor em pensamento paz. Amor em compreenso no-violncia. Percebam que Deus est em todos e pratiquem a no-violncia Seja grato ao Senhor que lhe deu o Tempo, assim como a ao para preench-lo. Ele lhe deu o alimento, assim como a fome para sabore-lo. Mas isso no o autoriza a se envolver em ao sem ter discernimento. Quando constri uma casa, voc instala uma porta na frente, para deixar todos que so bem-vindos entrar e manter do lado de fora aqueles que no so. Voc no mantm as portas abertas para todos entrarem como e quando quiserem. Igualmente, examine os impulsos e os motivos que entram em sua mente; mantenha de fora o degradante, o humilhante, o pernicioso. Vocs devem sempre lembrar-se de dois grandes princpios - trabalho e adorao - e segui-los em cada minuto de suas vidas. Em qualquer tarefa que assumam, dem o melhor de si. Faam seu dever da melhor forma e para a mais alta satisfao de todos os envolvidos O mundo inteiro sofre hoje de desordem e violncia porque as pessoas perderam a f no Ser Interior (Atma-Vishvasa). Elas promovem o apego ao corpo e ignoram o Esprito. Isso est errado. Considerem o que quer que faam como um trabalho de Deus. Isso pode ser aplicado a todo ato corriqueiro da vida diria, seja varrer o cho, cozinhar ou cortar vegetais. Cada uma dessas aes pode ser transformada em um exerccio espiritual pelo esprito no qual a realizam.

Instalem o Divino em seus coraes e cumpram seus deveres com devoo e dedicao

You might also like