You are on page 1of 21

Avaliao da percepo da importncia da gesto ambiental em postos de combustveis localizados na cidade de Irati, Paran

An assessment of the perception of the environmental management importance in vehicle service facilities in the city of Irati, Paran
Tania Luciane Venancio1 Carlos Magno de Sousa Vidal2 Rubia Elaine Moisa3

Resumo
Os postos de combustveis realizam atividades potencialmente geradoras de impactos ambientais. A implantao de um Sistema de Gesto Ambiental propicia um aumento da ecincia na realizao dos procedimentos necessrios para a minimizao desses impactos. A presente pesquisa objetivou avaliar a percepo da importncia da gesto ambiental em postos de combustveis. Foram realizadas entrevistas com responsveis por cinco postos de combustveis na cidade de Irati, PR e concluiu-se que houve muitas divergncias em relao a esta percepo, o que se reete na situao ambiental das empresas. Palavras-chave: gesto ambiental; postos de combustveis; ISO 14000.

Abstract
Fuel stations carry out activities that are potential generators of environmental impacts. The implantation of an Environmental Management System can increase the efciency in the accomplishment of procedures that are necessary to reduce the generation of these impacts.
1 Especialista em Gesto Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste; Engenheira Ambiental; E-mail: tania_venancio@yahoo.com 2 Dr.; Bilogo; Professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste; E-mail: cacavidal@yahoo.com.br 3 M.Sc.; Engenheira Qumica; E-mail: rubiamoisa@yahoo.com.br
Recebido para publicao em 21/03/2007 e aceito em 06/05/2008

Ambincia

Guarapuava, PR

v.4 n.3

p.397 - 417

Set./Dez. 2008

ISSN 1808 - 0251

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

This paper presents an assessment of the perception that the station managers have about the signicance of the environmental management applied to lling facilities. Managers of ve stations located in Irati city were interviewed. It was found that there were many different opinions regarding this perception, which are reected in the environmental situation of the studied companies. Key words: environmental management; lling stations; ISO 14000.

Introduo
Em decorrncia do elevado nvel de degradao do meio ambiente, vem se tornando crescente o nmero de empresas preocupadas em atingir e demonstrar um melhor desempenho ambiental. Dessa forma, as organizaes passam a adaptar-se para que haja uma convivncia adequada com o meio ambiente. Nesse contexto, a varivel ambiental est passando a ser vista, no simplesmente como um custo, como era no passado, mas como uma fonte adicional de ecincia e competitividade. Assim, a gesto ambiental tem se configurado como uma das mais importantes atividades relacionadas a qualquer empreendimento, j que a implantao de um Sistema de Gesto Ambiental estruturado e integrado organizao possibilita que os procedimentos relacionados s questes ambientais tornem-se ecazes. As normas voluntrias de gesto ambiental, como a ISO 14 000, fornecem s organizaes os elementos de um Sistema de Gesto Ambiental que as auxilia a alcanarem seus objetivos ambientais. Os postos de combustveis realizam atividades potencialmente geradoras de

impactos ambientais, caracterizadas por contaminao do solo e das guas subterrneas e superciais, por meio de vazamentos de combustveis, com riscos de incndios e exploses. Alm disso, essa atividade vem se tornando cada vez mais complexa, visto que o custo de acidentes e incidentes ambientais cresce a cada dia. Os postos de combustveis devem, portanto, realizar suas atividades de acordo com as normas e leis vigentes, bem como, estar atentos s boas prticas de trabalho para garantir a minimizao de riscos ao meio ambiente, e segurana e sade dos empregados e comunidade vizinha. Tendo em vista ser imprescindvel que tais estabelecimentos sejam locais de trabalho seguros e livres de acidentes, e ainda promovam boas prticas ambientais, a presente pesquisa teve como objetivo verificar em que estgio se encontram os postos de combustveis em relao postura ambiental adotada, bem como avaliar a percepo da importncia da gesto ambiental nesses postos. Objetivou-se ainda, realizar um levantamento sobre Sistemas de Gesto Ambiental e avaliar o status de implantao desses sistemas em postos de combustveis localizados na cidade de Irati.

398

VENANCIO, T.L. et al.

Reviso de Literatura
A postura ambiental das empresas
Segundo Tinoco e Kraemer (2004), durante muito tempo as organizaes preocuparam-se somente com a ecincia dos processos produtivos. Em pouco tempo essa noo revelou-se equivocada, pois, anal, cou evidente que o contexto de atuao das empresas tornava-se cada dia mais complexo. Um dos componentes importantes dessa reviravolta nos modos de pensar e agir foram, conforme Tachizawa (2002), a expanso da conscincia coletiva em relao ao meio ambiente e a complexidade das atuais demandas sociais e ambientais que a comunidade

repassa s organizaes, pois elas induzem a um novo posicionamento por parte dos empresrios em face de tais questes. Para Lora (2002), atualmente, a sociedade preocupa-se muito mais com os problemas ambientais e, juntamente com ela, as empresas esto deixando as posturas passivas e reativas para adotar um comportamento ambiental pr-ativo, e por que no dizer, uma atitude voluntria. O quadro 1 mostra as diferentes posturas que uma empresa pode adotar em relao s questes ambientais, apontando as conseqncias da adoo de cada postura. Barbieri (2004) revela que a soluo dos problemas ambientais ou sua minimizao exige uma nova atitude dos empresrios, que devem adotar

Quadro 1. Diferentes estgios das empresas em relao postura ambiental


Estgios Postura Potenciais situaes Conseqncias Acha que as questes am- Conitos com as partes Passivos legais. Alvo perbientais so coisas de ecologista, e que s servem para interessadas. Multas e pe- manente dos scais (intoreduzir o lucro. No realiza nalidade legais. Os con- lerncia). Reduo de No atrai invesinvestimentos para reduzir e correntes iro explorar o mercado.nanciadores. mau comportamento. tidores e controlar impactos.

Passivo

Busca cumprir a lei quando Exposio legal. Risco de Potenciais passivos legais. acidentes com graves conexigido pelos scais. Tenta sequncias econmicas e Riscos nanceiros. Riscos Reativo postergar ao mximo os de perda de mercado. investimentos em controle nanceiras. aos concor- Precisa se justicar com Exposio ambiental. grande frequncia. rentes. Sabe que melhor e mais Relacionamento amisbarato fazer direito desde o Gerenciamento dos riscos toso com o rgo amincio para no ter que consertar ambientais. biental. Poucas chances depois. Gerencia riscos, Racionalizao dos inves- para multas e penalidades. timentos ambientais. Pr-ativo identifica inadimplncias Melhores resultados ope- Maior satisfao dos emlegais e corrige (auditoria pregados. Atrai investiracionais (conservao de dores e acionistas. Acesambiental). Possui um Sistema de Gesto matria e energia). so a nanciamentos faAmbiental integrado s suas Maior aceitao pelo mer- vorecidos. Ampliao da demais funes corporativas. cado (credibilidade). participao no mercado.
Fonte: Reis (1996) apud Lora (2002)

399

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

concepes administrativas e tecnologias que contribuam para ampliar a capacidade suporte do planeta. Em outras palavras, as empresas devem passar a considerar o meio ambiente em suas decises, deixando de ser problema e tornando-se parte das solues. Lora (2002) acrescenta que est acontecendo uma rpida mudana de paradigmas na esfera do relacionamento empresa-meio ambiente. Isto percebido na nova postura de muitos empresrios que passam a acreditar que lutar contra a corrente da ecoestratgia empresarial e car ancorado em posturas tradicionais de maximizao de lucros a qualquer preo signica um perigo para a sobrevivncia da empresa. O quadro 2 mostra quais so os velhos paradigmas que esto sendo substitudos por um modo de pensar ambientalmente correto.

Gesto ambiental
Para Tinoco e Kraemer (2004), gesto ambiental o sistema que inclui, na estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, prticas, procedimentos, processos e

recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a poltica ambiental. Em outras palavras, o que a empresa faz para minimizar ou eliminar os efeitos negativos provocados no ambiente por suas atividades. a forma pela qual a organizao se mobiliza, interna e externamente, para a conquista da qualidade ambiental desejada. Ela consiste em um conjunto de medidas que visam ter o controle sobre o impacto ambiental de uma atividade. Historicamente, as primeiras manifestaes de gesto ambiental foram estimuladas pelo esgotamento de recursos, tais como a escassez de madeira para a construo de casas, forticaes, mveis e combustvel, visto que sua explorao havia se tornado intensa desde a era medieval (BARBIERI, 2004). Atualmente, muitas empresas esto cada vez mais preocupadas em demonstrar melhor desempenho em relao ao meio ambiente. Assim, a gesto ambiental tem se tornado uma das mais importantes atividades relacionadas a qualquer empreendimento.

Quadro 2. Mudanas de paradigmas na relao empresa-meio ambiente


Os velhos paradigmas O ambientalmente correto

A responsabilidade ambiental corri a A eco-estratgia empresarial gera novas oportunidades de negcios. competitividade. Gesto ambiental coisa apenas para grandes A pequena empresa at mais exvel para introduzir programas ambientais. empresas. As ONGs consolidam-se tecnicamente e O movimento ambientalista age com- participam da maioria das comisses de pletamente fora da realidade. certicao ambiental. A funo ambiental na empresa exclusiva do A funo ambiental est em diversos setores setor de produo. do planejamento estratgico da empresa.
Fonte: Gazeta Mercantil (1996) apud Lora (2002)

400

VENANCIO, T.L. et al.

Os diferentes tipos de empresas existentes podem ser classificados, de modo simples, como pertencentes aos ramos: industrial, comercial e de prestao de servios. Para cada tipo de organizao existem tcnicas e tecnologias mais ecazes gesto ambiental que, por sua vez, dependem diretamente do meio ambiente (setor econmico) no qual est inserido e que tendem a acompanhar os tipos diferenciados de empresas existentes, em funo das variveis ambientais (TACHIZAWA, 2002). Antonius (1999), apud Tinoco e Kraemer (2004), revela que, de modo geral, o gerenciamento ambiental pode ser conceituado como a integrao de sistemas e programas organizacionais que permitam - controlar e reduzir os impactos no meio ambiente, devido s operaes ou produtos; - cumprir as leis e normas ambientais; - desenvolver e fazer uso de tecnologias apropriadas para minimizar ou at mesmo eliminar resduos industriais; - monitorar e avaliar os processos e parmetros ambientais; - eliminar ou reduzir os riscos ao meio ambiente e ao homem; - utilizar as chamadas tecnologias limpas, tendo em vista minimizar os gastos de energia e materiais; - melhorar o relacionamento entre a comunidade e o governo; - antecipar as questes ambientais que possam vir a causar problemas ao meio ambiente e tambm sade humana. Segundo Ferreira (2003), a degradao ambiental consiste numa perda econmica resultante da inecincia gerencial. Sendo assim, a gesto da rea

ambiental deveria dar condies ao gestor para envidar todos os esforos no sentido de reduzi-la ou elimin-la. O gestor ambiental , portanto, considerado responsvel pelo gerenciamento de todos os impactos causados e dos benefcios gerados ao meio ambiente. Ele torna-se, portanto, responsvel pela degradao de todas as reas da empresa e deve poder decidir qual a melhor forma de trat-la, para que o resultado da mesma seja otimizado. De acordo com Macedo (1994), apud Tinoco e Kraemer (2004), a gesto ambiental pode ser subdividida em quatro nveis: - gesto de processos: envolve a avaliao da qualidade ambiental de todas as atividades, mquinas e equipamentos relacionados a todos os tipos de manejo de insumos, matrias-primas, recursos humanos, recursos logsticos, tecnologias e servios de terceiros; - gesto de resultados: consiste na avaliao da qualidade ambiental dos processos produtivos, por meio de seus resultados ambientais, ou seja, emisses gasosas, efluentes lquidos, resduos slidos, particulados, odores, rudos, vibraes e iluminao; - gesto de sustentabilidade (ambiental): envolve a avaliao da capacidade de resposta do ambiente aos resultados dos processos produtivos que nele so realizados e que o afetam. Assim, esse tipo de gesto consiste em monitorar sistematicamente a qualidade do ar, da gua, do solo, da ora, da fauna e do ser humano; - gesto do plano ambiental: consiste na avaliao sistemtica e permanente de todos os elementos constituintes do plano de gesto ambiental implementado,

401

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

adequando-o em funo do desempenho ambiental, medida que o mesmo vai sendo alcanado pela organizao. Ferreira (2003) arma que a rea de gesto ambiental deve ser a guardi dos princpios e valores que iro reger as polticas e os programas ambientais da organizao. Com isso, entende-se que essa rea no tem o dever de decidir sozinha o que deve ser feito, mas que de sua responsabilidade garantir que as decises tomadas tornem-se realidade e que qualquer mudana nas polticas ambientais s sejam realizadas com seu consentimento.

se reduzir os riscos ambientais da atividade (emisses, derrames, acidentes, entre outros). Tinoco e Kraemer (2004) apontam ainda outras duas vantagens: um aumento de motivao nos colaboradores, pois ao estabelecer uma estrutura de gesto ambiental, toda a organizao envolvida, promovendo a definio de funes, responsabilidades e autoridades e, uma melhoria da imagem da empresa e sua aceitao pela sociedade, desde que corretamente explorada pelo Marketing Ambiental.

Sistemas de gesto ambiental


Segundo Tinoco e Kraemer (2004), os Sistemas de Gesto Ambiental (SGA) atuais originaram-se do desenvolvimento de sistemas de qualidade. Constituem-se de instrumentos de gesto que possibilitam a uma organizao, de qualquer dimenso ou tipo, controlar o impacto de suas atividades no ambiente. Barbieri (2004) dene Sistema de Gesto Ambiental como um conjunto de atividades administrativas e operacionais interrelacionadas para abordar os problemas ambientais atuais ou para evitar o seu surgimento. Assim, a realizao de aes ambientais pontuais, episdicas ou isoladas no configura um SGA propriamente dito, mesmo quando elas exigem recursos vultosos. Para Tinoco e Kraemer (2004), um sistema de gesto ambiental pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organizao, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente. Dessa forma, a gesto ambiental consiste, principalmente, no planejamento

Benefcios da gesto ambiental


P a r a Ta c h i z a w a ( 2 0 0 2 ) , a transformao e a inuncia ecolgica nos negcios se faro sentir de maneira crescente e com efeitos econmicos cada vez mais profundos. Portanto, as organizaes que tomarem decises estratgicas integradas s questes ambiental e ecolgica, certamente conseguiro significativas vantagens competitivas, e at mesmo reduo de custos e incremento nos lucros, a mdio e longo prazo. Segundo Tinoco e Kraemer (2004), a gesto ambiental proporciona a reduo de custos, que pode ser obtida por meio da melhoria dos processos, reduo de consumos (matria-prima, gua, energia), minimizao do tratamento de resduos e euentes e diminuio de prmios de seguros e multas. As vantagens ambientais so resultantes da definio de regras escritas para a realizao de atividades potencialmente causadoras de impacto ambiental e para a introduo de prticas ambientais nessas operaes, conseguindo-

402

VENANCIO, T.L. et al.

das atividades da empresa, buscando a minimizao ou a eliminao dos impactos negativos ao meio ambiente, por meio de aes preventivas ou medidas mitigadoras, dando preferncia s primeiras. Os autores revelam ainda que o SGA fornece um detalhe adicional no programa ambiental. Este sistema estabelece procedimentos, instrues de trabalho e controles, assegurando que a execuo da poltica e da realizao dos alvos possam transformarse numa realidade. Sendo assim, podese dizer que um SGA possibilita uma abordagem estruturada para estabelecer objetivos, atingi-los e demonstrar que foram atingidos. Os Sistemas de Gesto Ambiental no so obrigatrios, ou seja, no h legislao de qualquer nvel, em qualquer lugar do mundo, que obrigue uma organizao a desenvolver e implantar o SGA. Todavia, o mercado internacional vem, cada vez mais, estabelecendo como condio de comercializao de produtos e servios, a certicao formal dos fornecedores em gesto ambiental. Barbieri (2004) ressalta que a empresa pode criar o seu prprio SGA ou adotar um dos modelos genricos propostos por outras entidades nacionais ou internacionais. A criao e a operao de um SGA, prprio ou baseado num modelo genrico, pode ser considerada uma espcie de acordo voluntrio unilateral, desde que a empresa se comprometa a alcanar um desempenho superior ao exigido pelas leis ambientais. Assim, o SGA deve contribuir, pelo menos, para que a empresa atue em conformidade legal num primeiro momento, mas com o compromisso de promover melhorias que a levem gradativamente a superar as exigncias legais.

Ainda para este autor, qualquer SGA requer um conjunto de elementos comuns que independem da estrutura organizacional, do tamanho e do setor de atuao da empresa. Nesse conjunto encontra-se, em primeiro lugar, o comprometimento com a efetivao do SGA por parte da alta direo ou dos proprietrios, se esses forem os dirigentes. Do comprometimento visvel da gerncia e do seu exemplo perante sua equipe depender o sucesso da implementao do SGA, visto que a participao e prioridade ao assunto, por parte da alta direo, promovem a segurana e boas prticas ambientais na empresa. Segundo Barbieri (2004), esse alto grau de envolvimento permite a disseminao das preocupaes ambientais entre os funcionrios, fornecedores, prestadores de servios e clientes. Outro requisito importante a um bom sistema que o mesmo deve conseguir integrar o maior nmero de partes interessadas para tratar as questes ambientais. Outros elementos essenciais so o estabelecimento da poltica ambiental, a avaliao dos impactos ambientais atuais e futuros, os planos xando objetivos e metas, os instrumentos para acompanhar e avaliar as aes planejadas e o desempenho do SGA como um todo. Por outro lado, Tachizawa (2002) afirma que as principais diretrizes do sistema de gesto ambiental so: estabelecer uma poltica apropriada para a empresa; identicar os aspectos ambientais presentes nas atividades, produtos e servios existentes ou planejados; identificar as exigncias legais pertinentes; estar sempre atualizada com as novas tecnologias e legislaes ambientais; adequar-se ao mercado ecolgico-econmico, entre outras.

403

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

A gesto deve providenciar ainda, os recursos humanos, tecnolgicos e financeiros para a implementao e o controle do sistema. Alm disso, de primordial importncia que a empresa providencie formao a seus colaboradores, conscientizando-os da importncia da poltica do ambiente e do SGA em geral, da relevncia do impacto ambiental de suas atividades, da responsabilidade em implementar o SGA e das conseqncias ambientais de trabalhar em conformidade com procedimentos especcos (TINOCO e KRAEMER, 2004) Segundo Tinoco e Kraemer (2004), torna-se tambm necessrio o estabelecimento de procedimentos, por parte da empresa, para a comunicao interna entre os vrios nveis hierrquicos e para receber e responder s partes externas. E ainda devem ser estabelecidas e mantidas as informaes que descrevam os elementos-base do SGA e de sua interao, controlando todos os documentos exigidos pela norma. Por ltimo, os mesmos autores recomendam que sejam estabelecidos e mantidos procedimentos que visem responder a situaes de emergncia, minimizando o impacto ambiental.

As normas ISO 14000 sobre SGA


Segundo Barbieri (2004), as normas relativas aos sistemas de gesto produzidas pela ISO (International Organization of Standardization) podem ser aplicadas em qualquer organizao, independente de seu porte ou do setor de atuao. O conjunto de normas dessa instituio foi traduzido pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e contempla

a NBR ISO 14 001 Sistema de Gesto Ambiental: especicaes e diretrizes para uso e a NBR ISO 14 004 Sistemas de Gesto Ambiental: diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio. Essas normas so voluntrias e, na primeira, encontram-se os requisitos que podem ser objetivamente auditados para ns de certicao, registro ou autodeclarao; e a ltima fornece elementos para a empresa criar e aperfeioar o seu SGA. A norma NBR ISO 14 001 especica os requisitos relativos a um SGA, permitindo a uma organizao desenvolver e implementar uma poltica e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos, bem como informaes referentes aos aspectos ambientais significativos. Aplica-se aos aspectos ambientais que a organizao identica como aqueles que possa controlar e aqueles que possa influenciar. Assim, a demonstrao de um processo bemsucedido de implementao dessa norma pode ser utilizada por uma organizao para assegurar s partes interessadas que ela possui um sistema de gesto ambiental apropriado em funcionamento. Dessa forma, a ISO 14001 uma tima ferramenta para ajudar a empresa a evoluir da simples conformidade com regulamentos para uma posio de melhor produtividade e maior vantagem competitiva. A ISO 14001 uma norma exvel, ou seja, pode ser aplicada tanto a pequenas empresas como s organizaes multinacionais, porm, sabe-se que, atualmente, ainda poucas empresas de pequeno e mdio porte so certicadas pela ISO 14001. Tal fato pode ocorrer, principalmente, em virtude dos gastos

404

VENANCIO, T.L. et al.

exorbitantes divulgados por empresas de grande porte, os quais no esto associados em geral implantao do sistema. Assim, um dos problemas seria a falta de informao das pequenas e mdias empresas a respeito da implementao e benefcios de um SGA. Para Reis e Queiroz (2002), os consultores podem ser uma fonte de ajuda na avaliao do SGA e na sugesto de linhas de atuao, porm os mesmos no devem car como responsveis pela implementao do sistema. Para isso, deve existir um lder que coordenar as equipes multifuncionais na implementao do SGA.

Postos de combustveis
Conforme a Resoluo n 273 (BRASIL, 2000) do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), posto revendedor toda instalao onde se exerce a atividade de revenda varejista de combustveis lquidos derivados de petrleo, lcool combustvel e outros combustveis automotivos, dispondo de equipamentos e sistemas para armazenamento de combustveis automotivos e equipamentos medidores. Dessa forma, os postos de combustveis so organizaes comerciais que visam ao aumento de lucros, atravs da revenda de combustveis automotivos e da prestao de servios, alm da reduo de custos, atravs da minimizao de perdas (RIBEIRO e GRATO, 2000). Embora a funo principal dos postos de combustveis, segundo a denio do CONAMA, seja o abastecimento de veculos, atualmente, eles no se limitam apenas a essa atividade. A troca de leos lubricantes e uidos automotivos, a lavagem de veculos, a troca e conserto

de partes do motor, servio de borracharia e lojas de convenincias so algumas das outras atividades exercidas pelos postos (NELLOR e BROSSEAU, 1995 apud MOISA, 2005). Sabe-se que a gasolina altamente voltil e seus vapores so prejudiciais ao meio-ambiente. Este produto altamente txico vida aqutica, gerando qualidades indesejveis gua. O lcool tambm voltil, apresentando cheiro caracterstico e, na gua, totalmente solvel. Alm disso, tambm pode contaminar o solo e degradar a qualidade da gua do lenol fretico. O leo diesel moderadamente voltil e na gua tende a formar pelculas na superfcie. moderadamente txico vida aqutica, porm, derrames podem causar a morte de organismos vivos e prejudicar a vida animal local, particularmente das aves. Os leos lubricantes automotivos e as graxas apresentam efeitos semelhantes ao meio ambiente, com a diferena de no serem produtos volteis. A Resoluo CONAMA n 273 (BRASIL, 2000) considera, portanto, que toda instalao e sistemas de armazenamento de derivados de petrleo e outros combustveis configuram-se como empreendimentos potencialmente ou parcialmente poluidores e geradores de acidentes ambientais. Isto se deve ao fato de que os vazamentos de derivados de petrleo e outros combustveis podem causar contaminao de corpos de gua subterrneos e superciais, do solo e do ar. Como exemplos das fontes de contaminao possveis de serem identicadas em postos de combustveis, Nellor e Brosseau (1995) apud Moisa (2005), citam os derramamentos de

405

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

combustveis durante o abastecimento de veculos ou durante a transferncia de combustveis do caminho tanque para o tanque de armazenagem do posto. Combustveis podem carregar contaminantes ambientais e materiais txicos, alm de leos e graxas. Caso os vazamentos sejam lavados com gua, podero surgir condies de inamabilidade nas redes de coleta de esgoto e guas pluviais. Os combustveis derramados tambm podem contaminar as guas subterrneas ou evaporar, poluindo o ar. A ocorrncia de vazamentos vem aumentando signicativamente nos ltimos anos, segundo a Resoluo Conama n 273 (BRASIL, 2000), em funo da manuteno inadequada ou insuciente, da obsolescncia do sistema e equipamentos, da falta de treinamento de pessoal, bem como da ausncia e/ou do uso inadequado de sistemas conveis para a deteco de vazamento, e por ltimo, da insucincia e ineccia de capacidade de resposta frente a essas ocorrncias e, em alguns casos, da diculdade de implementar as aes necessrias. Segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CETESB (2006), a ocorrncia de vazamentos em Sistemas de Armazenamento Subterrneo de Combustveis - SASC tem sido objeto de crescente preocupao, em funo dos riscos associados a esses eventos, tanto para a segurana e sade da populao, como para o meio ambiente. A CETESB (2006) arma que tais eventos se manifestam, na grande maioria dos casos, tanto como contaminaes superciais provocadas por constantes e sucessivos derrames junto s bombas e bocais de enchimentos dos reservatrios de

armazenamento, como pelos vazamentos em tanques e tubulaes subterrneas. O agravante desse problema reside no fato de que essas contaminaes s so percebidas aps o aoramento dos produtos em galerias de esgoto, redes de drenagem de guas pluviais, no subsolo de edifcios, em tneis, escavaes e poos de abastecimento dgua. Por essa razo, as aes emergenciais requeridas durante o atendimento a essas situaes necessitam da participao de diversos rgos pblicos, alm, claro, do envolvimento do agente poluidor e suas respectivas subcontratadas. Outra atividade que pode gerar contaminao a lavagem de automveis, que tambm gera euentes contaminados por detergentes, sedimentos, leos e graxas. Mesmo os sabes biodegradveis so txicos para os peixes. A lavagem de veculos somente se torna menos impactante quando usada apenas gua para enxaguar o exterior do veculo (NELLOR e BROSSEAU, 1995 apud MOISA, 2005). Outra fonte de contaminao pode ocorrer pelo armazenamento e/ou destinao inadequada dos resduos slidos que so gerados a partir de vrias atividades realizadas pelos postos de combustveis, como a troca de peas dos veculos, por exemplo. Nesse caso, devido a desgastes, danos ou acidentes, algumas peas como mangueiras e conectores, pneus, baterias, pastilhas de freios e carburadores, falham e no podem ser reparadas, devendo ser efetivamente trocadas. Os pneus podem ser consertados ou recapados, enquanto que as baterias sem carga devem ser destinadas aos seus fabricantes (NELLOR e BROSSEAU, 1995 apud MOISA, 2005).

406

VENANCIO, T.L. et al.

Alm da gerao de resduos slidos, a troca de peas de automveis ainda pode acarretar outros problemas. Segundo Nellor e Brosseau (1995) apud Moisa (2005), as peas removidas para serem consertadas, freqentemente precisam ser limpas para possibilitar uma melhor inspeo visual e remover contaminaes de lubricantes ou graxas, que poderiam, futuramente, provocar a falha da pea. Normalmente, essas peas so limpas com solventes ou gua quente com detergente. Os solventes usados so considerados resduos perigosos por conterem hidrocarbonetos e, por serem volteis, contaminam o ar. J a gua quente com detergente interfere no funcionamento da caixa separadora de leo e gua, provocando a coagulao e emulsicao do leo e arrastando-o at rede coletora de esgoto. As estopas sujas constituem outro tipo de resduo gerado nos postos, sendo normalmente descartadas em lixos destinados a aterros industriais. No entanto, j existem servios de lavanderia que recolhem as estopas sujas, lavando-as e entregando-as limpas (NELLOR e BROSSEAU, 1995 apud MOISA, 2005). Estes autores apontam, ainda, os materiais absorventes usados para conter vazamentos e derramamentos de combustveis e uidos automotivos, como mantas de polipropileno, serragem, bras de madeira e argila, como resduos que devem ser destinados a aterros industriais aps o seu uso, com exceo das mantas de polipropileno que podem ser reaproveitadas. Para remover a graxa e os leos do cho dos postos, normalmente so usados produtos de limpeza de base alcalina, os quais podem aumentar a periculosidade do lodo da caixa de separao de leo e gua.

Os mesmos autores citam ainda, como uma fonte de contaminao proveniente de postos de combustveis, o armazenamento inadequado de materiais e resduos, os quais podem contaminar as linhas de guas residurias e pluviais, o solo e a gua subterrnea. Mesmo que esses materiais e resduos estejam estocados em locais cobertos, seu acondicionamento no deve ser feito em recipientes frgeis ou abertos, a m de evitar riscos de acidentes. Alm disso, h riscos de incndio e exploses, decorrentes desses vazamentos, principalmente, pelo fato de que parte desses estabelecimentos localizam-se em reas densamente povoadas. Para que se possa mitigar a gerao de tais impactos ambientais negativos em postos de combustveis, torna-se imprescindvel um profundo conhecimento das normas tcnicas expedidas pela ABNT, das diretrizes estabelecidas nas Resolues do Conama ou pelo rgo ambiental competente e demais leis que denem os padres de construo, instalao, manuteno, conservao e segurana dos equipamentos que compem um posto de servio, alm de treinamento de pessoal. Tudo isso facilitado atravs da implantao de um SGA.

Sistemas de gesto ambiental em postos de combustveis


Para a implantao de um SGA em postos de combustveis, devem ser seguidos os critrios abordados anteriormente, pois os mesmos so aplicveis a qualquer organizao, de qualquer porte. Todavia, os passos devem ser seguidos observandose as caractersticas pertinentes a cada empreendimento. Assim, cada posto de servio apresenta suas peculiaridades,

407

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

podendo apresentar diferenas entre os servios prestados, e portanto deve fazer o planejamento para implantao do SGA de acordo com suas caractersticas. Para tanto, a implantao de um Sistema de Gesto Ambiental pode estar baseada na ISO 14 001. Desse modo, ir iniciarse a implementao do SGA com o estabelecimento da poltica ambiental, a qual deve ser apropriada natureza, escala e impactos ambientais das atividades e servios executados pelo posto. Tais impactos devem ser conhecidos pelo gestor, que deve realizar a identicao dos riscos ligados s operaes crticas em suas atividades de rotina, tais como o recebimento de produtos e o manuseio de vendas de combustvel automotivo. Alm disso, necessrio conhecer e obedecer a todos os regulamentos pertinentes e contar com o comprometimento da gerncia, que deve fazer um planejamento adequado, para que seja possvel tomar as medidas necessrias para eliminar os riscos, em todos os aspectos, das operaes do posto de servio. Isso pode ser conseguido atravs de constante superviso e treinamento do pessoal, o que inclui a conscientizao ambiental dos mesmos para que os procedimentos operacionais estejam de acordo com os estabelecidos. Deve-se assegurar que os funcionrios que estejam executando tarefas crticas, como o manuseio de combustvel, leo e outros produtos potencialmente perigosos, tenham treinamento adequado e atualizado, alm de garantir que todos os funcionrios estejam treinados na operao de sistemas de alarme e para iniciar uma resposta a emergncias, no caso de acidentes.

Segundo Roche (2003), o SGA deve ser parte integrante do dia a dia da revenda, observando-se os seguintes princpios fundamentais: - identicar os dispositivos legais e outros requerimentos ambientais aplicveis s atividades, produtos e servios da empresa (leis, normas); - desenvolver o gerenciamento e empregar prticas de manuteno ambiental, com clara denio de responsabilidades (gerente, chefe de pista); - reservar os recursos nanceiros (custo ambiental) e tcnicos apropriados s metas estabelecidas por uma Gesto Ambiental adequada; - implementar programas permanentes de auditoria do SGA, de forma a identificar oportunidades de aperfeioamento; - harmonizao do SGA com outros sistemas de gesto empresarial, tais como: Sade, Segurana, Qualidade, Finanas, entre outros. Este mesmo autor ressalta, ainda, que todas estas consideraes levam responsabilidade para a adeso s normas ambientais, estejam elas regulamentadas ou no. E estes so, tambm, os padres ticos requeridos nos negcios, como adequao s novas condies que parecem inevitveis, e que enfatizam o gerenciamento ambiental.

Materiais e Mtodos
Para avaliar a percepo da importncia da gesto ambiental foram selecionados cinco postos de combustveis localizados na cidade de Irati, PR. Foram elaboradas 24 questes objetivas, referentes

408

VENANCIO, T.L. et al.

ao tema proposto. Encontra-se em anexo o formulrio contendo essas questes. Para a anlise das questes, as mesmas foram classificadas em trs grupos: 1 grupo: Situao ambiental do posto de combustvel, no intuito de fazer um diagnstico ambiental de cada posto de servio visitado; 2 grupo: Percepo da gesto ambiental pela empresa, visando constatar o modo como os responsveis pelos postos de combustveis veem a temtica ambiental, e vericar suas aes para atender aos requisitos legais aplicveis a estes empreendimentos; e 3 grupo: Sistemas de Gesto Ambiental, a m de vericar a existncia e o tipo de Sistema de Gesto Ambiental implantado na empresa. Os funcionrios responsveis pelos postos de combustveis visitados responderam s questes e fizeram comentrios referentes ao tema, sendo estes anotados e, posteriormente, analisados juntamente com as respostas das questes objetivas.

Resultados e Discusses
A anlise das entrevistas realizadas nos cinco postos de combustveis visitados, que sero aqui denominados P1, P2, P3, P4 e P5 (Quadro 3), permitiu a obteno dos seguintes resultados: Com relao percepo da gesto ambiental, apenas P1 adota uma postura pr-ativa, apesar de ainda no ter implantado um SGA. Porm, sua classicao como pr-ativo justica-se por encontrar-se totalmente adequado legislao e, ainda, realizar atividades que vo alm das obrigatrias por lei. No estabelecimento existem tambores coloridos destinados coleta seletiva dos

resduos slidos. Alm disso, faz a coleta de gua da chuva para utilizar na lavagem dos automveis e j realizou patrocnio a projetos ecolgicos externos, entre outras atividades. Pde-se observar que o P3 est totalmente comprometido com as questes ambientais, buscando cumprir a legislao ambiental. Porm, sendo um posto em incio de atividades, est agora reunindo documentos e realizando todos os procedimentos necessrios para cumprir as leis e normas ambientais. Considera-se, portanto, que este posto de servio no possui situaes de no conformidade, sendo seu comportamento classicado como reativo em relao postura ambiental. Seus proprietrios e funcionrios esto conscientes da necessidade do cumprimento das normas e leis, o que benecia o meio ambiente e tambm a prpria empresa. Todos os outros postos ainda no esto em completa conformidade ambiental, porm buscam o enquadramento. Apresentam, portanto, um comportamento passivo em relao postura ambiental. O responsvel pelo P5 admite que no possui a Licena de Operao expedida pelo Instituto Ambiental do Paran, assim como o P2, P3 e o P4. Todavia, demonstra certa preocupao com as questes ambientais e tambm busca entrar em conformidade legal, porm, ainda encara essas exigncias como muito custosas. Apesar de apresentar um comportamento passivo em relao postura ambiental, considera que sua postura est alm do cumprimento da legislao, o que contraditrio. Os administradores do P2 e P4, no estando totalmente em conformidade com as leis ambientais, admitem ter um

409

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

Quadro 3. Percepo da gesto ambiental pelos postos de combustveis


Postos Custos apenas A temtica ambiental vista como: Oportunidade de ganhos Passivo Postura ambiental adotada Reativo Pr-ativo Existncia de levantamentos dos impactos ambientais Identicao de vantagens competitivas e/ou ganho nanceiro proveniente dos investimentos ambientais Adoo de uma sistemtica para tratar das reclamaes ambientais Existncia de programas de conscientizao dos funcionrios em relao s questes ambientais Realizao de patrocnios a programas ecolgicos externos
Fonte: Os autores

P1

P2 X

P3

P4 X

P5 X

X X

X X X X

X X X X X X

Sim No Sim No Sim No Sim No Sim No

X X X X X X

X X X X X X

X X X X X

comportamento passivo em relao postura ambiental, apresentando diversas reclamaes relacionadas aos custos do cumprimento da legislao. Este comportamento reete-se em duas multas recentes expedidas pelo IAP ao P2. Apesar disso, estes dois postos realizam muitos dos procedimentos obrigatrios, assim como os demais. pertinente salientar que os postos que ainda apresentam situaes de no conformidades, representando 60% dos

postos analisados, esto buscando a adequao s leis vigentes junto ao rgo ambiental. Todavia, 40% destes postos de combustveis apresentam reclamaes relacionadas s mudanas na legislao, que est cada vez mais rigorosa. Cabe ainda ressaltar que 100% dos responsveis pelos postos de combustveis consideram seus funcionrios conscientes em relao s questes ambientais. O quadro 3 apresenta as respostas ao questionrio referente percepo

410

VENANCIO, T.L. et al.

da gesto ambiental pelos postos de combustveis analisados. Foi possvel constatar que a postura ambiental adotada pelos postos visitados est intimamente relacionada maneira com que a temtica ambiental encarada pelos seus responsveis. Isto se conrma ao observar-se que o P1 e o P3, que se encontram comprometidos com as exigncias legais e normativas, percebem a importncia da gesto ambiental nos postos de combustveis e encaram as questes ambientais tambm como uma vantagem competitiva e uma oportunidade de ganhos, enquanto os demais, que no esto em conformidade legal, encaram os investimentos ambientais apenas como custos. A anlise do grupo de questes sobre a situao ambiental dos postos de combustveis demonstrou que 100% dos postos asseguram realizar manuteno dos equipamentos, bem como o monitoramento dos mesmos, a m de prevenir e examinar possveis contaminaes. Todos os responsveis pelos postos de combustveis visitados armam ainda que no houve reclamaes sobre poluio nos ltimos cinco anos, nem reclamaes dos vizinhos quanto a cheiros ou rudos agressivos. Todos os responsveis pelos postos entrevistados armam dispor de plano de gerenciamento de resduos slidos, que inclui um programa de recolhimento de leos lubricantes usados, bem como o recolhimento das embalagens e estopas, impedindo assim, a disposio inadequada dos mesmos no ambiente. Todavia, 80% dos postos consideram procedimentos como o recolhimento das estopas usadas muito custosos, apesar de todos eles reconhecerem a importncia e necessidade desse procedimento.

O responsvel pelo P2 revela ainda que no possui planos de emergncia contendo procedimentos especficos para situaes como fogo ou exploso, vazamentos de produto, derrame de produtos ou outros acidentes nas operaes normais, em oposio aos outros quatro, que armam possuir tais planos e dispor de funcionrios treinados para o caso de ocorrncia destas situaes. A no existncia de planos de emergncia no P2 preocupante, visto que, em postos de combustveis, podem ocorrer acidentes envolvendo leses ou perdas materiais, assim como incidentes ambientais graves. Tais acidentes neste tipo de empreendimento ocorrem devido ao risco de incndio e exploses causadas pelo acmulo de combustveis em estruturas subterrneas tais como: garagens, redes de esgoto e galerias de drenagem, podendo expor vidas a riscos. Os incidentes ambientais podem ocorrer devido falta de equipamentos para a proteo adequada contra derramamentos e transbordamentos, ou por vazamentos que causam contaminao do solo e das guas subterrneas por compostos altamente txicos. Esses acidentes so muito menos freqentes quando os funcionrios esto bem treinados na operao dos sistemas de alarme e em como iniciar uma resposta a emergncias, no caso de acidente ou incidente. Torna-se imprescindvel a elaborao desses planos para tornar o posto de servio um local mais seguro e saudvel para funcionrios e clientes. O quadro 4 revela a situao ambiental em que se encontram os postos de combustveis visitados. Analisando-se as questes relacionadas ao status de implantao de

411

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

Quadro 4. Situao ambiental dos postos de combustveis


Postos Existncia de reclamaes sobre poluio Existncia de Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos Existncia de local adequado para armazenamento de materiais e resduos Existncia de planos de emergncia/ contingncia
Fonte: Os autores

P1 Sim No Sim No Sim No Sim No X X X X

P2 X X

P3 X X

P4 X X

P5 X X

X X

Quadro 5. Status de implantao de SGA nos postos de combustveis


Postos Existncia de poltica ambiental implementada Existncia de SGA implementado Existncia de poltica de conservao de energia Reutilizao da gua usada na lavagem de automveis ou ptios e/ou coleta de gua da chuva para estes ns Realizao de pesquisa sobre a percepo do cliente com relao imagem ambiental Considera que passa uma boa imagem ambiental para os clientes/ vizinhos Pretende estruturar SGA baseado na ISO 14001 Pretende obter certicao do SGA baseado na ISO 14001
Fonte: Os autores

P1 Sim No Sim No Sim No Sim No Sim No Sim No Sim No Sim No X X X X X X X X

P2 X X X

P3 X X X

P4 X X X

P5 X X X

X X X X

X X

X X

X X

X X

X X

X X

X X

X X

412

VENANCIO, T.L. et al.

SGA(Quadro 5) nos postos de combustveis, pde-se vericar que em 100% dos postos visitados, os administradores no esto bem informados quanto s questes referentes aos SGA, ou seja, no conhecem os sistemas nem os procedimentos a serem realizados para a implantao dos mesmos, nem tampouco os benefcios da sua implantao. Portanto, nenhum dos postos possui poltica ambiental implementada, contendo compromissos formais, nem um SGA implantado. Todavia, 40% dos postos afirmaram conhecer a poltica ambiental da bandeira da qual revendedor. Ve r i f i c o u - s e q u e 6 0 % d o s administradores dos postos de combustveis afirmaram que no so passadas informaes a respeito da possibilidade de implantao de um SGA em pequenas empresas. Alm disso, 20% dos responsveis admitem que j ouviram falar em ISO 14 000, porm acreditam que esta certicao obtida apenas por grandes empresas, alm de ser onerosa. Dessa forma, 100% dos responsveis pelas questes ambientais nos postos visitados armam que, no momento, no pretendem estruturar um SGA baseado na NBR ISO 14001 e nem caminhar para a sua certicao. No entanto, o responsvel pelo P1, que tambm no tinha conhecimento da possibilidade de implantao de um SGA em sua empresa, interessou-se pela adoo do sistema, porm preocupa-se com os custos. Observa-se que 80% dos responsveis pelos postos analisados consideram que o cumprimento de todas as normas e legislaes ambientais basta, no sendo necessrio nenhum

procedimento que v alm do exigido por lei. Contudo, 100% dos postos entrevistados acreditam passar uma boa imagem ambiental para seus clientes, apesar de nunca terem realizado pesquisas sobre a percepo do cliente a respeito dessa questo.

Concluses
-A realizao deste trabalho possibilitou o aprofundamento dos conhecimentos a respeito dos Sistemas de Gesto Ambiental existentes e de como este instrumento pode ser aplicado em um posto de servio. -Com a aplicao dos questionrios e anlise das respostas s questes objetivas e consideraes feitas pelos responsveis pelas empresas selecionadas, foi possvel avaliar a percepo da importncia da gesto ambiental em postos de combustveis, vericar em que estgio se encontram estes estabelecimentos em relao postura ambiental adotada e, ainda, avaliar o status de implantao desses sistemas em postos de combustveis localizados na cidade de Irati. -Foi possvel observar que ocorrem muitas divergncias entre as percepes dos proprietrios, scios ou gerentes em relao s questes ambientais. -Enquanto alguns se encontram seriamente preocupados e atentos temtica ambiental, outros acreditam que o cumprimento da legislao ambiental, bem como qualquer outra atividade a ser realizada pela empresa relacionada a este tema implica apenas custos, sem nenhuma vantagem competitiva ou ganho nanceiro. -Este pensamento reflete-se na situao atual das empresas, visto que aquelas que prezam pelo bom desempenho

413

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

ambiental possuem uma postura reativa ou mesmo pr-ativa, ou seja, esto em conformidade com a legislao pertinente, como o caso do P3, e ainda consideram as questes ambientais to relevantes que, alm de cumprirem as normas e leis, realizam outras atividades no intuito de buscar continuamente uma maior ecincia no aproveitamento de recursos naturais, caso do P1. Enquanto isso o P2, P4 e o P5, que no percebem a relevncia dessas questes, podem vir a ter custos extras resultantes do pagamento de multas pela situao de no conformidade com a legislao pertinente, como ocorreu recentemente com o P2. Tais custos certamente so maiores que os investimentos necessrios para a adequao ambiental do posto. -Seria interessante que os responsveis pelos postos de combustveis

fossem informados a respeito dos benefcios da adoo de um SGA pois, a partir desses conhecimentos e da implantao desses sistemas, o cumprimento das normas e da legislao ambiental facilitado, minimizando os impactos ambientais e aprimorando os nveis de segurana e de preservao da sade dos funcionrios, clientes e comunidade vizinha.

Agradecimentos
Agradeo primeiramente a Deus, por guiar meus passos. Professora M.Sc. Rubia Elaine Moisa e ao Professor Dr. Carlos Magno de Sousa Vidal pela orientao, dedicao e compartilhamento de seus conhecimentos. Aos responsveis pelos postos de combustveis visitados, pela colaborao e sinceridade.

Referncias
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT NBR ISO 14 001: 2004, Sistemas de gesto ambiental Requisitos com orientaes para uso. ABNT, 2004. 27 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT NBR ISO 14 004: 1996. Sistemas de gesto ambiental Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas e apoio. ABNT, 1996. 32 p. BARBIERI, J. C. Gesto ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. So Paulo: Saraiva, 2004. 328p. BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental de postos de combustveis e servios e dispe sobre a preveno e controle da poluio. Resoluo n 273, 29 novembro 2000. CETESB, Postos de Revenda. Disponvel em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/ acidentes/postos/postos_revenda.asp>. Acesso em: 29 maio 2006 FERREIRA, A. C. S. Contabilidade ambiental: uma informao para o desenvolvimento sustentvel. So Paulo: Atlas, 2003. 138 p.

414

VENANCIO, T.L. et al.

LORA, E. E. S. Preveno e controle da poluio nos setores energtico, industrial e de transporte. 2.ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 2002. MOISA, R. E. Avaliao qualitativa de passivos ambientais em postos de combustveis atravs do mtodo de anlise hierrquica de processo. Curitiba, 2005. 157 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Processos Qumicos) - Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paran. REIS, L. F. S. S. D.; QUEIROZ, S. M. P. Gesto Ambiental em pequenas e mdias empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 140p. ROCHE, R. Sistema de gesto ambiental. Revista Sindiposto. Gois, n. 29, jul ago; 2003. Disponvel em: <http://www.sindiposto-go.com.br/revista_sindiposto.htm#revista29007>. Acesso em: 22 maio 2006. RIBEIRO, M. S.; GRATO, A. D. Custos Ambientais: o caso das empresas distribuidoras de combustveis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS 7., 2000, Recife. Disponvel em: <http://www.peca.com.br/public_artigos/maisa/congresso_custos20002.pdf> Acesso em: 16 maio 2006. TACHIZAWA, T. Gesto ambiental e responsabilidade social corporativa: estratgias de negcios focadas na realidade brasileira. So Paulo: Atlas, 2002. 381p. TINOCO, J. E. P.; KRAEMER, M. E. P. Contabilidade e gesto ambiental. So Paulo: Atlas, 2004. 303 p.

Anexo
Questionrio para empresa
Percepo da Importncia da Gesto Ambiental nos postos de combustveis Identicao do respondente Nome: Cargo: Telefone para contato: Identicao da empresa Nome da empresa: Endereo: Quem o responsvel pelos aspectos ambientais? 1. A temtica ambiental vista: ( ) como uma oportunidade de ganhos; ( ) como custos apenas.

415

Ambincia - Revista do Setor de Cincias Agrrias e Ambientais V. 4 N. 3 Set./Dez. 2008

2. Identica vantagens competitivas e/ou ganho nanceiro proveniente dos investimentos ambientais? ( ) Sim ( ) No 3. Em relao postura ambiental, a empresa tem um comportamento: ( ) passivo; ( ) reativo; ( ) pr-ativo. 4. A empresa faz levantamentos dos seus impactos ambientais? ( ) Sim ( ) No 5. A importncia da questo ambiental para a empresa: ( ) est condicionada s licenas de operao; ( ) vai alm da legislao. 6. A empresa adota uma sistemtica para tratar das reclamaes ambientais da comunidade? ( ) Sim ( ) No 7. A empresa realiza programa de monitoramento dos equipamentos, a m de examinar possveis contaminaes? ( ) Sim ( ) No 8. H treinamento e conscientizao dos funcionrios em relao s questes ambientais? ( ) Sim ( ) No 9. J foram realizados patrocnios a programas ecolgicos externos? ( ) Sim ( ) No 10. A empresa dispe de alguma poltica de economia de energia? ( ) Sim ( ) No 11. feita a reutilizao da gua usada na lavagem de automveis ou captao de guas pluviais para este m no intuito de buscar continuamente maior ecincia no aproveitamento de recursos naturais? ( ) Sim ( ) No 12. H algum Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos incluindo programa de recolhimento dos leos lubricantes usados (considerado como resduo perigoso por apresentar toxicidade), das embalagens e estopas, para impedir a disposio inadequada dos mesmos no meio ambiente? ( ) Sim ( ) No 13. Existe local para adequado armazenamento de materiais e resduos? (estes devem ser estocados em locais cobertos e seus acondicionamentos devem ser feitos em recipientes resistentes e fechados). ( ) Sim ( ) No

416

VENANCIO, T.L. et al.

14. Existem planos de emergncia contendo procedimentos especcos para situaes como fogo ou exploso, vazamento de produto, derrame de produto ou acidente nas operaes normais? ( ) Sim ( ) No 15. Existem planos de contingncia para a minimizao de vazamento de combustveis? ( ) Sim ( ) No 16. Existem planos de manuteno dos equipamentos? ( ) Sim ( ) No 17. Alguma reclamao sobre poluio nos ltimos 5 anos (reclamaes dos vizinhos quanto a cheiros ou rudos agressivos)? ( ) Sim ( ) No 18. A empresa j realizou pesquisa sobre a percepo do cliente com relao a sua imagem ambiental? ( ) Sim ( ) No 19 a. A empresa considera que passa uma boa imagem ambiental para os clientes? ( ) Sim ( ) No 19 b. E para os vizinhos? ( ) Sim ( ) No 20. A empresa tem uma poltica ambiental implementada, contendo compromissos formais? ( ) Sim ( ) No 21. A empresa tem um Sistema de Gesto Ambiental implementado? ( ) Sim ( ) No 22. A empresa identica a adoo de um SGA como uma melhora da sua imagem de marketing? ( ) Sim ( ) No 23. A empresa pretende estruturar um SGA baseado na ISO 14001? ( ) Sim ( ) No 24. A empresa pretende caminhar para uma certicao do SGA com base na ISO 14001? ( ) Sim ( ) No

417

You might also like