You are on page 1of 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito
1 Srie Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTOR: Prof. Fabricio Jorge Machado Centro Universitrio Anhanguera Leme

Direito 1 Srie Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Leitura, compreenso e elaborao de textos, atos e documentos jurdicos ou normativos, com a devida utilizao das normas tcnico-jurdicas; Interpretao e aplicao do Direito; Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito; Utilizao de raciocnio jurdico, de argumentao, de persuaso e de reflexo crtica.

PRIMEIRO DESAFIO
Os alunos, divididos em equipes, que devero ter de 5 a 10 integrantes e se manterem fixas ao longo de todo semestre, criaro um novo modelo de Estado que se apresentar sob a forma de um resumo, no qual devem ser apontados todos os elementos e caracteres de formao, organizao e atuao poltico-estatal. A relevncia do desafio est calcada na possibilidade do aprimoramento das ferramentas estatais, bem como na prpria reflexo do modelo estatal brasileiro.

ETAPA 1
Aula-tema: Conceito de Estado, elementos constitutivos e caractersticas. Teoria sobre a soberania do Estado Esta atividade, assim como todo o desafio, deve ser realizada em grupo. imprescindvel que voc compreenda os conceitos apresentados. Para realiz-la, execute os passos a seguir:

PASSOS
Passo 1 - Escolha sua equipe de trabalho, que deve ser composta de 5 a 10 alunos, e entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos integrantes. Passo 2 - Identifique os elementos constitutivos do Estado (povo, territrio e soberania), relacionando-os com o modelo estatal ptrio. Para orientar esta identificao, realize as seguintes aes: a) Acesse o link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm b) Descreva de maneira detalhada a distino entre: Sociedade, Estado e Nao; c) Identifique os elementos constitutivos do Estado, no modelo Estatal brasileiro; d) Entregue ao seu professor a descrio/identificao de que tratam os itens b e c, propostos para esta etapa.
2
Prof. Fabricio Jorge Machado

Direito 1 Srie Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado

ETAPA 2
Aula-tema: Formas de Governo, Formas de Estado e Sistemas de Governo Esta atividade importante para que voc compreenda, escolha e aplique as concepes estatais Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Leia os captulos correspondentes aula tema (CICCO, Claudio de; GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Teoria Geral do Estado e Cincia Poltica . So Paulo: RT, 2008) para servir de base terica ao passo subsequente. Passo 2 - Rena-se, com sua equipe, para debater e escolher o modelo estatal, que ser defendido at o final do semestre. Passo 3 - Produza um texto que resuma as principais ideias, de consenso da equipe. Para orientar a produo, realize as seguintes aes: a) Crie um modelo de novo Estado, considerando os elementos descritos na etapa anterior; b) Organize politicamente o novo Estado, levando em considerao os conceitos apresentados nesta Etapa; c) Entregue ao seu professor o relatrio das atividades, de que tratam os itens a e b propostos para esta etapa.

ETAPA 3
Aula-tema: Sistemas eleitorais. Representao Poltica e Partidos Polticos Esta atividade importante para que voc amplie as variantes representativas aplicando-as ao novo Estado. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Rena-se, com seus colegas de equipe, para trocar as experincias e escolher o sistema representativo do novo Estado. Para orientar a discusso e a escolha, ser necessria a releitura dos captulos atinentes ao Sistema representativo e aos Sistemas eleitorais. Passo 2 - Descreva o modelo representativo e eleitoral utilizado pelo Estado brasileiro, bem como comente eventuais falhas. Passo 3 - Produza um texto, de forma que acrescente ao modelo Estatal (que est sendo criando pela equipe) a natureza representativa e o modelo eleitoral, que ser utilizado no novo Estado.
3
Prof. Fabricio Jorge Machado

Direito 1 Srie Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado

Passo 4 - Entregue ao seu professor um relatrio das atividades, de que tratam os Passos 2 e 3 propostos para esta etapa.

ETAPA 4
Aula-tema: Evoluo das instituies e do pensamento poltico: O Brasil Esta atividade importante para que voc agregue os valores do pensamento poltico brasileiro. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Rena-se, com seus colegas de equipe, para discutir e eleger dois representantes (polticos fictcios) que possam apresentar o novo Estado aos alunos de sua sala de aula. Passo 2 - Os representantes de cada equipe (Estado) devero apresentar o modelo criado, levando em considerao toda a base terica e os relatrios das etapas anteriores. Para orientar a produo, utilize os seguintes parmetros: a) cada equipe ter o prazo (improrrogvel) de cinco minutos para a apresentao; b) em conjunto com o professor responsvel pela disciplina, cada equipe dever ser identificada por um nmero/legenda; c) ser permitida a utilizao de material impresso ou audiovisual, desde que autorizado previamente pelo professor responsvel pela disciplina.

ETAPA 5
Aula-tema: Evoluo das instituies e do pensamento poltico: sculo XX, psguerra e globalizao Esta atividade importante para que voc possa escolher o melhor modelo concebido. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Rena-se, com seus colegas de equipe, para discutir e eleger dois representantes (polticos fictcios) que possam persuadir os demais alunos, convencendo-os em votar no Estado de sua equipe. Passo 2 - Em conjunto com o Professor responsvel pela disciplina, as equipes devero organizar uma eleio, com a finalidade de eleger a melhor opo de Estado. Para orientar a produo, utilize os seguintes parmetros:

Prof. Fabricio Jorge Machado

Direito 1 Srie Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado

a) os membros no podero votar no Estado criado por sua prpria equipe; b) cada aluno ter direito a um nico voto; c) o professor tambm participa como eleitor; d) o represente de cada equipe poder acompanhar a apurao dos votos; e) o voto obrigatrio aos alunos, podendo ser dispensado mediante apresentao de justificativa prvia; f) a eleio ser realizada atravs do voto direto e universal; g) o modelo de Estado eleito ser aquele que obtiver a maioria simples do colgio eleitoral, em um nico turno. Passo 3 A equipe dever entregar ao professor a proposta elaborada ao longo de todo processo, conforme enunciado no desafio.

Prof. Fabricio Jorge Machado

You might also like