You are on page 1of 2

Introduo

O citomegalovrus (CMV) responsvel por um grande nmero de sndromes clnicas na Medicina peditrica e no adulto. A infeco comum e atinge a maioria da populao, enquanto a doena associada um evento relativamente excepcional. Nos recm-nascidos, ocorre uma sndrome congnita, muitas vezes fatal. Em indivduos imunocompetentes normais, uma causa conhecida de mononucleose. Mas entre vrios grupos de indivduos imunossuprimidos, tais como neonatos prematuros, receptores de rgos transplantados e na sndrome da SIDA que o CMV causa suas sndromes clnicas mais significativas. Tanto a infeco como a doena causadas pelo CMV ainda permanecem relativamente refractrias preveno e o tratamento. O CMV tem a capacidade de permanecer latente nos tecidos, mesmo aps a convalescncia do hospedeiro de uma infeco aguda:Uma vez infectado, sempre infectado.So germes oportunistas por excelncia, pois esto frequentemente prontos, no hospedeiro, para serem activados quando este se torna imunossuprimido. Contudo, no somente a imunossupresso que explica todos os aspectos da doena por CMV, pois pessoa aparentemente normais adquirem mononucleose por CMV ao invs de infeco assintomtica habitual, e a maioria das infeces perinatais e congnitas tambm so assintomticas. Em alguns casos, porm, uma criana nascida com CMV apresentar doena congnita fulminante. Outras podem desenvolver incapacidades sbitas mais tardiamente. A infeco primria ocorre em indivduos seronegativos para CMV enquanto que a infeco secundaria representa a activao de uma infeco latente uma reinfeco ou uma pessoa sorologicamente positiva. A doena pode resultar tanto de uma infeco primaria como de uma infeco secundaria ,embora as infeces primarias normalmente causam doena mais grave.

Agente Etiologico
Em 1881,Ribbert inicialmente observou grandes clulas semelhantes a protozorios no rim de um natimorto. Em 1932, 25 casos de incluso citomeglica j haviam sido descritos. Farber e Wolbach acharam incluses nucleares e citoplasmtica em 12% das glndulas submandibulares de 183 crianas em exame ps-morte que morreram por vrias causas, surgindo que a infeco no era um evento raro. O termo citomegalovrus foi criado por Weller e colaboradores para substituir vrus da glndula salivar ou vrus da doena de incluso citomeglica. Klemola e koariainen inicialmente descreveram infeco e doena por CMV

reconhecveis em um adulto normal e saudvel. Mais tarde foi descoberto que a mononucleose por CMV podia ocorrer esporadicamente e aps transfuso sangunea e de leuccitos. O CMV pertence famlia Herpesviridae, subfamlia Betaherpesvirinae, o gnero Cytomegalovirus. O genoma consiste em DNA linear de dupla cadeia, apresentado um capsdeo icosadrico, formado por 162 capmeros, o qual coberto por um envelope frouxo derivado a partir de membrana nuclear e plasmtica da clula hospedeira.A perda deste envelope reduz muito a infectividade viral. O CMV replica no ncleo e no possui DNA-polimerase prpria.

You might also like