You are on page 1of 10

ndice

1. 2. Introduo ................................ ................................ ................................ ................... 1 Desenvolvimento................................ ................................ ................................ .......... 1 2.1 Especificaes de uma impressora ................................ ................................ ............. 1 2.2 Tecnologias de impacto ................................ ................................ .............................. 2 2.2.1 Impressora Matricial ................................ ................................ ............................ 2 2.2.2 Impressora Margarida................................ ................................ .......................... 3 2.2.3 Impressoras de Linha ................................ ................................ ........................... 3 2.3 Tecnologias de no-impacto ................................ ................................ ....................... 4 2.3.1 Impressoras a jato de tinta ................................ ................................ ................... 4 2.3.2 Impressoras a laser ................................ ................................ .............................. 5 2.3.3 Impressoras de Tecnologia Trmica Autochrome................................ .................. 5 2.3.4 Impressoras de Tinta Slida ................................ ................................ ................. 6 2.3.5 Impressoras de Sublimao de Tinta ................................ ................................ .... 6 2.3.6 Impressoras de Cera Trmica ................................ ................................ ............... 6 2.3.7 Impressoras Plotter ................................ ................................ .............................. 6 2.4 Sequncia de eventos durante uma impresso................................ ............................ 7 2.5 Linguagens de descrio de pgina ................................ ................................ ............ 7 3. 4. Concluses ................................ ................................ ................................ ................... 8 Referncias Bibliogrficas ................................ ................................ .......................... 9

1. Introduo
O mercado conta hoje com uma grande variedade de tecnologias de impresso, tudo para que seja possvel passar para os mais diversos tipos de papel trabalhos realizados em computadores ou mquinas especializadas. No que se refere ao segmento de computadores, as impressoras mais comuns so aquelas que utilizam as tecnologias laser, jacto de tinta e matricial. O presente trabalho abordar, alguns detalhes do funcionamento desses padres e as suas caractersticas bsicas. Uma impressora ou dispositivo de impresso um perifrico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a funo de dispositivo de sada, imprimindo textos, grficos ou qualquer outro resultado de uma aplicao. Estas queherdaram a tecnologia das mquinasdeescrever, sofreram drsticas mudanas ao longo dos tempos, ecom o evoluir da computao grficaforam-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras optimizadas para desenho vectorial, e outras optimizadas para texto. A tecnologia de impresso foi includa em vrios sistemas de comunicao, como o fax. O objectivodo presente trabalho, capacitar a diferenciao destes diferentes tipos, podendo deste modo interpretar algumas das demais causas que originam deficincias bsicas e de baixa performance nas impressoras de maior aceitao no mercado, bem como saber escolher a impressora ideal para um dado tipo de usurios. A impressora com certeza um dos perifricos mais importantese que, hoje em dia, necessrio para um sistema de configurao bsica, j que houve poca emque esta era um perifrico de altssimo custo e somente algumas pessoas podiam adquiri-la. Porm, nos tempos atuais, pelo seu baixo custo, esta tem sido fonte de renda efectiva parafabricantes, revendedores e tambm suportes tcnicos.

2. Desenvolvimento
Numa definio mais tcnica, as impressoras so perifricos capazes de receber e executar instrues em linguagem de mquina e transferi-las para o papel em linguagem grfica (textos, figuras, etc...). Porm existem diferentes maneiras de fixagem no papel, so as chamadas Tecnologias de Impresso. Existem vrios tipos de impresso com tecnologias de impresso especficas, que sero aqui abordadas, mas antes de extrema importncia saber o significado de alguns termos usualmente encontrados na descrio das impressoras. Essas informaes so teis na hora de adquirir este tipo de equipamento.

2.1 Especificaes de uma impressora


y

Resoluo: diz-nos quantos pontos ir imprimirhorizontalmente e verticalmente por polegada. Quanto maior a resoluo maior a qualidade da impresso. Esta 1

geralmente dada em dpi,sigla para dotsper inch (pontos por polegada. Se uma impressora capaz de trabalhar com 4800 x 1200 dpi, significa que ela pode gerar 4800 pontos na horizontal e 1200 pontos na vertical em uma polegada (uma polegada equivale a 2,54 centmetros); Dica de uso: as de 600600 dpi funcionam bem para textos comuns, e as de 1.200600 dpi a 5.7601440 dpi funci onam melhor para fotos.
y

Velocidade de impresso: este factor determina a velocidade que a mquina ir transformar uma pgina em branco em um texto em modo de rascunho.

Esta indicada emppm, sigla para pagesper minute (pginas por minuto), no entanto, essa medida no precisa, j que os fabricantes usam critrios diferentes para defini la. Dica de uso:os modelos a laser imprimem mais rapidamente do que as de jacto de tinta, enquanto as monocromticas a laser imprimem mais rpido do que as coloridas a laser.
y

Conexes de impressora: a ligao com o computador, poder ser atravs de um cabo USB 1.1, USB 2.0 ou uma conexo paralela.

Dica de uso: O USB 2.0 oferece maior taxa de transferncia de dados e a opo de aparelhos em cadeia.
y y

Compatibilidade de sistema operacional: necessrio observar se a impressora compatvel com o sistema do seu computador, que pode ser Mac, Windows ou Linux. Manuseio de papel da impressora: nem todos os papis podem ser usados em todos os modelos. recomendado que analise antes da compra se a impressora poder comportar e executar a tarefa que voc deseja.

Todas estas informaes podem se verificar no acto da compra, na caixa ou no manual do equipamento. Os dados so fornecidos pelos fabricantes e o desempenho dela depender da necessidade de impresso. Existem vrias tecnologias importantes de impressoras disponveis. Estas tecnologias podem ser divididas em duas categorias principais: impacto e no-impacto.

2.2Tecnologias de impacto
uma impressora que recorre principalmente a processos mecnicos que tocam no papel , para criar a imagem, e imprimi-la. Pode ser de trs tipos: matricial (ou de agulhas), margarida e Impressora de Linha.

2.2.1 Impressora Matricial


Um dos primeiros tipos de impressora que o mercado conheceu foi a impressora matricial. Elas tem como meio de impresso uma cabea impressora, que contm uma ou mais fileiras de agulhas, chamada matriz de pontos, que sob orientao electromagntica funciona como um martelo pressionando uma fita de tinta sobre o papel,imprimindo um ponto por agulha, ou seja, deixando marcas ordenadas, que formam as imagens que podem reproduzir smbolos, letras e grficos.

Nelas ao invs dos caracteres serem formados de uma nica vez por impacto, so formados por pequenos pontos. Estas impressoras podem ser classificadas, atravs de alguns critrios, como velocidade de impresso (em CPM, caracteres por minuto), e o nmero de agulhas existentes na cabea impressora (as mais comuns so de 9, 18 e 24). Por utilizar um esquema de impacto sobre uma fita com tinta (que so baratas e, geralmente, bastante durveis), as impressoras matriciais no so boas para trabalhar com vrias cores, j que, para cada cor, necessrio ter uma fita ou, ainda, ter uma fita que se divide em vrias cores. Mesmo assim, a fidelidade das cores bastante limitada, razo pela qual se convencionou a utilizar apenas a cor preta. Por outro lado, as impressoras matriciais so barulhentas e, quase se mpre, lentas no que refere ao tempo de impresso. Isso faz com que seu uso seja invivel em ambientes que exigem silncio - bibliotecas, por exemplo. Alm disso, a qualidade das impresses limitada, j que elas no conseguem trabalhar com resolues altas. Embora j sejam consideradas antigas, ainda encontram uso em aplicaes, tais como: - Impresso de documentos fiscais, devido a possibilidade de imprimir usando papel carbono; - Sistemas onde necessrio manter um custo baixo; - Grandes volumes de impresso.

2.2.2 Impressora Margarida


Este tipo de impressora tem funcionamento semelhante s clssicas mquinas de escrever. O dispositivo que equivale cabea de impresso contm diversos caracteres em relevo. Esse componente se movimenta de acordo com o caractere a ser impresso. Supondo, por exemplo, que necessrio imprimir a letra A, o referido mecanismo posicionar a parte que contm essa letra sobre o papel. Para a impresso ocorrer, o caractere, depois de posicionado, pressiona uma fita com tinta contra o papel, em um movimento que lembra vagamente uma batida de martelo. Estas so rpidas e precisas para textos bsicos, porm so muito limitadas para outros usos.

2.2.3 Impressoras de Linha


Tem uma utilizao maior em empresas que necessitam de um volume de impresso muito elevado. Elas tm grande velocidade (linhas por minuto), nitidez e resistncia, podem ser usadas por dias seguidos, sem parar. Funcionam da seguinte maneira, existe uma fita metlica circular, que gira constantemente, facilitando a localizao do caractere desejado. Entre esta fita metlica e o papel, existe uma fita tintada. Este conjunto pressionado sobre o papel por um conjunto de martelos electromecnicos, que pode variar de 60 a 300 martelos, dependendo de sua velocidade.

2.3Tecnologias de no-impacto
Estas impressoras no tocam o papel quando criam uma imagem. A impressora deste tipo mais popular a impressora a jato de tinta.

2.3.1 Impressoras a jato de tinta


As impressoras a jato de tinta so as mais utilizadas no ambiente domstico e tambm so muito comuns nos escritrios, j que so capazes de oferecer impresses de excelente qualidade e fidelidade de cores aliadas a um custo relativamente baixo. A impresso feita atravs da emisso de centenas de gotculas de tintas (geralmente no tamanho de 3 picolitros) emitidas atravs de minsculas aberturas existentes na cabea de impresso, comandados por um programa que determina quantas gotas e onde devero ser lanadas as gotculas e a mistura de tintas. Essa cabea posicionada sobre um eixo que a permite se movimentar da esquerda para a direita e vice-versa muito rapidamente. Visto que estas podem possuir cartuchos com tinta preta ou colorida, a mistura importante na formao das cores pois os cartuchos coloridos tem usualmente 3 cores (ciano, amarelo e magenta), enquanto o preto apenas uma, sendo todas as outras cores formadas por misturas destas. Impressoras com qualidade fotogrfica possuem 6 cores, sendo 2 complementares: ciano claro, e magenta claro, para conseguir maior fidelidade nas gradaes de cores. A fidelidade vai depender da tecnologia empregada e da qualidade da tinta. Para o processo de impresso em si, estas impressoras contam basicamente, com duas tecnologias: - Trmica (BubbleJet): nesta tecnologia, uma pequena quantidade de tinta submetida a uma temperatura muito alta (at 500 C) para formar pequenas bolhas. O aquecimento faz com que estas sofram uma presso e sejam expelidas pelos orifcios da cabea de impresso. dessa forma que a tinta chega ao papel. Quando esse processo finalizado, o espao deixado pela bolha ento preenchido novamente por uma pequena quantidade de tinta e, ento, todo o processo se repete. Essa tecnologia foi patenteada pela Canon usada por empresas como HP e Lexmark. - Piezo-eltrico:patenteada pela Epson, esta tecnologia usa cristais piezo. Um cristal est localizado atrs do reservatrio de tinta de cada esguicho. O cristal recebe uma pequena carga elctrica que faz com que ele vibre. Quando o cristal vibra para dentro, ele fora uma pequena quantidade de tinta para fora do esguicho. Quando ele vibra para fora, puxa mais um pouco de tinta para o reservatrio, repondo a tinta que saiu. A tecnologia Piezo-eltrica oferece vrias vantagens, como permitir a utilizao de pigmentos que no podem sofrer calor por mudar suas propriedades quando aquecidas, por exemplo. Por outro lado, pode representar elevado custo de reparo quando a cabea de impresso se danifica, j que esta geralmente se localiza na impressora e no nos cartuchos de tinta.

2.3.2 Impressoras a laser


As impressoras a laserso muito utilizadas no ambiente corporativo, j que oferecem impresses de excelente qualidade (pelo menos nas impresses em branco e preto), so capazes de imprimir rapidamente, trabalham fazendo pouco barulho e possibilitam um volume alto de impresses associado a um custo baixo. As impressoras a laser contam com uma espcie de tambor (ou cilindro) revestido por um material que permite uma carga electrosttica. Internamente esta carrega (atravs de um dispositivo chamado de fio de corona) um cilindro fotoreceptor com carga positiva. Logo em seguida o laser da impressora comea a actuar, recebendo os dados da pgina, e a medida que o feixe se move ao longo do tambor, o laser emite um pulso de luz para cada ponto a ser impresso e nenhum pulso para cada ponto que permanecer sem impresso. O laser ir descarregar certas partes do cilindro, para que a figura, ou texto, que ser impresso fique desenhado no cilindro. Depois de estabelecer o padro, a impressora recobre o tambor com um toner (um p fino e preto) carregado positivamente, que se ira aderir nas partes do cilindro em que o laser retirou energia electrosttica, formando a imagem com tinta, mas que ainda no aderiu no papel. Neste momento a impressora puxa o papel, que ir passar por baixo do cilindro. Contudo, antes disso, o papel passa pelo fio corona que o carrega, para que a tinta seja atrada para o papel. Deste modo, o cilindro comea a rodar sobre o papel e passar o p para o papel. A esteira onde o papel est a passar, e o cilindro possuem a mesma velocidade, factor que permite que a imagem seja impressa com perfeio. Enquanto o papel est a receber tinta, o cilindro est ser descarregado, para que ele no atraia o papel posteriormente. Finalmente, a impressora passa o papel pelo fusor, um par de rolos aquecidos. medida que o papel passa por esses rolos, o p de toner solto se funde, unindo-se s fibras do papel. Obviamente, o fusor tambm aquece o papel, que porm no queima, pois a velocidade com que tudoacontece muito rpida.
Fig 1. Funcionamento padro das impressoras a laser

2.3.3 Impressoras de Tecnologia Trmica Autochrome


Embora mais rpidas, econmicas e silenciosas do que outros modelos de impressoras, as impressoras trmicas praticamente s so utilizadas hoje em dia em aparelhos de fax e mquinas que imprimem cupes fiscais e extractos bancrios. Tem trs camadas de cor no papel (cano, magenta e amarelo) ao invs de na impressora. A cabea de impresso tem um elemento de aquecimento que pode variar de temperatura, e esta passa trs vezes pelo papel, fornecendo a temperatura apropriada para cada camada de cor 5

conforme o necessrio. O grande problema deste mtodo de impresso que o papel trmico utilizado desbota com o tempo, obrigando o utilizador a fazer uma fotocpia do mesmo.

2.3.4 Impressoras de Tinta Slida


Esse tipo de impressora usualmente utilizada no ambiente industrial. Como o nome indica, sua tinta formada por um tipo de bloco slido. Na impresso, a tinta a ser usada passa por um processo denominado mudana de fase, onde derretida para ser aplicada ao papel. Sua fixao neste ltimo feita atravs de um fusor, assim como acontece nas impressoras a laser.

2.3.5Impressoras de Sublimao de Tinta


Esse tipo de impressora muito utilizado em aplicaes que envolvem artes grficas, eutiliza filmes que trabalham com as cores CMYK. A cabea da impressora usa um elemento aquecedor que varia de temperatura, dependendo da quantidade de uma determinada cor que precise ser aplicada. As tintas evaporam e saturam a superfcie do papel antes de retornarem para a forma slida.Em geral, esse padro de impressora requer um tipo de papel especialmente preparado para este fim.

2.3.6 Impressoras de Cera Trmica


So uma combinao das tecnologias de sublimao de tinta e de tinta slida. Elas usam uma fita com faixas alternativas em CMYK, que passa em frente a uma cabea de impresso que tem uma srie de pequeninos pinos aquecidos. Os pinos fazem com que a cera derreta e fique aderida ao papel, onde ela endurece. Esse tipo de impressora muito utilizado em transparncias profissionais.

2.3.7 Impressoras Plotter


Esta uma categoria especial de impressora possui um alto custo de aquisio e manuteno, e normalmente utilizada em empresas de engenharia, arquitectura e desenho tcnico. O processo de impresso diferente de todos os outros, ela possui um brao mecnico, que pode se mover tanto na vertical quanto na horizontal, nele ligada uma pena, que seguindo instrues do microprocessador, traa qualquer tipo de desenho, incluindo tipos de letras diversas, utilizando rectas e curvas para isso. H dois tipos mais comuns: plotters de corte e plotters de impresso, alm de plotters que combinam ambas as categorias. Os plotters de corte apenas recortam desenhos em papis especiais, sendo teis para trabalhos de adesivao. Por sua vez, os plotters de impresso so capazes de imprimir em materiais de grandes dimenses, como cartazes e plantas industriais. Neste caso, geralmente o plotter utiliza uma tecnologia de impresso a jato de tinta.

2.4Sequncia de eventos durante uma impresso


Quando se clica em um boto para imprimir, h uma sequncia de eventos que acontece: 1. O aplicativo em uso envia os dados a serem impressos para o driver da impressora; 2. O driver traduz os dados para um formato que a impressora possa entender e verifica se a impressora est disponvel para imprimir, enviando de seguida os dados via interface de conexo (paralela, USB,etc); 3. A impressora guarda uma certa quantidade de dados em um buffer, que pode ter de 512 KB a 16 MB de memria RAM dependendo do modelo. Os buffers so teis porque eles permitem que o computador termine com o processo de impresso rapidamente, ao invs de ter que esperar a pgina ser impressa. Um buffer grande pode armazenar um documento complexo ou vrios documentos bsicos. 4. O circuito elctrico de controloacciona os roletes, que levam a impressora uma folha de papel da bandeja. Um pequeno mecanismo de activao na bandeja baixado quando h papel nela. Se a alavanca no abaixada, a impressora acende LED, que envia um alerta que no h papel para o computador. 5. Uma vez que o papel entra na impressora e posicionado no incio da pgina, o motor de passo da cabea de impresso usa o cinto para mover o conjunto de cabea de impresso atravessando a pgina. O motor vai parando por uma mnima fraco de segundo para que a cabea de impresso lance pontinhos de tinta na pgina. Esses passos acontecem to rapidamente que parece um movimento contnuo. 6. No final de cada passo, o motor de passo do alimentador de papel empurra o papel uma fraco de polegada. Dependendo do modelo da impressora, a cabea de impresso reajustada ao comeo do lado da pgina ou, na maioria dos casos, simplesmente troca de direco e comea a se mover para trs atravessando a pgina enquanto imprime. 7. Este processo continua at que a pgina esteja impressa. O tempo que leva para uma pgina ser impressa vai variar baseado na complexidade da pgina e no tamanho de alguma imagem que esteja na pgina. Por exemplo, uma impressora pode ser capaz de imprimir 16 pginas por minuto (PPM) de um texto em preto, mas pode levar alguns minutos para imprimir uma imagem colorida do tamanho de uma pgina inteira. 8. Assim que a impresso est completa, a cabea de impresso estacionada. O motor de passo do alimentador de papel gira os roletes para terminarem de empurrar a pgina impressa para a bandeja de sada.

2.5Linguagens de descrio de pgina


Uma impressora consegue reproduzir no papel um material qualquer criado no computadorgraas s linguagens de descrio de pgina (pagedescriptionlanguage), que soespecificaes de comunicao,que fazem com que a impressora saiba como e o que imprimir. Existem vrias dessas linguagens, entre elas:
y

PostScript: tida como a primeira linguagem de descrio de pginas multiplataforma, e surgiu aparentemente no ano de 1985, pelas mos da empresa Adobe. Esta tem a capacidade de informar o contedo a ser impresso de forma vectorial, permitindo o trabalho em impressoras com variadas taxas de dpi. 7

A linguagem fornece uma mquina de pilha e comandos especficos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traado e formas de representao de imagens.
y

PCL: sigla para PrinterCommandLanguage, uma linguagem de descrio de pginas desenvolvida pela HP. Sua primeira verso foi criada para trabalhar com impressoras matriciais, portanto, era bastante limitada. Porm, o lanamento de vrias outras verses faz o PCL ser usado at nas modernas impressoras de hoje. Essa linguagem tambm capaz de trabalhar com diversas resolues e transmite as instrues impressora de forma que esta monte uma imagem linha a linha do material; GDI: sigla para GraphicsDeviceInterface, uma espcie de linguagem criada pela Microsoft para a gerao e o envio de informaes a dispositivos de sada, entre eles, impressoras. Nela, quase todo o trabalho de montagem do contedo a ser impresso feito no prprio sistema operativo, poupando recursos da impressora.

Isso faz o GDI ser particularmente interessante s impressoras de uso domstico. Alguns fabricantes de impressoras utilizam o GDI por meio do sistema Windows PrintingSystem, j que este permite um melhor gerenciamento da impresso.

3.Concluses
Pode-se ento concluir que as tecnologias de impresso disponveis, dividem-se essencialmente em dois grupos: tecnologia de impacto e no-impacto. Cada uma delas possui uma variedade de impressoras, que possuem caractersticas que se adequam melhor a determinados tipos de usurios e actividades. importante verificar-se as informaes tcnicas de cada impressora no acto da compra, para se ter ideia se o desempenho da impressora ir suprir as necessidades de impresso. Para se fazer impresses eventuais, como trabalhos acadmicos, por exemplo, a melhor opo so as impressoras a jato de tinta, j que elas custam pouco e oferecem ptima qualidade de impresso, inclusive com cores. Por outro lado, se o usurio imprime documentos com bastante frequncia, como acontece em escritrios, considera-se mais adequada a possibilidade de adquirir uma impressora a laser. Elas so mais caras, mas imprimem em maior quantidade, com melhor qualidade e velocidade, fazendo com que o gasto com suprimentos seja menor se comparado s impressoras a jato de tinta. Dependendo do caso, talvez seja interessante utilizar tanto impressoras a jato de tinta como impressoras a laser. Se habitual imprimir-se vrios documentos por dia, mas a maioria deles s utiliza a cor preta, no faz sentido comprar uma impressora a laser colorida, bastando uma que imprime apenas com toner preto. Neste caso, adquira uma impressora a jato de tinta para as eventuais impresses coloridas. Essa uma boa forma de cortar gastos. Os demais tipos de impressora possuem aplicaes bastante especficas, por isso, a escolha deve ser feita com cuidado, de preferncia com a ajuda de alguma empresa especializada, devido aos custos que, em geral, so altos. Mas, independente da escolha, extremamente importante analisar bem a necessidade antes de fazer uma impresso, economizando desta forma energia elctrica, papel e tinta, contribuindo deste modo para o bem da natureza. 8

4.Referncias Bibliogrficas
y y

http://informatica.hsw.uol.com.br/questao163.htm, (acessado em 7/05/11); http://informatica.hsw.uol.com.br/impressoras-a-jato-de-tinta.htm,(acessado em 7/05/11); http://uni9.sites.uol.com.br/impressoras.html,(acessado em 8/05/11); http://www.suebnet.com/2011/01/quase-todo-mundo-hoje-tem-uma.html, (acessado em 9/05/11); http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora,(acessado em 9/05/11); http://www.scribd.com/doc/51665799/3/Tipos-de-Impressoras,(acessado 10/05/11); http://www.infowester.com/impressoras.php, (acessado em 10/05/11). em

y y

y y

You might also like