You are on page 1of 13

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

Pesquisa de Jurisprudncia e Anotaes Perseu Gentil Negro 23/06/2003 OBS: Na jurisprudncia citada, sempre que no houver indicao do tribunal, entenda-se que do Superior Tribunal de Justia.

Tese 035
REVISO CRIMINAL PROVA EVIDNCIA DOS AUTOS Em sede de reviso criminal, somente se cassa deciso, como contrria evidncia dos autos, que no se apia em nenhuma prova.
(D.O.E., 12/06/2003, p. 31)

JURISPRUDNCIA
RECURSO ESPECIAL. PENAL E PROCESSUAL PENAL. PROGRESSO DE REGIME. AUSNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. FALTA DE DEMONSTRAO ANALTICA DA INVOCADA DIVERGNCIA JURISPRUDENCIAL. LEI N 9.455, DE 7 DE ABRIL DE 1997. LEI DOS CRIMES HEDIONDOS. REVOGAO PARCIAL. TRIBUNAL DO JRI. CRIME CONTRA A VIDA. SOBERANIA DE VEREDICTOS. VERTENTES ALTERNATIVAS DA VERDADE DOS FATOS. REEXAME DO CONJUNTO FTICOPROBATRIO. INADMISSIBILIDADE. APELAO. ALCANCE. NO IDENTIFICAO DA MOTIVAO LEGAL. SUPRIMENTO POR OCASIO DA APRESENTAO DAS RAZES. POSSIBILIDADE. DELIMITAO. CONTEDO. RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO. 1. No se conhece da insurgncia especial quando a questo federal no foi objeto de apreciao pelo Tribunal a quo. 2. No se conhece da divergncia jurisprudencial em relao a aresto cuja cpia no foi juntada aos autos, nem houve a citao de seu repositrio oficial pelo recorrente, mesmo porque, o conhecimento do recurso especial fundado na alnea "c" do permissivo constitucional requisita, em qualquer caso, a demonstrao analtica da divergncia jurisprudencial invocada, por intermdio da transcrio dos trechos dos acrdos que configuram o dissdio e da indicao das circunstncias que identificam ou assemelham os casos confrontados, no se oferecendo, como bastante, a simples transcrio de ementas ou votos (artigo 255, pargrafos 1 e 2, do RISTJ). 3. O inciso XLIII do artigo 5 da Constituio da Repblica apenas estabeleceu "um teor de punitividade mnimo"

Compilao: Perseu Gentil Negro

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

dos ilcitos a que alude, "aqum do qual o legislador no poder descer", no se prestando para fundar alegao de incompatibilidade entre as leis dos crimes hediondos e de tortura. A revogao havida apenas parcial e referente, exclusivamente, ao crime de tortura, para admitir a progressividade de regime no cumprimento da pena prisional. 4. instituio do jri, por fora do que dispe o artigo 5, inciso XXXVIII, alnea "c", da Constituio da Repblica, assegurada a soberania de veredictos. 5. O artigo 593, inciso IV, alnea "d", do Cdigo de Processo Penal, autoriza que, em sendo a deciso manifestamente contrria prova dos autos, ou seja, quando os jurados decidam arbitrariamente, dissociando-se de toda e qualquer evidncia probatria, de ser anulado o julgamento proferido pelo Tribunal Popular. 6. Oferecidas aos jurados vertentes alternativas da verdade dos fatos, fundadas pelo conjunto da prova, mostra-se inadmissvel que o Tribunal de Justia, quer em sede de apelao quer em sede de reviso criminal, desconstitua a opo do Tribunal do Jri porque manifestamente contrria prova dos autos - sufragando, para tanto, tese contrria. 7. "A pretenso de simples reexame de prova no enseja recurso especial." (Smula do STJ, Enunciado n 7). 8. Ter-se como no ocorrido fato que a Corte Estadual expressamente evidenciou consubstancia, certo, matria estranha ao mbito de cabimento do apelo especial. 9. No indicada, quando da interposio do apelo contra deciso do Tribunal do Jri, a sua motivao legal, pode a omisso ser sanada nas razes, complemento obrigatrio do recurso. 10. Embora restrita, a apelao contra decises proferidas pela instituio do Tribunal do Jri h de ser delimitada no pela alnea que se tem por violada, mas, sim, pelo contedo das razes nela expendidas. 11. Recurso parcialmente conhecido para determinar que a Corte Estadual prossiga no julgamento da apelao, apreciando as nulidades argidas, porm no decididas. (Recurso Especial n 220188 MG, 6 Turma, Rel. Min. HAMILTON CARVALHIDO, j. 16/08/2001, D.J.U. de 04/02/2002, p. 580).

HABEAS CORPUS. INDEFERIMENTO, DE PLANO, DE PEDIDO DE REVISO CRIMINAL. CONSTRANGIMENTO ILEGAL INOCORRENTE. PEDIDO NO LASTREADO NAS

Compilao: Perseu Gentil Negro

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

HIPTESES DO ART. 621, DO CPP. ABSOLVIO POR INSUFICINCIA DE PROVAS NO CORRESPONDE PREVISO DO ART. 621, I, DO CPP. A expresso 'quando a sentena condenatria for contrria evidncia dos autos' (art. 621, I, CPP) no compreende a absolvio por insuficincia de provas, sendo descabida a utilizao da reviso criminal simplesmente como nova apelao. No h, no pedido de reviso criminal, qualquer indcio de nova prova a lastrear o provimento do feito com base no art. 621, III, do CPP. Ordem denegada. (Habeas Corpus n 16621 SP, 5 Turma, Rel. Min. JOS ARNALDO DA FONSECA, j. 02/10/2001, D.J.U. de 12/11/2001, p. 162, LEXSTJ 149/328).

Compilao: Perseu Gentil Negro

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

MODELO
1) O PRESENTE MODELO PRECISA SER ADAPTADO S

EXIGNCIAS DO STJ, QUANTO DEMONSTRAO DO DISSDIO JURISPRUDENCIAL; 2) ESTE RECURSO FOI CONHECIDO E PROVIDO, CONFORME EMENTA A SEGUIR;

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA


RECURSO ESPECIAL N 86.581 SP - (96.0005226-3) RELATOR : O EXMO. SR. MINISTRO LUIZ VICENTE CERNICCHIARO RECORRENTE : MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE SO PAULO RECORRIDO : PAULO DE C. (PRESO) ADVOGADO : DR. SRGIO FORTUNA RESP PROCESSUAL PENAL REVISO CRIMINAL O Cdigo de Processo Penal (art. 621, I) autoriza a reviso criminal quando a sentena condenatria for contrria evidncia dos autos. Essa forma tem a seguinte extenso: o julgado condena o ru, ao arrepio das provas, contra a inocncia caracterizada no conjunto probatrio. (RESP 86581 SP, 6 Turma, Rel. Min. LUIZ VICENTE CERNICCHIARO, J. 29/04/1996, D.J.U.. de 13/10/1997, p. 51652).

Compilao: Perseu Gentil Negro

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

EXCELENTSSIMO PAULO

SENHOR

DOUTOR

JUIZ

PRESIDENTE

DO

EGRGIO TRIBUNAL DE ALADA CRIMINAL DO ESTADO DE SO

O PROCURADOR GERAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO, nos autos da Reviso Criminal n 263.672/4, da Comarca de Itapecerica da Serra, em que figura como requerente o sentenciado PAULO DE C., com fundamento no artigo 105, inciso III, alneas a e c, da Constituio Federal, e na forma do preceituado pelos artigos 26 e seguintes da Lei n 8.038, de 28 de maio de 1.990, vem interpor RECURSO ESPECIAL para o Colendo Superior Tribunal de Justia, contra o acrdo de fls. 63/66, pelos motivos adiante deduzidos.

1. A ESPCIE EM EXAME

Compilao: Perseu Gentil Negro

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

O ora recorrido pediu reviso criminal de sua condenao pena de 09 (nove) anos, 09 (nove) meses e 10 (dez) dias de recluso e 26 (vinte e seis) dias-multa, que lhe foi imposta pelo Juzo da Comarca de Itapecerica da Serra, por infrao ao artigo 157, 2, I e II, c.c. o artigo 70, do Cdigo Penal, tendo o mesmo apelado desta deciso, mas a Colenda Primeira Cmara, do Egrgio Tribunal de Alada Criminal de So Paulo, negou-lhe provimento, sendo que V. Acrdo transitou em julgado. Buscou, na revisional, desconstituir o v. acrdo, alegando, em sntese, nulidade parcial do feito e insuficincia de provas para a condenao. O Colendo Quinto Grupo de Cmaras, do Egrgio Tribunal de Alada Criminal de So Paulo, por votao unnime, procedendo ao reexame da prova deferiu a reviso, para absolver o peticionrio, por falta de provas (art. 386, VI do C.P.P) (fls.63). Esses fundamentos do acrdo da lavra do eminente Juiz MOACIR PERES:
o relatrio. O peticionrio alega que seu defensor no foi intimado da data de inquirio da uma testemunha, sendo-lhe nomeado um defensor ad hoc, razo pela qual propugna pela anulao parcial do feito. Entretanto, observa-se que a questo no foi suscitada em alegaes finais (fls. 156 dos autos originais), nos termos do disposto no art. 571, inciso II, do Cdigo de Processo Penal, ocorrendo a precluso. No obstante, assiste razo ao revisionando quanto absolvio pleiteada.

Compilao: Perseu Gentil Negro

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

Com efeito, no restou demonstrado nos autos que o requerente, agindo em concurso com outras pessoas, tivesse subtrado, para si, do interior da residncia de propriedade da vtima Jorge Pinto de Almeida, mediante grave ameaa exercida com o empregado de armas de fogo, os bens descritos na inicial (fls. 02/03 dos autos originais). O peticionrio no foi ouvido na fase policial, tendo sido qualificado indiretamente (fls. 62/64 dos autos originais) e, em juzo, negou a autoria do crime (fls. 116v. dos autos originais). Contra o revisionamento existe apenas a delao do coru Marcelo que confessou, perante a autoridade policial, a prtica do delito e o incriminou, informando ser ele seu cunhado (fls. 20/20v. dos autos originais), e faleceu antes de ser ouvido na fase judicial (fls. 121 dos autos originais). certo que a testemunha presencial Ednaide afirmou saber que um dos ladres chama-se Paulinho, apelidado de Gor; Paulinho filho de Dona Dulce e de seu Antonio; que residia na Rua 19 de fevereiro (fls. 130 dos autos originais), dados estes que conferem com a filiao e endereo do requerente. Entretanto, este indcio, isoladamente considerado, no pode respaldar um desate condenatrio pois, como ressaltou o ilustrado Procurador de justia oficiante, nada garante que na Rua Dezenove de Fevereiro, no exista mais de um Paulinho, filho de seu Antonio e Dona Dulce (fls. 204 dos autos originais). Deve ser salientado, neste passo, que o peticionrio no foi apresentado na audincia em que foi ouvida Ednaide e sequer uma fotografia foi juntada aos autos, para que fosse exibida referida testemunha. Em face do exposto, entende-se que a r. deciso guerreada foi contrria evidncia dos autos (CPP, art. 621, I), motivo pelo qual defere-se o pedido revisional, para absolver Paulo de Carvalho, expedindo-se alvar de soltura clausulado em seu favor.

(fls. 64/66).

Compilao: Perseu Gentil Negro

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

Assim decidindo, o C. Grupo de Cmaras negou vigncia ao disposto pelo Cdigo de Processo Penal em seu artigo 621, I, dissentindo, outrossim, de jurisprudncia firmada pelo Excelso Supremo Tribunal Federal, pelo Colendo Superior Tribunal de Justia e pelo Egrgio Tribunal de Justia de So Paulo, legitimando, dessarte, a interposio do presente recurso especial, pelas alneas a e c do permissivo constitucional. 2. NEGATIVA DE VIGNCIA DE LEI FEDERAL A reviso criminal, como cedio, representa remdio herico destinado a reparar eventual erro judicirio no julgamento de um acusado. Dentre as situaes que a permitem, destaca a lei aquela em que a sentena condenatria (ou o acrdo) proferido contra a evidncia dos autos. Segundo magistrio de FLORNCIO DE ABREU, tal condio no possibilita o reexame de matria anteriormente apreciada
como se fora um recurso que visasse nova apreciao do mrito para corrigir injustia,

da mesma forma que o pedido no pode ter por objeto insuficincia como restou decidindo pelas

de prova, uma vez que essa circunstncia no exclui a responsabilidade do condenado, nem demonstra a sua inocncia ,

Cmaras Criminais reunidas do Tribunal de Apelao do Distrito Federal (Comentrios ao CPP, 1945, Vol. V, p. 427). No diverge MAGALHES NORONHA, para quem,
contra a evidncia dos autos a sentena que, ao arrepio da prova, contra a certeza da inocncia do ru, demonstrada no processo, o condena. No assim a que no se apoie

Compilao: Perseu Gentil Negro

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

na verso predominante, o que est de acordo com o livre convencimento do julgador. contra a evidncia dos autos a sentena que se divorcia de todos os elementos probatrios(Curso

de Direito Processual Penal, 17 ed.

atualizada, 1986, p. 385). BORGES DA ROSA ensina que evidncia dos autos
a plena certeza com a qual a verdade aparece ao esprito e determina sua adeso ou convico inabalvel

(Processo Penal Brasileiro, 1943, vol. 4, p. 65),

enquanto que BENTO DE FARIA esclarecia que significa a clareza


exclusiva de qualquer dvida, por forma a demonstrar de modo incontestvel a certeza do que emerge dos autos em favor do condenado. A deciso que a contrariar , portanto, injusta por ser dissonante do que resultou provado

(Cdigo de Processo Penal, 1942, vol. 2, p. 215/216). J ARY FRANCO, em perfeita sntese, doutrinava que s se apresenta contraditoriamente evidncia dos autos a deciso que no encontrar a menor base na prova pelos mesmos oferecida (Cdigo de Processo Penal, 1943, vol. 2, p. 299). DAMSIO E. DE JESUS lembra que, na reviso criminal devem figurar novos elementos que demonstrem a evidncia da inocncia do condenado, de vez que, na sede, inverte-se o nus da prova, cabendo ao requerente mostrar o desacerto da deciso, no lhe
aproveitando o estado de dvida que a nova prova consiga criar no esprito dos julgadores.

Adverte que essa a tradio de nosso Direito, vez que a lei

221, de 1884, em seu artigo 74, 1, VII, permitia a reviso quando


depois da sentena condenatria se descobrissem novas e irrecusveis provas da inocncia do condenado ;

e o Cdigo de Processo, aludido a novas no se satisfaz com a prova causadora de

provas da inocncia do acusado, dvida,

mas prova que realmente demonstre a inocncia do acusado

(Decises Anotadas do STF em Matria Criminal, 1978, p. 276).

Compilao: Perseu Gentil Negro

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

A propsito, este ltimo festejado processualista e penalista, traz colao ensinamento ainda atual de JOO MARTINS DE OLIVEIRA no tema:
A nova prova deve ser concludente e deixar evidente a inocncia do ru. Se somente trouxer elementos que procuram abalar os elementos existentes nos autos, ou melhor, se for apresentada com o intuito de causar dvida, ser insuficiente para fazer vingar a reviso. No magistrio de Sotgiu, os novos elementos no bastam, se tendem a provar e gerar dvida. Desnecessrio alinhar argumentos, diante da clareza da lei novas provas da inocncia do acusado. Da no possvel inferir que novas provas, criadoras de dvida, sejam o mesmo que provas de inocncia (Reviso

Criminal, 1967, p. 181).

Inescondvel, portanto, que a C. Turma de Juzes que apreciou o pedido revisional, ao absolver o condenado por insuficincia da prova conforme a expressa remisso ao artigo 386, VI, do CPP foi muito alm do que permite o art. 621, I, da lei instrumental. No caso doa autos, conforme perfeitamente indicado pela sentena e, depois, pela C. Primeira Cmara deste Pretrio que a confirmou, h ponderveis evidncias que incriminam seriamente o imputado. No h, reconhea-se, suporte para inferncia a que chegou o acrdo recorrido de que a convico do julgador fora assentada em dados probatrios que inocentavam o recorrido.

3. O DISSDIO JURISPRUDENCIAL

Compilao: Perseu Gentil Negro

10

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

O acrdo recorrido, por outro lado, diverge do que, a respeito, vem firmemente orientado a Suprema Corte: REVISO CRIMINAL. No se pode dizer, face ao
princpio do livre convencimento do julgador, que uma deciso, cuja concluso tem apoio num elemento de prova, contraria a evidncia dos autos. Somente h deciso contrria evidncia dos autos quando a mesma no tem fundamento em nenhuma prova colhida no processo. O recurso extraordinrio interposto de acrdo denegatrio de reviso fica adstrito s normas tcnicas de conhecimento do apelo extraordinrio

(RECr 87.004 SP, 2

T., Min. CORDEIRO GUERRA, RTJ 85/278).


REVISO CRIMINAL. S h deciso contrria dos autos quando no se apoia em nenhuma prova existente no processo, no bastando, pois, para o deferimento da reviso criminal, que os julgadores desta considerem que o conjunto probatrio no convincente para a condenao (Precedentes do STF)

(RE 113.269-8-SP, 1 T., Min. MOREIRA ALVES, DJU

149:15440, 7.8.87). Sobre o tema pronunciou-se o Colendo Superior tribunal de Justia: PENAL. REVISO CRIMINAL. CABIMENTO. EVIDNCIA DOS AUTOS.
A clusula sentena condenatria contrria evidencia dos autos, que permite o cabimento da reviso criminal, no compreende a absolvio por insuficincia de provas.

(Revista

do STJ 15/228).; Sendo consideraes: do Ilustre Relator as seguintes

Compilao: Perseu Gentil Negro

11

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

Pode-se conceber a insuficincia probatria como fundamento vlido para a reviso? A doutrina e a jurisprudncia pretoriana recusam a possibilidade de considerar a clusula que permite a absolvio insuficincia de prova como sustentculo para o processo de reviso, por entend-la desarticulada como o princpio permissivo: contrariedade evidncia dos autos. Tambm no vejo como conciliar os preceitos. Com efeito, a reviso s cabvel quando a sentena condenatria for contrria evidncia dos autos, o que significa dizer: existe substancial elenco probatrio desconsiderado pelo julgador. No o caso da justificativa prevista no art. 386, VI, do CPP, que, ao inverso, privilegia, em favor do ru, a sua escassez.

No mesmo sentido, em incontveis oportunidades decidiu o Egrgio Tribunal de Justia de So Paulo:


Descabe deferimento de Reviso Criminal com esteio no n. VI do art. 386 do CPP (insuficincia de provas) exigindo-se, para o acolhimento do pedido, violente a deciso revidenda a evidncia probatria

(Rec.

Crim.

136.206,

SP,

Des.

AZEVEDO FRANCESCHINI, RT 524/353). ntido, pois, o paralelismo entre a hiptese dos autos e as versadas nos julgados-paradigmas. Em todas cuida-se de revises criminais em que todo o probatrio acoimado de insuficiente para lastrear o juzo condenatrio. Mas enquanto o V. acrdo recorrido defere o pedido revisional por tal fundamento, os demais arestos no lhe emprestam o mesmo alcance, rejeitando a reviso. Em face de todo o exposto, cabalmente demonstrado que o V. Acrdo recorrido afrontou o mencionado dispositivo do Cdigo de Processo Penal, patenteando-se, outrossim, a divergncia jurisprudencial que tambm fundamenta a impetrao do presente Recurso Especial, aguarda esta Procuradoria Geral de Justia que seja deferido o seu

Compilao: Perseu Gentil Negro

12

Setor de Recursos Extraordinrios e Especiais Criminais Modelo da Tese n 035

processamento, a fim de que, conhecido e provido pelo Superior Tribunal de Justia, seja cassado o V. Acrdo recorrido, restabelecendo-se a condenao do ru, como corretamente firmada em primeiro grau. So Paulo, 22 de agosto de 1995. JOS EMMANUEL BURLE FILHO Procurador Geral de Justia PERSEU GENTIL NEGRO Procurador de Justia

Compilao: Perseu Gentil Negro

13

You might also like