You are on page 1of 28

1 Efeito Fotoeltrico

1 - EFEITO FOTOELTRICO
Introduo: Esta experincia tem por objetivo a caracterizao do efeito fotoeltrico e a medida da constante de Planck com auxlio de uma clula fotoeltrica. A emisso de eltrons provocada por ao da luz (ou radiao eletromagntica em geral) chamada de efeito fotoeltrico. Quando examinadas em detalhe, as caractersticas do efeito fotoeltrico contradizem as previses da teoria puramente ondulatria da radiao eletromagntica. As caractersticas principais do efeito fotoeltrico que no podem ser explicadas pela teoria ondulatria clssica so as seguintes: A energia cintica mxima dos eltrons emitidos pela superfcie de um metal por ao de luz monocromtica independente da intensidade da luz. No entanto a energia dos fotoeltrons depende criticamente da freqncia da radiao incidente. Existe uma freqncia de corte para a radiao eletromagntica, abaixo da qual no ocorre efeito fotoeltrico. A freqncia de corte depende do material de que feita a superfcie emissora. No possvel detectar experimentalmente nenhum atraso entre o instante em que a luz comea a incidir sobre a superfcie e o incio da emisso de fotoeltrons (vide, por exemplo a referncia 1 para uma estimativa deste atraso pela teoria clssica). A teoria de Einstein para o efeito fotoeltrico Em 1905 Einstein props que a radiao eletromagntica composta de pacotes de energia ou ftons. A energia E de cada fton proporcional freqncia da radiao: E h , onde h a constante de Planck, utilizada originalmente para explicar a radiao do corpo negro. Ao incidir sobre uma superfcie metlica, a energia de um fton pode ser totalmente absorvida por um eltron, o qual pode ser eventualmente ejetado da superfcie com energia cintica Ec h e , isto , igual energia do fton menos o trabalho necessrio para extrair um eltron do metal: e , onde e a carga do eltron e denominada funo de trabalho do metal. Isto explica por qu a energia mxima dos eltrons ejetados independente da intensidade da fonte. Aumentar a intensidade da fonte, por exemplo, significa aumentar o nmero de ftons que incide sobre a superfcie metlica por unidade de tempo. Como conseqncia, um nmero proporcionalmente maior de eltrons emitido pela superfcie (aumenta a corrente foto-eltrica), mas a energia mxima de cada eltron continua sendo a mesma. No entanto se a freqncia da radiao for tal que a energia dos ftons seja menor do que e , nenhum eltron ter energia suficiente para escapar do metal, ou seja, a freqncia de corte 0 e / h . A teoria explica tambm por qu no h atraso na emisso dos fotoeltrons. Mesmo para intensidades baixas da luz, como a energia de cada fton muito pequena, um grande nmero de ftons incide sobre a superfcie, ejetando eltrons imediatamente. A teoria prev, portanto, uma relao linear entre a energia mxima dos fotoeltrons e a freqncia da radiao incidente. Esta relao foi verificada experimentalmente por R. A. Millikan com auxlio de uma clula fotoeltrica em 1914, permitindo uma medida da constante de Planck.

1 Efeito Fotoeltrico

Arranjo experimental tpico para estudo do efeito fotoeltrico: A figura 1 mostra um arranjo contendo uma fotoclula, um pico-ampermetro (A) um voltmetro (V) e uma fonte de tenso varivel (consistindo de baterias ligadas a um potencimetro). A fotoclula consiste de uma ampola de vidro contendo um ctodo (c) (feito de um metal de baixa funo de trabalho) e um nodo (a) (com alta funo de trabalho) em vcuo. Uma fonte de luz monocromtica utilizada para iluminar o ctodo. A figura 1 mostra um fton (f) incidindo sobre o ctodo e a conseqente emisso de um fotoeltron (e-).

Figura 1. Esquema simplificado para medida do efeito fotoeltrico. Considerando o circuito fechado formado pela fonte de tenso (V) e a fotoclula, e lembrando que o campo eletrosttico conservativo, podemos deduzir que, entre as superfcies do ctodo e do nodo, os eltrons so desacelerados pela tenso V V c a, onde c , a so as funes de trabalho do ctodo e nodo respectivamente, e V a tenso medida no voltmetro (Fig. 2, onde adotamos tenso positiva para freamento, contrariamente conveno eltrica usual de ctodo negativo, pois o eltron tem carga negativa: -e). Variando-se a tenso V possvel determinar a tenso ( V0 ) para a qual se anula a corrente fotoeltrica. Esta tenso corresponde energia cintica mxima com que so emitidos os fotoeltrons:

Ec
Figura 2. Potenciais e funes de trabalho envolvidas na experincia sobre efeito fotoeltrico. Note que, nesta representao, quanto maior a altura, maior a energia potencial do eltron.

eV0

e(V0

) , ou seja:
(Eq. 1)

V0

h e

1 Efeito Fotoeltrico

Procedimento experimental:
PARTE I: Caracterizao do efeito fotoeltrico 1) Alinhe o sistema tico (lmpada, rede de difrao e lente, caixa com a fotoclula) de forma a obter uma imagem da fenda diretamente sobre a fotoclula. Ser necessrio ajustar a distncia da rede de difrao e lente para obter uma boa focalizao. Gire o brao contendo a caixa com a fotoclula de forma a fazer incidir luz de um nico comprimento de onda sobre a fotoclula. Observe que os feixes difratados so mais intensos de um lado do que do outro, isto , a rede refrata mais favoravelmente para um certo lado. Para as raias amarela e verde, use sempre o filtro de cor correspondente. 2) Verifique o circuito montado para a medida da corrente foto-eltrica em funo da tenso aplicada entre o ctodo e o nodo da fotoclula (vide Fig. 3). Faa algumas medies de forma a se familiarizar com o sistema e determinar a polaridade que est sendo aplicada fotoclula e a direo da corrente. Note que tambm possvel a ocorrncia de efeito fotoeltrico no nodo devido luz refletida pelo ctodo. 3) Utilizando um anteparo para interromper e reiniciar rapidamente o fluxo de luz verifique se possvel ou no observar algum atraso na emisso de fotoeltrons. 4) Mea a curva de tenso versus corrente para diversos comprimentos de onda da luz incidente. Utilize valores positivos e negativos de tenso. Procure atingir as regies de saturao, se possvel. 5) Verifique detalhadamente o efeito da variao da intensidade sobre a corrente fotoeltrica para uma raia. PARTE II: Medies controladas por computador Para permitir a realizao de medies sistemticas de maneira eficiente, ser usada uma fonte de tenso varivel em forma de rampa, e um sistema de aquisio que consiste de um conversor analgico-digital (CAD - vide Apndice 1-I) ligado interface paralela de um microcomputador PC (figura 3). A fonte rampa fornece uma tenso que cresce linearmente com o tempo durante um intervalo de cerca de 40s a partir do instante em que apertado o boto de disparo, at atingir uma tenso mxima de cerca de 4.5 V. A chave inversora (fig. 3) permite trocar a polaridade da tenso aplicada fotoclula para a realizao da Parte I. Para a Parte II, no entanto sero exclusivamente utilizadas tenses de freamento entre ctodo e nodo. A caixa contendo a chave Figura 3 - Diagrama esquemtico inversora serve tambm para fazer a maior parte das do circuito eletrnico e sistema conexes eltricas entre os aparelhos (vide tabela 1), e de aquisio

1 Efeito Fotoeltrico

ainda possui potencimetros (fino e grosso) para reduo da tenso. A tenso de freamento deve ser monitorada em um voltmetro em paralelo com o CAD. O CAD converte a tenso V de entrada em um nmero binrio que enviado ao PC (Apndices 1-I e II). O picoampermetro permite monitorar a corrente foto-eltrica. Alm disto, o pico-ampermetro envia um sinal de tenso proporcional corrente para uma segunda entrada do CAD. O fator de converso de corrente para tenso enviada ao CAD depende da escala utilizada no picoampermetro. O programa de aquisio efetua a leitura do CAD a intervalos de tempo relativamente pequenos e regulares, e constri uma curva de tenso versus corrente que exibida na tela e pode ser armazenada em disco para uma anlise posterior mais detalhada. Para maiores esclarecimentos consulte o manual do programa de aquisio (Apndice 1-II). Tabela 1 Conexes eltricas com a caixa da chave inversora 1 Fotoclula (cabo coaxial) 2 No utilizado 3 Entrada do pico-ampermetro (cabo coaxial) 4 CAD (+) Entrada de 0 a -5V 5 CAD ( ) 6 Fonte de alimentao rampa ( ) 7 Fonte de alimentao rampa (+)

Procedimento 1) Mea a curva de corrente versus tenso de freamento para cada uma das cinco cores principais fornecidas pela lmpada de Mercrio (tabela 2). Determine a tenso de freamento V0 correspondente energia cintica mxima dos fotoeltrons. Utilize os dois mtodos descritos na referncia 2. 2) Mea a curva de corrente versus tenso com a lmpada de Hg apagada ou bloqueada, e a corrente escura (com a entrada de luz da caixa da fotoclula tampada). 3) Determine a constante de Planck e a funo de trabalho do nodo. Tabela 2 Principais raias do espectro de Mercrio Cor Compr. de onda () Ultravioleta 3654.83 Violeta 4046.56 Azul 4358.35 Verde 5460.74 Amarela 5789.69, 5769.60 (Dubleto) Tabela 3 Constantes fsicas fundamentais (SI) Constante de Planck h 6.6262 10-34 Js Velocidade da luz c 2.9979 108 m/s Carga do eltron e 1.6022 10-19 C

1 Efeito Fotoeltrico

APNDICE 1-I O sistema de aquisio de dados O sistema de aquisio de dados utilizado nas experincias de Efeito Fotoeltrico e Franck-Hertz consiste basicamente de um circuito integrado que engloba um Conversor Analgico Digital (CAD), o ADC0808, de 8 bits, com tempo de converso de 100 ms, e um circuito multiplexador de 8 entradas (vide figura abaixo). Atravs do multiplexador (uma chave comutadora eletrnica), at 8 sinais eltricos diferentes podem ser medidos pelo CAD. O CAD faz a converso de tenses de 0 a 5V (nas entradas do multiplexador) em nmeros de 0 a 255, expressos nos 8 dgitos binrios (D0, D1,...D7) da sada do CAD. Dois amplificadores operacionais (tipo 741): IC3, e IC4 permitem alterar a faixa de medio. A interface com o microcomputador feita atravs da porta paralela, normalmente usada para a impressora. Esta porta s dispe de 4 bits que podem ser lidos e 8 que podem ser escritos pelo micro. Conseqentemente a leitura dos 8 bits correspondentes ao resultado da converso tem que ser feita em duas etapas. Para isso empregado o deslocador LS157. Quando aparece o sinal lgico 0 (0V) no pino 1 do LS157, os bits D0 a D3 da entrada so transferidos aos 4 pinos de sada (12,9,7,4). Quando aparece o sinal lgico 1 (+5V) no pino 1, os bits D4 a D7 so transferidos. O programa de aquisio e controle da experincia re-agrupa as duas partes. A converso se inicia ao ser enviado o sinal lgico 1 ao pino 6 do CAD (Incio de Converso). O canal de entrada (no caso IN0 ou IN1) deve ser previamente selecionado atravs dos pinos 23, 24 e 25. O pino 7 (Fim de Converso) ter o valor lgico 1 quando a converso estiver terminada. O tempo de converso determinado essencialmente pela freqncia da base de tempo fornecida pelo oscilador IC5.

1 Efeito Fotoeltrico

APNDICE 1-II O Programa de controle e aquisio - Fotoeltrico Este programa utilizado para as funes de controle, aquisio e armazenamento dos dados da experincia de Efeito Fotoeltrico. O programa executado dentro do ambiente WINDOWS 95. Para inici-lo basta clicar no cone Fotoeltrico. O programa pedir a identificao do grupo de alunos e criar um diretrio (ou pasta) especfico sob o diretrio c:\usoaluno, onde sero armazenados os dados do grupo. As demais funes (aquisio, apresentao e armazenamento de dados etc.) so executadas atravs do pressionamento de botes auto-explicativos. Como mencionado no Apndice 1-I, os dados da converso analgico-digital so transferidos para o micro pela interface paralela (LPT1). O resultado da digitalizao de um valor de tenso (aplicado ao CAD) um nmero binrio com 8 bits, e portanto um nmero inteiro (denominado canal) no intervalo de 0 a 255. Para determinar o fator de converso entre canal e tenso (em Volts), feita uma calibrao durante a inicializao do programa. Deve-se aplicar uma tenso relativamente elevada ( 4V ou mais) ao CAD para se obter uma boa calibrao. Para efetuar uma medida da curva de corrente versus tenso da fotoclula deve-se apertar o boto de disparo da rampa de tenso, e logo em seguida, o boto de aquisio no micro. Durante o tempo de excurso da rampa (cerca de 40 s) o sistema executa milhares de medies de tenso de freamento e corrente fotoeltrica. As medidas so automaticamente agrupadas em intervalos regulares de 25mV (a largura de cada canal). O programa calcula o valor mdio e o desvio padro das medidas de corrente para cada canal de tenso, e apresenta os resultados na tela em forma de grfico. O aluno poder gravar os dados em arquivos para anlise posterior. Como os dados so gravados em formato de TEXTO, podero ser facilmente transportados para outros programas de anlise. Bibliografia: 1 - Eisberg/Resnick, Quantum Physics (John Wiley & Sons) 2 - Melissinos, Experiments in Modern Physics (Academic Press)

2-Espectro de Hidrognio e Na

2 - ESPECTRO DE HIDROGNIO E SDIO


Introduo: tomos e molculas, quando excitados, seja pelo efeito de altssimas temperaturas (como em estrelas) ou da passagem de corrente eltrica (descarga em gases rarefeitos) etc., emitem radiao eletromagntica. O espectro de emisso de tomos apresenta linhas discretas correspondentes a comprimentos de onda bem definidos. Cada elemento atmico tem seu espectro caracterstico. O hidrognio (H), por exemplo, o mais simples dos elementos, apresenta uma srie de linhas com uma regularidade notvel. Em 1885, Balmer descobriu uma frmula emprica que descreve com preciso a sequncia de comprimentos de onda das linhas do H: n2 3646 2 [] n 4 onde n pode assumir valores inteiros maiores ou iguais a 3. Com esta frmula foi possvel reproduzir os comprimentos de onda das 9 primeiras linhas do H, conhecidas naquela poca. Rydberg em 1890, buscando frmulas que pudessem descrever o espectro de outros elementos, concluiu ser mais conveniente trabalhar com o inverso do comprimento de onda: 1 , tambm chamado nmero de onda. Reescrevendo a frmula de Balmer temos:
1 1 ) 2 2 n2 onde RH a chamada constante de Rydberg, RH = (10967757.6 1.2) m-1 (medida experimentalmente). Frmulas deste tipo (0) podem descrever as 4 sries conhecidas em outras faixas de freqncias (alm da srie de Balmer) do tomo de H. Vide tabela I e figura 1. RH ( 1 RH ( 1 m2 1 ) , n=m+1,m+2,m+3... n2 1

(0)

Nome da srie Lyman Balmer Paschen Brackett Pfund

Tabela I Faixa de comprimentos de onda Ultravioleta Visvel e UV prximo Infravermelho Infravermelho Infravermelho

m 1 2 3 4 5

n 2,3,4... 3,4,5... 4,5,6... 5,6,7... 6,7,8...

Para os metais alcalinos (grupo 1A) encontram-se formulas semelhantes: 1 1 1 R( ), n m 2 (m a) ( n b) 2 onde a e b so constantes para cada srie e elemento, e R cresce ligeiramente com o nmero atmico (no mais que 0.05%).

2-Espectro de Hidrognio e Na

Figura 1 Postulados de Bohr: Em 1913 Niels Bohr desenvolveu um modelo simples para o tomo de H, a partir do qual possvel deduzir a frmula de Rydberg e calcular com boa preciso o valor de RH. O modelo de Bohr est baseado em 4 postulados que, embora no sejam rigorosamente corretos segundo as formulaes posteriores da mecnica quntica, levam essencialmente ao mesmo resultado. Os postulados so: 1) O eltron move em uma rbita circular de raio r em torno do ncleo sob influncia da atrao coulombiana exercida pelo prton, obedecendo as leis da mecnica clssica. Igualando a fora de atrao coulombiana fora centrpeta temos: e2 v2 (1) me 4 0r 2 r 2) O eltron s pode se mover em rbitas cujo momento angular ( mvr ) seja um mltiplo inteiro (n) da constante de Plank dividida por 2 ( h 2 ). (2) mvr n 3) O eltron no irradia continuamente e sua energia constante, contrariamente ao que seria previsto pelas leis do eletromagnetismo. A energia do estado, consistente com o primeiro postulado dada por: 1 e2 (3) E Ec V me v 2 2 4 0r 4) A radiao emitida subitamente quando o eltron passa de uma rbita de energia mais alta Ei, para outra de energia mais baixa Ef, emitindo um fton. A freqncia da radiao dada por: Ei E f (4) h como na teoria de Einstein para o efeito fotoeltrico.

2-Espectro de Hidrognio e Na

A partir das primeiras 3 equaes chega-se facilmente frmula que relaciona a energia do estado com o nmero quntico n:

me e 4 1 2 2(4 0 ) n 2 A figura 2 mostra o esquema de nveis do H calculados segundo este modelo: En

(5)

Figura 2. Aplicando o ltimo postulado para um estado inicial n e um estado final m chega-se a:
1 4
0 2

me e 4 1 4 3 m2

1 n2

Esta frmula pode ser reescrita em termos do nmero de onda ( da expresso de Rydberg:
1 4 1 4
0 2

1 c

) e tem a mesma forma

1
0

me e 4 1 4 3c m 2

1 n2

1 m2

1 n2

onde R

me e 4 . 4 3c

A correo mais importante deste modelo se faz substituindo a massa do eltron pela massa me M reduzida do sistema: , onde M a massa do prton. Obtm-se, assim: me M
1 RM 1 m2 1 n2

2-Espectro de Hidrognio e Na
2

onde a constante RM

1 4
0

e4 4 3c

10968100m 1 m-1, um valor muito prximo,

portanto, do valor medido para a constante de Rydberg. A mecnica quntica, na formulao de Schredinger (1925), leva aos mesmos resultados do modelo de Bohr. Somente com a descoberta da existncia do spin do eltron e da interao spin-rbita que aparecem as prximas correes. A descrio dos tomos com mais de um eltron necessita ainda do princpio de Pauli, que probe a ocupao de um mesmo estado (definido atravs do conjunto completo de seus nmeros qunticos) por mais de um eltron. O Espectroscpio: O espectroscpio um instrumento que permite a observao e medida do comprimento de onda de linhas espectrais. O elemento de disperso dos diversos comprimentos de onda pode ser um prisma ou uma rede de difrao (no presente experimento ser utilizada esta ltima). A figura 3 ilustra um espectroscpio tpico. A luz que se deseja analisar entra pela fenda de abertura regulvel, do lado esquerdo da figura. A posio da fenda pode ser ajustada de modo a coincidir com o foco da lente acromtica do Colimador, obtendo-se assim raios paralelos na regio da Mesa, no centro da qual ser disposta a rede de difrao. Os raios difratados sero focalizados e observados atravs do Telescpio, cuja posio angular pode ser lida em uma escala graduada, com Vernier. Um retculo no interior do telescpio ajuda a conferir com preciso a posio angular das linhas.

figura 3.

2-Espectro de Hidrognio e Na

Procedimento Experimental: - Identifique as peas do espectroscpio: fenda, controle de abertura da fenda, colimador, telescpio, retculo, suporte da rede de difrao, controles de foco e ngulo, escala angular graduada, Vernier etc. Localize a rede de difrao. CUIDADO ao manusear a rede: no toque nunca a superfcie da mesma. Segure somente pelas bordas. Verifique a densidade de linhas da rede. OBS: Equao da rede: d [sen( inc ) sen( difr )] n onde d a distncia entre as linhas da rede, n a ordem da difrao, o comprimento de onda, e
inc

difr

os ngulos de

incidncia e difrao, respectivamente com relao normal da superfcie da rede. - Focalize um objeto distante com o telescpio (sem a rede). O retculo deve ser previamente focalizado. - Alinhe o tubo colimador com o telescpio do espectroscpio e ajuste a distncia da fenda de modo a focaliz-la, sem modificar os ajustes do telescpio. - Insira a rede de difrao no suporte perpendicularmente ao eixo tico. Utilize os parafusos para um ajuste fino do plano da rede. - Confira os ajustes de alinhamento vertical (fenda, rede, retculo). - Ajuste a lmpada de Hg, o ngulo do telescpio, e a abertura da fenda de forma a obter imagens bem definidas das linhas espectrais (Fig. 3a). - Com o colimador e o telescpio bem alinhados, solte a trava do Vernier e ajuste o zero da escala angular. Trave novamente, e realize o ajuste fino do Vernier. - Verifique a simetria dos ngulos de difrao para os dois lados do eixo tico, reajustando a posio da rede se Figura 3a: Trecho do espectro de Mercrio (Hg). necessrio. - Mea os ngulos das linhas espectrais das Lmpadas de Hg, H, e Na. Mea sempre os raios difratados para os dois lados do eixo tico, e diferentes ordens (n) de difrao. - Com auxlio da cmara CCD procure medir linhas infravermelhas e ultra-violeta. Anlise de dados: - Identifique as linhas do Hg tabeladas. Identifique as ordens de difrao. Faa um ajuste da curva de comprimento de onda ( ) versus o seno do ngulo de difrao mdio. Confira os dados em comparao com o calculado pela densidade de linhas da rede. - Determine o comprimento de onda das linhas do H e do Na. - Identifique as transies da srie de Balmer (H) e determine a constante de Rydberg. - Determine o potencial de ionizao do H e construa um diagrama de nveis do H. - Identifique as transies observadas do Na com auxlio do esquema de nveis do Na (vide www.labdid.if.usp.br). Verifique as regras de seleo para as transies. Determine os defeitos qunticos das sries do Na, quando possvel. Bibliografia suplementar: G. Herzberg - Atomic spectra and atomic structure

3-Detectores de Radiao

3 - DETECTORES DE RADIAO
Introduo: Os detectores de radiao so instrumentos importantes para o desenvolvimento da fsica atmica e nuclear. Nesta experincia sero usados dois tipos de detectores de radiao: contadores Geiger-Mueller e cintiladores. Diversos tipos de radiao podem ser detectados com estes instrumentos, tais como partculas , , e outras partculas carregadas em geral, nutrons e radiaes eletromagnticas (raios-X e ). Para cada tipo de partcula que se deseja detectar existem montagens especficas para otimizar a eficincia de deteco. Nesta experincia sero utilizadas exclusivamente fontes de radiao (137Cs, 60Co, 22Na). Interao da radiao com a matria: A deteco de raios envolve necessariamente uma interao inicial do fton, que constitui o raio , com a matria do detector atravs de um dos seguintes processos (fig. 1) ( possvel a ocorrncia de mais de um destes processos em seqncia): 1 - Efeito fotoeltrico - quando toda a energia do fton transferida para um eltron do material do detector. 2 -Espalhamento Compton - quando parte da energia do fton (h ) transferida para um eltron e o restante espalhado na forma de um outro fton. A energia do fton remanescente (h ') depende do ngulo de espalhamento ( ): h h h 1 (1 cos ) m0 c 2 Onde m0 c 2 511 keV, a energia correspondente massa de Figura 1. repouso do eltron. + 3 - Criao de pares e e - quando a energia do fton (superior a 1022 keV) transformada em um psitron mais um eltron (com massa total equivalente a 1022 keV, isto , duas vezes a massa do eltron) e o excesso de energia (alm de 1022 keV) em energia cintica do par. Em seguida, o psitron sofre aniquilao com algum eltron disponvel no material, produzindo um par de raios de 511 keV. A probabilidade relativa de ocorrncia destes 3 processos depende da energia do e do nmero atmico Z do material absorvedor (fig. 2). O efeito fotoeltrico predomina para raios de baixa energia e alto nmero atmico, a criao de pares predomina para altas energias e tambm alto Z, e o efeito Compton predomina para energias intermedirias e baixo Z.
Figura 2. Regies de predominncia das 3 formas de interao da radiao . As cuvas indicam os valores de Z e h para os quais as probabilidades dos processos vizinhos so iguais. (The Atomic Nucleus, R. D. Evans McGraw-Hill 1955).

3-Detectores de Radiao

O contador Geiger-Mueller: O contador Geiger (ou Geiger-Mueller) consiste de um capacitor cilndrico preenchido com uma mistura especial de gases a baixa presso (fig. 3). Em geral o raio gama interage na parede externa do detector (o ctodo do capacitor) transferindo energia para um eltron. Eventualmente, o eltron penetra no detector e colide com os tomos do gs produzindo ons positivos e eltrons secundrios que so acelerados, provocando uma descarga eltrica de avalanche. Se a tenso aplicada ao capacitor for suficientemente alta, a carga total coletada praticamente independente da energia depositada no processo inicial. Por esta razo, o detector denominado contador uma vez que no traz informao alguma sobre a energia do gama detectado. Durante o processo de avalanche e migrao dos ons positivos, o detector insensvel a radiao subseqente que venha a incidir sobre ele. O tempo mdio para que o detector se recupere aps a deteco de uma partcula, e seja capaz de detectar outra, denominado tempo morto do detector. Figura 3. O cintilador de NaI(Tl): Os detectores cintiladores so constitudos de materiais que produzem luz quando excitados pela passagem de partculas carregadas. So em geral mais eficientes para radiao do que os contadores a gs (devido maior densidade) e, alm disso, podem trazer informao sobre a energia da partcula detectada. Nos cintiladores inorgnicos, como o cristal de NaI(Tl) (Iodeto de Sdio dopado com Tlio), o eltron da interao primria provoca excitao dos nveis eletrnicos do cristal, que decaem por emisso de ftons na regio da luz visvel. O nmero total de ftons produzidos aproximadamente proporcional energia da radiao detectada. Para converter esse pulso luminoso em um pulso eltrico utilizado um tubo fotomultiplicador. O tubo fotomultiplicador (fig. 4) consiste de um ctodo, diversos eletrodos (dinodos) e um nodo. A luz proveniente do cintilador incide sobre o ctodo produzindo efeito fotoeltrico. Os fotoeltrons so acelerados eletrostaticamente em direo ao primeiro dinodo onde produzem eltrons secundrios em maior nmero, os quais so acelerados at o segundo Figura 4. Cintilador de NaI(Tl) acoplado a um dinodo e assim por diante at que chegue ao tubo fotomultiplicador nodo um grande nmero de eltrons, proporcional ao nmero de fotoeltrons inicial. O pulso eltrico assim formado traz

3-Detectores de Radiao

informao da energia da radiao depositada sobre o detector. No caso de cintiladores, o tempo morto muito menor do que para os contadores Geiger, e depende essencialmente do tempo de populao e de decaimento dos nveis eletrnicos responsveis pela cintilao (da ordem de centenas de nano-segundos). Eletrnica: A eletrnica para o contador Geiger bastante simples: Uma fonte de tenso alimenta o detector com cerca de 1000 V. Os pulsos provenientes do detector podem ser ligados diretamente a um escalmetro que conta o nmero de pulsos durante um intervalo de tempo pr-estabelecido. Para o detector cintilador, necessrio ainda amplificar o sinal do detector com um amplificador espectroscpico linear (pode ser necessrio um pr-amplificador). A fim de determinar a altura dos pulsos amplificados, a qual proporcional energia depositada pela partcula detectada, ser utilizado um conversor analgico-digital acoplado a um microcomputador. A altura do pulso convertida em um nmero inteiro, denominado canal, no intervalo de 0 a 255. O valor do canal enviado ao micro pela interface paralela. Durante o intervalo de tempo da aquisio de dados, vai sendo acumulado na memria do microcomputador um histograma do nmero de contagens versus canal, ou seja, o espectro da radiao detectada. O programa de aquisio e anlise (Plexm) permite controlar o tempo de aquisio, a exibio, armazenamento e manipulao dos espectros. As fontes de radiao : Os ncleos atmicos possuem nveis de energia discretos, anlogos aos nveis atmicos. A transio entre estados de energia de um mesmo ncleo acompanhada da emisso de um quntum de radiao eletromagntica (fton). No entanto, a fora nuclear muito mais intensa e as distncias envolvidas so muito menores (da ordem de 10-15m) do que no caso atmico. Em conseqncia, o comprimento de onda da radiao eletromagntica muito menor, ou seja, a energia do fton muito maior (tipicamente de 100 keV a 10 MeV). Os ftons emitidos pelo ncleo atmico so denominados raios . Alm disso, alguns ncleos, denominados radioativos, podem decair por emisso de partculas carregadas ( , -, +), sofrendo transmutao. No caso do 60Co, por exemplo, o estado fundamental instvel e decai por emisso de partculas - (eltrons) com uma meia-vida (t1/2) de 5.27 anos. O ncleo filho (60Ni) formado em um estado excitado que decai pela emisso sucessiva de dois raios 137 (1173 keV e 1332 keV). O Cs tambm decai por emisso com meia-vida de 30.25 anos, populando quase exclusivamente um estado do 137Ba o qual decai diretamente para o estado fundamental, emitindo um raio de 662 keV. A radiao -, por ser carregada, interage muito mais fortemente com a matria do que a radiao , e totalmente freada no invlucro plstico das fontes radioativas. Por outro lado, praticamente toda a radiao capaz de escapar das fontes sem sofrer nenhuma interao. J o ncleo de 22Na decai por emisso + com meiavida de 2.6 anos em um estado excitado do 22Ne que decai para o estado fundamental emitindo um raio de 1275 keV. Devido ao decaimento +, a fonte produz ainda radiao de aniquilao eltron-psitron.

3-Detectores de Radiao

O decaimento radioativo: O nmero de tomos radioativos N em uma dada amostra diminui exponencialmente em funo do tempo segundo a bem conhecida frmula do decaimento:
N (t ) N 0e
t

N0 2

t1 / 2

Onde N0 o nmero inicial de tomos, a constante de decaimento e t1/2 a meia-vida (logo ln 2 ). A atividade A de uma fonte definida como sendo a taxa de decaimento (o t1 / 2 nmero de decaimentos por unidade de tempo): dN A(t ) N 0e dt N0 : em termos da atividade inicial A0
t

N (t )

A(t ) A0 2 t1/ 2 No SI a unidade de medida da atividade o becquerel (Bq) que definido como sendo uma desintegrao por segundo. Por razes histricas ainda bastante utilizada a unidade de 1 curie (Ci), que corresponde a 3.7 1010 Bq.

Absoro da radiao

pela matria:

Quando um feixe de radiao atravessa um determinado material, podem ocorrer interaes atravs dos 3 processos citados acima. Aps uma interao qualquer, um raio perdido (ou absorvido completamente, ou desviado da direo inicial do feixe). Quanto maior for a distncia atravessada pelo feixe dentro do material, maior ser o nmero de raios perdidos e menor ser a intensidade do feixe. Como os processos de interao so aleatrios a intensidade do feixe decai exponencialmente em funo da distncia atravessada segundo a frmula (anloga do decaimento radioativo): I (d ) I0e d Onde I0 a intensidade do feixe inicial (nmero de ftons por segundo), I(d) a intensidade do feixe aps atravessada uma distncia d, e o coeficiente de absoro total (devido aos 3 processos de interao ), o qual Distncia semi-redutora em funo da energia do raio depende do material absorvedor e 15 da energia do raio . O valor do Al Pb coeficiente de absoro para diversos elementos em funo da 10 energia pode ser obtido da literatura. Em geral so apresentados grficos da espessura 5 semi-redutora vezes a densidade do material em funo da energia do raio (fig. 5), ou do coeficiente 0 600 800 1000 1200 1400 mssico ( ) de absoro (fig. 6).
d . (g/cm2)
1/2

E (keV)

Figura 5. Absoro de ftons em Alumnio e Chumbo

3-Detectores de Radiao

A espessura semi-redutora definida como sendo a distncia d 1 / 2 correspondente a uma atenuao de fator 2 da intensidade inicial: I0 I (d1 / 2 ) I 0 e d1 / 2 2 De onde se obtm a relao entre e d1/2 (anloga relao entre a constante de decaimento e a meia-vida): ln 2 d1 / 2 .
Coeficiente mssico de absoro para o Al
104 103 102 105

Coeficiente mssico de absoro para o Pb


104 103

/ (cm2/g)

100 10-1 10-2 10-3 10-4 100 101 102 103 104 105

/ (cm2/g)

101

Total Fotoeltrico Compton Prod. de pares

102 101 100 10-1 10-2 10-3 100 101 102

Total Fotoeltrico Compton Prod. de pares

103

104

105

E (keV)

E (keV)

Figura 6. Coeficientes mssicos interao da radiao . As eficincias de deteco:

de absoro de Al e Pb pelos principais processos de

Seja n o nmero de raios emitidos por uma fonte em uma unidade de tempo. Um detector colocado a uma certa distncia da fonte ser capaz de detectar uma parte n dos n raios emitidos. A frao de raios gama detectados denominada eficincia absoluta de deteco a : n a n A eficincia absoluta depende, alm de caractersticas do detector, dos parmetros geomtricos da montagem experimental (distncia do detector fonte, rea frontal exposta do detector), e eventualmente da presena de materiais absorvedores entre a fonte e o detector. Define-se ainda a eficincia intrnseca do detector i que a frao de raios detectados relativa ao nmero de raios gama que incidem sobre o detector. Supondo-se que uma fonte emita raios gama isotropicamente, somente uma frao detector) dos raios (onde o ngulo slido compreendido pelo 4 tem chance de ser detectados portanto: n 4 i a n( 4 )

3-Detectores de Radiao

A eficincia intrnseca depende fracamente dos parmetros geomtricos da montagem experimental, basicamente uma caracterstica do detector. Em um detector como o cintilador de NaI, somente uma frao f dos raios detectados acumulada no fotopico. Define-se, portanto, uma eficincia intrnseca de fotopico: np f it ip n( 4 ) Onde np o nmero de contagens no fotopico e it a eficincia intrnseca total. Em geral as eficincias de deteco dependem da energia da radiao. Procedimento experimental: Parte I - Geiger-Muller (GM) - Aplique uma tenso de cerca de 1100V ao GM - Coloque uma fonte radioativa de 60Co a uma distncia de aproximadamente 5cm do detector. - Mea a distncia da fonte e a rea do colimador e determine o ngulo slido de deteco . - Mea o nmero de contagens para um tempo de aquisio de 100 s. Repita a medida pelo menos 5 vezes. Calcule a mdia e o desvio padro e compare este ltimo com o valor esperado estatisticamente. - Mea o nmero de contagens devido radiao de fundo da sala. Cuide para que as fontes radioativas estejam bem afastadas (>1.5 m), inclusive as de outros grupos. - Verifique o valor tabelado da intensidade da fonte e determine a eficincia absoluta de deteco e a eficincia intrnseca do detector. Parte II - Cintilador de NaI(Tl) II.a) Espectros de raios - Aplique 1000V fotomultiplicadora. - Monte o circuito apropriado para medida do espectro das fontes radioativas. - Ajuste o ganho do amplificador com a fonte de 60Co. O pulso de energia mais alta deve ter cerca de 8V de altura. - Mea o espectro do 60Co. A fonte deve ser colocada a uns 15cm do detector. Utilize intervalos de tempo suficientes para obter nmeros de contagens suficientes para garantir uma flutuao estatstica relativamente pequena. Verifique se a resoluo suficiente para distinguir os picos do 60Co. - Mea o espectro de fundo com amostragem estatstica adequada. - Determine a eficincia absoluta, e as eficincias intrnsecas de fotopico e total do cintilador, bem como a frao pico/total (f). Note que em cada decaimento so emitidos dois raios pela fonte de 60Co. - Mea o espectro do 137Cs sem mudar o ganho do amplificador (com a fonte a 15cm).

3-Detectores de Radiao

- Determine novamente a eficincia absoluta, e as eficincias intrnsecas de fotopico e total do cintilador e a frao f. Os valores das eficincias intrnsecas podem ser comparados com os clculos de Miller et al. (vide ltima referncia bibliogrfica). - Utilizando os valores conhecidos das energias dos raios gama do 60Co e do 137Cs, faa uma calibrao de energia em funo do canal correspondente ao centride dos picos. - Identifique a borda Compton no espectro de 137Cs e verifique se corresponde energia mxima esperada para deteco por efeito Compton. - Mea o espectro do 22Na (tambm sem mudar o ganho do amplificador). Convm neste caso aproximar bem a fonte ao detector. - Determine a energia dos raios produzidos pela aniquilao e+e . II.b) Absoro de raios - Coloque a fonte de 60Co a uma distncia de cerca de 15 cm do detector. - Mea o espectro utilizando tempos de aquisio apropriados e determine a taxa de contagens dos picos de 1173 e 1332 keV. - Mea um espectro de fundo com boa amostragem estatstica. - Mea a espessura de uma placa absorvedora de Pb e coloque-a entre a fonte e o detector. - Determine novamente a taxa de contagens. - Continue adicionando placas absorvedoras de Pb e medindo as taxas de contagens at que a taxa seja menor ou aproximadamente igual a 25% da taxa inicial (descontado o fundo). Bastam cerca de 5 medidas. Faa uma estimativa da espessura total necessria de maneira a distribuir bem os pontos experimentais e otimizar o tempo de tomada de dados. - Faa um grfico mono-log da taxa de contagens em funo da espessura de material absorvedor (em g/cm2). - Determine a espessura semi-redutora do Pb e compare com o valor fornecido na figura 5. - Repita o procedimento com absorvedores de Al.

Bibliografia suplementar: Radiation Detection and Measurement Glenn F. Knoll (Segunda edio - John Wiley & Sons - 1989) Introductory Nuclear Physics Kenneth S. Krane (John Wiley & Sons - 1988) Efficiencies and Photofractions for Sodium-Iodide Crystals W. F. Miller, J. Reynolds and W. Snow The Review of Scientific Instruments 28 (1957) 717.

3-Detectores de Radiao

Apndice 2-I Manual do Plexm O programa Plexm permite controlar a aquisio de dados em multicanal, a exibio, armazenamento, leitura e anlise simples de espectros. Ao iniciar-se o programa Plexm, dever aparecer o sinal de prontido: >. Nestas condies o programa aceitar os seguintes comandos: Comando: > in Parmetro(s): nome.spk[,new] Ao: Abre um arquivo para armazenamento e leitura de espectros. A opo ,new cria um arquivo novo. Exemplo: > in teste.spk,new Para ler um arquivo j existente no deve ser usada a opo ,new pois os dados j gravados sero perdidos. Ex.: > in teste.spk Inicia a aquisio no multicanal e o cronmetro. Interrompe a aquisio no multicanal e o cronmetro. Zera a memria do multicanal e o cronmetro. Exibe os dados do espectro armazenado no multicanal at o instante da emisso do comando >d m. Entra no modo de exibio em tempo real do espectro presentemente em aquisio. Neste modo o programa aceita os seguintes comandos de uma s tecla: Para zerar imediatamente o espectro e o cronmetro: z.. Com as setas ( , , e ) possvel alterar as escalas do grfico. Para sair do modo, pressionar qualquer outra tecla. Grava o ltimo espectro adquirido (na memria do multicanal) no arquivo aberto (com o comando > in), sob o nmero de identificao idn. Exibe o espectro gravado de nmero idn. Ex.: > d 3 Podem ser exibidos simultaneamente at 4 espectros, fornecendo-se vrios identificadores. Ex.: > d 3 4 6 10 Lista os identificadores dos espectros gravados no arquivo presentemente aberto. Limites inferior e superior (em canais) do espectro para prxima exibio. Limites inferior e superior (em nmero de contagens) do espectro para prxima exibio. O comando emitido sem parmetros (> dmm) determina limites calculados automaticamente pelo programa. Entra no modo cursor, aps a exibio de um espectro. Neste modo o programa aceita os seguintes comandos de uma s tecla: As setas ( e ) - permitem movimentar o cursor em passos grandes e as setas do teclado numrico em passos

> run > stop >z >d > mc

> sv >d > dir > dl > dmm

idn idn

c_inf c_sup min max

>c

3-Detectores de Radiao

> dx > lin > log > cal > list > del

idn

abc idn nome.lis nsec

>h > end > MESP > in > ou > nuid > i1,i2 > o1,o2 > z1,z2 > a12 > ret nome.spk nome.spk[,new] idne idn

pequenos. ? - exibe o nmero do canal da posio do cursor e o nmero de contagens do canal (obs: apertar a tecla shift para obter ?). Os colchetes ([ e ]) - limitam a regio para medida da posio (centride) e rea de um pico. a - calcula o centride e a rea do pico limitada pelos colchetes [ ], subtraindo um fundo linear passando pelos limites. , e . - definem os limites da regio de expanso. e - expande a regio delimitada. q - sai do modo cursor. Exibe a regio de expanso (definida no modo cursor) do espectro idn. Escala vertical linear. Escala vertical logartmica. Define a calibrao em energia do espectro: E a bx cx 2 , onde x representa o nmero do canal. Grava dados em formato texto com o espectro idn no arquivo nome.lis. Prepara o temporizador para um tempo de aquisio de nsec segundos. As aquisies subseqentes sero interrompidas quando o cronmetro atingir o tempo especificado, desde que o programa esteja no modo de exibio em tempo real (mc). Para desativar o temporizador, executar o comando: > del omitindo o parmetro nsec. Exibe lista de comandos. Sai do programa Plexm. Entra no mdulo de manipulao de espectros. Os espectros so manipulados em dois buffers: buf1 e buf2. Neste modo so aceitos os comandos abaixo: Abre nome.spk para leitura. Abre nome.spk para escrita. Define o identificador idne a ser utilizado na prxima operao de escrita. L o espectro idn e armazena no buffer 1 ou 2, respectivamente. Por exemplo, para armazenar o espectro 3 no buffer 1: > i1 3. Escreve o contedo do buffer 1 ou 2, respectivamente, no arquivo de sada e incrementa o identificador de escrita idne de uma unidade. Zera o buffer 1 ou 2, respectivamente. Realiza a operao buf2=buf2+f buf1. Retorna ao Plexm.

4-Raios X

4 - RAIOS X
4.1. Espectro de Emisso e Difrao de Bragg
Introduo: Os raios X foram descobertos por Rentgen no final do sculo XIX. Ao estudar a radiao proveniente de tubos de raios catdicos, Rentgen observou a emisso de raios penetrantes de natureza desconhecida. Mais tarde se verificou que os raios X nada mais so do que radiao eletromagntica de comprimentos de onda ao redor de 0.1 a 10. Nesta experincia ser utilizado um equipamento que permitir a produo e a medida do espectro de emisso de raios X e o estudo da fluorescncia e absoro de raios X por diversos materiais. Produo de raios X: A figura 1 mostra o esquema de uma vlvula para produo de raios X. Um filamento aquecido pela passagem de uma corrente emite eltrons que so acelerados por uma diferena de potencial de 20 a 30 kV entre o filamento (o ctodo) e um eletrodo de Cobre (o nodo) em vcuo. Ao atingir o nodo de cobre os eltrons so freados bruscamente, emitindo radiao e ionizando os tomos de Cobre. O espectro dos raios X produzidos apresenta uma componente contnua correspondente a radiao de freamento dos eltrons, e uma componente discreta correspondente desexcitao dos nveis eletrnicos dos tomos de Cu. Figura 1. Tubo para Radiao de freamento: produo de raios X A radiao de freamento (tambm chamada bremsstrahlung) emitida pelos eltrons que colidem com um material denso (no caso o nodo de Cu) apresenta um espectro de energia contnuo. A cada coliso com os tomos ou eltrons do material, o eltron incidente perde uma parte da sua energia emitindo um fton. Aps um certo nmero de colises, o eltron acaba por perder toda a sua energia tendo emitido ftons de diversas freqncias distribudas aleatoriamente. O espectro de emisso apresenta um valor mximo de energia, correspondente ao caso extremo de colises em que o eltron perde a totalidade de sua energia de uma s vez, emitindo um nico fton de freqncia max . A energia mxima do espectro ento: h max Ec eV , onde Ec a energia cintica dos eltrons incidentes, a qual por sua vez igual a carga e do eltron multiplicada pela tenso de acelerao V entre ctodo e nodo (h a constante de Planck).

4-Raios X

Espectro discreto caracterstico: Nos processos de coliso, os eltrons incidentes podem arrancar eltrons dos tomos do meio, produzindo ons ou tomos excitados. Durante o processo de recombinao ou desexcitao, ocorre a emisso de ftons caractersticos do material, correspondentes a transies entre os nveis atmicos. Quando eltron arrancado pertence a uma camada atmica profunda, o fton emitido por ocasio da re-ocupao da camada se encontra na faixa de energia dos raios X. A figura 2 mostra o espectro resultante da superposio da componente contnua de Bremsstrahlung com os picos correspondentes s transies discretas entre as camadas L e K, e M e K (K e K , respectivamente - figura 3). Estudos espectroscpicos de alta resoluo mostram que estes picos so na verdade compostos de diversas linhas de energias prximas, devido estrutura fina das camadas atmicas. A tabela 1 mostra as energias das transies caractersticas do Cu obtidas da literatura.

Figura 2. Espectro de emisso de raios X.

Figura 3. Esquema de nveis e transies atmicas.

Difrao de Bragg:
hc 124 . Isto . E mostra que o comprimento de onda tpico de raios X comparvel s distncias interatmicas de um cristal. Assim sendo, quando um feixe de raios X atinge um cristal, ocorrem efeitos de difrao. A relao entre o comprimento de onda e os ngulos de incidncia i e reflexo r que resultam em interferncia construtiva do feixe difratado, dada pela lei de Bragg:

O comprimento de onda de um fton de 10 keV, por exemplo,

4-Raios X

r n

2d sen

onde d a distncia entre dois planos cristalinos (fig. 4) e n um numero inteiro. A primeira equao mostra que os ngulos de incidncia e reflexo so necessariamente iguais, e alm disso, devem ser Figura 4. Difrao de Bragg. iguais a um dos ngulos de Bragg n, determinados pela segunda equao. Conhecendo-se o comprimento de onda da radiao, a difrao de Bragg permite determinar a distncia interplanar do cristal. Por outro lado, conhecendo-se a distncia interplanar, pode-se utilizar o cristal como analisador do feixe de raios X. A montagem experimental apropriada para esta finalidade est esquematizada na figura 5. O feixe de raios X atinge o cristal com ngulo de incidncia ajustvel (atravs da rotao do cristal). Um detector Geiger permite a deteco do feixe refletido. Um gonimetro acopla o Figura 5. Montagem experimental. movimento do detector rotao do cristal, de forma que o ngulo de rotao do detector seja sempre o dobro do ngulo de rotao do cristal, de forma a preservar a igualdade entre os ngulos de incidncia e reflexo ( i r ). Detector Geiger: O feixe de raios X interage com a janela de entrada e com o gs do detector Geiger predominantemente atravs de efeito fotoeltrico (isto , quando toda a energia do fton transferida para um eltron). A energia depositada no detector provoca uma descarga de avalanche e o pulso eltrico produzido contado num escalmetro. A medida da taxa de contagens em funo do ngulo de espalhamento permite determinar (por meio da lei de Bragg) o espectro de energia dos raios X incidentes. Absoro de raios X: O processo de interao predominante dos raios X com a matria de um absorvedor, (para energias menores ou iguais a 30 keV, e nmero atmico Z>5 do absorvedor), o efeito fotoeltrico. Para que ocorra efeito fotoeltrico, necessrio que a energia do fton seja superior energia de ligao do eltron. A energia de ligao depende, claro, da camada em que se encontra o eltron, assim, por exemplo, para arrancar um eltron da camada K do Cu, necessria uma energia do fton de pelo menos 8.98 keV (tabela 1). Alm disso, se a energia do fton for precisamente igual diferena de energia entre um nvel ocupado e um desocupado, pode ocorrer excitao do tomo (sem ejeo do eltron).

4-Raios X

Como o processo de absoro aleatrio, a intensidade do feixe atenuada exponencialmente em funo da espessura x do absorvedor: onde absorvedor. Define-se a absortncia A de uma chapa absorvedora de espessura x como sendo I0 I0 A , onde I0 a intensidade inicial do feixe, e I(x) ou IT a intensidade transmitida I ( x ) IT pela chapa absorvedora. Em geral, A decresce com o aumento da energia do fton, mas existem descontinuidades de salto correspondentes ao aumento da absoro quando a energia do fton ultrapassa a energia de ligao de cada camada eletrnica do elemento absorvedor (borda de absoro). Fluorescncia: Quando iluminados por um feixe de raios X de energia suficiente, os tomos de um material podem absorver ftons do feixe, e no processo de recombinao ou des-excitao, emitir raios X caractersticos do material. Este efeito denominado fluorescncia. A tabela 1 mostra as energias mnimas para absoro pela camada K (ou seja, a energia de ligao da camada K), e as energias das transies K e K para cada elemento. Nota-se que as energias crescem gradativamente com o nmero atmico Z. Tabela 1. Energias (em keV) das transies K dos elementos de 23<Z<30. Elem. V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Z 23 24 25 26 27 28 29 30 K 4.95 5.41 5.90 6.40 6.93 7.48 8.05 8.64 K 5.43 5.95 6.49 7.06 7.65 8.26 8.91 9.57 Kabs (borda) 5.47 5.99 6.54 7.11 7.71 8.33 8.98 9.66

I (x ) I 0 e x o coeficiente de absoro, dependente da energia do fton e do material

Figura 6. Arranjo para estudo de fluorescncia e absoro de raios X por diferentes materiais.

Procedimento experimental: I) Medida do expectro de emisso do tubo de raios X: - Coloque um cristal de LiF no centro do aparelho de raios X (fig. 5). - Coloque uma fenda de 3 mm na frente do detector Geiger. - Coloque a chave seletora da tenso de acelerao na posio correspondente a 30 kV. - Ligue o aparelho de raios X. - Ligue o Geiger ao medidor de taxas e procure um mximo da taxa de contagens variando o ngulo do detector entre o valor mnimo e 2 60 . Ligue o detector ao escalmetro e varie a

4-Raios X

tenso do Geiger de forma a determinar o patamar de operao. Fixe a tenso do Geiger na faixa intermediria do patamar. - Ajuste a corrente da vlvula para obter uma taxa em torno de 500/s. No ultrapasse o valor de 80 A. Verifique periodicamente a corrente e reajuste se necessrio de forma a mant-la constante durante as medidas. - Faa a medida da intensidade dos raios X difratados pelo cristal de LiF em funo do ngulo do detector em passos de 1 grau, no intervalo entre o valor mnimo e 2 60 . Utilize tempos de aquisio de 10 s. Nas vizinhanas dos picos, faa medidas a intervalos angulares de 10 . - Repita as medidas da intensidade em funo do ngulo para uma tenso de acelerao de 20kV. Reajuste a corrente da vlvula se for conveniente (sem ultrapassar 80 A). - Faa medidas em intervalos angulares de 10 tambm para a regio de ngulos pequenos, ou seja, correspondente energia mxima dos raios X. Se a taxa de contagens for muito baixa, suba a corrente da vlvula para 80 A para fazer as medidas naquela regio. Com auxlio da lei de Bragg, construa o espectro de comprimentos de onda para a regio. - Utilizando o valor do comprimento de onda mnimo do espectro de raios X (tomado com 20kV), determine a constante de Plank h, supondo conhecidas as constantes fundamentais e e c, e o espaamento interplanar do cristal de LiF d 2.015 . - Grafique os espectros de energia dos raios X tomados com 20 e 30kV (use o valor da literatura para a constante de Planck). Identifique e mea a energia dos picos K e K do Cu. Compare com os valores tabelados. II) Fluorescncia e absoro de raios X. - Fixe o detector num ngulo de 2 90 . Mantenha a corrente da vlvula em 80 A (tenso de acelerao: 20kV). - Coloque o carrossel contendo os elementos com Z = 23 a 30 no local apropriado conforme a figura 6. - Mea, para cada um dos elementos do carrossel, a intensidade da fluorescncia I0 produzida e grafique I0 em funo de Z. - Coloque uma lmina absorvedora de Vandio (V) na frente do detector e mea a intensidade transmitida IT do feixe de raios X de fluorescncia para cada elemento do carrossel, e determine a absortncia pela lmina de V. - Repita a operao para cada uma das outras lminas absorvedoras (Cr, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn). - Faa um grfico da absortncia de cada lmina em funo da energia da emisso K da fluorescncia de cada elemento. Supondo que o feixe de raios X de fluorescncia seja devido exclusivamente emisso K , verifique se os saltos de A em funo da energia se encontram nas posies esperadas de acordo com os valores tabelados da borda de absoro do elemento absorvedor correspondente. Bibliografia suplementar: Introduction to Modern Physics F. K. Richtmyer, E. H. Kennard, T. Lauritsen

4-Raios X

4.2 - Lei de Moseley


Introduo: O comprimento de onda dos raios X caractersticos de cada elemento decresce regularmente com o aumento nmero atmico Z. Em 1913, Moseley mostrou que os comprimentos de onda medidos para a emisso K podiam descritos com boa aproximao pela relao: 1 a( Z b ) (1) onde a uma constante da ordem de grandeza da raiz quadrada da constante de Rydberg e b uma constante com valor de cerca de 1 a 2. Moseley interpretou este resultado em termos do modelo atmico de Bohr. O modelo de Bohr prev que, para um nico eltron orbitando um ncleo de carga Z e, o inverso do comprimento de onda de uma transio entre as camadas ni e nf dado pela frmula (vide apostila sobre o espectro de Hidrognio):
1 RZ 1 n2 f 1 ni2

(2)

onde R 1.09737 10-3 -1. A transio K corresponde transio de um eltron da camada ni 2 para a camada com uma vacncia nf 1, no em um tomo com um nico eltron, mas num tomo neutro. Para Z maior que 1, portanto, h um outro eltron ocupando a camada K (n 1), e o eltron que protagoniza a transio est submetido a uma carga efetiva (Z b) onde b a carga total dos eltrons com raio inferior ao da camada L (n 2), essencialmente devida ao outro eltron da camada K. Com estas hipteses a frmula (2) se reduz lei de Moseley (1) sendo a 0. 866 R e Z Z b. Moseley sups que somente o outro eltron da camada K estaria localizado internamente camada L e portanto deveramos esperar que b 1 . Na verdade os outros eltrons tambm tem uma certa probabilidade de serem encontrados naquela regio, e b pode chegar a valores prximos de 2. O trabalho de Moseley permitiu determinar inequivocamente o nmero atmico Z de cada elemento e portanto, sua localizao na tabela peridica. Ele previu ainda a existncia dos elementos de nmeros atmicos Z = 43, 61, 72 e 75, desconhecidos na poca. Para determinar o comprimento de onda dos raios X emitidos pelos diversos elementos I0 ser utilizada a montagem experimental da figura 1. Mede se a absortncia ( A , vide IT apostila sobre Raios X) dos raios X de fluorescncia por uma lmina de Al de espessura conhecida. Com auxlio do grfico da figura 2 para o coeficiente mssico de absoro do Al, determina-se o comprimento de onda correspondente absortncia medida. O coeficiente mssico de absoro ( ) pode ser determinado atravs da frmula: (3) sua densidade. Para o Al,

1 ln( A) x onde x a espessura da lmina absorvedora e 2.70 g/cm3.

4-Raios X

Figura 1. Esquema da montagem experimental para verificao da lei de Moseley.

Figura 2. Coeficientes mssicos de absoro do Al em funo do comprimento de onda radiao eletromagntica incidente. Tabela 1: Comprimentos de onda das emisses K dos elementos de 23 Elemento V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Z 23 24 25 26 27 28 29 30 K () 2.51 2.29 2.10 1.94 1.79 1.66 1.54 1.44 K () 2.28 2.08 1.91 1.76 1.62 1.50 1.39 1.30 Z 30

da

4-Raios X

I - Procedimento experimental: 1) Colocar o carrossel com os elementos de Z = 23 a 30 no centro do aparelho de raios X, e a fenda de 3 mm adiante do detector Geiger. Reservar espao para colocar a lmina absorvedora de Al posteriormente (fig. 1). 2) Ligar o aparelho com tenso de acelerao de 20 kV. Ajustar a corrente eletrnica de modo a obter taxas de contagens de cerca de 80/s no mximo, para todos os elementos do carrossel. 3) Determinar a intensidade da emisso de fluorescncia I 0 para cada elemento do carrossel. Fazer vrias medidas com tempo de aquisio de 10 s de forma a totalizar cerca de 3000 contagens para cada elemento. Verificar a corrente eletrnica e efetuar correes se necessrio de forma a manter a corrente constante para todas as medidas. 4) Colocar a lmina de Al de 0.022 mm de espessura e medir I T para cada elemento, sempre totalizando cerca de 3000 contagens. Repetir o procedimento com absorvedor de 0.1 mm de espessura. II - Anlise de dados: 1) Determinar a absortncia para cada espessura da lmina de Al e para cada elemento fluorescente (e respectiva incerteza). 2) Determinar o coeficiente mssico de absoro correspondente a cada espessura, e obter o coeficiente mssico mdio obtido para as duas espessuras utilizadas (para cada elemento). 3) A partir do grfico do coeficiente mssico do Al (fig. 2) determine o comprimento de onda mdio da radiao de fluorescncia de cada elemento e sua incerteza. Compare com os valores da tabela 1. 1 4) Faa um grfico de em funo de Z. 5) Determinar as constantes de um ajuste linear aos dados do item anterior e a partir delas calcular as constantes a e b da lei de Moseley. Repetir o procedimento dos dois itens anteriores usando os valores tabelados de (K ). Comparar os resultados e discutir a possvel origem das discrepncias

You might also like