You are on page 1of 6

Exerccios Propostos - Nmeros Inteiros.

I - Adicione os nmeros inteiros

1. Determine os nmeros inteiros que: a. so divisores de 30. b. so mltiplos de 5 entre 136 e 100. c. so primos entre 30 e 10. d. so pares menores que 1.000. 2. Observe os nmeros que foram colocados nas mas da rvore e depois responda:

a. Quais so divisores inteiros de 15? b. Quais so inteiros mltiplos de 11? c. Quais os divisores inteiros de 18? d. Quantos so inteiros e primos? e. Quais so mltiplos inteiros de 7? f)Quais so divisores inteiros de 24?

Complete com o nmero inteiro correto:

Coloque dentro de cada retngulo o nmero inteiro correspondente:

O esquema a seguir representa a rua onde Elvira mora.

a. Certo dia Elvira saiu de casa e fez o seguinte trajeto: foi at o correio mandar uma carta para sua amiga e em seguida foi assistir missa. Comeu um lanche na padaria aps missa, foi ao banco pagar uma conta e foi buscar sua filha na

escola, pararam na praa para tomar um sorvete foram para casa. Quantos metros Elvira andou nesse percurso? b. Saindo da casa de Elvira, faa o seguinte trajeto sobre a reta numrica: 400 m para a direita, 300 m para a esquerda, 500 m para a direita , 300 m para a esquerda e 100 m para a esquerda. Em que local voc parou da reta?
....

Observe a tabela de fusos horrios de algumas cidades em relao cidade de Braslia: Cidade Atenas Boston Caracas Estocolmo Lisboa Melbourne Mxico Montevidu Moscou N. Dli Vancouver fuso horrio +4 3 2 +3 +2 +13 4 1 +5 +7h30 6

a. Se em Braslia for meia-noite, qual a hora local em cada uma dessas cidades? b. Se em Vancouver for meio-dia, qual a hora local em N. Dli?

Dzimas peridicas
H fraes que no possuem representaes decimal exata. Por exemplo: Aos numerais decimais em que h repetio peridica e infinita de um ou mais algarismos, d-se o nome de numerais decimais peridicos ou dzimas peridicas. Numa dzima peridica, o algarismo ou algarismos que se repetem infinitamente, constituem o perodo dessa dzima. As dzimas classificam-se em dzimas peridicas simples e dzimas peridicas compostas. Exemplos: (perodo: 5) (perodo: 3) (perodo: 12) So dzimas peridicas simples, uma vez que o perodo apresenta-se logo aps a vrgula. Perodo: 2 Perodo: 4 Perodo: 23 Parte no peridica: 0 Perodo no peridica: 15 Parte no peridica: 1 So dzimas peridicas compostas, uma vez que entre o perodo e a vrgula existe uma parte no peridica. Observaes: Consideramos parte no peridica de uma dzima o termo situado entre vrgulas e o perodo. Exclumos portanto da parte no peridica o inteiro. Podemos representar uma dzima peridica das seguintes maneiras:

Geratriz de uma dzima peridica


possvel determinar a frao (nmero racional) que deu origem a uma dzima peridica. Denominamos esta frao de geratriz da dzima peridica.

Procedimentos para determinao da geratriz de uma dzima: Dzima simples A geratriz de uma dzima simples uma frao que tem para numerador o perodo e para denominador tantos noves quantos forem os algarismos do perodo. Exemplos:

Dzima A geratriz de uma dzima composta uma frao da forma , onde

Composta:

n a parte no peridica seguida do perodo, menos a parte no peridica. d tantos noves quantos forem os algarismos do perodo seguidos de tantos zeros quantos forem os algarismos da parte no peridica. Exemplos:

GERATRIZ DE UMA DZIMA PERIDICA SIMPLES A geratriz de uma dzima peridica simples a frao cujo numerador o perodo e cujo denominador formado por tantos noves quantos forem os algarismos do perodo. Se a dzima possuir parte inteira, ela deve ser includa frente dessa frao, formando um nmero misto. Exemplo 1 : Calcular a geratriz de 0,555... Exemplo 2 : Calcular a geratriz de 1,363636... Exemplo 3 : Calcular a geratriz de 2,006006006...

VI - GERATRIZ DE UMA DZIMA PERIDICA COMPOSTA A geratriz de uma dzima peridica composta a frao cujo numerador o ante-perodo, acrescido do perodo e diminudo do ante-perodo e cujo denominador formado por tantos noves quantos forem os algarismos do perodo, acrescido de tantos zeros quantos forem os algarismos do ante-perodo. Se a dzima possuir parte inteira, ela deve ser includa frente dessa frao, formando um nmero misto. Exemplo 1 : Calcular a geratriz de 0,03666... Exemplo 2 : Calcular a geratriz de 1,4(30) Exemplo 3 : Calcular a geratriz de 2,14272727...

OBSERVAO IMPORTANTE Em problemas e expresses, toda dzima peridica deve ser convertida em sua frao geratriz e somente a serem efetuadas as operaes necessrias. Exerccios Propostos : I Determine a natureza de cada uma das fraes quando convertidas em nmeros decimais. Se a resposta for uma decimal exata, determine o nmero de casa decimais e se for uma dzima peridica composta determine o nmero de casa decimais do anteperodo. 01) 04) 07) 02) 05) 08) 03) 06) 09)

10)

11)

12)

You might also like