You are on page 1of 7

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHO

a) FORMATAO: Os trabalhos devero ser digitados em word, com o seguinte formato:

Configurao da pgina: formato A4; margens: superior e inferior 2,5 cm; esquerda 3,0 cm e direita 2,0; cabealho e rodap 1,5 cm; fonte arial; numerao de pgina: incio da pgina direita; Ttulo do trabalho: centralizado, todo em maisculas, em negrito, tamanho de fonte 11, espaamento de entrelinhas simples, e espaamento 0 pt antes e 0pt depois. Dar espao de um pargrafo entre o ttulo do trabalho e a primeira autoria;

Autoria: alinhamento direita; tamanho da fonte 10; espaamento de entrelinhas simples, e espaamento 0 pt antes e 0 pt depois; nome completo de cada autor(sem abreviaturas) em cada linha, seguido de numerao seqencial em sobrescrito com insero das seguintes informaes em nota de rodap na primeira pgina: formao, titulao, vinculao institucional e endereo eletrnico. Dar espao de um pargrafo entre a autoria e resumo.

Resumo: justificado, tamanho da fonte 11, espaamento de entrelinhas simples, contendo 250 a 300 palavras em texto corrido.

Palavras chave: mximo de 4, separadas por vrgula;

Texto: justificado, tamanho da fonte 11, recuo especial na primeira linha de cada pargrafo por 2 cm, espaamento de entrelinhas 1,5 linha, e espaamento 0 pt antes e 06 pt depois. Entre os pargrafos de texto no deve ser dado espao; pois a formatao aplicada j permitir o destaque entre os mesmos

Ilustraes: devero estar separadas do texto por espao de um pargrafo. Todas as ilustraes (figuras, fotografias, desenhos, grficos, mapas, quadros, tabelas, etc), devem ser inseridas em seus devidos locais no texto e centralizados na pagina e acompanhadas das respectivas legendas ou ttulos (normas conforme A.B.N.T.) Trabalhos completos: devero ter entre 7 e 10 pginas incluindo bibliografia e encaminhados para o email: epageotrab@gmail.com. Sero aceitos apenas (01) um trabalho por autor principal e (01) em co-autoria.

b) REFERNCIAS: Devero ser relacionadas todas aquelas que foram utilizadas no texto respeitando as normas da A.B.N.T.

Citao direta (at trs linhas): no corpo do texto, entre aspas duplas. Exemplo:

O espao geogrfico no perodo tcnico-cientfico informacional constitui o espao [...] formado por um conjunto indissocivel, solidrio e tambm contraditrio, de sistemas de objetos e sistemas

de aes, no considerados isoladamente, mas como o quadro nico no qual a histria se d. (SANTOS, 2004, p. 63).

Citao direta (mais de trs linhas): pargrafo distinto e recuo de 4 centmetros a partir da margem esquerda, espacejamento simples, letra menor que a usada no texto. Exemplo:

Toda discusso a respeito da Geografia que desconsidera mtodo e objeto no contribui para o entendimento dessa disciplina, uma vez que

Na realidade, o corpus de uma disciplina subordinado ao objeto e no o contrrio. Desse modo, a discusso sobre o espao e no sobre a geografia; e isto supe o domnio do mtodo. Falar em objeto sem falar em mtodo pode ser apenas o anncio de um problema, sem, todavia, enunci-lo. indispensvel uma preocupao ontolgica, um esforo interpretativo de dentro, o que tanto contribui para identificar a natureza do espao, como para encontrar as categorias de estudo que permitam corretamente analis-lo (SANTOS, 2006, p.10).

Citao indireta: Exemplo:

A fragmentao da cidade percebida pela perda de sua unidade funcional a partir do aumento da extenso das reas urbanas e novas condies de acessibilidade, ocorrendo sobreposio de lgicas supra-locais s locais, aumento da diversidade de famlias, empresas e produtos e o rompimento com a continuidade anterior (SALGUEIRO, 1997). [Observao: a indicao da pgina

consultada opcional].

Monografia, dissertao e tese: Exemplos: CHARARA, Faruk Maracaj Napy. Perfil da vida cotidiana dos catadores de lixo do Lixo do Serroto no municpio de Campina Grande-PB. 2005. 57f. Monografia (Graduao) Curso de Licenciatura Plena em Geografia. CEDUC/UEPB, Campina GrandePB, 2005. COUTINHO, Marco A. F. Evoluo urbana e qualidade de vida: o caso da avenida Epitcio Pessoa. 2004. Dissertao (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 2004.

BER, Mrcia Cambraia Belderrain. Desafios implantao do turismo sustentvel na Unio Europia Estudo de casos: Barcelona e Berlim como paradigmas de aplicabilidade. 2002, 244 p. Tese (Doutorado) Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo, 2002.

Livro: At trs autores: Exemplo: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria L. O Brasil: Territrio e sociedade no incio do sculo XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001

Mais de trs autores: Exemplo: S, E. S. de et al. Manual de normalizao de trabalhos tcnicos, cientficos e culturais. Petrpolis: Vozes, 1994.

Captulo de livro: Exemplo: ALVES, Gloria da A. So Paulo: uma cidade global. In: CARLOS, Ana Fani A.; CARRERAS, Carles (Orgs.). Urbanizao e mundializao: estudos sobre a metrpole. So Paulo: Contexto, 2005, p.137-149.

Autores organizadores de livro. Exemplo: CARLOS, Ana Fani A.; CARRERAS, Carles (Orgs.). Urbanizao e

mundializao: estudos sobre a metrpole. So Paulo: Contexto, 2005.

Artigo cientfico em Peridicos: Impresso. Exemplo: SEABRA, Odette C. de L. Territrios do uso: cotidiano e modo de vida. Cidades, Presidente Prudente, v. 1, n. 2, p.181-206, jul./ago. 2004.

Eletrnico: Exemplo: AMENDOLA, Mnica. O ordenamento urbano carioca sob a tica do Plano Estratgico. Revista geo-

paisagem (on line), vol.1, n.2, jul./dez.2002.Disponvel em: . Acesso em: 25 abr. 2010.

Anais de Eventos: Exemplo: LEITE, Christina L. Paula. Os diferentes enfoques do trabalho como fator integrador do homem. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAO NACIONAL 1989, DE PS-GRADUAO Anais. EM Belo

ADMINISTRAO, 13., Horizonte: ANPAD, 1989.

Belo Horizonte.

Tabela (IBGE, 1993)

Exemplo: Tabela 1 Nmero de municpios contemplados com tratores em 1998

Nmero de tratores Municpio

Variao (%)

1996-1998

A B C D E F G X Y Z

42 42 24 23 22 21 19 9 8 6

4,7 0,2 1,5 17,9 7,9 8,4 25,2 1,9 23,7 4,1

Fonte: JANURIO, Jos, 2000, p.25. Nota: dados trabalhados pelo autor

Ilustraes: so desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros (normas segundo a ABNT).

You might also like