You are on page 1of 3

Pessoal, resolvi apontar alguns conceitos importantes para todo grupo de materiais, para que quando trabalharmos com

cimentos, saibamos quais so as caractersticas mais importantes a serem avaliadas! Como todos sabem o tipo de cimento influencia todas as caractersticas do concreto ou argamassa que produziremos, por isso devemos estar MUITO ATENTOS, as suas caractersticas ANTES de iniciarmos nossos trabalhos!! RESUMINDO: nenhum trabalho cientfico de ve INICIAR sem uma caracterizao aprofundada das caractersticas, ESTADO, e qualidade da amostra. Para isso, quando falamos de cimento, vale sim observar as caractersticas fornecidas pelo fabricante, MAS PRINCIPALMENTE, refazer alguns ensaios de caracter izao mais importantes, para verificar se o cimento no est velho (hidratado pela umidade do ar ou carbonatado pelo CO 2) e se as informaes dadas pelo fabricante esto sendo atendidas --- ISSO VAI INFLUENCIAR EM TODAS AS CARACTERSTICAS. A finura tambm muito importante, pois est diretamente relacionada reatividade deste cimento.. e mais um milho de outras coisas. ALM DISSO, ESTAS CARACTERSTICAS DEVERO SER APRESENTADAS NAS DISSERTAES, TESES, RELATRIOS, ARTIGOS, ETC. E so FUNDAMENTAIS na anlise dos resultados obtidos. Uma forma simples de avaliar como est nosso cimento, quando ele chegar ou se ele FOR SOBRA DE OUTRA PESQUISA, mandarmos fazer uma termogravimetria, neste ensaio conseguimos verificar se existem picos de formao de produtos hidratados ou carbonatados correlacionando -os com a perda de massa obtida nestes picos (CUIDANDO OS PICOS EM 100o , 150o, 300o, 450o e acima de 650 o). Uma granulometria a laser tambm nos dir a distribuio granulomtrica do material. Com a fluorescnci a de raios x podemos verificar a composio qumica do cimento a partir dos xidos. E calcular por BOGUE a quantidade de aluminatos e silicatos. A DRX tambm mostra picos de compostos hidratados e carbonatados. Todos estes ensaios podem ser feitos no LAC ER ou em outro laboratrio do Campus. Alguns laboratrios no cobram, outros cobram pouco, mas menos do que mandar fazer fora da UFRGS (ABCP, CIENTEC, ETC). O blaine conseguimos fazer no laboratrio... etc.

Bom segue um resumo QUE RETIREI DA PGINA DA ITAMB - podem haver algumas alteraes, que isso sirva apenas de resumo, pois na verdade precisamos mesmo analisar o que a NORMA (NBR/ABNT) manda:

Ensaios qumicos a. xidos componentes: os compostos formadores do cimento so identificados por espectrometria de raios X, um equipamento que faz a leitura em poucos segundos. Os xidos mais comuns so os de alumnio, slica, ferro, clcio e magnsio. Os resultados so expressos em porcentagem e no identificam se os xidos fazem parte do clnquer modo ou das adies minerais. O xido de clcio (CaO) o composto que aparece em maior quantidade, sendo substitudo gradualmente por xidos de alumnio (Al 2O3) e slica (SiO 2) medida em que aumen ta o teor de materiais pozolnicos.

Alguns dos compostos tm limites estabelecidos pelas normas dos cimentos. O teor de xido de magnsio (MgO) deve ficar abaixo de 6,5%, pois o excesso pode ser encontrado numa forma cristalina que se hidrata muito lentame nte, podendo causar fissuras ao expandir -se dentro do concreto j endurecido. O trixido de enxofre (SO 3) no cimento resultado da incorporao das cinzas do combustvel do forno e tambm da contribuio da gipsita ou outra forma de sulfato de clcio (ani drita), adicionado para regular o tempo de pega. O teor de trixido de enxofre limitado entre 3,5 e 4,5%, dependendo do tipo de cimento, para evitar interferncia nas resistncias iniciais. Os xidos de sdio (Na 2O) e potssio (K2O) so os principais com postos alcalinos presentes no cimento. Nos relatrios, so expressos em forma de Equivalente Alcalino de Na 2O (%), que o resultado da seguinte conta: Equivalente alcalino = Na 2O + 0,658 K2O A NBR 7211 restringe o teor de lcalis por metro cbico de concreto quando for usado agregado reativo. No entanto, preciso observar que a adio de cinza contribui para o aumento do equivalente alcalino, mas com lcalis insolveis em gua e que no participam desta reao. b. Perda ao fogo: exprime a perda de ma ssa do cimento aps aquecimento em mufla a 950C. A maior parte deste valor referente ao dixido de carbono (CO 2) presente no fler calcrio, servindo como parmetro para estimar o teor desta adio. Parte da perda ao fogo tambm a gua evaporada da gi psita. Um valor alterado de perda ao fogo indica hidratao avanada do cimento. Os valores mximos ficam entre 2,0 e 4,5%, de acordo com o tipo de cimento. c. Cal livre: o xido de clcio que no reagiu no forno de clinquerizao, expresso em porcentagem. Seu excesso pode levar fissurao no concreto endurecido, porque expande ao reagir com a gua. d. Resduo insolvel: poro do cimento que no solvel ao ataque de cido clordrico. Seu valor (%) usado como parmetro para estimar o teor de cinza presente no cimento. Alm da caracterizao qumica, o cimento passa por testes de resistncia, tempos de pega e outros ensaios fsicos, tambm importantes para a avaliao de sua qualidade. Ensaios fsicos a. Blaine: o ensaio mede a superfcie especfica d os gros de cimento, com resultado expresso em cm 2/g. Quanto maior o valor de Blaine, mais fino o cimento. Os cimentos mais finos, desde que de mesma qualidade, hidratam -se mais facilmente e atingem maiores resistncias, especialmente nos primeiros dias. H valores mnimos estabelecidos para cada tipo. b. Peneiramento: expresso em porcentagem de massa retida nas peneiras n. 200 (0,075 mm) e n. 325 (0,044 mm). As normas especificam valores mximos na peneira 200 para cada tipo, uma vez que o excesso de mas sa retida indica cimento muito grosso e de hidratao muito lenta. c. Tempos de pega: o tempo de Incio de Pega marca o intervalo entre a mistura com a gua e o incio do endurecimento da pasta de cimento. quando os cristais importantes para o ganho de r esistncia comeam a se formar, por isso o cimento

deve ser aplicado antes deste prazo. O tempo de Fim de Pega indica que a pasta de cimento j est solidificada, no entanto ainda bastante frgil, devendo -se evitar o trfego sobre a superfcie e vibraes muito prximas. Neste ensaio, mede -se a penetrao de uma agulha em uma pasta cuja porcentagem de gua determinada no ensaio de Consistncia Normal. d. Resistncia compresso: resultado do rompimento de corpos -de-prova de argamassa de trao 1:3 (cimento : argamassa) e relao gua/cimento 0,48. H valores mnimos nas idades de um, trs e sete dias a serem obedecidos pelos cimentos do tipo CP V-ARI. Os demais cimentos so divididos em classes de resistncia mnima aos 28 dias: 25, 32 e 40 MPa, o que consta no nome do cimento. Por exemplo, CP II -Z32. Estes tambm devem obedecer a valores mnimos aos trs e sete dias. No caso do CP IV, as classes so 25 e 32 MPa. A resistncia um dos aspectos mais importantes do cimento, pois est diretamente ligada re sistncia do concreto ou argamassa que com ele sero preparados.

espero ter ajudado de alguma forma, abrao a todos, -Ana Paula Kirchheim ______________________________ Eng. Civil, Dr. NORIE/PPGEC/UFRGS http://noriegec.cpgec.ufrgs.br/norie

You might also like