You are on page 1of 5

09 de maro de 2008, s 18h24min O Behaviorismo e as Organizaes Por Eduardo Tadeu da Silva Alencar

Autor: Eduardo T.S. Alencar Organizao Gelre

Resumo

Muitos empresrios, executivos e gestores sabem que a psicologia, em especial focada no campo organizacional fornece diversos conceitos administrao de empresas enquanto cincias preocupadas com o fenmeno humano dentro das organizaes. Poucos sabem qu a e psicologia ainda nova e no concentra uma nica vertente terica, abrangendo em sua totalidade diversas vises de homem, mundo e a relao entre eles. Objetivando esclarecer o que poucos sabem, o presente artigo aponta as contribuies de uma vertent terica da e psicologia ao campo organizacional: O Behaviorismo Radical de B.F. Skinner. O resultado a possibilidade de refletir sobre a presena desta viso de homem, mundo e suas relaes, que enfatiza contingncias via Anlise do Comportamento Humano.

Palavras Chaves: Behaviorismo Radical, Anlise do Comportamento Aplicada a Organizaes, Psicologia Organizacional

Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2001), o termo behaviorismo foi inaugurado por John B. Watson, publicado em artigo em 1913, que aprese ntava o ttulo: "A psicologia como os behavioristas a vem". O termo ingls "Behavior" significa comportamento, por isso, para denominar esta tendncia terica, usamos o behaviorismo, e tambm, comportamentalismo, anlise aplicada do comportamento, anlise experimental do comportamento, anlise do comportamento, anlise cognitiva do comportamento, etc.

Watson negligenciava fenmenos como a conscincia, pois acreditava que a psicologia deveria ser uma cincia natural, emprica e portanto, tomar como seu objeto de estudo, apenas os comportamentos observveis. Esforos de Watson em tornar a psicologia uma cincia de renome no campo cientfico incentivaram o surgimento de outros behaviorismos. O mais importante dos behavioristas que sucederam Watson foi B.F. Skinner (1904 - 1990). O Behaviorismo de Skinner influenciado por muitos psiclogos norte -americanos e de vrios pases onde a psicologia norte-americana tem grande penetrao, como o Brasil. Esta linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo Radical, termo cunhado pelo prprio Skinner em 1945, para designar uma filosofia da cincia do comportamento (que ele se props a defender) por meio da anlise experimental do comportamento. A base desta corrente est na formulao do "comportamento operante". Este Behaviorismo radical medida que nega quaisquer status mentalistas como determinantes de condutas. Sentimentos, pensamentos e

afins so to comportamentos como qualquer outra conduta e, portanto, so analisados sob os mesmos conceitos e determinantes do comportamento.

O condicionamento operante, que Skinner acrescentou noo de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov, deu origem ao conceito de comportamento operante . Os dois conceitos (Skinner e Pavlov) esto essencialmen ligados fisiologia do te organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado, segundo Skinner (2001), uma reao a um estmulo casual, j o condicionamento operante um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivduo at ele ficar condicionado a associar a necessidade ao. o caso do rato faminto que, numa experincia de laboratrio, percebe que o acionar de uma alavanca levar ao recebimento de comida. Ele tender (probabilidade) a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome.

A diferena entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante que o primeiro uma resposta a um estmulo puramente externo; e o segundo, o hbito gerado por uma ao do indivduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estmu segue-se uma lo resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente modificado e produz conseqncias que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrncia futura semelhante.

O condicionamento operante um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem o reforo - a conseqncia de uma ao quando percebida por quem a pratica. Para o behaviorismo em geral, o reforo pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (ao que evita uma conseqncia indesejada). No condicionamento operante, um mecanismo fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provvel, ou melhor, mais freqente . Avanando ao condicionamento operante, Skinner (2001) estruturou inmeros conceitos que fazem hoje, parte do arcabouo terico da Anlise do Comportamento. Psiclogos com afinidade Anlise Aplicada do Comportamento esto trazendo ao campo das organizaes tais conceitos behavioristas, a fim de proporcionar a classe dos administradores de empresas um olhar diferenciado sob comportamento humano. Alguns exemplos destes conceitos podem ser descritos como: - Condicionamento de Seres Humanos: Embora tal abordagem seja injustamente rotulada como mecanicista, tenho observado em minha prtica, enquanto psiclogo e Analista do Comportamento imerso em organizaes que a noo de condicionamento proposta pelo Behaviorismo Radical, ao qual tive contato na graduao est longe de usufruir deste adjetivo uma vez que remete a relao sujeito - ambiente . Psiclogos adeptos de outras vertentes tericas que se apoderam de alguns conceitos behavioristas descolados dos pressupostos filosficos adotados por Skinner, certamente esto propensos a uma prtica mecanicista e, portanto, a contribuir com a errnea imagem da abordagem comportamental. O condicionamento adotado por analistas do comportamento est como qualquer outra interveno psicolgica, embasada em aspectos ticos, metodolgicos, filosficos, conceituais e afins. Condicionar seres humanos, pode ser traduzido como: Modelar o repertrio comportamental de uma ou mais pessoas para que obtenham os reforadores necessrios para si mesmos e para organizao.

- Estmulos Reforadores: Todo tipo de estmulo ou situao qu ocorre posteriormente e (contingente) a reposta que aumenta a probabilidade futura de ocorrncia da resposta. H dois tipos de estmulos reforadores: A) Positivos, no no sentido de bom ou mau, mas no sentido de adio, teremos um reforador positivo quando a resposta for seguida pela adio de alguma coisa, por exemplo: eu abro a torneira (resposta), cai gua (estmulo reforador positivo), eu conto uma piada (resposta) os meus amigos riem (estmulo reforador positivo), eu vou bem na prova (resposta) e recebo um elogio (estmulo reforador positivo)... sempre que h a adio de alguma coisa, conseqente a resposta. B) Negativo, tambm, no no sentido de bom ou mau, mas significante a retirada de um evento aps a resposta, por exemplo: desligo o ventilador (resposta) o vento para (estmulo reforador negativo), ponho dedo na tomada (resposta) e tiro rapidinho ao levar choque (estmulo reforador negativo), etc. Compreender o conceito de estmulos reforadores essencial para compreenso de que conseqncias mantm via probabilidade, determinado comportamento em alta ou baixa freqncia.

- Extino: Aqui, vou usar a descrio de Millenson (1970), onde podemos entender como extino , quando a conexo entre uma resposta operante e seu reforador abruptamente interrompida, um processo comportamental caracterstico produzido. As caractersticas deste processo, que chamado extino, desempenham uma parte importante na construo e manuteno de padres complexos de comportamento. Em empresas, um funcion rio que era reforado em uma contingncia X e tem abruptamente a quebra nesta relao, perpassa pelo processo dito como extino. Sentimentos (comportamento encoberto) como raiva, clera e frustrao so previstos em sujeitos que vivenciaram o processo de extino.

- Motivao: Para o behaviorismo radical processos motivacionais esto vinculados ao conceito de operao estabelecedora, que por sua vez definido como um evento ambiental ou condio de estmulo que afeta um organismo alterando momentaneamente a efetividade de outros eventos reforadores e, a freqncia de ocorrncia respostas de um comportamento. Eventos reforadores so conseqncias que tendo sido produzida pelo comportamento, aumentaro a probabilidade e a freqncia do mesmo ocorrer novamente, sob determinadas condies. Operao ou condio de estmulo, tambm nos remete a privao , ou o no acesso do individuo ao evento reforador, que por sua vez, alterar momentaneamente o valor reforador do mesmo, ou seja, se o individuo no pode ter acesso ao evento reforador dizemos que ele est privado deste, e consequentemente, o valor deste reforador ser momentaneamente maior para o individuo evocando os comportamentos que produzam tal reforador. Em uma organizao, o individuo est trabalhando porque necessita prover a si prprio, e talvez sua famlia, gua, alimento, calor, reforadores primrios, secundrios, generalizados e afins, ou ainda, seguir a filosofia da empresa, que no mundo corporativo conhecido como Cultura Organizacional , que define o que a empresa valoriza, motivo pela qual a empresa foi criada o que significa dizer aquilo que ela produz, e tambm a maneira como dever produzir, temos a reforadores culturais selecionando comportamentos individuais e / ou de grupos. Uma organizao interessada em motivao de pessoal, deve manejar intervenes em todos os nveis de determinantes do comportamento (ontogentico, filogentico e cultural), de modo a promover e manter comportamentos de seus funcionrios. Com relao a como aplicar o behaviorismo radical na prtica motivacional em empresas, vejo que no poderamos dispensar a compreenso anterior dos con ceitos de operao estabelecedora e privao .

- Estudo de psicopatologias do Trabalho: Um exemplo clssico o burnout, um padro de comportamento e de sentimentos (comportamento encoberto) que ocorre quando a pessoa est sujeita a fontes crnicas e intensas de stress que ultrapassam sua habilidade de enfrentamento. Uma das conseqncias mais acentuadas de um estado de burnout crnico o da barreira que ele impe entre o profissional e o seu trabalho. Ressalvo que nesta cincia (Behaviorismo Radical), onde o comportamento multideterminado e transforma-se conforme a relao entre o sujeito ambiente, a conduta humana tida como mutvel e adaptativa s contingncias (Controle de estmulos, esquemas de reforamento, situaes antecedentes, contextos e conseqncias, etc.), e que, portanto, pensar em um comportamento patolgico em anlise do comportamento sinnimo de pensar em um comportamento que NORMAL / NATURAL, pois foi adaptado pelo organismo a uma gama de contingncias X, mas que socialmente inadequado e que pode causar sofrimento ao organismo que se comporta, sendo aqui, o hall de entrada para o psiclogo. A Psicologia no determina o que normal ou patolgico, isso est muito vinculado a sociedade e momento histrico em que vivemos. Quando nos referimos a psicopatologia que merece tratamento psicolgico, nos referimos a um organismo que possivelmente est sofrendo e merece intervenes para melhor qualidade de vida.

- Organizational Behavior Management: A Anlise do Comportamento quand props a o ferramenta de OBM (Organizational Behavior Management), estava visualizando intervenes no comportamento dos colaboradores e suas relaes de maneira a gerenci-los a obteno de objetivos organizacionais de forma humanizada, contextualizada e funcionalizada, fazendo, portanto, uma crtica psicologia organizacional tradicional que realiza suas anlises e conseqentemente suas intervenes separadamente no que se refere a A) O que podemos, e B) O que queremos, ou seja, se eu quero o nvel de energia de um colaborador eu no analiso o que eu posso fazer por isso, se eu quero um colaborador Motivado , eu no analiso funcionalmente o colaborador e suas relaes com o ambiente, e assim por diante.

- Prticas em Subsistemas de RH: A prtica de seleo por competncia no subsistema de recrutamento e seleo de pessoal certamente marca, a tcnica mais conhecida da abordagem comportamental imersa no campo das organizaes, seguidas de conceitos em subsistemas de treinamento, onde o condicionamento, reforadores e modelos de aprendizagem so facilmente empregadas desde as pequenas, mdias ou grandes corporaes. Em cargos e salrios e gesto de benefcios, os conceitos de esquemas de reforamento , privao , operao estabelecedora , motivao do origem a aes estratgicas como remunerao fixa, varivel, por competncia , dentre outras. Em segurana e Medicina do Trabalho, a disposio de ambiente, estmulos, percepo, controle de estmulos, perpassam os planos de preveno de acidente e qualidade de vida. Enfim, desde o departamento pessoal at o nvel estratgico do RH, o Behaviorismo Radical promete trazer mudanas administradores sobre como compreender o homem, o mundo e suas relaes.

Concluso Conforme dito no incio do artigo, a psicologia ainda nova e suas vertentes tericas so discutidas e rediscutidas constantemente, semelhantes s teorias administrativas na disciplina de Teoria Geral da Administrao . Como brigaram e contra argumentaram Ford, Taylor,

Maslow e outros na cincia da administrao, na psicologia, Freud, Skinner, Hussel e outros tambm defendem por que devemos olhar para um determinado fenmeno de maneira X e no Y. Em minha opinio, justo, que assim como acontece em TGA , administradores so apresentados a TODAS as teorias da administrao antes de adotarem um olhar especfico para sua prtica, tambm deveriam, principalmente quando em posio de trabalho na Diviso de RH, ser apresentados a TODAS as teorias psicolgicas, incluindo o Behaviorismo Radical de B. F. Skinner ao qual me propus a introduzir neste artigo.

Bibliografia Bock, A.M.B., Furtado, O. e Teixeira, M.L.T. (2001). Psicologias: Uma introduo ao estudo da psicologia. So Paulo: Saraiva, pg 45, 46. Millenson, J.R. (1970) Princpios de Anlise do Comportamento. Braslia: Coordenada Editora, pg 89. Skinner, B.F. (2001). Cincia e Comportamento Humano. So Paulo: Martins Fontes.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-behaviorismo-e-asorganizacoes/21627/

You might also like