You are on page 1of 17

5

INTRODUO

A medida de segurana aprovidncia que o Estado adota para com o inimputvel e o semi-imputvel, este de forma excepcional, que comete um crime ou uma contraveno penal. Diante de uma conduta tida como criminosa pela legislao penal ptria, constatando-se a ausncia das plenas faculdades mentais do agente criminoso no ato do ilcito, ou seu acometimento posterior, mesmo que durante o cumprimento de pena, o agente ser submetido medida de segurana. Duas so as modalidades de medida de segurana: Internao em hospital de custdia e tratamento psiquitrico; e sujeio a tratamento ambulatorial. Na primeira modalidade, o agente permanece internado at que cesse ou reduza significativamente seu grau de periculosidade, podendo, neste ltimo caso, converter-se o tratamento de internao em tratamento ambulatorial. Em ambas as modalidades de medida de segurana, o tratamento persistir pelo tempo em que os especialistas mdicos entenderem ser necessrio ao paciente, sempre com o escopo de proteger a sociedade e o prprio agente, pois o louco infrator, enquanto elevado seu grau de periculosidade, representa sempre um risco eminente para si e para os outros. Aps a internao, o prazo para primeira avaliao mdica de um a trs anos, sendo realizadas as sequentes, uma vez a cada ano. Constatada a melhora do interno, verificando-se a possibilidade de inseri-lo novamente na sociedade, sem que isso implique com o risco, o Magistrado da VEP1 ordenar a sua reinsero s ruas. Entretanto, no havendo qualquer melhora no que tange a reduo do grau de periculosidade apresentada pelo paciente, este permanecer detido em tratamento por tempo indeterminado, podendo at mesmo passar o resto de sua vida nestas condies, caso nunca apresente a necessria reduo ou extino de sua periculosidade. Em razo desta peculiaridade da internao na medida de segurana, parte da doutrina jurdica criminal tece severas crticas quela, arguindo a sua possvel
1

Vara de Execues Penais

inconstitucionalidade, haja vista a referida pena, em tese, revestir-se de caractersticas anlogas pena de carter perptuo, pena esta explicitamente vedada pela Carta Magna de 1988, em seu artigo 5, inciso XLVII, alnea b.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. ABORDAGEM CONSTITUCIONAL

O Estado da Repblica Federativa do Brasil constituiu-se por sua Carta Magna de 1988, organizando-se de acordo com a mesma e com suas Leis infraconstitucionais. De acordo com a Pirmide de Kelsen, no que concerne a hierarquia das normas nacionais, a Epstola Maior encontra-se no topo da estrutura. Desta forma, as demais Leis devem estar sempre em sintonia e harmonia com o alicerce constitucional. O instituto da medida de segurana, h muito tempo, faz divergir as opinies sobre a sua legalidade, eis que, ao que pese, o mesmo, em tese, estaria em dissonncia com a Constituio de 1988, pois olvidaria alguns de seus princpios norteadores basilares, tais quais como o Princpio da Humanidade, o Princpio da Proporcionalidade, o Princpio da Vedao s Penas de Carter Perptuo, o Princpio da Legalidade e o Princpio da Igualdade. O Princpio da Humanidade se presta ao fim de garantir que a condio de ser humano deva ser respeitada antes de tudo, velando pelos direitos humanos bsicos inerentes s pessoas, independentemente de a mesma figurar como autor ou como a vtima de um crime. J a Proporcionalidade possui o desgnio de fazer com que o tratamento penal que ser aplicado ao agente criminoso seja sempre proporcional ao dano causado s vtimas e sociedade. O carter pedaggico da pena, que tambm observado para a aplicao da referida, deve ser igualmente proporcional conduta repudiada, nunca se permitindo qualquer excesso por parte do Estado. Na aplicao das medidas de segurana, a proporcionalidade ter como referencial no o dano causado pelo agente, em virtude de o mesmo no possuir o discernimento sobre o que certo e o que errado e de determinar-se acordo com este entendimento, mas antes, ter como base a

periculosidade que ele apresenta, pois o intuito no punir e sim tratar o agente .O carter do tratamento meramente preventivo. A Vedao s Penas de Carter Perptuo surge como uma forma de materializao dos dois Princpios supra. No que tange ao tratamento prisional, a observncia da humanidade e da proporcionalidade, em um Estado Democrtico de Direito, no poderia resultar em outra coisa seno na criao do tratado Princpio. Neste enredo, o Princpio da Legalidade tem o propsito de impedir que qualquer ato do Estado inobserve as formas legais, obrigando-o deste modo ao estabelecer a punio aos marginais, que atue sempre em obedincia humanidade, proporcionalidade e vedao s penas de carter perptuo. De igual forma, afiana que as Leis infraconstitucionais jamais podero estar sem a devida gide constitucional, assim, neste sentido, qualquer norma que estabelea a perpetuidade de uma pena est eivada de vcio material, frente inconstitucionalidade do tema, de acordo com o princpio da Vedao s Penas de Carter Perptuo. O Princpio da Igualdade confere tratamento isonmico a todos os cidados, assegurando que as normas sero aplicadas igualitariamente a todos. Isto significa dizer que no haver aplicao de uma pena especfica apenas a determinados grupos de pessoas.A pena imposta a um, passvel de ser imposta a todos. Ora, a vigncia legal de uma norma que viola o Princpio da Vedao s Penas de Carter Perptuo, resulta na consequente violao a todos os demais Princpios acima mencionados. A questo : A internao da medida de segurana pena revestida de carter perptuo? O fato de no haver um prazo limite para o cumprimento da medida de segurana, especialmente internao em casas de custdia e tratamento psiquitrico, traz-nos reflexo a referida questo. Ao que indica o diploma penal, o tratamento deve perdurar enquanto existir, em alto nvel, a periculosidade do paciente. Porm, caso a periculosidade jamais cesse, letra da lei, dever ser mantido o tratamento. No estaramos assim frente a uma pena perptua?

Por outro lado, a medida de segurana de fato um tipo de pena, ou ser mero tratamento? Segundo Csar Roberto Bitencourt(Bitencourt, 2006) a medida de segurana no pena e sim uma sano penal, devendo ser encarada como uma imposio de um tratamento psiquitrico, por parte do Estado, em resposta uma conduta criminosa praticada por um agente incapaz de discernir o certo do errado, devido sua condio especial, para que assim tal conduta no venha a ser novamente incidida, cuidando-se para tal, da sade mental do paciente. De acordo com a Suprema Corte2, embora a medida de segurana seja uma sano penal, deve ser aplicada analogamente s penas, eis que a mesma ser imposta apenas um transgressor penal e no a qualquer inimputvel ou semi-imputvel que necessite e que apresente algum nvel de periculosidade, embora que no possua um escopo punitivo mas to somente de tratamento. Porm, passando-se os trinta anos referidos no art. 75 do Cdigo Penal3, tempo limite de uma priso, e sendo o infrator liberado da medida de segurana, mesmo persistindo sua periculosidade, e sendo a finalidade da internao o tratamento e a reduo ou a extino da periculosidade, talvez tenha sido incua sua aplicao, bem como o crcere at ento sobreposto. Aparentemente, o receio de se aplicar uma pena vedada pela Constituio, pode estar comprometendo a prpria finalidade da sano penal. Para solucionar tal problemtica, necessrio se torna um estudo aprofundado a cerca da natureza da
2

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (HC 84.219/ SP). A impetrao contra deciso do STJ

que indeferira a medida de segurana, sob o fundamento de que a lei penal no prev limite temporal mximo para o cumprimento da mesma, somente condicionada cessao da periculosidade do agente.O Min. Marco Aurlio, no que foi acompanhado pelos Ministros Cezar Peluso, Carlos Britto e Eros Grau, deferiu o writ para que se implemente a remoo da paciente para hospital psiquitrico da rede pblica.Considerou que a proibio de priso perptua se aplica custdia implementada sob o ngulo da medida de segurana e que o art. 75 do Cdigo Penal h de merecer o emprstimo da maior eficcia possvel, ao preceituar que o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade no pode ser superior a trinta anos.
3

Cdigo Penal, art. 75 O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade no pode ser

superior a 30 (trinta) anos.

10

internao da medida de segurana. Esclarecido isto, poder-se- afirmar, com propriedade, quanto sua constitucionalidade ou no.

2.2. ORIGEM E EVOLUO DAS PENAS

Desde a idade primitiva, o ser humano agride seu semelhante e se condiciona para se proteger das agresses, o que de outro modo, passa a ser outra forma de agresso.Permitia-se ao que foi agredido vingar-se e fazer, portanto, justia com punies muito mais drsticas que a prpria injria ou dolo causado. Onde havia uma leso, a compensao desmedida fazia nascer para o outro um novo direito de compensao face ao primeiro, que por sua vez, seria igualmente desproporcional, gerando um circulo de sangue eterno, que se estendia por dcadas. Para vingar-se a morte do chefe de uma tribo, exterminava-se, sumariamente, toda a tribo adversria.As culturas mais simples aceitavam ainda que as punies se estendessem s geraes sucessivas do agressor, atingindo at a dcima ou mais, para compensar males causados. no quarto sculo, antes da era crist, que Moiss procura uma nova verdade, e estabelece um corajoso conceito para a poca: a tese de que qualquer punio aplicada deveria ser proporcional injria provocada. Olho por olho, dente por dente. A Lei de Talio refletia o mximo equilbrio de justia, que passaria a vigorar entre os homens no plano jurdico do direito. Surge desta forma, para o mundo jurdico, o ideal de proporcionalidade e a noo de humanidade, que em seguida consagrou-se no Cdigo de Hamurabi da Babilnia, no xodo dos hebreus e na Lei das Doze Tbulas dos romanos. At ento, vigorou-se a fase histrica da vingana privada. Contudo, junto com o paradigma de proporcionalidade, surgiu tambm a ideia de penalidade.

11

Este conceito, utilizado de forma perigosa, deu Igreja Catlicae ao Monarca o poder soberano sobre os demais grupos, uma vez que ela representava a Vontade Divina e o Monarca era o prprio escolhido de Deus para reinar na terra, detendo assim o poder de punir todos aqueles que se opunham s suas concepes. O perodo das fasesda vingana divina e da vingana pblicafoi um dos mais sangrentos da histria. Com penas cruis de desumanas, muitas pessoas foram caadas e mortas sem nenhum julgamento ou chance de defesa, e tudo em nome de Deus. Posteriormente, durante o Iluminismo, brado racionalista de liberdade opresso religiosa e monarca, grandes nomes como Voltaire, Montesquieu e Rousseau defenderam o conceito de humanidade e de proporcionalidade, que se mantivera latente durante as fases da vingana divina e da vingana pblica, arraigando-os definitivamente na senda jurdica. Osaludidos se revestiam, a cada dia mais, de elevada expresso hierrquica, galgando a prpria dimenso jusnatural e aspirao de universalidade, perpetuando-se como direito supranacional e atemporal. Os direitos humanos cabem ao homem enquanto homem 4, independente de onde e em que tempo viva. A finalidade precpua destes preceitos limitar e regular o poder de punir, no permitindo que o poder coercitivo, aplicador de penas, lesionem a integridade fsica, moral e psquica do marginal. No se pode permitir que, ao repelir uma conduta agressiva do agente, se utilize uma agressividade ainda maior ou de mesma proporo. O sentido primrio das penas, neste momento,passa a ser a reeducao e a reabilitao. No se educa e ou se reabilita,adotando o mesmo comportamento que ora visa se punir. O princpio da proporcionalidade possui o mesmo bero do princpio da humanidade. Igualmente prima pela defesa aos direitos humanos bsicos e da dignidade fsica e moral do ser humano, complementando sua efetivao. A pesar de haver sido esquecido e ignorado ao longo das fases de vinganas divina e pblica.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992, p. 17.

12

O princpio ora em destaque se incumbe de garantir que haver equivalncia proporcional entre a gravidade do resultado do ato e a pena que ser culminada. Graas ao instituto da proporcionalidade, muitas atrocidades foram impedidas e muitas guerras deixaram de acontecer, pois traz consigo o prprio conceito de humanidade, no somente sob o aspecto individual do ser humano, mas com uma abrangncia ainda maior, com o escopo evolutivo da sociedade, fazendo surgir deste modo, a concepo de civilidade. Fruto da fase humanitria, na Europa, durante o Iluminismo, com a exploso da revoluo francesa, foi a bandeira manica que evidenciou o ideal de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, primeira, segunda e terceira geraes dos direitos humanos, bradado por Antoine-Franois Mamoro. JeanJacques Rousseau, grandefilsofo iluminista e membro da Ordem Manica Regular e Simblica, trata sobre o conceito de Igualdade quando busca as causas das desigualdades humanas5 em sua obra O Discurso 6, sugerindo que as causas das desigualdades morais e polticas existentes entre os homens, somente se extinguiriam com o seu regresso ao estado natural, pois as referidas disparidades humanas possuem fundamento na imposio por uma parte e na aceitao pela outra, caracterstica inerente sociedade civilizada.

Concebo na espcie humana duas espcies de desigualdade: uma, que chamo de natural ou fsica,

porque estabelecida pela natureza, e que consiste na diferena das idades, da sade, das foras do corpo e das qualidades do esprito, ou da alma; a outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou poltica, porque depende de uma espcie de conveno, e que estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens. Consiste esta nos diferentes privilgios de que gozam alguns com prejuzo dos outros, como ser mais ricos, mais honrados, mais poderosos do que os outros, ou mesmo fazerem-se obedecer por eles.
6

Discurso

sobre

origem

os

fundamentos

da

desigualdade

entre

os

homens

(Discourssurl'origineetlesfondements de l'ingalitparmileshommes), tambm popularmente conhecido como "Segundo discurso", uma obra do filsofo Jean-Jacques Rousseau. O texto foi escrito em 1754 em reao a uma competio por um prmio da Academia de Dijon respondendo o seguinte: O que a origem da desigualdade entre os homens, e ela autorizada pelo direito natural? Apesar de ele no ter obtido reconhecimento do comit julgador do prmio por essa obra (ao contrrio do que aconteceu com o Discurso sobre as cincias e as artes) ele entretanto publicou o texto em 1755.

13

Wolfgang Mozart foi um dos que possuiu vultoso papel na promulgao desta nova mxima de racionalidade, o juzo de igualdade, imortalizando-o em sua flauta, com expresso de to sublime inocncia, exercendo importante papel apologtico junto sociedade. Resultante destemovimento revolucionrio iluminista, que fazia perceber em voz alta as necessidadesbsicas humanas, dentre elas a igualdade e a liberdade,abrolhou-se a famosa Declarao Internacional dos Direitos do Homem e do Cidado, proclamada em 1789.Surgia assim um novo paradigma em prol da Humanidade e dos direitos fundamentais do homem, o juzo de Igualdade. O Princpio da Igualdade determina que todos so iguais perante a Lei, independentemente de raa, crena, sexo ou idade.Contudo, a mesma Lei no consegue abraar, ao mesmo tempo, todas as pessoas e cidados, em virtude das desigualdades naturais inerentes aos mesmos. Desta sorte, mesmo e principalmente na busca de uma real e eficaz Igualdade, no podemos olvidar tais diferenciaes naturais, sob pena de violarmos o prprio preceito que ora tratamos. Assim, chegou-se ao entendimento de que o Princpio da Igualdade no consiste em tratar a todos de forma igualitria, mas sim de tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais, nas devidas propores de suas desigualdades. Este evoludo pensamento nos permite compreender que se faz necessrio, primeiro a aceitao da existncia das diferenas humanas, independente de suas naturezas, para que posteriormente ento, possamos adotar as devidas medidas, singulares, que faam cessar as desigualdades. Estabelecer um padro de tratamento uniforme em busca da igualdade significa incorrer em um inocente erro, que teria como consequncia nada menos que seu antnimo. Neste sentido, diante de dois infratores que cometeram o mesmo delito, contudo por razes distintas, de nada adiantaria aplicar-lhes a mesma pena. Se um deles goza de suas plenas faculdades mentais e o outro no, ao primeiro deve conferir a pena -se culminada na lei, enquanto que ao segundo, deve ser imposta sano penal de tratamento psiquitrico.

14

O Princpio da Igualdade, nesta senda, surge com o intuito de diversificar as medidas de ressocializao a serem aplicadas aos agentes criminosos, levando em considerao todos os aspectos do crime, buscando assim a real eficcia daquelas. Este Princpio d luz a uma nova cincia jurdica: a Criminologia. A Criminologia o prprio perodo cientfico, que se estende at os dias de hoje. Com o intuito de galgar a reabilitao do infrator, esta nova cincia jurdica estuda os fatores, objetivos e subjetivos, do crime e do criminoso, em busca dos elementos que o tornam desigual aos demais. Aps, sob posse de tais dados, poder-se- desenvolver um estudo sobre a melhor forma de diminuir ou mesmo at de dirimir as referidas desigualdades, evitando assim, em tese, que o agente venha a praticar novamente a conduta delituosa oriunda da desigualdade ora combatida.

2.3. DA APLICABILIDADE DA MEDIDA DE SEGURANA

O crime sempre acompanhou a humanidade.Desde a criao das normas, sempre existiram infratores para as mesmas. A evoluo do direito penal nos revela as formas mais eficazes de tratamento,realizado pelo Estado ao agente criminoso, com o escopo de reeduca-lo e reabilit-lo. Contudo, quando se trata de um infrator inimputvel ou semiimputvel, a marcha evolutiva do referido tratamento penal se faz de modo significativamente lento, pois alm de representar uma minoria pouco expressiva, doenas como a loucura, o vcio e a dependncia nunca tiveram dispensada a devida ateno, pois fazem parte de uma das faces da natureza humana que a maioria, qui por comodidade ou vergonha de sua prpria essncia, prefere ignorar. Talvez, caso tais doenas no fossem ignoradas e sim tratadas com a imprescindvel ateno e comprometimento, no se faria necessrio a adoo de medidas penais direcionadas ressocializao de seus portadores, eis que preventivamente combatidas, possivelmente no ensejariam a conduta delituosa. Entretanto a realidade que nos cerca una: existem loucos, viciados e dependentes, em suma, pessoas com o discernimento mental reduzido, que comentem infraes

15

penais e praticam crimes.A essas pessoas, qual o tratamento deve ser aplicado pelo Estado? Inicialmente no havia distino no tratamento conferido ao inimputvel e ao semi-inimputvel, sendo-lhes imposta a mesma pena que era comum a todos. Todavia aps o advento das concepes e ideais iluministas, galgando a pena atribuio de reabilitar e ressocializar o indivduo, notou-se que para aqueles excepcionais, a finalidade da pena no alcanava os seus efeitos. Assim verificou a necessidade de -se um tratamento diferenciado, para no apenas punir o infrator pela conduta, mas para tratar a sua doena mental. Oriundo disto, o criminoso excepcionalpassou a receber tratamento psiquitrico, para reabilit-lo e ressocializ-lo, mais a pena, para puni-lo. Este sistema de tratamento penal chama-se duplo binrio. Atualmente, de acordo com a teoria do crime, para haver a aplicao e o cumprimento da pena, necessrio que o fato seja tpico, punvel e culpvel. Nos casos de ausncia de um destes requisitos, no h que se falar em aplicao de pena. O artigo 26 do Cdigo Penal isenta de pena o agente que tenha cometido o crime por seu discernimento reduzido ou por sua total ausncia, face doena mental que o tenha acometido. Ora, trata-se o caso de excludente de culpabilidade. O fato tpico, punvel, mas no culpvel. Sob a luz deste entendimento, hoje, no sistema vicariante, no se aplica mais a medida de segurana conjuntamente com a pena. A medida de segurana meramente uma sano penal que ir obrigar ao tratamento psiquitrico necessrio para a extino da periculosidade do paciente, no podendo se confundir jamais com uma pena. Enquanto a pena possui o carter pedaggico e punitivo, a medida de segurana visa to somente tratar a psicopatia do paciente, no de maneira a curar, mas pelo menos de cessar sua periculosidade, tornando novamente possvel seu convvio social. Conforme j visto, a medida de segurana consiste em tratamento ambulatorial e internao em casa de custdia e tratamento psiquitrico.

16

O que ir determinar qual o tipo de tratamento da medida de segurana que ser imposta ao paciente, inicialmente no ser, diretamente, a avaliao subjetiva da periculosidade do agente, mas aplicar-se- a seguinte regra: se a conduta criminosa seria punida com pena de recluso, o paciente ser necessariamente internado; se por outro lado a pena for de deteno, ficar critrio do julgador impor a internao ou o tratamento ambulatorial. Este mtodo, no que tange primeira forma, no avalia subjetivamente a periculosidade do infrator, porm, quando diante de um crime que seria punido com a pena de deteno, ou seja, um crime mais grave, em tese, o infrator possui um grau de periculosidade mais elevado. Este raciocnio no avalia a periculosidade diretamen e te, talvez, inclusive, fira o princpio de individualizao da pena, contudo, de certo modo, no deixa de atribuir o tipo de medida de segurana com base na periculosidade. Depois de aplicadas as medidas de segurana, h a possibilidade de converso homognea, ou seja, a internao pode converter-se em tratamento ambulatorial bem como o oposto tambm pode ocorrer. A periculosidade sempre ser o fator determinante, tanto para a referida converso, quanto para a extino da sano penal de tratamento. O diploma penal prev ainda a possibilidade de converso da pena em medida de segurana, que ocorrer sempre que um apenado vier a ser acometido por doena mental, o que comprometeria a finalidade da pena, a qual se perderia frente a esta nova situao, tornando-a incua. Entretanto, no se pode confundir a referida converso da pena (artigo 183 da Lei de Execues Penais), com a simples transferncia do apenado um estabelecimento de tratamento, face a uma doena ou perturbao da sade mental temporria, a que trata o artigo 41 do Cdigo Penal, pois nestes casos, a pena ser reposta assim que curada a doena transitria.

2.4. DA LEGALIDADE DA MEDIDA DE SEGURANA

17

A preocupao existente sobre a suposta ilegalidade da internao da medida de segurana paira sob o fato no haver um prazo legal limtrofe para o cumprimento da referida sano penal. Os direitos e princpios humanitrios historicamente conquistados, positivados na atual Constituio Federal, como j tratado, primam pela defesa absoluta da condio de ser humano e dos direitos subjetivos ele inerente. Como disposto anteriormente, a medida de segurana uma sano penal que consiste na imposio, por parte do Estado, a um tratamento psiquitrico, seja ele ambulatorial ou de internao, no podendo se confundir com a pena. O principal motivo da distino entre a medida de segurana e a pena o seu escopo, ou seja, sua finalidade. A pena reeduca e pune, enquanto que a medida de segurana trata a psicopatia do infrator. O Estado no exerce seu poder de punir neste caso, apenas trata o paciente. Qualquer pessoa se submete a tratamento mdico, quando verifica que no est saudvel e o mantm enquanto necessrio for. Interrompe-lo sem a melhora em seu quadro de sade, implica com a inviabilidade de sua cura, podendo em razo disto, at agravar a doena ou mesmo desencadear uma enfermidade crnica, incurvel. Em razo disto as enfermidades metais, bem como as outras mais, devem ser tratadas at que vencida a doena. Contudo no se diz que a internao em casa de custdia e tratamento psiquitrico deva permanecer at a cura da insanidade ou doena mental, mas at que seja possvel, de forma segura, que o paciente possa reaver o convvio tranquilo, harmnico e pacfico, social. A ponderao entre os direitos que feita neste caso dever ter como resultado a predominncia dos direitos sades, consequentemente vida, e segurana, paz e ordem pblica, frenteao da direito da liberdade. razovel a imposio de internao enquanto se mantiver elevado o grau de periculosidade do paciente, eis que deve prevalecer o direito vida e segurana

18

pblica face ao direito de liberdade, que ser apenas, princpio, momentaneamente mitigado, em razo de um interesse e bem maior. Alm disto, no configura pena perptua uma sano penal de tratamento psiquitrico, que aqualquer tempo pode ser suspensa dada a condio de melhora do interno. inconstitucional punir algum por toda a vida, mas no o zelar pela sua sade e segurana, ainda mais quando se esbarra na questo da segurana coletiva tambm. H inconstitucionalidade na deciso prolatada pela 1 turma do Supremo Tribunal Federal (HC 84.219/ SP), ao querestou evidenciado a preocupao com o direito liberdade, contudo olvidou-se o direito sade e segurana, pois para resguardar a sade do prprio paciente, deve-se primar pela sua segurana, protegendo-o dos atos agressivos oriundos de sua prpria insanidade, na medida em que o mesmo apresenta ainda elevado grau de periculosidade, igualmente tornando-se um risco paraas pessoas ele expostas. Sob este prisma, merece destaque a lio de Alexandre de Moraes ao lecionar que: ... o tratamento desigual dos casos desiguais, na medida em que se desigualam, exigncia tradicional do prprio conceito de Justia... 7. A posio adotada pelo STF no referido julgado, viola o princpio constitucional da igualdade eis que confere tratamento isonmico pessoas naturalmente desiguais. Ignorar a desigualdade natural existente, e pr-se desta forma face ao tema, significa atentar contra os valores constitucionais, especialmente a igualdade.

2.5. DAS CONSIDERAES FINAIS

A melhor maneira e mais eficaz de se combater qualquer prtica criminosa, seja o agente capaz ou incapaz, sempre a preveno.
7

MORAES. Alexandre de. Direito Constitucional. Dcima primeira edio. So Paulo: Ed. Atlas S.A.,

2002, p. 64.

19

Com relao aos agentes criminosos comuns, a preveno deveria ser exercida atravs de boas condies de existncia ao invs das atuais condies ineficientes e desumanas de subsistncia. No h educao de qualidade aos economicamente excludos, bem como no h sade nos hospitais pblicos, empregos com salrios condizentes com a dignidade da pessoa humana. Programas sociais que ofertam esmola aos pobres e miserveis so tidos como motivo de orgulho para o Governo. A maior parcela da populao brasileira sobrevive com um salrio mnimo em um pas que vive em ondas crescentes de inflao, enquanto que seus representantes gozam de benefcios em razo dos cargos e de salrios muito a cima da mdia brasileira. Est realmente havendo uma representao? Essa realidade no representa a vivida pela massa, pelo povo. Diante disto tudo, alguns para simplesmente sobreviver e outros apenas para enriquecer e sustentar os gatos de seus Egos, pouco a pouco a populao vai se marginalizando. E o que fazer? Jogar todos na cadeia? A preveno a melhor forma de combate, no a opresso. Contudo a preveno deve ser realizada de forma que modifique toda esta estrutura capitalista e desigualitria, me da corrupo e de um sistema falho e falido que se mantm vivo apenas por interesse dos mais poderosos. Quanto ao infrator penal inimputvel e o semi-imputvel, a preveno seria exercida atravs de uma poltica sria de sade pblica, onde pudesse ser combatidas e devidamente tratadas as psicopatias, previamente, evitando deste modo qualquer possvel consequncia criminosa fruto da falta de tratamento adequado. Entretanto, como tudo isso ainda encontra-se na esfera inalcanvel e inatingvel da utopia platnica, cabe-nos discutir sobre a legalidade da sano penal de internao em casa de custdia e tratamento psiquitrico.

20

Restado evidente o entendimento de que tal sano penal difere-se da pena assim como os fundamentos da aplicao das mesmas, bem como o fato de tal medida de tratamento no violar qualquer instituto constitucional, ao que pese melhor entendimento, deve prevalecer o pensamento de que a internao em casa de custdia e tratamento psiquitrico, nos moldes atuais, constitucional, trafegando perfeitamente sob as vias da legalidade.

21

BIBLIOGRAFIA

BITTENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. v1. 10 ed. So Paulo: Saraiva, 2006. FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razo: Teoria do Garantismo Penal. So Paulo: RT. 2002. GOMES, Maringela Gama de Magalhes, O princpio da proporcionalidade no direito penal. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003. HESSE, Konrad. Elementos de Direito Constitucional da Repblica Federal da Alemanha. Trad. Lus Afonso Heck. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1998, p. 260. LOPES, Maurcio Antnio Ribeiro, O papel da Constituio, seus valores e princpios na formao do direito penal, in Direito Penal e Constituio, So Paulo, Malheiros, 2000. MIRABETE, Jlio Fabbrini. Execuo penal. 11ed. So Paulo: Atlas. 2007 SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal: Parte Geral. Curitiba: ICPC/Lumen Juris, 2006. ZAFFARONI, Eugnio Ral; PIERANGELI, Jos Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro: Parte Geral. So Paulo: RT. 1997. ZAFARONI, Eugnio Raul, PIERANGELI, Jos Henrique, Manual de Direito Penal Brasileiro, Ed. RT, 2005. RIPOLLS, Jos Luiz Dez, trad., PRADO, Luiz Rgis, A racionalidade das leis penais. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2005.

You might also like