You are on page 1of 3

LEI ESTADUAL N 12.

079, DE 12 DE JANEIRO DE 1996


(PUBLICAO MINAS GERAIS - DIRIO DO EXECUTIVO - 13/01/1996)

Dispe sobre estgio para estudantes em rgo e entidade da administrao pblica.

O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1 - facultado aos rgos e s entidades das administraes pblicas direta e indireta conceder estgio a aluno matriculado em curso regular de ensino mantido pelo poder pblico ou pela iniciativa privada, com funcionamento autorizado ou reconhecido pelos rgos competentes. 1 - A concesso de que trata o "caput" deste artigo fica condicionada existncia, no rgo ou na entidade, de estrutura que assegure ao estagirio a aquisio de experincia prtica em sua rea de formao, sob superviso e orientao de profissional habilitado.
(Pargrafo renumerado pelo art. 1 da Lei n 13642, de 13/7/2000.)

2 A administrao pblica manter um cadastro nico dos estgios oferecidos por seus rgos e entidades e publicar semestralmente o nmero de vagas existentes e as disponveis para preenchimento no semestre seguinte.
(Pargrafo acrescentado pelo art. 1 da Lei n 13642, de 13/7/2000.)

3 Podero ser destinadas a pessoas portadoras de deficincia que atendam aos requisitos estabelecidos no caput deste artigo 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para estgio nos termos desta Lei.
(Pargrafo acrescentado pelo art. 1 da Lei n 17332, de 9/1/2008.)

Art. 2 - So condies para a obteno do estgio que o aluno esteja regularmente matriculado em instituio de ensino mdio ou superior, em curso de educao profissional de nvel mdio ou em escola que ministre educao especial e tenha freqncia regular e bom aproveitamento.
(Artigo com redao dada pelo art. 2 da Lei n 13642, de 13/7/2000.)

Art. 3 - O estgio no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza, podendo o estagirio receber bolsa, ajuda de custo ou outra forma de contraprestao acordada em instrumento especfico, ser segurado contra acidentes pessoais e ter a cobertura previdenciria prevista em lei.
(Artigo com redao dada pelo art. 3 da Lei n 13642, de 13/7/2000.)

Art. 4 - Na contratao de estudante estagirio, sero observadas as seguintes condies: I - celebrao de convnio entre o rgo ou a entidade pblica e a instituio de ensino; II - assinatura de termo de compromisso pelo estudante e, se menor de 21 (vinte e um) anos, tambm por seu responsvel, pelo representante do rgo ou da entidade pblica concedente do estgio e pelo representante da instituio de ensino;

III - pagamento, pelo rgo ou pela entidade concedente, de bolsa de estudos ou outra forma de contraprestao especificada no convnio e no termo de compromisso; IV - prestao, pelo estagirio, das atividades definidas no termo de compromisso, em jornada mxima limitada de 6 (seis) horas dirias e horrio compatvel com o da sua jornada escolar; V - correlao comprovada entre as atividades desenvolvidas no estgio e a rea de formao escolar do estagirio. Pargrafo nico - O convnio referido no inciso I deste artigo estabelecer a forma e os critrios de seleo dos candidatos ao estgio.

Art. 5 - As instituies de ensino e os rgos e as entidades das administraes pblicas direta e indireta podero recorrer aos servios de agentes de integrao, nas condies acordadas em instrumento jurdico adequado.
(Artigo com redao dada pelo art. 4 da Lei n 13642, de 13/7/2000.)

Art. 6 - Compete aos agentes de integrao: I - identificar as oportunidades de estgio existentes e divulg-las junto s instituies de ensino; II - prestar servios administrativos, providenciando o cadastramento de instituies de ensino e de estudantes e pesquisando oportunidades de estgio; III - observados os requisitos relacionados no artigo 2 e a forma e os critrios fixados no convnio referido no artigo 4, selecionar os estudantes e encaminh-los ao rgo ou entidade concedente do estgio; IV - representar a instituio de ensino nos atos previstos no artigo 4, I e II, quando expressamente autorizado; V - promover, nos termos do convnio ou quando expressamente autorizado pela instituio de ensino, o pagamento das bolsas e das demais formas de contraprestao acordadas. Pargrafo nico - vedada a cobrana ao estudante de taxa relativa a providncias administrativas para a obteno e a realizao do estgio.

Art. 7 - O rgo ou a entidade concedente do estgio far seguro contra acidentes pessoais em favor do estagirio.

Art. 8 - O estgio ter durao mxima de 1 (um) ano, permitida uma renovao por igual perodo, mediante novo termo de compromisso, desde que no haja candidatos disponveis, selecionados consoante o disposto nesta Lei, que ainda no tenham estagiado. 1 - Extingue-se o estgio: I - pela desistncia, por escrito, do estudante; II - pela no-renovao do termo de compromisso at a data de seu vencimento; III - pelo abandono ou pela concluso do curso;

IV - por iniciativa do rgo concedente, a qualquer momento, no caso de conduta inadequada ou descumprimento das obrigaes assumidas pelo estagirio, comunicados, nessas hipteses, os fundamentos da deciso instituio de ensino e ao agente de integrao. 2 - A renovao do termo de compromisso fica condicionada comprovao, pelo estagirio, de seu bom rendimento escolar, nos termos do artigo 2. Art. 9 - O convnio poder prever a prestao de servios pelo estagirio nos perodos de frias e recessos escolares.

Art. 10 - O rgo ou a entidade concedente emitir certificado de concluso do estgio, no qual dever constar a especificao de sua natureza, a carga horria global e a avaliao do aproveitamento do estudante. Pargrafo nico - O agente de integrao, quando expressamente autorizado no convnio, poder emitir o certificado de concluso do estgio, ouvido o concedente no que se refere ao desempenho do estudante.

Art. 11- O disposto nesta Lei no se aplica ao menor aprendiz vinculado a empresa pblica ou sociedade de economia mista por contrato de aprendizagem, nos termos da legislao trabalhista.

Art. 12 - Os rgos e as entidades das administraes direta e indireta do Estado que concederem estgio, nos termos do artigo 1 desta Lei, destinaro vagas para estudantes oriundos do Curso Superior de Administrao - CSAP - mantido pela Escola de Governo da Fundao Joo Pinheiro. 1 - O estgio ter, no mnimo, a durao prevista na grade curricular do Curso Superior de Administrao - CSAP. 2 - O encaminhamento dos estagirios para as vagas disponveis ser feito em conjunto pela Escola de Governo e pelo rgo ou pela entidade concedente do estgio, cabendo a avaliao final do rendimento do estagirio Escola de Governo, com base em relatrios elaborados pelo concedente. 3 - Os rgos e as entidades a que se refere o artigo encaminharo, semestralmente, Escola de Governo, previso de vagas disponveis para preenchimento no semestre subseqente.

Art. 13 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 14 - Revogam-se as disposies em contrrio, especialmente a Lei n. 10.141, de 24 de abril de 1990.

Dada no Palcio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 12 de janeiro de 1996.

Eduardo Azeredo - Governador do Estado.

You might also like