You are on page 1of 10

Carvalho, Isabel Cristina Moura. Educao, Natureza e cultura: ou sobre o destino das latas. IN: ZARZKZEVSKI, S.

; BARCELOS, V. (ORGS) EDUCAO AMBIENTAL E COMPROMISSO SOCIAL: PENSAMENTOS E AES. EREXIM, EDIFAPES, 2004. PP 163174.

EDUCAO, NATUREZA E CULTURA: OU SOBRE O DESTINO DAS LATAS1 Isabel Cristina de Moura Carvalho2
Essas latas tm que perder, por primeiro, todos os ranos (e artifcios) da indstria que as produziu. Segundamente, elas tm que adoecer na terra. Adoecer de ferrugem e casca. Finalmente, s depois de trinta e quatro anos elas merecero de ser cho. Esse desmanche em natureza doloroso e necessrio se elas quiserem fazer parte da sociedade dos vermes. Depois desse desmanche em natureza, as latas podem at namorar com as borboletas. Isso muito comum. Diferentes de ns, as latas com o tempo rejuvenescem, se jogadas na terra. Chegam quase at de serem pousadas de caracis. Elas sabem, as latas, que precisam chegar ao estgio de uma parede suja. S assim sero procuradas pelos caracis. Sabem muito bem, essas latas, que precisam da intimidade com o lado obsceno das moscas. Ainda que elas precisam de pensar em ter razes para que possam obter estames e pistilos. A fim de que um dia elas possam se oferecer s abelhas. Elas precisam de ser um ensaio de rvore a fim de comungar a natureza. O destino das latas tambm pode ser pedra. Elas ho de ser cobertas de limo e musgo. As latas precisam ganhar o prmio de dar flores. Elas tm que participar dos passarinhos. Eu sempre desejei que as minhas latas tivessem aptido para passarinhos. Como os rios tm, como as rvores tm. Elas ficam muito orgulhosas quando passam do estgio de chutadas nas ruas para o estgio de poesia. Acho esse orgulho das latas muito justificvel e at louvvel.(Manoel de Barros)

1 Subsdio para o II Simpsio de Pesquisa em EA da Regio Sul. Mesa: Educao ambiental e estudos culturais. 06/10/2004. 2 Psicloga, doutora em educao, professora do PPGEDU da ULBRA, RS.

O destino das latas, capturado pela poesia de Manoel de Barros, nos transpe para o corao da relao natureza e cultura. As latas inventadas pelo poeta, e por isso verdadeiras, nos falam de nosso prprio destino. Ou, pelo menos, do destino deste encontro entre seres diferentes que se entrelaam um no mundo do outro, sem perder a irredutivel alteridade que o que, afinal, sustenta tomarmos esta relao como um encontro. O que se evidencia, na poesia e na vida, que a natureza do humano inclui uma capacidade, que a de instaurar sentidos no mundo. Assim, se existe algo de intrinsecamente humano a cultura. Cultura entendida aqui como dotao de significados, ou seja, atribuio de sentidos s aes, sensaes, emoes, e a todas as relaes imediatas que os humanos, estabelecem com o mundo material orgnico ou construdo. Neste sentido, pode-se pensar a relao natureza e cultura onde a natureza um Outro que, ao mesmo tempo, inclui o humano sem subsumi-lo completamente ao universo biolgico no humano. Assim, nesta posio de seres hbridos, ou seja, ao mesmo tempo semelhantes e diferentes de uma natureza estritamente biolgica, nascem as condies para um permanente dilogo caracterizado pela traduo cultural do mundo natural. Neste dilogo inscrevemos as condies naturais em que vivemos em nosso mundo de significados, transformando a natureza em cultura, conhecimento, fonte de vida material e simblica, ao mesmo tempo em que reencontramos a natureza em ns. Uma importante reflexo sobre as relaes natureza e cultura tem sido feita por Mauro Grn. Este prefere o conceito de outridade para caracterizar a relao natureza e cultura (Grn, 2003). Ele toma a natureza como o Outro que se dirige a ns e esta postura tem como conseqncia tica, a retomada da tradio dialtica grega, o reconhecimento da a dignidade das coisas. Para Grn, a relao humanos natureza dotada de uma tenso entre pertencimento e diferena:

A linguagem fundamental para compreender a nossa relao com a Natureza. Atravs da linguagem podemos compreender que no estamos fora da Natureza como apregoava Descartes. Tampouco estamos totalmente imersos na Natureza como implicam algumas leituras da Ecologia Profunda. Uma compreenso hermenutica nos leva a perceber o que poderia ser uma relao ecolgica entre seres humanos e Natureza. Seria uma relao na qual ns participamos na Natureza e a Natureza participa em ns, como dois crculos concntricos. Esse tipo de compreenso nos permite estabelecer Tecnologias de Aliana com a Natureza para nos aproximarmos dela e, ao mesmo tempo, manter sua outridade sempre respeitada. E nesse tipo de encontro samos ambos modificados, ns e a Natureza (Grn, 2003:6)

Concordamos sobre a tenso instauradora da relao do mundo humano e do mundo natural e pensamos que esta diferena que nos faz humanos. Seres cuja natureza produzir cultura, atribuindo sentidos a esta diferena. Destacamos ainda a importncia da linguagem lembrada por Grn, como meio, por excelncia, onde o mundo se torna inteligvel. Uma esfera polissmica, pois, como sabemos, no existe uma nica traduo ou verso das coisas, mas, como na poesia, h sempre muitos sentidos possveis e plausveis. O ambiente cultural da educao ambiental: a leitura do mundo A educao parte da ao humana de tornar inteligvel a existncia, dotando de sentido os ambientes de vida. A educao produz cultura e transforma a natureza, atribuindo-lhe sentidos, trazendo-a para o campo da compreenso e da experincia humana. Desde esse ponto de partida, poderamos dizer que o ambiente que nos cerca est sendo constantemente lido e relido por ns. Essa leitura determinada em grande parte pelas condies histricas e culturais, ou seja, pelo contexto, que vai situar o sujeito e ao mesmo tempo disponibilizar sentidos para que a leitura se torne possvel e plausvel. Se examinarmos atentamente, constataremos que lemos e interpretamos o mundo e a ns mesmos todo o tempo, seja quando observamos nosso entorno j

conhecido, seja quando deparamos com uma nova paisagem, seja ainda quando algo se altera em nosso ambiente. Nesse sentido, a interao com o ambiente ganha o carter de interrelao, na qual aquele se oferece como um contexto do qual fazemos parte, envolvidos que somos pelas condies ambientais, ao mesmo tempo em que ns, como seres simblicos e portadores de linguagem, produzimos nossa viso e nossos recortes dessa realidade, construindo percepes, leituras e interpretaes do ambiente que nos cerca. Assim, inscrevemos as condies naturais em que vivemos em nosso mundo de significados, transformando a natureza em cultura. Essa relao dinmica de mtua transformao entre humanos e natureza organiza-se como um crculo que nunca se fecha e que, diferentemente do crculo vicioso da repetio, se apresenta como virtuoso, no sentido de sempre estar aberto para novos desdobramentos desse encontro, produzindo continuamente ambientes de vida e de cultura. Carlos Rodrigues Brando, em seu livro Educao como cultura, discute de forma muito apropriada a delicada e complexa imbricao entre natureza e cultura que faz do ser humano uma espcie particular, um ser gerado nessa, para no dizer por essa, fronteira. Destarte, ns, humanos, somos ao mesmo tempo natureza e cultura, seres por onde a natureza se transforma continuamente em cultura. Como nos diz o autor:
Tal como os outros seres vivos com quem compartimos a mesma casa, o planeta Terra, fomos criados com as mesmas partculas nfimas e com as mesmas combinaes de matrias e energias que movem a Vida e os astros do universo. Algo do que h nas estrelas pulsa tambm em ns. Algo que, como o vento, sustenta o vo dos pssaros, em outra dimenso da existncia impele o vo de nossas idias, isto , dos nossos afetos tornados os nossos pensamentos. No somos intrusos no Mundo ou uma frao da Natureza rebelde a ela. Somos a prpria, mltipla e infinita experincia do mundo natural realizada como uma forma especial da Vida: a vida humana (2002: 17).

Paulo Freire tambm se preocupou com a compreenso da mediao entre natureza e cultura como condio para o processo de aprendizagem:
E nos pareceu que a primeira dimenso desse novo contedo com que ajudaramos o analfabeto, antes ainda de iniciar sua alfabetizao (...) seria o conceito antropolgico de cultura, isto , a distino entre estes dois mundos: o da natureza e o da cultura; o papel ativo do homem na sua realidade e com a sua realidade; o sentido de mediao que tem a natureza para as relaes e a comunicao do homem; a cultura como o acrscimo que o homem faz ao mundo que no criou; a cultura como resultado de seu trabalho, de seu esforo criador e recriador (1981:70).

Seguindo a tradio freireana e a concepo de aprendizagem ai inscrita, poderamos dizer que a pretenso de uma formao que tambm se poderia chamar alfabetizao ambiental estaria vinculada a uma leitura do mundo que no silenciasse sobre a natureza e o ambiente nem renunciasse a dimenso cultural que constitui o acesso humano a natureza e ao ambiente. Uma educao ambiental que assumisse esta condio de prtica cultural poderia reivindicar, inspirada Paulo Freire, sua ao como um acrscimo de sentido que o sujeito humano faz ao mundo que no criou, mas que recria continuamente, no sentido material e simblico. E isto bastante diferente da pretenso da chamada alfabetizao ecolgica proposta por Capra, que supe, ao contrrio da viso freireana, uma reduo do mundo da cultura ao modelo biolgico da ecologia, como modelo de interpretao para o mundo humano3. A educao, desde Paulo Freire, se pensa como parte da ao humana de transformar a natureza em cultura, atribuindo-lhe sentidos, trazendo-a para o campo da compreenso do estar no mundo e participar da vida. O educador, neste sentido, seria, por natureza um intrprete. No apenas porque todos os humanos o so, mas tambm por ofcio, uma vez que educar ser mediador,
3 Para um aprofundamento das crticas ao reducionsimo biolgico presente na proposta de Fritjof Capra de alfabetizao ecolgica, ver Layrargues (2003).

tradutor de mundos. Ele est sempre envolvido na tarefa reflexiva que implica provocar outras leituras da vida, novas compreenses e verses possveis sobre o mundo e sobre nossa ao no mundo. O importante lembrar que no h apenas uma leitura sobre dado acontecimento, seja este social ou natural. Sempre podemos repensar, reinterpretar o que vemos e o que nos afeta luz de novas consideraes, do dilogo com nossos interlocutores, de novas percepes e sentimentos e das experincias acumuladas ao longo de nossa trajetria de vida. Com relao compreenso da natureza, por exemplo, no se trata de postular sua interpretao como decodificao de uma ordem natural, entendida como verdade subjacente a todo acontecimento. A idia de interpretao no remete de decodificao ou de descoberta de um sentido preexistente, mas traz sempre a possibilidade de nova leitura possvel, sem supor a revelao de somente um sentido autntico ou de uma univocidade escondida no fenmeno interpretado. Assim, a interpretao fala tanto do fenmeno interpretado quanto do mundo da vida e do universo cultural do sujeito que interpreta. Interpretar, nesse sentido aproximar-se-ia mais da experincia do artista ou seja, de uma interao criativa que leva as marcas de seu intrprete e de sua viso de mundo do que de um cientista empiricista, que persegue a verdade ltima escondida atrs dos fenmenos, oculta apenas pela ignorncia do conhecimento humano.4 A idia da leitura como processo de aprendizagem do mundo e de si mesmo e, portanto, de produo de sentidos, com base em uma permanente interao criativa entre o sujeito e o mundo, parte da tradio educativa brasileira, deixada por Paulo Freire. Na perspectiva freireana, a experincia do mundo no transparente, isto , no igual para todos, pois o real no se impe como algo j dado, mas resulta das relaes que cada grupo ou indivduo estabelecem em seus contextos sociais e culturais. A aprendizagem sempre um ato criador, mediante o qual se produzem novos sentidos culturais e a
4 preciso ressalvar que essa postura objetivista no cobre todo o campo cientfico, pois nele h muitos pesquisadores que reconhecem que no h cincia neutra e que a produo do conhecimento est marcada pelas condies scio-histricas e culturais de quem o produz.

autocompreenso do sujeito. Para Paulo Freire, a aprendizagem muda o sujeito e seu campo de ao, ao lhe conferir a possibilidade de novas leituras do mundo e de si mesmo. Essas idias esto na base de seu consagrado mtodo de alfabetizao:
O analfabeto aprende criticamente a necessidade de ler e escrever. Prepara-se para ser o agente desta aprendizagem e consegue faz-lo na medida em que a alfabetizao mais do que o simples domnio mecnico das tcnicas de ler e escrever. entender o que se l e escrever o que se entende. comunicar-se graficamente. uma incorporao. Implica no em uma memorizao mecnica das sentenas, das palavras, das slabas, desvinculadas de seu universo existencial coisas mortas ou semimortas mas uma atitude de criao e recriao. Implica uma autoformao da qual pode resultar uma postura atuante do homem sobre seu contexto (Freire, 1981: 72, grifo meu).

interessante destacar o quanto as palavras de Paulo freire de 1981 seguem atuais mais de 20 anos depois, tendo muito a dizer para a educao ambiental em 2004. A referncia a uma educao enquanto criao e recriao, isto , autoformao e ao mesmo tempo transformao do ser humano sobre seu contexto, traz uma importante contribuio para fundamentar conceitualmente uma educao ambiental crtica. Os rastros da natureza no humano e as pegadas humanas na natureza: pistas para uma educao ambiental interpretativa A EA fomenta sensibilidades afetivas e capacidades cognitivas para uma leitura do mundo do ponto de vista ambiental. Dessa forma, estabelece-se como mediao para mltiplas compreenses da experincia do indivduo e dos coletivos sociais em suas relaes com o ambiente. Esse processo de aprendizagem por via dessa perspectiva de leitura d-se particularmente pela ao do educador como intrprete dos nexos entre sociedade e ambiente e da EA como mediadora na construo social de novas sensibilidades e posturas ticas diante do mundo.

No universo daquilo que chamamos de ambiente, muito freqente o foco do trabalho pedaggico recair sobre as interaes com o ambiente natural, seja buscando sua compreenso biolgica/ fsica, seja problematizando os impactos da ao humana sobre a natureza. Em ambos os casos, corre-se o risco de tomar a tradio naturalista como matriz explicativa e reduzir o meio ambiente natureza nesse caso, vista como o espao do natural, em contraposio ao mundo humano. Em suma, nesse mundo de ordem natural autnoma e da realidade puramente objetiva no h lugar para educadores e aprendizagens processuais, significativas, reflexivas, crticas. No h lugar para processos de construo do conhecimento baseados no encontro do sujeito com o mundo. A aprendizagem como ato dialgico requer a compreenso das mtuas relaes entre a natureza e o mundo humano. Um ecossistema, mesmo enquanto patrimnio ambiental preservado, nunca uma bolha autnoma e independente das interaes e mediaes culturais que desde tempos imemoriais tm atribudo sentidos diversos natureza. A prpria definio de patrimnio natural e as polticas de conservao fazem parte de um ambiente histrico em que um ecossistema passa a ser considerado um bem de interesse pblico. O mergulho no dilogo entre sociedade e natureza, tomado como uma interao permanente em que as partes se modificam mutuamente, possibilita uma compreenso dinmica dessa relao. Ao privilegiar a compreenso do humano nas interaes com a natureza, no quer dizer institu-lo no alto de uma razo observadora e decodificadora. Bem ao contrrio desta viso objetivista de acordo com a qual interpretar o meio ambiente seria capt-lo em sua realidade factual, descrever suas leis, mecanismos e funcionamento , trata-se, segundo uma concepo interpretativa, de evidenciar os horizontes de sentidos histricoculturais que configuram, em um tempo especfico, as relaes de determinada comunidade humana com o meio ambiente5.

A b as e c o nc ei t ua l d e s ta c o nc e p o d e in te r pr et a a o qu e a pl ic am os ed uc a o am b ie nt a l e s t n a o br a do f i l s o f o H ans G eo r g e G a d am er , au t or d e

Com isso, o que se est abandonando um conceito realista ou naturalista de meio ambiente, que reduz o ambiente as suas condies fsicas e biolgicas de existncia, renunciando a riqueza da dimenso cultural e social do ambiente. Educar torna-se, nesse ponto de vista, uma aventura pela qual o sujeito e os sentidos do mundo esto se constituindo mutuamente na dialtica da compreenso/ interpretao. O educador, enquanto um sujeito-intrprete, estaria em posio de dilogo, com a abertura que isto requer, diante do mundo tomado como um texto, mergulhado na polissemia e na aventura de produzir sentidos culturais, desde seu horizonte histrico. Referncias bibliogrficas BARROS, Manoel. Memrias inventadas: a infncia. Rio de Janeiro: Planeta, 2003. BRANDO, Carlos Rodrigues. Educao como cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2002. FREIRE, Paulo. Educao e mudana. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1998. GRN, Mauro. A outridade da natureza na educao ambiental. Texto apresentado no GE de Educao Ambiental na 27. Reunio Anual da Associao Nacional de Ps-Graduao em Educao em Outubro de 2003. LAYRARGUES, Philippe Pomier. Determinismo biolgico: o desafio da alfabetizao ecolgica na concepo de Fritjof Capra. Texto apresentado no GE

r ef er enc i a p ar a a her m enu t ic a m od er n a . P ar a c o n hec er s e u p ens am en to ver G adam er , 1998.

de Educao Ambiental na 27 reunio da Associao Nacional de PsGraduao em Educao em Outubro de 2003.

You might also like