You are on page 1of 3

Introduo Apesar do carter voluntrio das certificaes ambientais e das responsabilidades ambientais que elas implicam, as empresas esto

voltando seus caminhos nessas direes por questes mercadolgicas, concernentes a competitividade dos seus produtos tanto no mbito nacional como mundial. Essa adequao verde nada mais que a busca por conformidade nova ordem mundial. Para o Fundo Monetrio Internacional (FMI) que defende a integrao dos pases, majorando o vnculo poltico e econmico, as questes internas passam ao largo. E os riscos que o livre comrcio impetra sobrevivncia das indstrias nacionais e a devastao ambiental so processos meramente democrticos. Justificativa A possibilidade das mudanas implementadas por meio das prticas comerciais livres podem se justificar, mesmo que estas no se ajustem as questes sociais domsticas. Ainda em que pesem as restries advindas da OMC, princpio da Nao Mais Favorecida, que significa concesso igualitria de benefcios e privilgios a todos os membros participantes, no se aplica na prtica vantagens iguais, contudo a adoo de sanes comerciais nas polticas no possibilita o alcance de objetivos ambientais; que no pode negar que o impacto das atividades humanas sobre a natureza, sobretudo as urbanas e industriais, mas tambm, as agrcolas, aumentou acentuadamente a partir de meados do sculo XX, (Hobsbawm, 1994). Um pas pode aumentar seus ganhos com o comrcio exterior e essa pode ser sua principal fonte de divisas, tanto para os pases desenvolvidos quanto para os pases em desenvolvimento. A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) que substituiu o Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT) surgiu para evitar o uso de barreiras com o intuito de viabilizar relaes comerciais junto comunidade internacional e para evitar que governos pudessem adotar medidas protecionistas para proteger indstrias nacionais da concorrncia internacional. Entretanto existem alguns fatores que geram distores no que se refere ao comrcio exterior, pois enquanto pases desenvolvidos usam tecnologias modernas e por isso menos desastrosas ao meio ambiente, os pases em desenvolvimento exportam produtos com baixo valor agregado baseia-se no uso extensivo de recursos naturais (BORREGAARD, 1996) e muitas das vezes produzidos atravs de tecnologias poluidoras, o que mostra um grande desequilbrio em relao aos bens e servios comercializados.

O setor empresarial desde a dcada de 90 vem promovendo mudanas, no por questes ecolgicas propriamente ditas, mas por vislumbrar oportunidades de negcios e, sobretudo para obter vantagens competitivas nos mercados internos e externos. Essa realocao de ideias sustenta-se, todavia nas economias de recursos que essas medidas trazem, no esquecendo tambm da imagem positiva diante da opinio pblica que essas medidas criam. O interesse empresarial pelo meio ambiente est intrinsecamente ligado globalizao da economia cujo cenrio ferozmente competitivo.

Para o mercado Europeu e norte-americano h a existncia de um expressivo mercado verde que motiva a adoo de normas e certificaes por empresas exportadoras e multinacionais. Ainda que na busca de alargar espaos, e ganhar competitividade, todas essas questes so ferramentas valiosas para a transformao de mentalidades tradicionais em empresas verdes, que interferem na eficincia para preservao ambiental. Assim, ainda que o livre comrcio tenha em seu escopo a economia, suas vantagens podem ser vislumbradas na adoo de medidas que as empresas que so submetidas a uma concorrncia mais acirrada, imposta pelas transaes internacionais que tem padres rigorosos quanto s questes ambientais, so obrigadas a adotar, em busca de maior eficincia, utilizando melhor os recursos produtivos, minimizando desperdcios e tratando de maneira mais adequada os resduos gerados na produo dos insumos. Concluso Pressionados sobre a controvrsia entre livre comrcio e proteo ambiental governos e empresas implementam estratgias a fim de garantir processos produtivos que levem em conta o desenvolvimento sustentvel e o controle de emisses de poluentes. O governo brasileiro vem aderindo a vrias normas, como a ISO 14000, com a finalidade de regular desvios de conduta na preservao do nosso patrimnio ambiental. Contudo, as questes domsticas referentes a essa controvrsia carece de reviso, pois sem avaliaes quantitativas de importaes, empresas e trabalhadores esto sendo prejudicados uma vez que os como destaca Przeworski (1993) os mercados livres e competitivos simplesmente no so necessariamente eficientes para promover o crescimento econmico e o bem-estar social.

Referncias bibliogrficas

ALMEIDA, Luciana Togueiro de. Harmonizao Internacional das Polticas Ambientais: O Papel da Organizao Mundial de Comrcio (OMC) Departamento de Economia, Faculdade de Cincias e Letras. Universidade Estadual Paulista - So Paulo, Brasil, 1997. Disponvel em: <www.lasa.international.pitt.edu/LASA97/togueiro.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

LUSTROSA, Maria Ceclia Padro de Especializao Ambiental do Comrcio Exterior da Indstria de Transformao Brasileira - III Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecolgica (ECO-ECO) Recife, novembro 1999. Disponvel em: <www.ie.ufrj.br/.../padrao_de_especializacao_ambiental_do_comercio_exterior.pdf>. Acesso em: 18 Abr. 2011.

QUEIROZ, Fabio Albergaria Meio Ambiente e Comrcio na Agenda Internacional: A Questo Ambiental nas Negociaes da OMC e dos Blocos Econmicos Regionais. - Ambiente &

Sociedade Vol. VIII n. 2 jul./dez. 2005. Disponvel em: <www.scielo.br/pdf/asoc/v8n2/28608.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2011.

LAYRARGUES, Philippe Pomier - Sistemas de Gerenciamento Ambiental, Tecnologia Limpa e Consumidor Verde: a delicada relao empresameio ambiente no ecocapitalismo - RAE Revista de Administrao de Empresas Abr./Jun. 2000

MOTTA, R. S. & RUITENBEEK, J. & HUBER, R. Uso de Instrumentos Econmicos na Gesto Ambiental da Amrica Latina e Caribe: Lies e Recomendaes - TEXTO PARA DISCUSSO Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada Rio de Janeiro, 1996.

HOBSBAWM, Erick A Era dos Extremos O Breve Sculo XX . 2 edio. So Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1994

RUPPENTHAL, E. J.; JUNIOR, N. J. Z.; FRANCESCHI, A de. As interfaces entre o Meio Ambiente e o Comrcio internacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO, 22. 2002, Curitiba. Disponvel em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR101_0255.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2011.

CASTRO, Diego; CASTILHO, Selene; BURNQUIST, Helosa. O comrcio e meio ambiente as diversas faces desse binmio. Disponvel em: <http://cepea.esalq.usp.br/pdf/comercio_e_meio_amb.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2011.

MARTNEZ, Osvaldo. O livre comrcio: raposa livre entre galinhas livres. Cuba Socialista. Havana, maio 2005.

You might also like