You are on page 1of 37

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO NOME DO CURSO DENILTON FEITOSA DE OLIVEIRA

ADMINISTRAO ESCOLAR Gesto Democrtica

Lauro de Freitas Ba 2007

DENILTON FEITOSA DE OLIVEIRA

ADMINISTRAO ESCOLAR Gesto Democrtica

Trabalho de Concluso de Curso apresentado UNOPAR Universidade Norte do Paran, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Tecnlogo em admistrao de Pequenas e Mdias Empresa. Tutor Orientador: Marli Aparecida Cavalcanti Orientador: Prof. Dbora Fontes Palmeira de Cerqueira

Lauro de Freitas Ba 2007

DENILTON FEITOSA DE OLIVEIRA

ADMINISTRAO ESCOLAR GESTO DEMOCRTICA

Trabalho de Concluso de Curso TCC, relatrio Final do Estgio aprovado, como requisito parcial para obteno do grau de Tecnlogo em Administrao de Pequenas e Mdias Empresas da Universidade Norte do Paran UNOPAR VIRTUAL, com nota final igual a ___________, conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores.

__________________________________________________ Marli Aparecida Cavalcanti Tutor Orientador Universidade Norte do Paran

______________________________________________ Professor Supervisor Universidade Norte do Paran

Lauro de Freitas, 29 de maio de 2007.

DEDICATRIA

s razes de minha existncia, minha esposa Silvana e meus filhos Mariana e Gabriel.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, pelo dom da vida e por sua fidelidade, dando-me vigor e esperana para prosseguir na conquista dos meus sonhos; Aos meus pais e meus irmos, pelo carinho, compreenso e afeto que me dedicaram sempre; Agradeo a Dbora Fontes, Diretora da Escola Estadual de Porto, por to gentilmente, ter aberto os dados da instituio para um melhor desenvolvimento deste trabalho. s pessoas que estiveram presentes em momentos distintos e me fizeram avanar pela ajuda que me dispensaram. Obrigado por tudo!

OLIVEIRA, Denilton Feitosa de. Administrao Escolar: Gesto Democrtica. 2007. Nmero total de folhas. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em tecnologia em Administrao de Pequenas e Mdias Empresas) Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paran, Cidade, 2007.

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a influncia do modelo de gesto adotado pela Escola Estadual de Porto no processo administrativopedaggico. Para tanto, utilizou-se das teorias acerca da administrao geral e de modelos de gesto escolar como referncia, e de um estudo de caso como forma de mtodo de pesquisa. A partir dos resultados obtidos neste estudo, pode-se concluir que a instituio estudada adota o modelo democrtico de gesto, isto pde ser constatado avaliando-se itens como comunicao entre escola/pais/comunidade, confeco e utilizao de Projeto Poltico-Pedaggico; e desempenho dos alunos nas disciplinas bsicas avaliadas, pressupostos bsicos da Gesto Democrtica e Participativa. Dessa forma, fica evidente a adoo, pela escola, do modelo democrtico de gesto. Neste momento, a nossa realidade requer uma escola que tenha sua proposta de educao expressa num projeto que retrate as expectativas, interesses, anseios e necessidade de toda a comunidade escolar, alunos, professores, diretores, funcionrios e pais, a escola e seu entorno. A pesquisa realizada abordou a questo do processo administrativo-pedaggico e as dificuldades da escola vista pelo prisma administrativo, sendo abordados assuntos de extrema importncia para o funcionamento da escola com qualidade. Mostrar que mesmo diante das dificuldades administrativas e pedaggicas, a escola pblica capaz de atender o aluno em seu pleno desenvolvimento como pessoa, preparando-o para o exerccio da cidadania e qualificando-o para o trabalho, dando nfase na prtica da gesto democrtica compartilhada com todos os segmentos da comunidade escolar. Este o principal objetivo deste trabalho, alm de outros que sero observados e atingidos no decorrer da leitura.

Palavras-chave: escola gesto - democracia participao.

SUMRIO Lauro de Freitas, 29 de maio de 2007...........................3 DEDICATRIA.............................................................................................................4 AGRADECIMENTOS....................................................................................................5 2 - JUSTIFICATIVA...................................................................................................9 3 - OBJETIVOS.......................................................................................................10 4 METODOLOGIA................................................................................................11 5 - CARACTERIZAO DA ORGANIZAO EM ESTUDO................................12 6 - REVISO BIBLIOGRFICA..............................................................................14 7 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................23 7.2 - Plano de Negcios........................................................................................30 8 CONCLUSO....................................................................................................31 9 - REFERNCIAS..................................................................................................35

1 - INTRODUO

As ltimas dcadas esto sendo caracterizadas por profundas alteraes no mundo dos negcios. Observam-se mudanas econmicas, tecnolgicas, administrativas, que do nfase qualidade. Nesse contexto, a educao um dos fatores de desenvolvimento econmico e meio de seleo e ascenso social dos indivduos, estando sua funo intimamente ligada ao mercado de trabalho, que exige indivduos eficientes, economicamente produtivos e em constante aperfeioamento profissional. Na administrao da educao, as funes bsicas de estabelecimento de polticas e de gesto da educao, assim como a resultante organizao e funcionamento das instituies educacionais, so fatores decisivos no desempenho e no nvel de qualidade de sua prtica. Durante longo perodo, a administrao da educao, em nvel fundamental, consistiu numa tarefa bastante rudimentar. O diretor era encarregado de zelar pelo bom funcionamento de sua escola. Hoje, tal perspectiva est ultrapassada. As transformaes que surgiram tanto no interior do sistema de ensino, quanto no meio social provocaram mudanas na concepo da educao, do papel da escola na sociedade e do papel do professor no processo de aprendizagem. Cada vez mais se ouve falar de gesto democrtica e da participao das famlias e da sociedade no processo de tomada de deciso no ambiente escolar. Nesse contexto, a possibilidade de um dilogo entre a escola e a sociedade passa pela capacidade que essa tiver de interrogar as prticas ou comportamentos de dominadores e dominados, no interior escolar e pela capacidade de professores e gestores de ouvir o ambiente externo representado, principalmente pelos familiares dos alunos. A pesquisa que ora me proponho realizar, abordar a questo do processo pedaggico vista pelo prisma administrativo, ou seja, as relaes entre o modelo organizacional adotado pelas instituies escolares e os resultados obtidos pelos alunos do ponto de vista pedaggico.

2 - JUSTIFICATIVA

Uma das mais importantes e comentadas formas de gesto atual a gesto participativa. Na gesto tradicional, essa participao acontece apenas quando h interesse da escola, as pessoas so chamadas a participar e a se envolver com os problemas escolares numa estratgia, j que as decises e aes j foram previamente definidas pelos gestores. No entanto na gesto participativa, a participao est relacionada ao envolvimento da comunidade em que a escola est inserida, seno em todas, mas na maioria das aes e decises escolares. Diante dessas consideraes tecidas me ponho a pensar a respeito da gesto que temos nas escolas. Que gestes so essas? Ser que existe verdadeiramente, gesto participativa nas escolas? O que os professores e funcionrios acham da gesto da Escola Estadual de Porto? Como j foi dito anteriormente, na escola democrtica, a participao da comunidade fundamental para o sucesso da gesto e concretizao dos objetivos por ela propostos. Nesse sentido, a democracia est associada ao conceito de participao. PROCAD (2001), Participao para uma pedagogia crtica transformar a escola em espao pblico em que diferentes vozes tenham possibilidade de articular seus discursos, estabelecendo um dilogo no qual as diferenas sejam respeitadas, tendo como objetivo a busca do bem coletivo. (p101). Com esse trabalho pretendo abrir novos horizontes que me ajudem a construir novos conhecimentos sobre administrao participativa. Nesse momento de mudanas na rea educacional pareceu-me oportuno estudar e ampliar meus conhecimentos em relao administrao escolar.

10

3 - OBJETIVOS 3.1 GERAL: Avaliar a influncia do mdulo de gesto adotado pela instituio escolar no processo de ensino-aprendizagem. 3.2 ESPECFICOS: Para garantir que o objetivo geral seja cumprido, foram necessrias outras consideraes menores que dividem a ao principal em tpicos essenciais para a concluso do trabalho proposto. So elas: Compreender as diversas formas tericas de gesto escolar e suas relaes com o processo de ensino-aprendizagem. Constatar as falhas e acertos no processo administrativo e suas influncias na questo pedaggica. Detectar na escola analisada os pontos que precisam ser trabalhados para o bom andamento da mesma e para um ensino de qualidade para os educandos.

11

4 METODOLOGIA

metodologia

usada

no

presente

trabalho

compreendeu

aspectos

fundamentais como: a fundamentao terica em que se baseou a pesquisa, o mtodo de investigao que adotei e os instrumentos de coleta de dados. Neste projeto, destacam-se os pressupostos tericos usados na pesquisa com o objetivo de contribuir para a discusso de questes relacionadas ao comportamento informacional. Dessa forma, o relato sobre os outros aspectos ser sumariado no pargrafo a seguir. A pesquisa se caracterizou por um carter qualitativo, na qual usei a tcnica descritiva de observao informal e levantamento de dados, utilizando um questionrio para uma entrevista semi-estruturada com alunos, professores e demais funcionrios da Escola Estadual de Porto da cidade de Lauro de Freitas, Bahia, com o objetivo de detectar possveis dificuldades administrativas e pedaggicas, bem como uma anlise em termos gerais sobre as funes da escola. A pesquisa descritiva caracteriza-se por estudar fatos e fenmenos fsicos e humanos sem que o pesquisador nele interfira. Procura descobrir, com a preciso possvel, a freqncia com que um fenmeno ocorre, sua relao e conexo com outros, sua natureza e caractersticas. O pesquisador utiliza tcnicas de observao, registro, anlise e correlao de fatos sem manipullos.

12

5 - CARACTERIZAO DA ORGANIZAO EM ESTUDO a) Nome da Empresa: Escola Estadual de Porto b) Endereo: Rua Vera Cristina, 93 Porto, CEP 42.700.000 - Lauro de Freitas Ba. c) Telefone: 071- 3379 7821 - Fax: 071 3369 1761 d) no tem e) rgo Estadual. Diretora: Dbora Fontes Palmeira de Cerqueira Vice-Diretora: Virginia Rocha Costa Secretaria: Maria das Graas Neres da Silva Coordenador Pedaggico: Nelza Pedra f) Diretora: Dbora Fontes Palmeira de Cerqueira g) Educao / Ensino Fundamental h) Secretria de Educao Estadual i) nmero de funcionrios: 45 j) 01 Diretora 01 Vice-Diretora 01 Coordenador Pedaggico 01 Secretaria 30 Professores 05 Auxiliares de secretria 01 Agente Administrativo 01 Porteiro 04 Vigilantes k) Diviso tcnica de trabalho da empresa: Direo da Unidade Escolar Secretria da Unidade Escolar Departamento Pedaggico Biblioteca As tarefas so divididas por rea e setores Pedaggicos Administrativos.

13

l) Organograma da empresa:

DIRETORIA

VICE-DIRETORIA

COORDENAO PEDAGGICA

PROFESSORES

SECRETRIA ESCOLAR m) Educao / Servios; Distribuio de merenda escolar Reforma e manuteno do Prdio e Projetos educacionais.

14

n) FAD FUNDESCOLA PDE PDDE PENAE Mantidos pelo MEC o) Histrico da empresa: Tendo sua origem em uma invaso, ou seja, favela, o rgo nasceu h dez anos (1996) d luta de uma mulher que ao receber a rea de herana do seu sogro, vendo a carncia da comunidade na rea da educao, doou o terreno ao governo Estadual para a construo da Unidade de Ensino. A organizao encontra-se hoje em uma comunidade estruturada pelo governo Federal, atravs de conjuntos habitacionais, e instalao de empresas. Esse espao tambm serve de treinamentos para a comunidade, atividades culturais e eventos particulares dos moradores locais. p) Poltica Ambiental: a. Oficina de reciclagem de papel. b. Curso de capacitao para os pais. c. Programa de Educao Ambiental.

6 - REVISO BIBLIOGRFICA

15

Escola e democracia so normalmente associadas por grande parte das pessoas, incluindo os educadores, pois, teoricamente trata-se de uma instituio a que todos tm direito. No entanto a partir da dcada de 70, a escola passou a ser questionada quanto ao seu papel de incluso social. Essa excluso escolar est diretamente relacionada s prticas e aes da mesma. So considerados exemplos destas prticas a gesto centralizadora, a relao distante entre professores e alunos, e destes com os saberes e a forma de diviso dos alunos em classes, dentre outros. A partir disso, possvel, hoje, pensar-se em uma educao mais inclusiva. No PROCAD (2001), Nessa direo, colocam-se as propostas de mudanas na estrutura da escola e do ensino, adotando-se formas de gesto descentralizadas, fundamentadas em processos participativos, organizando-se ciclos de aprendizagem e currculos multiculturais, e utilizando-se mtodos ativos de ensino e avaliao formativa. (p. 143). Deve-se atentar tambm para o fato de a escola estar inserida em um ambiente em constante mudana. Novas tecnologias, novas culturas, diferentes pessoas impulsionam a mudana dentro da escola. Dessa forma, a escola tem que estar sempre em sintonia com o ambiente externo, pronta para se adaptar aos novos cenrios. De acordo com PRIS (1992); A gesto democrtica possui um duplo significado: pedaggico, porque pode levar a escola pblica a ajudar na construo da cidadania, educando com responsabilidade; poltico, por buscar o equilbrio entre decises de vrios segmentos, sem renunciar ao princpio da unidade de ao (p.23). Apesar de se manifestarem em diversas realidades, as prticas de gesto escolar podem ser percebidas como vinculadas a duas formas bsicas uma autoritria e outra democrtica. Em termos gerais, a gesto autoritria defende a centralizao de processos decisrios na figura do diretor, do professor em sala de aula ou, ainda, de outros grupos dentro da escola. Numa outra direo, a gesto democrtica caracteriza-se por entender que todos devem conhecer os princpios da gesto e interferir nos processos que eles orientam, decidindo os rumos que a escola dever tomar. Observe como

16

GADOTTI & ROMO (1997), pesquisadores deste tema, estabelecem esta relao: A escola deve formar para a cidadania e, por isso, ela deve dar o exemplo. A gesto democrtica da escola um passo importante no aprendizado da democracia. A escola tem um fim em si mesma. Ela est a servio da comunidade. Nisso, a gesto democrtica da escola est prestando um servio tambm a comunidade que a mantm (p.35) Uma proposta de gesto democrtica e participativa expressa um movimento no qual as atividades so pensadas, com inteno clara e definida, devendo resultar de decises desenvolvidas coletivamente. Um ponto fundamental deve ser considerado: uma proposta de gesto democrtica acontece em um processo de construo permanente e contnuo. 6.1 A Educao no Brasil O sistema educacional brasileiro dividido em educao bsica e ensino superior. A educao bsica composta pela educao infantil, ensino fundamental (5 8 srie) e ensino mdio (2 grau). Apenas o ensino fundamental obrigatrio constitucionalmente, enquanto a educao infantil e o ensino mdio, mesmo no obrigatrios, devem ser garantidos pelo Estado. O Brasil conta hoje com 214.188 escolas de ensino fundamental. Deste valor, 15,99% correspondem a escolas particulares, segundo o Censo Escolar 2002 (MINISTRIO...,2004). O restante trata-se de escolas pblicas federais (0,10%), estaduais (16,90%) e municipais (67,01%). Distribudos em todas as redes de ensino esto 35.150.362 alunos sendo a regio sudeste responsvel por 35,76% deles. 6.1.1. A Educao Pblica A partir de 1999, os esforos na rea de educao concentraram-se em aes de natureza estrutural e institucional, com a finalidade de propiciar a elevao global do nvel de escolaridade da populao, a melhoria geral da qualidade do ensino e a reduo das desigualdades sociais e regionais.

17

J em 1999, as matrculas no ensino fundamental ultrapassaram a casa dos 36 milhes de alunos, cobrindo 96,1% da populao em idade escolar, superando a meta de 94% prevista inicialmente para o ano de 2003, no Plano Decenal de Educao. No perodo 1996-1999, as matrculas subiram de 33 para 36 milhes de alunos, com absoluta predominncia de crescimento nas sries finais alunos de 5 a 8 srie (15,7%), demonstrando melhoria dos indicadores do sistema. Entre os alunos de 1 4 srie o crescimento das matrculas foi de 4,9% (PRESIDNCIA ...,2000). 6.1.2. A Educao Privada A rede de ensino privada compreende 15,99% dos estabelecimentos de educao no Brasil e atendem 3 276 125 de alunos, cerca de 9,32% do total nacional de alunos matriculados no ensino fundamental, conforme o Censo Escolar 2002 (MINISTRIO..., 2004). 6.2. O que Administrao A palavra administrao vem do latim ad (direo, tendncia para) e minister (subordinao ou obedincia) e significa aquele que realiza uma funo abaixo do comando de outrem, isto , aquele que presta um servio a outro. Entretanto, esse significado original sofreu uma grande transformao e hoje a administrao conceituada, segundo MAXIMIANO (2000), como "o processo ou atividade dinmica, que consiste em tomar decises sobre objetivos e recursos". Neste sentido, "a administrao o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcanar os objetivos" (CHIAVENATO, 2000). A administrao se mostra como uma pea fundamental na vida das pessoas, j que diversas organizaes formam a sociedade atual. Considera-se uma organizao, qualquer situao que existam pessoas utilizando recursos para produzir bens e servios. De acordo com BERNARDES (1993), Organizao uma associao de pessoas caracterizada por ter a funo de produzir bens, prestar servios sociedade e atender necessidades de seus prprios participantes, possuir uma estrutura formada por pessoas que se

18

relacionam colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens e servios e ser perene no tempo (p:286). Dessa forma, so organizaes hospitais, supermercados, prefeituras, indstrias, escolas, etc. De fato. " a principal razo para o estudo da administrao a existncia de organizaes" (MAXIMIANO, 2000). Todas as organizaes sofrem algum tipo de interveno das pessoas, sejam elas os proprietrios, os fornecedores ou os clientes, da a a necessidade de se administrar, para assegurar a eficcia e eficincia das mesmas. 6.3. Administrao Geral A inteno desta seo mostrar um panorama da Administrao em sua forma geral, ou seja, administrao de empresas, de servios, rural e outras, desde o incio da Administrao como cincia. 6.3.1. A Administrao Cientfica Com o trmino da Revoluo Industrial houve um crescimento acelerado e desorganizado das empresas norte-americanas. Em virtude deste crescimento existiam muitas empresas de vrios tamanhos, com problemas de baixo rendimento dos recursos utilizados, desperdcio, insatisfao generalizada entre operrios, intensa concorrncia, alta volume de perdas, por decises mal formuladas, etc. surgiu, ento, a necessidade de se desenvolver mtodos novos de administrao. Mtodos esses que, segundo CHIAVENATO (2000), "tentavam aplicar mtodos da cincia aos problemas da administrao". Os principais mtodos utilizados para tanto foram, a observao e a mensurao. O precursor desse perodo foi Frederick Winslow Taylor, que de operrio em uma siderrgica chegou a engenheiro chefe, em mestre de engenharia. Taylor observou, na siderrgica em que trabalhava, vrios problemas das operaes fabris, com a falta de incentivo para melhorar o desempenho dos trabalhadores, a falta de aptides de alguns trabalhadores para certas tarefas e falta de noo, por parte da administrao, da diviso de suas

19

responsabilidades com o trabalhador entre outras. A obra de Taylor pode ser dividida em perodos: O primeiro perodo de Taylor corresponde, de acordo com Chiavenato (2000), " poca da publicao de seu livro Shop Management ( Administrao de Oficinas), em 1903 sobre as tcnicas de racionalizao do trabalho do operrio". Essa racionalizao foi feita a partir do seu famoso estudo de Tempos e Movimentos, no qual Taylor decompe os movimentos e processos de trabalho, aperfeioando-os e racionalizando-os. Desenvolveu novas ferramentas que aumentassem a produtividade do trabalhador, e observou que o funcionrio produtivo que percebia que ganhava o mesmo que seu colega improdutivo acomodava-se e diminua a produtividade. Dessa forma, traou objetivos para a Nova Administrao, como pagar salrios melhores e reduzir custos unitrios de produo aplicando mtodos cientficos de pesquisa e experimentos para formular princpios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operaes fabris, adequar trabalhadores e materiais para que as normas pudessem ser cumpridas, treinar cientificamente os empregados para aperfeioarem suas aptides e criar uma atmosfera de ntima e cordial cooperao com os trabalhadores, para garantir a permanncia desse ambiente psicolgico. J o segundo perodo de Taylor foi marcado pela publicao de seu livro Princpios de Administrao Cientfica (1911), quando defende, de acordo com CHIAVENATO (2000) "a vadiagem sistemtica dos operrios, que reduziam a produo (...) para evitar a reduo das tarifas de salrios pela gerncia, o desconhecimento, pela gerncia, das rotinas de trabalho e do tempo necessrio para sua realizao e, ainda, a falta de uniformidade das tcnicas e mtodos de trabalho". Outra figura importante do movimento da Administrao Cientfica Henry Ford, que ficou famoso por construir o primeiro automvel e, em 1989 fundou sua primeira fbrica de automveis. Em 1903 fundou a Ford Motor Co., quando tentou popularizar o automvel. A soluo encontrada para isso foi produzir automveis em grande escala, de modo que produzindo muitos produtos com maior qualidade e pelo menor custo possvel toda a sociedade da poca poderia ter um Ford em sua casa. Para tanto, criou a produo em linha, na

20

qual cada funcionrio era responsvel por uma nica e repetida atividade, e o produto era transportado de mo em mo atravs de uma esteira mecnica. Outros nomes, porm com menos destaque, devem ser lembrados na Administrao Cientfica, como: Henry Fayol, Henry Gantt, Frank e Lillian Gilbreth e Hugo Munsterberg. 6.3.2. A Teoria das Relaes Humanas A teoria das relaes humanas surgiu nos Estados Unidos, em oposio teoria clssica de Taylor com o objetivo de corrigir a tendncia desumanizao do trabalho com a aplicao dos princpios tayrolistas e como consequncia das concluses da Experincia de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores (CHIAVENATO,2000). A experincia de Hawthorne consistiu em se verificar a correlao entre a iluminao e a eficincia dos operrios medida por meio da produo. As concluses da Experincia incluram novas variveis de pesquisas em Administrao como: a integrao e o comportamento social dos empregados, as necessidades psicolgicas e sociais dos funcionrios, o estudo dos grupos informais existentes nas empresas e a nfase nos aspectos emocionais e no racionais do comportamento das pessoas entre outras. A partir da surgem novos conceitos para a Administrao: motivao, liderana, comunicao, organizao informal, etc, so, agora, determinantes para a administrao. 6.3.3. A administrao burocrtica A partir da dcada de 1940, as crticas feitas tanto Teoria Clssica como Teorias das Relaes Humanas desenvolveram a Teoria da Burocracia na Administrao. Para a construo dessa teoria, vrios economistas se apoiaram na obra do economista e socilogo alemo, Max Weber, a burocracia tem as seguintes caractersticas: Carter legal das normas e regulamentos; Carter formal das comunicaes;

21

Carter racional e diviso de trabalho; Impessoalidade nas relaes. Hierarquia de autoridade. Rotinas e procedimentos estandardizados; Competncia tcnica e meritocracia; Especializao da administrao que separada da propriedade; Profissionalizao dos participantes; Completa previsibilidade do funcionamento; Dessa forma, tudo o que aconteceria dentro da empresa seria controlado, supervisionado e previsto. A grande crtica que se faz a essa corrente a ocorrncia de imprevistos, que, como tudo era estabelecido atravs de normas e regulamentos, no poderiam ser solucionados, causando um impasse dentro da organizao. 6.4. A administrao escolar Bem como a administrao geral, a administrao escolar pode ser dividida em modelos de gesto. Essa diviso baseia-se, principalmente, nos estudos de Max Weber, um dos fundadores do pensamento sociolgico e influncia na escola burocrtica da administrao geral. De acordo com Weber citado por RICCI (2002), as formas de gesto podem ser divididas em sistemas de dominao legtima: o tradicional e o racionalburocrtico. "Ele ainda destacou um terceiro modelo de dominao, denominado de carismtico, que no chega a conformar uma estrutura de gesto, mas um sistema de relaes de poder entre governante e governados" (RICCI,2002). A gesto da educao e da escola pblica e um dos itens dessa poltica educacional, e um dos mecanismos em torno do qual h uma acirrada disputa entre os que trabalham na escola, e aqueles que ocupam cargos nas varias instancias de poder: municpios, estados e unio. Para a sociedade, e para trabalhadores em educao, a democracia da e na escola o nico caminho para reconstruir a escola pblica de qualidade. Neste cenrio, professores, funcionrios, alunos, pais e comunidade sentem se divididos. De um lado os dficits histricos da escola, exigindo uma participao intensa de todos para que a escola funcione, e do outro

22

imposies das secretarias de educao com mtodos, processos e tcnicas administrativos, em funo de lei da autonomia, como condio para o repasse das verbas para manuteno da escola.

23

7 DESENVOLVIMENTO

7.1 - Diagnstico Com o objetivo de identificar a situao da organizao em mbito geral e levantar o que ela tem de bom e tem de ruim dentro do tema proposto. D: A Escola Estadual de Porto est dentro dos padres de unidade social sob a direo de uma doutoranda, que funciona continuamente h 10 anos em parceria com o governo estadual e outras entidades filantrpicas, com o intuito de atingir uma meta comum. Ambiente Externo: Anlise Externa. Tem como finalidade estudar a relao entre a organizao e o seu ambiente em termos de oportunidades e ameaas. Oportunidades so as situaes do meio ambiente que a organizao poder aproveitar de forma mais eficaz. Ameaas so as situaes do meio ambiente que colocam uma organizao em risco. Para se efetuar uma anlise externa, deve ser considerada uma metodologia bsica que evidencia os clientes, os mercados, a competio, as tendncias do meio ambiente e as oportunidades e ameaas. Quanto aos clientes, devem ser analisados de forma a identificar os atuais e os potenciais, qual o segmento dos mesmos e as necessidades no satisfeitas. O estudo do mercado de servios deve evidenciar a diferenciao, a tendncia da demanda, o ciclo de vida e as fontes de sucesso dos servios. Toda a organizao deve levar em considerao a atualidade do mercado e o seu potencial neste contexto, pois as tendncias do meio ambiente so flexveis e dependentes da economia, da poltica, da tecnologia e do nvel sociocultural dos consumidores de servios, sendo possvel, desta forma, a identificao das oportunidades e ameaas. A organizao encontra-se em uma comunidade hoje estruturada pelo governo Federal, atravs de um conjunto habitacional, tendo sua origem em uma invaso, ou seja, favela, o rgo nasceu h dez anos (1996) d luta de uma mulher que ao receber a rea de herana do seu sogro, vendo a carncia da

24

comunidade na rea da educao, doou o terreno ao governa Estadual para a construo da Unidade de Ensino. .Esse espao tambm serve de treinamentos para a comunidade, atividades culturais e eventos particulares dos moradores locais. A avaliao do ambiente externo costuma ser dividida em duas partes:
1.

Fator macro ambiental - entre os quais podemos citar questes demogrficas, econmicas, tecnolgicas, polticas, legais, etc.

Presentes: Ameaas: Polticas Pblicas incipientes no mbito tecnolgico. Oportunidades: proposta de estrutura tecnolgica pelo estado. Tendncias: Ameaas: crescimento populacional. Oportunidades: desenvolvimento intelectual da populao. D: Dentro do mbito tecnolgico, essas ameaas e oportunidades presentes so sancionadas pelas habilidades conceituais existente na direo da instituio, enquanto aguarda o pronunciamento do estado, a mesma faz parcerias para atender com eficincia a sua clientela. D: Dentro do mbito de ameaas e oportunidades, tendncias, a direo da escola j fez um projeto para a ampliao da rea educacional que faz parceria com a Escola Estadual para atendimento da populao local e adjacente, buscando assim no prejudicar o crescimento intelectual da populao. 2- Fator micro ambiental entre os quais podemos citar os beneficirios, suas famlias, as organizaes congneres, os principais parceiros, os potenciais parceiros, etc. Presentes: Ameaas: situao econmica e intelectual da comunidade para auxiliar a famlia a integrar-se organizao. Oportunidades: rea de integrao social, educacional e de lazer para a comunidade. Tendncias: Ameaas: evaso da clientela local.

25

Oportunidades: Integrao social com fortes parcerias D: A Direo pelo que pode observar tem fortes relacionamentos com a comunidade e mostra grande interesse pelo seu crescimento intelectual, busca prioriz-los nas ofertas de cursos tcnicos, que tambm oferecido ao seu grupo de trabalho que so os prprios moradores desta comunidade. Buscando assim grupos de interesses para formar turmas para profissionalizao dos seus membros. Visando uma forma de integrao da comunidade e instituio. Como estamos observando a instituio est dirigida por uma liderana orientada para o desenvolvimento, com a capacidade de criar e articular uma viso de futuro realista, atrativa e acreditvel para a unidade organizacional. Tendo com ponto de partida a situao presente de seus liderados visando sua melhoria e buscando enfatizar as relaes interpessoais. Capacidade: avaliao do grau de capacidade da organizao para competir no ambiente, para atingir seus objetivos e para operar eficientemente. Todo o seu corpo abrange a necessidade do rgo, com a sua parte material adequada a sua estrutura sendo financeiramente acompanhada pelo governo estadual e as suas parcerias. Suas competncias esto inseridas ao corpo humano que so distribudos h pessoas habilitadas e de grande porte intelectual, cada vez mais capacitada pelo estado, colocando assim a imagem da instituio na comunidade local e adjacncia numa tima avaliao e prestigio local. D: Buscando capacitar o grupo atuante na organizao, o governo oferece cursos de graduao e especializao como o prprio rgo atravs de parcerias oferece aos seus funcionrios cursos que aprimoram cada vez mais o intelecto do grupo atuante da instituio. Fortalecendo individualmente cada funcionrio no conhecimento: habilidades e na caracterstica de personalidades trazendo assim uma conotao positiva com relao produtividade, moral e coeso do grupo estudado. Cada

26

grupo

desta

instituio

tem

um

lder

formal

ex:

professores

(coordenadora), auxiliares (secretria), sendo que com a preparao profissional dada ao grupo sempre esto trocando de papeis em busca de mudanas. Estratgia: O seu ramo de atuao a educao, o seu portiflio integrar a comunidade as suas atividades internas, inserindo a comunidade em seus projetos o rgo nos investe prprios componentes da regio, dando-lhe oportunidade de empregos como contrataes. O segundo ponto de anlise que ao fornecer campo de trabalho a prpria comunidade, a organizao gera um crescimento intelectual interno e externo gerando assim uma competitividade slida para a instituio. D; Uma organizao que busca oferecer crescimento intelectual aos seus funcionrios no foge da observao que o seu produto principal o conhecimento, aps entrevista a uma funcionaria da instituio pode comprovar o grau de satisfao da mesma pelas oportunidades oferecidas na instituio. Atravs de observaes pode analisar que mesmo com toda a satisfao dada ao grupo as tcnicas de tomadas de decises permeiam em duas; brainstorming a liderana gere idias que estimula especificamente toda e qualquer alternativa, e ao mesmo tempo impede qualquer critica a essas idias. E grupos de interao todos se renem para escolher uma soluo, de maneira sistemtica, porm independente. Existem pelo menos seis motivos aparentes para que as atividades sejam elaboradas em funo do grupo, seu tamanho, ferramentas para resolver problemas, variedades de situaes de deciso, ferramentas eficazes para implementao, controle e disciplina de seus membros (normas). Os grupos evitam que os canais de comunicao fiquem longos e hierarquia e cresa demasiadamente deixando as pessoas perdidas na multido.

27

Estrutura Organizacional: Organograma

DIRETORIA

VICE-DIRETORIA

COORDENAO PEDAGGICA

PROFESSORES

SECRETRIA ESCOLAR

Diretora: Dbora Fontes Doutorado Vice-Diretora: Virginia Rocha Costa

28

Coordenador Pedaggico: Nelza Pedra Secretaria: Maria das graas Neres Silva = graduada Auxiliares da Secretaria: 10 = graduados em formao Professores: 20 - 10 = graduados 10= ps-graduados Merendeira = 01 Porteiro = 02 Vigilantes = 04

As tarefas so divididas por rea e setores Pedaggicos Administrativos. Os processos formais adotados so delegados com interdependncia sendo levados competncia de cada setor, respeitando as normas e regras internas adotadas com reunies mensais e semanais (se necessrio) para avaliar as atividades e questes que surjam e informao de novas atividades, no esquecendo da colocao de sugestes de cada setor para melhoria da estrutura organizacional. D: As tarefas podem ser simples ou complexas, sendo consideradas complexas as tarefas novas e no rotineiras e as simples so tarefas rotineiras e padronizadas, com relao instituio estudada as tarefas complexas esto sempre no auge, em busca de novos conhecimentos as tarefas so sempre novas. O que podemos analisar que quanto mais difcil tarefa mais beneficio ser trazido para o grupo que ir cumpri-las, dentro das discusses sobre as metodologias a serem adotadas para o cumprimento delas. No esquecendo que a interao do grupo ser maior em busca de finalizar a tarefa com xito. Esse fator percebido na instituio estudada e contribui muito para o crescimento intelectual do grupo.

Cultura:

29

A organizao opera com funcionrios da comunidade que buscam oferecer o melhor para os seus, dando assim um atendimento no s fsico como pessoal de ajuda humanitria alm do seu exerccio pedido pelo o rgo. A clientela recebe e se sente acolhida com um atendimento alm do que fora esperado. Todos os fornecedores com exceo das parcerias so direcionados pelo Governo Estadual, onde o Diretor tem espao para escolher os produtos com qualidade para sua clientela, o trabalho em si na organizao atravs do que foi analisado e observado gera a toda uma atividade de bem estar e realizao profissional. D: A comunicao dentro da instituio dada para facilitar as tomadas de decises. Mas observei a falta de feedback , pois existe um excesso de filtragem criando assim barreiras para uma comunicao eficaz. No h uma maneira de como lidar com os conflitos e resolv-los de forma correta. Antes de estabelecer uma forma de lidar com o conflito necessrio procurar entender d dinmica do conflito e sua variveis, para alcanar um diagnostico da situao o qual servir de alicerce para quaisquer plano e tipo de ao. A habilidade de gerenciar e resolver conflitos constitui um dos elementos necessrio da competncia interpessoal e sugere a necessidade de maior ateno e investimento nessa rea para desempenho eficaz. Resultados: A educao oferecida dentro de uma comunidade dando espao aos seus componentes serem o instrumento desta atividade, gerando satisfao para quem oferece e para quem a busca, principalmente com recursos pblicos (gratuitos). Dando ao mercado qualidade e timos servios, a organizao tem uma imagem bem reconhecida na comunidade. D: O Poder dentro da organizao gerado por uma funo de dependncia, a instituio oferece muito aos seus funcionrios creio que isso gere o poder de dependncia sobre eles, em contrapartida a prpria instituio fica dependente.

30

Dos seus subordinados pelo grau de capacitao a oferecida. Conforme falado anteriormente o processo de filtragem que ocorre quando a comunicao transmitida de um membro para o outro e a divergncia conflitos. de informao por canais formais ou prontamente estabelecidos, oferecem oportunidades potenciais de surgimento de

7.2 - Plano de Negcios

O resultado final abre perspectivas novas de aprendizagem, e ainda serve de uma luz para os participantes do corpo educacional, sobre a necessidade de realizar mais esforos no sentido de garantir uma qualidade superior de ensino. Quanto ao processo ensino-aprendizagem a escola tem obtido bons resultados, demonstrando um trabalho equilibrado entre ao pedaggica e os investimentos financeiros. A escola procura conscientizar a sua clientela e familiares da importncia do trabalho realizado atravs da gesto financeira e o respaldo dado pela comunidade condizente, resultados estes visveis, pois os ndices da escola sobre o rendimento escolar demonstram claramente isso. privilegiada a questo da auto-estima, da valorizao pessoal de cada aluno. A coordenao pedaggica atuante, realiza trabalho diretamente tanto com o corpo docente, quanto com o discente, alm de envolver a comunidade de uma forma geral. A instituio caminha rumo a autonomia, pois tem como ideal pedaggico ser uma escola autnoma, eficiente e eficaz. Em relao aos recursos financeiros estes so bem aplicados e de forma transparente, adotando a gesto participativa e democrtica, apesar desses recursos ainda serem limitados. dessa maneira que a referida instituio tem a cada dia sua estrutura melhorada em todos os sentidos.

31

8 CONCLUSO

A organizao da escola pblica pautada na teoria geral da administrao, e recebem influncias das tendncias clssicas, psicossocial e contempornea. O fator produtividade est ligado de forma direta as concepes de eficincia e eficcia. A equipe de trabalho deve apresentar uma liderana capaz de alcanar resultados positivos no mbito de sua atuao. Os gestores devem ser eficazes, pois somente assim so capazes de solucionar problemas e articular idias para dessa forma gerar as modificaes necessrias. A linha de trabalho deve-se dar em cima de um planejamento de aes eficaz, sendo que este planejamento, bem como o oramento deve ser gerado de maneira integrada, para que assim os resultados sejam alcanados. Para o planejamento estratgico devem ser analisados os pontos internos e externos, para que possibilitem a participao mtua e assim haja um comprometimento maior da comunidade em geral com a instituio escolar. No entanto o planejamento estratgico ainda algo novo, apenas algumas escolas se utilizam dele. O Planejamento Estratgico um processo gerencial que tem por objetivo transformar a viso organizacional em realidade. No lida com decises futuras, e sim com o futuro das decises. No uma tentativa de eliminar os riscos, e sim de abordar e administrar os riscos de maneira efetiva (eficiente e eficaz). O planejamento estratgico atravs do PDE, vem sendo orientado e elaborado, levando-se em conta que para a elaborao desse planejamento necessrio que as responsabilidades sejam compartilhadas por todos os setores da instituio. Precisa ser traado um Plano Pedaggico onde sejam traados todos os parmetros pedaggicos, ou seja, sejam traados os objetivos que se desejam alcanar. Quanto s experincias educacionais brasileiras de descentralizao, estas ainda so minoritrias, apesar de ter tido incio por volta dos anos 80 e isso deu espao para que a educao fosse pensada a partir da realidade escolar e o cumprimento de planejamentos padronizados foi relaxado. As novas polticas pblicas passaram a contemplar a descentralizao administrativa e gesto

32

escolar participativa de cunho democrtico, com o foco na realidade da escola e de suas comunidades escolar e local. Aps muitos debates e estudos, em 1996 foi estabelecida a gesto democrtica na escola, com isso, tem-se testemunhado vrias mudanas na poltica da administrao da educao brasileira. O discurso legal e poltico proporciona mais participao da sociedade, inclusive com responsabilidade financeira. O Estado passa a permitir e incentivar a coexistncia de vrias formas de gerenciamento escolar aparentemente mais democrticas. Algumas experincias ocorrem com o gerenciamento da escola pblica por entidades privadas. Desse modo, a indicao poltica de diretores escolares perde a primazia e d espao maior participao da comunidade na seleo de diretores escolares e na conduo do nvel de qualidade do processo educacional. A constante melhoria do sistema de ensino e da escola um objetivo perseguido pela administrao da educao. Provavelmente por isso que na dcada de 90 deu-se grande nfase a essa rea do conhecimento como uma possibilidade de atingir o objetivo de preparar cidados dignos e competentes atravs das escolas. As polticas pblicas evoluem, e com elas evoluem os paradigmas gerenciais. Buscam-se solues para o gerenciamento e a qualidade educacional mediante a parceria com os que fazem a educao acontecer no cotidiano da escola. No entanto, se os educadores no se empenharem, poltica e tecnicamente, em prol de uma participao efetiva, a reorganizao das funes administrativas e da gesto da escola na rede pblica continuar ocorrendo com sua ilusria participao nos processos decisrios. A relao que se quer estabelecer entre qualidade e participao no contexto escolar, vai muito alm da mera questo da competncia tcnica passvel de ser resolvida pela competncia dos gestores, pais, professores, alunos, funcionrios. Ela envolve questes polticas internas e externas escola e que vislumbram a reduo de gastos e de recursos no desenvolvimento do processo educacional. A sociedade admite a importncia da escola na preparao de cidados com melhor potencial de trabalho e passa a exigir mais competncia, mais flexibilidade e agilidade dos gestores escolares, de modo que a escola possa

33

acompanhar suas solicitaes. Em decorrncia, o potencial criativo da desejada autonomia escolar tem sido discutido amplamente, mas continua pouco exercitado, por falta de experincia nesse exerccio. At mesmo planejadores educacionais comeam a perceber que o exerccio da autonomia pode ser um aliado na busca da qualidade da educao. Contudo, poucos so os lderes escolares que exercem gesto democrtico-participativa e autonomia. A grande maioria dos que compem o escalo superior dos sistemas de ensino discursa sobre a autonomia da escola. Na prtica, eles ainda resistem e cerceiam a autonomia escolar, de certa forma se utilizam de uma pesudoautonomia. A participao no processo educacional condio essencial para uma vivncia democrtica, e para o exerccio pleno da autonomia, o que impe desafios constantes para as comunidades escolar e local. A descentralizao e a democratizao da administrao de escolas pblicas so perseguidas teoricamente, mas com poucos resultados significativos e permanentes. Na maioria das vezes, o eixo central desses processos (autonomia), o indivduo, no ouvido com ateno e suas necessidades e objetivos no so nem percebidos. Inserido na organizao escolar e no sistema de ensino ainda centralizador (supostamente aberto participao), na realidade as polticas educacionais restringem a oportunidade de participao do indivduo apenas mecnica adeso ao j definido. Com o foco no indivduo, a gesto participativa na escola pode trazer benefcios Nao. A dcada de 90 testemunhou a implantao de rgos colegiados na escola pblica, com vrias funes (inclusive zelar pela qualidade do ensino e pela transparncia dos recursos da escola). A implantao de colegiados e conselhos escolares exemplo de iniciativa, quase sempre poltica, que busca incentivar possveis canais de participao representativa na escola pblica. Para que esses pontos se concretizem e realmente levem melhoria da qualidade do ensino, faz-se necessria a implantao de projetos pedaggicos elaborados coletivamente a partir do perfil da unidade escolar, sem perder de vista as condies da rede e a poltica educacional. Tambm se faz necessrio a constituio de um Conselho Gestor que garanta a participao das comunidades interna e externa, a fim de que assumam o

34

papel de co-responsveis na construo de um projeto pedaggico que vise ensino de qualidade para a atual clientela da escola pblica. Dessa forma, faz-se necessria uma gesto democrtica como facilitadora do aprendizado do aluno, permitindo-lhe que, atravs das aptides cognitivas, construa sua caminhada ao longo da vida. Neste sentido parece estar implcita a importncia da gesto compartilhada, no apenas como instncia de natureza administrativa, mas como mediao de uma prtica pedaggica e poltica que leve a construo da escola de qualidade, pretendida pela classe trabalhadora.

35

9 - REFERNCIAS BERNARDES, C.Teoria geral da administrao: a anlise integrada das organizaes. 2 ed. Ver e ampl. So Paulo: Atlas, 1993. BOGDAN, R.C; BIKLEN, S.K. Investigao qualitativa em educao. Porto Alegre: Porto editora, 1994. CHIAVENATO ,I. Introduo teoria geral da administrao. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. GADOTTI, M & ROMO, J. E. (Org). Autonomia da escola: princpios e propostas. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1997. GIL, A.C. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1994. MAXIMIANO, A.C.A. Teoria geral da administrao: da escola cientfica competitividade na economia globalizada. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2000. PRIS M. de L. M. Administrao colegiada na escola pblica. 2 ed. Campinas: Papirus, 1992. RICCI, R. Gesto. Dicionrio do professor Participao e Gesto Escolar. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educao de Minas Gerais, 2002. __________Projeto de capacitao de dirigentes - PROCAD. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educao de Minas Gerais, 2001. RICHARDSON. TRIVIOS, A.N.S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. YIN, R.K. Estudo de caso: Planejamento e mtodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001 Bastos J. Baptista (Org.) Gesto Democrtica 3 Edio, Coleo o Sentido da Escola, Rio de Janeiro - Brasil Editora DP&A - 2002 HORA, Dinair Leal da. Gesto Democrtica na escola. Campinas: Papirus, 1998 SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 32 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999 FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gesto democrtica da educao: atuais tendncias, novos desafios. 2 edio. So Paulo, Cortez, 2000.

36

ANEXO ANEXO I Administrao Escolar Gesto Democrtica Objetivo: Identificar as aes de uma gesto participativa atravs de entrevistas com professores e funcionrios da Escola Estadual de Porto. Nome: _____________________________________ Funo:____________________________________ Escolaridade: _______________________________ Tempo de trabalho nessa escola: _______________ 1) Como voc considera a Gesto dessa escola? ( ) tradicional ( ) democrtica / participativa 2) As pautas de reunies do Colegiado so afixadas com a devida antecedncia e em local de fcil acesso aos professores? ( ) sim ( ) no 3) Voc toma conhecimento das decises colegiadas? ( ) sempre ( ) raramente ( ) s vezes ( ) nunca 4) Com que freqncia voc participa das reunies pedaggicas / administrativas? ( ) sempre ( ) raramente ( ) s vezes ( ) nunca 5) Nas reunies pedaggicas h participao do gestor / diretor escolar? ( ) sempre ( ) raramente ( ) nunca ( ) s vezes 6) Como voc fica sabendo das atividades extra-curriculares programadas pela escola? ( ) atravs dos prprios alunos ( ) atravs da escola ( ) atravs dos murais ( ) outros____________________________ ( ) no fico sabendo

37

7)Que sistema de avaliao / recuperao voc utiliza? ( ) Avaliao de aprendizagem utilizando procedimento didticos diversificados e Recuperao no momento em que a dificuldade detectada. ( ) Avaliao atravs de provas e Recuperao do final do bimestre / semestre / ano. 8)O Projeto Poltico Pedaggico (PPP) dessa escola foi elaborado com a ajuda de todos os educadores, servidores, membros da comunidade e colegiado escolar? ( ) sim ( ) no 9)Qual a relao existente entre essa escola e a comunidade na qual est inserida ( famlia, alunos)? 10) O profissional dessa escola valorizado? De que forma? Por quem?

You might also like