You are on page 1of 7

A CAMPANHA DO TRIGO

O trigo da nossa terra a fronteira que melhor nos defende, afirmava o regime

A 21 de Agosto de 1929 foi publicado no Dirio do Governo o decreto que deu incio Campanha do Trigo. Tinha como objectivo directo promover o aumento da produo deste cereal at s necessidades do consumo nacional, evitando assim que fossem para o estrangeiro importantes caudais de ouro para pagamento das importaes. Visava tambm dignificar a indstria agrcola como a mais nobre e a mais importante de todas as indstrias e como primeiro factor de prosperidade econmica da Nao (decreto n 17252). Ainda que abrangessem a produo cerealfera de todo o Pas, as medidas promulgadas no mbito desta campanha direccionavam-se sobretudo para o Alentejo. Na verdade, as polticas governamentais estavam, desde 1899, a contribuir para que a regioconsolidasse a imagem de celeiro de Portugal que manteve durante t odo o sculo XX.

Ao contrrio de grande parte da legisla o que incidiu sobre outras actividades agrcolas este decreto foi publicado no momento certo do ciclo produtivo do trigo, o que denota algum cuidado por parte do legislador. No final d o Vero, terminadas as ceifas e arrecadado o cereal da colheita de 1929, era altura de fazer as contas e de planear a nova safra. Este diploma e os que se seguiram na dcada de 30 estabeleceram as medidas de carcter tcnico, financeiro e regulamentar que orientaram as polticas do trigo at meados dos anos 60.

Apoios pblicos Entre as iniciativas tcnicas e tecnolgicas previstas contavam-se: emprstimo de equipamentos s explora es agrcolas, criao de campos experimentais, assistncia directa aos produtores, seleco de sementes, instalao de celeiros centrais e demonstrao de adubos. Devido desorganizao e escassez de meios de que dispunham os servios pblicos, algumas destas medidas no passaram de promessas ou foram adiadas at se tornarem urgentes. J as iniciativas de carcter financeiro subsdio de arroteia, crdito de campanha, fixao de preos ao produtor, prmios de produo tiveram aplicao mais lata. Nos anos 30, os produtores recebiam 100$00 (ou seja, 50 cntimos de euro) por hectare de terreno inculto ou ocupado com vinha que fosse reconvertido ao trigo. Passaram tambm a usufruir de um emprstimo de capital circulante para financiar as opera es de cada ano (alqueive, sementeira, adubos, monda, colheita, debulha e recolha) e, ainda, de um preo fixo para o trigo que produzissem, que lhes garantia lucro e os tornava quase imunes s flutua es do mercado. Tais apoios foram suportados pelo errio pblico. No primeiro ano de campanha, o Estado despendeu 5 mil contos, no segundo 7, 2 mil contos, depois esta verba comeou a baixar. No total, o investimento pblico saldou -se, de 1929 a 1936, em pouco mais de 32 mil contos. A partir de 1933 foram suprimidos alguns mecanismos especficos da campanha. Todavia, manteve-se o essencial. At meados dos anos 60, houve proteco alfandegria, um nvel de preos relativamente elevado e facilidades para obter o crdito de campanha. Assim, a vocao cerealfera do Alentejo perpetuou-se no porque esta fosse uma cultura economicamente vivel, mas devido ao forte apoio estatal. Estes incentivos estimularam o alargamento da superfcie anualmente semeada. Passou de 438 mil hectares, entre 1925 -29, para cerca de 497 mil hectares nos anos 30, continuando a aumentar a dcada seguinte. O mesmo no aconteceu com a produo. No quinqunio de 1925 -29 produziram-se por ano volta de 280 toneladas de trigo, em 1930 -34 contabilizaram-se 507 toneladas, o que foi interpretado como um enorme sucesso da Campanha do Trigo. Mas durou pouco. No quinqunio seguinte, a

produo anual rondou as 440 toneladas e na dcada de 40 foi ainda menor, apenas voltando a subir nos anos 50. Excepto nos poucos anos de boa produo nacional, manteve-se a importao de trigo extico para satisfazer as necessidades internas. Os anos de colheitas mais elevadas, especialmente entre 1931 e 1935, permitiram satisfazer as necessidades nacionais e criar excedentes. 1934 continua a ser lembrado como o ano em que at as pedras deram po. Surgiram, porm, novos problemas. Nos primeiros tempos, as estruturas de recolha e armazenamento no tiveram capacidade para acorrer a toda a colheita e uma parte perdeu-se: apodreceu mal acondicionada em sacaria e armazns desadequados. Para resolver esses problemas foi criada uma rede institucional que controlav a o processo desde a terra padaria. Federao Nacional dos Produtores de Trigo (FNPT), criada em 1932, coube comandar a produo: os produtores ficaram obrigados a vender toda a colheita organizao pelo preo previamente fixado. Os negociantes de trigo desapareceram. O cereal era armazenado nos celeiros construdos nas principais cidades e vilas e, depois, conduzido para transformao medida das necessidades. Os cilindros gigantescos que ainda povoam a paisagem alentejana e a de outras regies, como Trs-os-Montes, tm as suas origens nas medidas frumentrias dos anos 30. A FNPT, em conjunto com a Federao Nacional dos Industriais de Moagem e outros organismos corporativos, passou a monopolizar todo o circuito.

O celeiro de Portugal Apesar de algumas desiluses, o entusiasmo alastrou pelo Alentejo. A combinao dos apoios estatais, que garantiram lucro, com as condies climatricas propcias, que possibilitaram boas colheitas de trigo e no s, consolidaram os rendimentos dos latifundirios e criaram na restante populao expectativas de melhoria de vida. Nos distritos de Portalegre, Beja, vora e Setbal a agricultura envolvia directamente milhares de interessados. Pelo recenseamento de 1930, a populao activa agrcola nestes distritos rondaria 287 mil indivduos, dos quais cerca de 19 por cento so classificados como patres. A larga maioria, 81 por cento, foram considerados como trabalhadores por conta de outrem e como trabalhadores no remunerados. No contexto de uma agricultura pouco mecanizada, era no trabalho destes que assentava a explorao da vasta plancie. Os assalariados rurais, que constituam o grupo mais numeroso, estavam sujeitos a longos perodos de desemprego sazonal, a ms condies laborais, a baixos salrios. Muitos viram na Campanha do Trigo a possibilidade de escaparem misria, tornando -se seareiros. Os latifundirios permitiram que as famlias de seareiros e de rendeiros se encarregassem de desbravar as terras menos frteis das suas propriedades. Ainda que, quase sempre, salvaguardassem para si o subsdio que o Estado atribua s novas

arroteias, a procura era enorme. Agricultores de todos os estatutos ansiavam por terras de semeadura. Para tal, reduziram os anos de pousio, arrancaram azinheiras e sobreiros, suprimiram reas de pastoreio, resolveram mato e pedra. A azfama continuou, mesmo quando o Governo e as associaes de lavradores recomendaram moderao e a produtividade do solo estavam a baixar. Para muitos dos que se empenharam em fazer pequenas lavouras de trigo, todas as alternativas de que dispunham eram ainda piores e, at ao xodo rural dos anos 60, foram acreditando que a sua situao haveria de melhorar.

Exausto dos solos Os incultos deixaram de fazer parte da paisagem alentejana. Os estmulos pblicos incentivaram o alargamento da rea cultivada para alm dos limites habituais, o que levou utilizao de terras pobres e pouco adequadas para os cereais. Exauridos os nutrientes acumulados superfcie, em milhares de hectares, o solo mostrou -se incapaz de suportar as exigncias do trigo. Afinal, como afirmavam h dcadas vrios autores, em Portugal apenas os barros de Beja eram adequados para uma cultura to exigente como esta. Na poca, muitos entenderam que os adubos permitiram ultrapassar as limitaes dos ecossistemas. certo que o consumo de adubos aumentou, o que beneficiou este segmento industrial. Contudo, para que os adubos sejam eficazes necessrio que o solo tenha alguma fertilidade, que estes sejam adequados s sementes utilizadas e que haja outros cuidados tcnicos. semelhana do que estava a acontecer em outras regies do Ocidente, a Campanha do Trigo materializou a aliana entre a cincia e a tecnologia, as quais se estavam a tornar aliadas na maximizao da explorao dos recursos naturais. Acreditava-se que a agronomia poderia domesticar a Natureza, fazendo-a produzir quase tudo. A exemplo do que acontece em outros pases, no Alentejo os impactos negativos desta aliana permanecem visveis na paisagem, onde surgem montes sulcados pela eroso sem que, sequer, a floresta consiga crescer.

Os ministros e o ressurgimento da agricultura Numa Saudao lavoura distribuda pelo Ministrio da Agricultura em 1930, o ministro Henrique Linhares de Lima afirma: Campanha do Trigo, Campanha do Po, Campanha da Independncia, como melhor lhe queiramos chamar, ela traduz a ideia, que j agora constitui para mim um credo, de que precisamos de caminhar e, de facto, nesta hora, caminhamos, para o ressurgimento da nossa economia agrcola. Foi Linhares de Lima quem assinou o decreto fundador da campanha e quem assistiu aos primeiros meses de implementao das medidas legisladas (foi ministro entre 8-71929 e 21-1-1930). O seu percurso mostra que, mais do que um adepto das causas do sector agrcola, foi assumindo os cargos polticos que se ofereciam aos convictos apoiantes da ditadura. Desde os anos 30 que este militar de carreira atingiu a patente de coronel ocupou lugares to dspares como presidente da Junta Autnoma das Obras de Hidrulica Agrcola, presidente da Comisso Administrativa da Cmara Municipal de Lisboa, ministro do Interior, deputado. A Campanha do Trigo ter comeado a ser preparada quando a pasta de ministro da Agricultura esteve entregue (18-4-1928 a 7-7-1928) a Joaquim Nunes Mexia. Mas a instabilidade governativa que caracterizou a Ditadura Militar (que, por exemplo, levou Pedro de Castro Pinto Bravo a chefiar este ministrio de 10-11-1928 a 8-7-1929), no garantiu que fosse este o promulgador da legislao. Entre as ltimas dcadas do sculo XIX e as primeiras do seguinte, Joaquim Nunes Mexia foi um prestigiado dirigente da Associao Central de Agricultura Portuguesa e ocupou inmeros cargos em organismos pblicos locais, regionais e nacionais. Este latifundirio de Mora e bacharel em Direito era reconhecido como um elemento importante do lobby dos senhores do trigo que, h dcadas, pressionava os poderes pblicos para que fossem tomadas mais medidas proteccionistas do sector. Os grandes produtores alentejanos, incompatibilizados e descontentes com as polticas da I Repblica, estiveram entre os mais empenhados apoiantes do golpe militar de 1926 e do Estado Novo. Ao longo do perodo, a lavoura do Sul foi estabelecendo alianas, por vezes instveis e transitrias, com os representantes de outros interesses, como os da indstria da produo de adubos ou os do vinho, com vista obteno junto do Estado das medidas que lhe fossem mais convenientes.

Em termos europeus, as medidas frumentrias promulgadas nestes anos enquadravam-se na crescente propenso que o Estado estava a revelar, desde finais do sculo XIX, para intervir no sector primrio. Esta tendncia acentuar-se- a partir da I Guerra Mundial, quando nos pases ocidentais, independentemente do regime poltico que os governa, o Estado tende a aumentar os entraves alfandegrios circulao de produtos, influencia os preos dos b ens mais importantes, cria ou patrocina instituies para enquadrar as actividades produtivas e comerciais relacionadas com o sector agrcola. A Campanha do Trigo inspirou-se na Bataglia del Grano, promovida por Mussolini. Nesta, como em outras reas, o fascismo italiano influenciou a ditadura portuguesa e outras que surgiram na Europa. Estas medidas foram acompanhadas por uma

propaganda de exaltao nacionalista e autoritria, que alis se estendia tambm a outros domnios do passado e do presente do Pas. Por um lado, inseria-se a campanha na frente de combate nacional dependncia alimentar face ao estrangeiro, afirmando: O trigo da nossa terra a fronteira que melhor nos defende. Por outro, manifestava-se a ambio mais vasta de difundir o amor pelo cultivo da terra e pelos valores ruralistas, projectando na agricultura, e no na indstria, um futuro glorioso para a Ptria. Como em dcadas anteriores, o po, que era o alimento mais importante na dieta alimentar dos Portugueses, continuava a ser uma arma poltica, agora ao servio da ideologia do Estado Novo. Tal como nas ditaduras irms, como lhe chama Pequito Rebelo.

A luta entre o po e o vinho Desde h muito que a luta entre o po e o vinho fazia estalar polmicas nas pginas dos jornais, nas tribunas parlamentares. A questo apresentava facetas opostas. No po, seria necessrio aumentar a produo de modo a suprir as carncias nacionais. No vinho, as colheitas suplantavam com frequncia as necessidades internas e os excedentes tornaram-se um problema de difcil resoluo. Tratava-se de encontrar mercados para um produto que, no sendo de primeira necessidade nem de boa qualidade, estava mais sujeito s flutuaes econmicas e concorrncia de outros pases produtores. Os defensores da vitivini cultura entendiam que se as condies agro-ecolgicas do Pas eram propcias para a produo de vinho, o Estado teria de favorecer o escoamento. Tanto mais que este estava entre as principais exportaes. Na primeira metade dos anos 30, a instabilidade pol tica interna combinou-se com os impactos da Grande Depresso e com excelentes anos agrcolas para agitar os interesses ligados aos principais sectores agrcolas nacionais. Entre 1930 e 1935 registaram-se nos dois sectores as melhores colheitas de que havia memria. Assim, ao mesmo tempo que se debatiam com os novos problemas de armazenamento de cereais, os governos tiveram que enfrentar tambm os recorrentes problemas trazidos pelo sucesso da vitivinicultura. Para o vinho, o sistema de interveno foi diferente do adoptado para o trigo: o comrcio livre no foi suprimido e a organizao corporativa actuava ao lado dos agentes privados: garantia-se aos produtores que poderiam vender Junta Nacional do Vinho (JNV) tudo o que os comerciantes rejeitassem, asse gurando um preo mnimo que, mesmo sendo mais baixo do que o obtido no mercado, oferecia sempre algum lucro para os produtores. A rea com vinha foi crescendo visando mais a quantidade do que a qualidade do vinho, j que a JNV assegurava o escoamento de qualquer zurrapa.

IMPORTANTE:
O artigo apresentado da autoria de Dulce Freire e foi publicado no livro 1933 A Constituio do Estado Novo da coleco Os Anos em que Salazar governou . Assim, no dispensvel a leitura e anlise do artigo no livro citado.

You might also like