You are on page 1of 9

MITOS DE ASSRIO-BABILNIA

A dvida dos assrios para com os seus predecessores na "terra entre rios" torna-se particularmente patente na mitologia e no campo do simblico e o emblemtico. E, assim, se os sumrios tinham introduzido o sistema numrico sexagesimal, criando o calendrio de doze meses, os assrios sacralizaram os nmeros e dividiram o espao em doze partes: "Aqui nascem as teorias astro- lgicas das chamadas "Casas do Cu", isto , o cu aparece dividido em doze partes que correspondem aos doze signos do Zodaco".
Portanto, estes povos mesopotmicos tinham aos astros uma grande estima e estudavam os seus movimentos e interpretavam todo o caminho que aqueles percorriam. As diferentes criaturas sentiam, de uma forma ou de outra, a influncia dos astros; embora se pusesse especial cuidado em esclarecer que nem por isso se estava destinado obrigatoriamente a um total condicionamento. A verdade que tanto as duas luminrias ( o Sol e a Lua ), como os outros planetas ( por aqueles tempos s se conheciam cinco ), eram objeto de sacralizao, isto , representavam deidades que era necessrio adorar. Estes cinco planetas, mais as duas luminrias, recebiam o nome de "deuses intrpretes", dado que, observando todos os seus movimentos e o sentido dos seus giros, se chegava a conhecer com antecedncia determinados acontecimentos, tanto no aspecto pessoal como no social. Portanto, o protagonismo dos humanos, assim como a consecuo dos seus objetivos ou empresas, no dependiam s das suas prprias faculdades, mas tambm ( e talvez de maneira decisiva, em certas ocasies ) da vontade desses "deuses intrpretes".

RESPLENDOR DA NOITE
A Lua,entre os mesopotmicos, era a primeira deidade do cosmos e recebia o nome de Sin.Uma das suas principais funes consista em iluminar a noite para que os inumerveis ladres e assaltantes no pudessem levar a termo as suas patifarias. A lenda explica que Sin tinha uma barca ( aqui existe certo paralelismo com o ancio Caronte que, segundo o mito clssico que os gregos forjaro mais tarde, cruzava inumerveis vezes a pestilente lagoa Estgia com a sua barca carregada de mortais para serem julgados- que lhe servia para percorrer o espao imenso e levar, assim, a sua luz a todos os cantos do cosmos. Em ocasies, Sin se transformava de tal modo que o seu brilho no tinha sempre a mesma intensidade nem plenitude. Daqui que houvesse Lua cheia e quarto crescente, e todas as outras fases que esta luminria atravessava. A tradio popular falava do diadema do deus Sin, quando havia Lua cheia. De resto, esta deidade que iluminava a escurido guardava certa semelhana com uma deusa da mitologia romana que se chamar Lucina, que ser considerada pelos povos clssicos como uma deidade da luz que tinha como principal misso iluminar na escurido; por isso ser invocada nos partos e considerada a mais idnea protetora dos nascimentos entre os humanos.

Ningum podia conhecer o sentido ltimo destas transformaes que Sin levava a cabo, antes eram uma mais amostra da sua sabedoria e entendimento pelo qual, em ocasies, o deus Sin aparecia representado sob a figura de um ancio venervel, com semblante tranqilo e longa barba azul-prateada, e muitos deuses acudiam morada de Sin para pedir-lhe conselho e ajuda.

O DIA E A NOITE
Sin tinha como descendentes Shamash o deus do Sol, e Isthar personificao do planeta Vnus, a deusa do amor. Shamash percorria a terra do Este para Oeste montado na sua resplandecente carruagem. Conta a lenda assria que, quando tinha chegado ao limite ocidental e j o crepsculo cobria tudo, se abriam umas enormes portas, at a essa altura dissimuladas entre os cimo das grandes montanhas, e por elas penetrava o deus Sol, ocultando-se nas prprias entranhas da Terra. Deste modo comeava a noite no mundo dos humanos. Mas Shamash seguia incansvel o seu caminho pelas longas passagens subterrneas at chegar ao extremo oriental, onde outras enormes portas, dissimuladas nas mais altas e inacessveis cimeiras, se abriam de par em par para deix-lo passar. E, assim, comeava o dia no mundo dos humanos. Shamash semeava jatos de claridade e luz no seu contnuo caminhar, o qual era especialmente apreciado no mundo dos mortais dado que,graas a isso,os malfeitores no se atreviam a cometer erros por temor a serem descobertos. Deste modo, Shamash era considerado um deus justiceiro que, com os seus raios de luz, sabia construir uma tupida rede para apanhar os malfeitores e assim evitar a proliferao do mal entre os mortais. Foi-lhe erguido um templo na Babilnia,que a populao denominou "casa do Sumo Juiz",e acudia-se a ele com a inteno de conhecer cenas da vida futura. A populao mesopotmica considerava tambm o deus Sol como possuidor de poderes adivinhado- res para prever o porvir dos humanos. No obstante, para conseguir que lhes fossem revelados determinados aspectos da sua vida futura, os humanos tinham que realizar custosos rituais em ocasies cruentos em honra do deus Shamash.

A AURORA E O OCASO
A populao assria no s contava com o citado mito do dia e a noite, mas tambm tinha forjado a lenda da aurora e do ocaso, ou a manh e a tarde. Era este, com certeza, um tempo deificado, dado que era presidido pela deusa Isthar. E a populao proclamava-a "deusa da manh e da tarde"; era associada tambm com o planeta Vnus e guardava certa semelhana com a futura Afrodite dos posteriores relatos gregos. Isthar era descendente de Sin, a deusa Lua, e relacionada tambm com o blico e com a caa. Por seguir o seu esposo Ashur (deus supremo entre os assrio-babilnios, criador de todas as criaturas, e que aparecia representado a lombos de um touro bravo) aos campos de batalha,tinhase enchido de medo e conhecia todos os piores sofrimen- tos e terrores. Era muito freqente consider-la como uma deusa guerreira e, em ocasies, aparecia representada portando arco e flechas e montada numa

carruajem puxada por sete animais selvagens e velozes, num gesto persecutrio. No entanto,em outras zonas da Mesopotmia, Isthar aparecia associada com certos aspectos radicalmente diferen- tes dos expostos. Por exemplo, entre a populao de Erech, era considerada como a deusa me e a deusa do amor. Todo o sensual provinha de Isthar e, segundo a crena popular, descia ao mundo dos humanos de certo em certo tempo para trazer com ela prazer e dita e, ao mesmo tempo, afastar toda a desgraa, misria e sofrimento da superfcie da Terra.

PAIXO AMOROSA
Tinha decorrido j um tempo prudencial desde que Isthar descera ao mundo dos humanos mortais e tudo indicava que estes no eram muito mais felizes do que antes da vinda da deusa. E que a primitiva paixo amorosa tinha derivado em suspeita e suspiccia entre os amantes e, pelo mesmo motivo, os cimes tinham-se apresentado para dominar toda a situao. A mtua desconfiana substituir o idlico entendimento entre os amantes. Desde essa altura no existir amor sem o seu contrrio, o dio, sobre a Terra. A prpria deusa Isthar terminou por abandonar em breve o mundo dos humanos e todos os seus amantes mortais, para dirigir-se para os lugares freqentados pelos outros deuses. L encontrou-se com Tamuz - jovem deus e belo como um efebo, que presidia as colheitas- e ficou imediatamente impressionada pela sua beleza. At se diz que, quando aquele morreu, a deusa do amor desceu aos abismos insondveis da Terra sua procura. Deste modo, se cumpre o relato popular dos assrios, segundo o qual tambm os lugares de perdio -"a casa onde se entra, mas donde no se sai"- conheceram o amor, dado que houve ocasies em que foram visitados pela deusa Isthar.

A FONTE DA VIDA
Entre os povos mesopotmicos, o deus Tamuz era especialmente adorado e reconhecido, dado que dele dependiam as colheitas e a fertilidade da Terra. Segundo a lenda, Tamuz se manifestava em toda a sua intensidade no comeo da estao primaveral, quando a semente j tinha germinado;o qual se interpretava simbolicamente como a morte desta deidade.E, por isso mesmo, a deusa Isthar foi procur-lo morada dos deuses do mal. Pretendia resgatar o seu amado dos tormentos que suportava em to ttrico lugar. Para isso, a deusa Isthar, uma vez que chegou s portas da manso "impossvel de abandonar, depois de ter entrado", dirigiu-se para o seu interior sem temor algum. Em cada estncia que atraves- sava ia deixando algum adorno pessoal -colares, aros, pulseiras, anis. ..- e desprendendo-se das suas vestiduras, at que, por fim, chegou nua perante a presena da soberana dos lugares de perdio, que ordenou aos seus servi- dores e lacaios que encerrassem a atrevida intrusa no mais recndito e escuro dos quartos e que lhe enviassem doenas e desgraa sem fim. Isthar tinha-se proposto ajudar o jovem Tamuz e ressuscit-lo com as guas da "Fonte da Vida"; por isso tinha descido aos lugares de perdio e desprendido de todas as suas roupas e atavios.

Outras verses do mito indicam que, dado que Isthar era considerada uma deusa sideral associada, como j dissemos, com o planeta Vnus, tinha penetrado na regio das trevas subterrneas, transformada em figura humana, com o propsito de introduzir o culto aos astros.

TERRA SEM RETORNO


J na mitologia dos povos mesopotmicos, segundo o citado, aparece uma referncia a lugares escuros e ttricos, radicalmente diferentes daqueles que serviam no s de morada,mas tambm de ponto de reunio das assemblias das deidades. Posteriormente, outros povos faro seus esses mitos assrio-babilnios; e, assim, nascer entre os clssicos o relato do Trtaro, lugar abissal e de perdio, cujo nico soberano ser o deus Hades /Pluto,rei do mal e da dor, e senhor da escurido e das sombras. A lenda mesopotmica,em compensao, chama este lugar de castigo "Terra sem retorno" ou, tambm, "manso onde se pode entrar, mas donde no se pode sair". uma zona escura que se estende pelos confins subterrneos da Terra e umas enormes portas resguardam-na do mundo exterior. Quanto ao seu interior, estava composto por sete estncias o sete estava considerado como um nmero mgico e sagrado entre os povos assrios e babilnios , e cada uma delas albergava um sem-nmero de condenados que sofriam, ininterruptamente,os efeitos das "sessenta doenas" e outras tantas desgraas. Ereshkigal era a dona e senhora da "Terra sem retorno", embora em breve teve que compartilhar o seu reinado com o deus Nergal, que queria expuls-la dos seus domnios subterrneos, de bom grado ou fora. Mas a astuta deusa, informada da fora e da belicosidade de to funesto deus, props a Nergal um arranjo pacfico que consista em unir-se em casamento -o que foi aceitado sem reservas pelo marcial deus- e, assim, governar ambos a "Terra sem retorno".

SBIO E PODEROSO
Depois de que os servidores de Ereshkigal,seguindo letra as instrues da soberana das trevas, terem encerrado a deusa do amor no mais escuro dos habitculos daquele lugar de perdio e de dor, o mundo dos seres humanos caiu sumido na mais abjeta das misrias. E at os prprios deuses foram presa de certa solido at a essa altura no sentida por aqueles lares divinais. Terra e Cu cobriram-se de uma espessa nvoa e gigantescas sombras se espalharam pelo cosmos infinito. A desolao era total e um sepulcral silncio invadia tudo; s de vez em quando se ouvia chorar com desespero e umas vozes desgarradas -j exaustas- suplicavam o regresso da deusa Isthar da "Terra sem retorno". Foi ento quando o mais sbio e poderoso dos deuses, que os mesopotmicos chamavam Ea e que se caracterizava por favorecer e ajudar os seres humanos, decidiu enviar um mensageiro seu bem instrudo, pela prpria deidade, nos mistrios esotricos, e apetrechado com todas as frmulas e poderes mgicos at a essa altura conhecido "Terra sem retorno". A lenda assrio-babilnica explica que, assim que o emissrio de Ea chegou presena de Ereshkigal,e como esta notasse o afeminamento daquele,assim como o poder de convencimento das suas palavras, decidiu talvez para perder de vista to amaneirado embaixador do sbio, benvolo e poderoso deus Ea ps em li- berdade a deusa do amor. Esta foi acompanhada at a sada daquele lugar de trevas por um

dos criados de Ereshkigal e, durante o caminho de regresso, ia recuperando as peas e adereos que anteriormente tinha abando- nado em cada estncia que atravessava.

"O AMOR PODE TUDO"


Desde essa altura aumentou o culto deusa Isthar entre as populaes mesopotmicas e se ergueram templos na sua honra, e voltou o amor ao mundo dos homens e os deuses acabaram com as trevas e as sombras gigantescas e, de novo, a claridade, a luz e o resplendor invadiram o espao imenso. A partir de agora,a povoao assrio-babilnico honrava deusa do amor,no s pelas conseqncias beneficiosas derivadas do seu regresso, mas tambm porque era considerada um smbolo emblemtico pleno de significao: ela tinha conseguido regressar da "Terra sem retorno"; e o seu poder era agora sublime e nico. S levava como bagagem a sua paixo amorosa quando percorria os sinistros aposentos da morada dos deuses do mal, e ningum pde fazer-lhe mal. Isso indica, portanto, que o amor pode tudo. Outras verses do mito da deusa Isthar explicam que houve tempos escuros na histria dos seres humanos; pocas de guerra e de luta entre irmos e vizinhos. Um tempo em que s se via misria e necessidade por todo o mundo. E, quando j os seres humanos desesperavam por encontrar uma sada a tanta desolao, tudo parou como por encanto. Mas a explicao deste novo e satisfatrio desfecho segundo contam os mitlogos devia ter ao seu redor a deusa do amor; e, de resto, todos os eventos tinham sucedido durante o tempo em que Isthar se encontrava cativa na escura e lgubre "Terra sem retorno".

"ESPRITOS E GNIOS"
No entanto, ningum teve a sorte que correspondeu deusa do amor. E, assim, esta terra de desolao, a "Terra sem retorno", regida pela deusa Ereshkigal e pelo seu esposo Nergal amos e senhores do mundo das trevas, alberga tantas almas de condenados que no tinha suficientes habitculos para cont-las, pelo qual se alinhavam e amontoavam em perptua desordem. Estas almas dos mortos eram denominadas "Edimm", no tinham sido objeto de culto, ou rito funerrio, nem enterradas e, segundo estava escrito nas tbuas de argila, recebiam como nico alimento p e barro. No obstante, entre os "Edimm" havia alguns privilegiados que eram recompensados com algum gole de gua fresca e clara. Ao parecer, estes tinham tido no mundo terreal a proteo de GNIOS benvolos e, pelo mesmo motivo, mereciam um trato especial. Os GNIOS, especialmente os GNIOS benignos-, segundo a mitologia assrio-babilnica, tinham a funo de relacionar os humanos com os deuses; realmente, eram intermedirios dos seres mortais perante os seres divinais; desenvolviam, principalmente, uma funo protetora e os humanos se encomendavam e confiavam neles. Os GNIOS do mal, em compensao, enviavam ao mundo dos mortais todas as classes de doenas e horrores. Eles introduziam as desigualdades entre as sociedades humanas e induziam os homens a realizar aes contra os seus semelhantes. Eram responsveis pelas brigas entre os familiares, amigos e amantes. Levavam a amargura a todos os lugares da

terra porque, segundo a crena popular, tinham-se originado da blis arrojada pelo deus Ea das profundas guas dos rios, mananciais e fontes que, em ocasies, constituam a sua morada, o prprio nome de Ea significava "casa de gua", para a sua superfcie. Estes GNIOS malignos viviam nas profundidades das mais escuras cavernas e, quando apareciam aos humanos, adotavam formas de monstros terrveis e horrorosos. Podiam ser vencidos utilizando conjuros e, tambm, por meio de ritos mgicos e esotricos conhecidos por poucos.

TBUAS DO DESTINO
O destino dos seres humanos, segundo a mitologia dos povos assrios,era discutido e acordado na assemblia anual de deuses. O deus Nab que,segundo a tradio mtica dos povos da Mesopotmia, tinha idealizado e introduzido a escritura, devia transcrever os acordos l alcanados e, seguidamente, guardar as tabelas ou tbuas de argila. Desde agora chamar-se-iam "Tabelas do Destino" e nelas se encontrariam gravados, com signos cuneiformes, to- das as circunstncias e acontecimentos que o futuro reservava a cada criatura humana ao longo do ano que comeava. Era muito importante que Nab guardasse as "Tabelas do Destino" e que guardasse em segredo as decises da assemblia de deuses para que, assim, os seres humanos realizassem sem sobressaltos o seu prprio destino anual. Ningum, exceto os deuses, conhecia o contedo das "Tabelas do Destino", mas, no entanto, os humanos podiam ter certos indcios, ou determinada informao, sobre o seu porvir, mediante os sonhos, que tambm eram enviados pelos deuses, ou mediante emissrios.

O ROUBO MAIS AUDAZ


Portanto, o verdadeiro e o falso, o beneficioso e o prejudicial e, em definitivo, o bom e o mau, provinha dos deuses. A vida, os males dos seres humanos,j estava pr-determinado de antemo,gravado com puno de cana manusea- do por um escrivo hbil: o deus Nab. As "Tabelas do Destino" significavam poder sobre o mundo dos humanos e, pelo mesmo motivo, a sua custdia tinha que ser encomendada ao guarda. Mas, segundo a lenda popular mesopotmica, um teimoso ladro conseguiu eludir a vigilncia do deus Nab e apoderou-se das "Tabelas do Destino". Este foi o mais importante de todos os roubos cometidos at a essa altura por uma criatura. Foi efetuado pela ave-tempestade Zu, de quem se dizia que voava to veloz e era tal a sua ferocidade que nem sequer os deuses se atreveram a persegu-la. No obstante, conta a lenda que o deus Marduk, personificao da ordem e da justia, valoroso e forte como ningum-, saiu em perseguio do pssaro Zu e conseguiu alcanlo; partiu-lhe a cabea e resgatou as "Tabelas do Destino". Evitou-se assim uma possvel manipulao que teria conduzido a um terrvel caos no mundo dos humanos, e ainda dos prprios deuses que, ao no conhecer o novo destino daqueles, j no poderiam impor-lhes a sua vontade.

CRIAO DO MUNDO
No h duvida de que a mitologia dos povos mesopotmicos deve bastante s civilizaes anteriores mas,em quase todos os casos, sobressai pela sua originalidade tanto como pela sua criatividade. Foram os assrios que introduziram lendas carregadas de simbolismo mtico,entre as quais cabe destacar, por exemplo, a narrao sobre a"Criao do

Mundo", o relato acerca do "Dilvio Universal" e a clebre "Epopia de Gilgamesh". Antes, muito antes, de Assur capital que deve o seu nome ao grande e poderoso deus assrio, Assur; este aparecia representado,com certa freqncia,sob a figura de um humano que levava duas enormes asas de guia e Babilnia existirem, ou seja, no princpio dos tempos, aconteceu, segundo a lenda mesopotmica, o relato da Criao. Por ento no havia nem acima nem abaixo, isto , nem Cu nem Terra, pois ainda no lhes tinha sido dado um nome. As deidades que moravam entre as guas bravas de oceanos e mares lutaram entre si para demonstrar a sua hegemonia. Das profundidades abissais do mar surge Tiamat que, em unio de outros deuses, pretende erigir-se em deidade suprema. Servindo-se das suas ms artes, provoca tempestades e faz correr ventos e furaces por todos os lados; consegue criar inumerveis monstros, tais como ces raivosos e escorpies gigantescos para formar, por assim dizer, uma espcie de exrcito invencvel. E, entretanto, as outras deidades elegeram o poderoso Marduk, que se iniciar aqui como destacado protagonista da histria mtica e ser reconhecido, por parte dos mesopotmicos, como deus encarregado de pr ordem e fazer justia, para que enfrente Tiamat.

A FLECHA DA MORTE
Marduk tinha-se destacado sempre pela sua coragem e arrojo e, pelo mesmo motivo, assim que conseguiu que os outros deuses delegassem nele para que acabasse com uma deidade to volvel como Tiamat, no duvidou um instante. Escolheu imediatamente as suas armas prediletas, aquelas que melhor sabia manejar: o seu arco bem tensado e o seu saco repleto de afiadas flechas. Teceu tambm uma tupida e forte rede, com a inteno de apanhar nela Tiamat e partiu sua procura. Encontraram-se ambos os adversrios e travaram feroz batalha; uma certeira flecha sai do arco bem tensado de Marduk e consegue acabar com a vida de Tiamat. O primeiro parte em duas metades o crnio do segundo. Com uma das partes formar a cpula celeste; enche-la- de estrelas e astros e levantar uma manso para as deidades que o ajudaram na sua luta contra os deuses rebeldes. Com a outra parte, construiu os cimentos do mundo terrenal e, assim, o mundo ficar enraizado e ordenado. Ainda a superfcie da Terra se encontrava alagada pela gua dos oceanos. Ento, Marduk decidiu fabricar uma gigantesca gelosia que depositou na superfcie das guas; cobriu todos os seus buracos e celas com p e barro e surgiu a Terra. Foi originada pela fora criadora de Marduk.

O MUNDO DOS HUMANOS


Seguidamente, o deus Marduk amassou com o seu prprio sangue as criaturas humanas, fez brotar mananciais e fontes entre prados e montanhas,e a Terra se cobriu de rios,arroios e lagos; por fim, ps nela os animais selvagens e domsticos e as diversas espcies de aves, e a criao ficou concluda. Outras verses explicam que os seres humanos foram modelados primeiro com argila, o qual constituir a semente da Humanidade e, graas a isso, Marduk pde criar o homem. Esta semente tinha sido obtida pela deusa

Aruru, que gozava de grande prestgio entre a populao de Sumer e Akad. Conta a lenda que Aruru tinha modelado com argila figuras femininas, semelhantes a ela prpria. Segundo se desprende deste mito mesopotmico, a mulher foi criada antes do que o homem e constituiu-se em semente da Humanidade. No obstante, o que se propunham os assrio-babilnios, em todos os casos, era realar a origem divina da raa humana e, pelo mesmo motivo, a partir disso, confeccionaram os seus mitos sobre a criao do homem e da mulher. Depois de vencer Tiamat,o resto dos deuses repartiu o mundo entre eles. E, assim, Marduk escolheu ser soberano da Terra; o deus An erigiu-se em dono e senhor do espao imenso e do Cu; e a ltima deidade que completava a trindade de deuses, isto , Ea, correspondeu reinar sobre as guas.

LENDA DO DILVIO
Mas os humanos, ainda tendo uma origem divina, no se comportavam em conseqncia com isso e incomodavam os deuses.Estes decidiram inundar a Terra para que, assim, perecesse a raa humana. Mas, segundo conta a lenda popular, um dos deuses ( Ea ), deidade que governava sobre as guas apiedou-se dos humanos e escolheu entre eles o mais inteligente e preparado para levar a cabo o seu plano de salvao de todas as criaturas. Ordenou-lhe que construsse uma embarcao grande e que se introduzisse nela com a sua famlia e os seus utenslios. Tambm devia ter um lugar para os animais domsticos e selvagens e para um exemplar das diferentes espcies de aves. Quando estava tudo concludo, e j as portas daquela enorme arca segundo se indica no poema, o seu comprimento tinha que ser igual sua largura se tinham fechado, comeou a chover torrencialmente e desatouse um vento forte. O temporal durou "seis dias e seis noites" e a gua alagou a Terra inteira: "toda a espcie humana ficou convertida em lodo". Mas, ao amanhecer do stimo dia, a calma voltou, como por encanto, a reinar. A barca encalhou no cimo do monte Nissir, que no tinha sido coberto pelas guas: dela saram uma pomba e uma andorinha mas, ao cabo de algum tempo, voltaram porque no tinham encontrado lugar onde repousar. Passou um tempo prudencial e, desta vez, saiu da barca um corvo que j no regressou, dado que tinha encontrado um local onde pousar-se e carne com que alimentar-se. Ento abandonaram aquela imensa arca todas as outras criaturas e, de novo, houve vida na Terra frtil.

EPOPIA DE GILGAMESH
H j mais de 4000 anos que foram gravadas as andadas e aventuras do legendrio heri babilnico Gilgamesh. Doze tabelas de argila, achadas na famosa biblioteca, composta por mais de vinte e duas mil tabelas de argila, que Assurbanipal tinha criado na cidade de Nnive, constituam o suporte do clebre poema de Gilgamesh. Trata-se, portanto, de uma obra nica no mundo, de incalculvel valor, tanto literrio como mtico. O poema narra a histria da amizade entre personagens que tinham sido criados para odiar-se. E tambm descreve o temor que invade os mortais perante a fora de Gilgamesh, que tinha sido criado pela deusa Aruru. Alm disso, se relatam os sonhos dos seus

principais protagonistas e se reala a importncia do mundo onrico e a sua interpretao. Gilgamesh mostrou em muitas ocasies o seu arrojo e valentia lutando, e vencendo, monstros gigantescos como Khumbava, embora sempre recebesse a ajuda incondicional do seu companheiro e amigo Enkidu. No entanto, houve um tempo em que, segundo narra o poema, tinham sido inimigos: "Contra Gilgamesh se lanou Enkidu, gadelhudo. Se levantou contra ele. E mediram as suas foras na grande praa." Atravs de tanta faanha e aventura, descritas no poema, o heri Gilgamesh pretendia encontrar a imortalidade.

You might also like