You are on page 1of 8

DEFINIO: aula com caractersticas aerbias, realizada com pequenos saltos, corrida estacionria e movimentos coreografados sobre uma

mini cama elstica individual.

CARACTERSTICAS DO APARELHO:
Dimenses: 15 a 20 cm de altura 80 cm a 1 m de dimetro

Superfcie elstica presa por tensores (molas) para absoro do impacto

Lona super resistente - suporta at 150 Kg

filho do trampolim acrobtico, cujos primeiros registros datam de 1911. Em 1938 criado um prottipo menor, o mini-trampolim 1975 esta modalidade passou a ser praticada nos EUA, Filipinas e Hong Kong e estudo comearam a ser realizados Cientistas da NASA aps 14 dias no espao ocorre perda de massa muscular e ssea e o mini-trampolim a atividade que mais se assemelha as condies especiais de gravidade (movimentao vertical) Outras entidades passam a patrocinar e conduzir investigaes cientficas: timo meio de condicionamento fsico 2002 Cida Conti (Fit- Pr) cria a aula pr-coreografada Jump Fit

melhora o sistema cardio-respiratrio e a resposta hemodinmica, por aumentar o bombeamento sanguneo durante os
exerccios, melhorando a circulao. Jump fit aula de aproximadamente 50 min (Furtado et al, 2004) FC mdia 160,3 (85% da FC mx) VO2 - 1,59L.min-1 (81,2% VO2 pico) Quociente respiratrio - 0,87 Atividade moderada intensa

melhora a composio corporal atravs da modificao do perfil


lipdeo sanguneo atravs do alto gasto calrico: Jump fit aula de aproximadamente 50 min (Furtado et al, 2004) Gasto energtico - 386,4kcal

melhora da circulao sangunea e do sistema linftico,


contribuindo para o combate celulite: a cada saltito executado, ocorre alta contrao perifrica dos msculos dos membros inferiores (peso corporal multiplicado por pelo menos 3) , auxiliando o bombeamento da linfa, lquido que concentra toxinas.
Na fase de "amortecimento" (figura 1) a contrao muscular intensa provoca o fechamento das vlvulas, que bloqueiam a linfa. Na fase "area (figura 2) a musculatura relaxada permite a abertura das vlvulas e a passagem da linfa.

baixo risco de leses: de acordo com a Universidade de Oklahoma,


a lona elstica do trampolim absorve 87% dos impactos.

Peter e Lorna Francis PHD Cinesiologia San Diego USA Adaptado por caro de Barros - 2002

Fortalecimento do aparelho motor, em especial o de sustentao:


diferente de exerccios que descarregam a fora corporal no solo, no jump ela sobrecarregada no prprio corpo. Trabalho dinmico membros inferiores. Trabalho dinmico ( equilbrio e impulso) da cintura escapular. Trabalho isomtrico da musculatura de sustentao.

Auxlio na preveno da osteoporose: pela ao das foras atuantes


(da gravidade, de acelerao e desacelerao) Comparando-se outras modalidades, o exerccio no jump capaz de fortalecer os msculos e os tecidos sseos quatro vezes mais.

Com relao ao equipamento:


O equipamento deve ser usado por uma pessoa por vez. Usar tnis apropriado (no necessrio amortecimento)

No pisar nas bordas. Colocar o aparelho a 2m de distncia de objetos e paredes. Verificar se os ps do jump esto firmes e bem rosqueados. Subir e descer de frente para o Jump.

Com relao aos movimentos:


Sempre empurrar a lona, nunca saltar! Apoiar a sola do p na lona, com nfase nos calcanhares. Manter os ps afastados na largura dos ombros. Realizar as aterrissagens com os joelhos semiflexionados. Manter o tronco ligeiramente inclinado frente, principalmente nos movimentos de apoio dos dois ps.

Com relao a aula em si:


Controlar a freqncia cardaca, que deve estar entre 60% e 80% da F.C. mxima. Fazer alongamentos antes e depois dos exerccios, alm de um bom aquecimento. Mulheres: usar dois tops. Homens: usar sunga. Se hidratar durante a aula. Urinar antes do incio da aula.

CONTRA-INDICAES:
gestantes instabilidade articular (joelhos e tornozelos) labirintopatia severa hrnia de disco e hrnia inguinal

AQUECIMENTO: 5 min. Dividido em duas partes:


no solo, com movimentos simples, globais, articulares especficos e com alongamento de MMII. sobre o trampolim passando pelos movimentos bsicos, informando tambm os nomes de cada movimento a ser utilizado.

PARTE PRINCIPAL: 138 a 145 bpm durao de acordo com o tempo total da aula. Pode ser atravs de: rotinas que tenham a durao de uma msica e, neste caso, cada msica ter uma rotina diferente movimentos avulsos movimentos que se somam

ESFRIAMENTO E ALONGAMENTO: 5 min.

Inicia-se sobre o jump e termina no solo. Conter movimentos simples, compensatrios e com alongamentos especficos para MMII e TRONCO (lombar), pois estas regies sero muito solicitadas durante a parte principal da aula. Pode-se realizar abdominais aps esfriamento e, em seguida, exerccios de alongamento.

Movimentos da 1 famlia: so executados com transferncia constante


de peso de um p para o outro. Exige maior conscincia cinestsica.

Tap Step touch Tcha tcha Cowboy baixo Cowboy alto

pr-corrida corrida (joelho 45) hop ou skip (joelho 90) elevao de joelhos ou calcanhares esqui ou galope

Movimentos da 2 famlia: executados com o apoio simultneo de


ambos os ps sobre a lona. Demandam menor equilbrio.

passo bsico twist polichinelo lateral polisapato ou tesoura

You might also like