You are on page 1of 15

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo para responder as questes a seguir. Brasileiro: Cidado? A igualdade na sociedade brasileira tem sido uma verdadeira obsesso para os atuais cientistas da antropologia social brasileira. A igualdade, como valor poltico ou como ideal social nos leva discusso no s da democracia como estilo de vida ou cultura, mas, sobretudo da cultura da democracia. Quem o cidado em nosso pas? Confesso que esta indagao me traz um conjunto de imagens perturbadoras. Ao pensar em cidado e em cidadania no me vem mente a imagem de uma pessoa que segue tranqilamente as regras da lei. Penso em uma letra antiga de uma msica conhecida que fala do Z da Silva, que no sabe a cor do dinheiro e do conforto. Penso tambm no papel social de Joo Ningum que sou obrigado a desempenhar quando me vejo obrigado a resolver um problema num banco, na telefnica ou em qualquer outro rgo pblico. De fato, de tanto ser e ver esse Z da Silva, posso compor seu rosto e seu jeito. Ele provavelmente de cor, magro, mal nutrido, veste-se mal, leva insegurana na voz: fala errado, fala de modo balbuciante, revelando falta de informao e leitura. Jamais reclama. Quando o faz atravs de um quebraquebra, reagindo exageradamente, de modo violento. Vejo o rosto sofrido de milhes que vagam pelas filas de triagem dos hospitais pblicos, querendo receber uma palavra de reconhecimento social e poltico. Uma palavra que diga que eles so parte de alguma coisa e que sua existncia (sem o carro oficial), sem dinheiro no banco, sem diploma universitrio) tem algum valor . Roberto da Matta (1992) com cortes e adaptaes.

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

QUESTO 01 Marque a alternativa CORRETA. O texto Brasileiro: Cidado? tem como idia central: (A) (B) (C) (D) A discusso do significado de ser cidado. O sofrimento de milhares de pessoas nos hospitais. O valor de quem tem diploma universitrio. A falta de segurana devido ao quebra-quebra dos marginais nas ruas.

QUESTO 02 O autor expressa que desempenha papel social de Joo Ningum em algumas situaes. Marque a alternativa INCORRETA. (A) (B) (C) (D) Resolvendo problemas no banco. Esperando atendimento nas filas de hospitais. Tendo reconhecimento social e poltico. Reagindo violentamente.

QUESTO 03 Observe a frase: A igualdade na sociedade brasileira tem sido uma verdadeira obsesso...(1o pargrafo ). Marque a alternativa que NO apresenta o mesmo sentido da palavra destacada. (A) (B) (C) (D) idia fixa. obstinao. desinformao. preocupao.

QUESTO 04 A palavra insegurana, possui o prefixo in, com significao antnima de segurana. Marque a alternativa na qual o prefixo acima NO possui a mesma significao da palavra acima citada. (A) (B) (C) (D) Inoportuno. Insuportvel. Intolerncia. Interessante.
3

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

QUESTO 05 No trecho: Confesso que esta indagao me traz um conjunto de imagens perturbadoras. Marque a alternativa que apresenta a classificao respectiva das palavras destacadas, de acordo com suas classes gramaticais. (A) (B) (C) (D) verbo pronome substantivo substantivo. verbo pronome pronome adjetivo. pronome pronome substantivo artigo. verbo pronome substantivo adjetivo.

QUESTO 06 A palavra obsesso possui em sua estrutura um dgrafo representado por ss Marque a alternativa que NO apresenta dgrafos em seus vocbulos. (A) (B) (C) (D) Discusso. Hospitais. Antiga. Milhes.

QUESTO 07 Observe o perodo: Penso no papel social de Joo Ningum que sou obrigado a desempenhar quando me vejo a resolver problemas num banco... O trecho destacado mantm uma relao precisa de __________________ com o perodo. Marque a alternativa CORRETA que completa a lacuna acima. (A) (B) (C) (D) Contraste. Tempo. Causa. Conformao.

QUESTO 08 Considere o texto Brasileiro: Cidado? e marque a alternativa CORRETA. As qualificaes magro e mal nutrido (5o pargrafo) referem-se: (A) (B) (C) (D) ao Joo Ningum. ao Z da Silva. ao Banco. qualquer rgo pblico.
4

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

QUESTO 09 Leia o trecho: Uma msica letra antiga de uma msica conhecida que fala de algum que no sabe a cor do dinheiro. Marque a alternativa em que as palavras destacadas, nesta ordem, esto na funo gramatical CORRETA. (A) (B) (C) (D) artigo indefinido, artigo definido, artigo indefinido. artigo definido, artigo definido, artigo indefinido. artigo indefinido, artigo indefinido, artigo definido. artigo indefinido, artigo definido, artigo definido.

QUESTO 10 Observe as palavras: poltico regras cidado e marque a alternativa CORRETA quanto classificao tnica das mesmas. (A) (B) (C) (D) proparoxtona paroxtona- oxtona. paroxtona paroxtona oxtona. proparoxtona oxtona- paroxtona . oxtona paroxtona proparoxtona. CONHECIMENTOS GERAIS / LEGISLAO CONSIDERE A CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E RESPONDA S QUESTES DE 11 14. QUESTO 11 A Constituio Brasileira, no artigo 5, define que a casa asilo inviolvel do indivduo. Estabelece, ainda, em quais situaes algum pode penetrar na casa de uma pessoa sem o seu consentimento. Uma dessas situaes : (A) (B) Por determinao judicial, durante o dia. Suspeio de envolvimento do morador com contrabando, a qualquer hora. (C) Somente durante o dia, por denncia de maus-tratos envolvendo menores. (D) Em horrio comercial, por no atendimento a uma convocao de autoridade.
5

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

QUESTO 12 Marque a alternativa que corresponde s funes da Polcia Militar, de acordo com o artigo 144 da Constituio Federal da Repblica Federativa do Brasil: (A) (B) (C) (D) Destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. Destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais. Apurao das infraes penais, exceto as militares, que esto sujeitas ao exrcito, marinha e aeronutica. Polcia ostensiva e preservao da ordem.

QUESTO 13 Marque a alternativa CORRETA que identifica o que prev a Constituio Brasileira para que haja crime: (A) (B) (C) (D) Lei anterior ou posterior ao fato. Lei anterior que o defina. Ato administrativo seguido de lei que o defina. Lei ou cdigo posterior que o defina.

QUESTO 14 Os direitos sociais so garantidos pela Constituio Brasileira. Analise os seguintes direitos: I. II. III. IV. Lazer e segurana. Educao e sade. Trabalho e moradia. Previdncia social, proteo maternidade, infncia e assistncia aos desamparados.

Marque a alternativa CORRETA, que versa sobre os direitos sociais, na forma da Constituio: (A) (B) (C) (D) Apenas II e IV esto corretas. Apenas I, II e IV esto corretas. Apenas I e III esto corretas. Todas as alternativas esto corretas.
6

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

CONSIDERE CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE LAGOA DA PRATA E RESPONDA AS QUESTES DE 15 A 18. QUESTO 15 Marque a alternativa INCORRETA. (A) (B) (C) Lagoa da Prata encontra-se na Regio do Mdio So Francisco. Os municpios mais prximos de Lagoa da Prata so: Bom Despacho, Moema, Arajos, Santo Antnio do Monte, Japaraba, Arcos, Bambu, Crrego Dantas e Luz. Os moradores de Lagoa da Prata se comunicam com outros municpios atravs das rodovias: MG 170, que liga o municpio a Moema e posteriormente a BR 262, ao norte e a Arcos ao Sul; MG 429, que liga Lagoa da Prata a Santo Antnio do Monte, a Leste e posteriormente a MG 050 e ao municpio de Divinpolis. Lagoa da Prata tem sua origem e seu nome ligados lagoa de guas lmpidas que abrigou em suas margens, o casario de seu fundador, o Coronel Carlos Jos Bernardes Sobrinho, no final do sculo XIX.

(D)

QUESTO 16 Marque a alternativa INCORRETA (A) Batizada de Lagoa da Prata, conforme a cultura popular, por padres missionrios que assistiram ao resplandecer dos raios do sol sobre suas guas, a Praia Pblica, construda e inaugurada em 1968 hoje a principal atrao turstica do municpio, que procura preservar suas margens e melhorar a infra-estrutura para melhor receber os turistas. O Turismo Ecolgico, a partir do reflorestamento e recuperao das matas ciliares dos inmeros crregos, lagoas e rios que cortam a regio, tambm pode se tornar uma importante fonte de renda para o municpio. A Pesca Desportiva nas guas do Rio So Francisco j atrai pescadores e rancheiros nos finais de semana. Com a revitalizao dos rios esta atividade pode se tornar ainda mais atrativa. O traado do Stio Urbano com ruas estreita, arborizadas e quarteires com traados metropolitanos impressionam pelo cuidado com o projeto urbanstico da cidade.

(B)

(C) (D)

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

QUESTO 17 Marque a alternativa INCORRETA. (A) As Grutas e Cachoeiras tambm representam potencial turstico, mas para isso preciso preservar e recuperar o patrimnio natural e arquitetnico do municpio: a nascente da Lagoa da Prata, o Museu (casaro) a Ponte de Ferro sobre o Rio So Francisco, o prdio da Escola Jacinto Campos, a Estao Ferroviria, e outros. Lagoa da Prata uma cidade que possui aproximadamente 41.000 habitantes, estando localizada no centro oeste do estado de Minas Gerais, com uma temperatura mdia anual de 21o C e 22o C. A cidade de Lagoa da Prata possui caracterstica industrial voltada principalmente para laticnios, apresentando tambm grande crescimento nos setores primrios. So atrativos da cidade de Lagoa da Prata: o Rio So Francisco, a Ponte Olegrio Maciel, a Cachoeira Cemiguinha, os Ranchos, as Lagoas Verde e Feia, as Grutas, Cavernas e Pinturas Rupestres, Paredes, Matas Ciliares, entre outros.

(B) (C) (D)

QUESTO 18 No Calendrio anual de eventos em Lagoa da Prata vrios so os registros importantes. Marque a alternativa que NO corresponde a um dos eventos da cidade: (A) (B) (C) (D) Dia de So Sebastio Procisso de Cavaleiros at a Igreja de So Sebastio. Semana Santa Procisses, Encenaes, Viglias e Pregaes Baile de Aleluia Bora-Bora Caf / Umuarama Fantasy. Festival Encontro de Bandas Filarmnicas Forr Comunitrio Beverly Hills, Forr nas Escolas Estaduais e Municipais Festa do Vinho e do Queijo Lions Clube de Lagoa da Prata. Carna-Brahma, Ax Brasil, Liberdade faz a festa e ExpoZebu.

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

CONSIDERE O ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE ECA E RESPONDA S QUESTES DE 19 21 QUESTO 19 Quando os direitos da criana e do adolescente, reconhecidos pelo ECA forem ameaados ou violados, as medidas de proteo regulamentadas pelo artigo 101, devem ser aplicadas. Marque a alternativa CORRETA correspondente a uma dessas medidas: (A) (B) (C) (D) Internao em instituio scio-educativa. Prestao de servios comunidade. Abrigo em entidade de atendimento. Regime de liberdade assistida.

QUESTO 20 Marque a alternativa CORRETA O Conselho Tutelar um rgo encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente. Segundo o artigo 136, compete ao Conselho Tutelar: (A) (B) (C) (D) Determinar a internao de adolescente em instituio educacional especializada. Estabelecer que o adolescente compense o prejuzo causado, em caso de roubo ou furto. Determinar os casos em que deve ser aplicada a medida de colocao de criana em famlia substituta. Requisitar servios pblicos na rea de segurana para garantir a execuo de suas decises.

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

QUESTO 21 Marque a alternativa INCORRETA. (A) Os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente sero obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuzo de outras providncias legais. obrigatria a vacinao das crianas nos casos recomendados pelas autoridades sanitrias. Buscar refgio, auxlio e orientao, um dos aspectos do direito liberdade da Criana e Adolescente. Uma criana ou adolescente acompanhada por seu tio, no pode se hospedar em hotel, motel, penso ou congnere, mesmo que haja autorizao dos pais.

(B) (C) (D)

CONSIDERE A LEI COMPLEMENTAR N 068/2007 QUE CRIA A GUARDA PATRIMONIAL MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA E D OUTRAS PROVIDENCIAS E RESPONDA AS QUESTES DE 22 26. QUESTO 22 Marque a alternativa INCORRETA sobre as diversas finalidades determinadas pela Lei Complementar n. 068. (A) (B) Prevenir e inibir atos que atentem contra os bens, instalaes e servios municipais, priorizando a segurana escolar. Promover, em parceria com as comisses civis comunitrias, mecanismos de interao com a sociedade civil, a fim de identificar solues para problemas e implementar projetos locais voltados melhoria das condies de segurana nas comunidades. Atuar, em parceria com outros municpios e rgos estaduais e da unio, com vistas implementao de aes integradas e preventivas. Intervir, gerenciar e mediar conflitos e crises em bens, servios e instalaes municipais ou relacionadas ao exerccio de atividades controladas pelo Poder Pblico Municipal finalidade no acobertada pela Guarda Municipal.
10

(C) (D)

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

QUESTO 23 Marque a alternativa CORRETA. (A) (B) (C) (D) A Guarda Patrimonial Municipal ter quadro prprio de recursos humanos aprovado pelo Secretrio Municipal de Administrao Os Agentes da Guarda Patrimonial desempenharo suas atividades exclusivamente no territrio do Municpio, de maneira ostensiva, sendo sua corporao uniformizada. A Guarda Patrimonial Municipal atuar em turnos diurno e noturno, de acordo com a legislao vigente, sendo sua carga horria de 60 (sessenta) horas semanais. A Guarda Patrimonial Municipal de Lagoa da Prata obedecer s normas previstas no Regulamento Disciplinar prprio da Corporao a ser criado por decreto do Executivo Municipal no se atendo ao regime jurdico nico em vigor para servidores pblicos municipais.

QUESTO 24 O regimento interno da Guarda Patrimonial Municipal ser normatizado por Decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal. Marque a alternativa INCORRETA sobre o que deve constar no regimento interno: (A) (B) (C) (D) As atribuies gerais da Guarda. As normas de trabalho que, por sua natureza, devam constituir disposies em separado. O dever de atuar junto aos demais municpios. As disposies julgadas necessrias pelo Chefe do Executivo Municipal.

11

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

QUESTO 25 A implantao da Guarda Patrimonial Municipal ser feita por meio da efetivao das seguintes medidas: I. II. III. IV. Elaborao e aprovao do respectivo regimento interno; Provimento dos respectivos empregos. Dotao dos elementos humanos e materiais indispensveis ao seu funcionamento. Instruo das chefias quanto s competncias conferidas pelo regimento interno.

Marque a alternativa CORRETA: (A) (B) (C) (D) As alternativas I e II esto corretas. As alternativas I,II e III esto corretas. Todas as alternativas esto corretas. Todas as alternativas esto incorretas.

QUESTO 26 Marque a alternativa INCORRETA: (A) (B) A Guarda Patrimonial Municipal um rgo responsvel pelas polticas de segurana urbana, destinado proteo de bens, servios e instalaes pblicas do Municpio. O servidor ocupante do emprego de Agente da Guarda Patrimonial que for indiciado por autoridade policial pela prtica de crime, dever ser de imediato afastado do desempenho das atribuies prprias do emprego, exceto as administrativas e burocrticas, com finalidade exclusiva de proteo ao interesse pblico. A Guarda Patrimonial Municipal ser composta da seguinte estrutura hierrquica: Diretor da Guarda Patrimonial Municipal e Agentes da Guarda Patrimonial Municipal. O cargo de Agente da Guarda Patrimonial Municipal ser de provimento em comisso.

(C) (D)

12

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

RESPONDA S QUESTES 27 E 28 DE ACORDO COM O ESTATUTO DO IDOSO. QUESTO 27 Marque a alternativa CORRETA. O Estatuto do Idoso estabelece que dever do Estado e da sociedade assegurar ao idoso a liberdade, o respeito e a dignidade. Pode-se citar como aspectos do direito liberdade: (A) (B) (C) (D) Opinio e expresso e inviolabilidade da integridade fsica. Preservao da imagem e participao na vida comunitria. Crena religiosa e participao na vida poltica. Ir, vir e estar nos logradouros pblicos e preservao dos objetos pessoais.

QUESTO 28 Marque a alternativa INCORRETA. (A) (B) (C) (D) O idoso tem direito ao exerccio de atividade profissional, respeitadas suas condies fsicas, intelectuais e psquicas. dever de todos prevenir a ameaa ou violao aos direitos do idoso. O Estatuto do Idoso foi institudo com o objetivo de regular os direitos assegurados s pessoas com idade superior ou igual a 65 (sessenta e cinco) anos. Nenhum idoso ser objeto de qualquer tipo de negligncia, discriminao, violncia, crueldade ou opresso.

CONSIDERE O CDIGO BRASILEIRO DE TRNSITO PARA RESOLUO DAS QUESTES 29 e 30. QUESTO 29 Queimaduras podem ser ocasionadas por correntes eltricas, mesmo que a pele aparente uma situao normal. Numa circunstncia dessas recomendado a um Guarda Municipal envolvido nessa ocorrncia: (A) (B) (C) (D) No fazer nada e prestar ateno na evoluo da vtima. Levar a vtima para o hospital. Utilizar creme hidratante e umidecer a regio. Lavar a regio e cobrir com gaze.
13

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

QUESTO 30 A imprensa tem noticiado, com certa freqncia, ocorrncias de trnsito, nas quais uma pequena questo fica maior que todos os envolvidos. Madruga, um Guarda Municipal de Petratina/MG foi acionado para uma ocorrncia em que as partes estavam prestes a se agredirem. Ao ser questionado pelo Comandante da Guarda por no ter conseguido contornar as agresses de todos os gneros, esclareceu que a maioria dos problemas de relacionamentos no trnsito ocorre devido a alguns determinantes. Marque a alternativa que expressa CORRETAMENTE fatores que so determinantes para ocorrncias de problemas de relacionamentos no trnsito: (A) (B) (C) (D) Falta de controle emocional dos envolvidos, alm do descaso s normas e regulamentos. Embora respeitem as pessoas, h falta de planejamento e horrio. Procura de valorizao do ser humano e respeito prprio. Por ser inviolvel a liberdade de conscincia e de crena.

14

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata Fundao Guimares Rosa

ANOTE SUAS RESPOSTAS PARA POSTERIOR CONFERNCIA:


Lngua Portuguesa Conhecimentos Gerais/Legislao

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

O Gabarito e o Caderno de Provas estaro disponveis no site da FGR: www.fgr.org.br at s 16h do dia 03/06/08.

15

www.pciconcursos.com.br

Site: www.fgr.org.br / e-mail: concursos@fgr.org.br

www.pciconcursos.com.br

You might also like