You are on page 1of 10

[ABUSO DE 2011 AUTORIDADE LEI 4.

898/65]
Srie Legislao Especial Penal Abrangncia da lei, conceito, aspectos penais, crimes em espcie. Ilus Daniel de A. F. Lima

Lei de abuso de autoridade. Lei 4.898/65......................................................3 1. 2. 3. ABRANGNCIA..........................................................................................3 ASPECTOS PENAIS DA LEI 4.898/65.........................................................3 TIPOS PENAIS DA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE (arts. 3 e 4).............5 3.1. 3.2. Art. 3 da lei de abuso de autoridade................................................5 Art. 4 da Lei de abuso de autoridade...............................................6

Art. 4 da Lei de abuso de autoridade

Lei de abuso de autoridade. Lei 4.898/65


1. ABRANGNCIA
Enseja trplice responsabilizao, administrativa, civil e criminal, no sendo por isso uma lei exclusivamente criminal, nesse sentido o art. 6 confirma o disposto do art. 1 da referida lei. A sano administrativa leva em conta a gravidade do abuso cometido pelo agente pblico que varia de uma advertncia demisso a bem do servio pblico. Membro do MP e magistrados tem vitaliciedade e por isso s podem ser demitidos por sentena com trnsito em julgado, pois gozam de vitaliciedade. O processo administrativo para a aplicao da sano obedecer a lei municipal, estadual ou federal. Na falta de norma que verse sobre o processo administrativo disciplinar dever ser aplicado sempre o disposto na Lei 8.112/90. Haver sempre a possibilidade de fixao de valor do dano civil pelo juiz. Pelo art. 387, IV do CPP, o juiz penal j pode condenar o ru a reparar danos civis mnimos.

2. ASPECTOS PENAIS DA LEI 4.898/65


Sujeito ativo
Qualquer agente pblico no exerccio de suas funes ou qualquer pessoa que exera uma funo pblica, sendo ou no integrante da administrao pblica. O conceito de autoridade para os fins de aplicao da lei est previsto no art. 5 da lei de abuso, que o mesmo de funcionrio pblico previsto no art. 327, caput do CP. Trata-se, portanto, de crime prprio j que exige que o sujeito ativo seja autoridade pblica. Alguns autores chamam os crimes de abuso de autoridade de crimes de responsabilidade imprprios (crimes funcionais). Os crimes de responsabilidades prprios so as infraes poltico-administrativas previstas na Lei 1.079 crimes de responsabilidade. No est includo no conceito de autoridade pblica para os fins da lei as pessoas que exercem munus pblico, que o encargo imposto pela lei ou pelo juiz para a defesa de um interesse particular ou social (administrador de falncia, depositrio judicial, advogado, tutores dativos, curadores dativos).

O particular que no exerce funo pblica pode cometer abuso de autoridade? Sim, desde que ele pratique o crime em concurso com uma autoridade pblica
e saiba da qualidade ostentada pelo co-autor, aplicando-se o art. 30 do CP.

Sujeito passivo

Os crimes de abuso de autoridade tem dupla subjetividade passiva. H o sujeito passivo imediato ou principal que a pessoa fsica ou jurdica que sofre a conduta abusiva. Existe um sujeito passivo mediato ou secundrio que o Estado, pois todo ato de abuso de autoridade prejudica a regular prestao dos servios pblicos. Sujeito passivo imediato ou principal Qualquer pessoa fsica capaz ou incapaz, nacional ou estrangeiro. Sujeito passivo mediato ou secundrio Estado

No caso de criana ou adolescente o ato pode caracterizar um crime do ECA. Autoridade pblica pode ser vtima de crime de autoridade praticado por outra autoridade. Pessoa jurdica de direito pblico ou privado, conforme o art. 4, h da Lei de abuso de autoridade.

Objeto jurdico

Os crimes de abuso de autoridade tem dupla objetividade jurdica. Objetividade jurdica imediata ou principal so os direitos e garantias individuais e coletivas das pessoas fsicas e jurdicas (art. 5 da CF). todos os crimes de abuso de autoridade esto violando um direito fundamental previsto na Constituio. O objeto jurdico mediato ou secundrio a lei visa proteger a normal e regular prestao dos servios pblicos. Punido somente a ttulo de dolo. Se uma autoridade por culpa excede os limites da sua atuao no haver crime de abuso de autoridade, embora o ato seja ilegal pode no mximo ser um ato de abuso de autoridade que gera conseqncias cveis e administrativas. No basta o dolo de praticar a conduta, sendo necessrio o elemento subjetivo do injusto (antigo dolo especfico) que uma vontade deliberada e inequvoca de abusar. Se o agente na honesta inteno de cumprir o seu dever e proteger o interesse pblico e social acaba se excedendo haver ilegalidade no ato, mas no crime de abuso de autoridade por ausncia da finalidade especfica de abusar.

Elemento subjetivo

Formas conduta

de

Podem ser praticados tanto por ao quanto por omisso, ou seja, podem ser comissivos e omissivos. A regra que o abuso seja cometido por ao, mas nada impede que seja levado a efeito por omisso. A propsito, os crimes do art. 4, alneas c, d, g e i s podem ser cometidos por omisso, sendo crimes omissivos puros ou prprios. Os crimes de abuso de autoridade esto previstos nos arts. 3 e 4 da lei. Todavia, os crimes previstos no art. 3 no admitem a tentativa, pois a lei j est tipificando como crime consumado o simples atentado. Em relao a os crimes do art. 4, alneas c, d, g e i, somente na hiptese consumada, pois no se admite tentativa de crimes omissivos puros ou prprios. Rogrio Greco, em posio isolada afirma que nos crimes de atentado h possibilidade de tentativa, pois a lei prev as hipteses de abusar ou tentar abusar. Por excluso os demais crimes admitem a tentativa. A consumao dos crimes de abuso de autoridade ocorre com a simples prtica da conduta prevista no tipo.

Consumao e tentativa

Espcie de ao penal

A ao de ao pblica incondicionada. A representao referida nos art. 1 e 12 da lei no est no sentido tcnico de condio de procedibilidade, referindo-se ao direito de petio contra abuso de poder garantido no art. 5, XXXIV, a da CF. A Lei 5.249/67 afirma no seu art. 1 que a ao para os crimes de abuso de autoridade pblica incondicionada.

Competncia

O crime de abuso de autoridade crime comum e, via de regra, a competncia da Justia Comum Estadual, salvo se o crime atingir direitos, bens ou servios da Unio, que ser a competncia da Justia Federal. O crime de abuso de autoridade de IMPO, de competncia do JECRIM, estadual ou federal. No caso de conexo com crime que no seja IMPO (tortura + abuso de autoridade), de acordo com o art. 60 e Pargrafo nico da Lei 9.099/95 a competncia ser prorrogada para o Juzo Comum1.

No juzo comum ser cabvel a transao penal e a composio civil dos danos em relao ao crime de abuso de autoridade. O servidor pblico federal que comete crime de abuso de autoridade ser julgado pela Justia Federal, pois prejudicou o regular servio pblico federal (CC 20.779-STJ, j. 16/12/1998). No caso de servidor pblico federal vtima de abuso de autoridade, a competncia ser da Justia Federal (CC 89.397-STJ, j. 28/03/2008).

Concurso crimes

de

O STF reconheceu a possibilidade de concurso de crimes entre leso corporal e abuso e entre violao de domiclio e abuso (HC 92.912-STF, j. 20/11/2007), mas mandou separar os processos: leso corporal (art. 209, CPM) e violao de domiclio (art. 226, CPM) para Justia Militar e o abuso de autoridade para a Justia Comum. Nesse sentido, RHC 81.752STJ, 5 Turma. Difamao e injria e abuso de autoridade. H possibilidade de acordo com o julgado no REsp 684.532-STJ, 5 Turma.

Art. 350, Pargrafo nico, IV

Para o STJ o dispositivo no est revogado pela lei de abuso de autoridade. Nesse sentido, HC 65.499/SP, j. 27/03/2008 e HC 48.083/MG, j. 20/11/2007. O STF decidiu no mesmo sentido no RE 73.914/SP e HC 63.612/GO.

3. TIPOS PENAIS DA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE (arts. 3 e 4)


Os crimes do art. 3, segundo parte da doutrina so inconstitucionais por violarem o princpio da taxatividade, ou seja, um tipo penal vago, genrico e impreciso. Para o STF e STJ o dispositivo Constitucional. Todavia, se a conduta simultaneamente se subsumir aos arts. 3 e 4, prevalecer a tipificao do art. 4 por ser taxativa. Portanto, o crime do art. 3 subsidirio, aplicando-se se a conduta no se amolde previso do art. 4 da lei.

3.1.Art. 3 da lei de abuso de autoridade


Liberdade locomoo de
S pode ser violada na forma do art. 5, XV da CF, ou seja, a liberdade ser restringida em casos de flagrantes ou ordem judicial, salvo nos casos de transgresses disciplinares. A liberdade de locomoo inclui os direitos de ir, vir e permanecer. Policial que determinou que pessoa se retirasse de logradouro pblico sem fundado motivo foi condenado por abuso de autoridade.

Os atos decorrentes do poder de polcia estatal. Por serem auto-executveis no


configuram abuso de autoridade se justificados. o exerccio de poder de polcia legtimo do Estado.

brios e doentes mentais. Podem ser retirados de determinados locais e retidos em


rgos pblicos ou encaminhados para as suas casas, desde que estejam perturbando a ordem pblica ou colocando em perigo a segurana prpria ou alheia.

1 A Smula 172-STJ afirma que a Justia Comum julga o crime de abuso de autoridade praticado pelo militar. H parcela da doutrina que afirma que se autor e vtima, ambos forem militares, a competncia para o julgamento da Justia Militar. Eu discordo, pois no se trata de crime militar. No h previso no CPPM.

Priso para averiguao. sempre abuso de autoridade que acontecia na poca da


represso em que a pessoa ficava presa na cela at o fim da investigao. No significa deteno momentnea (conduo policial para verificar autenticidade dos documentos, ou conferir se a pessoa no procurada) legtimo e no configura abuso de autoridade, desde que a pessoa fique na DP pelo tempo necessrio para a conferncia.

Inviolabilidade do domiclio

Sem autorizao do morador s possvel adentrar no domiclio nos casos do art. 5, XI da CF. Durante o dia: autorizao judicial, flagrante, perigo ou prestao de socorro. Durante a noite: somente nas trs ltimas hipteses.

Domiclio qualquer lugar no aberto ao pblico que seja utilizado para trabalho ou
para moradia, ainda que momentnea.

Agentes da Administrao Fazendria. Os agentes da administrao fazendria,


conforme entendimento atual do STF e STJ necessita de ordem judicial para ingressarem em escritrios fechados de contabilidade ou de empresas. A falta de mandado gera ilicitude da prova, podendo ensejar abuso de autoridade se o ato foi praticado com a finalidade abusiva. Supremo e STJ anularam duas operaes conjuntas PF e MPF porque os policiais, fiscais e procuradores do MPF ingressaram no lugar sem mandado. O CTN, na parte que autoriza a entrada sem mandado no foi recepcionado pela CF.

Violao ao sigilo da correspondncia

Somente est protegido pelo sigilo as correspondncias fechadas, as abertas perdem o carter da sigilosidade. Este artigo revogou tacitamente o art. 151, 1, I do CP, quando praticado por autoridade.

Excees ao sigilo: Princpio da relatividade dos direitos fundamentais. Estado de defesa ou de Stio. Estado de defesa, art. 136, 1, b e estado de stio,
art. 139, III, ambos na CF.

Crime organizado. O art. 2, III da lei 9.034/95, afirma que desde que tenha ordem
judicial, a polcia pode violar a correspondncia em qualquer fase da persecuo penal.

Correspondncias de presos. De acordo com o art. 41, XV da LEP, os presos tem o


direito de enviar e receber correspondncias, configurando abuso a violao da correspondncia sem justificativa. O sigilo no absoluto. HC 70.814-STF, Min. Celso de Mello, afirma que a Administrao penitenciria pode abrir a correspondncia do preso sempre que tiver fundado motivo.

Correspondncia de advogado. O art. 7, II da Lei 8.904/94 EOAB afirma que


correspondncia de advogado s pode ser aberta com ordem judicial e na presena de representante da OAB. Na ADI 1.105/DF e ADI 1.107/DF. A expresso constitucional na seguinte leitura: se a OAB for intimada a indicar representante e no o fizer, a abertura poder ser levada a efeito, desde que haja ordem judicial.

Conversas obtidas em salas de bate-papo. O STJ decidiu que tais conversas


no esto preservadas pelo sigilo das comunicaes, pois se trata de ambiente pblico e destinada a conversas informais.

Liberdade de conscincia e de crena; liberdade de conscincia e de crena

Alm de garantir a liberdade de pensamento e crena, a Constituio permite a exteriorizao desses pensamentos, realizando-se cultos. O direito de no crer em nada tambm est abrangido. Abuso de autoridade coibir injustificadamente as manifestaes pacficas e ordeiras sobre a liberdade de conscincia e de crena. No haver abuso de autoridade se a autoridade tiver justo motivo para coibir a manifestao. Culto com sacrifcio de pessoas ou animais

no permitido. Constitui abuso de direito o culto com excesso de som, devendo a autoridade interromper o som por caracterizar contraveno penal, no o culto. A conveno de Viena, da qual o Brasil signatrio, versa sobre substncias psicotrpicas, permitindo o uso de plantas de uso ritualstico-religioso. Neste caso, a autoridade nada pode fazer

Liberdade associao

de

A Constituio s veda as associaes para fins ilcitos e para fins paramilitares.

Qualquer atentado ao exerccio do voto Atentado ao direito de reunio

Deve-se tomar o cuidado em verificar se no se trata tambm de crime eleitoral Lei 4.737/65 - Cdigo Eleitoral.

O direito de reunio est garantido no art. 5 da CF, desde que seja pacfica, sem armas, em local de acesso ao pblico e que no prejudique uma reunio anteriormente marcada para aquele local (prvio aviso). Se a reunio atende a esses requisitos, a interveno considerada abuso de autoridade. No caso de reunio que no atenda aos requisitos, a autoridade pode fazer cessar a reunio. Varia de uma contraveno penal at um homicdio , portanto, amplo o espectro de proteo. A lei expressa na proteo da incolumidade fsica, a doutrina admite que o atentado incolumidade psquica, no se tratando de analogia in malam partem, mas se trata de dar o exato sentido do alcance da norma, fazendo-se uma interpretao extensiva da norma. No caso de ocorrncia de leso incolumidade pessoa, haver o concurso formal (art. formal2) entre o abuso e a leso provocada (desde a contraveno at o homicdio, na forma tentada ou consumada). NUCCI entende que a leso leve fica absorvida pelo abuso. Todavia, se o abuso de autoridade for praticado em concurso com tortura, prevalece o entendimento de que fica a leso absorvida pelo crime de tortura.

Atentado contra a incolumidade fsica de uma pessoa

Direitos e garantias legais

Trata-se de norma penal em branco, pois o direito ou garantia legal profissional deve estar previsto em outra lei. Ex. violao aos direitos do advogado, garantidos no art. 7 da Lei 8.906/94 EOAB, como consultar o inqurito policial, garantido pela Smula Vinculante 14-STF. Portanto, se o delegado abusivamente no franqueia o acesso do advogado aos

Juiz que se recusa a falar com o advogado comete crime abuso de autoridade? O
elementos de prova, a conduta tipificada como abuso de autoridade. STJ no RMS 18.296/SC, j. 28.08.07, afirmou que se recusa a receber advogado durante o expediente forense comete ilegalidade e pode configurar abuso de autoridade.

3.2.Art. 4 da Lei de abuso de autoridade


Ordenar ou executar medida privativa de liberdade
O crime pode ocorrer de duas formas: Sem as formalidades legais Manter algum preso sem lavrar o APF. No h abuso de poder porque a situao de flagrante existe. Com abuso de poder Cumprir mandado de priso algemando desnecessariamente. H a Smula Vinculante 11-STF. A responsabilidade penal verifica-se pela possvel tipificao por abuso de

2 H entendimento minoritrio de que o concurso entre o abuso de autoridade e a leso incolumidade da pessoa do tipo material (art. 69 do CP), pois os tipos protegem bens jurdicos distintos.

autoridade. O art. 4, a da lei revogou tacitamente o caput do art. 350 do CP. Quando estudar a lei de abuso de autoridade deve se atentar para o ECA. Vtima criana ou adolescente, apreendida ilegalmente h o crime do art. 230 do ECA, no configurando o crime de abuso de autoridade previsto no art. 4, a.

Submeter pessoa a vexame ou constrangimento no autorizado por lei.

Sujeito ativo e passivo O autor desse abuso s pode ser autoridade que tenha a vtima sob sua guarda ou custdia. A vtima pode ser qualquer pessoa, no precisa que esteja presa. A pessoa que cumpre medida de segurana pode ser vtima desse crime, a pessoa submetida a interrogatrio, uma abordagem vexatria. Vexame ou constrangimento no autorizado por lei. Impedir o preso, sem justa causa, de receber visitas. Submeter o preso a trabalho vexatrio, expor a imagem do preso na mdia, sem necessidade (cidade alerta, etc). todavia, se o vexame ou constrangimento legal, no h crime. Ateno: se essa conduta do art. 4 b for praticada contra criana ou adolescente, h o crime do art. 232 do ECA.

Deixar de comunicar imediatamente a priso ou deteno de qualquer pessoa.

A CF dispe que a priso de qualquer pessoa deve ser imediatamente comunicada ao juiz e a famlia, no art. 5, LXII. O crime de abuso de autoridade s existe se a comunicao da priso no for feita ao juiz. Deixar de comunicar a priso famlia do preso ou a pessoa por ele indicada no crime de abuso de autoridade. A CF de 1988 e a Lei de Abuso de Autoridade de 1965. Autoridade que comunica a priso propositalmente a juiz incompetente constitui abuso de autoridade. Se a comunicao ao juiz incompetente for feita por erro, no subsiste o crime. Imediatamente significa no primeiro momento possvel. Vtima criana ou adolescente Trata-se do crime previsto no art. 231 do ECA. crime deixar de comunicar ao juiz e famlia ou pessoa indicada pela criana ou pelo adolescente.

Deixar o juiz de relaxar a priso ou deteno ilegal comunicada

Se o juiz toma cincia de uma priso ilegal e a mantm, comete crime de abuso de autoridade. A expresso juiz qualquer autoridade judiciria (juiz, desembargador ou ministro de tribunal superior). Vtima criana ou adolescente Trata-se do crime previsto no art. 234 do ECA. crime deixar de ordenar a imediata liberao de criana ou adolescente to logo tenha conhecimento da ilegalidade da apreenso. para qualquer autoridade (juiz ou delegado) que tomou conhecimento.

Manter preso pessoa que tem direito fiana Cobrana de emolumentos e custas de preso;

O arbitramento da fiana pelo delegado at 4 anos e o juiz a partir dos 4 anos. Portanto, deixar de arbitrar a fiana com inteno arbitrria constitui crime de abuso de autoridade.

Para NUCCI a legislao brasileira no prev a cobrana de custas, emolumento, carceragem, cobrar do preso ou de sua famlia caracteriza uma concusso (se for exigncia) ou corrupo passiva.

no dar recibo dos valores recebidos a ttulo de emolumentos, custas. Ato lesivo da honra ou patrimnio da PF ou PJ. Prolongar a execuo de priso temporria, pena e medida de segurana

Discorda-se desse entendimento, pois a cobrana no deve estar prevista em lei (concusso e corrupo passiva) so crimes previstos em lei, por isso constitui abuso de autoridade. O carcereiro que se recusa a dar recibo, tambm incorre em abuso de autoridade, pois essa a nica forma que tem o preso e a famlia para comprovar o abuso.

Todo ato que afete a honra ou patrimnio da PF ou PJ nos casos de abuso de poder, desvio de poder ou sem competncia legal para o ato configura o crime de abuso de autoridade. Todavia, respeitada a legalidade no subsiste o crime. Ex. ANVISA interdita restaurante por no cumprir as normas de higiene. Apesar do ato ter sido lesivo ao patrimnio e honra da PJ, o ato da ANVISA decorre de um ato legtimo do poder de polcia da administrao. A lei 7.960/89 priso temporria diz que decorrido o prazo da priso, a autoridade policial deve mandar soltar o preso independentemente de ordem judicial (5 + 5 dias ou 30 + 30 dias nos casos de c. hediondos). Acabou a pena do preso, o juiz deve expedir o alvar de soltura e a autoridade deve cumpri-la imediatamente. A conduta percebida quando se deixa de expedir ordem de soltura ou de cumpri-la. Priso preventiva A lei prev abuso o prolongamento da priso temporria, pena (priso definitiva) ou medida de segurana. O tipo penal no pune o prolongamento da priso preventiva e nesse caso, comete abuso de autoridade previsto no art. 4 b da lei. Deixar de soltar o preso preventivo que recebeu ordem de liberdade expor a pessoa a constrangimento no autorizado por lei. Vtima criana ou adolescente Trata-se de crime previsto no art. 235 do ECA.

Prazo de prescrio dos crimes de abuso de autoridade Sanes penais

A lei de abuso de autoridade no prev regras sobre prazos prescricionais. Portanto, aplicam-se as regras de prescrio do CP. O crime prescreve em 3 anos, tendo em vista que os crimes de abuso de autoridade so de menor potencial ofensivo.

Esto previstas no 3 do art. 6 da lei. . Multa, os valores foram cancelados pela reforma da parte geral do CP; . Deteno de 10 dias a 6 meses e; . Perda da funo pblica e inabilitao para o exerccio de funo pblica por at 3 anos. Lei de abuso de autoridade Essa pena no automtica, devendo ser fundamentada. Impossibilidade de exerccio de qualquer outra funo pblica pelo prazo de at 3 anos. Lei de tortura Na lei de tortura, a perda do cargo efeito automtico da condenao. Impossibilidade pelo dobro do prazo da condenao.

As penas na lei de abuso de autoridade podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente,

conforme regra do 4 da lei.

You might also like