You are on page 1of 3

"Profissional responsvel por administrar o bem pblico" Fonte: Redao Brasil Profisses

Disponivel em http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/administrador-p%C3%BAblico acesso em 1/05/11

Administrador pblico
"Profissional responsvel por administrar o bem pblico" Fonte: Redao Brasil Profisses
O que ser um administrador pblico?
Administradores so profissionais que planejam, organizam e orientam o uso dos recursos de uma empresa, sejam eles financeiros, materiais, operacionais, pessoais, etc. O administrador pblico o profissional responsvel por zelar pelo patrimnio pblico, realizando todas essas funes com o objetivo de manter o pleno funcionamento dos servios ou reparties pblicas em que trabalha. Para tal, o profissional cria mtodos e tcnicas de organizao e de administrao do trabalho de acordo com as necessidades da seo, e seu objetivo evitar gastos desnecessrios, excedente ou falta de funcionrios, falhas de comunicao ou problemas de desperdcio. O administrador pblico deve principalmente cuidar da parte financeira, fiscalizar os gastos e planej-los evitando, assim, dficits oramentrios. Sob o aspecto operacional, administrao pblica o desempenho perene e sistemtico, legal e tcnico dos servios prprios do Estado, em benefcio da coletividade.

Quais as caractersticas necessrias para ser um administrador pblico?


O administrador pblico deve, acima de tudo, ter gosto pela liderana e pela gerncia de operaes. O domnio de conceitos administrativos e econmicos adquiridos durante o curso tambm so extremamente importantes. Outras caractersticas interessantes so:

capacidade de organizao capacidade de observao capacidade de liderana e de gerncia responsabilidade honestidade viso de projeto metodologia dinamismo facilidade de lidar com situaes inesperadas flexibilidade agilidade objetividade pr-atividade capacidade de trabalhar sobre presso

Qual a formao necessria para ser um administrador pblico?


Para ser um administrador pblico necessrio diploma de curso superior em Administrao de Empresas ou em Administrao Pblica, ambos com durao mdia de quatro a cinco anos. O curso oferece formao completa, tanto para a administrao privada quanto para a pblica. No caso da rea pblica, o curso prepara e orienta os administradores a uma atuao em organizaes pblicas e possibilidades de gesto de polticas e projetos de carter pblico. Algumas matrias que fazem parte da grade curricular do curso, tanto o regular, quanto o especializado em gesto pblica so: instituies de direito, gesto empresarial, filosofia, contabilidade empresarial, simulao empresarial, matemtica financeira, direito do trabalho, tica e poltica, contabilidade de custos, direito comercial, direito tributrio, estatstica, sociologia, marketing, entre outras.

Principais atividades
O administrador pblico responsvel por planejar, organizar e controlar as atividades de empresas pblicas e privadas, alm de traar estratgias e mtodos de trabalho nas mais variadas reas - rural, hospitalar, agroindustrial, escolar, financeira e muitas outras, sempre relacionadas com o setor pblico. No setor pblico, o administrador uma figura importantssima, pois ele quem coordena os investimentos e controla o capital, alm de fiscalizar todo o movimento comercial e financeiro da empresa pblica. Seu papel fundamental nas situaes de crise, pois cabe a ele definir como equilibrar a sade financeira e produtiva da empresa.

reas de atuao e especialidades


O administrador pblico pode trabalhar em todas as reparties e subdivises do servio pblico, e, inclusive pode disputar cargos pblicos de alto padro ou de gerncia. No caso desse profissional, sua formao especfica para a administrao do setor pblico, porm, pode tambm trabalhar com empresas privadas ou com o terceiro setor. O administrador pblico deve ter uma viso ampla da sociedade e do contexto scio-cultural da regio, para que possa melhor coordenar a administrao, pois esse profissional tem um compromisso social e poltico com a sociedade. Ou seja, o profissional precisa de uma viso sistmica, voltada ao interesse pblico.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o administrador muito amplo no Brasil, em todas as regies e em diversos setores da economia. Para o profissional da rea pblica o mercado tambm amplo, porm dependendo do cargo, a contratao feita mediante aprovao em concurso pblico. Nesse caso, o mercado de trabalho depende da abertura de vagas concursadas. O domnio sobre algum idioma estrangeiro imprescindvel nessa rea, alm da constante atualizao por meio de cursos e especializaes.

Curiosidades
Desde os primrdios os homens se associaram e organizaram sistemas para melhor conviver. O incio da administrao assim, porm a criao de uma teoria da administrativa e da carreira de administrador de empresas, como reconhecido hoje, s se desenvolveu a partir do sculo 19, incentivada pela Revoluo Industrial, iniciada na Inglaterra no final do sculo 18 e que gerou importantes mudanas econmicas, polticas e sociais no mundo. A industrializao rapidamente se expandiu para Europa e Estados Unidos, o que gerou as bases da moderna Administrao. Os primeiros estudos sobre um mtodo capaz de aumentar a eficincia e produtividade das empresas em um mercado cada vez mais competitivo, foi a partir da publicao dos estudos de dois engenheiros. O norte-americano Frederick Taylor, responsvel pela chamada Escola de Administrao Cientfica, difundia o aumento da eficincia da indstria a partir da racionalizao

dos operrios. O francs Hanri Fayol, por sua vez, disseminou a Escola Clssica da Administrao, cuja meta era aumentar a eficincia empresarial por meio de sua organizao e aplicao de princpios gerais de administrao. Esses dois pensamentos uniram-se e deram origem a teorias e conceitos que formaram a administrao atual. Depois disso, outras teorias surgiram, moldando o que existe hoje em termos de administrao. Com o tempo a administrao consolidou-se como cincia social com interao em reas como direito, cincia econmica, cincia poltica, sociologia, psicologia social e antropologia.

You might also like