You are on page 1of 4

A IMPORTNCIA DAS CONVENES NO SCULO XXI

* Natalia Lilian Bentes de Melo

Resumo:

O artigo prope relatar a importncia das convenes contbeis no sculo XXI, a partir desse tpico foi necessrio demonstrar o conceito da mesma e a sua classificao. Convenes contbeis so restries aos princpios contbeis, esta nos mostra que as informaes devem ser padronizadas para que no ocorra perda de tempo e nem de recursos, alm disso, busca explicar os procedimentos contbeis de forma que trilhe por apenas um caminho, ou seja, ir explicar os fatos ocorridos, por meio dos conceitos de contabilidade, com respaldo dos postulados e princpios contbeis, sendo teis apenas as informaes relevantes para as tomadas de decises.

Palavra-chave: convenes contbeis, contabilidade, princpios contbeis;

1 - Convenes contbeis Antes de mencionarmos a importncia das convenes contbeis no sculo XXI, torna-se importante ressaltar a definio e como a classificao da conveno contbil. Porquanto que ela serve de complemento aos postulados e princpios contbeis. Pode-se afirmar que as convenes so restries aos princpios contbeis, haja vista, que esta permite at mesmo fazer uma modificao parcialmente do contedo dos princpios, definindo mais o seu significado, ou seja, enquanto os princpios buscam explicar por meio de vrios caminhos paralelos cada situao, as convenes limitam-se a conceitos e direes especificas da contabilidade para seguir, o qual dar resultado a uma escolha do percurso definitivo. As convenes so consideradas como normas, alm disso, elas devem ser observadas, servindo como orientao aos contadores, o qual ajudar e facilitar o trabalho deste, na hora das tomadas de deciso.
1

* Acadmica do 5 perodo Vespertino da Faculdade da Amaznia

2 - Tipos de convenes contbeis Existem quatro tipos de convenes: A conveno da Objetividade A conveno da Materialidade A conveno do Conservadorismo A conveno da Consistncia

2.1 - A conveno da Objetividade A contabilidade tem um rduo trabalho quanto a sua objetividade, pois o profissional contbil deve realizar os seus demonstrativos contbeis de forma que eles sejam confiveis e mais claros possivel, para que no causem nenhuma dvida. Segundo Hendriksen a objetividade tem sido conceituada de maneiras distintas: 1. mensuraes e avaliaes de carter impessoal ou que se configuram fora do pensamento da pessoa ou pessoas que esto realizando; 2. mensuraes baseadas no consenso profissional de experts qualificao; 3. mensuraes e avaliaes baseadas em evidncia e documentao verificvel; 4. valor da disperso estatstica das mensuraes de um atributo, quando efetuada por vrios pesquisadores.

2.2 - A conveno da Materialidade Nesta conveno evidenciada a relao custo-benefcio, ou seja, os registros contbeis devem ser lanados apenas no momento que ocorreram os fatos, para que assim possa evitar o desperdcio de tempo e dinheiro, pois o que visa o objetivo da conveno da materialidade.

2.3 - A conveno do Conservadorismo A conveno do conservadorismo ou tambm chamada de prudncia, visa que toda vez que o profissional contbil se deparar com valores diferentes do ativo, dever escolher o menor valor para o ativo e o maior valor para o passivo, servindo como base os princpios fundamentais da contabilidade. Nesta conveno o contador poder lanar uma antecipao de prejuzo, mas no uma antecipao por lucro.

2.4- A conveno da Consistncia A conveno da consistncia visa que os procedimentos contbeis sejam padronizados, e no devem ser modificados constantemente, pois isso acarretaria em prejuzo e seria impossvel a comparar, analisar, e tirar concluses sobre os resultados econmicos a longo prazo.

3 - A importncia das Convenes contbeis Com base no que foi ressaltado anteriormente, pode-se dizer que as convenes contbeis so importantes para o sculo XXI, uma vez que, ajudar a indicar a conduta certa a ser observada e seguida na hora de escriturar os fatos contbeis, durante o exerccio profissional da contabilidade, o qual se aplicado de maneira adequada os postulados e princpios, auxiliar a tomar as decises correta sob determinados pontos de vista, fazendo com que a empresa obtenha resultados futuros, e alcance o fortalecimento e uma expanso em sua empresa. Alm disso, auxiliar contador a basear-se apenas nos procedimentos mais adequados e enfatizar os fatos de maneira que no gerem dvidas, como, por exemplo, quando ocorrer registros contbeis, ele dever ser apresentados por meio de documentos que comprovem as respectivas transaes. A conveno tambm importante, porque busca explicar os procedimentos contbeis de forma que trilhe por apenas um caminho, ou seja, a conveno ir explicar os fatos ocorridos, por meio dos conceitos de contabilidade, com respaldo dos postulados e princpios contbeis, sendo teis apenas as informaes relevantes para as tomadas de decises. Com as convenes contabeis ser possivel reduzir as perdas de recursos da empresa e o tempo, uma vez que ser registrado apenas o fato que ocorrer na hora, facilitando assim na interpretao e anlise de relatrios feitos pelos usurios das informaes contbeis. A conveno contabil desempenha um papel importante dentro da contabilidade e tambm um importante papel dentro de uma organizao, visto que, contribuir para a obteno de um melhor resultado, padronizando as suas informaes.

4 - Consideraes finais De acordo com a pesquisa realizada pode-se perceber que um dos principais objetivo da contabilidade o de fornecer informaes a respeito de como encontra-se a situao empresa. A

qualidade dessas informaes tem sido objeto de estudos dos profissionais da rea contbil, estes explicam a situao da empresa com base em postulados, princpios e convenes contbeis. Fica evidente que quanto maior for o entendimento dos profissionais sobre como aplicar os conceitos de convenes contbeis, ficar melhor a compreenso, ocasionando em demonstrativos confiveis e mais adequados necessidade de informao para as tomadas de decises, gerando assim, um resultado satisfatrio. Com isso, conclui-se que, para que o resultado seja eficiente e eficaz, as informaes dos demonstrativos devem ser levantadas corretamente de modo que contenha o mximo possvel de objetividade e consistncia, assim como a clareza, pois se seguirmos estes requisitos poder contribuir para um melhor fortalecimento e expanso das empresas.

Bibliografia

GONALVES, Eugnio Celso; BAPTISTA, Antnio Eustquio. Contabilidade Geral. 5 ed. So Paulo. Atlas, 2004.

NEVES, Silvrio das; VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade Bsica. 13 ed. Revisada e ampliada.So Paulo. Frase, 2006.

Disponvel no site:<htpp://editoraferreira.com.br>, pesquisado no dia 01 de novembro s 16h

Disponvel no site:<htpp://www.classecontabil.com.br>, pesquisado no dia 01 de novembro s 16h

Disponvel no site:<htpp://www.portaldecontabilidade.com.br>, pesquisado no dia 03 de novembro s 9h

Disponvel no site:<htpp://www.iob.com.br>, pesquisado no dia 03 de novembro s 9h

You might also like