You are on page 1of 10

REGIME CONTBIL APLICADO CONTABILIDADE PBLICA:

Excees pblica

aos

regimes

contbeis

aplicados

contabilidade

Exceo ao regime de caixa:

Primeira exceo: quanto despesa, funciona exatamente como na contabilidade empresarial, regime de competncia, entretanto, mesmo assim, tambm existem excees.

Exemplo: a despesa referente ao exerccio de 2003, que no foi paga naquele ano dever ser inscrita em restos a pagar em 31/12/03 para ser paga em 2004. Se at 31/12/04 essa despesa ainda no tiver sido paga, ser cancelada (isso no Sistema Integrado de Administrao Financeira SIAFI), entretanto, ainda permanece o direito do credor.

A partir de 01/01/2005, se essa despesa for reclamada pelo credor, a administrao pblica ir pag-lo com a rubrica despesas de exerccios anteriores. Esse pagamento ser considerado uma despesa normal do oramento vigente (2005). Essa mais uma das excees ao princpio da competncia. Ou seja, deveria ser despesa de 2003 e no do oramento de 2005.

Exemplo da sistemtica:
Exerccio financeiro 2003: Situao gerada

Foi considerada despesa nas demonstraes contbeis de 2003, porm, A despesa foi empenhada (primeiro o seu no pagamento ocasionou a estgio), liquidada (segundo estgio) e inscrio em restos a pagar. no paga.

2004:

Em 31/12/04 ocorreu o cancelamento dos restos a pagar no SIAFI. Essa situao Vamos supor que a rubrica restos a gerou uma receita oramentria deste pagar permaneceu todo o exerccio exerccio. Essa receita meramente econmica ou escritural. financeiro, at 30/12/04 sem ser paga. 2005: Esse gasto foi considerado despesa a custa do oramento de 2005. Ou seja, onerou o Vamos supor que a despesa foi reclamada exerccio financeiro de 2005. pelo credor, reconhecida e paga pela administrao pblica, na rubrica despesas de exerccios anteriores.

Outra exceo seria uma despesa paga antecipadamente. Exemplo: uma despesa referente ao exerccio de 2006, porm, empenhada, liquidada e paga em 2005 (antecipadamente). Ela ser includa como despesa do exerccio financeiro de 2005. Isso possvel? Sim, seria o caso de pagamento antecipado como forma de garantia de um contrato ou fornecimento de produto exclusivo, ocorre somente para situaes excepcionais.

Terceira exceo: na contabilidade pblica admite-se, em algumas situaes, a inscrio de restos a pagar no-processados, ou seja, despesa ainda no liquidada. Essa despesa ser liquidada s no ano seguinte, portanto, deveria ser despesa deste exerccio, mas j foi considerada no exerccio anterior.

Essas observaes so importantes para fins de entendimento das excees ao regime de competncia e outras situaes da despesa!

A Secretaria do Tesouro Nacional STN, durante o exerccio financeiro, para fins de diversos clculos, considera a despesa pela sua liquidao (segundo estgio de execuo da despesa). Entretanto, ao final do exerccio financeiro, na elaborao das demonstraes contbeis, a despesa considerada pelo seu empenho, primeiro estgio de execuo.

Exceo ao regime de caixa: Em que momento o governo federal considera arrecadada a receita? Da previso oramentria, at a entrada dos recursos no caixa nico do Tesouro Nacional, a receita pblica passa pelos estgios (previso, lanamento, arrecadao e recolhimento) acima mencionados.

Nem toda receita passa pelo estgio do lanamento. Exemplo do Imposto de Renda da Pessoa Fsica IRPF, que no realizado o lanamento.

A receita considerada disponvel aps a arrecadao, momento em que o contribuinte cumpre com sua obrigao junto a uma instituio financeira. Geralmente as instituies financeiras recolhem os recursos arrecadados para o caixa nico do Tesouro Nacional em um dia aps a arrecadao. Exceo ao regime de caixa bastante exigido em concursos: As receitas previstas e no arrecadadas so includas na dvida ativa e o recebimento geralmente s acontecer no ano subseqente, mas, mesmo assim, no momento de sua inscrio na dvida ativa j considerada receita. Essa uma das excees ao regime de caixa para as receitas. Exemplo: O rgo competente para inscrio em dvida ativa procede da seguinte forma: No momento da inscrio realiza esses lanamentos:
D Ativo / Crdito Inscrito em Dvida Ativa (Sistema Patrimonial) C Variao Ativa (Receita) / Crditos Inscritos em Dvida Ativa (Sistema Patrimonial) D Ativo Compensado / Crditos Inscritos em Dvida Ativa (Sistema Patrimonial) C Ativo Compensado / Crditos a Inscrever em Dvida Ativa (Sistema Patrimonial)

Ativo compensado no modifica de modo imediato o patrimnio No momento desses lanamentos o ente pblico reconhece esse crdito como receita, aumentando o patrimnio pblico. No houve o efetivo recebimento do numerrio, portanto, a receita meramente econmica, exceo ao regime de caixa. O reconhecimento como receita gera um fato contbil modificativo, aumento do saldo patrimonial (no balano patrimonial). No momento do recebimento do numerrio, o recurso entra em caixa e o direito a receber baixado (desaparece), fato permutativo, ou seja, existe apenas a permuta de contas e valores. A par de todas as consideraes acima, bom observar que a receita relativa Dvida Ativa oramentria e pertence ao exerccio em que foi inscrita (realizada).

EXERCCIOS:

01. Suponha que nos exerccios financeiros de X0 e X1, uma Autarquia da Unio realizou os seguintes eventos econmicos: Despesas Evento (a) Despesa empenhada e liquidada em dez/X0, paga em dez/X0. Valor $ 90.000,00

(b) Despesa liquidada e paga em dez/X0. Despesa referente ao exerccio de X1 (despesa paga antecipadamente). 110.000,00 (c) Despesa empenhada e liquidada em dez/X0, paga em jan/X1. (d) Despesa empenhada no exerccio de X0, liquidada e paga em X1. Receitas Evento (e) Receita arrecadada em dez/X0, recolhida ao Tesouro Nacional em jan/X1. (f) Receita de antecipadamente). jan/X1, recolhida em dez/X0 (receita recebida Valor $ 150.000,00 120.000,00 200.000,00 100.000,00 50.000,00

(g) Receita inscrita na dvida ativa em dez/X0 e recebida em dez/X1.

(h) Receita referente ao exerccio de X0, inscrita na dvida ativa em jan/X1 e 50.000,00 recebida em dez/X1.

Com base nas informaes acima e considerando o regime contbil adotado pela contabilidade pblica, quais os resultados apurados considerando o regime misto e o de competncia pela Autarquia em X0?

Resoluo: Regime contbil misto: Receitas: (e) Arrecadada em dez/X0, recolhida ao Tesouro Nacional em jan/X1. 150.000,00

(f) Receita de jan/X1, recolhida em dez/X0 (receita recebida antecipadamente).

120.000,00

(g) Receita inscrita na dvida ativa em dez/X0 e recebida em dez/X1.200.000,00 (-) Despesas: (a) Despesa empenhada e liquidada em dez/X0, paga em dez/X0.

(b) Despesa liquidada e paga em dez/X0. Despesa referente ao exerccio de X1 (despesa paga antecipadamente).------------------90.000,00

(c) Despesa empenhada e liquidada em dez/X0, paga em jan/X1.110.000,00

(d) Despesa empenhada no exerccio de X0, liquidada e paga em X1. 100.000,00

50.000,00 Resultado 120.000,00

Regime contbil de competncia:

Receitas: (e) Arrecadada em dez/X0, recolhida ao Tesouro Nacional em jan/X1.150.000,00

(g) Receita inscrita na dvida ativa em dez/X0 e recebida em dez/X1.-

200.000,00

(h) Receita referente ao exerccio de X0, inscrita na dvida ativa em jan/X1 e 50.000,00 recebida em dez/X1.-

(-) Despesas: (a) Despesa empenhada e liquidada em dez/X0, paga em dez/X0.----(c) Despesa empenhada e liquidada em dez/X0, paga em jan/X1.----90.000,00 (b) Despesa liquidada e paga em dez/X0. Despesa referente ao exerccio de X1 (despesa paga antecipadamente).-----------------(d) Despesa empenhada no exerccio de X0, liquidada e paga em X1.100.000,00

110.000,00

50.000,00 Resultado 50.000,00

Comentrios: a. A dvida ativa considerada receita no momento de sua inscrio regime de competncia (receita econmica ou escritural). b. A receita considerada, para fins de apurao de resultado, no momento de sua arrecadao, no importando a data do recolhimento ao Tesouro Nacional, entretanto, a Secretaria do Tesouro Nacional STN s a considera disponvel quando recolhida, pelas instituies financeiras, para o Caixa nico (Banco Central BACEN). c. Receita recebida antecipadamente entra pelo regime de caixa, no importa qual exerccio pertence. d. A STN considera despesa realizada, para fins de clculo, s com a sua liquidao.

02. (Analista de Finanas e Controle - AFC - STN 2005) O regime contbil consagrado pela Lei n 4.320/64 para contabilidade pblica o de caixa para a Receita e de competncia para a Despesa. Assinale a opo que indica exceo ao regime de caixa para a receita. a) O reconhecimento da receita na inscrio da Dvida Ativa. b) O recebimento de receitas oriundas de operaes de crdito. c) O recebimento de doaes em dinheiro. d) O recebimento de tributos. e) O recebimento de transferncias financeiras.

03. (CESPE CONSULTOR DO SENADO 2006) A respeito dos conceitos relativos s receitas pblicas, julgue correta ou incorretamente os itens abaixo. (1) No Brasil, as receitas lanadas, mesmo que ainda no arrecadadas no exerccio, sero consideradas como auferidas nesse exerccio, passando a constituir resduos ativos a serem cobrados em anos posteriores. No o caso de inscrio na dvida ativa (exceo ao regime de caixa), portanto, a receita lanada e no arrecadada no mesmo exerccio financeiro no considerada como receita deste. Lanamento apenas o seu primeiro estgio de execuo. Opo incorreta. (2) os regimes contbeis adotados so o de competncia para a despesa e de caixa para a receita, ocorrendo excees para os dois casos. Conforme dissertamos acima, esse item est corretssimo. O regime de competncia para as despesas e o de caixa para as receitas comporta excees para ambos. 04. (AFC, 2006) A contabilidade pblica, mesmo constituindo uma das subdivises da Contabilidade Aplicada, possui vrias peculiaridades quando comparada com a contabilidade aplicvel s empresas em geral. So pertinentes contabilidade pblica no Brasil os itens que se seguem. a) os bens de uso comum, indiscriminado, integram o patrimnio dos rgos da administrao direta responsveis por sua construo/aquisio e/ou manuteno. b) as receitas recebidas antecipadamente so registradas pelo regime de caixa e as despesas pagas antecipadamente, pelo de competncia. c) as sociedades de economia mista seguem as normas da Lei n 6.404/76 (Lei das Sociedades por Aes). d) quaisquer entidades da administrao indireta que sejam de direito privado esto desobrigadas de adotar os preceitos da contabilidade pblica. e) entidades de direito privado, no-controladas pelo poder pblico, mesmo prestando contas dos recursos dele recebidos, esto desobrigadas de adotar os preceitos da contabilidade pblica. Comentrios: a) opo incorreta. Os bens de uso comum no integram o patrimnio pblico, ou seja, no so passveis de registro.

b) opo correta. No importa se a receita foi recebida antecipadamente e a despesa paga antecipadamente. A regra o regime misto (caixa para as receitas e competncia para as despesas). c) Opo correta. Apesar de no termos comentado sobre o campo de aplicao da contabilidade pblica, pode-se afirmar que as Sociedades de Economia Mista seguem as mesmas regras das S/A, ou seja, sendo entidades econmicas, seguem as regras contbeis das sociedades annimas e no esto abrangidas no campo de aplicao da contabilidade pblica. d) Opo incorreta. As entidades da administrao indireta, mesmo que sejam de direito privado, caso participem do oramento fiscal, para fins de custeio da mquina administrativa, devem obedecer aos preceitos da contabilidade pblica, a exemplo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA. e) Opo correta. Entidades de direito privado, no-controladas pelo poder pblico, mesmo que receba recursos para determinados projetos ou programas de trabalho, prestam contas dos recursos recebidos e esto desobrigadas de adotar os preceitos da contabilidade pblica. 05. (ESAF ACE TCU/2006) Assinale a opo que aponta a correta correlao entre as colunas: 1) lanamento 2) arrecadao 3) recolhimento 4) empenho 5) liquidao 6) pagamento ( 4 ) ato emanado de autoridade competente que cria para o estado obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio. ( 2 ) momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigaes para com o estado. ( 6 ) emisso do cheque ou ordem bancria em favor do credor. ( 5 ) verificao do implemento de condio, ou seja, verificao objetiva do cumprimento contratual. ( 1 ) relao individualizada dos contribuintes, discriminando a espcie, o valor e o vencimento do imposto de cada um. ( 3 ) ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro pblico o produto da arrecadao. 06. (ESAF ACE TCU/2006) No Plano de Contas da Administrao Pblica Federal, a classe representa o nvel mximo de agregao das contas. Assinale, a seguir, a opo que exprime corretamente uma classe. a) Passivo circulante. b) Ativo circulante. c) Receita. d) Ativo realizvel a longo prazo. e) Patrimnio lquido. 07. (ESAF ACE TCU/2006) De acordo com a opo que indica o correto preenchimento das lacunas: ( ) demonstrar as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. ( ) demonstrar a receita e a despesa oramentrias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. ( )demonstrar o Ativo Financeiro, o Ativo Permanente, o a Lei n. 4.320/64, assinale

Passivo Financeiro, o Passivo Permanente, o Saldo Patrimonial e as Contas de Compensao. ( )evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio 08. (ESAF ACE TCU/2006) Na Contabilidade Pblica, as contas do Plano de Contas so separadas em sistemas de contas independentes, visando facilitar a elaborao dos balanos e demonstrativos. Acerca de tais sistemas, assinale a opo correta. a) O Sistema Oramentrio est relacionado com os ingressos (entradas) e os dispndios (sadas) de recursos, ou seja, com o registro dos recebimentos e pagamentos de natureza oramentria e extra-oramentria. b) O Sistema Financeiro registra os bens mveis, imveis, estoques, crditos, obrigaes, valores, inscrio e baixa da dvida ativa, operaes de crditos, supervenincias e insubsistncias ativas e passivas. c) As contas do grupo Disponvel (Caixa, Bancos Conta Movimento, Aplicaes Financeiras etc.) pertencem ao Sistema Patrimonial. d) O Sistema Financeiro representado pelos atos de natureza oramentria, tais como: previso da receita, fixaoda despesa, descentralizao de crditos, empenho da despesa. e) As contas pertencentes ao Sistema Oramentrio esto alocadas dentro do ativo e passivo compensados, sendo representadas pelos grupos 1.9.1/2.9.1 (Execuo Oramentria da Receita) e 1.9.2/2.9.2 (Execuo Oramentria da Despesa). 09. (CESP UNB/ 2008)- Ao final de um exerccio financeiro qualquer, certa unidade oramentria apresentou, em seu balano oramentrio, um supervit oramentrio de $5 e um dficit de capital de $50. Sabendo que as receitas correntes previstas e arrecadadas totalizaram, respectivamente, $150 e $175, e que as receitas de capital previstas e arrecadadas totalizaram, respectivamente, $45 e $30, assinale a opo que indica os valores totais das despesas correntes e de capital realizadas, nesta ordem: a) $120 e $80 b) $120 e $75 c) $80 e $120 d) $75 e $80 e) $75 e $120 10. (TFC, 2002) Segundo prev o artigo 104 da Lei 4.320/64, a Demonstrao das Variaes Patrimoniais DVP evidencia as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou no da execuo oramentria, e indica o resultado do exerccio. Considere uma unidade gestora qualquer que apresente, ao final do exerccio, os dados abaixo, e assinale, a seguir, a opo que indica os valores possveis das mutaes ativas e passivas oramentrias (nesta ordem) que confirmam o resultado obtido: - receita oramentria de $200; - despesa oramentria de $200; - no recebeu nem concedeu transferncias oramentrias; - resultado positivo da execuo oramentria no valor de $30. a) $30 e $30 b) $30 e $0 c) $10 e $40 d) $30 e $60 e) $50 e $10 11. (TCU, 2002) O Plano de Contas o conjunto de ttulos, previamente definidos, representativos de um estado patrimonial e de suas variaes, organizados e codificados com o objetivo de sistematizar e uniformizar o registro contbil dos atos e fatos de uma gesto, devendo permitir, de forma clara e precisa, a obteno dos dados relativos ao patrimnio. Por sua vez, a Tabela de Eventos, como parte integrante do Plano

de Contas, o instrumento utilizado no preenchimento das telas e/ou documentos de entrada do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI. Nesse contexto, o empenho da despesa (Evento 40.1.091) deve implicar lanamentos de acordo com a seguinte contabilizao:

12. (CESP, UNB, 2001 ) Sabendo-se que a inscrio na dvida ativa da Unio causa aumento do PL, reproduz-se abaixo a situao patrimonial da Procuradoria da Fazenda Nacional em 20XX:

ATIVO Bens 60,00 Direitos 40,00 Total 100,00

PASSIVO Obrigaes 80,00 PL 20,00 Total 100,00

Elabore as inscries dos Fatos abaixo e refaa o BP para cada uma das situaes FATO 1 inscrio da D.A de 10,00 FATO 2 cancelamento da D.A. de 7,00 FATO 3 recebimento da D.A. de 3,00.

10

You might also like